Sie sind auf Seite 1von 44

Direito das Obrigaes

Cdigo Civil: disposio

Parte Geral 232 artigos

Pessoas Bens Fatos Jurdicos


Obrigaes Empresa Coisas Famlia Sucesses

Parte Especial

Prof. Clarisse Stephan

Direito das Obrigaes


Direito das Obrigaes
-> Atos lcitos -> Atos ilcitos

Atos Lcitos ->Negcio Jurdico -> Ato Jurdico stricto sensu -> Ato-fato Jurdico
Atos Ilctos -> Responsabilidade Civil Art.186 e 187, CC/02.

Prof. Clarisse Stephan

Direito das Obrigaes


Conceito tradicional: Obrigao vnculo jurdico que, unindo dois ou

mais sujeitos, determina que um deles dever satisfazer uma prestao em benefcio do segundo.

Prestao (objeto da relao) A---------------------------------B dar/fazer/no fazer

Prestao se consubstanciar em dar, fazer ou no fazer (conduta omissiva).

Prof. Clarisse Stephan

Direito das Obrigaes


Teoria dualista -> duas sub-relaes ou dois momentos distintos
Shuld Haftung

A----------------------------B

Dbito Dar/Fazer /No Fazer -> dever de satisfazer a prestao ajustada. Dever incumbe ao devedor principal. Responsabilidade Inadimplemento -> 2 momento. Dbito cumprido com pontualidade no gera responsabilidade.

Prof. Clarisse Stephan

Direito das Obrigaes


Responsabilizao: imputao de efeitos a uma conduta.
H responsabilizao em vrios mbitos jurdicos.

Analogia com Direito Penal


Crime: violao de um dever genrico insculpido na lei. H um dbito genrico. Todos ns somos obrigados a no violar objetos jurdicos tutelados pela lei penal. Crime ->algum violou dbito colocado na lei penal.

Prof. Clarisse Stephan

Direito das Obrigaes


Direito Civil h responsabilidade extracontratual por violao do
neminem laedere. Violao a esse princpio deflagra responsabilidade civil.

Direito das Obrigaes -> dbito dever especfico imposto pela


vontade das partes.

Violao de dbito no Direito das Obrigaes, decorrentes de atos lcitos, envolve responsabilidades especficas, que nascem da vontade das partes.

Prof. Clarisse Stephan

Direito das Obrigaes


Pretenso: poder de exigibilidade da prestao no cumprida. Poder
de exigir a prestao que no fora cumprida que a lei confere quele que teve seus interesses violados. Se o devedor se recusar a cumprir voluntariamente, ter o credor a fora coercitiva do Estado para fazer valer sua pretenso.

Para muitos autores, o segundo momento seria sinnimo de pretenso. Art. 189, CC/02. Dvida prescrita- existe dbito, mas est extinta a responsabilidade. No h possibilidade de se invadir o patrimnio do devedor de dvida prescrita.

Prof. Clarisse Stephan

Direito das Obrigaes

Responsabilidade: autorizao que o ordenamento jurdico confere ao credor no satisfeito no seu direito de receber a prestao para que possa invadir o patrimnio do devedor e retirar desse a quantia necessria ou o bem/servio contratado.
Violao a um direito subjetivo de receber uma prestao faz surgir uma pretenso. Essa nasce no momento em que surge o inadimplemento.

Prof. Clarisse Stephan

Direito das Obrigaes

Regra geral: responsabilidade recai sobre o patrimnio, mas ainda


existe responsabilidade pessoal.

Artigo 398, CC/02 No cumprida a obrigao, responde o devedor com seu patrimnio.

Prof. Clarisse Stephan

Direito das Obrigaes


LOCALIZAO NO CDIGO E IMPORTNCIA

O Direito das Obrigaes modernamente considerado o principal livro da parte especial do atual Cdigo, isso porque parte da teoria geral volta-se justamente para o direito obrigacional. Nas palavras de Fernando Noronha o direito das obrigaes disciplina especialmente trs coisas: as relaes de intercambio de bens entre as pessoas e de prestao de servios (obrigaes negociais), a reparao de danos que umas pessoas causem a outras (responsabilidade civil geral, ou em sentido estrito) e, no caso de benefcios indevidamente auferidos com o aproveitamento de bens ou direitos de outras pessoas, a sua devoluo ao respectivo titular (enriquecimento sem causa).

Prof. Clarisse Stephan

Direito das Obrigaes


HISTRICO O surgimento da idia de obrigaes ocorreu com o carter coletivo, quando um grupo empreendia negociaes e estabelecia comercio com outro grupo. O vnculo comprometia a todos, ainda que os participantes da negociao no fossem mais que uma parte ou uma delegao da tribo. No ha momento certo de distino do momento da coletivizao para a individualizao das obrigaes, ao contrario, as duas formas conviveram por longo tempo. Na passagem da obrigao coletiva para a individual conservou-se o sentido criminal ou deletou da responsabilidade e fixou-se que o homem, subordinado ao compromisso, era adstrito a honr-lo , no porque j

Prof. Clarisse Stephan

Direito das Obrigaes


estivesse elaborada a convico de que a palavra empenhada gerava uma obrigao, porm em razo de movimentar-se o aparelho contra aquele que faltava ao prometido, de forma a sujeita-lo a observncia da obrigao, ou puni-lo pessoalmente por causa do inadimplemento.

No direito romano, no princpio, em razo da pessoalidade do vnculo, o devedor se achava comprometido e respondia com o prprio corpo pelo seu cumprimento, estabelecendo-se o poder do credor sobre ele, compatvel com a reduo do obrigado a condio de escravo. Poderia haver concurso de credores, recebendo cada qual o seu pedao do corpo do inadimplente.

Prof. Clarisse Stephan

Direito das Obrigaes


LEI DAS XII TBUAS (462 a. C) TBUA TERCEIRA - Dos direitos de crdito 1. Se o depositrio, de ma -f, pratica alguma falta com relao ao depsito, que seja condenado em dobro. 2. Se algum coloca o seu dinheiro a juros superiores a um por cento ao ano, que seja condenado a devolver o qudruplo. 3. O estrangeiro jamais poder adquirir bem algum por usucapio. 4. Aquele que confessa dvida perante o magistrado condenado, tendo 30 dias para pagar. 5. Esgotados os 30 dias e no tendo pago, que seja agarrado e levado a presena do magistrado. 6. Se no paga e ningum se apresenta como fiador, que o devedor seja levado pelo seu credor e amarrado pelo pescoo e ps com cadeias com peso ate o mximo de 15 libras, ou menos, se assim o quiser o credor. 7. O devedor preso vivera a sua custa, se quiser; se no quiser o credor que o manter preso dar-lhe por dia uma libra de po ou mais, a seu critrio. 8. Se no ha conciliao, que o devedor fique preso por 60 dias, durante os quais ser conduzido em 3 dias, de feira ao comitium onde so proclamara em altas vozes, o valor da divida. 9. Se so muitos os credores, e permitido, depois do terceiro dia de feira, dividir o corpo do devedor em tantos pedaos quantos sejam os credores, no importando cortar mais ou menos;

Prof. Clarisse Stephan

Direito das Obrigaes


Lex Papiria (428 a.C.) - abolida a execuo sobre a pessoa do devedor, projetando-se a responsabilidade sobre seus bens.
O Cdigo napolenico (1804) profundamente influenciado pelas transformaes econmicas vivenciadas a partir partir do Renascimento estabelecia que, no patrimnio do devedor, os credores encontrariam as garantias para o caso de inadimplemento.

Prof. Clarisse Stephan

Direito das Obrigaes


Na atualidade, substitui-se a noo de vnculo pela idia de RELAO

OBRIGACIONAL. O devedor no est mais submetido pessoa do credor, mas sim subordinado prestao. Da o interesse do devedor em exonerar-se da relao obrigacional.
Credores e devedores no estabelecem relao de subordinao, mas de

cooperao, a fim de que o adimplemento verifique-se da forma mais satisfatria ao credor e menos onerosa ao devedor
Preserva-se, portanto, o princpio constitucional da solidariedade e, em

ltima instncia, o ncleo da dignidade da pessoa humana.

Prof. Clarisse Stephan

Direito das Obrigaes


Caio Mrio da Silva Pereira Obrigao o vnculo jurdico em virtude do qual uma pessoa pode exigir de outra uma prestao economicamente aprecivel. Carlos Roberto Gonalves- a obrigao vnculo jurdico que confere ao credor (sujeito ativo) o direito de exigir do devedor (sujeito passivo) o cumprimento de determinada prestao. Corresponde a uma relao de natureza pessoal, de crdito e dbito, de carter transitrio (extingue-se pelo cumprimento), cujo objeto consiste numa prestao economicamente afervel.

Prof. Clarisse Stephan

Direito das Obrigaes


CARACTERSTICAS:

1- Carter transeunte;
2 Vnculo jurdico entre as partes; 3- Carter patrimonial;

4- Prestao positiva ou negativa.

Prof. Clarisse Stephan

Direito das Obrigaes


Karl Larenz obrigao como um processo voltado para um fim.

Marco Aurlio Viana - Se faltar cooperao no processo de satisfao da prestao, ocorre a reparao pela presena da responsabilidade civil. Boa-f objetiva.

Maria Celina Bodin de Moraes - contrato deixou de ser simples instrumento de atuao da autonomia privada. Enfoque a busca do concreto equilbrio entre partes contratantes, atravs do balanceamento das prestaes, da vedao da excessiva onerosidade.

Prof. Clarisse Stephan

Direito das Obrigaes


Novas construes: 1- Obrigaes se caracterizam menos como um dever do obrigado, mas especialmente como um direito do credor. 2 -Surgimento de novas obrigaes.

3- Ttulos de crdito e patrimnios imateriais.

Prof. Clarisse Stephan

Direito das Obrigaes


Segundo Miguel Reale, o novo cdigo tem como alicerce trs princpios:

princpios da Eticidade, Socialidade e Operabilidade.


Todos somos portadores de direitos subjetivos, que nada mais so do

que o poder de agir do indviduo, concedido e tutelado pelo ordenamento, a fim de que possa satisfazer um interesse prprio, pretendendo de outra pessoa um determinado comportamento.
Todavia, os ordenamentos jurdicos posteriores a Segunda Guerra

Mundial comearam a perceber que todo o direito subjetivo deveria, necessariamente, corresponder uma funo. Transportando a idia para o direito, o termo funo significa finalidade.

Prof. Clarisse Stephan

Direito das Obrigaes


O ordenamento jurdico concede a algum um direito subjetivo para que satisfaa um interesse prprio, mas com a condio de que a satisfao individual no lese as expectativas coletivas que lhe rodeiam.

Existem, ento, limites ao exerccio de direitos subjetivos e eles sero

dados pela sociedade. Trata-se de limite interno e positivo. Interno, pois ingressa na prpria estrutura do direito subjetivo, concedendo-lhe dinamismo e finalidade; positivo, pois a funo social no objetiva inibir o exerccio do direito subjetivo. Pelo contrrio, procura valorizar e legitimar a atuao do indivduo.

Prof. Clarisse Stephan

Direito das Obrigaes


3) OBRIGAO COMPLEXA/OBRIGAO COMO UM PROCESSO

Clvis do Couto e Silva pondera que o tratamento da relao obrigacional como totalidade define uma ordem de cooperao em que o credor e devedor no ocupam posies antagnicas.
As

obrigaes emanadas de negcios jurdicos so complexas, acrescendo-se as obrigaes principais os chamados deveres anexos ou laterais, oriundos da boa-f objetiva. Seriam obrigaes de conduta honesta e leal entre as partes, baseadas em deveres de proteco, informao e cooperao, a fim de que no sejam frustradas as legitimas expectativas de confiana dos contratantes quanto ao fiel cumprimento da obrigao principal derivada da autonomia privada

Prof. Clarisse Stephan

Direito das Obrigaes


Fernando

Noronha [obrigao] um conjunto de comportamentos inter-relacionados, satisfazendo quase sempre necessidades de natureza econmica, valorados pelo direito e sofrendo a influencia de numerosos fatores do meio econmico e social em que se desenvolvem. As obrigaes emanadas de negcios jurdicos so complexas, acrescendo-se as obrigaes principais os chamados deveres anexos ou laterais, oriundos da boa-f objetiva. Seriam obrigaes de conduta honesta e leal entre as partes, baseadas em deveres de proteco, informao e cooperao, a fim de que no sejam frustradas as legitimas expectativas de confiana dos contratantes quanto ao fiel cumprimento da obrigao principal derivada da autonomia privada.

Prof. Clarisse Stephan

Direito das Obrigaes

4) OBRIGAO: CONCEITO E CARACTERSTICAS

Prof. Clarisse Stephan

Direito das Obrigaes


A )Elemento subjetivo: sujeito determinado ou determinvel, a ser

determinado no momento da execuo.


B) Elemento objetivo: objeto lcito, possvel e determinado ou

determinvel.
Gustavo Tepedino: a patrimonialidade est ligada execuo. O fato de

ser ela conversvel em pecnia no impede que no possua carter patrimonial. Fernando Noronha, por outro lado, exemplifica obrigaes sem contedo patrimonial: procurao para inscrio em vestibular e para casamento com noivos residentes em pases ou cidades distantes.

Prof. Clarisse Stephan

Direito das Obrigaes


C) Vnculo Jurdico: meio pelo qual se relacionam credor e devedor.

A obrigao propicia o surgimento de uma relao pessoal na medida

em que vincula sujeitos de direitos a um dever de prestar.


A responsabilidade patrimonial no atua apenas na funo de garantia

contra o eventual inadimplemento do devedor obrigacional, detendo ainda um carter coercitivo, pois constrange o devedor a satisfazer voluntariamente a prestao.

Prof. Clarisse Stephan

Direito das Obrigaes


Boa-f objetiva e deveres anexos.

O Cdigo Civil de 1916 preocupava-se demasiadamente com um rigor em sua forma e mantinha a individualidade como tema central de sua ideologia, principalmente na matria contratual e na proteo. da propriedade. O primeiro diploma a consagrar a boa-f objetiva em nosso ordenamento foi o Cdigo de Defesa do Consumidor (lei 8.078/90, em seu artigo 4o, inciso III e artigo 51, inciso IV). Com a evoluo da jurisprudncia e doutrina e advento da Constituio o conceito acabou por ser inserido tambm no novo Cdigo Civil . Em especial, a boa-f no Brasil tem intima relao com a Constituio, pois fundamentada em quatro de suas clausula: dignidade da pessoa humana (art. 1o, III, da CF), livre iniciativa (artigo 1o, inciso IV da CF), solidariedade social (art. 3o, I,da CF) e igualdade substancial (artigo 3o, inciso III, da CF).

Prof. Clarisse Stephan

Direito das Obrigaes


A boa-f objetiva obriga as partes a terem comportamento compatvel

com os fins econmicos e sociais pretendidos objetivamente pela operao negocial. No mbito obrigacional, portanto, o princpio da boa-f impe um padro de conduta a ambos os contratantes no sentido de recproca cooperao, com considerao dos interesses comuns, em vista de se alcanar o efeito prtico que justifica a prpria existncia da obrigao.
A boa-f objetiva possui trs funes essenciais, quais sejam: vetor

interpretativo (artigo 113); norma de criao de deveres jurdicos (artigo 422); e norma de limitao ao exerccio de direitos subjetivos (artigo 187).

Prof. Clarisse Stephan

Direito das Obrigaes Estudo de Caso


RECURSO ESPECIAL n 758.518 - pr (2005/0096775-4) relator :
Ministro Vasco Della Giustina (desembargador convocado do TJ/RS) rgo Julgador T3 - TERCEIRA TURMA Data do Julgamento 17/06/2010 Data da Publicao/Fonte DJe 28/06/2010 REPDJe 01/07/2010
A r. sentena reconheceu o direito da apelante indenizao pela privao

do uso do imvel at dezembro de 1999, ms do abandono da unidade pelo compromissrio-comprador de acordo com a MMa. Juza. Sustenta-se no recurso, entretanto, que no se conhece do momento exato da desocupao, mas que logo seria certo: o recorrido teria de necessariamente colocar o imvel disposio da recorrente e que como isso no ocorreu, os prejuzos se estenderam at a sentena que resolveu o contrato de compromisso de compra e venda e ordenou a reintegrao da promitente-vendedora na posse do imvel.

Prof. Clarisse Stephan

Direito das Obrigaes Estudo de Caso


[...]
Ainda, enquanto no reintegrada na posse, a apelante no poderia dispor do imvel, alug-lo, por exemplo, o que ele somente veio a conseguir em 10 de fevereiro de 2004 (fls. 88 a 91). Analise, em abstrato, o quanto seria devido, em indenizao, pelo promissrio-comprador ao promissrio-vendedor que teve seu direito violado pela ausncia de comunicao da desistncia do negcio pela primeira parte.

Prof. Clarisse Stephan

Julgado do STJ
A boa-f objetiva afigura-se como standard tico-jurdico a ser
observado pelos contratantes em todas as fases contratuais. Ou seja, durante as diversas etapas do contrato, a conduta das partes deve ser pautada pela probidade, cooperao e lealdade. Destarte, a boa-f objetiva fonte de obrigao que permeia a conduta das partes a influir na maneira em que exercitam os seus direitos, bem como no modo em que se relacionam entre si. Neste rumo, a relao obrigacional deve ser desenvolvida com o escopo de se preservarem os direitos dos contratantes na consecuo dos fins avenados, sem que a atuao das partes infrinja os preceitos ticos insertos no ordenamento jurdico.

Prof. Clarisse Stephan

Julgado do STJ
Embora o contratante inadimplente cause danos com o seu comportamento, a contraparte tambm tem deveres, mesmo sendo vtima de um ato ilcito. Ela no pode concorrer para o agravamento dos prejuzos; to-logo se inteire do ocorrido, deve, embora sem esforos excepcionais, procurar evitar ao mximo outras repercusses danosas, adotar prontamente as medidas necessrias proteo dos seus interesses.

Se fosse diligente e ajuizasse a demanda prontamente, por certo teria recuperado a posse do imvel bem antes, e nessa medida, a despeito tambm da atitude do recorrido, ela concorreu para a no-fruio da unidade por mais tempo. E isso influi decisivamente na determinao da indenizao.

Prof. Clarisse Stephan

Direito das Obrigaes


Teoria dos atos prprios

Veda que algum pratique uma conduta em contradio com a sua conduta anterior, lesando a legtima confiana de quem acreditara na preservao daquele comportamento inicial.
So requisitos: I) conduta inicial (factum proprium); II) a legtima

confiana de outrem na conservao do sentido da conduta inicial; III) comportamento contraditrio; e IV) um dano, ou no mnimo um potencial de dano a partir da contradio.
Art. 619, u.

Prof. Clarisse Stephan

Direito das Obrigaes


Caso

Cica - Ementa: contrato. Tratativas. Culpa in Contrahendo". Responsabilidade civil. Responsabilidade da empresa alimentcia, industrializadora de tomates, que distribui sementes, no tempo do plantio, e ento manifesta a inteno de adquirir o produto, mas depois resolve, por sua convenincia, no mais industrializ-lo, naquele ano, assim causando prejuzo ao agricultor, que sofre a frustrao da expectativa de venda da safra, uma vez que o produto ficou sem possibilidade de colocao. Provimento em parte do apelo, para reduzir a indenizao a metade da produo, pois uma parte da colheita foi absorvida por empresa congnere, as instancias da re. voto vencido, julgando improcedente a ao. (12fls - d.) (apelao cvel no 591028295, quinta cmara cvel, tribunal de justia do rs, relator: Ruy Rosado de Aguiar Junior, julgado em 06/06/1991)

Prof. Clarisse Stephan

Direito das Obrigaes

Seguro. Obrigatrio (DPVAT). Alegao pela apelante de ilegitimidade de parte. No acolhimento. Venire contra factum proprium. Pagamento do seguro que foi efetuado pela apelante. Tendo sido responsvel pelo pagamento a menor, cabe apelante complement-lo. Recurso improvido" (Tribunal de Justia de So Paulo, Apelao Cvel n. 959.000-00/8, Martinpolis, 26 Cmara de Direito Privado, Relator: Ronnie Herbert Barros Soares, j. 13.03.06, V.U., Voto n. 01) (http://www.diariosoficiais.com/home/ler_diario_index?data=08%2F03%2F2010&diar io=4&pdf=dje_20100308_c4_p1_pg_00261.pdf&sessao=4)

Dano moral. Responsabilidade civil. Negativao no Serasa e constrangimento pela recusa do carto de crdito, cancelado pela r. Caracterizao. Boa-f objetiva. Venire contra factum proprium. Administradora que aceitava pagamento das faturas com atraso.- Cobrana dos encargos da mora. Ocorrncia. Repentinamente invoca clusula contratual para considerar o contrato rescindido, a conta encerrada e o dbito vencido antecipadamente. Simultaneamente providencia a incluso do nome do titular no Serasa. Inadmissibilidade. Inverso do comportamento anteriormente adotado e exerccio abusivo da posio jurdica. Recurso improvido" (Tribunal de Justia de So Paulo, Apelao Cvel n. 174.305-4/2-00, So Paulo, 3 Cmara de Direito Privado A, Relator: Enas Costa Garcia, J. 16.12.05, V. U., Voto n. 309).

Prof. Clarisse Stephan

Direito das Obrigaes


Supressio

Constitui-se a supresso de exerccio de direito subjetivo. O titular cria a expectativa de que no ir exercer o direito subjetivo, mas cria tambm a expectativa de que outrem o exercer em seu lugar. Hiptese em que uma das partes envolvidas em uma relao jurdica deixa de poder exercer uma posio jurdica (direitos subjetivos, direitos potestativos, faculdades, poderes, etc.), em razo de ter se mantido inerte por longo tempo, gerando a justificada convico, na parte contrria, de que tal posio jurdica no mais seria exercida.
Prof. Clarisse Stephan

Direito das Obrigaes


Requisitos: I) o decurso de prazo sem exerccio do direito com indcios objetivos de que o direito no mais seria exercido;
II)

II) desequilbrio, pela ao do tempo, entre benefcio do credor e o prejuzo do devedor.

Prof. Clarisse Stephan

Direito das Obrigaes


EMENTA:

RELACAO DE CONSUMO. AQUISICAO DE COLCHAO. PROBLEMAS COM O PRODUTO QUE SURGIRAM CINCO ANOS APS, QUANDO JA ESGOTADO PRAZO DE GARANTIA. CONCORDANCIA DA EMPRESA VENDEDORA EM TENTAR REPARAR O PROBLEMA. ENTREGA DE COLCHAO PROVISORIO, EM SUBSTITUICAO AO AQUIRIDO, ENQUANTO SE PROCEDIA AO CONSERTO. ADQUIRENTE QUE SO PROCURA NOVAMENTE A R, PARA EFETUAR A TROCA, MAIS DE ANO E MEIO DEPOIS, QUANDO ENTAO RECEBE A NOTICIA DE QUE O PRIMITIVO COLCHAO JA FORA VENDIDO. APLICABILIDADE DA FIGURA DA SUPRESSIO. SENTENCA QUE, EM RECONHECENDO A REVELIA DA R, ACOLHE A PRETENSAO DO AUTOR. RECURSO DO AUTOR PARA OBTER A ENTREGA DE UM COLCHAO NOVO . OU SEU EQUIVALENTE EM DINHEIRO . E NAO UM COLCHAO USADO, COMO DETERMINADO NA SENTENCA. RECURSO DESPROVIDO. (TJRGS, Recurso Cvel No 71000621383, Terceira Turma Recursal Cvel, Turmas Recursais, Relator: Eugenio Facchini Neto, Julgado em 22/03/2005).

Prof. Clarisse Stephan

Direito das Obrigaes


CONDOMNIO. rea comum. Prescrio. Boa-f. Area

destinada a corredor, que perdeu sua finalidade com a alterao do projeto e veio a ser ocupada com exclusividade por alguns condminos, com a concordncia dos demais. Consolidada a situao ha mais de vinte anos sobre rea no indispensvel a existncia do condomnio, e de ser mantido o statu quo. Aplicao do principio da boa-f (suppressio). Recurso conhecido e provido. (STJ, Recurso Especial no 1999/0042832-3, Relator Rui Rosado de Aguiar, data do julgamento: 10 de agosto de 1999).

Art.330

Prof. Clarisse Stephan

Direito das Obrigaes


Surrectio

Faz nascer um direito, que no estava estipulado anteriormente, como efeito no tempo e da confiana legitimamente despertada na contraparte por determinado comportamento.
Requisitos I) conduta sistemtica e continuada fazendo surgir um direito para a contraparte; II) lapso de tempo razovel; III) ausncia de previso que impea o surgimento desse novo direito.

Prof. Clarisse Stephan

Direito das Obrigaes


EMENTA: AGRAVO PARCIALMENTE PROCEDENTE.

No caso, alm de a necessidade alimentar ter aumentado, o alimentante j vem depositando os alimentos em quantia maior do que a estipulada desde um bom tempo, verificando-se, na espcie, a ocorrncia do instituto da surrectio. Todavia, como estamos em sede limiar do feito, sem qualquer manifestao do recorrido, a majorao pleiteada no vai atendida em sua integralidade. AGRAVO PARCIALMENTE PROVIDO EM MONOCRATICA. (Agravo de Instrumento No 70011961133, Oitava Cmara Cvel, Tribunal de Justica do RS, Relator: Rui Portanova, Julgado em 08/06/2005)

Prof. Clarisse Stephan

Direito das Obrigaes


DEVERES DE CONDUTA: dever de proteo, dever de lealdade e dever de informao. Os deveres de proteo pretendem proteger a contraparte dos riscos de danos a sua pessoa e ao seu patrimnio, na constncia da relao obrigacional. Smula 130 do STJ: a empresa responde, perante o cliente, pela reparao de dano ou furto de veiculo ocorridos em seu estacionamento. Ementa: ao de indenizao por danos morais. Bloqueio do carto bancrio. Saque muito superior aos habitualmente realizados. Boa- f objetiva. Deveres anexos destinado a proteger o contratante e o prprio contrato de eventuais infortnios que possam ter dado causa a normalidade da movimentao financeira. Inexistncia de ato ilcito. (TJMG , Apelao Cvel no 1.0024.06.088477-2/001, Relator: Selma Marques, julgado em 04/04/2008).
Prof. Clarisse Stephan

Direito das Obrigaes


Dever de lealdade:

EMENTA: INDENIZACAO POR DANOS MORAIS.INOBSERVNCIA DOS DEVERES INSTRUMENTAIS DE COOPERAO ORIUNDOS DO PRINCIPIO DA BOA-F OBJETIVA. CONTRATANTE QUE RESTOU IMPOSSIBILITADA DE ADIMPLIR O DBITO E DE VER RETIRADO SEU NOME DOS ORGOS DE RESTRICAO AO CREDITO. ACORDO CELEBRADO JUNTO AO PROCON. CONDUTA OMISSIVA QUE CONFIGURA ATO ILCITO E CONFIGURA A RESPONSABILIDADE CIVIL. Resta configurado o dever indenizatrio da operadora de telefonia celular que deixa de cumprir seus deveres instrumentais de cooperao oriundos do principio da boa-f objetiva, ao no propiciar a consumidora em mora que demonstrou nos autos a inteno de quitar a divida em aberto e retirar seu nome dos cadastros de restrio ao credito, conforme acordo celebrado junto ao PROCON, meios de faz-lo. (TJMG, Apelao Cvel no 1.0024.07.499955-8/001, Relator: Selma Marques, julgado em 12/07/2008).
Prof. Clarisse Stephan

Direito das Obrigaes


Dever de informao:

EMENTA: Ao de Cobrana - contrato de seguro declarao falsa - presuno de boa-f elidida por prova em contrario - quebra de perfil evidenciada. Terceiro como principal condutor do veiculo. Comprovao pela seguradora. perda do direito a verba indenizatria. (TJMG Apelacao Civel n1.0024.05.705741-6/001 Dcima Terceira Cmara Cvel - Rel. Elpidio Donizette - Data do Julgamento: 06/04/2006).

Prof. Clarisse Stephan

Das könnte Ihnen auch gefallen