Sie sind auf Seite 1von 3

LISTA EXERCCIOS CURSO CEFET/CEFETQ/PEDRO II 1. Um carro com uma velocidade de 80 Km/h passa pelo Km 240 de uma rodovia s 7h e 30 mim.

A que horas este carro chegar prxima cidade, sabendo-se que a mesma est situada no km 300 dessa rodovia? 2. Numa corrida de carros, suponha que o vencedor gastou 1 h e 30 min para completar o circuito, desenvolvendo uma velocidade mdia de 240 km/h, enquanto que um outro carro, o segundo colocado, desenvolveu uma velocidade mdia de 236 km/h. Se a pista tem 30 km, quantas voltas o carro vencedor chegou frente do segundo colocado? 3. Voc faz determinado percurso em 2,0 horas, de automvel, se a sua velocidade mdia for 75 km/h. Se voc fizesse esta viagem a uma velocidade mdia de 100 km/h voc ganharia. 4. Um trem de comprimento de 200 metros gasta 20 s para atravessar um tnel de comprimento 400 m. Determine a velocidade escalar mdia do trem. 36) Um ponto material obedece funo horria: V = 1,8 0,3 . t (cm, s); Determine: a) A velocidade escalar inicial; b) a acelerao escalar; c) a velocidade escalar no instante t = 2 s; d) o instante em que v = - 1,2 cm/s; e) o instante em que o mvel muda de sentido. 5. As faixas de acelerao das auto-estradas devem ser longas o suficiente para permitir que um carro partindo do repouso atinja a velocidade de 100 km/h em 18 s. Suponha que a acelerao seja constante. a) Qual o valor da acelerao? b) Qual a distncia percorrida em 10 s? c) Qual deve ser o comprimento mnimo da faixa de acelerao? 6. Um carro parte da repouso de um ponto A com uma acelerao constante em mdulo igual a 10 m/s2. Quando sua velocidade atinge o valor de 20 km/h passa a se mover com movimento uniforme durante um intervalo de tempo igual a 15 minutos. No fim desse tempo aplicam-se os freios constantemente e o carro para num ponto B, distante 15 m do ponto onde foi iniciado o movimento retardado. Determine adistncia entre os pontos A e B. 7. Um mvel parte do repouso de um ponto A executando um movimento retilneo, uniformemente acelerado, sobre uma reta AB. No mesmo instante parte do ponto B, rumo a A, um outro mvel, que percorre a reta AB com velocidade constante. 8. A distancia entre os pontos A e B l = 50 m. Depois de 10 s da partida os mveis se cruzam exatamente no meio da distncia entre A e B. Determine: a) a velocidade do mvel que partiu do ponto B; b) a velocidade com que o mvel que partiu de A ir chagar em B? 9. O tempo mdio de reao de um motorista ( tempo que decorre entre perceber um perigo sbito e aplicar os freios) da ordem de 0,7 s. Um carro com bons freios, numa estrada seca, pode ser freado a 6 m/s 2. Calcule a distncia mnima que o carro percorre depois que o motorista avista o perigo, quando ele trafega a 90 km/h. Estime a quantos comprimentos do carro corresponde cada uma das distncias encontradas.

10.Um helicptero est em repouso no ar. Seu piloto atira verticalmente para baixo um parafuso, com velocidade inicial de mdulo 12 m/s. A resistncia do ar desprezvel e a acelerao da gravidade local constante e vale g = 9,8 m/s2. O parafuso atinge o solo em 5s. Determine: a) a que altura do solo o helicptero se encontrava; b) o mdulo da velocidade do parafuso ao atingir o solo. 11.Uma pedra atirada verticalmente para cima com velocidade de mdulo igual a 10 m /s. Adote g = 10 m/s2. No considere os efeitos do ar. Determine: a) o tempo de subida; b) a altura mxima medida a partir do ponto de lanamento. 12.Do topo de um edifcio atira-se uma pedra verticalmente para cima com velocidade de mdulo 20 m/s. A posio de lanamento est a uma altura de 60m do solo. Considere g = 10 m/s2 e despreze os efeitos do ar. Determine: a) os instantes em que a pedra passa por um ponto situado a 75m do solo; b) as respectivas componentes verticais das velocidades ao passar pelo mesmo ponto; c) o instante em que ela toca o solo.

13.Na Lua, abandona-se uma pedra em repouso a 40m de altura. Na mesma prumada, outra pedra junto ao solo atirada verticalmente para cima no mesmo instante. As duas pedras colidem a 20m de altura. Com que velocidade foi lanada a segunda pedra? (Adote a acelerao da gravidade na Lua gL = 1,6 m/s2.) 14.(Mackenzie-SP) Uma fora horizontal F = 10N aplicada ao bloco A de 6 kg, o qual por sua vez est apoiado em um bloco B de 4 kg. Se os blocos deslizam sobre o plano horizontal sem atrito, qual a fora, em newtons, que um bloco exerce sobre o outro?

15.Trs blocos A, B e C, de massa mA = 5 kg, mB = 2 kg, mc = 3 kg, esto numa superfcie horizontal sem atrito. Aplica-se ao bloco A uma fora de 20N, constante, como indica a figura. Determine: a) a acelerao do conjunto; b) a intensidade da fora que B exerce em C; c) a intensidade da fora que A exerce em B.

16.Dois blocos de massas 5 kg e 3 kg esto numa superfcie horizontal sem atrito e ligados por um fio de massa desprezvel. A fora horizontal F tem intensidade constante igual a 4N. Determine a trao no fio que liga os corpos.

17.No sistema representado na figura as massas dos blocos A, B e C so iguais a 3,0 kg, 2,0 kg e 5, 0 kg, respectivamente. Os fios e as polias so ideais e no h atrito. Sabendo que g = 10 m/s2, calcule: a) o mdulo da acelerao do bloco A; b) o mdulo da trao no fio ligado ao bloco A; c) o mdulo da trao no fio ligado ao bloco C;

18.(Fatec-SP) No arranjo da figura, M = 4 kg e m = 2 kg. Os fios e a polia tm massa desprezvel. Admitindo-se g = 10m/s2, pede-se: a) a acelerao do conjunto; b) a trao no fio durante o movimento.

19.No arranjo experimental da figura no h nenhum atrito e o fio tem massa desprezvel. Adote g = 10m/s2. Determine: a) a acelerao do corpo A; b) a trao no fio.

Das könnte Ihnen auch gefallen