Sie sind auf Seite 1von 3

O importante ... Mudanas relacionadas idade so especficas em cada um de ns e em cada rgo.

. Comeam em diferentes partes do corpo, em momentos diferentes e com um ritmo diferente. como se cada um de ns iniciasse a corrida para o envelhecimento com os ps numa determinada linha de partida. Hoje, os avanos da medicina com a Sade do Idoso, permite proporcionar a todos uma melhor qualidade de vida, dando oportunidade de fazer com que desfrutem os prazeres que ela oferece. Todos ns sofremos envelhecimento na voz! Isso acontece porque um fenmeno natural...

Em casos de dvidas: Estaremos disposio para maiores informaes: DIA: Todas as quintas-feiras HORA: 08:30 s 11:30 e das 13:30 s 16:30 LOCAL: Centro de educao Ambiental (CEA) da APARU do Jequi, na Praa So Pedro.

PRESBIFONIA OU VOZ SENIL


AS ALTERAES NA VOZ DO IDOSO

FONOAUDIOLOGIA UFRJ

"O silncio , depois da palavra, o segundo poder do mundo" Autor desconhecido

As mudanas biolgicas marcam o envelhecimento natural. Algumas mudanas, como cor dos cabelos, rugas na pele, diminuio da agilidade dos movimentos, flacidez muscular e reduo da capacidade respiratria, entre outros, so mais comuns. Mas, e a voz? Ser que as pessoas percebem que ela tambm envelhece? E mais, ser que as pessoas sabem que podem rejuvenescer a voz? A voz tambm pode envelhecer. Chamamos de PRESBIFONIA o envelhecimento natural da voz tanto em homens como em mulheres idosas. A voz envolve msculos e com o passar do tempo eles vo perdendo a rigidez, como qualquer outra parte do corpo. Portanto, comum nas pessoas idosas haver a instabilidade da voz, que se torna trmula e mais fraca. ...Porm, o grau de deteriorao da voz depende de cada indivduo, de sua sade fsica e psicolgica e de sua histria de vida, alm de fatores raciais, alimentares, hereditrios, sociais e ambientais.

Como perceber a presbifonia? percebido quando a voz fica instvel, fraca, trmula e com ntido aumento de nasalidade. Essas alteraes na voz so mais precoces nas mulheres e coincidem com as mudanas hormonais da menopausa, deixando-as com uma voz mais grossa (grave). Porm, so mais acentuadas nos homens, que ficam com as vozes mais finas (agudas) e mais instveis. Todos esses sintomas so refletidos pela diminuio da fora muscular dos rgos fonoarticulatrios (pulmo, traquia, laringe, faringe, toda a regio da boca e nariz, face).

Como um fonoaudilogo pode ajudar na recuperao da sua voz? "A ajuda de um fonoaudilogo pode facilitar o tratamento e garantir que a voz continue sendo um importante instrumento para melhorar a vida do serhumano" Assim como outros rgos do corpo humano, a voz tambm precisa de exerccios para adiar esse envelhecimento, e com a ajuda de um fonoaudilogo so feitos exerccios que ajudam a melhorar a articulao e projeo do som, assim como a respirao.

A Fonoaudiologia alerta que cada caso deve ser analisado Os cuidados imediatos que devem ser levados em conta individualmente, sempre com uma equipe de vrios profissionais, composta Aparecendo os sintomas das alteraes por mdicos e fonoaudilogos. vocais, a pessoa idosa deve procurar o mdico otorrinolaringologista de sua confiana e fazer um exame clnico. O mdico, por sua vez, ter o procedimento de encaminhar o idoso para a avaliao e diagnstico fonoaudiolgicos, que se seguem da fonoterapia (terapia/tratamento para a voz) adequada para cada caso.

Das könnte Ihnen auch gefallen