Sie sind auf Seite 1von 20

Processo Penal

Da Competncia Competncia pelo lugar da Infrao: Teoria do resultado- Tpicos de crimes distncia.
Artigo 70. A competncia ser de regra, determinada pelo lugar em que consumar a infrao, ou no caso de tentativa, pelo lugar que for praticado o ltimo ato da execuo. 1. Se, iniciada a execuo no territrio nacional, a infrao se consumar fora dele, a competncia ser determinada pelo lugar em que tiver sido praticado, no Brasil, o ltimo ato de execuo. 2. Quando o ltimo ato de execuo for praticado fora do territrio nacional, ser competente o juiz do lugar em que o crime, embora parcialmente, tenha produzido ou deveria produzir resultado. Nos crimes praticados em territrio nacional, ser competente o juiz do lugar em que ocorreu por ltimo a infrao penal, que produziu ou deveria produzir efeitos. 3. Quando incerto o limite territorial entre duas ou mais jurisdio, ou quando incerta a jurisdio, por ter sido a infrao consumada ou tentada nas divisas de duas ou mais jurisdies, a competncia firmar-se- pela preveno. A competncia para julgar delitos cuja pena for menor ou igual que 02 anos do JECRIM-JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL, competncia em razo da matria. Se um sujeito recebe um cheque sem fundos em Santos e o cheque de So Paulo, o momento do crime o da recusa do pagamento, que ocorre em So Paulo. competncia em razo do lugar. Crimes permanentes: So todos lugares em que a vtima passou, o lugar do crime. Dos lugares pelos quais os crimes passaram o juiz de qualquer comarca que primeiro tomar conhecimento dos fatos ser o juiz competente, torna-se prevento. Crime continuado: aquele em que o agente guardando alguns requisitos como tempo, lugar... Em relao a crime continuado ou permanente, o juiz de qualquer

comarca que o crime tenha passado que primeiro tomar conhecimento torna-se competente. A preveno a hiptese em que vrios juzes seriam competentes pela lei, porm torna-se competente aquele que primeiro tomar conhecimento.

Competncia pelo domiclio do ru:


Quando no se souber o lugar do crime, a competncia regular-se- pelo domiclio ou pela residncia do ru. Em crimes contra a honra, ofensa, pode-se eleger tanto o foro do domiclio como o da residncia do ru. Querelante: o titular da ao penal privada, e nessa hiptese ele poder escolher entre o foro do domiclio e o da residncia do ru. Querelado: o ru. Artigo 72. No sendo conhecido o lugar da infrao, a competncia regular-se- pelo domiclio ou residncia do ru. 1. Se o ru tiver mais de uma residncia, a competncia firmar-se- pela preveno.
2 Se o ru no tiver residncia certa ou for ignorado o seu paradeiro, ser competente o juiz que primeiro tomar conhecimento do fato. Art. 73. Nos casos de exclusiva ao privada, o querelante poder preferir o foro de domiclio ou da residncia do ru, ainda quando conhecido o lugar da infrao.

DA COMPETNCIA PELA NATUREZA DA INFRAO


Qualquer que seja a natureza da infrao existe ressalva, crimes dolosos contra a vida a competncia do Tribunal do Jri. Suicdio, auxlio e instigao ao suicdio, aborto e infanticdio. Quando o juiz verificar que no caso de jri, ele desclassificar e far a redistribuio. A desclassificao pode ser feita na 1 fase, quando o juiz na sentena de pronncia no ritual do jri diz que o caso no vai a jri popular remetendo a ao ao juzo competente. A desclassificao ocorre tambm, na2 fase pelo Tribunal do Jri, quando os jurados decidem, porm o juzo competente ser o presidente do Tribunal do Jri.

Art. 74. A competncia pela natureza da infrao ser regulada pelas leis de organizao judiciria, salvo a competncia privativa do Tribunal do Jri. 1 Compete ao Tribunal do Jri o julgamento dos crimes previstos nos artigos. 121, 1 2, 122, pargrafo nico, 123, 124, 125, 126 e 127 do Cdigo Penal, consumados ou tentados. 2 Se, iniciado o processo perante um juiz, houver desclassificao para infrao da competncia de outro, a este ser remetido o processo, salvo se mais graduada for a jurisdio do primeiro, que, em tal caso, ter sua competncia prorrogada. 3 Se o juiz da pronncia desclassificar a infrao para outra atribuda competncia de juiz singular, observar-se- o disposto no art. 410; mas, se a desclassificao for feita pelo prprio Tribunal do Jri, a seu presidente caber proferir a sentena (art. 492, 2).

DA COMPETNCIA POR DISTRIBUIO


Nos casos que h vrias varas criminais onde todos os juzes so competentes, o cartrio criminal quem faz a distribuio pelo sistema. Se na fase do inqurito, um juiz tomar qualquer deciso, ele se tornar prevento, sendo ele o juiz competente quando se tornar ao penal. Art. 75. A precedncia da distribuio fixar a competncia quando, na mesma circunscrio judiciria, houver mais de um juiz igualmente competente. Pargrafo nico. A distribuio realizada para o efeito da concesso de fiana ou da decretao de priso preventiva ou de qualquer diligncia anterior denncia ou queixa prevenir a da ao penal.

DA COMPETNCIA POR CONEXO OU CONTINNCIA


Quando duas ou mais infraes tiverem sido praticadas ao mesmo tempo, ocorre a conexo, todas as infraes vo para a mesma ao penal. Quando h Conexo no caso de trfico de entorpecentes com homicdio- a natureza do crime de homicdio atrai o trfico de entorpecentes. O Tribunal do Jri poder nesse caso, julgar o crime de trfico, mesmo no sendo crime doloso contra a vida.
Art. 76. A competncia ser determinada pela conexo:

I - se, ocorrendo duas ou mais infraes, houverem sido praticadas, ao mesmo tempo, por vrias pessoas reunidas, ou por vrias pessoas em concurso, embora diverso o

tempo e o lugar, ou por vrias pessoas, umas contra as outras; II - se, no mesmo caso, houverem sido umas praticadas para facilitar ou ocultar as outras, ou para conseguir impunidade ou vantagem em relao a qualquer delas; III - quando a prova de uma infrao ou de qualquer de suas circunstncias elementares influir na prova de outra infrao. O artigo 77 refere-se a crimes de concurso formal, erro na execuo. Se duas ou mais pessoas forem acusadas na mesma infrao. Crimes que ocorrem dentro do Congresso Nacional, quando a inteno do agente ferir o Presidente da Repblica, porm fere um terceiro, pessoa comum do povo, a competncia da Justia Federal. Art. 77. A competncia ser determinada pela continncia quando: I - duas ou mais pessoas forem acusadas pela mesma infrao; II - no caso de infrao cometida nas condies previstas nos arts. 51, 1, 53, segunda parte, e 54 do Cdigo Penal. Qualquer delito em conexo com crime de competncia do jri ser atrado para a competncia do mesmo. Preveno: O juiz que primeiro tomar conhecimento do fato, torna-se prevento. Art. 78. Na determinao da competncia por conexo ou continncia, sero observadas as seguintes regras: I - no concurso entre a competncia do jri e a de outro rgo da jurisdio comum, prevalecer a competncia do jri; Il - no concurso de jurisdies da mesma categoria: a) preponderar a do lugar da infrao, qual for cominada a pena mais grave; b) prevalecer a do lugar em que houver ocorrido o maior nmero de infraes, se as respectivas penas forem de igual gravidade; c) firmar-se- a competncia pela preveno, nos outros casos; III - no concurso de jurisdies de diversas categorias, predominar a de maior graduao; IV - no concurso entre a jurisdio comum e a especial, prevalecer esta. Art. 79. A conexo e a continncia importaro unidade de processo e julgamento, salvo:

I - no concurso entre a jurisdio comum e a militar; II - no concurso entre a jurisdio comum e a do juzo de menores. 1 Cessar, em qualquer caso, a unidade do processo, se, em relao a algum co-ru, sobrevier o caso previsto no art. 152. 2 A unidade do processo no importar a do julgamento, se houver co-ru foragido que no possa ser julgado revelia, ou ocorrer a hiptese do art. 461.

Art. 80. Ser facultativa a separao dos processos quando as infraes tiverem sido praticadas em circunstncias de tempo ou de lugar diferentes, ou, quando pelo excessivo nmero de acusados e para no Ihes prolongar a priso provisria, ou por outro motivo relevante, o juiz reputar conveniente a separao. Art. 81. Verificada a reunio dos processos por conexo ou continncia, ainda que no processo da sua competncia prpria venha o juiz ou tribunal a proferir sentena absolutria ou que desclassifique a infrao para outra que no se inclua na sua competncia, continuar competente em relao aos demais processos. Pargrafo nico. Reconhecida inicialmente ao jri a competncia por conexo ou continncia, o juiz, se vier a desclassificar a infrao ou impronunciar ou absolver o acusado, de maneira que exclua a competncia do jri, remeter o processo ao juzo competente. Art. 82. Se, no obstante a conexo ou continncia forem instaurados processos diferentes, a autoridade de jurisdio prevalente dever avocar os processos que corram perante os outros juzes, salvo se j estiverem com sentena definitiva. Neste caso, a unidade dos processos s se dar, ulteriormente, para o efeito de soma ou de unificao das penas.

DA COMPETNCIA POR PREVENO


Art. 83. Verificar-se- a competncia por preveno toda vez que, concorrendo dois ou mais juzes igualmente competentes ou com jurisdio cumulativa, um deles tiver antecedido aos outros na prtica de algum ato do processo ou de medida a este relativa, ainda que anterior ao oferecimento da denncia ou da queixa (arts. 70, 3, 71, 72, 2, e 78, II, c).

DA COMPETNCIA PELA PRERROGATIVA DE FUNO


Art. 84. A competncia pela prerrogativa de funo do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justia, dos Tribunais Regionais Federais e Tribunais de Justia dos

Estados e do Distrito Federal, relativamente s pessoas que devam responder perante eles por crimes comuns e de responsabilidade. 1 A competncia especial por prerrogativa de funo, relativa a atos administrativos do agente, prevalece ainda que o inqurito ou a ao judicial sejam iniciados aps a cessao do exerccio da funo pblica. * Vide ADIN n 2797 2 A ao de improbidade, de que trata a Lei n 8.429, de 2 de junho de 1992, ser proposta perante o tribunal competente para processar e julgar criminalmente o funcionrio.

DAS QUESTES E PROCESSOS INCIDENTES.


Das questes prejudiciais: As questes prejudiciais obrigam o juiz decidir essas e as incidentes antes do mrito. Elas podem resolver o mrito, e podem tambm ser meramente dilatrias. Incidente: aquilo que sobrevm ou que acessrio. Questo: a controvrsia, a discusso, a contenda. No a discusso principal, se culpado ou inocente, e sim a discusso acessria. Ex.: Crime de Bigamia O cara casa no Cear e depois casa em So Paulo. Se ele entrar com um processo de anulao, o juiz criminal precisa esperar resolver esse processo, ele fica dependente da ao civil se for aceita, essa questo prejudicial resolve o mrito da questo. Essas so as chamadas questes prejudiciais heterognea, em que a soluo depende de outro juzo. Exceo da verdade no crime de calnia, artigo 138 3. Se uma pessoa imputar um crime a outra falsamente, e essa pessoa for processada por tal crime, pode o juiz decidi a questo prejudicial e extinguir a queixa crime. Essas so questes prejudiciais homogneas, onde a soluo da questo est no mesmo juzo. Questo que s prorrogam o processo, causando retardamento em seu andamento. Ex.: Alegar que o juiz suspeito.

No discute o mrito, a nica coisa que se discute a questo incidental, atrasando o andamento processual.

Questes incidentais
Conceito: So aquelas controvrsias que sobrevm no curso de um procedimento e que devem ser solucionadas pelo juiz antes da causa principal. Espcies: Artigo 92. Se a deciso sobre a existncia da infrao depender da soluo de controvrsia, que o juiz repute sria e fundada, sobre o estado civil das pessoas, o curso da ao penal ficar suspenso at que no juzo civil seja a controvrsia dirimida por sentena passada em julgado, sem prejuzo, entretanto da inquirio das testemunhas e de outras provas de natureza urgente. Pargrafo nico: se for o crime de ao pblica, o Ministrio Pblico quando necessrio, promover a ao civil ou prosseguir na que tiver sido iniciada, com a citao dos interessados. Qual a conseqncia de se argir uma questo prejudicial e o juiz acolher? O juiz suspende o processo at o momento da deciso do outro juzo na questo do processo prejudicial. A prescrio no vai fluir, posto que, uma causa impeditiva do fluxo processual. Quando o juiz suspender o curso do processo por uma questo judicial, ele no fica impedido de produzir as provas, somente de julgar at que o outro juzo competente decida. Se a matria controvrsia for discusso pelo estado civil da pessoa, o fundamento no artigo 92. Se no for a respeito do estado civil da pessoa, o fundamento no artigo 93. Quando o juiz determina a suspenso do processo, ele far com data marcada e o Ministrio Pblico dever provocar o juzo para que agilize. No h recurso contra deciso judicial que, caber o Habeas Corpus que serve para cessar qualquer direito ilegal. O juiz quando acolhe questo judicial ele poder fazer a produo de provas, porm, suspende o processo. Qual a diferena entre uma questo prejudicial e preliminar? As questes preliminares so aquelas que prejudicam o mrito. Ex.: nulidade de incompetncia deve ser argida na preliminar essa competncia.

Matria preliminar s vai existir quando houver a ao penal, so dependentes do processo penal. As questes prejudiciais no independentemente da ao penal. A questo prejudicial tem a caracterstica de autonomia, existe independentemente da ao penal. Preliminar toda matria de direito que deve ser apreciada na ao penal antes do mrito. A nica coincidncia que ambas devem ser julgadas antes do mrito.

DAS QUESTES PREJUDICIAIS:


Art. 92. Se a deciso sobre a existncia da infrao depender da soluo de controvrsia, que o juiz repute sria e fundada, sobre o estado civil das pessoas, o curso da ao penal ficar suspenso at que no juzo cvel seja a controvrsia dirimida por sentena passada em julgado, sem prejuzo, entretanto, da inquirio das testemunhas e de outras provas de natureza urgente. Pargrafo nico. Se for o crime de ao pblica, o Ministrio Pblico, quando necessrio, promover a ao civil ou prosseguir na que tiver sido iniciada, com a citao dos interessados. Art. 93. Se o reconhecimento da existncia da infrao penal depender de deciso sobre questo diversa da prevista no artigo anterior, da competncia do juzo cvel, e se neste houver sido proposta ao para resolv-la, o juiz criminal poder, desde que essa questo seja de difcil soluo e no verse sobre direito cuja prova a lei civil limite, suspender o curso do processo, aps a inquirio das testemunhas e realizao das outras provas de natureza urgente. 1 O juiz marcar o prazo da suspenso, que poder ser razoavelmente prorrogado, se a demora no for imputvel parte. Expirado o prazo, sem que o juiz cvel tenha proferido deciso, o juiz criminal far prosseguir o processo, retomando sua competncia para resolver, de fato e de direito, toda a matria da acusao ou da defesa. 2 Do despacho que denegar a suspenso no caber recurso. 3 Suspenso o processo, e tratando-se de crime de ao pblica, incumbir ao Ministrio Pblico intervir imediatamente na causa cvel, para o fim de promover-lhe o rpido andamento. Art. 94. A suspenso do curso da ao penal, nos casos dos artigos anteriores, ser decretado pelo juiz de ofcio ou a requerimento das partes.

DAS EXCEES
Sentido amplo: o direito do acusado se defender da acusao, deduzindo matria que impede o conhecimento do mrito ou enseje a prorrogao do curso do processo. Sentido estrito: meio pelo qual o acusado busca a extino do processo sem o conhecimento do mrito ou um atraso no seu conhecimento. Suspeio: vai ter incidncia sobre o juiz ou sobre o promotor. Qualquer das partes: juiz, promotor, MP, vtima, acusado. Artigo 254, CPP. O juiz dar-se- por suspeito, e, se no o fizer, poder ser recusado por qualquer das partes: IIIIIISe for amigo ntimo ou inimigo capital de qualquer deles. Se ele, cnjuge, ascendente ou descendente, estiver respondendo a processo por fato anlogo, sobre cujo carter criminoso haja controvrsia. Se ele, seu cnjuge, ou parente consangneo, ou afim, ate o terceiro grau, inclusive, sustentar demanda ou responder a processo que tenha de ser julgado por qualquer das partes. Se tiver aconselhado qualquer das partes. Se for credor ou devedor, tutor ou curador, de qualquer das partes. Se for scio, acionista ou administrador de sociedade interessada no processo.

IVVVI-

Essa exceo de suspeio rara de acontecer, normalmente quando ocorre o juiz se d por suspeito rpido. As partes podem fazer essa argio com o propsito de tumultuar o processo. Requisitos: Haver uma necessidade de uma procurao com poderes especiais para argir a suspeio, e petio de exceo de suspeio. Amigo ntimo quem freqenta a casa um do outro. As partes: so o acusado e o Ministrio. O acusado representado por defensores, a amizade deve ser relacionada ao acusado e a vtima. Art. 95. Podero ser opostas as excees de: I - suspeio; II - incompetncia de juzo; III - litispendncia; IV - ilegitimidade de parte; V - coisa julgada.

Art. 96. A argio de suspeio preceder a qualquer outra, salvo quando fundada em motivo superveniente. Art. 97. O juiz que espontaneamente afirmar suspeio dever faz-lo por escrito, declarando o motivo legal e remeter imediatamente o processo ao seu substituto, intimadas as partes. Procedimento para a petio de suspeio. O juiz recebe essa suspeio, poder de livre e espontnea vontade se dar por suspeito, e no o fazendo ter que dar a resposta em 03 dias. (artigo 100, CPP). Art. 100. No aceitando a suspeio, o juiz mandar autuar em apartado a petio, dar sua resposta dentro em trs dias, podendo instru-la e oferecer testemunhas, e, em seguida, determinar sejam os autos da exceo remetidos, dentro em 24 vinte e quatro horas, ao juiz ou tribunal a quem competir o julgamento. 1 Reconhecida, preliminarmente, a relevncia da argio, o juiz ou tribunal, com citao das partes, marcar dia e hora para a inquirio das testemunhas, seguindo-se o julgamento, independentemente de mais alegaes. 2 Se a suspeio for de manifesta improcedncia, o juiz ou relator a rejeitar liminarmente. No aceitando a suspenso, ele atua em atos em apartados e vai dar a resposta. Nessa resposta ele poder produzir provas, oferecer testemunhas, tendo que remeter essa resposta para o Tribunal em 24 horas. No Tribunal de Justia uma comisso quem ir julgar a exceo de suspeio composta por: Vice- presidente; O desembargador mais velho; Presidente da sesso criminal; Presidente da sesso de direito pblico; Presidente da sesso do direito privado.

Se tiver testemunhas, o Tribunal primeiro ouve seus depoimentos para depois julgar. Porm, se ele achar que a exceo de suspeio no caso de suspenso, poder decidir em liminar, sem remeter os autos a Cmara especial. O relator decide em liminar, sem que seja necessrio que a exceo de suspeio seja julgada pela Cmara especial, o processo volta e corre com o mesmo juiz. Os atos praticados por um juiz suspeito sero declarados nulos, salvo atos decisrios.

Art. 101. Julgada procedente a suspeio, ficaro nulos os atos do processo principal, pagando o juiz as custas, no caso de erro inescusvel; rejeitada, evidenciando-se a malcia do excipiente, a este ser imposta a multa de duzentos mil-ris a dois contos de ris. O juiz que arcar com as custas do processo. Excipiente: quem faz a argio da exceo de suspeio. Ocorrendo a suspeio, o processo fica suspenso, at que seja decidido. Podemos ter a hiptese de exceo de suspeio em razo do Ministrio Pblico. Art. 104. Se for argida a suspeio do rgo do Ministrio Pblico, o juiz, depois de ouvi-lo, decidir, sem recurso, podendo antes admitir a produo de provas no prazo de trs dias. Quem decide a argio de suspeio do Ministrio Pblico o juiz da prpria causa. Nos casos do juiz e do promotor sendo declarados suspeitos ns teremos a substituio pelo seu substituto legal. Podero entrar no rol de suspeito os peritos, funcionrios, etc. Quem julga o juiz. Art. 105. As partes podero tambm argir de suspeitos os peritos, os intrpretes e os serventurios ou funcionrios de justia, decidindo o juiz de plano e sem recurso, vista da matria alegada e prova imediata. No h recurso previsto nos termos da lei da deciso que julga a exceo de suspeio. Como se faz a exceo de suspeio do jurado? No plenrio, na instalao da sesso do jri, oralmente e na frente de todos, quem decide o plano o juiz. Art. 106. A suspeio dos jurados dever ser argida oralmente, decidindo de plano do presidente do Tribunal do Jri, que a rejeitar se, negada pelo recusado, no for imediatamente comprovada, o que tudo constar da ata. Cada advogado poder ter 03 recursos imotivados no jri e a suspeio deve ser motivada, fora das 03 recusas. Quantos forem os jurados suspeitos quantas recusas podem ser feita. No poder argir exceo de suspeio ao delegado de polcia, mas poder declar-lo suspeito. Art. 107. No se poder opor suspeio s autoridades policiais nos atos do inqurito, mas devero elas declarar-se-o suspeitas, quando ocorrer motivo legal.

Artigo 254. Trata dos impedimentos. A interpretao restrita, no cabe ampliar o rol legal das excees. Rol taxativo. Se falar que o primo do juiz est respondendo a fato anlogo, o juiz deve se declara suspeito? No. O artigo no fala em primo. Se o juiz no se der por suspeito, deve-se fazer uma petio (arrolando testemunhas e justa prova documental), e ter que ter uma procurao com poderes especiais, se mesmo assim o juiz no reconhecer a suspeio ir para o Tribunal. Obs.: quando o relator examinar no primeiro momento que aquela exceo impertinente, ele poder decidir liminarmente, e devolver o processo para voltar a seu curso normal com o prprio juiz. Artigo 95, II, incompetncia do juiz. Quando o juiz for incompetente, dever ser feito a argio da exceo de incompetncia. Art. 108. A exceo de incompetncia do juzo poder ser oposta, verbalmente ou por escrito, no prazo de defesa. 1 Se, ouvido o Ministrio Pblico, for aceita a declinatria, o feito ser remetido ao juzo competente, onde, ratificados os atos anteriores, o processo prosseguir. 2 Recusada a incompetncia, o juiz continuar no feito, fazendo tomar por termo a declinatria, se formulada verbalmente. A exceo de incompetncia poder ser feita escrita ou verbalmente. Primeiro se faz a exceo de incompetncia para o juiz, dependo de sua deciso, d para recorrer da deciso que ele proferir. Se o juiz for incompetente ele aceita a suspeio e remete o processo para o juiz competente. Nesse caso, no h necessidade de procurao com poderes especiais. Quem julga o recurso de incompetncia o prprio juiz argido. Caso ele afirme que incompetente e remeta para outro juzo que tambm se julgue incompetente, haver um conflito de competncia, e o Tribunal julga. Artigo 581, II. O recurso cabvel para a deciso de incompetncia do juiz o:

DO RECURSO EM SENTIDO ESTRITO


Art. 581. Caber recurso, no sentido estrito, da deciso, despacho ou sentena:

II - que concluir pela incompetncia do juzo; Artigo 593. Esse o recurso cabvel se o juiz disser que competente para aquele caso.

DA APELAO
Art. 593. Caber apelao no prazo de 5 (cinco) dias: II - das decises definitivas, ou com fora de definitivas, proferidas por juiz singular nos casos no previstos no Captulo anterior;

Litispendncia: dois processos apurando o mesmo fato, com as mesmas partes. Dada ao penal sobre o mesmo fato eu posso argir a exceo de litispendncia. Art. 110. Nas excees de litispendncia, ilegitimidade de parte e coisa julgada, ser Observado, no que Ihes for aplicvel, o disposto sobre a exceo de incompetncia do juzo. 1 Se a parte houver de opor mais de uma dessas excees, dever faz-lo numa s petio ou articulado. 2 A exceo de coisa julgada somente poder ser oposta em relao ao fato principal, que tiver sido objeto da sentena. A argio de exceo de litispendncia ser feita no processo mais novo, para que seja inserida no processo mais antigo, se acolhidas ais excees. quando ns tivermos dois ou mais processos sobre o mesmo fato e as pessoas. O princpio que rege o no bisem idem.

Das excees.
A exceo de ilegitimidade aquela em que h vcio para a representao, uma defesa indireta, aquela que falta capacidade processual. Cabe recurso em sentido estrito, artigo 581, III, CPP. Art. 581. Caber recurso, no sentido estrito, da deciso, despacho ou sentena: III - que julgar procedentes as excees, salvo a de suspeio;

Se for argida a exceo de ilegitimidade depois de 06 meses, o direito do querelante decai. - Ilegitimidade das partes: Diz respeito a ilegitimidade das partes para o processo, AD PROCESSUM. Diz respeito a ilegitimidade de partes para a causa. Ex. representao processual na queixa crime, precisa da pea inicial para a ao penal privada, para argir a queixa crime necessrio poderes especiais (artigo 44, CPP) A procurao deve conter algumas peculiares: Uma procurao como resumo da acusao que o advogado ir desenvolver, porque caso o querelante diga que no imputou aquele crime o advogado tem como provar. Caso sua procurao no esteja de acordo com o artigo 44, o juiz dir de ofcio que h ilegitimidade de partes, o advogado tambm poder alegar ilegitimidade de partes. Essa exceo meramente protelatria, s vo atrasar o processo. Titularidade da ao. Ad causam. Pode o menor de 18 anos ser o titular da ao penal privada? No. Ele necessita de um representante legal. Ele no pode figurar no plo passivo da ao penal. Pode um particular ajuizar ao penal pblica? No, somente o MP poder ajuizar ao penal pblica. Quando for reconhecido essa exceo de titularidade, Ad Causam anula todo o processo, desde o incio.

Coisa julgada
Coisa julgada aquela deciso imutvel que tem sua origem na segurana jurdica e tranqilidade. H impossibilidade de rediscutir o caso. A coisa julgada tem uma peculiaridade, para o acusado nunca existir a coisa julgada material. Coisa julgada material: em matria nenhuma aquela coisa poder ser discutida. No permite a rediscusso do caso nem mesmo em outra ao. Coisa julgada Formal: permite sua rediscusso do caso em outra ao, ela s no permite na mesma ao.

Ex.: Instituto da reviso criminal. Se algum foi condenado na justia criminal e surgirem novas provas, isso autoriza ao condenado, mesmo com o trnsito em julgado a entrar com outra ao, ou seja, rediscutir a matria em outra ao. (artigo 621, CPP). Artigo 621. A reviso dos processos findos ser admitida: III. Quando, aps a sentena, se descobrirem novas provas de inocncia do condenado ou de circunstncia que determine ou autorize a diminuio especial da pena. Para o Ministrio Pblico no processo criminal a coisa julgada ser sempre material, ainda que apaream novas provas ele no poder mais rediscutir para tentar uma condenao. Reviso Criminal: uma ao, no um recurso. Exauri os recursos, faz coisa julgada. Para a defesa, coisa julgada formal, para a acusao, coisa julgada material, no permite uma nova discusso. A coisa julgada para o acusado pode ser revista a qualquer tempo, at mesmo quando ele morre. No caso de crimes que a lei di alterada em 2009, e antes ser da ao penal privada, os crimes cometidos at a alterao da lei, a legitimidade da vtima, porque continua ao pblica privada, e os crimes cometidos ser do MP, porque passou a ser de ao penal condicionada, ser mediante representao.

Das incompatibilidades e Impedimentos


Artigo 122, CPP. Art. 122. Sem prejuzo do disposto nos arts. 120 e 133, decorrido o prazo de 90 dias, aps transitar em julgado a sentena condenatria, o juiz decretar, se for caso, a perda, em favor da Unio, das coisas apreendidas (art. 74, II, a e b do Cdigo Penal) e ordenar que sejam vendidas em leilo pblico. Pargrafo nico. Do dinheiro apurado ser recolhido ao Tesouro Nacional o que no couber ao lesado ou a terceiro de boa-f. Previstos nos artigos 254, CPP Incompatibilidade

Art. 254. O juiz dar-se- por suspeito, e, se no o fizer, poder ser recusado por qualquer das partes: I - se for amigo ntimo ou inimigo capital de qualquer deles; II - se ele, seu cnjuge, ascendente ou descendente, estiver respondendo a processo por fato anlogo, sobre cujo carter criminoso haja controvrsia; III - se ele, seu cnjuge, ou parente, consangneo, ou afim, at o terceiro grau, inclusive, sustentar demanda ou responder a processo que tenha de ser julgado por qualquer das partes; IV - se tiver aconselhado qualquer das partes; V - se for credor ou devedor, tutor ou curador, de qualquer das partes; Vl - se for scio, acionista ou administrador de sociedade interessada no processo Impedimento Artigo 252, 253, CPP Art. 252. O juiz no poder exercer jurisdio no processo em que: I - tiver funcionado seu cnjuge ou parente, consangneo ou afim, em linha reta ou colateral at o terceiro grau, inclusive, como defensor ou advogado, rgo do Ministrio Pblico, autoridade policial, auxiliar da justia ou perito; II - ele prprio houver desempenhado qualquer dessas funes ou servido como testemunha; III - tiver funcionado como juiz de outra instncia, pronunciando-se, de fato ou de direito, sobre a questo; IV - ele prprio ou seu cnjuge ou parente, consangneo ou afim em linha reta ou colateral at o terceiro grau, inclusive, for parte ou diretamente interessado no feito. Art. 253. Nos juzos coletivos, no podero servir no mesmo processo os juzes que forem entre si parentes, consangneos ou afins, em linha reta ou colateral at o terceiro grau, inclusive. Os impedimentos alcanam o Ministrio Pblico e o juiz do mesmo jeito. O juiz deve julgar-se por impedido de ofcio. Se ele no se der por impedido, a parte poder argir, e se ainda assim, no se declarar por impedido, ir para uma cmara especial para decidir. (o procedimento igual o da suspeio) Se juiz ou promotor funcionar como testemunhas, no podero julgar o caso, sero dados como impedidos. O impedimento veda o juiz e ao promotor de funcionarem no processo. Aqui objetivo, se ele enquadrou nas hipteses legais, ele impedido.

DO CONFLITO DE JURISDIO
Art. 113. As questes atinentes competncia resolver-se-o no s pela exceo prpria, como tambm pelo conflito positivo ou negativo de jurisdio.

Art. 114. Haver conflito de jurisdio: I - quando duas ou mais autoridades judicirias se considerarem competentes, ou incompetentes, para conhecer do mesmo fato criminoso; II - quando entre elas surgir controvrsia sobre unidade de juzo, juno ou separao de processos. Art. 115. O conflito poder ser suscitado: I - pela parte interessada; II - pelos rgos do Ministrio Pblico junto a qualquer dos juzos em dissdio; III - por qualquer dos juzes ou tribunais em causa. O processamento do conflito de jurisdio Ser feito um requerimento, que ser enviado a um Tribunal de Estncia superior, quem decidir esse conflito ser esse Tribunal. Ex.: crime praticado pelo policial militar, em 96 veio uma lei e passou a competncia para a justia comum. Porm, se um militar matar outro militar ser a justia militar competente para julgar o crime. Se o MP fizer a denncia, poder o juiz comum dizer que competente e o juiz militar tambm se julgar competente, nesse caso quem julgar ser o Tribunal, depender de quem suscitou, se for o juiz comum ir para o Tribunal de Justia, se for o juiz militar ir para a justia militar. Art. 116. Os juzes e tribunais, sob a forma de representao, e a parte interessada, sob a de requerimento, daro parte escrita e circunstanciada do conflito, perante o tribunal competente, expondo os fundamentos e juntando os documentos comprobatrios. 1 Quando negativo o conflito, os juzes e tribunais podero suscit-lo nos prprios autos do processo. 2 Distribudo o feito, se o conflito for positivo, o relator poder determinar imediatamente que se suspenda o andamento do processo. 3 Expedida ou no a ordem de suspenso, o relator requisitar informaes s autoridades em conflito, remetendo-lhes cpia do requerimento ou representao. 4 As informaes sero prestadas no prazo marcado pelo relator. 5 Recebidas as informaes, e depois de ouvido o procurador-geral, o conflito ser decidido na primeira sesso, salvo se a instruo do feito depender de diligncia. 6 Proferida a deciso, as cpias necessrias sero remetidas, para a sua execuo, s autoridades contra as quais tiver sido levantado o conflito ou que o houverem suscitado. Art. 117. O Supremo Tribunal Federal, mediante avocatria, restabelecer a sua jurisdio, sempre que exercida por qualquer dos juzes ou tribunais inferiores.

O conflito de jurisdio ocorre quando duas ou mais autoridades judicirias se dizem competentes (conflito de jurisdio positiva) ou incompetentes (conflito de jurisdio negativa). Competncia a regra que vai limitar o magistrado a dizer o direito em um caso e em outro no. A competncia a medida da jurisdio, aonde o juiz competente, ou seja, pode dizer o direito. Ex.: Tribunal do Jri, quem diz o direito so os jurados. Jurisdio dizer o direito. Quem pode dizer o direito? Quem est investido legalmente do poder jurisdicional, ou seja, o juiz. Espcies: Ratione material Ratione personal Ratione loci

Ratione material: h sua designao segundo a natureza do crime. a competncia em razo da matria. Ex. crime de homicdio doloso. Competncia segundo artigo 5, XXXVIII, fixado em razo da matria (jri). Ex.: crime militar, artigo 125, pargrafo 4, CF. Crime eleitoral Obs.: sempre que a Unio estiver no plo passivo no crime, a competncia da justia federal. Crime de roubo, se a vtima no a Unio, chamamos de competncia residual, portanto o que sobre vai para a justia Estadual. Ratione Persone: em razo da pessoa. A competncia vai ser fixada segundo a atividade regida pelo agente. Ex.: crimes comuns praticados por deputados federais, por ser pessoas com foro privilegiado a Constituio determina que a competncia do STF. Essas pessoas quando praticam crimes de homicdio preferem, na maioria das vezes, serem julgadas pelo jri popular, abrindo mo de seu foro privilegiado. Porm, esse foro no para o

indivduo e sim para a funo que ele exerce, no podendo abrir mo de ser julgado dessa forma. Ex.: do prefeito (artigo 29, X, CF). Artigo 102, I, alneas b e c da CF. Observao importante: Essas duas espcies de competncia, em razo da matria e em razo da pessoa, ns chamamos de competncia absoluta, se elas no forem observadas, sero anulados os processos desde o incio, caso de nulidade absoluta, que aquela que vai perdurar at existir o processo. Elas podem ser argidas em qualquer momento, no preclui. Nulidade: o desrespeito, o descumprimento s regras legais estabelecidas. A nulidade absoluta ocorre quando as regras so estabelecidas na lei maior, portanto o desrespeito a essas regras o descumprimento, desrespeito Consttuio. Se ao longo da ao penal aquele indivduo que tinha o foro privilegiado, o processo for enviado ao foro comum, uma vez afastado da funo, responde ao foro comum. Ratione Loci: a competncia firmada em razo do lugar que aconteceu o crime. Lei infraconstitucional, Cdigo de Processo penal, artigo 70. Teoria da Ubiquidade- artigo 6, CPP. Essa competncia ratione Loci relativa, porque ta fixada em lei infraconstitucional. Se o juiz ou as partes no alegarem, o processo continua e sero vlidos os atos praticados pelo juiz. Voc dever argir-la no primeiro momento que for reconhecida o juzo competente e deve provar o prejuzo, tenho que demonstrar o prejuzo, ela preclui, se voc no argir-la na 1 oportunidade. Onde mais fcil produzir as provas? No lugar que ocorre o crime. Ela gera nulidade relativa. Obs.: competncia a medida da jurisdio. Em caso de perseguio, o crime foi em So Paulo e prendeu em Santos, apresenta-se a autoridade local e leva os presos ao local que o crime foi cometido, no caso So Paulo. Artigo 93, IX, toda e qualquer deciso judicial ser fundamentada. Fundamentos: dizer os motivos, quando o juiz no diz os motivos, ele est violando as regras da CF, quando essa regra violada, no preciso demonstrar que houve prejuzos, porque regra de interesse pblico.

Quando fala em nulidade absoluta o prejuzo presumido, e pode ser argido a qualquer tempo, at depois de trnsito em julgado. J na nulidade relativa, preciso demonstrar o prejuzo e argir no primeiro momento oportuno, seno fizer isso, estar precluso o direito. Artigo 5, XXXVII- Tribunal de exceo. Se voc no est sendo julgado pelo juiz competente, gera uma nulidade absoluta, porque uma garantia constitucional. Jurisdio Comum e especial. A jurisdio comum subdivide-se em Federal e Estadual (artigo 109, IV). Obs.: Ressalvadas as contravenes. Contravenes so delitos de menor potencial ofensivo- Smula 38, STJ. Jurisdio especial- artigo 109, IV. Justia Eleitoral, militar e as hipteses de competncia poltica da justia eleitoral (artigo 118, 121, CF). Justia Militar (artigo 124, CF). Obs.: os crimes dolosos contra vida praticados por militares, ainda que em servio, contra civis, sero de competncia do tribunal do Jri (Lei 9.299/96).

Das könnte Ihnen auch gefallen