Sie sind auf Seite 1von 8

PRINCPIOS DE BANGALORE DE CONDUTA JUDICIAL

Prembulo
CONSIDERANDO que a Declarao Universal dos Direitos Humanos reconhece como fundamental o princpio de que todos tm o direito em completa igualdade a um julgamento justo e pblico por um tribunal independente e imparcial, na determinao de direitos e de qualquer acusao penal. CONSIDERANDO que a Conveno Internacional de Direitos Civis e Polticos garante que todas as pessoas sero iguais perante as cortes e que na determinao de qualquer acusao criminal ou de direitos e obrigaes em um processo todos tero o direito, sem nenhum adiamento injustificado, a um julgamento pblico e justo por um tribunal competente, independente e imparcial estabelecido pela lei. CONSIDERANDO que os princpios fundamentais retromencionados so tambm reconhecidos ou refletidos nos instrumentos regionais sobre direitos humanos, na constituio nacional, estatutos, common law e em convenes judiciais e tradies. CONSIDERANDO a importncia de um Judicirio competente, independente e imparcial para a proteo dos direitos humanos, dado nfase ao fato de que a implementao de todos os outros direitos, ao final, depende acima de tudo de uma administrao apropriada da Justia. CONSIDERANDO que, para haver um Judicirio competente, independente e imparcial, essencial que as cortes cumpram seu papel de defender o constitucionalismo e a lei. CONSIDERANDO que a confiana do pblico no sistema judicial, na autoridade moral e na integridade do Judicirio de suma importncia em uma sociedade democrtica moderna. CONSIDERANDO ser essencial que juzes, individual e coletivamente, respeitem e honrem o cargo com uma confiana pblica e esforcem-se em realar e manter a confiana no sistema judicial. CONSIDERANDO que a primeira responsabilidade pela promoo e manuteno de altos padres de conduta judicial permanece com o Judicirio de cada pas. E CONSIDERANDO que os Princpios Bsicos das Naes Unidas para a Independncia do Judicirio pretendem assegurar e promover a independncia do Judicirio e so destinados primeiramente aos Estados. OS SEGUINTES PRINCPIOS pretendem definir padres para a conduta tica dos juzes. Eles foram elaborados com o propsito de orientar os juzes e proporcionar ao Judicirio uma estrutura para regular a conduta judicial. Visam tambm ajudar membros do Executivo e do Legislativo, advogados e

do pblico em geral a ter um melhor entendimento e a apoiar o Judicirio. Esses princpios pressupem que os juzes devem tambm responder por seus atos a instituies prprias, estabelecidas para manter os padres judiciais, que so, por si ss, independentes e imparciais, e que visam suplementar e no derrogar as regras legais e de conduta existentes que limitam o juiz.

Valor 1
INDEPENDNCIA
Princpio: A independncia judicial um pr-requisito do estado de Direito e uma garantia fundamental de um julgamento justo. Um juiz, conseqentemente, dever apoiar e ser o exemplo da independncia judicial tanto no seu aspecto individual quanto no aspecto institucional Aplicao: 1.1 Um juiz deve exercer a funo judicial de modo independente, com base na avaliao dos fatos e de acordo com um consciente entendimento da lei, livre de qualquer influncia estranha, indues, presses, ameaas ou interferncia, direta ou indireta de qualquer organizao ou de qualquer razo. 1.2 Um juiz dever ser independente com relao sociedade em geral e com relao s partes na disputa que ter de julgar. 1.3 Um juiz no s dever ser isento de conexes inapropriadas e influn-cia dos ramos executivo e legislativo do governo, mas deve tambm parecer livre delas, para um observador sensato. 1.4 Ao desempenhar a funo judicial, um juiz dever faz-lo de modo independente dos colegas quanto deciso que obrigado a tomar independentemente. 1.5 Um juiz deve encorajar e garantir proteo para a exonerao das obrigaes judiciais de modo a manter e fortalecer a independncia institucional e operacional do Judicirio. 1.6 Um juiz deve exibir e promover altos padres de conduta judicial de ordem a reforar a confiana do pblico no Judicirio, a qual fundamental para manuteno da independncia judicial.

Valor 2
IMPARCIALIDADE
Princpio:

A imparcialidade essencial para o apropriado cumprimento dos deveres do cargo de juiz. Aplica-se no somente deciso, mas tambm ao processo de tomada de deciso Aplicao: 2.1 Um juiz deve executar suas obrigaes sem favorecimento, parcialidade ou preconceito. 2.2 Um juiz deve se assegurar de que sua conduta, tanto na corte quanto fora dela, mantm e intensifica a confiana do pblico, dos profissionais legais e dos litigantes na imparcialidade do Judicirio. 2.3 Um juiz deve, tanto quanto possvel, conduzir-se de modo a minimizar as ocasies em que ser necessrio ser desqualificado para ouvir ou decidir casos. 2.4 Um juiz no deve intencionalmente, quando o procedimento prvio ou poderia s-lo, fazer qualquer comentrio que possa razoavelmente ser considerado como capaz de afetar o resultado de tal procedimento ou danificar a manifesta justia do processo. Nem deve o juiz fazer qualquer comentrio em pblico, ou de outra maneira, que possa afetar o julgamento justo de qualquer pessoa ou assunto. 2.5 Um juiz deve considerar-se suspeito ou impedido de participar em qualquer caso em que no habilitado a decidir o problema imparcialmente ou naqueles em que pode parecer a um observador sensato como nohabilitado a decidir imparcialmente. Tais procedimentos incluem, mas no se limitam a exemplos em que: 2.5.1 o juiz tem real parcialidade ou prejulgamento com respeito a uma parte ou conhecimento pessoal dos fatos de prova contestados, relativos aos outros; 2.5.2 o juiz previamente atuou como advogado ou foi testemunha material no caso em controvrsia; 2.5.3 o juiz, ou um membro da famlia do juiz, tem um interesse econmico no resultado do problema em debate; Na condio de que a desqualificao no ser requerida se outro tribunal no puder ser constitudo para julgar o caso, ou devido a circunstncias urgentes, a no-atuao processual pode conduzir a uma sria injustia.

Valor 3
INTEGRIDADE
Princpio: A integridade essencial para a apropriada desincumbncia dos deveres do ofcio judicial

Aplicao: 3.1 Um juiz assegurar-se- de que sua conduta esteja acima de reprimenda do ponto de vista de um observador sensato. 3.2 O comportamento e a conduta de um juiz devem reafirmar a f das pessoas na integridade do Judicirio. A justia no deve meramente ser feita, mas deve ser vista como tendo sido feita.

Valor 4
IDONEIDADE
Princpio: A idoneidade e a aparncia de idoneidade so essenciais ao desempenho de todas as atividades do juiz Aplicao: 4.1 Um juiz deve evitar a falta de idoneidade e a aparncia de falta de idoneidade em todas as suas atividades. 4.2 Como objeto de constante observao por parte do pblico, um juiz deve aceitar as restries pessoais que podem parecer limitaes para os cidados comuns e deve faz-lo de modo livre e com disposio. Em particular, um juiz deve conduzir-se de maneira consistente com a dignidade do ofcio judicial. 4.3 Um juiz deve, em suas relaes pessoais com membros de profisses legais que atuem regularmente na sua corte, evitar situaes que possam razoavelmente levantar suspeita ou aparncia de favoritismo ou parcialidade. 4.4 Um juiz no deve participar na resoluo de processo em que qualquer membro da sua famlia representa um litigante ou associado de qualquer maneira ao caso. 4.5 Um juiz no deve permitir o uso de sua residncia por um advogado para receber clientes ou outros advogados. 4.6 Um juiz, como qualquer outro cidado tem direito liberdade de expresso, crena, associao e reunio de pessoas, mas ao exercer tais direitos, deve sempre conduzir-se de maneira tal que preserve a dignidade do ofcio judicante e a independncia do Judicirio. 4.7 Um juiz deve se informar sobre os seus interesses pessoais, fiducirios e financeiros e deve fazer um esforo razovel para ser informado sobre os interesses financeiros dos membros de sua famlia.

4.8 Um juiz no permitir que os relacionamentos sociais ou outros relacionamentos de sua famlia influenciem impropriamente a conduta judicial e a sua capacidade de julgamento como um juiz. 4.9 Um juiz no deve usar ou pr disposio o prestgio do cargo para promover os seus interesses privados, de um membro de sua famlia ou quem quer que seja, nem deve transmitir ou permitir que outros transmitam a impresso de que qualquer um est em uma posio especial, capaz de indevidamente influenci-lo no desempenho das obrigaes do ofcio. 4.10 A informao confidencial adquirida pelo juiz em razo do cargo no deve ser usada ou revelada pelo juiz para qualquer propsito norelacionado com os deveres do juiz. 4.11 Como objeto de um desempenho apropriado dos deveres judiciais, um juiz pode: 4.11.1 escrever, dar palestras, ensinar e participar em atividades referentes lei, ao sistema legal, administrao da justia ou matrias relacionadas; 4.11.2 comparecer a uma audincia pblica, perante um corpo oficial, relacionada s matrias afetas lei, ao sistema legal, administrao da justia ou assuntos interligados; 4.11.3 servir como membro em um corpo oficial ou outra comisso governamental, comit ou corpo consultivo se essa participao no inconsistente com a percepo de imparcialidade e neutralidade poltica de um juiz; 4.11.4 envolvimento com outras atividades, se tais atividades no rebaixarem a dignidade do cargo nem interferirem de outra maneira com o desempenho dos deveres judiciais; 4.12 Um juiz no deve exercer a advocacia enquanto ocupar o cargo. 4.13 Um juiz pode formar ou se juntar a associaes de juzes ou participar de organizaes representado os interesses da categoria. 4.14 Um juiz e os membros de sua famlia nem pediro, nem aceitaro, qualquer presente, doao, emprstimo ou favor com relao a qualquer coisa feita, a ser feita, ou omitida de ter sido feita pelo juiz em conexo com o desempenho dos deveres judiciais. 4.15 Um juiz no permitir deliberadamente que um funcionrio de sua equipe ou outros, sujeitos a sua influncia, direo ou autoridade, pea, aceite qualquer presente, doao, emprstimo ou favor com relao a qualquer coisa feita, a ser feita ou omitida de ter sido feita em conexo com seus deveres funcionais. 4.16 Sempre sujeitos lei e a qualquer exigncia legal de exposio pblica, um juiz pode receber um presente representativo de uma certa

situao, uma concesso ou um benefcio apropriado para ocasio na qual se deu, sob a condio de que o presente, concesso ou benefcio no possa ser percebido, de acordo com o bom senso, como tendente a influenciar o juiz no desempenho de seus deveres ou, de outro modo, dar a aparncia de parcialidade.

Valor 5
IGUALDADE
Princpio: Assegurar a igualdade de tratamento de todos perante as cortes essencial para a devida execuo do ofcio judicial Aplicao: 5.1 Um juiz deve ser ciente e compreensivo quanto diversidade na sociedade e s diferenas que surgem de vrias fontes, incluindo (mas no limitadas ) raa, cor, sexo, religio, origem nacional, casta, defi-cincia, idade, estado civil, orientao sexual, status social e econmico e outras causas (razes indevidas). 5.2 Um juiz no deve, no desempenho dos deveres judiciais, manifestar, por palavras ou conduta, parcialidade ou preconceito dirigido a qualquer pessoa ou grupo com base em razes indevidas. 5.3 Um juiz cumprir os deveres judiciais com a apropriada considerao para com todos, tais como as partes, testemunhas, advogados, funcionrios da corte e outros juzes, sem fazer distino fundada em qualquer motivo irrelevante ou secundrio para a devida execuo de tais obrigaes. 5.4 Um juiz no deve deliberadamente permitir que os funcionrios da corte ou outros, sujeitos sua influncia, direo ou controle, discriminem, em qualquer grau, pessoas envolvidas em um problema submetido a seu julgamento. 5.5 Um juiz deve pedir aos advogados de um processo que se abstenham de fazer manifestaes, por palavras ou conduta, de parcialidade ou preconceito baseado em motivos irrelevantes, exceto se tais motivos so legalmente relevantes para um assunto em discusso e podem ser objeto de legtima advocacia.

Valor 6
COMPETNCIA E DILIGNCIA
Princpio: Competncia e diligncia so pr-requisitos da devida execuo do ofcio judicante

Aplicao: 6.1 Os deveres profissionais de um juiz tem precedncia sobre todas as outras atividades. 6.2 Um juiz deve devotar sua atividade profissional aos deveres judiciais, os quais incluem no apenas a execuo das funes judiciais e responsabilidades na corte e a confeco de decises, mas tambm outras relevantes tarefas para o gabinete judicial ou para as operaes da corte. 6.3 Um juiz deve tomar medidas sensatas para manter e aumentar o seu conhecimento, habilidade e qualidades pessoais necessrias para a execuo apropriada dos deveres judiciais, tomando vantagem, para esse fim, de treinamentos e outros recursos que possam estar disponveis, sob controle judicial, para os juzes. 6.4 Um juiz deve manter-se informado sobre acontecimentos relevantes na lei internacional, incluindo convenes internacionais e outros instrumentos estabelecendo normas sobre direito humanos. 6.5 Um juiz deve executar todos os seus deveres, incluindo a entrega de decises reservadas, eficientemente, de modo justo e com razovel pontualidade. 6.6 Um juiz deve manter a ordem e o decoro em todos os procedimentos da corte e ser paciente, digno e corts com relao aos litigantes, jurados, testemunhas, advogados e outros com os quais deva lidar em sua capacidade oficial. O juiz deve requerer conduta semelhante dos representantes legais, funcionrios da corte e outros sujeitos sua influncia, direo ou controle. 6.7 Um juiz no deve se envolver com condutas incompatveis com o cumprimento diligente dos deveres judiciais.

IMPLEMENTAO
Em razo da natureza do cargo judicante, medidas efetivas devem ser adotadas pelos judicirios nacionais a fim de prover os mecanismos para implementar esses princpios, se tais mecanismos ainda no existirem em suas jurisdies.

DEFINIES
Nessa declarao de princpios, a menos que o contexto de outro modo permita ou requeira, os seguintes significados devero ser atribudos s palavras usadas: Funcionrios da corte inclui a assessoria pessoal do juiz e escreventes. Juiz significa qualquer pessoa que exera o poder judicial, desde que designado.

Famlia do juiz inclui a esposa do juiz, filho, filha, genro, nora e qualquer outro parente ntimo ou pessoa que um acompanhante ou empregado do juiz e que viva na sua residncia. Esposa do juiz inclui uma companheira domstica do juiz ou qualquer outra pessoa de qualquer sexo que tenha uma relao pessoal ntima com ele.

Das könnte Ihnen auch gefallen