Sie sind auf Seite 1von 9

1

Constitucional
R= Em matrias e formais

1)como se classifica as constituies quanto ao contedo?

CONSTITUIES MATERIAS: Consiste no conjunto de regra consideramse constitucionais somente as normas escritas ou no escritas, que cuidem de assuntos de organizao do Estado e estabelece os direitos fundamentais. CONSTITUCIONAIS FORMAIS: aquela que so constitucionais todas as normas que integram uma constituio escrita, o processo de elaborao da norma todas as normas integrantes de uma constituio escrita, solenemente elaborada, sero constitucionais, estabelecido pelo poder constituinte originrio. 2) Como se classifica quanto forma? R= Constituies escritas e no escritas. CONSTITUIES ESCRITAS: So aquelas formadas por um conjunto de regras sistematizadas e formalizadas por um rgo constituinte, em documentos escritos solenes, estabelecendo as normas fundamentais de um dado Estado. Canotilho denomina-a de constituio instrumental, apontando seu efeito racionalizador, estabilizante, de segurana jurdica e de calculabilidade e publicidade. CONSTITUIES NO ESCRITAS: o conjunto de regras as normas constitucionais no so solenemente elaboradas, encontram-se em leis esparsas, costumes, jurisprudncias, convenes. EX: Constituio Inglesa, pas em que parte das normas sobre organizao do Estado consuetudinria. 3)Como se classificam quanto ao modo de elaborao? R= Em dogmticas e histricas. DOGMTICAS: Sempre escritas, so elaboradas em um dado momento, por um rgo constituinte, segundo os dogmas ou idias fundamentais da teoria poltica e do direito ento imperante.

HISTRICAS: fruto da lenta e contnua sntese da histria e tradies de um determinado povo. EX: Constituio Inglesa. 4)Como se classifica quanto origem? R= Em constituies promulgadas e outorgadas. CONSTITUIO PROMULGADA: So as constituies produzidas com a participao do povo, em regime de democracia direta (plebiscito ou referendo), derivam do trabalho de uma assemblia nacional constituinte composta de representantes do povo (tambm denominada democrtica ou popular). EX: Constituies brasileiras de 1891, 1934, 1946 e 1988. CONSTITUIO OUTORGADA: Elaboradas e estabelecidas sem a participao popular, atravs de imposio do poder da poca a participao do povo no democrtica. 5) Como se classifica quanto estabilidade? R= Imutveis, rgidas, flexveis, semirrgidas. IMUTVEIS: aquela que no admite modificao dos seus textos, essa espcie est em pleno desuso, em razo da impossibilidade de sua atualizao diante da evoluo poltica e social do Estado. RGIDAS: Quando exige um processo legislativo especial para modificao do seu texto. EX: A constituio de 1988 do tipo rgido. FLEXVEL: aquela que permite sua modificao pelo mesmo processo legislativo de elaborao e alteraes das demais leis do ordenamento. EX: Como ocorre na Inglaterra, em que as partes escritas de sua constituio podem ser juridicamente alteradas pelo parlamento com a mesma facilidade com que altera a lei ordinria. SEMIFLEXVEL OU SEMIRRGIDA: a que exige um processo legislativo mais difcil para alteraes de partes de seus dispositivos e permite a

mudana de outros dispositivos por em procedimento simples, semelhante quela de elaborao das demais leis do ordenamento. 6) Com o so classificadas quanto extenso e finalidade? R= Analticas e sintticas. ANALTICAS: So as constituies que define fins, programas, planos e diretrizes para a atuao futura dos rgos estatais, examinam e regulamentam todos os assuntos que entendam relevantes formao, destinao e funcionamento do Estado. EX: Constituio brasileira de 1988. SINTTICAS: Prevem somente os princpios e as normas gerais de regncia do Estado, organizando-o e limitando seu poder por meio da estipulao de direitos e garantias fundamentais. EX: Constituio Norte-Americana. 7)As normas que compem o art.5 da constituio federal, por consagrarem direitos e deveres individuais e coletivos podem ser consideradas normas constitucionais? R=No podem ser consideradas normas constitucionais apenas em sentido formal, mas sim normas que integram a denominada constituio material. 8)A constituio considerada norma pura? R=Sim, a palavra constituio tem dois sentidos: lgico-jurdico e jurdico-positivo. De acordo com o primeiro, constituio significa norma fundamental hipottica, cuja funo servir de fundamento lgico transcendental da validade da constituio jurdico-positivo, que equivale norma positiva suprema, conjunto de normas que regula a criao de outras normas, lei nacional no seu mais alto grau. correto afirmar que essa definio denota um conceito de constituio no seu sentido jurdico. 9) A constituio federal dogmtica? R=Sim dogmtica porque escrita, foi elaborada por um rgo constituinte e sistematiza dogmas ou idias da teoria poltica de seu momento histrico.

10) Como uma norma constitucional de eficcia contida? R= aquela que, sendo auto-aplicvel, autoriza a posterior restrio por parte do legislador infraconstitucional. 11) Invocao a Deus, presente no prembulo da constituio Federal, reflete um sentimento religioso? R= Sim, o que no enfraquece o fato de o Estado brasileiro ser laico, ou seja, um Estado em que h liberdade de conscincia e de crena, onde ningum privado de direitos por motivo de crena religiosa ou convico filosfica. 12) Qual o principio da unidade da constituio Federal? R= Como principio interpretativo, prevem que esta deve ser interpretada de forma a se evitarem contradies, antinomias ou antagonismos entre suas normas. 13) No sentido jurdico a constituio tem fundamentao sociolgica? R=No sentido jurdico a CF no tem qualquer fundamentao sociolgica, poltica ou filosfica. 14) Quando uma constituio classificada como semi-flexvel ou semi-rgida significa que ela rgida? R=Significa que ela tanto rgida como flexvel, com matrias que exigem um processo de alterao mais dificultoso do que o exigido para alterao de leis infraconstitucionais. 15) Como CF brasileira? R= Quanto forma, promulgada, quanto extenso, analtica, e quanto ao modo de elaborao, dogmtica. 16) Qual o principio da mxima efetividade? R= Visa interpretar a CF no sentido de atribuir norma constitucional a maior efetividade possvel, ou seja, deve-se atribuir a uma norma constitucional o sentido que lhe d maior eficcia.

17) A constituio de determinado pas pode no ser escrita? R= Sim pode no ser escrita, j que tem por fundamento costumes jurisprudncia, leis esparsas e convenes, cujas regras no se encontram consolidadas em um texto solene. ex :Inglaterra. 18) Qual a finalidade da CF brasileira? R= O dispositivo constitucional que afirma que a finalidade da ordem econmica assegurar a todos uma existncia digna, conforme os ditames da justia social seria um exemplo de norma programtica. 19) O que a CF brasileira prioriza? R= Na pratica exige que o interprete e aplicador priorize os critrios ou pontos de vista que favoream a integrao poltica e social e o reforo da unidade poltica, visto que essas so algumas das finalidades primordiais da constituio. o que se denomina de principio do efeito integrador. 20) O que trata a CF no sentido material? R= Trata de matria tipicamente constitucional, compreendendo as normas que dizem respeito estrutura mnima e essencial do Estado. 21) Qual o fato de a CF ser rgida? R= Fundamenta o principio da supremacia da constituio sobre as demais normas jurdicas, inclusive sobre os tratados internacionais de direitos humanos. 22) As normas constitucionais originrias podem alcanar fatos consumados? R= Podem alcanar fatos consumados no passado, se expressamente assim dispuserem no podendo ser oposta coisa julgada, nem ato jurdico perfeito. 23) Como se apresenta as constituies dogmticas? R= Se apresenta como produto e sistematizado por um rgo constituinte, a partir de princpios e idias dominante.

24) Considerando os vrios critrios utilizados para classificar as constituies podemos dizer? R= Que elas podem se classificadas, quanto ao contedo, em materiais e formais. 25) Inexiste uma forma prefixada pela qual se manifesta o poder constituinte originrio? R= possvel apontar duas formas bsicas de sua expresso por meio das assemblias nacionais constituintes e dos movimentos revolucionrios. 26) Como deriva o poder constituinte? R= O poder constituinte derivado decorre de uma regra jurdica de autenticidade constitucional. 27) O que Constituio formal? R= Constituio formal aquela solenemente promulgada, diploma orgnico que reflete a estrutura e o funcionamento do Estado, somente passvel de modificaes mediante processos e formalidades especiais, nela previstos. 28) O que constitucionalismo? R= Constitucionalismo o movimento de carter poltico e jurdico, de cunho liberal, em voga entre o final do sculo XVIII e o trmino da Primeira Guerra Mundial, cujo objetivo o estabelecimento de Estados de direito baseados em regimes constitucionais, isto , fundados numa Constituio democrtica, que delimita claramente a atuao do Poder Pblico, mediante a separao dos poderes, e assegura ampla proteo aos direitos dos cidados, impondo o exerccio, no plano poltico, do chamado "governo das leis e no dos homens". 29) Como foi chamada a CF de 1988? R= A atual constituio, brasileira promulgada em 1988, conhecida pela ateno que confere aos direitos e as garantias individuais direitos e as garantias individuais, razo pela qual foi chamada de constituio cidad. 30) Como exercida a soberania popular? R= A soberania popular exercida pelo sufrgio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante plebiscito, referendo ou iniciativa popular.

31) O que quer atender os direitos das geraes? R= - Primeira gerao: (civil e polticos) que compreendem as liberdades clssicas, negativas ou formais, reala o principio da liberdade. -Segunda gerao (econmicas, sociais e culturais), que se identificam com as liberdades, reais ou concretas, acentua o principio da igualdade. -Terceira gerao: solidariedade e fraternidade trans-individuais, dignidade da pessoa humana. 32) Os valores sociais do trabalhado e da livre iniciativa so fundamentos da Repblica Federativa do Brasil? Coloque certo ou errado. (CERTO) 33) Como se defini o contedo cientifico da constituio? R= Direito constitucional positivo, direito constitucional comparado, direito constitucional geral. 34) O que direito constitucional positivo? R= a materializao do direito, a constituio no pode ser alterada. 35) O que direito constitucional comparado? R= compara as constituies de outros pases com a nossa. 36) O que estuda o direito constitucional geral? R= Ele estuda a dignidade da pessoa humana, quer saber o que levou a se atender para aqueles princpios buscar as origens. Ex: o plebiscito. 37) O que uma assemblia constituinte? R= aquele que tem a funo de construir a nova constituio, o poder constituinte originrio que faz com que toda e nova constituio passam por um processo de toda sociedade. 38) como classifica as normas constitucionais? R= Em relao a sua aplicabilidade em normas de eficcia plena, contida e limitada. 39) O que so normas de eficcia plena? R= Aquelas que, desde a entrada em vigor da constituio, produzem, ou tm possibilidade de produzir, todos os efeitos essenciais, relativamente aos interesses, comportamentos e situaes, que o legislador constituinte, direta e normativamente, quis regular (por exemplo: os remdios constitucionais).

40) O que so normas de eficcia contida? R= So aquelas em que o legislador constituinte regulou suficientemente os interesses relativos a determinada matria, mas deixou margem atuao restritiva por parte da competncia discricionria do poder Pblico, nos termos que a lei estabelecer ou nos termos de conceitos gerais nelas enunciados (por exemplo: Art.5, XIII- o exerccio de qualquer trabalho, oficio ou profisso, atendidas as qualificaes profissionais que a lei estabelece). 41) O que so normas de eficcia limitada? R= So aquelas que produzem, com a simples entrada em vigor, os seus efeitos essenciais, porque o legislador constituinte, por qualquer motivo, no estabeleceu, sobre a matria, uma normatividade para isso bastante, deixando essa tarefa ao legislador ordinrio ou a outro rgo do Estado. 42) Como se classifica espcies o poder constituinte? R= So duas identificadas pela doutrina, originrio e o derivado. 43) O que o poder constituinte originrio? R= o poder de elaborar uma constituio. 44) O que poder constituinte derivado? R= o poder de modificar a Constituio Federal e, tambm, de elaborar as constituies estaduais. um poder criado pelo poder constituinte originrio . 45) Na viso da constituio no sentido sociolgico? R= A constituio a soma dos fatores reais de poder que regem uma nao (poder econmico, militar, poltico, religioso etc..), de forma que a constituio escrita s ter eficcia, isto , s determinar efetivamente as inter-relaes sociais dentro de um Estado quando for construda em conformidade com tais fatores; do contrrio, ter efeito meramente retrico (folha de papel). 46) Na viso da constituio no sentido poltico? R= uma deciso poltica fundamental sobre a definio do perfil primordial do Estado, que teria por objeto, principalmente, a forma e o regime de governo, a forma de Estado e a matriz ideolgica da nao; as normas constantes do documento constitucional que no derivem da deciso poltica fundamental no so constituio, mas, to somente, leis constitucionais.

47) Na viso da constituio no sentido jurdico? R= compreendida de uma perspectiva estritamente formal, consistindo na norma fundamental de um Estado, paradigma de validade de todo o ordenamento jurdico e instituidor da estrutura bsica do Estado; a constituio considerada como norma pura, como puro dever-ser, sem qualquer considerao de cunho sociolgico, poltico ou filosfico. 48) Em que consiste a denominada "supremacia constitucional"? R= Entende-se por supremacia constitucional o fato de que a constituio considerada a pedra angular do sistema jurdico-poltico do pas, conferindo validade e legitimidade aos poderes do Estado, dentro dos limites por ela impostos, no podendo ser contrariada por qualquer texto ou dispositivo legal. 49) Quando ocorre a inconstitucionalidade por ao? R= Ocorre inconstitucionalidade por ao quando atos legislativos ou Administrativos contrariam normas ou princpios contidos na Constituio do ordenamento jurdico, sob pena de ser considerado inconstitucional. 50) O que mtodo hermenutico? R= O concretizado vai utilizar dos mtodos interpretativos para chegar concluso de interpretao. Baseando-se em pressupostos interpretativos.

Das könnte Ihnen auch gefallen