Sie sind auf Seite 1von 11

Escola Governamental, Indisciplinados Ativos e os Perdedores Radicais

Andrews Correia de Amorim Resumo: Texto que escrevi em referncia chacina de Realengo no Rio de Janeiro e que tambm pode trazer problemticas, crticas e reflexes inacabadas sobre o recente ocorrido com o garoto de 10 anos, pacato, "bom aluno", religioso e de "famlia estruturada" que atirou nas costas da professora e depois se suicidou. Entre a perplexidade diante do imprevisvel e explicaes de especialistas estupefatos e dos "normais" sobre transtornos e causas se fomentam cada vez mais os discursos e prticas de medicalizao, suspeio e precauo generalizada. Em meio aos alertas, ONGs, comits, sedes, prefeituras, delegacias, postos, cidados, policiais, jornalistas e entre outros voluntrios encontram seu nicho para retomar e investir nas propagandas e campanhas de desarmamento, recomendando o bom e o mal uso das armas para a garantia do chamado monoplio da violncia legtima do Estado, o cultivo do militarismo e tambm sem ousar a tocar nos interesses e lucros das indstrias armamentistas, mascarando os fascismos de cada dia com rtulos e roupagens de democracia. O texto problematiza a lgica da psiquiatrizao na sociedade de controle normalizada.

preciso deixar de internar e mortificar

O controle da escolarizao democrtica voltou-se para a incluso de qualquer prtica que invente novas resistncias. Em meio a variveis reformas, a escola passou a ser o espao obrigatrio para que crianas e jovens sejam includos em programas estatais ou privatizados de alfabetizao e normalizao escolar. A escolarizao estatal e privada serve para educar em nome da obedincia ao governo centralizado e a condio de governado, seja ancorada em modelos humanistas, seja pelos modelos tcnicos. Assim como a fbrica, o banco, as instituies militares e policiais, a escolarizao sedimentase em direo s regras de vigilncia e punio hierarquizadora. A escola governamental sempre foi um espao que institucionalizou e investiu democraticamente na conteno de rebeldias e na normalizao de condutas em espaos fechados com disposies disciplinares, ela no suporta a indisciplina, a revolta e o desafio hierarquia. O projeto escola para todos como um efeito do iluminismo, foi e ainda uma maneira de prender crianas e jovens para inibir suas paixes, contestaes, insurreies e prepar-los para uma obediente vida integrada. A escola funciona como um dispositivo de conteno. A escola instaura um ambiente hostil alimentado pela moral escolar similar priso e envolvida por redes de severidade entre professores, alunos, funcionrios e diretores com seus sistemas de punio, competitividades e recompensas dentro e fora do espao escolar. A escola constrange os corpos e desejos de alunos com a ampliao de suas punitividades. A escolarizao compulsria direcionada cada vez mais aos projetos iluministas conjugados ao humanismo, tecnicismos e exerccios fsicos, demonstra o quanto a escola ainda vista como um dispositivo de controle para incutir em cada criana e jovem a conduta do Estado e a educao para governar a si e aos outros, segundo uma moral que toma a formao intelectual com base na participao competitiva ou a disciplina do corpo a partir da educao fsica. Nota-se como as crianas so pressionadas ao aprendizado de assimilao de regras e obedincia. No seu dia-a-dia so obrigados a seguirem as regras da escola governamental, aprender a respeitar seus superiores, associar higiene sade, enxergar os seus colegas como um eventual concorrente, aprender a vislumbrar a vaidade de uniformes e montar determinados crculos de amizades almejando contatos teis para o futuro, um eminente processo de formatao de um adulto em miniaturas.

A escola governamental introjeta nas crianas e jovens as prticas disciplinares, os exerccios de obedincia preparando-os para se tornarem no futuro cidado e trabalhador participativo atravs da omisso, delao e consentimento. A escola massageia as ambies dos aduladores que aprendem desde cedo a serem ardilosos e rpidos nas respostas de comando como um meio para serem reconhecidos como melhores alunos, esperando alcanar benefcios, cargos, empregos e outras recompensas. Caso ocorra algum desvio, a escola e os programas de disciplinarizao imediatamente assumem o regime da educao pela via do castigo enquanto tcnicas preventivas de controle e conteno do desacato e da rebeldia. A revolta respira a liberdade e experimentaes autnomas. A rebeldia volta-se favor de novas inventividades. Transforma a criana e o jovem no revigoramento de suas foras e desejos que sempre pulsam por instantes liberadores, ela no se deixa coibir pelos projetos de absoro do desvio e das escolhas intensas. Ela arruna a moral competitiva e hierrquica das relaes por convenincias que emparedam uns aos outros. A rebeldia fortifica as ticas e estticas existenciais elaboradas em amizades e afinidades que se atrevem a estender pela vida pblica, longe de qualquer fraternidade burguesa e lgica de amizades enclausuradas em relaes privadas e nutridas a troco de caridade e pilantropias. Em suas intempestividades, tem a coragem de correr riscos. Ela afirma subjetividades em transformao e no a confirmao do status do derrotado radical como o resultado vazio de uma sociedade de exemplos. No entanto, a educao integral produz dispositivos que capturam a rebeldia, institucionalizando-a em sistemas de castigos e recompensas para formar o assujeitado obediente cumpridor de regras. A educao que segue essas lgicas sempre ir produzir indivduos atados covardia. No interior da espacialidade escolar, as revoltas e as prticas de indisciplina e rebeldia tornam-se disformes, delas podem desencadear-se as experimentaes dos indisciplinados ativos ou a imploso suicida e homicida que resultam no perdedor radical. O perdedor radical no experimenta, ele mata. Ele no um insurgente e no est interessado pela subverso e insubordinao, o tirano produzido pela educao autoritria. O derrotado reativo que cresce e quer mais subservincia e totalitarismo, so os refns da conduta de comando e o efeito-limite do controle normalizador. A escola exige a normalizao das crianas e jovens no que tange na definio de sua linguagem, como tambm estabelece o poder disciplinar sobre seus corpos, reagindo com prescries de como deve falar, escrever, sentar enfileirado, andar, ver, respeitar,

seguir ou reformar regras e instituies e fazer da escola um espao contnuo da famlia monogmica ao qual intercala o hbito da religio e o poder soberano do Estado. Espera-se da criana e do jovem a submisso aos pais, religio, escola e ao Estado. Exige-se que eles sejam classificados, registrados sob um regime normativo e de legalidades atuando sobre seus pensamentos e fluxos corpreos. nessa relao famliareligio-Estado-escola que tendem a aprision-los. Na famlia monogmica, a desobedincia tida como algo que pode ser resolvida pela boa educao dos pais sem prescindir de um modelo conjunto de punies, recompensas e ameaas do uso da fora pelos superiores e mais fortes sobre os menores e mais fracos, o que acaba tomando o corpo e o intelecto das crianas. Ocorrem tambm os casos de abandono das crianas e jovens pelos pais ou as suas respectivas fugas do ambiente familiar por parte daqueles que no aceitam jogar o jogo e preferem escapar para lugares ao qual se dirigem para as ruas, internatos, provoca evases escolares e as tentativas de se ganhar a vida a partir de prticas infratoras produzidas no campo das ilegalidades. Para Edson Passetti e Accio Augusto (2008), o modelo familiar burgus no suporta tais efeitos dessas modulaes se caso acontecerem nas famlias pobres e miserveis:
Ento, o que dentro dela aventura tresloucada, distrbio psicolgico, conduta esperada na formao de um futuro cidado cumpridor de deveres; nas demais famlias infrao, perturbao, problema social, conduta esperada daqueles a quem falta formao familiar, religiosa e escolar; falta de educao e excesso de riscos. So os que a Psicologia, o Direito e os saberes das Humanidades em geral caracterizam como sujeitos perigosos (PASSETTI; AUGUSTO, 2008, p. 10)

No espao escolarizado, a desobedincia se desdobra de forma diferente da relao familiar. Na escola a desobedincia no cometida contra o poder soberano dos pais, ela no passa pelo exerccio do perdo e amor dos pais, e sim por programas psicolgicos, pedaggicos, tcnicos e humanistas que organizam essas amabilidades em redes de assistncias sociais, fomentando a conteno de qualquer sinal de teimosia, revolta e insurreies obstinadas. Na escola a desobedincia tratada como indisciplina que precisa ser modulada por uma modalidade tolerante e flexvel de aprendizagem da obedincia no que concerne a sua formao fsico-corporal e intelectual. Para formar as crianas e jovens amveis e obedientes, a escola estatal produziu dispositivos de captura que inclussem a todos, sobretudo as camadas mais pobres em redes que instigam a conduta participativa:

A escola estatal ampliou seu raio de ao em relao sua velha disposio disciplinar que a governou por uma longa parte do sculo 20. Tornou-se tolerante em relao captura de crianas e jovens, principalmente das classes mais baixas, oferecendo-lhes refeies, reas de lazer ps-aula, amabilidades, atendimento psicolgico e social, conexo com conselhos tutelares diante de problemas de violncia domstica, incluso digital, e at sob certas circunstncias, a atuao em assemblias deliberativas, estimulando a participao na escola (Idem, p. 11).

Tanto a escola quanto a comunidade, apesar dos fluxos de incluso macia gerada pela sociedade de controle globalizada com o intuito de integrar o mximo de crianas e jovens nos sistemas de punies e recompensas ampliados nos espaos escolares e comunitrios, a indisciplina ainda considerada como uma conduta inadmissvel, e o estmulo participao com suas normas e leis estabelece sanes aos indisciplinados que no se enquadram nos sistemas integrados da escola e da comunidade, atuando em parceria para combat-los e encaminh-los lugares que dificultam sua incluso no trabalho legal. A partir dessas estratgias surgem diversas estigmatizaes pela qual os indisciplinados recebem os rtulos de delinqentes, marginais, vagabundos, perigosos em potencial, folgados, sangue ruim, indolentes e induzidos a trabalharem na produtividade dos ilegalismos, destinados s atividades da empresa-trfico-drogas. Contudo, h aqueles que recusam os procedimentos dessas regras e estratagemas, h na indisciplina atitudes que se tornam ativas e resistentes contra as normas e a obedincia s autoridades superiores. No prprio espao escolar, existem os indisciplinados que rechaam a condio de aluno servil, competitivo, trapaceiro, dedo-duro e policial. No seu cotidiano insurgem os estudantes que se interessam por potencializar a vida e os fluxos de seus corpos recusando comandos, constrangimentos e no deixando apanhar. Inventam experimentaes livres em suas micropolticas contra a conduta docilizada do bondoso trabalhador e cidado participativo e devedor infinito de impostos. H os indisciplinados que resistem contra o lazer domesticado, a cultura miditica massificada e as imposies normativas da famlia monogmica, religies e fanatismos. H na vivacidade das indisciplinas ativas o desejo de transformao das subjetividades que contestam o que colocado como irreversvel segundo a administrao disciplinar. As indisciplinas ativas no aceitam a inexorabilidade que a ela reservada os lugares de futuros bandidos ou peremptos policiais e trabalhadores-cidados obedientes. Elas transformam e ocupam o espao escolar a partir de sua heterotpica potncia insurrecional.

Porm, existem os casos daqueles que desaprenderam a prtica da rebeldia. Como efeito-limite da prpria normalizao escolar, cresce as indisciplinas que no tem como alvo a rotina e as estruturas normativas, e sim a manifestao da revolta reativa que resultam em ameaas fsicas a professores, funcionrios e colegas. Esses so os que no pretendem abolir as regras e a obedincia, mas querem se integrar aos sistemas de castigos e represses almejando serem algozes. Esses so os alunos que assimilaram o assujeitamento, a violncia dos pais, das outras crianas e jovens e das autoridades. Esses so os chamados perdedores radicais escolares. No caso dos perdedores radicais escolares, ele o fruto da normalizao e do controle disciplinar em que desaprendeu a lidar com rebeldias, vindo a cultivar de forma obscura e soturna uma bomba de ressentimentos. Dentro de uma sociedade que escancara modelos de exemplo cada vez mais informatizados, eles carregam consigo a sensao do fracasso. Sentem-se inferiorizados em torno dos modos de vidas que nivelam condutas com base na dicotomia entre winners e losers. a famosa lgica atual do velho americam way of life, cujo seu maior efeito o desejo de extermnio dos perdedores radicais que extravasam suas cleras em nome da fama e redeno conquistada pela matana generalizada. Ao afirmar seu fracasso e no reconhecimento, projeta sobre todos a vingana, o fanatismo e o ressentimento com pretenses de quebrar recordes de homicdios e entrar para a histria. Pretende subjugar a todos aos seus prprios mandamentos a partir da execuo sumria e o terror:
O perdedor radical desaprendeu a lidar com rebeldias; o ultra-conservador serial killer, quieto ou alheio, que se destaca por se tornar obscuro, soturno, sisudo, distante, apartado ou de pouqussimas palavras. Um solitrio. Mas, tambm, pode estar agrupado visando aterrorizar, amordaar, inibir e subjugar aos seus prprios mandamentos. aquele que ningum repara, ou dele se esquece, pouco importando se est ou no presente na sala de aula, nas dependncias da escola; ou so aqueles que ningum quer lembrar. Ele o obediente no limite do insuportvel, quieto e alheio; ou o autoritrio integrante de um grupo com suas lideranas que exigem obedincia s suas imposies. o que desistiu e decidiu se projetar pela morte, pela sua morte e de desconhecidos colegas; o efeito-limite do controle disciplinar atingindo tambm setores mais abastados da sociedade. O agrupado, por sua vez, vive pelas escolas governamentais esperando a morte chegar. Eles so os perdedores radicais feitos de imobilidades, covardias, temores e autoritria sociabilidade que oscila entre o elogio hierarquia e aos superiores transcendentais e a desvairada conduta em busca do imediato. Ambos refletem a obsesso, doida busca por consumo e projeo instantnea. So os perdedores radicais da escola e da comunidade (Ibidem, p. 12, grifos dos autores).

Na sociedade de controle, a escola governamental compe a variedade de fluxos que pretendem extrair o mximo de energia dos corpos e de cada inteligncia dentro e fora dos dispositivos de recompensas e punies pela qual criminaliza as condutas que no estejam constantemente energizadas aos fluxos de promessas por felicidade, consumo, poder e jogos de apostas e mritos ao qual exigem participaes ininterruptas. Nesse fluxo de extrao de energias constantes, a sociedade de controle modula as condies que levam os sujeitos ao stress na busca por medicalizaes, institucionalizando a conduta do fracassado numa escola ou sociedade movida de exemplos e distines. A escola governamental modula a imposio de castigos, promove para professores e funcionrios a conduta policial, competitiva, desconfiada e invejosa. Educa as crianas para se tornarem futuros trabalhadores cordatos, reformadores polticos e at mesmo revolucionrios que no pretendem abolir o Estado em nome de outra ordem estatal, moderados e concorrentes que incorporem as trapaas do sucesso a qualquer preo sob a ameaa do isolamento, ressentimento, constrangimento, competio e aclimatao de derrotado. Prepara a todos para ser capital humano. Tudo isso sem abrir mo dos sistemas de castigos e premiaes. Segundo as pesquisas de especialistas psicanalhas, os que chamo aqui de perdedores radicais teriam sido vtimas das prticas de Bullying e que casos extremos como a chacina em Realengo seria uma das consequncias dessa violncia fsica e psicolgica que ocorrem nas escolas. Nestas pesquisas sempre so identificados quatro grupos, entre eles os agressores, as vtimas, as vtimas que reagem e os que no se envolvem. Mas casos como esse no tem nada a ver com as psicanalhices que aproveitam o calor do momento para justificar medicalizaes para cada criana e jovem que escapa das normas. Cabe destacar que pesquisas desse tipo sempre acabam incentivando a conduta delatora no espao escolar, devido ao no envolvimento e omisso de professores, funcionrios e alunos nos casos de agresso. Noutro momento, acabam sempre apontando para agressores e vtimas a necessidade de interveno mdica. No h dvidas que essas pesquisas fundamentam os investimentos psiquitricos, pedaggicos e jurdicos, ao ponto de incitar maior policiamento na escola transformando qualquer um em delator e polcia, desde professores e funcionrios, at aos alunos e seus pais, como tambm servem para redimensionar as prticas de criminalizao de jovens, identificando qualquer um como delinquente, perigoso e suspeito. A partir dessas pesquisas se espera internar e enterrar crianas e jovens em instituies correcionais, principalmente aqueles que no se encaixam a ser o babaca que ama seu emprego, o

consumista imerso em dvidas, o eleitor consciente membro de rebanhos ou o suicida e homicida da sociedade. mais uma das estratgias psiquitricas que produz as doenas mentais e transtornos para justificar sua prpria existncia cientfica, agora conjugada no princpio educacional a base de castigos, exatamente essa lgica que sustenta a violncia do adulto e do sistema penal seletivo sobre a criana. O mesmo modelo que considera moral, natural e legal os pais castigarem e surrarem seus filhos. O fascismo transborda dos poros daqueles que reproduzem a vontade segregatria de internar, identificar anormalidades e eliminar o outro em espaos de confinamento. Para esses, a intolerncia e a violncia so algo inaceitveis, mas justamente esses so os que se organizam pela tolerncia discreta da violncia, desde que ocultada aos muros das prises e manicmios. Numa sociedade dita moderna e civilizada o sofrimento pblico visto como algo intolervel, no o que acontece nos campos dos intramuros. No devemos esquecer que desde o sculo XIX e o nascimento das instituies de isolamento como instrumento de controle, opresso e medicalizao da sociedade atendiam s polticas higienistas e sanitaristas de anulao dos que foram considerados loucos, vadios e degenerados em espaos que reforam at hoje prticas eugnicas, torturas, execues, humilhaes e ocultao de cadveres para garantir a segurana dos que se postulam normais e saudveis contra o indivduo classificado como potencialmente perigoso. Os internados so tratados como refugo, resto, ou como dizem, lixo humano que precisa ser curado ou retirado do convvio social. A morte dos criminosos e das vtimas torna-se til e lucrativa para o espetculo miditico e o mercado biopoltico de corpos governados pelo encaminhamento seletivo de rgos, com seus rins, baos, coraes, fgados e crneas para as instituies de controle da vida e poder sobre a finitude; nas mos da percia, mdicos legistas, polticas hospitalares, fonte de informaes para a medicina, continuao de exegeses jurdicas, investigaes constitutivas e cemitrios produzindo ilegalismos orgnicos e biolgicos. Foucault (2006) nos mostrou como a situao dos loucos mudou durante e depois do final do sculo 18 quando Pinel liberou o louco das correntes substituindo-as pela disciplina asilar na modificao das funes do internamento. A partir da velocidade do desenvolvimento industrial e sobre o princpio do capitalismo ocorreu processos de seleo entre os inadaptados ao trabalho e os capazes de trabalhar, fazendo dos elementos a-sociais um objeto da medicina e de cuidados clnicos, entre eles, so os enfermos, idosos, ociosos e prostitutas, deixando dentro dos estabelecimentos os que

no tinham as faculdades fsicas e mentais para o trabalho. E a partir desse processo que nasce a razo psiquitrica ligada s douras do humanismo punitivo. Toda vez que uma sociedade influenciada pelo humanismo se mostra chocada com a exposio da violncia nos veculos miditicos e a cada situao-problema que repercute gritantemente nos jornais, revistas, televiso, rdio e internet, (re)aparecem os mesmos discursos mofados pedindo por mais punio, aumento da internao depositando convices nas taras psicanalhas e em direo sobrevivncia de consultrios, indstrias farmacuticas, hospitais, hospcios e prises ao qual fazem uso da medicalizao, internamentos e tratamentos psiquitricos para amordaar e matar aos poucos todos aqueles que a sociedade normalizada quer se livrar e se proteger. Para no recarem no sentimento de culpa e remorsos, se deixam tocar pelo humanismo e, por no suportarem os suplcios pblicos e penas de mortes, exigem a internao dos infratores e loucos para os manicmios valendo-se dos procedimentos da cura e de sua lgica prisional. No entanto, a pena permanece, e a internao o assassinato dissimulado daqueles que os mesmos tolerantes apoiam mortificar, subordinar, assujeitar e humilhar pelo grande encarceramento. A lgica da psiquiatrizao corre solta pelas ruas, nas cabeas e corpos de cada um, na sociedade de controle vivemos esses grandes encarceramentos a cu aberto que se alternam da loucura da priso aos fluxos ilimitados do monitoramento eletrnico. Entre a perplexidade e incapacidade de explicar os fatos e crimes que surpreendem a todos, os especialistas estupefatos sempre formulam seus pareceres com base nos saberes da conscincia, o inquestionvel passa a ser especulado pelas explicaes que reforam ainda mais as ladainhas psiquitricas, mdicas, jurdicas, pedaggicas, sociolgicas e securitrias ao qual pretendem ampliar os regimes das penas e anunciarem o fortalecimento dos mecanismos preventivos da defesa da sociedade. A psiquiatria sempre encomendada com suas receitas de normalizao a base de medicamentos psicotrpicos e eletrochoques considerados teraputicos, prticas que no deixaram de existir sobre aqueles que foram construdas medidas de periculosidade criminal e doena psquica. Toda vez que vejo algum prescrever tratamentos mdicopsiquitricos a algum, demonstra a sua crena nas falcias de psicanalhas que apostam na medicalizao e internao como exerccio de conteno dos inconvenientes sociais ou o jargo mdico-jurdico do sciopata em instituies que os mantm como mortos vivos, dopados e banidos. Como se todos no seu dia-a-dia arranjassem oportunidades para criar seus prprios dossis e laudos preventivos para as categorias

sociais do louco perigoso, mulher histrica, criminoso-psictico que tanto gostam de reforar. Para aqueles que so atribudos o status do louco ou anormal destinado a regra de serem "deixados morrer", seja pelo suicdio, encarceramentos ou pelo esgotamento niilista e reativo com pulso assassnia, tudo isso em nome da vida e segurana dos normais. E so precisamente esses que gostam de falar de sade, humanismo, democracia e outros valores. Tamanha a hipocrisia de tais virtuosos que valorizam a vida, a temperana, os bons costumes e os comportamentos alinhados, ao ponto de serem movidos pela comoo quando so surpreendidos por um ato vingativo de quem se via e culpabilizava a si mesmo como um vencido ou um perdedor radical, segundo as consideraes de Enzensberger (2006). Imediatamente, os compassivos e chocados mandam facilmente a morte do outro, do monstro, da raa ruim. Preferem apitar dessa maneira, ao invs de se colocarem como seu executor direto. Estamos cercados de tribunais e festivais de desejos de vingana aflorando-se por toda parte, desde as condutas subjetivadas pelo amor ao poder at aos estupefatos diante do imprevisvel e as idiossincrasias que simpatizam com os dogmas lombrosianos no exerccio da acusao e condenao, cujo a qual reiteram as velhas mximas do discurso normalizador suplicando paz e ostentando lutos. Qual ser a prxima proeza dos psiquiatras, jornalistas, polticos e tantos outros que se mostraram sem sentido de racionalidade para explicar o massacre ocorrido no colgio de Realengo? Sugerir o retorno das medies de crnios para diagnosticar se os diferentes indivduos e coletividades tm ou no tendncias ao crime e desvios de conduta? O atirador da escola de Realengo foi logo identificado pela maioria, especialistas ou no, como um psicopata. No entanto, no contedo de sua carta no se encontra impulsos de um desviante da ordem, e sim princpios conservadores de ordem puritana e ideal de pureza, assim como os setores fundamentalistas que condenam e apedrejam mulheres por crimes de adultrio ou os moralismos higinicos que sustentam alicerces de castidade e monogamia condenando o sexo como algo sujo. A partir de indcios, nota-se que a chacina de Realengo nada tem a ver com loucura ou questes psicolgicas, o atirador, movido por suas razes pudicas, demonstrou ser hbil em sua conduta policial subjetiva, assim como essas aes seguem presente nas execues exterministas da polcia truculenta. O abismo do fundamento nada poder conter, seno o saudvel terror exalava do dio fantico e missionrio na postura policialesca e ultraconservadora do atirador disposto a morrer e a matar por uma

irmandade imaterial e abstrata. No s ele que desejava morrer e matar como um mrtir, esse sentimento de vingana se faz presente naqueles que cultivam o desejo do castigo. Faz-se presente nos que gostam de punir a favor da obedincia e cumprimento da ordem, nas cidadanias delatoras, sobre aqueles que exigem medicalizaes no aperfeioamento de unidades de internao, nas reformas das penalidades por meio de medidas alternativas e scio educativas, na busca sem sentido daqueles que apelam por bodes expiatrios culpabilizando a internet e os tempos ps-liberais. Faz-se permanente nas marcas da tortura e violncia, peremptrio no niilismo reativo com pulso de aniquilamento do outro e de autodestruio na busca esvaziada pelo nada.

Referncias ENZENSBERGER, Hans Magnus. El perdedor radical: Ensayo sobre los hombres del terror. Barcelona: Anagrama, 2006. FOUCAULT, Michel. Problematizao do Sujeito: Psicologia, Psiquiatria e Psicanlise. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitria, 2006. PASSETTI, Edson; AUGUSTO, Accio. Educao e Anarquia: Abolir a Escola, 2008. Disponvel em: <http://www.nu-sol.org/agora/pdf/passettiaugusto.pdf> (acesso em: 11/04/2011). VIANNA, Tlio. Transparncia Pblica, Opacidade Privada: O Direito como Instrumento de Limitao do Poder na Sociedade de Controle. Rio de Janeiro: Editora Revan, 2007.

Das könnte Ihnen auch gefallen