Sie sind auf Seite 1von 3

Pontifcia Universidade Catlica de Gois Departamento de Engenharia Engenharia Ambiental Modelagem Matemtica de Sistemas Ambientais

1Lista de Exerccios - Modelos 1) Marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas. Leia os itens com bastante ateno. ( ) Uma caverna pode ser considerada como um sistema ambiental Isolado. Em contrapartida, o planeta Terra tido como um sistema ambiental No-Isolado Aberto. ( ) A simulao de sistemas ambientais possui inmeras vantagens, pois permite: 1) descrever o comportamento de sistemas naturais; 2) construir teorias e hipteses considerando observaes efetuadas; 3) usar um modelo para prever comportamentos futuros produzidos por alteraes de diferentes naturezas no sistema; 4) responder a questo do tipo: "O que aconteceria se....". Por ser um instrumento de gesto ambiental to eficiente, o uso de modelos de sistemas ambientais j uma realidade devidamente consolidada em praticamente todos os rgos pblicos estaduais de meio ambiente do Brasil. ( ) Os sistemas podem ser classificados quanto ao critrio funcional(sistemas no-isolados e sistemas isolados), quanto ao critrio estrutural(sistemas morfolgicos, sistemas em seqncia ou encadeantes e sistemas controlados) e quanto ao critrio matemtico(linear, potncia, exponencial, logaritmo, etc.). Quando aes antrpicas passam a exercer influncia sobre um dado sistema esta se falando, necessariamente, de um sistema ProcessosRespostas. ( ) Sistemas Antecedentes so aqueles que recebem influncias (qumicas, fsicas ou biolgicas) de um sistema ambiental analisado. J Sistemas Subsequentes so aqueles que influenciam o sistema ambiental analisado. Tais influncias somente podem ser claramente notadas quando se define qual o objeto de anlise, ou seja: o sistema ambiental de referncia a ser observado. ( ) Os modelos podem ser classificados sob diferentes aspectos. Comumente, os modelos so classificados, dentre outras formas, de acordo com o tipo de variveis utilizadas na modelagem (estocsticos ou determinsticos), o tipo de relao entre essas variveis (empricos ou baseados em processo), a forma de representao dos dados (discretos ou contnuos), a existncia ou no de relaes espaciais (pontuais ou distribudos), e a existncia de dependncia temporal (esttico ou dinmico). ( ) Os modelos podem ser empricos, quando utilizam relaes baseadas em observaes. Em geral, estes modelos so bastante complexos e esto em desuso nos dias atuais. ( ) Os modelos podem ser classificados ainda como pontuais (concentrados ou agregados) ou distribudos. Em modelos pontuais, considera-se que todas as variveis de entrada e de sada so representativas de toda rea estudada. Por outro lado, os modelos distribudos consideram a variabilidade espacial encontrada nos diversos do modelo.

( ) Em um modelo, as variveis descrevem quantitativamente um fenmeno variando o espao e o tempo, enquanto os parmetros caracterizam os fenmenos. Como exemplo, no evento Q = C.i.A, as letras C e A correspondem as variveis e a letra i corresponde ao parmetro. Onde Q a vazo, C o coeficiente de escoamento superficial (runoff), i a intensidade pluviomtrica e A a rea da bacia hidrogrfica. 2) Conceitue Modelo e Sistema. Explique a principal diferena entre eles. 3) Porque h necessidade de se modelar? Porque utilizar modelos ambientais? Explique resumidamente. 4) Com base na teoria estudada em sala de aula, utilize as palavras a seguir para construir uma explicao lgica e fundamentada sobre a modelagem de sistemas ambientais. Muita ateno ao elaborar o texto. * Modelos / Simplificao / Ferramenta / Gesto Ambiental 5) Quais so os modelos matemticos que podem ser obtidos utilizando o excel? Utilizando a regresso linear do excel obteve-se o seguinte grfico abaixo: - Qual o conceito fsico dos parmetros a, b, R2? Identifique-os.

Teste
14 12 10 yi 8 6 4 2 0 0 10 20 30 xi 40 50 60 y = 0,2131x + 1,3836 2 R = 0,8475

6) Quais so as funes principais apresentadas em sala de aula e na apresentao do artigo, sobre software EPANET? 7) Quais so os objetivos do SIGGO?

8) Com relao aos modelos apresentados em sala de aula (Apresentao dos artigos), qual melhor se adaptaria para modelar a qualidade de gua no Ribeiro Meia Ponte? 9) O aluno Beltrano, tentando determinar a vazo de um canal considerado com escoamento em regime uniforme e permanente utilizando a equao de Manning ( Q = 1/n * Rh2/3 * i1/2 * Am), modelou o seguinte planilha no excel:

Onde: Rh o raio hidrulico (Rh = Am/Pm); Am a rea molhada; i a declividade; n o coeficiente de rugosidade de Manning a) O valor da vazo calculada esta correta no excel? Preste ateno na frmula. b) Com essa simples planilha, o aluno consegue obter qualquer vazo modificando apenas os valores de Rh e n (entrada de dados)?

Das könnte Ihnen auch gefallen