Sie sind auf Seite 1von 6

Nome; Thiago Vasconcelos Numero; 32, serie; 3 Matria; fsica, prof.

; alindo

LASER
Amplificao da Luz por Emisso Estimulada de Radiao

Laser (cuja sigla em ingls significa Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation, ou seja, Amplificao da Luz por Emisso Estimulada de Radiao) um dispositivo que produz radiao eletromagntica com caractersticas muito especiais: ela monocromtica (possui comprimento de onda muito bem definido), coerente (todas as ondas dos ftons que compe o feixe esto em fase) e colimada (propaga-se como um feixe de ondas praticamente paralelas). Histrico Em 1905, Albert Einstein, com o auxlio do trabalho de Max Planck, postulou que a luz formada por pacotes discretos e bem determinados de energia (quantas), mais tarde chamados de ftons. Em 1913 o dinamarqus Niels Bohr apresentou seu modelo de tomo, onde os eltrons orbitam o ncleo em nveis bem determinados, sendo que s podem "saltar" de um nvel para outro se receberem ou emitirem ftons com a quantidade de energia (que pode ser expressa pelo seu comprimento de onda) exata exigida para o salto completo. Em 1925, Erwin Schrdinger e Werner Heisenberg modificaram a forma de se interpretar o modelo de tomo de Bohr postulando que os eltrons so particulas que apresentam propriedades de ondas, cujo comportamento pode ser totalmente explicado pelas funes de onda desenvolvidas por Schrdinger, que preveem, inclusive, os diferentes nveis que o eltron pode assumir no tomo e as exatas energias associadas. Isso significa que cada tipo determinado de tomo pode ser excitado (ter a energia de seu ltimo eltron aumentada, com um consequente salto desse eltron para determinado nvel superior) sempre em quantidades bem definidas, atravs da absoro de um tipo determinado de fton, de comprimento de onda especfico. Em 1953, Charles Hard Townes, James P. Gordon e Herbert J. Zeiger produziam o primeiro maser (microwave amplification through stimulated emission of radiation), um dispositivo similar ao laser que produz microondas em vez de luz visvel. O maser de Townes no tinha capacidade de emitir as ondas de forma continua. Nikolai Basov e Aleksander Prokhorov, da Unio Sovitica, ganhadores do Prmio Nobel em 1964, trabalharam de forma independente em um oscilador quantum e resolveram o problema da emisso continua utilizando duas fontes de energia com nveis diferentes. Mais tarde o maser foi adaptado para emitir luz visvel, ento batizado de laser. Funcionamento O efeito fsico por trs do funcionamento do laser que os tomos de determinados materiais, quando em estado instvel de alta energia, se corretamente estimulados decaem sua energia emitindo ftons coerentes com o estmulo original, cujas ondas esto em sincronia (em fase) entre si. Einstein descobriu, atravs de consideraes tericas, que no apenas um tomo absorve um fton (a partcula de luz) incidente e o reemite ao acaso aps certo tempo (emisso espontnea), mas que tambm este mesmo

tomo deve reemitir seu fton absorvido se um segundo fton interage com ele (emisso estimulada). O fton reemitido tem o mesmo comprimento de onda do fton que o estimulou e, igualmente importante, tem a mesma fase. Um laser funciona desde que se consiga excitar um nmero mnimo de tomos de determinado material para um nvel de energia superior, de modo a se obter uma inverso de populao (quando existem mais tomos excitados do que tomos no estado fundamental). Quando isso ocorre, estimulam-se alguns tomos a emitirem seus ftons, o que vai iniciar um efeito em cascata de modo que o fton emitido por um tomo estimula o tomo seguinte a emitir outro fton de igual comprimento de onda e fase, o que vai amplificando a emisso de feixes de luz de comprimento de onda definido e coerente. Para que tudo isso funcione, entretanto, necessria uma realimentao, ou seja, por certo tempo manter ftons emitidos estimuladamente interagindo com outros tomos. Isso obtido com uma cavidade ptica, uma regio do espao em que se confina luz por algum tempo com o uso de espelhos altamente refletores e convenientemente alinhados que vo refletindo vrias vezes os ftons. Num dos espelhos existe um pequeno orifcio por onde alguns ftons depois de muitas vezes refletidos conseguem sair emitindo o feixe colimado de luz. H tambm os lasers super radiantes, como o laser de nitrognio e alguns lasers de corante que no precisam de espelhos para funcionar. Entretanto, para se compreender perfeitamente um laser, faz-se necessrio o uso da mecnica quntica. Tipos de laser

Lasers de gs Lasers qumicos Excimer lasers Laser de estado slido DPSS Dye Laser (Laser de corante)

Utilizaes do laser

Experimento com Laser (Foras Armadas dos Estados Unidos). Por suas propriedades especiais, o laser hoje utilizado nas mais diversas aplicaes: mdicas (cirurgias), na Fisioterapia como anti-inflamatrio, regenerador e analgsico, industriais (cortar metais, medir distncias), pesquisa cientfica (pinas pticas, hidrulica, fsica atmica, ptica quntica, resfriamento de nuvens atmicas, informao

quntica), comerciais (comunicao por fibras pticas, leitores de cdigos de barras), no campo blico (miras lasers) e mesmo todos os dias em nossas casas (aparelhos leitores de CD e DVD, laser pointer usado em apresentaes com projetores). produzido por materiais como o cristal de rubi dopado com safira, mistura de gases no caso do hlio e nenio, dispositivos de estado slido como Laser Dodo, molculas orgnicas como os lasers de corante. No uso industrial, o laser de CO2 (dixido de carbono) vem cada dia mais sendo utilizado, sendo hoje essencial. Muito competitivo por ser um processo rpido para o corte e solda de diversos materiais com muita agilidade devido s maquinas que utilizam o laser serem CNC. Termos de segurana do laser Normalmente os lasers so etiquetados pela sua potncia, que identifica o nvel de perigo do laser (observao: essas so as classes antigas)

Classe I/1

perfeitamente segura, normalmente porque a luz contida internamente em um dispositivo, por exemplo CD players, ou porque a potncia muito baixa (0.1 miliwatts)

Classe II/2

O reflexo do olho humano (averso) previne dano ocular, a no ser que a pessoa deliberadamente olhe para o feixe por um perodo prolongado. Essa classe apenas inclui para lasers que emitem luz visvel (at 1 miliwatt).

Classe IIa/2a

A regio logo no incio da classe II, onde o laser precisa de pelo menos 1000 segundos contnuos para causar algum dano permanente retina. Scanners a laser comerciais esto nessa classe.

Classe IIIa/3a

Lasers dessa classe so em sua maioria perigosos em combinao com instrumentos pticos que podem mudar o dimetro ou a densidade de potncia. A potncia de sada no excede 5 miliwatts. A densidade no excede 2,5 miliwatts por centmetro quadrado. Muitas miras a laser para armas e apontadores laser esto nessa categoria.

Classe IIIb/3b

Lasers dessa potncia podero causar danos se houver contato direto com a retina. Aplica-se a lasers entre 5 e 500 miliwatts. O dano permanente pode ocorrer em um dcimo de segundo ou menos dependendo da potncia do laser. Reflexes no so um problema, mas podem causar danos se forem reflexes diretas (como espelhos ou metais altamente polidos/reflexivos). Proteo ocular recomendada quando um contato direto poder ocorrer. Lasers no final dessa categoria (logo antes da Classe IV) tambm podem

atear fogo em alguns objetos e levemente queimar a pele. "apontadores laser" nessa categoria so chamados de Laser de mo.

Classe IV/4

Lasers classe 4 (mais de 500 miliwatts) podem causar queimaduras na pele e danos permanentes severos ao olho sem o uso de lentes ou equipamento ptico extra. Reflexes difusas tambm podem causar tais danos pele e aos olhos. A maioria dos lasers militares, industriais, cientficos e mdicos esto nessa categoria. Propriedades do laser

Comprimento de Onda

Depende do material que emite luz, do sistema ptico e da forma de energiz-lo. A luz emitida pelo laser sempre monocromtica.

Teste com Laser (das Foras Armadas dos Estados Unidos). a luz laser provem predominantemente de uma transio determinada entre niveis de energia e portante quase monocromtica. (a vibrao termica dos atomos e a presena de impurezas faz com que estejam presentes outros comprimentos de onda); Exemplos: Fluoreto de argnio (UV) 193 nm; Fluoreto de criptnio (UV) 248 nm; Cloreto de xennio (UV) 308 nm; Nitrognio (UV) 337 nm; Argnio (azul) 488 nm; Argnio (verde) 514 nm; Hlio-nenio (verde) 543 nm; Hlio-nenio (vermelho) 633 nm; Corante Rodamina 6G (ajustvel) 570-650 nm; Rubi (CrAlO3) (vermelho) 694 nm; Nd:Yag (NIR) 1.064 nm; Dixido de carbono (FIR) 10.600 nm.

Potncia de Sada o Gs Hlio-Nenio (dezenas de "mW")

Dixido de carbono (centenas de "kW" em feixe contnuo)

Os lasers de operao continua podem ter potncias de saida entre 0.5mW a 100W ou mais. os lasers pulsados tm niveis de potencia at terawatts, mas apenas para impulsos de muito pouca durao - de microssegundos ou mesmo nanosegundos.

Coerncia o Feixe coerente / Esto em fase. o Devem ter o mesmo sinal. o A coerncia necessria para algumas aplicaes.

A luz laser coerente quando emerge do espelho de sada e continua at uma certa distncia do laser que se chama a distancia de coerencia. (Pequenas variaes na fase, induzida por vibraes termicas e outros efeitos, fazem com que o feixe eventualmente perca coerencia).

Eficincia o De 20% a 0,001%. o A eficincia importante para sistemas com grande potncia. Intensidade de Potncia o Da ordem de 10^16 W/cm (baixa divergncia).

Como a luz do laser emerge perpendicularmente ao espelho de sada, o feixe tem uma divergencia muito pequena, so tipicas divergencias de 0.001radianos.

Das könnte Ihnen auch gefallen