Sie sind auf Seite 1von 1

Ato Administrativo - toda manifestao unilateral de vontade da Adm.

, agindo nessa qualidade, que tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos , ou impor obrigaes aos administrados ou a si prpria.

1a Adm aja na condio de Adm.

Condies

2a contenha manifestao de vontade. 3a Provenha de agente competente.

Mrito: ocorre toda vez que a Adm. decidir ou atuar na valorao dos motivos e na escolha do objeto do ato. (Quando autorizada a decidir sobre: convenincia, oportunidade e justia ). Merecimento aspecto apenas nos atos de competncia discricionria. (No requisito)

Obrigatria nos atos vinculado COMPETNCIA - poder atribudo ao agente da Adm. para o desempenho de suas funes. Resulta e delimitada por lei. Obrigatria nos atos discricionrios Intransfervel e improrrogvel Pode ser delegada e avocada, desde que autorizado em lei Obrigatria nos atos vinculados Procedimento administrativo : sucesso ordenada de operaes (atos intermedirios, preparatrios e autnomos) tendo em vista um ato final adm. Atos intermedirios sem oposio dos interessados tornam-se definitivos. (Precluso adm.) FINALIDADE - objetivo do interesse pblico a atingir, aquele que a lei indica explicita ou implicitamente. Inadmissvel ato sem finalidade pblica. Obrigatria nos atos discricionrios Administrador vinculado vontade legislativa. Alterao da finalidade expressa na lei caracteriza desvio de poder, que enseja a invalidao do ato. Obrigatria nos atos vinculados. Obrigatria nos atos discricionrios. Toda forma estabelecida para o ato substancial. Ato Jurdico Perfeito : aquele eficaz e exequvel. Possui as condies legais de existncia (eficcia) e se apresenta disponvel para produzir seus efeitos (exequibilidade) Eficcia : a partir da concluso do procedimento formativo, idoneidade que se reconhece no ato para produzir seus efeitos. (Aptido para atuar, acabado) Exequibilidade : possibilidade presente no ato adm. de ser posto imediatamente em execuo. Verificao de condio suspensiva, chegado a termo, prtica de ato complementar. (Disponibilidade para produzir seus efeitos, completo) FORMA - revestimento exteriorizador do ato, normalmente escrito em forma legal . Esttico. Requisitos necessrios formao do ato Adm. Constituem sua infraestrutura. Erro formal ( tipificao ) nulifica o ato. Revogao ou modificao pela mesma forma do ato original. Procedimento Adm. - conjunto de operaes exigidas para sua perfeio. Dinmico. Pode vir expresso em lei. Ato Vinculado. Pode ser deixado a critrio do adm. quanto sua existncia e valorao . Ato Discricionrio. Atributos do ato : que os distinguem dos atos jurdicos privados, definem caractersticas prprias e condies peculiares de atuao. MOTIVO - ou causa - a situao de direito ou de fato que determina ou autoriza a realizao do ato. Exposio ou a indicao por escrito dos fatos e dos fundamentos jurdicos do ato (Lei 9.784/99). Na atuao vinculada ou discricionria, o agente adm. fica na obrigao de justificar a existncia do motivo. Quando o motivo no for exigido para a perfeio do ato, fica o agente com opo de pratic-lo (discricionrio). Se o fizer, vincula-se aos motivos apontados sujeitando-se comprovao de sua real existncia.. (No requisito) Mrito: ocorre toda vez que a Adm. decidir ou atuar valorando internamente as consequncias ou vantagens do ato. OBJETO - criao, modificao ou comprovao de situaes jurdicas relativas a pessoas, coisas ou atividades sujeitas ao do Poder pblico. Identifica-se com o contedo do ato.

Atos de Direito Privado : praticados pelo Estado e regulados pelo CC ou Comercial, iguala aos particulares, razo para no alter-los, revog-los, anul-los ou rescind-los unilateralmente. Depender da concordncia do interessado, ou da via judicial cabvel.

Ato Jurdico - aquele que tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar ou extinguir direitos.

Presuno de Legitimidade : atos de QQ categoria ou espcie nascem com esta presuno decorrente do princpio constitucional da Legalidade da Adm. Acarreta a transferncia do nus da prova de invalidade para quem a invoca.

Presuno de veracidade : inerente de legitimidade, refere-se aos fatos alegados e afirmados pela Adm. para a prtica do ato, tidos e havidos como verdadeiros at prova em contrrio. Acarreta a transferncia do nus da prova de invalidade para quem a invoca. Ex. normativos, ordinatrios, punitivos. Imperatividade : caracterstica que impe a coercibilidade para seu cumprimento ou execuo. Obriga seu fiel atendimento sob pena de execuo forada pela Adm.

Ex. Interdies de atividades ilegais, embargos e demolies de obras clandestinas, inutilizao de gneros

Auto-executoriedade : possibilidade de certos atos de imediata e direta execuo, independente de ordem judicial, especialmente os atos de polcia.

Nos atos discricionrios, de escolha da Adm. Liberdade opcional o mrito adm.

Ex.: Regulamentos, Instrues Normativas e circulares ordinatrias de servios.

Gerais ou normativos ou regulamentares : aqueles expedidos sem destinatrios certos, alcanando todos que se encontrem na mesma situao (abstratos e impessoais), revogveis, inatacveis por via judicial, exceto por inconstitucionalidade. Prevalecem sobre os individuais. Quando de efeitos externos dependem de publicao. Quanto aos Destinatrios: Individuais ou especiais : com destinatrios certos, criando-lhes situao jurdica particular, conferindo um direito ou impondo um encargo (direito subjetivo). Pode abranger vrios sujeitos, desde que nominados. Tm efeitos externos se publicados. Se internos admitem comunicao direta. Gerando direitos adquiridos tornam-se irrevogveis. Nos demais casos, podem ser revogados ou modificados mediante indenizao do prejudicado.

Atos Administrativos
Quanto Formao :

Simples: resulta da manifestao de vontade de um nico rgo , unipessoal ou colegiado . Complexo : se forma pela conjugao de vontades de mais de um rgo . S perfeito com a integrao da vontade final da Adm., tornando-se atacvel pela via adm. e judicial. Ex.: Nomeao

Ex.: Decretos de desapropriao, de nomeao, de exonerao, outorgas de licena, permisso e autorizao.

Ex.: Autorizao que dependa de visto Composto : resulta da vontade nica de um rgo, mas depende da verificao por parte de outro. Constitutivo : cria nova situao jurdica individual para os destinatrios. Sua variedade abrange a maior parte das declaraes de vontade do Poder Pblico. Criam direitos ou impem obrigaes. Extintivo : Quanto ao Contedo: Quanto ao Alcance: Declaratrio : Alienativo : Modificativo : Abdicativo : Ex.: Licenas, nomeaes, sanes.

Internos: produzem efeitos nas reparties . Incidem (normal) sobre rgos e agentes adm. que os expedem. Podem ser gerais ou individuais . Independem de publicao, bastando cientificao aos destinatrios ou divulgao na repartio. Incidindo sobre os administrados, necessita publicao. Normalmente no geram direitos, podendo ser modificados ou revogados, especialmente os normativos ou ordinatrios do funcionamento do servio pblico. Sujeitam-se a reviso hierrquica e ao controle do Poder Judicirio se ofensivos ao direito individual ou lesivos ao patrimnio pblico. Externos ou de efeitos externos : aqueles que alcanam os administrados, contratantes ou os prprios servidores, provendo sobre seus direitos, obrigaes, negcios ou conduta perante a Adm. Vigor apenas aps publicao no rgo oficial. Providncias adm. que produzem efeitos fora da repartio, que onerem a defesa ou o patrimnio. De imprio ou de autoridade : os praticados pela Adm. usando de sua supremacia sobre o administrado ou servidor e lhes impondo obrigatrio atendimento. Gerais ou individuais, internos ou externos, mas sempre UNILATERAIS. Normalmente revogveis e modificveis. De Gesto : puramente de administrao dos bens e servios e nos negociais, que no exigem coero sobre os interessados. Quando bilaterais, de alienao, onerao ou aquisio de bens, antecedidos das formalidades (autorizao legislativa, licitao, avaliao etc.) Praticados regularmente, tornam-se vinculantes, geram direitos, permanecem imodificveis, salvo se precrios. De Expediente : aqueles destinados a dar andamento aos processos e papis, preparando-os para as decises de mrito. De rotina interna, sem carter decisrio, no vinculantes, sem forma especial, praticados por subalternos sem competncia decisria. Vinculados ou regrados : (presos Lei e a seus elementos: competncia, motivo, objeto, finalidade e forma atos que a lei estabelece os requisitos e condies de realizao. Desatendido qualquer requisito, compromete-se a eficcia do ato, se requerido pelo interessado. O administrador deve decidir sobre convenincia da sua prtica, escolhendo a melhor oportunidade visando o bem comum. Impe-se Adm. o dever de motiv-lo, pressuposto de sua existncia e validade. Permitem reviso do Judicirio quanto correta aplicao da lei (aspectos formais, materiais e ideolgicos) mas no dado dizer da convenincia, oportunidade ou justia. Discricionrios : os que conferem Adm. mobilidade, e no liberao de cumprir a lei. Ao praticar o ato livre (dentro de opes que a lei prev) quanto escolha dos motivos (oportunidade e convenincia) e do objeto (contedo). No que concerne competncia, finalidade e forma, o ato est vinculado lei. Poder de praticar o ato da maneira e nas condies mais convenientes ao interesse pblico. Com poderes conferidos e delimitados pela lei. Liberdade de escolher entre vrias possibilidades de soluo, a que melhor corresponda ao desejo da lei. )

Classificao dos atos


Quanto Eficcia:

Vlido: Nulo: Inexistente:

Quanto ao seu objetivo:

Perfeito:

Outras Classificaes

Imperfeito: Quanto Exequibilidade : Pendente: Consumado: Irrevogvel: Quanto Retratabilidade: Revogvel: Suspensvel:

Quanto ao regramento: Auto-executrio: Quanto ao Modo de Execuo: No auto-executrio: Principal: Complementar: Quanto ao Objetivo Visado: Intermedirio: Ato-condio: Ato de Jurisdio: Constitutivo: Quanto aos Efeitos: Desconstitutivo: De constatao:

Atos Administrativos.mmap - 22/01/2011 -

Das könnte Ihnen auch gefallen