Sie sind auf Seite 1von 6

EDUCAO INFANTIL INFANTIL 2 A PROJETO ARCA DE NO INTRODUO Foram dois os fatores que contriburam para a formao do projeto Arca

de No. O interesse das crianas da sala do infantil 2 A por animais foi evidenciado logo no incio, durante as rodas de conversa, a ida ao laboratrio de biologia e pelas histrias que as crianas traziam de casa para serem contadas na sala. Partindo desse interesse, surgiu a idia de trabalhar com algo que contribusse para a formao das diversas reas de desenvolvimento infantil, considerando tambm a teoria das inteligncias mltiplas de Gardner, mas que no se perdesse da motivao do grupo, os animais. O trabalho de Vincius de Moraes, a arca de No, suas msicas e poemas, foi, ento, escolhido por ser um clssico infantil e compreender os objetivos desse projeto. OBJETIVOS O projeto Arca de No ter por objetivos: Desenvolver a oralidade atravs das msicas e poemas; Desenvolver o hbito pela leitura; Relatar experincias dirias adotando vocabulrio pertinente faixa etria; Ampliar vocabulrio; Utilizar-se do corpo para expressar diferentes formas de linguagens; Contar fatos ou histrias que tenham comeo, meio e fim;

Realizar colagens simples; Identificar e nomear posies espaciais; Confeccionar dobraduras e sucatas; Reconhecer a importncia dos animais e seu papel na natureza; Preservar plantas e animais; Conhecer os elementos da natureza; Reconhecer que os seres vivos necessitam de cuidados para sua sobrevivncia; Expressar sua viso do mundo e da realid ade durante conversas e histrias; Expressar-se por meio de desenhos e outras atividades artsticas; Compreender a msica e poesia como forma de linguagem, percebendo a utilizao das rimas como importante recurso para a oralidade (conscientizao fonolgica).

METODOLOGIA E PROPOSTAS DE TRABALHO: Num primeiro momento pretendemos fazer uma pesquisa com as crianas perguntando se elas possuem animais de estimao em casa, ou qual seria seu animal preferido. Conversaremos durante a roda sobre esses animais e estaremos falando sobre o trabalho que ser desenvolvido, o projeto Arca de No. Atravs de uma histria explicaremos para as crianas o que foi a arca de No, sem entrarmos na questo religiosa, e mostraremos o livro com os poemas e o Cd, contendo as msicas sobre os animais. Tambm necessrio falarmos sobre o autor Vincius de Moraes. Sero escolhidos os poemas e msicas que tratam dos animais que as crianas possuem ou que mais estimam, e outros que contemplem a diversidade da classificao dos animais ( mamferos, insetos, aves e peixes). Procuraremos explorar as caractersticas dos animais, suas funes e sua importncia na natureza. Confeccionaremos um livro com as crianas, onde teremos os poemas escritos e, em seguida, um trabalho artstico feito pela criana, onde ela expressar sua viso e entendimento do que foi trabalhado. Tambm sero feitos cartazes, sucatas e esculturas.

Ao estudarmos os animais procuraremos montar histrias, escrever textos em cartazes e explorar as msicas. Tambm sero feitas culinrias, prticas de laboratrio e confeco de jogos pelas crianas.

CONTEDOS: Animais: classificao, caractersticas; A importncia dos animais na nossa alimentao; Cuidados com o meio ambiente; Germinao de flores e plantas; Preservao de plantas e animais. Msicas e poemas de Vincius de Moraes de sua obra Arca de No. ATIVIDADES: Culinria: omelete (O pato), bolo po de mel (Abelhas), feijo com lingias (Porquinho) Prtica de laboratrio: germinao do girassol, observao de insetos, produo de mel. Artes: A cachorrinha: dobradura O gato: desenho com colagem de algodo e l Leo: Desenho com colagens das partes do animal Pato: Desenho com indcio e guache A corujinha: sucata e desenho com indcio Pingim: desenho com anilina Borboletas: desenho com giz molhado Abelhas: desenho com cola colorida Formiga: desenho com dobradura e colagem de arroz Girassol: desenho com colagem de semente de girassol Casa: desenho com colagem de palito de sorvete e pintura a dedo Porquinho: sucata

Confeco de jogos: quebra-cabea, memria. Lio de casa ou pesquisa: sobre animais de estimao ou que mais gostam, recorte e colagem de figuras de animais, pesquisar se os pais se lembram de alguma msica do disco Arca de No, etc.

Passeio: parque ecolgico e/ou CDCC.

AVALIAO A avaliao ser feita mediante acompanhamento dos trabalhos

desenvolvidos com as crianas.

PLANO DE AULA PRTICA DE LABORATRIO


INFANTIL 2 A PROFESSORA LETCIA 1. Ttulo da aula: GIRASSOL 2. Assunto a ser estudado: Germinao do Girassol 3. Objetivos: - Compreender quais os elementos naturais necessrios para a germinao do girassol; - Entender os cuidados necessrios para o crescimento das flores e plantas; - Observar o ciclo de desenvolvimento da planta, desde sua germinao at o momento em que a planta cresce e morre (murcha ou seca); - Valorizar atitudes em favor da natureza, como cuidados com as flores e plantas, evitando arranc-las. 4. Recursos metodolgicos adotados: Esta prtica de laboratrio est vinculada ao projeto Arca de No. Estudaremos a msica de Vincius de Moraes Girassol e aproveitaremos para observar sua germinao e crescimento. Para darmos incio a discusso ser lanada a seguinte questo desencadeadora: O que as plantas ou flores precisam para crescer? Em seguida anotaremos as hipteses das crianas na lousa. Conversaremos sobre os elementos que estaremos utilizando para a germinao do girassol, explicando a importncia de cada um deles. Os materiais que sero utilizados na prtica so: potes para plantar, sementes de girassol, terra apropriada para a germinao e gua. Colocaremos a importncia do Sol para o crescimento das plantas e flores. Aps a germinao faremos um texto coletivo com as crianas em forma de cartaz que ficar exposto, a fim de verificarmos o conhecimento adquirido pelos alunos. 5. Postura do professor: o professor ter o papel de problematizar, procurando identificar o que a criana traz de conhecimento sobre o assunto, valorizando-o e acrescentando o que for necessrio dentro do contedo estudado. importante que o professor faa um estudo prvio e que tambm aprenda com seus alunos. 6. Participao do aluno: de fundamental importncia, pois a aula ser feita com ele, e no somente para ele. As crianas sero questionadas a respeito do que sabem sobre o assunto, num momento de argumentao e exposio de idias. 7. Estratgia para verificar o conhecimento adquirido pelo aluno: elaborao de um texto coletivo em forma de cartaz, desenho sobre a prtica de laboratrio e lio de casa.

EDUCATIVA INSTITUTO DE EDUCAO E CULTURA EDUCAO INFANTIL

ARCA DE NO
Projeto desenvolvido com a turma do Infantil 2 A pela professora Letcia Alvarez Yamaguchi de Moraes .

SO CARLOS, 2004.
6

Das könnte Ihnen auch gefallen