Sie sind auf Seite 1von 2

Tabagismo

Os principais malefcios sade relacionados ao tabagismo referem-se s doenas do sistema cardiovascular, sendo o tabagismo um factor de risco importante para ataque cardaco, doenas respiratrias como a Doena Pulmonar Obstrutiva Crnica (DPOC) , e cancro, particularmente cancro de pulmo e cancro de laringe e boca. Antes da Primeira Guerra Mundial, o cancro de pulmo era considerado uma doena rara, a qual a maioria dos mdicos poderia jamais ver durante sua carreira profissional. Com o crescimento da popularidade do tabagismo aps a guerra, houve um aumento epidmico de cancro de pulmo. As doenas relacionadas ao tabagismo matam quatrocentos e quarenta mio cidados estado-unidenses por ano[8] e cerca de mil, duzentos e cinco por dia, fazendo com que o tabagismo seja a maior causa de morte capaz de ser prevenida nos Estados Unidos. O risco aumentado da pessoa em contrair doenas directamente proporcional durao do tempo em que a pessoa continua a fumar assim como quantidade fumada. Entretanto, se algum para de fumar, ento estas chances diminuem gradualmente j que os danos ao corpo so reparados

Droga
Droga toda e qualquer substncia, natural ou sinttica que, introduzida no organismo modifica suas funes. As drogas naturais so obtidas atravs de determinadas plantas, de animais e de alguns minerais. Exemplo a cafena (do caf), a nicotina (presente no tabaco), o pio (na papoila) e o THC tetrahidrocanabiol (da maconha). As drogas sintticas so fabricadas em laboratrio, exigindo para isso tcnicas especiais. O termo droga, presta-se a vrias interpretaes, mas comummente suscita a ideia de uma substncia proibida, de uso ilegal e nocivo ao indivduo, modificando-lhe as funes, as sensaes, o humor e o comportamento. As drogas esto classificadas em trs categorias: as estimulantes, os depressores e os perturbadores das actividades mentais. O termo droga envolve os analgsicos, estimulantes, alucingenos, tranquilizantes e barbitricos, alm do lcool e substncias volteis. As psicotrpicas, so as drogas que tem tropismo e afectam o Sistema Nervoso Central, modificando as actividades psquicas e o comportamento. Essas drogas podem ser absorvidas de vrias formas: por injeco, por inalao, via oral, injeco intravenosa ou aplicadas via rectal (supositrio).

lcool
O alcoolismo geralmente definido como o consumo consistente e excessivo e/ou preocupao com bebidas alcolicas ao ponto que este comportamento interfira com a vida pessoal, familiar, social ou profissional da pessoa. O alcoolismo pode potencialmente resultar em condies (doenas) psicolgicas e fisiolgicas, assim como, por fim, na morte. O alcoolismo um dos problemas mundiais de uso de drogas que mais traz custos. Com excepo do tabagismo, o alcoolismo mais custoso para os pases do que todos os problemas de consumo de droga combinados. Normalmente os alcolicos tm dificuldades em cumprir os seus deveres profissionais. O lcool provoca acidentes de viso, diminuindo o campo de viso da pessoa. Apesar do abuso do lcool ser um pr-requisito para o que definido como alcoolismo, o seu mecanismo biolgico ainda incerto. Para a maioria das pessoas, o consumo de lcool gera pouco ou nenhum risco de se tornar um vcio. Outros factores geralmente contribuem para que o uso de lcool se transforme em alcoolismo. Esses factores podem incluir o ambiente social em que a pessoa vive, a sade emocional e psquica, e a predisposio gentica.

Das könnte Ihnen auch gefallen