Sie sind auf Seite 1von 45

QUINTA-FEIRA DA CEIA DO SENHOR

Para a Missa do Crisma, ver no Leccionrio ferial.

Missa da Ceia do Senhor


LEITURA I Ex 12, 1-8.11-14

Preceitos sobre a ceia pascal

Leitura do Livro do xodo Naqueles dias, o Senhor disse a Moiss e a Aaro na terra do Egipto: Este ms ser para vs o princpio dos meses; fareis dele o primeiro ms do ano. Falai a toda a comunidade de Israel e dizei-lhe: No dia dez deste ms, procure cada qual um cordeiro por famlia, uma rs por cada casa. Se a famlia for pequena demais para comer um cordeiro, junte-se ao vizinho mais prximo, segundo o nmero de pessoas, tendo em conta o que cada um pode comer. Tomareis um animal sem defeito, macho e de um ano de idade. Podeis escolher um cordeiro ou um cabrito. Deveis conserv-lo at ao dia catorze desse ms. Ento, toda a assembleia da comunidade de Israel o imolar ao cair da tarde. Recolhero depois o seu sangue, que ser espalhado nos dois umbrais e na padieira da porta das casas em que o comerem. E comero a carne nessa mesma noite; com-la-o assada ao fogo, com pes zimos e ervas amargas.

178

TRDUO PASCAL

Quando o comerdes, tereis os rins cingidos, sandlias nos ps e cajado na mo. Comereis a toda a pressa: a Pscoa do Senhor. Nessa mesma noite, passarei pela terra do Egipto e hei-de ferir de morte, na terra do Egipto, todos os primognitos, desde os homens at aos animais. Assim exercerei a minha justia contra os deuses do Egipto, Eu, o Senhor. O sangue ser para vs um sinal, nas casas em que estiverdes: ao ver o sangue, passarei adiante, e no sereis atingidos pelo flagelo exterminador, quando Eu ferir a terra do Egipto. Esse dia ser para vs uma data memorvel, que haveis de celebrar com uma festa em honra do Senhor. Festej-lo-eis de gerao em gerao, como instituio perptua. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 115 (116), 12-13.15-16bc.17-18 (R. cf. 1 Cor 10, 16)

Refro: O clice de bno comunho do Sangue de Cristo. Como agradecerei ao Senhor tudo quanto Ele me deu? Elevarei o clice da salvao, invocando o nome do Senhor. preciosa aos olhos do Senhor a morte dos seus fiis. Senhor, sou vosso servo, filho da vossa serva: quebrastes as minhas cadeias. Oferecer-Vos-ei um sacrifcio de louvor, invocando, Senhor, o vosso nome. Cumprirei as minhas promessas ao Senhor, na presena de todo o povo.

QUINTA-FEIRA DA CEIA DO SENHOR

179

LEITURA II

1 Cor 11, 23-26

Todas as vezes que comerdes deste po e beberdes deste clice, anunciareis a morte do Senhor

Leitura da Primeira Epstola do apstolo So Paulo aos Corntios Irmos: Eu recebi do Senhor o que tambm vos transmiti: o Senhor Jesus, na noite em que ia ser entregue, tomou o po e, dando graas, partiu-o e disse: Isto o meu Corpo, entregue por vs. Fazei isto em memria de Mim. Do mesmo modo, no fim da ceia, tomou o clice e disse: Este clice a nova aliana no meu Sangue. Todas as vezes que o beberdes, fazei-o em memria de Mim. Na verdade, todas as vezes que comerdes deste po e beberdes deste clice, anunciareis a morte do Senhor, at que Ele venha. Palavra do Senhor.
ACLAMAO ANTES DO EVANGELHO Jo 13, 34

Refro: Ver pag. 443 Dou-vos um mandamento novo, diz o Senhor: Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei.
EVANGELHO Jo 13, 1-15

Amou-os at ao fim

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Antes da festa da Pscoa, sabendo Jesus que chegara a sua hora de passar deste mundo para o Pai, Ele, que amara os seus que estavam no mundo, amou-os at ao fim. No decorrer da ceia, tendo j o Demnio metido no corao de Judas Iscariotes, filho de Simo,

180

TRDUO PASCAL

a ideia de O entregar, Jesus, sabendo que o Pai Lhe tinha dado toda a autoridade, sabendo que sara de Deus e para Deus voltava, levantou-Se da mesa, tirou o manto e tomou uma toalha, que ps cintura. Depois, deitou gua numa bacia e comeou a lavar os ps aos discpulos e a enxug-los com a toalha que pusera cintura. Quando chegou a Simo Pedro, este disse-Lhe: Senhor, Tu vais lavar-me os ps?. Jesus respondeu: O que estou a fazer, no o podes entender agora, mas compreend-lo-s mais tarde. Pedro insistiu: Nunca consentirei que me laves os ps. Jesus respondeu-lhe: Se no tos lavar, no ters parte comigo. Simo Pedro replicou: Senhor, ento no somente os ps, mas tambm as mos e a cabea. Jesus respondeu-lhe: Aquele que j tomou banho est limpo e no precisa de lavar seno os ps. Vs estais limpos, mas no todos. Jesus bem sabia quem O havia de entregar. Foi por isso que acrescentou: Nem todos estais limpos. Depois de lhes lavar os ps, Jesus tomou o manto e ps-Se de novo mesa. Ento disse-lhes: Compreendeis o que vos fiz? Vs chamais-Me Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque o sou. Se Eu, que sou Mestre e Senhor, vos lavei os ps, tambm vs deveis lavar os ps uns aos outros. Dei-vos o exemplo, para que, assim como Eu fiz, vs faais tambm. Palavra da salvao.

SEXTA-FEIRA DA PAIXO DO SENHOR

LEITURA I

Is 52, 13 __ 53, 12

Foi trespassado por causa das nossas culpas (Quarto cntico do servo do Senhor)

Leitura do Livro de Isaas Vede como vai prosperar o meu servo: subir, elevar-se-, ser exaltado. Assim como, sua vista, muitos se encheram de espanto __ to desfigurado estava o seu rosto que tinha perdido toda a aparncia de um ser humano __ assim se ho-de encher de assombro muitas naes e, diante dele, os reis ficaro calados, porque ho-de ver o que nunca lhes tinham contado e observar o que nunca tinham ouvido. Quem acreditou no que ouvimos dizer? A quem se revelou o brao do Senhor? O meu servo cresceu diante do Senhor como um rebento, como raiz numa terra rida, sem distino nem beleza para atrair o nosso olhar, nem aspecto agradvel que possa cativar-nos. Desprezado e repelido pelos homens, homem de dores, acostumado ao sofrimento, era como aquele de quem se desvia o rosto, pessoa desprezvel e sem valor para ns. Ele suportou as nossas enfermidades e tomou sobre si as nossas dores. Mas ns vamos nele um homem castigado, ferido por Deus e humilhado. Ele foi trespassado por causa das nossas culpas e esmagado por causa das nossas iniquidades.

182

TRDUO PASCAL

Caiu sobre ele o castigo que nos salva: pelas suas chagas fomos curados. Todos ns, como ovelhas, andvamos errantes, cada qual seguia o seu caminho. E o Senhor fez cair sobre ele as faltas de todos ns. Maltratado, humilhou-se voluntariamente e no abriu a boca. Como cordeiro levado ao matadouro, como ovelha muda ante aqueles que a tosquiam, ele no abriu a boca. Foi eliminado por sentena inqua, mas quem se preocupa com a sua sorte? Foi arrancado da terra dos vivos e ferido de morte pelos pecados do seu povo. Foi-lhe dada sepultura entre os mpios e um tmulo no meio de malfeitores, embora no tivesse cometido injustia, nem se tivesse encontrado mentira na sua boca. Aprouve ao Senhor esmagar o seu servo pelo sofrimento. Mas, se oferecer a sua vida como sacrifcio de expiao, ter uma descendncia duradoira, viver longos dias e a obra do Senhor prosperar em suas mos. Terminados os sofrimentos, ver a luz e ficar saciado na sua sabedoria. O justo, meu servo, justificar a muitos e tomar sobre si as suas iniquidades. Por isso, Eu lhe darei as multides como prmio e ter parte nos despojos no meio dos poderosos; porque ele prprio entregou a sua vida morte e foi contado entre os malfeitores, tomou sobre si as culpas das multides e intercedeu pelos pecadores. Palavra do Senhor.

SEXTA-FEIRA DA PAIXO DO SENHOR

183

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 30 (31), 2.6.12-13.15-16.17.25 (R. Lc 23, 46)

Refro: Pai, em vossas mos entrego o meu esprito. Em Vs, Senhor, me refugio, jamais serei confundido, pela vossa justia, salvai-me. Em vossas mos entrego o meu esprito, Senhor, Deus fiel, salvai-me. Tornei-me o escrnio dos meus inimigos, o desprezo dos meus vizinhos e o terror dos meus conhecidos: todos evitam passar por mim. Esqueceram-me como se fosse um morto, tornei-me como um objecto abandonado. Eu, porm, confio no Senhor: Disse: Vs sois o meu Deus, nas vossas mos est o meu destino. Livrai-me das mos dos meus inimigos e de quantos me perseguem. Fazei brilhar sobre mim a vossa face, salvai-me pela vossa bondade. Tende coragem e animai-vos, vs todos que esperais no Senhor.

184

TRDUO PASCAL

LEITURA II

Hebr 4, 14-16; 5, 7-9

Aprendeu a obedincia e tornou-Se causa de salvao para todos os que Lhe obedecem

Leitura da Epstola aos Hebreus Irmos: Tendo ns um sumo sacerdote que penetrou os Cus, Jesus, Filho de Deus, permaneamos firmes na profisso da nossa f. Na verdade, ns no temos um sumo sacerdote incapaz de Se compadecer das nossas fraquezas. Pelo contrrio, Ele mesmo foi provado em tudo, nossa semelhana, excepto no pecado. Vamos, portanto, cheios de confiana, ao trono da graa, a fim de alcanarmos misericrdia e obtermos a graa de um auxlio oportuno. Nos dias da sua vida mortal, Ele dirigiu preces e splicas, com grandes clamores e lgrimas, quele que O podia livrar da morte, e foi atendido por causa da sua piedade. Apesar de ser Filho, aprendeu a obedincia no sofrimento. E, tendo atingido a sua plenitude, tornou-Se, para todos os que Lhe obedecem, causa de salvao eterna. Palavra do Senhor.

ACLAMAO ANTES DO EVANGELHO

Filip 2, 8-9

Refro: Ver pag. 443 Cristo obedeceu at morte e morte de cruz. Por isso Deus O exaltou e Lhe deu um nome que est acima de todos os nomes. Refro

SEXTA-FEIRA DA PAIXO DO SENHOR

185

EVANGELHO

Jo 18, 1 __ 19, 42

Paixo de Nosso Senhor Jesus Cristo

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Naquele tempo, Jesus saiu com os seus discpulos para o outro lado da torrente do Cedron. Havia l um jardim, onde Ele entrou com os seus discpulos. Judas, que O ia entregar, conhecia tambm o local, porque Jesus Se reunira l muitas vezes com os discpulos. Tomando consigo uma companhia de soldados e alguns guardas, enviados pelos prncipes dos sacerdotes e pelos fariseus, Judas chegou ali, com archotes, lanternas e armas. Sabendo Jesus tudo o que Lhe ia acontecer, adiantou-Se e perguntou-lhes: A quem buscais?. Eles responderam-Lhe: A Jesus, o Nazareno. Jesus disse-lhes: Sou Eu. Judas, que O ia entregar, tambm estava com eles. Quando Jesus lhes disse: Sou Eu, recuaram e caram por terra. Jesus perguntou-lhes novamente: A quem buscais?. Eles responderam: A Jesus, o Nazareno. Disse-lhes Jesus: J vos disse que sou Eu. Por isso, se a Mim que buscais, deixai que estes se retirem. Assim se cumpriam as palavras que Ele tinha dito: Daqueles que Me deste, no perdi nenhum. Ento, Simo Pedro, que tinha uma espada, desembainhou-a e feriu um servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita.

J N R N J N

J N R N J N

186

TRDUO PASCAL

J N

O servo chamava-se Malco. Mas Jesus disse a Pedro: Mete a tua espada na bainha. No hei-de beber o clice que meu Pai Me deu?. Ento, a companhia de soldados, o oficial e os guardas dos judeus apoderaram-se de Jesus e manietaram-nO. Levaram-nO primeiro a Ans, por ser sogro de Caifs, que era o sumo sacerdote nesse ano. Caifs que tinha dado o seguinte conselho aos judeus: Convm que morra um s homem pelo povo. Entretanto, Simo Pedro seguia Jesus com outro discpulo. Esse discpulo era conhecido do sumo sacerdote e entrou com Jesus no ptio do sumo sacerdote, enquanto Pedro ficava porta, do lado de fora. Ento o outro discpulo, conhecido do sumo sacerdote, falou porteira e levou Pedro para dentro. A porteira disse a Pedro: Tu no s dos discpulos desse homem?. Ele respondeu: No sou. Estavam ali presentes os servos e os guardas, que, por causa do frio, tinham acendido um braseiro e se aqueciam. Pedro tambm se encontrava com eles a aquecer-se. Entretanto, o sumo sacerdote interrogou Jesus acerca dos seus discpulos e da sua doutrina. Jesus respondeu-lhe: Falei abertamente ao mundo. Sempre ensinei na sinagoga e no templo, onde todos os judeus se renem, e no disse nada em segredo. Porque Me interrogas? Pergunta aos que Me ouviram o que lhes disse: eles bem sabem aquilo de que lhes falei.

R N R N

SEXTA-FEIRA DA PAIXO DO SENHOR

187

N R N J N

A estas palavras, um dos guardas que estava ali presente deu uma bofetada a Jesus e disse-Lhe: assim que respondes ao sumo sacerdote?. Jesus respondeu-lhe: Se falei mal, mostra-Me em qu. Mas, se falei bem, porque Me bates?. Ento Ans mandou Jesus manietado ao sumo sacerdote Caifs. Simo Pedro continuava ali a aquecer-se. Disseram-lhe ento: Tu no s tambm um dos seus discpulos?. Ele negou, dizendo: No sou. Replicou um dos servos do sumo sacerdote, parente daquele a quem Pedro cortara a orelha: Ento eu no te vi com Ele no jardim?. Pedro negou novamente, e logo um galo cantou. Depois, levaram Jesus da residncia de Caifs ao pretrio. Era de manh cedo. Eles no entraram no pretrio, para no se contaminarem e assim poderem comer a Pscoa. Pilatos veio c fora ter com eles e perguntou-lhes: Que acusao trazeis contra este homem?. Eles responderam-lhe: Se no fosse malfeitor, no tO entregvamos. Disse-lhes Pilatos: Tomai-O vs prprios e julgai-O segundo a vossa lei. Os judeus responderam: No nos permitido dar a morte a ningum. Assim se cumpriam as palavras que Jesus tinha dito, ao indicar de que morte ia morrer. Entretanto, Pilatos entrou novamente no pretrio, chamou Jesus e perguntou-Lhe: Tu s o Rei dos Judeus?. Jesus respondeu-lhe:

R N R N R N

R N R N R N R N

R N

188

TRDUO PASCAL

J N R N J

N R N J

N R N R

N R N

R N R

por ti que o dizes, ou foram outros que to disseram de Mim?. Disse-Lhe Pilatos: Porventura sou eu judeu? O teu povo e os sumos sacerdotes que Te entregaram a Mim. Que fizeste?. Jesus respondeu: O meu reino no deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus guardas lutariam para que Eu no fosse entregue aos judeus. Mas o meu reino no daqui. Disse-Lhe Pilatos: Ento, Tu s rei?. Jesus respondeu-lhe: como dizes: sou rei. Para isso nasci e vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que da verdade escuta a minha voz. Disse-Lhe Pilatos: Que a verdade?. Dito isto, saiu novamente para fora e declarou aos judeus: No encontro neste homem culpa nenhuma. Mas vs estais habituados a que eu vos solte algum pela Pscoa. Quereis que vos solte o rei dos Judeus?. Eles gritaram de novo: Esse no. Antes Barrabs. Barrabs era um salteador. Ento Pilatos mandou que levassem Jesus e O aoitassem. Os soldados teceram uma coroa de espinhos, colocaram-Lha na cabea e envolveram Jesus num manto de prpura. Depois aproximavam-se dEle e diziam: Salve, rei dos Judeus. E davam-Lhe bofetadas. Pilatos saiu novamente para fora e disse: Eu vo-lO trago aqui fora, para saberdes que no encontro nEle culpa nenhuma.

SEXTA-FEIRA DA PAIXO DO SENHOR

189

N R N R N R N R N R N R N J N R N

R N R

Jesus saiu, trazendo a coroa de espinhos e o manto de prpura. Pilatos disse-lhes: Eis o homem. Quando viram Jesus, os prncipes dos sacerdotes e os guardas gritaram: Crucifica-O! Crucifica-O!. Disse-lhes Pilatos: Tomai-O vs mesmos e crucificai-O, que eu no encontro nEle culpa alguma. Responderam-lhe os judeus: Ns temos uma lei e, segundo a nossa lei, deve morrer, porque Se fez Filho de Deus. Quando Pilatos ouviu estas palavras, ficou assustado. Voltou a entrar no pretrio e perguntou a Jesus: Donde s Tu?. Mas Jesus no lhe deu resposta. Disse-Lhe ento Pilatos: No me falas? No sabes que tenho poder para Te soltar e para Te crucificar?. Jesus respondeu-lhe: Nenhum poder terias sobre Mim, se no te fosse dado do alto. Por isso, quem Me entregou a ti tem maior pecado. A partir de ento, Pilatos procurava libertar Jesus. Mas os judeus gritavam: Se O libertares, no s amigo de Csar: todo aquele que se faz rei contra Csar. Ao ouvir estas palavras, Pilatos trouxe Jesus para fora e sentou-se no tribunal, no lugar chamado Lagedo, em hebraico Gabat. Era a Preparao da Pscoa, por volta do meio-dia. Disse ento aos judeus: Eis o vosso rei!. Mas eles gritaram: morte, morte! Crucifica-O!.

190

TRDUO PASCAL

N R N R N

Disse-lhes Pilatos: Hei-de crucificar o vosso rei?. Replicaram-lhe os prncipes dos sacerdotes: No temos outro rei seno Csar. Entregou-lhes ento Jesus, para ser crucificado. E eles apoderaram-se de Jesus. Levando a cruz, Jesus saiu para o chamado Lugar do Calvrio, que em hebraico se diz Glgota. Ali O crucificaram, e com Ele mais dois: um de cada lado e Jesus no meio. Pilatos escreveu ainda um letreiro e colocou-o no alto da cruz; nele estava escrito: Jesus, o Nazareno, Rei dos Judeus. Muitos judeus leram esse letreiro, porque o lugar onde Jesus tinha sido crucificado era perto da cidade. Estava escrito em hebraico, grego e latim. Diziam ento a Pilatos os prncipes dos sacerdotes dos Judeus: No escrevas: Rei dos judeus, mas que Ele afirmou: Eu sou o rei dos Judeus. Pilatos retorquiu: O que escrevi est escrito. Quando crucificaram Jesus, os soldados tomaram as suas vestes, das quais fizeram quatro lotes, um para cada soldado, e ficaram tambm com a tnica. A tnica no tinha costura: era tecida de alto a baixo como um todo. Disseram uns aos outros: No a rasguemos, mas lancemos sortes, para ver de quem ser. Assim se cumpria a Escritura: Repartiram entre si as minhas vestes e deitaram sortes sobre a minha tnica. Foi o que fizeram os soldados.

R N R N

R N

SEXTA-FEIRA DA PAIXO DO SENHOR

191

J N J N

J N

J N N

Estavam junto cruz de Jesus sua Me, a irm de sua Me, Maria, mulher de Clofas, e Maria Madalena. Ao ver sua Me e o discpulo predilecto, Jesus disse a sua Me: Mulher, eis o teu filho. Depois disse ao discpulo: Eis a tua Me. E a partir daquela hora, o discpulo recebeu-a em sua casa. Depois, sabendo que tudo estava consumado e para que se cumprisse a Escritura, Jesus disse: Tenho sede. Estava ali um vaso cheio de vinagre. Prenderam a uma vara uma esponja embebida em vinagre e levaram-Lha boca. Quando Jesus tomou o vinagre, exclamou: Tudo est consumado. E, inclinando a cabea, expirou. Por ser a Preparao, e para que os corpos no ficassem na cruz durante o sbado, __ era um grande dia aquele sbado __ os judeus pediram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas e fossem retirados. Os soldados vieram e quebraram as pernas ao primeiro, depois ao outro que tinha sido crucificado com ele. Ao chegarem a Jesus, vendo-O j morto, no Lhe quebraram as pernas, mas um dos soldados trespassou-Lhe o lado com uma lana, e logo saiu sangue e gua. Aquele que viu que d testemunho, e o seu testemunho verdadeiro. Ele sabe que diz a verdade, para que tambm vs acrediteis.

192

TRDUO PASCAL

Assim aconteceu para se cumprir a Escritura, que diz: Nenhum osso Lhe ser quebrado. Diz ainda outra passagem da Escritura: Ho-de olhar para Aquele que trespassaram. Depois disto, Jos de Arimateia, que era discpulo de Jesus, embora oculto por medo dos judeus, pediu licena a Pilatos para levar o corpo de Jesus. Pilatos permitiu-lho. Jos veio ento tirar o corpo de Jesus. Veio tambm Nicodemos, aquele que, antes, tinha ido de noite ao encontro de Jesus. Trazia uma mistura de quase cem libras de mirra e alos. Tomaram o corpo de Jesus e envolveram-no em ligaduras juntamente com os perfumes, como costume sepultar entre os Judeus. No local em que Jesus tinha sido crucificado, havia um jardim e, no jardim, um sepulcro novo, no qual ainda ningum fora sepultado. Foi a que, por causa da Preparao dos Judeus, porque o sepulcro ficava perto, depositaram Jesus. Palavra da salvao.

DOMINGO DE PSCOA RESSURREIO DO SENHOR


Viglia pascal na Noite Santa
Para a Viglia Pascal so propostas nove leituras: sete do Antigo Testamento e duas do Novo Testamento. Se, por motivos particulares, as circunstncias o requerem, pode-se reduzir o nmero das leituras. Faam-se, pelo menos, trs leituras do Antigo Testamento, ou, em casos mais urgentes, s duas, antes da Epstola e do Evangelho. Mas nunca se deve omitir a leitura do xodo sobre a passagem do Mar Vermelho (Leitura III).

LEITURA I

Forma longa

Gen 1, 1 2, 2

Deus viu tudo o que tinha feito: era tudo muito bom

Leitura do Livro do Gnesis No princpio, Deus criou o cu e a terra. A terra estava deserta e vazia, as trevas cobriam a superfcie do abismo e o esprito de Deus pairava sobre as guas. Disse Deus: Faa-se a luz. E a luz apareceu. Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas. Deus chamou dia luz e noite s trevas. Veio a tarde e, em seguida, a manh: era o primeiro dia. Disse Deus: Haja um firmamento no meio das guas, para as manter separadas umas das outras. Deus fez o firmamento e separou as guas que estavam debaixo do firmamento das guas que estavam por cima dele. E ao firmamento chamou cu. Veio a tarde e, em seguida, a manh: foi o segundo dia.

194

TRDUO PASCAL

Disse Deus: Juntem-se as guas que esto debaixo do firmamento num s lugar e aparea a terra seca. E assim sucedeu. parte seca Deus chamou terra e mar ao conjunto das guas. E Deus viu que isto era bom. Disse Deus: Cubra-se a terra de verdura: ervas que dem sementes e rvores de fruto, que produzam sobre a terra frutos com a sua semente, segundo a prpria espcie. E assim sucedeu. A terra produziu verdura: erva que produz semente, segundo a sua espcie, e rvores que do frutos com a sua semente, segundo a prpria espcie. Deus viu que isto era bom. Veio a tarde e, em seguida, a manh: foi o terceiro dia. Disse Deus: Haja luzeiros no firmamento do cu, para distinguirem o dia da noite e servirem de sinais para as festas, os dias e os anos, para que brilhem no firmamento do cu e iluminem a terra. E assim sucedeu. Deus fez dois grandes luzeiros: o maior para presidir ao dia e o menor para presidir noite; e fez tambm as estrelas. Deus colocou-os no firmamento do cu para iluminarem a terra, para presidirem ao dia e noite e separarem a luz das trevas. Deus viu que isto era bom. Veio a tarde e, em seguida, a manh: foi o quarto dia.

VIGLIA PASCAL

195

Disse Deus: Povoem as guas inmeros seres vivos e voem as aves na terra sob o firmamento do cu. Deus criou os monstros marinhos e todos os seres vivos que se movem nas guas, segundo as suas espcies, e todos os animais voadores, segundo as suas espcies. Deus viu que isto era bom; e abenoou-os, dizendo: Crescei e multiplicai-vos, enchei as guas dos mares e multipliquem-se as aves sobre a terra. Veio a tarde e, em seguida, a manh: foi o quinto dia. Disse Deus: Produza a terra seres vivos, segundo as suas espcies: animais domsticos, rpteis e animais selvagens, segundo as suas espcies. E assim sucedeu. Deus fez os animais selvagens, segundo as suas espcies, os animais domsticos, segundo as suas espcies, e todos os rpteis da terra, segundo as suas espcies. Deus viu que isto era bom. Disse Deus: Faamos o homem nossa imagem e semelhana. Domine sobre os peixes do mar, sobre as aves do cu, sobre os animais domsticos, sobre os animais selvagens e sobre todos os rpteis que rastejam pela terra. Deus criou o ser humano sua imagem, criou-o imagem de Deus. Ele o criou homem e mulher. Deus abenoou-os, dizendo: Crescei e multiplicai-vos, enchei e dominai a terra. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do cu e sobre todos os animais que se movem na terra. Disse Deus: Dou-vos todas as plantas com semente que existem em toda a superfcie da terra, assim como todas as rvores de fruto com semente, para que vos sirvam de alimento.

196

TRDUO PASCAL

E a todos os animais da terra, a todas as aves do cu e a todos os seres vivos que se movem na terra dou as plantas verdes como alimento. E assim sucedeu. Deus viu tudo o que tinha feito: era tudo muito bom. Veio a tarde e, em seguida, a manh: foi o sexto dia. Assim se completaram o cu e a terra e tudo o que eles contm. Deus concluiu, no stimo dia, a obra que fizera e, no stimo dia, descansou do trabalho que tinha realizado. Palavra do Senhor.

LEITURA I

Forma breve

Gen 1, 1.26-31a

Deus viu tudo o que tinha feito: era tudo muito bom

Leitura do Livro do Gnesis No princpio, Deus criou o cu e a terra. Disse Deus: Faamos o homem nossa imagem e semelhana. Domine sobre os peixes do mar, sobre as aves do cu, sobre os animais domsticos, sobre os animais selvagens e sobre todos os rpteis que rastejam pela terra. Deus criou o ser humano sua imagem, criou-o imagem de Deus. Ele o criou homem e mulher. Deus abenoou-os, dizendo: Crescei e multiplicai-vos, enchei e dominai a terra. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do cu e sobre todos os animais que se movem na terra. Disse Deus: Dou-vos todas as plantas com semente que existem em toda a superfcie da terra, assim como todas as rvores de fruto com semente, para que vos sirvam de alimento. E a todos os animais da terra, a todas as aves do cu e a todos os seres vivos que se movem na terra dou as plantas verdes como alimento.

VIGLIA PASCAL

197

E assim sucedeu. Deus viu tudo o que tinha feito: era tudo muito bom. Veio a tarde e, em seguida, a manh: foi o sexto dia. Assim se completaram o cu e a terra e tudo o que eles contm. Deus concluiu, no stimo dia, a obra que fizera e, no stimo dia, descansou do trabalho que tinha realizado. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 103 (104), 1-2a.5-6.10.12.13-14.24.35c (R. cf. 30)

Refro: Enviai, Senhor, o vosso Esprito e renovai a face da terra. Bendiz, minha alma, o Senhor. Senhor, meu Deus, como sois grande! Revestido de esplendor e majestade, envolvido em luz como num manto! Fundastes a terra sobre alicerces firmes: no oscilar por toda a eternidade. Vs a cobristes com o manto do oceano, por sobre os montes pousavam as guas. Transformais as fontes em rios, que correm entre as montanhas. Nas suas margens habitam as aves do cu; por entre a folhagem fazem ouvir o seu canto. Com a chuva regais os montes, encheis a terra com o fruto das vossas obras. Fazeis germinar a erva para o gado e as plantas para o homem, que tira o po da terra. Como so grandes as vossas obras! Tudo fizestes com sabedoria: a terra est cheia das vossas criaturas. Glria a Deus para sempre!

198

TRDUO PASCAL

Ou

Salmo 32 (33), 4-5.6-7.12-13.20.22 (R. 5b)

Refro: A bondade do Senhor encheu a terra. A palavra do Senhor recta, da fidelidade nascem as suas obras. Ele ama a justia e a rectido: a terra est cheia da bondade do Senhor. A palavra do Senhor criou os cus, o sopro da sua boca os adornou. Foi Ele quem juntou as guas do mar e distribuiu pela terra os oceanos. Feliz a nao que tem o Senhor por seu Deus, o povo que Ele escolheu para sua herana. Do cu o Senhor contempla e observa todos os homens. A nossa alma espera o Senhor: Ele o nosso amparo e protector. Venha sobre ns a vossa bondade, porque em Vs esperamos, Senhor.

LEITURA II

Forma longa

Gen 22, 1-18

O sacrifcio do nosso pai Abrao

Leitura do Livro do Gnesis Naqueles dias, Deus quis pr prova Abrao e chamou-o: Abrao!. Ele respondeu: Aqui estou. Deus disse: Toma o teu filho, o teu nico filho, a quem tanto amas, Isaac, e vai terra de Mori, onde o oferecers em holocausto, num dos montes que Eu te indicar.

VIGLIA PASCAL

199

Abrao levantou-se de manh cedo, aparelhou o jumento, tomou consigo dois dos seus servos e o seu filho Isaac. Cortou a lenha para o holocausto e ps-se a caminho do local que Deus lhe indicara. Ao terceiro dia, Abrao ergueu os olhos e viu de longe o local. Disse ento aos servos: Ficai aqui com o jumento. Eu e o menino iremos alm fazer adorao e voltaremos para junto de vs. Abrao apanhou a lenha do holocausto e p-la aos ombros do seu filho Isaac. Depois, tomou nas mos o fogo e o cutelo e seguiram juntos o caminho. Isaac disse a Abrao: Meu pai. Ele respondeu: Que queres, meu filho? Isaac prosseguiu: Temos aqui fogo e lenha; mas onde est o cordeiro para o holocausto? Abrao respondeu: Deus providenciar o cordeiro para o holocausto, meu filho. E continuaram juntos o caminho. Quando chegaram ao local designado por Deus, Abrao levantou um altar e colocou a lenha sobre ele, atou seu filho Isaac e p-lo sobre o altar, em cima da lenha. Depois, estendendo a mo, puxou do cutelo para degolar o filho. Mas o Anjo do Senhor gritou-lhe do alto do Cu: Abrao, Abrao!. Aqui estou, Senhor, respondeu ele. O Anjo prosseguiu: No levantes a mo contra o menino, no lhe faas nenhum mal. Agora sei que na verdade temes a Deus, uma vez que no Me recusaste o teu filho, o teu filho nico. Abrao ergueu os olhos e viu atrs de si um carneiro, preso pelos chifres num silvado. Foi busc-lo e ofereceu-o em holocausto, em vez do filho. Abrao deu ao local este nome: O Senhor providenciar.

200

TRDUO PASCAL

E ainda hoje se diz: Sobre a colina o Senhor providenciar. O Anjo do Senhor chamou Abrao, do Cu, pela segunda vez, e disse-lhe: Por Mim prprio te juro __ orculo do Senhor __ j que assim procedeste e no Me recusaste o teu filho, o teu filho nico, abenoar-te-ei e multiplicarei a tua descendncia como as estrelas do cu e como a areia que est nas praias do mar, e a tua descendncia conquistar as portas das cidades inimigas. Porque obedeceste minha voz, na tua descendncia sero abenoadas todas as naes da terra. Palavra do Senhor.

LEITURA II

Forma breve

Gen 22, 1-2.9a.10-13.15-18

O sacrifcio do nosso pai Abrao

Leitura do Livro do Gnesis Naqueles dias, Deus quis pr prova Abrao e chamou-o: Abrao! Ele respondeu: Aqui estou. Deus disse: Toma o teu filho, o teu filho nico, a quem tanto amas, Isaac, e vai terra de Mori, onde o oferecers em holocausto, num dos montes que Eu te indicar. Quando chegaram ao local designado por Deus, Abrao levantou um altar e colocou a lenha sobre ele; depois, estendendo a mo, puxou do cutelo para degolar o filho. Mas o Anjo do Senhor gritou-lhe do alto do Cu: Abrao, Abrao! Aqui estou, Senhor, respondeu ele. O Anjo prosseguiu: No levantes a mo contra o menino, nem lhe faas nenhum mal.

VIGLIA PASCAL

201

Agora sei que na verdade temes a Deus, uma vez que no Me recusaste o teu filho, o teu filho nico. Abrao ergueu os olhos e viu atrs de si um carneiro, preso pelos chifres num silvado. Foi busc-lo e ofereceu-o em holocausto, em vez do filho. O Anjo do Senhor chamou Abrao, do Cu, pela segunda vez, e disse-lhe: Por Mim prprio te juro __ orculo do Senhor __ j que assim procedeste, e no Me recusaste o teu filho, o teu filho nico, abenoar-te-ei e abenoarei a tua descendncia como as estrelas do cu e como a areia que est nas praias do mar, e a tua descendncia conquistar as portas das cidades inimigas. Porque obedeceste minha voz, na tua descendncia sero abenoadas todas as naes da terra. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 15 (16), 5 e 8.9-10.11 (R. 1)

Refro: Defendei-me, Senhor: Vs sois o meu refgio. Ou: Guardai-me, Senhor, porque esperei em Vs. Senhor, poro da minha herana e do meu clice, est nas vossas mos o meu destino. O Senhor est sempre na minha presena, com Ele a meu lado no vacilarei. Por isso o meu corao se alegra e a minha alma exulta, e at o meu corpo descansa tranquilo. Vs no abandonareis a minha alma na manso dos mortos, nem deixareis o vosso fiel sofrer a corrupo. Dar-me-eis a conhecer os caminhos da vida, alegria plena em vossa presena, delcias eternas vossa direita.

202

TRDUO PASCAL

LEITURA III

Ex 14, 15 __ 15, 1

Os filhos de Israel penetraram no mar a p enxuto

Leitura do Livro do xodo Naqueles dias, disse o Senhor a Moiss: Porque ests a bradar por Mim? Diz aos filhos de Israel que se ponham em marcha. E tu ergue a tua vara, estende a mo sobre o mar e divide-o, para que os filhos de Israel entrem nele a p enxuto. Entretanto, vou permitir que se endurea o corao dos egpcios, que ho-de perseguir os filhos de Israel. Manifestarei ento a minha glria, triunfando do Fara, de todo o seu exrcito, dos seus carros e dos seus cavaleiros. Os egpcios reconhecero que Eu sou o Senhor, quando Eu manifestar a minha glria, vencendo o Fara, os seus carros e os seus cavaleiros. O Anjo de Deus, que seguia frente do acampamento de Israel, deslocou-se para a retaguarda. A coluna de nuvem que os precedia veio colocar-se atrs do acampamento e postou-se entre o campo dos egcios e o de Israel. A nuvem era tenebrosa de um lado e do outro iluminava a noite, de modo que, durante a noite, no se aproximaram uns dos outros. Moiss estendeu a mo sobre o mar, e o Senhor fustigou o mar, durante a noite, com um forte vento de leste. O mar secou e as guas dividiram-se. Os filhos de Israel penetraram no mar a p enxuto, enquanto as guas formavam muralha direita e esquerda. Os egpcios foram atrs deles: todos os cavalos do Fara, os seus carros e cavaleiros os seguiram pelo mar dentro.

VIGLIA PASCAL

203

Na viglia da manh, o Senhor olhou da coluna de fogo e da nuvem para o acampamento dos egpcios e lanou nele a confuso. Bloqueou as rodas dos carros, que dificilmente se podiam mover. Ento os egpcios disseram: Fujamos dos israelitas, que o Senhor combate por eles contra os egpcios. O Senhor disse a Moiss: Estende a mo sobre o mar, e as guas precipitar-se-o sobre os egpcios, sobre os seus carros e os seus cavaleiros. Moiss estendeu a mo sobre o mar e, ao romper da manh, o mar retomou o seu nvel normal, quando os egpcios fugiam na sua direco. E o Senhor precipitou-os no meio do mar. As guas refluram e submergiram os carros, os cavaleiros e todo o exrcito do Fara, que tinham entrado no mar, atrs dos filhos de Israel. Nem um s escapou. Mas os filhos de Israel tinham andado pelo mar a p enxuto, enquanto as guas formavam muralha direita e esquerda. Nesse dia, o Senhor salvou Israel das mos dos egpcios, e Israel viu os egpcios mortos nas praias do mar. Viu tambm o grande poder que o Senhor exercera contra os egpcios, e o povo temeu o Senhor, acreditou nEle e em seu servo Moiss. Ento Moiss e os filhos de Israel cantaram este hino em honra do Senhor: Cantemos ao Senhor, que fez brilhar a sua glria, precipitou no mar o cavalo e o cavaleiro. Palavra do Senhor.

204

TRDUO PASCAL

SALMO RESPONSORIAL

Ex 15, 1-2.3-4.5-6.17-18 (R. 1b)

Refro: Cantemos ao Senhor, que fez brilhar a sua glria. Ou: Deus fez maravilhas: o seu nome Senhor. Cantarei ao Senhor, que fez brilhar a sua glria: precipitou no mar o cavalo e o cavaleiro. O Senhor a minha fora e a minha proteco: a Ele devo a minha liberdade. Ele o meu Deus: eu O exalto; Ele o Deus de meu pai: eu O glorifico. O Senhor um guerreiro, Omnipotente o seu nome; precipitou no mar os carros do Fara e o seu exrcito. Os seus melhores combatentes afogaram-se no Mar Vermelho, foram engolidos pelas ondas, caram como pedra no abismo. A vossa mo direita, Senhor, revelou a sua fora, a vossa mo direita, Senhor, destroou o inimigo. Levareis o vosso povo e o plantareis na vossa montanha, na morada segura que fizestes, Senhor, no santurio que vossas mos construram. O Senhor reinar pelos sculos dos sculos.
LEITURA IV Is 54, 5-14

Na sua eterna misericrdia, o Senhor, teu Redentor, teve compaixo de ti

Leitura do Livro de Isaas O teu Criador, Jerusalm, ser o teu Esposo e o seu nome Senhor do Universo. O teu Redentor ser o Santo de Israel, que se chama Deus de toda a terra. Como mulher abandonada e de alma aflita, o Senhor volta a chamar-te: A esposa da juventude poder ser repudiada?, __ diz o teu Deus.

VIGLIA PASCAL

205

Por um momento abandonei-te, mas no meu grande amor volto a chamar-te. Num acesso de ira, escondi de ti a minha face, mas na minha misericrdia eterna tive compaixo de ti, diz o Senhor, teu Redentor. Comigo sucede como no tempo de No, quando jurei que as guas do dilvio no mais invadiriam a terra. Assim Eu juro no tornar a irritar-Me contra ti, no voltar a ameaar-te. Ainda que sejam abaladas as montanhas e vacilem as colinas, a minha misericrdia no te abandonar, a minha aliana de paz no vacilar, diz o Senhor, compadecido de ti. Pobre cidade, batida pela tempestade e desolada, vou assentar as tuas pedras sobre jaspe e os teus alicerces em safiras; vou fazer-te ameias de rubis, portas de cristal e todas as tuas muralhas de pedras preciosas. Todos os teus habitantes sero instrudos pelo Senhor e gozaro de uma grande paz. Sers fundada sobre a justia, longe da violncia, porque nada ters a temer, longe do pavor, porque no poder atingir-te. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 29 (30), 2 e 4.5-6.11 e 12a e 13b (R. 2a)

Refro: Eu Vos louvarei, Senhor, porque me salvastes. Eu Vos glorifico, Senhor, porque me salvastes e no deixastes que de mim se regozijassem os inimigos. Tirastes a minha alma da manso dos mortos, vivificastes-me para no descer ao tmulo.

206

TRDUO PASCAL

Cantai salmos ao Senhor, vs os seus fiis, e dai graas ao seu nome santo. A sua ira dura apenas um momento e a sua benevolncia a vida inteira. Ao cair da noite vm as lgrimas e ao amanhecer volta a alegria. Ouvi, Senhor, e tende compaixo de mim, Senhor, sede Vs o meu auxlio. Vs convertestes em jbilo o meu pranto: Senhor, meu Deus, eu Vos louvarei eternamente.

LEITURA V

Is 55, 1-11

Vinde a Mim e a vossa alma viver. Farei convosco uma aliana eterna

Leitura do Livro de Isaas Eis o que diz o Senhor: Todos vs que tendes sede, vinde nascente das guas. Vs que no tendes dinheiro, vinde, comprai e comei. Vinde e comprai, sem dinheiro e sem despesa, vinho e leite. Porque gastais o vosso dinheiro naquilo que no alimenta e o vosso trabalho naquilo que no sacia? Ouvi-Me com ateno e comereis o que bom, saboreareis manjares suculentos. Prestai-Me ouvidos e vinde a Mim, escutai-Me e vivereis. Firmarei convosco uma aliana eterna, com as graas prometidas a David. Fiz dele um testemunho para os povos, um chefe e legislador das naes. Chamars povos que no conhecias; naes que no te conheciam acorrero a ti, por causa do Senhor teu Deus, do Santo de Israel que te glorificou. Procurai o Senhor enquanto Se pode encontrar, invocai-O enquanto est perto.

VIGLIA PASCAL

207

Deixe o mpio o seu caminho e o homem perverso os seus pensamentos. Converta-se ao Senhor, que ter compaixo dele, ao nosso Deus, que generoso em perdoar. Porque os meus pensamentos no so os vossos, nem os vossos caminhos so os meus __ orculo do Senhor. Tanto quanto os cus esto acima da terra, assim os meus caminhos esto acima dos vossos e acima dos vossos esto os meus pensamentos. E assim como a chuva e a neve que descem do cu no voltam para l sem terem regado a terra, sem a haverem fecundado e feito produzir, para que d a semente ao semeador e o po para comer, assim a palavra que sai da minha boca no volta sem ter produzido o seu efeito, sem ter cumprido a minha vontade, sem ter realizado a sua misso. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Is 12, 2-3.4bcd.5-6 (R. 3)

Refro: Ireis com alegria s fontes da salvao. Ou: Das fontes da salvao, saciai-vos na alegria. Deus o meu Salvador, tenho confiana e nada temo. O Senhor a minha fora e o meu louvor. Ele a minha salvao. Tirareis gua, com alegria, das fontes da salvao. Agradecei ao Senhor, invocai o seu nome, Anunciai aos povos a grandeza das suas obras, proclamai a todos que o seu nome santo. Cantai ao Senhor, porque Ele fez maravilhas, anunciai-as em toda a terra. Entoai cnticos de alegria e exultai, habitantes de Sio, porque grande no meio de vs o Santo de Israel.

208

TRDUO PASCAL

LEITURA VI

Bar 3, 9-15.32 __ 4, 4

Caminha para o esplendor da luz do Senhor

Leitura do Livro de Baruc Escuta, Israel, os mandamentos da vida; inclina os teus ouvidos para aprenderes a prudncia. Porque ser, Israel, que te encontras em pas inimigo e envelheces em terra estrangeira? Porque te contaminaste com os mortos, foste contado entre os que descem ao sepulcro e abandonaste a fonte da Sabedoria. Se tivesses seguido o caminho de Deus, viverias em paz eternamente. Aprende onde est a prudncia, onde est a fora e a inteligncia, para conheceres tambm onde se encontra a longevidade e a vida, onde est a luz dos olhos e a paz. Quem descobriu a morada da Sabedoria? Quem penetrou nos seus tesouros? Aquele que tudo sabe conhece-a; descobriu-a com a sua inteligncia Aquele que firmou a terra para sempre, enchendo-a de animais quadrpedes, Aquele que envia a luz e ela vai, que a chama e ela obedece-Lhe tremendo. As estrelas brilham vigilantes nos seus postos cheias de alegria; Ele chama por elas e respondem: Aqui estamos e resplandecem alegremente para Aquele que as criou. Este o nosso Deus, e nenhum outro se Lhe pode comparar. Penetrou todos os caminhos da Sabedoria e mostrou-os a Jacob seu servo, a Israel seu predilecto. Depois, ela apareceu sobre a terra e habitou no meio dos homens. Ela o livro dos mandamentos de Deus e a lei que permanece eternamente.

VIGLIA PASCAL

209

Os que a seguirem alcanaro a vida, mas aqueles que a abandonarem morrero. Volta, Jacob e abraa-a, caminha para o esplendor da sua luz. No cedas a outros a tua glria, nem os teus privilgios a uma nao estrangeira. Felizes de ns, Israel, porque nos foi revelado o que agrada a Deus. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 18 (19), 8.9.10.11 (R. Jo 6, 68c)

Refro: Senhor, Vs tendes palavras de vida eterna. A lei do Senhor perfeita, ela reconforta a alma; as ordens do Senhor so firmes, do sabedoria aos simples. Os preceitos do Senhor so rectos e alegram o corao; os mandamentos do Senhor so claros e iluminam os olhos. O temor do Senhor puro e permanece eternamente; os juzos do Senhor so verdadeiros, todos eles so rectos. So mais preciosos que o ouro, o ouro mais fino; so mais doces que o mel, o puro mel dos favos.

210

TRDUO PASCAL

LEITURA VII

Ez 36, 16-17a.18-28

Derramarei sobre vs gua pura e dar-vos-ei um corao novo

Leitura da Profecia de Ezequiel A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: Filho do homem, quando os da casa de Israel habitavam na sua terra, mancharam-na com o seu proceder e as suas obras. Fiz-lhes ento sentir a minha indignao, por causa do sangue que haviam derramado no pas e dos dolos com que o tinham profanado. Dispersei-os entre as naes, espalhei-os entre os outros povos; julguei-os segundo o seu proceder e as suas obras. Em todas as naes para onde foram, profanaram o meu santo nome; e por isso se dizia deles: So o povo do Senhor: tiveram de deixar a sua terra. Quis ento salvar a honra do meu santo nome, que a casa de Israel profanara entre as naes para onde tinha ido. Por isso, diz casa de Israel: Assim fala o Senhor Deus: No fao isto por causa de vs, Israelitas, mas por causa do meu santo nome, que profanastes entre as naes para onde fostes. Manifestarei a santidade do meu grande nome, profanado por vs entre as naes para onde fostes. E as naes reconhecero que Eu sou o Senhor __ orculo do Senhor Deus __ quando a seus olhos Eu manifestar a minha santidade, a vosso respeito. Ento retirar-vos-ei de entre as naes, reunir-vos-ei de todos os pases, para vos restabelecer na vossa terra. Derramarei sobre vs gua pura e ficareis limpos de todas as imundcies; e purificar-vos-ei de todos os falsos deuses. Dar-vos-ei um corao novo e infundirei em vs um esprito novo.

VIGLIA PASCAL

211

Arrancarei do vosso peito o corao de pedra e dar-vos-ei um corao de carne. Infundirei em vs o meu esprito e farei que vivais segundo os meus preceitos, que observeis e ponhais em prtica as minhas leis. Habitareis na terra que dei a vossos pais; sereis o meu povo e Eu serei o vosso Deus. Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 41 (42), 2-3.5; 42 (43), 3-4 (R. 41 (42), 2)

Refro: Como suspira o veado pelas correntes das guas, assim minha alma suspira por Vs, Senhor. Ou: Como o veado em busca das guas, assim, Deus, a minha alma Vos deseja. Como suspira o veado pelas correntes das guas, assim minha alma suspira por Vs, Senhor. Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: Quando irei contemplar a face de Deus? A minha alma estremece ao recordar quando passava em cortejo para o templo do Senhor, entre as vozes de louvor e de alegria da multido em festa. Enviai a vossa luz e verdade, sejam elas o meu guia e me conduzam vossa montanha santa e ao vosso santurio. E eu irei ao altar de Deus, a Deus que a minha alegria. Ao som da ctara Vos louvarei, Senhor, meu Deus.

212

TRDUO PASCAL

________________________________________________ Quando se celebra o Baptismo, pode dizer-se, em vez deste salmo, o cntico de Is 12, como acima (depois da Leitura V); ou ainda o Salmo 50 (51), como segue:
Salmo 50 (51), 12-13.14-15.18-19 (R. 12a)

Refro: Criai em mim, Senhor, um corao puro. Criai em mim, Deus, um corao puro e fazei nascer dentro de mim um esprito firme. No queirais repelir-me da vossa presena e no retireis de mim o vosso esprito de santidade. Dai-me de novo a alegria da vossa salvao e sustentai-me com esprito generoso. Ensinarei aos pecadores os vossos caminhos, e os transviados ho-de voltar para Vs. No do sacrifcio que Vos agradais e, se eu oferecer um holocausto, no o aceitareis. Sacrifcio agradvel a Deus o esprito arrependido: no desprezareis, Senhor, um esprito humilhado e contrito.
________________________________________________

EPSTOLA

Rom 6, 3-11

Cristo, ressuscitado dos mortos, j no pode morrer

Leitura da Epstola do apstolo So Paulo aos Romanos Irmos: Todos ns que fomos baptizados em Jesus Cristo fomos baptizados na sua morte. Fomos sepultados com Ele pelo Baptismo na sua morte, para que, assim como Cristo ressuscitou dos mortos pela glria do Pai, tambm ns vivamos uma vida nova.

VIGLIA PASCAL

213

Se, na verdade, estamos totalmente unidos a Cristo pela semelhana da sua morte, tambm o estaremos pela semelhana da sua ressurreio. Bem sabemos que o nosso homem velho foi crucificado com Cristo, para que fosse destrudo o corpo do pecado e no mais fssemos escravos dele. Quem morreu est livre do pecado. Se morremos com Cristo, acreditamos que tambm com Ele viveremos, sabendo que, uma vez ressuscitado dos mortos, Cristo j no pode morrer; a morte j no tem domnio sobre Ele. Porque na morte que sofreu, Cristo morreu para o pecado de uma vez para sempre; mas a sua vida uma vida para Deus. Assim vs tambm, considerai-vos mortos para o pecado e vivos para Deus, em Cristo Jesus. Palavra do Senhor.
SALMO RESPONSORIAL Salmo 117 (118), 1-2.16ab-17.22-23 (R. Aleluia)

Refro: Aleluia. Aleluia. Aleluia. Dai graas ao Senhor, porque Ele bom, porque eterna a sua misericrdia. Diga a casa de Israel: eterna a sua misericrdia. A mo do Senhor fez prodgios, a mo do Senhor foi magnfica. No morrerei, mas hei-de viver, para anunciar as obras do Senhor. A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se pedra angular. Tudo isto veio do Senhor: admirvel aos nossos olhos.

214

TRDUO PASCAL

EVANGELHO

Lc 24, 1-12

Porque buscais entre os mortos Aquele que est vivo?

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Lucas No primeiro dia da semana, ao romper da manh, as mulheres que tinham vindo com Jesus da Galileia foram ao sepulcro, levando os perfumes que tinham preparado. Encontraram a pedra do sepulcro removida e, ao entrarem, no acharam o corpo do Senhor Jesus. Estando elas perplexas com o sucedido, apareceram-lhes dois homens com vestes resplandecentes. Ficaram amedrontadas e inclinaram o rosto para o cho, enquanto eles lhes diziam: Porque buscais entre os mortos Aquele que est vivo? No est aqui: ressuscitou. Lembrai-vos como Ele vos falou, quando ainda estava na Galileia: O Filho do homem tem de ser entregue s mos dos pecadores, tem de ser crucificado e ressuscitar ao terceiro dia. Elas lembraram-se ento das palavras de Jesus. Voltando do sepulcro, foram contar tudo isto aos Onze, bem como a todos os outros. Eram Maria Madalena, Joana e Maria, me de Tiago. Tambm as outras mulheres que estavam com elas diziam isto aos Apstolos. Mas tais palavras pareciam-lhes um desvario, e no acreditaram nelas. Entretanto, Pedro ps-se a caminho e correu ao sepulcro. Debruando-se, viu apenas as ligaduras e voltou para casa admirado com o que tinha sucedido. Palavra da salvao.

Missa no Dia de Pscoa

LEITURA I

Actos 10, 34a.37-43

Comemos e bebemos com Ele, depois de ter ressuscitado dos mortos

Leitura dos Actos dos Apstolos Naqueles dias, Pedro tomou a palavra e disse: Vs sabeis o que aconteceu em toda a Judeia, a comear pela Galileia, depois do baptismo que Joo pregou: Deus ungiu com a fora do Esprito Santo a Jesus de Nazar, que passou fazendo o bem e curando a todos os que eram oprimidos pelo Demnio, porque Deus estava com Ele. Ns somos testemunhas de tudo o que Ele fez no pas dos Judeus e em Jerusalm; e eles mataram-nO, suspendendo-O na cruz. Deus ressuscitou-O ao terceiro dia e permitiu-Lhe manifestar-Se, no a todo o povo, mas s testemunhas de antemo designadas por Deus, a ns que comemos e bebemos com Ele, depois de ter ressuscitado dos mortos. Jesus mandou-nos pregar ao povo e testemunhar que Ele foi constitudo por Deus juiz dos vivos e dos mortos. dEle que todos os profetas do o seguinte testemunho: quem acredita nEle recebe pelo seu nome a remisso dos pecados. Palavra do Senhor.

216

TRDUO PASCAL

SALMO RESPONSORIAL

Salmo 117 (118), 1-2.16ab-17.22-23 (R. 24)

Refro: Este o dia que o Senhor fez: exultemos e cantemos de alegria. Ou: Aleluia. Dai graas ao Senhor, porque Ele bom, porque eterna a sua misericrdia. Diga a casa de Israel: eterna a sua misericrdia. A mo do Senhor fez prodgios, a mo do Senhor foi magnfica. No morrerei, mas hei-de viver, para anunciar as obras do Senhor. A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se pedra angular. Tudo isto veio do Senhor: admirvel aos nossos olhos.

LEITURA II

Col 3, 1-4

Aspirai s coisas do alto, onde est Cristo

Leitura da Epstola do apstolo So Paulo aos Colossenses Irmos: Se ressuscitastes com Cristo, aspirai s coisas do alto, onde est Cristo, sentado direita de Deus. Afeioai-vos s coisas do alto e no s da terra. Porque vs morrestes, e a vossa vida est escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que a vossa vida, Se manifestar, tambm vs vos haveis de manifestar com Ele na glria. Palavra do Senhor.

DIA DE PSCOA

217

_________________________
Ou 1 Cor 5, 6b-8

Purificai-vos do velho fermento, para serdes uma nova massa

Leitura da Primeira Epstola do apstolo So Paulo aos Corntios Irmos: No sabeis que um pouco de fermento leveda toda a massa? Purificai-vos do velho fermento, para serdes uma nova massa, visto que sois pes zimos. Cristo, o nosso cordeiro pascal, foi imolado. Celebremos a festa, no com fermento velho, nem com fermento de malcia e perversidade, mas com os pes zimos da pureza e da verdade. Palavra do Senhor. _________________________

SEQUNCIA

Vtima pascal ofeream os cristos sacrifcios de louvor. O Cordeiro resgatou as ovelhas: Cristo, o Inocente, reconciliou com o Pai os pecadores. A morte e a vida travaram um admirvel combate: Depois de morto, vive e reina o Autor da vida.

218

TRDUO PASCAL

Diz-nos, Maria: Que viste no caminho? Vi o sepulcro de Cristo vivo e a glria do Ressuscitado. Vi as testemunhas dos Anjos, vi o sudrio e a mortalha. Ressuscitou Cristo, minha esperana: preceder os seus discpulos na Galileia. Sabemos e acreditamos: Cristo ressuscitou dos mortos: Rei vitorioso, tende piedade de ns.

ALELUIA

1 Cor 5, 7b-8a

Refro: Aleluia.

Repete-se Refro

Cristo, nosso cordeiro pascal, foi imolado: celebremos a festa do Senhor.

EVANGELHO

Jo 20, 1-9

Ele tinha de ressuscitar dos mortos

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi de manhzinha, ainda escuro, ao sepulcro e viu a pedra retirada do sepulcro. Correu ento e foi ter com Simo Pedro e com o discpulo predilecto de Jesus e disse-lhes: Levaram o Senhor do sepulcro e no sabemos onde O puseram. Pedro partiu com o outro discpulo e foram ambos ao sepulcro.

DIA DE PSCOA

219

Corriam os dois juntos, mas o outro discpulo antecipou-se, correndo mais depressa do que Pedro, e chegou primeiro ao sepulcro. Debruando-se, viu as ligaduras no cho, mas no entrou. Entretanto, chegou tambm Simo Pedro, que o seguira. Entrou no sepulcro e viu as ligaduras no cho e o sudrio que tinha estado sobre a cabea de Jesus, no com as ligaduras, mas enrolado parte. Entrou tambm o outro discpulo que chegara primeiro ao sepulcro: viu e acreditou. Na verdade, ainda no tinham entendido a Escritura, segundo a qual Jesus devia ressuscitar dos mortos. Palavra da salvao.

Em vez deste Evangelho, pode ler-se o que se leu na Viglia da Noite Santa. Nas missas vespertinas pode ler-se o Evangelho de Lc 24, 13-35.

EVANGELHO

(Facultativo para as Missas vespertinas)

Lc 24, 13-35

Ficai connosco, Senhor, porque vem caindo a noite

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Lucas Dois dos discpulos de Jesus iam a caminho duma povoao chamada Emas, que ficava a duas lguas de Jerusalm. Conversavam entre si sobre tudo o que tinha sucedido. Enquanto falavam e discutiam, Jesus aproximou-Se deles e ps-Se com eles a caminho. Mas os seus olhos estavam impedidos de O reconhecerem.

220

TRDUO PASCAL

Ele perguntou-lhes: Que palavras so essas que trocais entre vs pelo caminho?. Pararam, com ar muito triste, e um deles, chamado Clofas, respondeu: Tu s o nico habitante de Jerusalm a ignorar o que l se passou nestes dias. E Ele perguntou: Que foi?. Responderam-Lhe: O que se refere a Jesus de Nazar, profeta poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo; e como os prncipes dos sacerdotes e os nossos chefes O entregaram para ser condenado morte e crucificado. Ns espervamos que fosse Ele quem havia de libertar Israel. Mas, afinal, j o terceiro dia depois que isto aconteceu. verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos sobressaltaram: foram de madrugada ao sepulcro, no encontraram o corpo de Jesus e vieram dizer que lhes tinham aparecido uns Anjos a anunciar que Ele estava vivo. Alguns dos nossos foram ao sepulcro e encontraram tudo como as mulheres tinham dito. Mas a Ele no O viram. Ento Jesus disse-lhes: Homens sem inteligncia e lentos de esprito para acreditar em tudo o que os profetas anunciaram! No tinha o Messias de sofrer tudo isso para entrar na sua glria?. Depois, comeando por Moiss e passando pelos Profetas, explicou-lhes em todas as Escrituras o que Lhe dizia respeito. Ao chegarem perto da povoao para onde iam, Jesus fez meno de seguir para diante. Mas eles convenceram-nO a ficar, dizendo: Ficai connosco, porque o dia est a terminar e vem caindo a noite.

DIA DE PSCOA

221

Jesus entrou e ficou com eles. E quando Se ps mesa, tomou o po, recitou a bno, partiu-o e entregou-lho. Nesse momento abriram-se-lhes os olhos e reconheceram-nO. Mas Ele desapareceu da sua presena. Disseram ento um para o outro: No ardia c dentro o nosso corao, quando Ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?. Partiram imediatamente de regresso a Jerusalm e encontraram reunidos os Onze e os que estavam com eles, que diziam: Na verdade, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simo. E eles contaram o que tinha acontecido no caminho e como O tinham reconhecido ao partir o po. Palavra da salvao.

Das könnte Ihnen auch gefallen