Sie sind auf Seite 1von 3

A Invigilncia na Casa Esprita

Nelson Vilhenna

A presente histria, eu a conto baseando-me em fatos reais. Aps o trmino da reunio, quando todos j haviam se despedido e demandado s suas residncias, entrou no escritrio do dirigente do Centro, Otvio, mdium destacado por sua atuao positiva nos trabalhos, dizendo trmulo: - Seu Tuninho, roubaram minha carteira que estava na maleta que deixei sobre uma cadeira na biblioteca! - Que isso Otvio, no me diga tal coisa! No deves ter procurado direito. Vamos que te ajudo a procurar, pois aqui todos so de confiana. Vasculharam toda a maleta e a biblioteca sem encontrarem a carteira. A esposa de Otvio asseverou sem pestanejar: - Confiando, desconfiando. Lembrem-se que temos ao nosso lado irmos que por terem sido viciados, faziam pequenos furtos para satisfazer seu vcio incontrolado. - No esqueam que alguns irmos endividados de nosso grupo, poderiam no desespero, fazer um pequeno emprstimo para aliviarem seus compromissos com os credores. Afirmou Lcia, irm de Otvio. - Calma irmos, no podemos levantar suspeitas precipitadas, alegou seu Tuninho. Entretanto, naquela pequena reunio, a relao de suspeitos ia crescendo e j chegara a um ponto em que somente o dirigente e a famlia de Otvio eram considerados inocentes. Nessa situao, seu Tuninho sugeriu que todos fossem para casa amenizar os nimos, descansarem e no dia seguinte poderiam encontrar uma soluo para o caso. Otvio, ao se despedir, falou categoricamente: - Marcaremos uma reunio extraordinria em que direi abertamente termos um ladro entre ns e caso no seja devolvida minha carteira intacta, prestarei queixa na polcia. Tomado o caf da manh, Otvio pegou seu palet que havia deixado no carro e, ao coloc-lo sobre o brao, percebeu algo no bolso. Verificando do que se tratava, viu, surpreso, que nada mais era do que sua carteira. Dirigiu-se rapidamente para a cozinha, onde a esposa desfazia a mesa do caf e mostrou-lhe o achado. - Como pode ser isso? No tens o costume de coloc-la no palet, para no a esqueceres! Disse Regina. - Pois Regina, quando paramos no posto para abastecer o carro, peguei a carteira na maleta, fui ao caixa efetuar o pagamento e, na pressa, pois estvamos em cima da hora da reunio, coloquei-a no bolso do casaco antes de entrar no carro. Ao chegarmos ao Centro, como estava com calor, acho que mais pela preocupao do atraso, tirei o casaco e deixei-o no banco traseiro do carro, no me lembrando mais que havia colocado a carteira no bolso. - Vamos avisar ao seu Tuninho, para que ele fique sossegado. - Seu Tuninho, Otvio. Fique tranqilo ... encontrei a carteira.

- Que bom Otvio ... s que j marquei a reunio extraordinria para hoje s 14 h e me preparava para ligar-te quando tocaste para mim. - Desmarque seu Tuninho! - No d mais tempo, pois alguns irmos estavam de sada quando liguei e s voltaro direto para a reunio. - O senhor falou de que se tratava? - No! Achei melhor deixar para o momento da reunio. s 13:30 h, comearam a chegar os confrades e, antes de se recolherem em orao no salo de reunio, estavam ansiosos para saber a razo daquela convocao inesperada, um dia aps a reunio normal. Entretanto, seu Tuninho pediu que aguardassem. Feita a orao de abertura, D. Maria, humilde mdium do grupo, deu passividade para o Mentor da Casa, que assim se expressou: - Deus esteja presente, no s nesta Casa, mas tambm no corao de cada um de vs. Esta reunio se fez necessria para que pudssemos, sem a presena do pblico assistente, fazer um estudo de avaliao de comportamento, tendo em vista as grandes transformaes que esto ocorrendo em nosso amado planeta, que vem, h muitos milnios, oferecendo morada para que ns possamos corrigir, definitivamente, nossos erros e a desenvolver o verdadeiro amor para com os nossos semelhantes. - Vou iniciar contando um fato ocorrido em uma Casa Esprita e que servir de alerta para todos ns. Otvio e os demais envolvidos no levantamento de suspeitas contra seus companheiros de trabalho medinico gelaram, aguardando uma reprimenda que, agora, reconheciam ser justa. O Mentor continuou: - Numa Casa Esprita se renem, pela Misericrdia Divina, os maiores devedores da Lei. Aps muito sofrerem as conseqncias de seus atos desequilibrados, tanto na carne quanto no Astral, vm para exercerem, atravs da mediunidade, a caridade pura. Tambm necessitam compreender as limitaes de seus semelhantes que, como eles, precisam harmonizar-se com a Lei. Vocs sabem que aqueles que se esforam para serem verdadeiros filhos do Cordeiro, no so compreendidos pelos irmos aprisionados pelas trevas da ignorncia e, que estes, de tudo fazem para impedirem seu progresso. Assim, aconteceu que naquela Casa, alguns irmos, envaidecidos com os resultados alcanados por meio de sua mediunidade, e outros se achando mais cultos e inteligentes do que aqueles que, por motivos vrios, no conseguiam ler todas as obras disponveis, permitiram que as falanges trevosas encontrassem brechas, por onde passaram a atuar. O presidente da Casa, percebendo os deslizes desses companheiros, alertou-os por meio de estudos claros e especficos. Posteriormente, lhes advertiu pessoalmente sobre o perigo que estavam correndo, ao se deixarem envolver por sentimentos menos nobres, que negavam os ensinamentos do Mestre Jesus. Porm, os irmos no admitiam seus erros e afirmavam estar o presidente equivocado. No Astral inferior, os chefes das falanges operosas das trevas riam-se, j antegozando a derrocada daqueles irmos e em seguida da prpria Casa, alvo principal de suas investidas. - Num derradeiro esforo do Mentor da Casa e dos guias espirituais daqueles mdiuns,

foi permitido que sofressem um acidente programado pelas trevas. O plano dos obsessores era provocar diversas mortes e, em seguida, aprisionariam e escravizariam aos recm-desencarnados. O acidente ocorreu, mas, pela proteo dos guias, os mdiuns no desencarnaram. Foram hospitalizados e amparados pelas preces e visitas de seus companheiros. J os orgulhosos, tudo fizeram para alcanar a cura por suas prprias mos. No aceitaram a ajuda e, como no conseguiram curar-se por seus meios, revoltaram-se, blasfemaram, pioraram e desencarnaram. Assim, foram imediatamente recolhidos pelas trevas. Os demais reconheceram ter sido o acidente uma resposta ao seu desequilbrio e se entregaram de corpo e alma ao amparo misericordioso de Jesus. Depois de algum tempo, estavam de volta ao seu Centro, realizando trabalho honesto e progressista. - Ao contar-vos esta histria, desejo sinceramente alertar-vos para que no deixem seus coraes guardarem ressentimentos, dvidas, vaidades, preconceitos e outros sentimentos que permitiro vossa sintonia com as foras negativas, que lutam rdua e impiedosamente para abater os filhos do Cordeiro. Sejam vigilantes! Avaliem constantemente seus sentimentos e busquem a correo toda vez que perceberem a falha. Deus, nosso Pai, est atento s nossas solicitaes, sempre que justas, e no nos desamparar quando dele mais precisarmos. - Meus filhos! Neste momento vos peo que, mesmo que vossas conscincias no vos acusem de nada, implorem perdo ao Pai celestial por qualquer pensamento ou palavra negativa que tenham produzido contra seus irmos encarnados e desencarnados, especialmente queles que convivem convosco nesta Casa maravilhosa em que Deus tem, por muitas vezes, demonstrado claramente estar presente. Depois de alguns instantes, suficientes para que todos fizessem suas rogativas, concluiu o Mentor: - Deus esteja sempre convosco! Ao terminar a orao de encerramento, que deve ser feita logo em seguida minha sada, desejo que se despeam com um longo abrao fraternal.

http://www.espiritualistas.org/Relato%20Espiritualista%2010.pdf

Das könnte Ihnen auch gefallen