Sie sind auf Seite 1von 22

Escola Estadual Desembargador Rodrigues Campos

APOSTILA DE GEOGRAFIA FSICA

Professor Rafael Dias

Belo Horizonte Outubro de 2007 (Atualizada em Junho/2008)

SUMRIO
1. GEOLOGIA ............................................................................................................. 03 1.1. A Origem da Terra............................................................................................... 03 1.2. A estrutura da Terra............................................................................................ 03 1.3. O tempo Geolgico............................................................................................. 04 1.4 Teorias da movimentao dos Continentes...................................................... 04 1.4.1. Teoria da Deriva Continental .......................................................................... 04 1.4.2. Teoria da Tectnica de Placas ....................................................................... 05 1.4.2.1. A movimentao do Manto .......................................................................... 06 2. AS ROCHAS ........................................................................................................... 10 3. A FORMAO DO RELEVO .................................................................................. 11 3.1. Processos construtores do relevo.................................................................... 11 3.2. Processos modeladores do relevo ................................................................... 11 3.3. Formas do relevo................................................................................................ 12 4. CLIMA ..................................................................................................................... 13 4.1. Fatores do Clima................................................................................................. 13 4.1.1. Latitude............................................................................................................. 13 4.1.2. Longitude ......................................................................................................... 14 4.1.3. Massas de ar .................................................................................................... 14 4.1.4. Continentalidade e maritimidade ................................................................... 15 4.1.5. Correntes martimas........................................................................................ 16 4.1.6. Relevo ............................................................................................................... 17 4.1.7. Vegetao......................................................................................................... 17 4.2. Elementos do Clima ........................................................................................... 17 5. HIDROGRAFIA........................................................................................................ 19 6. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS........................................................................ 22

3 1. GEOLOGIA 1.1. A Origem da Terra Vrias teorias foram formuladas para explicar a origem da Terra e do universo de acordo com as tendncias vigentes na poca em que foram formuladas. A principal teoria aceita pela comunidade cientfica por mais de um sculo dizia que a Terra for formada pelo resfriamento de nuvens de gases que estavam em rotao, o que formou o corpo heterogneo que nosso planeta. Nas ltimas dcadas do sculo passado, surgiu uma nova teoria segundo a qual a Terra teria surgido pela agregao de poeira csmica. Esta agregao ocorreu pelo atrito das partculas que se chocavam e geravam calor. Este calor provocou o aparecimento de uma atrao gravitacional que atraiu mais corpos dispersos no espao e aumentou a massa da Terra, at formar o corpo que conhecemos hoje. Esta mesma fora gravitacional reteve ao seu redor uma pequena camada de gases que eram gerados pelo atrito das partculas, formando uma atmosfera primitiva. Essa atmosfera primitiva atuou como isolante trmico, criando o ambiente perfeito para a fuso dos materiais terrestres. Sendo assim, os elementos mais densos e pesados como ferro e nquel migraram para o interior do planeta, enquanto os mais leves concentraram-se na superfcie. Os materiais que dispunham de ponto de fuso menor, ficaram na superfcie e foram resfriados pela atmosfera, solidificando-se. baixo da superfcie, como a temperatura maior, os elementos permanecem em constante estado lquido/pastoso. 1.2. A estrutura da Terra A Terra possui trs camadas distintas, dispostas de formas concntricas: Crosta ou Litosfera: Possui profundidades de aproximadamente 30 a 70 Km. Encontrase no estado Slido. composta por duas camadas:

4 Crosta superior: constituda por Sial (Slica e Alumnio). Possui temperaturas de aproximadamente 800C em seu interior; Crosta inferior: composta por Sima (Slica e Magnsio). As temperaturas desta camada giram em torno de aproximadamente 1000C. Manto ou Astenosfera: Encontra-se no estado pastoso. composto, basicamente, por Silicatos de Ferro e de Magnsio, entre vrios outros elementos. Sua profundidade de 2900 Km da superfcie terrestre, sendo dividida em Manto Externo e Manto Interno, que possuem densidades diferentes, de acordo com a sua composio (3,3 e 5,5 respecstivamente). Ncleo: constitudo de Ferro e Nquel (Nife). Subdivide-se em duas sub-camadas: Ncleo Externo: Possui temperaturas de aproximadamente 3000C. Est a uma profundidade de 5100 Km. Acredita-se que esteja no estado lquido devido a imensa presso encontrada a esta profundidade; Ncleo Interno: Imagina-se que possua temperaturas prximas da superfcie do Sol (cerca de 5000C). Supe-se que esteja no estado slido, tambm devido a enorme presso no local. Est a 6370 Km da superfcie.

1.3. O tempo Geolgico De acordo com as marcas deixadas pelo Planeta Terra, podemos interpretar o seu vasto passado. Assim, a histria da Geologia nada mais que a interpretao dessas marcas. (500 A. C.) O grego Xanto de Sardis acreditava que os peixes fossilizados apareciam em regies cobertas por antigos mares; (484 420 A. C.) Herdoto, filsofo tambm grego, enquanto estudava o processo de sedimentao no Delta do Rio Nilo, concluiu que ele teria demorado vrios anos para se formar. Imaginava que os fsseis encontrados no Mediterrneo eram restos de alimentos dos trabalhadores que construram as pirmides egpcias; (384 322 A. C.) Aristteles cogitou a idia de que existiam peixes terrestres, o que explicava o aparecimento de fsseis; (Sc. XVII) Um arcebispo irlands, fazendo leitura dos textos bblicos, estimou que a Terra havia aparecido a 4004 anos Antes de Cristo, no dia 26 de outubro, s 9 horas; (1680 D.C.) Thomas Burnet interpretou que as datas bblicas eram metforas para longas eras geolgicas; (Fim do Sc XVIII) Cientistas estimaram a idade da Terra entre 20 e 200 milhes de anos; (Sc. XX) Aps a descoberta do processo de desintegrao radioativa (meia-vida) dos elementos, foi possvel determinar a idade das rochas.

1.4 Teorias da movimentao dos Continentes 1.4.1. Teoria da Deriva Continental No ano de 1620, o navegador ingls Francis Bacon descreveu a similaridade entre os contornos litorneos da Amrica do Sul e da frica. Anos mais tarde, em 1912, esta similaridade inspiraria o cientista alemo, Alfred Wegener a criar a Teoria da Deriva Continental.

5 Baseado em fsseis em comum (FIGURA 2) e na formao do relevo dos dois continentes, Wegener intuiu que as terras emersas formavam um nico continente chamado Pangia que se fragmentou posteriormente, chegando atual forma e disposio dos continentes.

FIGURA 2: REAS DE OCORRNCIA DOS FSSEIS

Entretanto, os recursos cientficos de investigao da poca no eram suficientes para comprovar a teoria de Wegener, o que fez com que a teoria casse no ostracismo. Esta teoria s voltou a ser discutida anos mais tarde, durante a 2 Grande Guerra. 1.4.2. Teoria da Tectnica de Placas Durante a 2 Grande Guerra, o envio de submarinos Norte-americanos para combater a esquadra Nazista, detectou a presena de uma enorme cadeia de montanhas no meio do Oceano Atlntico. Aps a guerra, os Norte-americanos iniciaram o estudo dessa cordilheira com o uso de um sonar. Este estudo mapeou o fundo do Oceano e determinou que o assoalho possui a forma constante na FIGURA 3. Aps o mapeamento, foram realizadas coletas e dataes das rochas de vrios pontos da cordilheira, identificando que, quanto mais distante do centro da cordilheira, mais antiga foi a formao das rochas, enquanto no centro da cordilheira, as rochas possuam idades bem mais recentes. Este processo demonstrou que um dia, os continentes estiveram juntos, formando um nico continente e que com o passar do tempo, foram se fragmentando, formando as chamadas Placas Tectnicas, que foram se distanciando umas das outras. Mas o que promove este distanciamento? Qual a fora que impulsiona este distanciamento?

1.4.2.1. A movimentao do Manto Como j foi visto, a Terra possui temperaturas variadas, de acordo com a camada. Assim, o Ncleo possui altssimas temperaturas, que vo diminuindo gradativamente quanto mais se distncia do centro da Terra. Levando-se em conta o exemplo da geladeira, o ar que se esfria na parte superior onde se encontra o congelador, torna-se mais denso, ento mais pesado, assim, tende a descer. O ar que se encontra na parte de baixo, alm de ser mais leve, empurrado para cima pelo ar frio, formando ciclos entre o quente e o frio (FIGURA 4). FIGURA 4: MOVIMENTAO DO AR DENTRO DA GELADEIRA No interior de nosso planeta ocorre o mesmo processo, porm, no lugar do ar, o magma que se movimenta (FIGURA 5). FIGURA 5: MOVIMENTAO DO MAGMA

7 Esta movimentao do magma determina o deslocamento da crosta terrestre, distanciando uma Placa Tectnica da outra. importante salientar que existem dois tipos de Placas Tectnicas. Em primeiro lugar, as placas ocenicas, que formam o assoalho dos oceanos. Possui uma espessura entre 5 e 10 Km. muito densa devido ao material que a compe que so elementos mficos, da famlia dos basaltos e gabros, ricos em elementos ferromagnesianos, muito pesados. J a segunda a placa continental, de espessura de aproximadamente entre 20 e 70 Km e composta de elementos mais leves, como Silcio e Alumnio (Sial). FIGURA 6: PLACAS TECTONICAS

A movimentao das placas pode ser classificada de acordo com sua direo e placas envolvidas na movimentao. Elas podem ser: 1. Movimento Divergente: So movimentos formadores de mares e oceanos. Neste tipo de movimentao, o continente inicia sua fragmentao, formando dois outros sub-continentes. Um timo exemplo deste movimento a separao entre Amrica do Sul e frica. FIGURA 7: SEQNCIA ESQUEMTICA DE UM MOVIMENTO DIVERGENTE

2. Movimento Convergente: o tipo de movimento onde duas placas se dirigem para um ponto comum. Pode ser de trs formas diferentes:

8 a. Placa Ocenica x Placa Ocenica; O Choque entre duas placas ocenicas provoca a subduco, ou seja a passagem da placa mais pesada sob a outra, no manto, o que ir reincorporar o material da placa subductada ao manto, uma vez que a sua temperatura muito elevada, o que ir mudar o estado fsico do material que a compe (slido para o pastoso). J a placa mais leve ir soerguer, formando ilhas. FIGURA 8: SEQNCIA ESQUEMTICA DE UM MOVIMENTO CONVERGENTE ENTRE DUAS PLACAS OCENICAS

b. Placa Ocenica x Placa Continental; Neste caso, como a placa ocenica composta por materiais mais pesados que a placa continental, ela ir ser subductada. Neste caso, como no anterior, a placa subductada volta a incorporar o manto, enquanto na placa continental forma-se uma cadeia de montanhas. Um timo exemplo desse movimento a subduco da Placa de Nazca pela Placa Sulamericana, o que formou grande parte da Cordilheira dos Andes, principalmente no Chile, Peru e Bolvia. FIGURA 9: SEQNCIA ESQUEMTICA DE UM MOVIMENTO CONVERGENTE ENTRE UMA PLACA OCENICA E UMA CONTINENTAL

c. Placa Continental x Placa Continental; Este movimento completamente diferente dos demais, pois a crosta continental FIGURA 10: SEQNCIA ESQUEMTICA DE UM MOVIMENTO CONVERGENTE ENTRE DUAS PLACAS CONTINENTAIS

9 nunca subductada por outra. Neste tipo de movimento, as crostas se chocam e com a presso exercida por ambas, inicia-se um processo de soerguimento, que forma uma cadeia de montanhas no limite de contato. Este tipo de movimento exemplificado pelos Montes Urais (entre a Europa e a sia) e pelo Himalaia, onde se encontra o ponto mais alto da Terra (Monte Everest no Nepal). 3. Movimento Tangencial ou Transcorrente Este tipo de movimento ocorre quando uma placa desliza horizontalmente a uma outra placa tectnica. Este movimento no promove construo nem destruio de crosta. Provoca somente, abalos ssmicos no local. timo exemplo para o caso a Falha de San Andras na Califrnia (EUA). FIGURA 11: MOVIMENTO TANGENCIAL ENTRE AS PLACAS DO PACFICO E NORTE-AMERICANA E A FALHA DE SAN ANDRAS

10 2. AS ROCHAS As rochas so todo o material que compe a poro slida da superfcie terrestre. Elas so formadas pela agregao de um ou mais minerais. So classificadas de acordo com sua origem, sendo: ROCHAS GNEAS OU MAGMTICAS: So as rochas formadas partir da solidificao do magma. Assim, podem formar: Rochas Magmticas Intrusivas ou Plutnicas: Formadas partir da solidificao do magma no interior da crosta; Rochas Magmticas Extrusivas ou Vulcnicas: Formadas partir da solidificao da lava expelida pelos vulces na superfcie da Terra ou dos oceanos. ROCHAS SEDIMENTARES:So rochas formadas pela sedimentao e compactao de fragmentos de outras rochas (gneas, metamrficas ou at mesmo sedimentares), que sofreram a ao do intemperismo e foram transportados pelos rios, ventos, gelo, at serem depositadas. ROCHAS METAMRFICAS: So o tipo de rocha que se formam partir da transformao das rochas gneas, sedimentares ou outras metamrficas pela ao da alta presso e ou temperaturas elevadas no interior da crosta.

FIGURA 12: O CICLO DAS ROCHAS

11 3. A FORMAO DO RELEVO O relevo corresponde s formas assumidas pelo terreno (serras, montanhas, depresses, chapadas, etc.) aps serem moldadas pela atuao dos agentes internos sobre a crosta terrestre. Podemos assim, perceber que para a formao do relevo ocorrem duas formas de processos: os processos construtores e os modeladores do relevo. 3.1. Processos construtores do relevo Aps a formao da Terra, ocorre o resfriamento da poro externa da Terra, formando a Litosfera. Assim, os fluxos ocorridos no manto produzem movimentos na crosta (Placas Tectnicas). Estes movimentos, quando ocorre o choque entre placas tectnicas, produzem a formao de elevaes (montanhas, cordilheiras, serras). J o derramamento do magma na superfcie (lava vulcnica) promove o acrscimo da crosta, construindo o relevo. FIGURA 13: VULCANISMO ACRSCIMO DA CROSTA

3.2. Processos modeladores do relevo FIGURA 14: AO DOS AGENTES EXTERNOS A forma do relevo provocada pela ao dos agentes externos como o aquecimento pelo Sol, resfriamento do tempo pela noite, a ao dos ventos, chuvas, rios, gelo, entre outros, que promovem a fragmentao da crosta por sua atuao durante milhares de anos.

12 3.3. Formas do relevo Com a ao dos agentes internos e dos externos o relevo comea a tomar forma. Esta forma se divide em quatro grandes grupos: 1. MONTANHAS: So grandes elevaes formadas partir dos agentes internos. Possuem altitudes superiores a 800m; 2. PLANALTO: ao contrrio do que sugere o nome, uma superfcie irregular com altitude acima de 300m. Forma-se partir do intemperismo (eroso) sobre as rochas. Pode ter morros, serras ou elevaes ngremes de topo plano (chapadas). 3. PLANCIE: superfcie muito plana com no mximo 100 metros de altitude. formada pelo acmulo de sedimentos carregados pelas guas do mar, de rios, de lagos ou de chuvas, alm dos ventos e do gelo. 4. DEPRESSO: superfcie entre 100 e 500 metros de altitude com suave inclinao, formada por prolongados processos de eroso. mais plana do que o planalto. 15. 16.

17.

18.

15. Montanhas: Cordilheira dos Andes Argentina; 16. Planaltos: Tabuleiro MG;

17. Plancie: Paran; 18. Depresso: Belo Horizonte MG.

13 4. CLIMA Inicialmente, necessrio compreender a diferena entre dois conceitos: Tempo e Clima. Tempo corresponde aos fenmenos meteorolgicos ocorridos em um instante ou em um dia. Assim, se dizemos que hoje, o dia est quente e mido, estamos nos referindo ao tempo. J Clima relativo ao comportamento mdio da atmosfera de algum dado local, durante o perodo de um ano. Assim, se dizemos que na Amaznia o tempo quente e mido durante o ano todo, afirmamos que a mdia dos tempos de um ano - ou seja, o clima so quentes e midos durante o ano inteiro. importante lembrar que para se dizer como o clima de um dado local, necessrio fazer um estudo das mdias dos tempos de pelo menos 30 anos consecutivos. Sabe-se que cada regio da Terra apresenta um clima diferente. Essa grande diversidade de climas proporcionada por um conjunto de fatores climticos, que agem conjuntamente, formando essa diversidade climtica. 4.1. Fatores do clima 4.1.1. Latitude Corresponde distncia, na Terra, em relao Linha do Equador. Quanto mais afastamos do Equador, menor ser a temperatura. Este fato ocorre porque nosso planeta possui uma forma esfrica. Esta forma esfrica determina a forma da incidncia de raios solares. Quanto mais direta for a incidncia, menor ser a rea aquecida pelos raios e assim, a intensidade do aquecimento (temperatura) ser maior (Figura 19). Se a incidncia ocorre em regies mais inclinadas, como nos plos da Terra, a incidncia dos raios ter uma forma diagonal superfcie do planeta, fazendo com que a rea aquecida pelos raios solares seja maior, diminuindo a intensidade do aquecimento (temperatura) (Figura 19). FIGURA 19: DIFERENA DE INCIDNCIA DE RAIOS SOLARES NA TERRA, DE ACORDO COM A LATITUDE

14 4.1.2. Altitude Quanto mais alto menor ser a temperatura. Este fato condicionado pela quantidade de gases da atmosfera do local, pois o aquecimento da atmosfera depende diretamente da reflexo dos raios solares. Em locais de menores altitudes, a concentrao de gases como o Dixido de Carbono (CO2), o Monxido de Carbono (CO) e o Metano (CH4), alm de vapor dgua (H2O) mais elevada do que em regies de altitudes elevadas onde o ar rarefeito, o que condiciona a reteno de calor e o aquecimento atmosfrico (Figura 20). Nas regies mais elevadas, como a concentrao dos gases menor, tambm ser menor o aquecimento da atmosfera(Figura 20). FIGURA 20: ABSORO E RETENO DE CALOR NA ATMOSFERA

importante lembrar que parte dos raios que incidem diretamente na superfcie so absorvidos, esquentando-a. J o restante da energia solar, refletida e grande parte dela, retida pelos gases atmosfricos. 4.1.3. Massas de ar Para que seja possvel entender a formao das Massas de Ar, necessrio entender o funcionamento da circulao do ar na atmosfera. Como j foi visto no tpico 4.1.1, relacionado Latitude, sabemos que as regies prximas Linha do Equador so muito quentes, devido a incidncia perpendicular

15 superfcie da Terra, e as regies situadas nos plos terrestres so mais frias devido incidncia inclinada dos raios solares. Partindo dessa premissa, possvel concluir que o ar da regio equatorial mais quente, por conseqncia mais leve, desencadeando a subida do ar. J o ar das regies polares mais frio, desta forma, mais pesado por ser denso, o que faz com que o ar desa. Esta subida do ar quente, forma um regio de Baixa Presso Atmosfrica, no Equador, desencadeando uma alternncia de regies de Altas e Baixas Presses, como pode ser verificado na Figura 21. Sendo assim, podemos FIGURA 21: CIRCULAO DE AR NA concluir que o ar carrega as ATMOSFERA TERRESTRE caractersticas da regio onde est, por exemplo: O ar da regio do Equador se esquenta, carregando a alta temperatura como caracterstica da regio em que se formou. Outra caracterstica que tambm pode ser trans-portada pelo ar a umidade. Para essas formaes do ar e suas caractersticas d-se o nome de MASSAS DE AR. Nos deslocamentos das massas de ar, ocorre o encontro entre massas diferentes, o que ocasiona uma troca de calor entre as massas provocando, principalmente, precipitao (chuva, geada, entre outros). As massas de ar se formam nas mais diversas regies do globo, como nos continentes e nos oceanos. Ento, podemos classifica-las da seguinte forma: As massas ocenicas so midas e as continentais com pouqussimas excees so secas. As massas Equatoriais e Tropicais so quentes, enquanto as temperadas e polares so frias. 4.1.4. Continentalidade e maritimidade A maior ou menor proximidade de grandes quantidades de gua influencia bastante o clima. Esta influncia, no est restrita, somente a umidade do ar, mas tambm na temperatura. Sabemos que a capacidade de reteno de calor solar da gua maior do que da terra. Contudo, a gua se esquenta mais demoradamente do que os continentes, que se aquecem rapidamente. Porm a gua demora mais a se esfriar do que o continente, que inicia seu resfriamento assim que diminui ou cessa a entrada de luz solar. Desta forma, a circulao do ar ocorre diferentemente durante o decorrer do dia (ver figuras 22 e 23).

16 FIGURAS 22 e 23: CIRCULAO DIFERENCIADA DO AR DURANTE OS DIAS E AS NOITES, FAVORECIDA PELA RETENO DE CALOR PELAS GUAS E PELOS CONTINENTES

4.1.5. Correntes martimas As guas, da mesma forma que outros elementos como o ar, deslocam-se das regies de temperaturas mais elevadas para as regies de menores temperaturas. Como as massas de ar, carregam as caractersticas das regies que se formaram. Outro dado importante para o bom entendimento das Correntes martimas a capacidade de reteno de calor que, quando se deslocam para regies frias, aquecem estas regies, como o caso do Mar do Norte (regio polar) que impedido de ser congelado pela Corrente do Golfo (quente). Este fator importantssimo para amenizar o rigor do inverno no Hemisfrio Norte. FIGURA 24: CORRENTES MARTIMAS

Fonte: <http://web.educom.pt/dgpedronunes/oceanos/ images/Oceanos/MapMunCorrentesEncarta.GIF>.

17 4.1.6. Relevo O Relevo est diretamente associado, no s altitude (diferena de temperatura), mas tambm a fatores climticos como a temperatura e umidade, quando facilitam ou dificultam o deslocamento de massas de ar. FIGURA 25: DESLOCAMENTO DE MASSAS DE AR CONDICIONADO PELO RELEVO

O relevo barra o deslocamento da massa, que precisa perder massa (chover) para continuar seu deslocamento.

Em regies de baixas altitudes ou sem diferenas bruscas no relevo, o deslocamento facilitado. J em regies montanhosas ou com grandes diferenas de altitude, a movimentao das massas comprometido. 4.1.7. Vegetao A vegetao retira do solo a umidade atravs de suas razes e devolvem para a atmosfera atravs da evapotranspirao (liberao de H2O pelo processo fotossintetizante). Alm deste fator, a vegetao impede a incidncia direta de raios solares sobre a superfcie. Desta forma, a vegetao um fator que condiciona tanto o aumento da umidade na atmosfera quanto a diminuio de calor na superfcie. Se levarmos em conta o desmatamento, ocorrer uma diminuio significativa da umidade na atmosfera local, diminuindo assim as chuvas e aumentando a temperatura. 4.2. Elementos do Clima A interao dos Fatores do Clima (latitude; altitude; massas de ar; continentalidade e maritimidade; correntes martimas; relevo e vegetao), responsvel pelo comportamento dos Elementos do Clima, que so as sensaes captadas por nossos sentidos. So eles: 1. Temperatura: o comportamento do calor dos gases e do vapor dgua presentes na atmosfera. 2. Umidade do ar: Corresponde a quantidade de vapor dgua na atmosfera. representada em % ou g/m3 de ar. Sabe-se que a capacidade de reteno de vapor dgua na atmosfera de 4%. Assim, Quando se diz que a umidade

18 relativa do ar de 80%, significa que falta somente 20% de vapor para que ocorre a saturao e assim, a precipitao. 3. Presso atmosfrica: responsvel pelos deslocamentos do ar no globo. Ento, presso o peso que o ar exerce sobre a superfcie. O ar, ento, se desloca sempre das regies de altas presses para as de baixas presses, provocando os deslocamentos das massas de ar.

19 5. HIDROGRAFIA Entender a hidrografia de uma determinada regio significa estudar o ciclo da gua. FIGURA 26: FASES DA GUA

Desta forma, podemos estudar como a manifestao deste ciclo da gua na natureza. Observando a Figura 27, temos um exemplo deste ciclo hidrolgico, onde podemos elucidar alguns conceitos referentes ao tema. FIGURA 27: EXEMPLO DE CICLO DA GUA NA NATUREZA

20 Inicialmente, temos a evaporao da gua de grandes corpos dgua (Figura 27, letra a) como rios, lagos, mares, oceanos; ou temos a evapotranspirao (Figura 27, letra b) que a o processo de perda de gua das plantas para a atmosfera pela transpirao. Esta gua que est em forma de vapor dgua se condensa formando nuvens (Figura 27, letra c) que, em dado momento, precipita1 em forma de chuva (Figura 27, letra d). Esta precipitao tem dois destinos: o primeiro a infiltrao (Figura 27, letra e) pelos poros do solo. Esta gua que infiltrou percorre, de poro em poro, at atingir uma superfcie que no permita mais a infiltrao. Assim, a gua escoa sub-superficialmente, at atingir a superfcie novamente. Assim, a gua forma uma nascente (Figura 27, letra f e Figura 28). Esta nascente pode originar cursos dgua perenes2 ou intermitentes3 (Figura 27, letra h). FIGURA 28: INFILTRAO DE GUA NOS POROS DO SOLO, FORMANDO UMA NASCENTE

O segundo destino da gua da precipitao o escoamento superficial (Figura 27, letra g), que a formao de um curso dgua intermitente. Devido gravidade, a gua destes cursos dgua so direcionados para as reas mais baixas, despejando suas guas, atravs da Foz4 (Figura 27, letra i) em grande locais de acmulo de gua, como em lagos, mares e oceanos (Figura 27, letra j). Um outro conceito importante o divisor de guas que uma considervel elevao do relevo (montanha, serra, cordilheira) que promove a diviso das guas das chuvas entre diferentes cursos dgua, podendo dividir Bacias Hidrogrficas.

1 2

A precipitao tambm pode ocorrer na forma de chuva, granizo ou neve. O curso dgua perene possui gua durante o ano inteiro. 3 O curso dgua intermitente, diferentemente do perene, no possui gua durante todo o ano. 4 Foz o local de despejo de guas de um rio. Pode ser de duas formas: Foz em Esturio (despejo direto da gua) e Foz em Delta (despejo da gua em pequenos canais, que juntos formam uma figura geomtrica triangular, parecida com a Letra Grega).

21 Para finalizar, temos o conceito de Bacias Hidrogrficas (Figura 29), que o conjunto de cursos dgua que drenam, tendo como destino comum, um nico grande rio. FIGURA 29: EXEMPLO DE BACIA HIDROGRFICA

22 6. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS DIAS, J. A apud WALLACE, R. E.. Falha de San Andras. Disponvel em: <http://w3.ualg.pt/~jdias/GEOLAMB/GA2_SistTerra/203TectPlacas/63FrontTransf.html>. Acesso em 03 de setembro de 2007. MICROSOFT, Enciclopdia Encarta. As Correntes Ocenicas. Disponvel em: <http://web.educom.pt/dgpedronunes/oceanos/images/Oceanos/MapMunCorrentesEncart a.GIF>. Acesso em 10 de junho de 2008. Teixeira, W.; Toledo, M. C. M. de; Fairchild, T. R.; Taioli F.. Decifrando a Terra. So Paulo: Oficina de Textos. 2000. SENE, Eustquio de; MOREIRA, Joo Carlos. Geografia Geral e do Brasil: espao geogrfico e globalizao. So Paulo: Scipione, 1998. WIKIPDIA. Mapa de Distribuio das Placas Tectnicas. Disponvel em: <http:// upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/51/Placas_tectonicas_mapa.png>. Acesso em 04 de setembro de 2007.

Das könnte Ihnen auch gefallen