Sie sind auf Seite 1von 12

Apostila Patrimnio Cultural

Elaborada por: Ana Maria Nogueira Rezende

O que o Patrimnio Cultural? A Constituio da Repblica Federativa do Brasil estabelece que o poder pblico, com a cooperao da comunidade, deve promover e proteger o "patrimnio cultural brasileiro". Dispe ainda que esse patrimnio constitudo pelos bens materiais e imateriais que se referem identidade, ao e memria dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, como sejam: as formas de expresso os modos de criar, fazer, viver; as criaes cientficas, artsticas e tecnolgicas; as obras, objetos, documentos, edificaes e demais espaos destinados s os conjuntos urbanos e stios de valor histrico, paisagstico, artstico, Esses bens materiais e imateriais que formam o patrimnio cultural brasileiro so, portanto, os modos especficos de criar e fazer (as descobertas e os processos genunos na cincia, nas artes e na tecnologia); as construes referenciais e exemplares da tradio brasileira, incluindo bens imveis (igrejas, casas, praas, conjuntos urbanos) e bens mveis (obras de arte ou artesanato); as criaes imateriais como a literatura e a msica; as expresses e os modos de viver, como a linguagem e os costumes; os locais dotados de expressivo valor para a histria, a arqueologia, a paleontologia e a cincia em geral, assim como as paisagens e as reas de proteo ecolgica da fauna e da flora. Quando se preserva legalmente e na prtica o patrimnio cultural, conserva-se a memria do que fomos e do que somos: a identidade da nao. Patrimnio, etimologicamente, significa "herana paterna"- na verdade, a riqueza comum que ns herdamos como cidados, e que se vai transmitindo de gerao a gerao.

manifestaes artstico-culturais; arqueolgico, paleontolgico, ecolgico e cientfico.

Patrimnio Cultural Material Como o prprio nome sugere, patrimnio cultural material, so os bens que esto construdos, edificados ou fazem parte de um conjunto arquitetnico que referencia uma poca. Temos diversos bens materiais que so tombados em estncias mundiais, federais, estaduais e municipais. A Organizao das Naes Unidas para a Educao, a Cincia e a Cultura (UNESCO) prope promover a identificao, a proteo e a preservao do patrimnio cultural e natural de todo o mundo, considerado especialmente valioso para a humanidade. Este objetivo est incorporado em um tratado internacional denominado Conveno sobre a proteo do patrimnio mundial cultural e natural, aprovada pela UNESCO em 1972. A UNESCO (ONU) determina os bens materiais tombados, que so considerados patrimnio mundial da nao como Ouro Preto e Diamantina em Minas Gerais. O Instituto do Patrimnio Histrico Artstico Nacional (IPHAN) realiza tombamentos e registros no pas. O IEPHA/MG - Instituto Estadual do Patrimnio Histrico e Artstico de Minas Gerais - Fundao vinculada Secretaria de Estado da Cultura, foi criado pela Lei n 5.775, de 30 de setembro de 1971. Tem competncia e atribuies iguais ou complementares s do rgo federal de proteo do patrimnio, o IPHAN (Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional). Patrimnio Cultural Imaterial de suma importncia promover e proteger a memria e as manifestaes culturais representadas, em todo o mundo, por monumentos, stios histricos e paisagens culturais. A cultura de um povo no acontece somente com bens materiais. H muito mais, contido nas tradies, no folclore, nos saberes, nas lnguas, nas festas e em diversos outros aspectos e manifestaes, transmitidos oral ou gestualmente, recriados coletivamente e modificados ao longo do tempo. A essa poro intangvel da herana cultural dos povos, d-se o nome de patrimnio cultural imaterial.

Para muitas pessoas, especialmente as minorias tnicas e os povos indgenas, o patrimnio imaterial uma fonte de identidade e carrega a sua prpria histria. A filosofia, os valores e formas de pensar refletidos nas lnguas, tradies orais e diversas manifestaes culturais constituem o fundamento da vida comunitria. Num mundo de crescentes interaes globais, a revitalizao de culturas tradicionais e populares assegura a sobrevivncia da diversidade de culturas dentro de cada comunidade, contribuindo para o alcance de um mundo plural. Ciente da importncia dessa forma de patrimnio e da complexidade envolvida na definio dos seus limites e de sua proteo, a UNESCO vem, nos ltimos vinte anos, se esforando para criar e consolidar instrumentos e mecanismos que conduzam ao seu reconhecimento e defesa. Em 1989, a Organizao estabeleceu a Recomendao sobre a Salvaguarda da Cultura Tradicional e Popular e vem, desde ento, estimulando a sua aplicao ao redor do mundo. Esse instrumento legal fornece elementos para a identificao, a preservao e a continuidade dessa forma de patrimnio, assim como de sua disseminao. De modo a estimular os governos, ONGs e as prprias comunidades locais a reconhecer, valorizar, identificar e preservar o seu patrimnio intangvel, a UNESCO criou um ttulo internacional, concedido a destacados espaos (locais onde so regularmente produzidas expresses culturais) e manifestaes da cultura tradicional e popular. Assim, desde 2001, a Proclamao das Obras-Primas do Patrimnio Oral e Intangvel da Humanidade ocorre a cada dois anos, selecionando, por meio de um jri internacional, espaos e expresses de excepcional importncia, dentre candidaturas oferecidas pelos pases. Em 2002, o Brasil apresentou a sua primeira candidatura, preparada pelo Museu do ndio e retratando a cosmologia e a linguagem grfica dos ndios Wajpi, do Amap. Na Proclamao de 2005, o Samba de Roda do Recncavo Baiano tambm foi includo na lista de Obras Primas do Patrimnio Oral e Intangvel da Humanidade. Alm das gravaes, registros e arquivos, a UNESCO considera que uma das formas mais eficazes de preservar o patrimnio intangvel garantir que os portadores desse patrimnio possam continuar o produzindo e transmitindo. Assim, a Organizao desenvolve o programa de Tesouros Humanos Vivos, que estimula os pases a criarem

um sistema permanente de identificao de pessoas (artistas, artesos etc.) que encarnam, no grau mximo, as habilidades e tcnicas necessrias para a manifestao de certos aspectos da vida cultural de um povo e a manuteno de seu patrimnio cultural material. Finalmente, em 2003, aps uma srie de esforos, que incluram estudos tcnicos e discusses internacionais com especialistas, juristas e membros dos governos, a UNESCO adotou a Conveno para a Salvaguarda do Patrimnio Cultural Imaterial. Essa conveno regula o tema do patrimnio cultural imaterial, e assim complementa a Conveno do Patrimnio Mundial, de 1972, que cuida dos bens tangveis, de modo a contemplar toda a herana cultural da humanidade. ( Fonte: wwww.unesco.org.br ) A conservao dos bens culturais Sendo o patrimnio cultural parte da herana comum da nao, a sua conservao de interesse geral, tanto do poder pblico como dos proprietrios e de toda a comunidade. Entretanto, a legislao indica que o Proprietrio de um bem tombado o primeiro responsvel por sua integridade e se este no dispuser de recursos pra sua manuteno pode levar suas dificuldades Secretaria de Cultura, j que o imvel de interesse de toda a comunidade dever dos rgos pblicos auxiliar na manuteno deste. Patrimnio e economia Assim, cada vez mais o patrimnio deixa de ser objeto de museu e se insere no desenvolvimento econmico-social, comeando a fazer parte das relaes cotidianas da sociedade, deixando de ser um campo isolado, tangvel apenas em alguns momentos especiais. Como alternativa de desenvolvimento se mostra, inclusive, como importante aliado gerao de empregos, na medida em que inova o mercado, cria novos campos de trabalho e prope a necessidade de qualificao de mo-de-obra. As mudanas contemporneas nas dinmicas urbanas, na prestao de servios e nos modos de produo e estocagem reforam a tese de insero do patrimnio histrico na economia.

Podemos citar alguns exemplos. O revival de centros histricos, seu charme, sua diferenciao e seu potencial tem acontecido em todo o mundo e possibilitado recuperar centros que apresentavam grandes problemas urbanos, face ao seu abandono. Revitalizados, eles se tornam centros tursticos e de vitalidade econmica. Muitas vezes, os prprios edifcios em reas abandonadas tm um potencial enorme face s suas caractersticas fsicas, se prestando a um sem nmero de novas funes. Atualmente, a preservao de patrimnio cultural conta com as Leis de Incentivo, que possibilitam a revitalizao de casarios, podendo estes, servirem sociedade, gerando rendas e revigorando as reas que esto includos. A importncia da cultura na educao, processo ensino- aprendizagem Para melhor entendimento da linha de raciocnio e da insero do contexto, especialmente a cultura e o patrimnio cultural, nos processos significativos da aprendizagem, convm inserir, neste momento, o conceito de pensamento simblico conforme entendido por Piaget. O pensamento simblico e pr-conceitual aparece a partir dos dois anos de idade e permite a representao do real por meio de imagens significativas. Aqui Piaget estabelece uma importante distino entre signos (que requerem, para se constiturem, a vida social) e smbolos (que podem ser elaborados somente pelo indivduo). Assim, os smbolos podem ser socializados, enquanto o signo puro sempre coletivo e por isso, a aquisio da linguagem (sistema de signos coletivos) coincide com a formao do sistema dos significantes individuais. Essa relao permanece tambm pelo resto da vida na construo e comunicao de outros sistemas de significao. Depreende-se, por tudo isso, a importncia da interao do indivduo com a realidade. Falar de realidade pressupe falar do contexto, do mundo, do campo onde a realidade ocorre. Os contedos de aprendizagem so, na verdade, uma seleo de saberes relevantes da cultura que so preexistentes e possuem natureza simblica (como a escrita, a msica, o patrimnio cultural etc.); A cultura confere significado atividade humana. Os contedos no so, portanto, selecionados apenas por sua dimenso tcnica mas, tambm, por sua dimenso sociocultural.

Sendo o conhecimento uma construo, a funo do mestre a de ajudar os aprendizes a dominar os diferentes sistemas e cdigos culturais. Entende-se a aprendizagem como um processo de atribuio de significados que age na intermediao entre o ser e o mundo e que, s por uma tomada de conscincia profunda a pela aquisio de conhecimento, se faz de forma indelvel. Segundo o Centro de Pesquisa e Formao de Educadores da Escola Balo Vermelho (1994, pg. 9): O aluno aprende um contedo qualquer quando capaz de atribuir-lhe significado, isto , quando consegue estabelecer relaes substanciais entre o que est aprendendo e o que j conhece, de modo que esse novo conhecimento seja assimilado aos seus esquemas de compreenso da realidade e passe a ser utilizado como conhecimento prvio em novas aprendizagens. (...) A educao no se reduz transmisso de contedos. Da maneira como a concebemos um processo de formao que se realiza a partir de experincias vividas pelos sujeitos nos diversos espaos educativos a que tm acesso (famlia, trabalho, escola, grupos de convivncia...), na interao com o mundo e com as pessoas que fazem parte de seu universo cultural. Essa atribuio de significado na prtica do ensino pressupe, entretanto, algumas estratgias que, na realidade, imbricam-se e se intercambiam, e sem as quais dificilmente se criaria um ambiente propcio a essa abordagem. A primeira dessas estratgias - a participao - pode ser entendida pela tica da pedagogia construtivista, a partir do consenso, j bastante assentado em relao ao carter ativo da aprendizagem, de que esta seja fruto da construo pessoal. Aprender Construir, ou seja, aprendemos quando somos capazes de uma representao pessoal sobre um objeto da realidade ou contedo que pretendemos apreender. Aprender no , portanto, copiar ou reproduzir a realidade. A participao pressupe que o aluno seja o agente da aprendizagem, estabelecendo uma relao com o objeto de estudo e com ele interagindo. Freire (1974), em sua Pedagogia do Oprimido", critica o conceito que chama de educao bancria, por conceber os alunos como recipientes vazios, em que o professor vai depositar conhecimentos. Isso significa que o conhecimento no pode ser confundido com a descoberta de verdades absolutas, como ocorre na teoria positivista do conhecimento (Gadotti,1991), mas refere-se apreenso de verdades pessoais e contedos que, embora coletivos, tm sua verdade na apreenso pessoal. Tal raciocnio revaloriza a importncia da pergunta que, assim, pode ser entendida como a

exteriorizao de uma postura significativa ou, como coloca Freire (conforme Gadotti, 1991, pg. 97): O que perguntar? O ato de perguntar est ligado ao ato de existir, de ser, de estudar, de construir, de pesquisar, de conhecer. A segunda estratgia refere-se contextualizao. A importncia do contexto no processo de aprendizagem referencia-se na definio das estruturas de significado como intermediao entre o ser e o mundo. Essa viso , tambm, corroborada por Read (1982) que entende como objetivo da educao a integrao-reconciliao da singularidade individual com a unidade social. Sob esse ponto de vista, segundo o autor, o indivduo seria bom na medida em que sua individualidade se realizasse dentro da totalidade orgnica da comunidade. A terceira estratgia que se prope, a do envolvimento, pode ser fundamentada em Vygotsky, que demonstra a existncia de um sistema dinmico de significados em que o afetivo e o intelectual se unem. Assim, segundo Sole (1990, pg. 26): Quando falamos de atribuir significado, falamos de um processo que nos mobiliza a nvel cognitivo e que nos conduz a revisar e a aportar nossos esquemas de conhecimento para dar conta de uma nova tarefa, atuao ou contedo de aprendizagem. Aprendemos, ento, com o que nos motiva e nos comove. Segundo Neumann (1968, pg. 248): Toda concepo nova e toda inspirao produtiva contm elementos que, at esse momento, eram inconscientes e a incluso dos componentes emocionais associados aos contedos inconscientes leva ao surgimento de uma comoo. (...) S a unio do sistema da conscincia do ego com as camadas profundas, de tonalidade emocional, do inconsciente possibilita um processo produtivo. A importncia das estruturas de significao nos processos de ensinoaprendizagem , portanto, basilar. Mauri (1990) chega a dizer que a construo do conhecimento por parte do aluno s possvel graas atividade que este desenvolve para atribuir significado aos contedos escolares. Ou, ainda, conforme Miras (1990, pg. 48): Uma aprendizagem tanto mais significativa quanto mais relaes com sentido capaz de estabelecer o aluno entre o que conhece, seus conhecimentos prvios e o novo contedo que se lhe apresenta como objeto de aprendizagem.

O aproveitamento do patrimnio cultural O patrimnio histrico e artstico de um povo mais do que um conjunto de antigidades ou mera coleo de curiosidades que a corrente do tempo foi largando pela vida. Ele responsvel pela continuidade histrica de uma comunidade que se reconhece como tal e corporifica seus ideais e valores, transcendendo as geraes. Dessa forma, incita ao patriotismo e tica, convida ao saber e reverncia. Face a seu carter de participantes cotidianos da vida das pessoas, os elementos do patrimnio talvez sejam, ao lado da msica popular, os bens culturais mais disponveis fruio da populao. So os cones que personalizam as cidades, so os pontos referenciais nos percursos do dia-a-dia. So, portanto, importantes fatores de coeso social, de orientao e identidade, sem os quais a estabilidade psquica e os valores existenciais de cada um no existiriam. Por isso a sociedade se mobiliza tanto em torno do patrimnio e com ele se sensibiliza. O conceito de patrimnio cultural tem-se modificado ao longo dos ltimos anos. Deixa de privilegiar, apenas, um perodo histrico ou estilstico, como o barroco, por exemplo, para se estender aos demais perodos, inclusive o modernismo. Deixa de se preocupar apenas com o excepcional voltando-se, tambm, para o exemplar, aqueles objetos que documentam a histria, abrangendo, inclusive, diversas classes sociais. Na viso contempornea do patrimnio, a questo dos conjuntos urbanos surge como uma forte presena norteadora. No se coloca mais o edifcio isolado como o mais importante, mas privilegiam-se as relaes de entorno e as paisagens urbanas coesas que referenciam o tempo histrico e ambientam as cidades, contribuindo para a identidade de seu povo. Ancorados pela fora da identidade cultural e como trincheira contra a globalizao descaracterizadora surgem os movimentos pela preservao de nosso patrimnio imaterial ou intangvel. Manifestaes de natureza imaterial constituem importantes referncias culturais e relacionam-se identidade, maneira e ao dos grupos sociais. Incluem-se nesse conceito as formas de expresso e os modos de criar, fazer e viver, considerando: os Saberes, as Celebraes, as Formas de Expresso e os Lugares.

o reforo desses ideais ligados tica e valorizao da prpria histria que apontam para o conceito ampliado de herana histrica. A compreenso contempornea do patrimnio deixou de se ater, apenas, s qualidades estticas do bem em si, ampliando-se ao cotidiano da vida, no exerccio da cultura e no desenvolvimento scioeconmico das comunidades. No se entende mais o patrimnio cultural como pea de museu apartada do cotidiano das populaes, mas como instrumento de construo viva das realidades pessoais e de seu entendimento no mundo. A cultura tambm se une gerao de renda, a um s tempo inserindo o patrimnio no desenvolvimento econmico-social de um povo e fortalecendo as pequenas economias locais, democratizando a distribuio de renda e aumentando postos de trabalho, estabelecendo uma ponte para o crescimento sustentvel. Assim, se considerarmos que o patrimnio cultural materializa os laos que unem histrica e geograficamente um povo, passa a ser clara sua importncia como instrumento de cidadania e incluso social, com rebatimentos bvios na auto-estima das populaes. A partir desse senso comum so gerados sentimentos nobres de solidariedade, compromisso e sentido pessoal de "pertencimento" a determinada comunidade, localizada temporal e geograficamente. Mauri (1990, pg. 75) constata que a cultura confere significado atividade humana colocando a definio de cultura como sendo a ordem comum" que integraria a personalidade singular em um mundo ordenado, atravs de certas interaes significativas. Dessa forma, como ponte entre o mundo interior e a realidade, o patrimnio cultural contextualiza o ensino-aprendizado e facilita a absoro de contedos. mais fcil se entender "intrinsecamente" a histria atravs da paisagem urbana circundante e das estrias deixadas pelos mais velhos. mais fcil entender a geografia se associada ao entendimento da maneira como nossos antepassados a vieram moldando e nela se assentando. mais fcil entender o sentido da educao artstica quando associada necessidade de uma expresso cultural e pessoal. Os contedos passam a ser, portanto, uma representao pessoal da realidade, atingindo o ponto importante de sua maior eficincia.

Formao pessoal e cidad e o trabalho com patrimnio cultural Ensinando no apenas para transmitir contedos ou inserir o aprendiz no mercado de trabalho; se estamos ensinando para desenvolver habilidades e competncias, formando mais que informando; se estamos ensinando para desenvolver a autonomia pessoal, ento estamos formando cidados. O patrimnio cultural permite inserir o aprendiz na perspectiva histrica e de identidade do grupo social a que pertence, transmitindo-lhe contedos ticos e de cidadania. Permite o entendimento mais claro de sua importncia na comunidade a que pertence, facilitando sua insero pessoal e econmica. Criao de uma tica de aes Se a funo social da educao , alm da insero scio-econmica do indivduo tratada no item anterior, o desenvolvimento dessa prpria sociedade, a noo de patrimnio cultural, coletivo e comum a um grupo, permite o desenvolvimento de uma tica de aes. Traz consigo a noo de desenvolvimento sustentvel, pelo qual cada interveno na realidade deve considerar seus impactos na manuteno da identidade e da herana coletiva, do ponto de vista ambiental ou cultural. Traz consigo o desejo, no da reproduo do "status-quo", no da subservincia, mas da ao concreta de melhoria das condies sociais globais, do desenvolvimento da comunidade onde se insere e da requalificao do patrimnio coletivo acumulado ao longo das geraes, verdadeira riqueza de um povo, herana real que deixamos para os nossos filhos. Bibliografia CENTRO DE PESQUISA E EDUCADORES DA ESCOLA BALO VERMELHO "Ao Pedaggica, Documento de Reflexo: Diretrizes Curriculares", Belo Horizonte: Escola Balo Vermelho, 1994

10

DUARTE JR., Joo-Francisco - Por que Arte-Educao?, Campinas, SP, Papirus, 1985 FREIRE, Paulo - Educao como Prtica da Liberdade, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1981 Pedagogia do Oprimido, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1974 GADOTTI, Moacir - Convite Leitura de Paulo Freire, So Paulo, Scipione, 1991 LA TAILLE, Yves et alii - Piaget, Vygotsky, Wallon: Teorias Psicogenticas em Discusso, So Paulo, Summus Editorial, 1992 MARTIN, Elena e COLL, Csar - La Evaluacin del Aprendizaje en el Curriculum Escolar: una Perspectiva Constructivista in El Constructivismo en el Aula, Barcelona, Biblioteca de Aula,1990 OLIVEIRA, Marta Kohl et alii - Piaget, Vygotsky, Wallon: Teorias Psicogenticas em Discusso, So Paulo, Summus Editorial, 1992 ONRUBIA, Javier - Ensear: Crear Zonas de Desarrollo Prximo e Intervenir en Ellas in El Constructivismo en el Aula, Barcelona, Biblioteca de Aula,1990 Carsalade; Flvio de Lemos -arquiteto e presidente do IEPHA/ MG, PATRIMNIO HISTRICO E MARKETING CULTURAL. Acesso www.iphan.gov.br em 18.08.2006. Acesso www.iepha.mg.gov.br em 18.08.2006.

11

Responda rpido: 1. Como definiria cultura? 2. O qu patrimnio cultural para voc? 3. Exemplifique patrimnio material em sua comunidade. 4. O qu patrimnio imaterial? 5. Vamos enumerar o patrimnio imaterial da comunidade? 6. Voc capaz de definir um tombamento? 7. Consegue enxergar os pontos positivos do tombamento de um bem material em sua comunidade? 8. Voc guarda documentos sobre a sua histria? 9. Tm fotos antigas de sua famlia? Preserva-as? 10. Que medidas podemos tomar para preservar nosso patrimnio material? 11. Que medidas podemos tomar para preservar nosso patrimnio imaterial?

12

Das könnte Ihnen auch gefallen