Sie sind auf Seite 1von 3

DEUSES GREGOS

Zeus
O filho mais novo de Cronos e Ria o lder dos deuses que vivem no Monte Olimpo. Ele impe a justia e a ordem lanando relmpagos forjados por Hefesto e pelos ciclopes. Zeus teve diversas esposas e casos com deusas,ninfas e humanas.

Posidon
O irmo mais velho de Zeus e Hades o deus do mar.Com um movimento de seu tridente, causa tempestades e terremotos - e sua fria famosa entre os deuses! Posidon vive procurando aumentar seus domnios em diferentes reas da Grcia.

Hades
Mesmo sendo irmo de Zeus e Posidon, no vive no monte Olimpo. Hades, como deus dos mortos, domina seu prprio territrio (o mundo dos mortos). Apesar de passar uma imagem ruim por sua "funo", Hades no um deus associado ao mal.

Hera
Terceira mulher de Zeus e rainha do Olimpo, Hera a deusa do matrimnio e do parto. vingativa com as amantes do marido e com os filhos de Zeus que elas geram. Para os gregos, Zeus e Hera simbolizam a unio homem-mulher.

Atena
a deusa da sabedoria e filha de Zeus com a primeira mulher dele, Mtis. Seu smbolo a mais sbia das aves, a coruja. Habilidosa e especialista nas artes e na guerra, Atena carrega uma lana e um escudo chamado gide.

Hermes
Filho de Zeus com a deusa Maia, o mensageiro dos deuses o protetor dos viajantes e mercadores. Representado como um homem de sandlias com asas, Hermes tinha um lado obscuro: s vezes trazia mentiras e histrias falsas.

Ares
O terrvel deus da guerra um dos filhos de Zeus e Hera. No campo de batalha pode matar um mortal apenas com seu grito de guerra! Pai de vrios heris - humanos que so protegidos ou filhos de deuses - , Ares ainda se tornou um dos amantes de Afrodite.

Apolo
O deus da luz (sendo representada pelo Sol), das artes, da medicina e da msica filho de Zeus com uma tit, Leto. Na juventude, era vingativo, mas depois se tornou um deus mais calmo, usando os poderes da cura, msica e previses do futuro.

Artemis
Irm gmea de Apolo, a deusa da caa, representada por uma mulher com um arco - contraditoriamente, tambm a protetora dos animais... Artemis uma deusa casta (virgem), que fica furiosa quando se sente ameaada.

Hefesto
Filho de Zeus e Hera, Hefesto nasceu to fraco e feio que foi jogado pela me no oceano. Resgatado por ninfas, virou um famoso arteso. Impressionados com o talento dele, os deuses levaram Hefesto ao Olimpo e o nomearam deus do fogo e da forja.

Afrodite
O nome da deusa do amor significa "nascida da espuma", porque diziam que ela havia surgido do mar. Afrodite a mais bela das deusas. Apesar de ser esposa de Hefesto, Afrodite teve vrios casos - com deuses como Ares e Hermes e tambm com mortais.

Das könnte Ihnen auch gefallen