Sie sind auf Seite 1von 2

I Governo do G.

V(1930 -1945)
A era Vargas se inicia partir do momento da quebra do pacto do caf com leite que , se baseava na nomeao a cada presidncia de um Paulista e seguidamente de um mineiro dando o controle do pas na mos do Paulista e Mineiros. Embora Washington Lus integrante da lado paulista decidiu no nomear um mineiro como esperado mais sim outro paulista Jlio Prestes para continuidade da a politica das oligarquias com a proteo ao produto cafeeiro. Embora seu sucessor natural seria Antnio Carlos se revoltou com o acontecimento e vendo injustiado recorreu uma unio a Oligarquia do Rio Grande do Sul formando a Aliana Liberal(Al)- que compunha os estados de Minas, Rio grande do Sul e Paraba -. Ocorre em 1930 o assassinato de Joo Pessoa que era candidato a eleies tendo como visse G.V contra Jlio Prestes, parecendo um atendado paulista , ocorre revoluo no nordeste contra os atos de coronais-que supostamente teriam armado algo contra Joo Pessoa- a revoluo no norte e comanda por Juarez Tvora e no sul e sudeste por Getlio Vargas que logo aps o exilio de Washington Lus e a resistncia nula dos coronais em So Paulo toma posse do Governo Provisrio dando o final a republica velha e comea da era Vargas (1930-1951). Como primeira providencia de seu governo, G.V adota por quatro anos de governo provisrio um estado antiliberal que se resume a atos que mais interfiram na vida social e econmica e regularizar a capacidade de do mercado externo e interno, tomando medidas extremas quando necessrio; tambm nesse meio tempo proibido qualquer estado avulso pegar capital emprestado do exterior assim como uma diluio na forma militar Brasileira .Nesses quatro anos tambm foram criados departamentos para os principais problemas brasileiros: seca; energia eltrica e a produo de matrias primas. criado o salario mnimo, alm de diversos diretos trabalhistas, penses , proteo trabalhista e indenizaes, alm do ampliamento da rede publica de educao e seu melhoramento como universidades e escolas e o incentivo a movimentos culturais poderosssimos como futebol, radio , cinema e teatro que foi o comeo da internalizao no Brasil. Poucos sabiam quem era Getlio Vargas mas milhares sabiam quem era Mickey Mouse e Tom muc. Um fator muito importante com sua aprovao no congresso nacional ps ele no cargo por mais quatro anos se tornando presidente da republica .No mesmo ano 1938 criado o PCB(parido Comunista Brasileiro) , se aproveitando da situao aplica o plano Cohen que se resumia de um fato

imaginrio que o pais seria subvertido ao comunismo, executado pelo a noticia pelo prprio G.V no popularismo programa Hora do Brasil, principais jornais e revistas foi mais um argumento para imposio de um regime ditatorial denominado de ESTADO NOVO! Entretanto em So Paulo 1932 ocorre uma tentativa denominada de oligarquia que tinha a funo de reorganizao do pais(constitucionalistamente) que contavam com apoio dos restantes estados para derrubar a politica de G.V, porem a maioria dos estados estavam do lado de G.V , resultado em menos de 3 meses as foras armadas brasileiras isolaram o local derrotam definiam qualquer tentativa de reaver o antigo regime .

A partir desse novo Regime adotado para valer um regime do popularismo no Brasil que trazia consigo uma leve industrializao de intens de consumo rpidos , como a industrial de roupas, sapatos, alimentcia, a vida do trabalhador se tornou mais fcil do que vinte anos atrs era a modernidade chegando ao solo Brasileiro. Era iniciado no outro continente uma guerra continental na Europa, e o brasil estava divido nos dois lados da balana o nazismo-fascismo ou os Aliados(EUA, Frana, Inglaterra e Rssia), vendo em proveito dos aliados- principalmente do EUA- G.V faz um acordo com os aliados enviando matria prima para a terra gro(EUA) e uma base em terras brasileiras-para vigilncia do quadrante Atlantico Sul- em troca de lucro e acareao de tecnologia em sua indstria pesada, nesse momento relaes com pases nazi-faci so cortas da diplomacia brasileira. No Final da guerra em 1944 e a vitria dos aliados , o estado novo se v em crise j que possui uma politica fascista- sendo desmantelado e levando G.V a um exilo confortvel em RS.Com o fim do estado novo reaberto a democracia e a livre expresso , nascendo assim movimentos culturais como a Bossa Nova consolidada nos 1950 e a volta dos rejuciados polticos.

Das könnte Ihnen auch gefallen