Sie sind auf Seite 1von 6

O MODERNISMO BRASILEIRO: SINTESE

PANORAMA DOS ANOS 1900-1920 na Europa


a) Novas invenes (cinema, gramofone, rdio, automvel, aeroplano etc.): era da mquina; b) Efervescncia esttica: vanguardas artsticas e respectivos manifestos: Futurismo, Cubismo, Dadasmo, Expressionismo, Surrealismo, todas marcadas pelo experimentalismo, pelo repdio ao passado e pela quebra das convenes sobre o belo artstico; c) Novo pensamento cientfico: Einstein e a teoria da relatividade, Freud e o inconsciente, declnio da viso positivista da segunda metade do sculo XIX; d) Transformaes polticas: Revoluo Russa (1917), I Guerra Mundial (1914-1918).

ANTECEDENTES DA SEMANA DE ARTE MODERNA EM 1922


1912: Oswald de Andrade retorna da Europa com notcias das vanguardas, em especial com o futurismo de Manientti, que apregoava o verso livre, e o culto velocidade; 1913: Lasar Segall realiza uma exposio expressionista que passa despercebida mas, Mrio de Andrade diria mais tarde, era a "primeira exposio no acadmica em nosso pas". 1914: Exposio de Anita Malfatti com influncias ps-impressionistas; 1917: Publicao dos livros H uma Gota de Sangue em Cada Poema, de Mrio de Andrade, e A Cinza das Horas, de Manoel Bandeira; 1917/1918: Segunda exposio de Anita Malfatti apresenta a sua segunda exposio individual, reunindo desenhos, pinturas, gravuras, aquarelas e caricaturas. Com essa exposio criava-se uma grande polmica: o pblico e a crtica assustaram-se com homens amarelos e mulheres de cabelos verdes. Monteiro Lobato, julgando ser essa mais uma das manifestaes de "arte importada" pblica o famoso artigo Parania ou Mistificao (20/12/1917), em O Estado de So Paulo, criticando duramente a pintora e sua obra. Esse fato uniu alguns intelectuais brasileiros em torno da defesa de Anita e da defesa de uma arte moderna, em consonncia com as mais recentes inovaes europias; 1921: Di Cavalcanti apresenta em So Paulo desenhos e caricaturas. Oswald de Andrade, Menotti del Picchia, Cndido Mota Filho e Mrio de Andrade, atravs de jornais e revista assinam publicaes que divulgam idias modernistas.

FASES DO MODERNISMO:
a) primeira fase: (1922-1930) fase herica, irreverente, predomnio do verso livre etc. uma fase rica em manifestos: Pau-Brasil e Antropofgico de Oswald de Andrade; "Verde-Amarelo" e do "Grupo da Anta", com Plnio Salgado; b) segunda fase: (1930-1945) consolidao das conquistas estticas e abertura para o social; c) terceira fase: (1945-195...) gerao de 45, conservadorismo esttico-ideolgico; d) quarta fase: (195...-1970) vanguardas: Poesia Concreta, Prxis, Poema Processo (vanguarda esttica) e poesia de luta social (vanguarda ideolgica). e) quinta fase: (197.. 198...) gerao mimeografo, poesia marginal.

CARACTERISTICAS GERAIS
- A Semana foi patrocinada pela elite paulista, agregan4o nomes como os de Paulo Prado, Prado Junior, Armando Penteado, Graa Aranha (membro da Academia Brasileira de Letras), etc. - Apesar de no haver entre os participantes da Semana uma identidade tcnica ou esttica, h entre eles um mesmo sentimento e ideal de libertar das artes nacionais do academicismo em que estavam mergulhadas e de integrar o pas ao que se produzia internacionalmente de mais atual (nas artes em geral). - A primeira fase do modernismo foi tanto uma experincia terica de investigao esttico-filosfica como uma prxis especulativa fortemente influenciada pelas vanguardas europias. - O modernismo brasileiro teve orientao prioritariamente critica, e em 1942, em conferncia Casa do Estudante do Rio de Janeiro, Mrio de Andrade analise que nosso modernismo teria sido guiado por 3

princpios norteadores: 1) o direito permanente pesquisa esttica; 2) a atualizao da inteligncia nacional; 3) a estabilizao de uma conscincia critica nacional. - Entre as dcadas de 20 e 30 se inicia um movimento de estudos temas brasileiros, em intensidade e profundidade at ento desconhecida. Notem-se as publicaes das seguintes obras: Retrato de Brasil, ensaio sobre a tristeza brasileira, de Paulo Prado (1928); Razes do Brasil, de Sergio Buarque de Holanda (1936); Casa Grande e senzala, de Gilberto Freyre (1933). - A chamada fase herica de nosso modernismo teve como principais caractersticas: a) o ataque s formas acadmicas de arte (Parnasianismo/Simbolismo e Realismo/Naturalismo); b) Incorporao das noes tericas e tcnicas das vanguardas europias, como por exemplo o verso livre e branco; a fragmentao do discurso; a no-linearidade; a tcnica de montagem/colagem; as livres associaes; etc.; c) a valorizao da lngua falada e apropriao do coloquial e popular pela linguagem literria. - A partir da dcada de 70 (na poesia) e 80 (na prosa) alguns crticos (como por exemplo o prof. talo Moriconi, ver artigo citado na bibliografia) preferem a terminologia ps-moderna para caracterizar um tipo de prosa e poesia na qual se manifesta um esgotamento, crise ou superao de aspectos importantes da modernidade esttica como um todo (Moriconi, p.02/06).

TRAOS CARACTERSTICOS:
Arte iconoclasta, com sistemtica oposio arte acadmica: a poesia parnasiana torna-se o principal alvo da virulenta critica dos primeiros modernistas; Representaes do mundo moderno - (Na primeira fase) culto velocidade, ao automvel, maquina; euforia pela modernidade. Liberdade tanto no plano formal quanto temtico - adoo do verso branco e livre (sem rima e sem mtrica) e conseqente ritmo psicolgico; Dessacralizao da poesia: - incorporao do prosaico, do anedtico, surge o poema piada; - banalizao do contedo potico; - emprego da pardia e explorao da intertextualidade. Linguagem no-nobre, coloquial: - aceitao de um lxico vulgar; - incorporao da fala coloquial brasileira, infraes norma culta da lngua como grias, erros gramaticais, criaes espontneas do povo, neologismo, estrangeirismo, etc; Nacionalismo: - descoberta crtica do Brasil; - anticolonialismo cultural; - regionalismo(s). Absoro de processos extraliterrios: - emprstimo de processos como a colagem, o cubismo, as livres associaes surrealistas, explorao do inconsciente, etc. Experimentalismo e vanguardismo: - sintonia com as vanguardas europias, culto do novo; - valorizao do fazer literrio.

PRINCIPAIS AUTORES E OBRAS


Manuel Bandeira (1886-1968); Oswald de Andrade (1890-1954); Menotti del Picchia (1892-); Mrio de Andrade (1893-1944); Jorge de Lima (1893-1953);

Raul Bopp (1898-1984); Ceclia Meireles (1901-1964); Murilo Mendes (1902-1975); Carlos Drummond de Andrade (1902-1987); Joo Cabral de Melo Neto (1920-1999).

PRINCIPAIS VANGUARDAS EUROPIAS


FUTURISMO, liderado pelo italiano Marinetti, que exaltava acima de tudo o progresso tecnolgico e a
velocidade, esta aplicada a todas as instncias (morais, sociais, artsticas, filosficas, etc), que no deveriam resistir s mudanas, vistas como conseqncias do progresso. A histria caminharia para o futuro, e s o futuro interessa. Alguns preceitos do manifesto de Marinetti (1909) so: 1. Ns queremos cantar o amor ao perigo, o hbito da energia e da temeridade. 2. A coragem, a audcia, a rebelio sero elementos essenciais de nossa poesia. 3. A literatura exaltou at hoje a imobilidade pensativa, o xtase, o sono. Ns queremos exaltar o movimento agressivo, a insnia febril, o passo de corrida, o salto mortal, o bofeto e o soco. 4. Ns afirmamos que a magnificncia do mundo se enriqueceu de uma beleza nova: a beleza da velocidade. Um automvel de corrida com o seu cofre enfeitado com tubos grossos, semelhantes a serpentes de hlito explosivo um automvel rugidor, que parece correr sobre a metralha, mais bonito que a Vitria de Samotrcia. (...) Caractersticas do futurismo na literatura: 1. a destruio da sintaxe, com os substantivos dispostos ao acaso. 2. o emprego do verbo no infinitivo, para que se adapte elasticamente ao substantivo e possa dar o sentido de continuidade e da intuio que nele se percebe. 3. abolio do adjetivo, para que o substantivo guarde sua cor essencial. 4. abolio do advrbio, que d frase uma cansativa unidade de tom. 5. supresso dos elementos de comparao: como, parecido com, assim como. 6. substituio dos sinais tradicionais de pontuao por signos matemticos: X-:+=>< e pelos sinais musicais. 7. abolio de todos os clichs.

CUBISMO: representado maximamente por Picasso nas artes plsticas, mas que, aplicado literatura,
impe o fracionamento da realidade e, em seguida, sua remontagem por meio de planos geomtricos superpostos. Caractersticas do cubismo na literatura: A tcnica dos cubistas a da representao da realidade por meio de estruturas geomtricas, desmontando os objetos para que, remontados pelo espectador, deixassem transparecer uma estrutura superior, essencial. Os cubistas afirmam que as coisas nunca aparecem como elas so, mas deformadas em todos os sentidos. Na literatura podem ser apontados os seguintes elementos do estilo cubista: 1. a obra de arte no deve ser uma representao objetiva da natureza, mas uma transformao dela, ao mesmo tempo objetiva e subjetiva. 2. a procura da verdade deve centralizar-se na realidade pensada, criada, e no na realidade aparente. 3. a ordem cronolgica deve ser eliminada. As sensaes e recordaes vo e vm do presente ao passado, embaralhando o tempo. 4. a valorizao do humor, a fim de afugentar a monotonia da vida nas modernas sociedades industrializadas. 5. a supresso da lgica; preferncia pelo pensamento-associao, que transita entre o consciente e o subconsciente. Outras caractersticas da literatura cubista: a utilizao do verso livre e do humor; a abolio da sintaxe e a inveno de palavras; a linguagem catica; a preocupao grfica do poema. Observe-se exemplo abaixo, onde temos um exemplo do poema-piada, caracterizado pela condensao, irreverncia e polmica, to ao gosto de Oswald de Andrade: Se Pedro segundo Vier aqui Com histria Eu boto ele na cadeia.

DADASMO Foi o mais radical movimento vanguardista. Parte da negao total da coerncia, da lgica e
da cultura, numa espcie de protesto contra o absurdo da guerra. Seu lder foi Tristan Tzara, romeno que vivia na Frana. Ele afirmava que encontrou a palavra dad casualmente em um dicionrio, possuindo a mesma os mltiplos significados de: rabo de cavalo; rabo de vaca santa; me; certamente; nome de um cavalo de pau; ama-de-leite. Alguns postulados de seu manifesto so: 1. Dad no significa nada. 2. A obra de arte no deve ser a beleza em si mesma, porque a beleza est morta. 3. Ns no reconhecemos nenhuma teoria. O niilismo da filosofia dadasta pressupe uma arte inconsciente, no intelectualizada ou idealmente orientada, automtica, sem compromissos com academicismos.Irreverente e iconoclasta a receita dadasta para a arte: Receita de um poema dadasta Pegue o jornal. Pegue a tesoura. Escolha no jornal um artigo do tamanho que voc deseja dar a seu poema. Recorte o artigo. Recorte em seguida com ateno algumas palavras que formam esse artigo e meta num saco Copie conscienciosamente na ordem em que as palavras so tiradas do saco. O poema se parecer com voc. E ei-lo um escritor infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do pblico. Faziam parte das propostas dadastas: 1. a denncia das fraquezas por a Europa passava. 2. a recusa dos valores racionalistas da burguesia. 3. a desmistificao da arte: a arte no coisa sria. 4. a negao da lgica, da linguagem, da arte e da cincia. 5. a abolio da memria, da arqueologia, dos profetas e do futuro.

SURREALISMO: o Manifesto do Surrealismo, lanado pelo francs Andr Breton em 1924, ainda que posterior Semana, sintetiza algumas dos ideais, mais pressentidos que explicitados nos discursos e nas obras de nossos primeiros modernistas. A valorizao da fantasia, da loucura e do sonho, a automatizao da escrita (o artista deve levar-se pelo impulso criativo, registrando tudo o que lhe vier mente sem se preocupar com racionalizaes lgicas), a associao livre de idias e a valorizao das foras obscuras do inconsciente so alguns dos pressupostos deste movimento. Eram propostas dos surrealistas: 1. abolio da lgica. Recusavam o racionalismo absoluto que permite apenas captar os fatos relacionados unicamente com a nossa experincia. 2. valorizao do inconsciente. Apoiados na pesquisas de Sigmund Freud, que identifica zonas (o subconsciente e o inconsciente) muito importantes para a ao do ser humano, procuram a inspirao nos sonhos. 3. atribuio de um carter ldico arte. A poesia deixa de ser em entendida como canto ou como meio de comunicao de vivncias, para se tornar ao mgica, mito, meio de conhecimento: 4. automatizao da escrita. O texto deve ter como preocupao maior captar o funcionamento real do pensamento. Os pensamentos devem ser exprimidos caoticamente, tal como nos ocorrem, sem preocupao com o ordenamento lgico. 5. presena do humor negro. Com o propsito de fugir aos lugares-comuns, os surrealistas juntam muitas vezes uma palavra logicamente adequada a uma outra absurda, produzindo imagens inslitas, como: anjo torto, cadver agradvel, morte feliz, etc. EXPRESSIONISMO: ruptura entre o homem e o mundo das coisas. A expresso do mundo apenas
possvel por meio das deformaes e contrastes. Marcas na literatura: os cortes verbais, a fragmentao da narrativa, a no discursividade.

CARACTERSTICAS DA POESIA MODERNISTA


DESSACRALIZAO DA POESIA: humor, o poema piada Pronominais, Oswald de Andrade D-me um cigarro Diz a gramtica Do professor e do aluno E do mulato sabido Mas o bom negro e o bom branco Da Nao Brasileira Dizem todos os dias Deixa disso camarada Me d um cigarro Senhor feudal, Oswald de Andrade Se Pedro Segundo Vier aqui Com histria Eu boto ele na cadeia No meio do caminho, Drummond No meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra. Nunca me esquecerei desse acontecimento na vida de minhas retinas to fatigadas. Nunca me esquecerei que no meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho no meio do caminho tinha uma pedra. POTICA DO COTIDIANO, LINGUAGEM NO-NOBRE Ensinamento, Adlia Prado Minha me achava estudo a coisa mais fina do mundo. No . A coisa mais fina do mundo o sentimento. Aquele dia de noite, o pai fazendo sero, ela falou comigo: "Coitado, at essa hora no servio pesado". Arrumou po e caf , deixou tacho no fogo com gua quente. No me falou em amor. Essa palavra de luxo. APROVEITAMENTO DE PROCESSOS EXTRALITERRIOS: A literatura toma de emprstimo processos como a colagem, o ready-made (ex. Marcel Duchamp), o cubismo, as livres associaes surrealistas, explorao do inconsciente, etc. Pr-Histria, Murilo Mendes Mame vestida de rendas Tocava piano no caos. Uma noite abriu as asas Cansada de tanto som, Equilibrou-se no azul, De tonta no mais olhou Para mim, para ningum! Caiu no lbum de retratos. ver tambm Pero lvares Cabral, de Oswald de Andrade IRREVERNCIA, ARTE ICONOCLASTA Literatura, Ronald de Carvalho Como so lindos os teus alexandrinos, que lindos so, solenes, elegantes.... Sob o vivo claro dos poentes purpurnos, passam, movendo a tromba, os tardos elefantes. So perfeitos os teus alexandrinos! Mas como tm mais graa as asas dessa abelha, Ou essa flvida centelha Que turbilhona sem parar! Como so mais interessantes que aqueles negros, inteis elefantes, esses pares de andorinhas que volteiam em curvas longas, lentas pelo ar..... Poeta, que lindos so os teus alexandrinos Perfilados, solenes, elegantes.... Sob o vivo claro dos poentes purpurnos, Passam, movendo o tromba, os tardos elefantes. REPRESENTAES DO MUNDO MODERNO Nova York, de Srgio Millet Fui a Nova York No de avio ou transatlntico Nem com a ajuda de Orfeus hoje impotentes Fui de cinema.

NACIONALISMO CRITICO Ver poema Descobrimento, de Mrio de Andrade (apostila) DILUIO DAS FRONTEIRAS ENTRE PROSA E POESIA Ver Poema tirado de uma notcia de jornal, de Manuel Bandeira (apostila) e 66. Botafogo etc., Oswald de Andrade (do romance Memrias sentimentais de Joo Miramar) Beiramarvamos em auto pelo espelho de aluguel arborizado das avenidas marinhas sem sol. Losangos tnues de ouro bandeiranacionalizavam o verde dos montes interiores. No outro lado azul da baa a Serra dos rgos serrava. Barcos. E o passado voltava na brisa de baforadas gostosas. Rolah ia vinha derrapava entrava em tneis. Copacabana era um veludo arrepiado na luminosa noite varada pelas frestas da cidade. LIBERDADE TANTO NO PLANO FORMAL QUANTO TEMTICO Ver poema Potica, de Manuel Bandeira (apostila)

Anotaes baseadas em: BASTOS, Alcmeno. Poesia brasileira e estilo de poca. BOSI, Alfredo. Historia concisa da literatura brasileira. So Paulo: Cultrix, 2006. AVILLA, Afonso. O modernismo. So Paulo: Perspetiva/Secretaria da Cultura, Cincia e Tecnologia, 1975.

Das könnte Ihnen auch gefallen