Sie sind auf Seite 1von 4

1.

Situao a Segundo Karl Marx, a ideologia, ou materialismo dialtico, um conjunto de sentenas criadas pela classe dominante, com o objetivo de expor apenas os seus interesses, mascarados sob a forma de interesse coletivo. Por meio desse mecanismo de ocultamento da realidade e superposio da sua verdade, cria-se um meio de manuteno da posio de poder e controle frente sociedade. Atualmente, a palavra ideologia possui inmeros significados e duas concepes a neutra e a crtica. A teoria de Karl Marx se encaixa na concepo crtica, a qual eu concordo plenamente, pois trata do uso de ferramentas simblicas utilizadas para envolver o coletivo e impor o conjunto de normas dominantes, fato este que observamos em diversas situaes do nosso dia a dia: na poltica, na cultura e nos mais variados setores da sociedade. A minha viso geral sobre o conceito de ideologia que se trata de um conjunto de ideias, pensamentos, comportamentos, mas principalmente, vises de mundo, que prevalecem em determinado grupo, ou at mesmo em um nico indivduo. Situao b Fato: Cmara aprova reforma no PDDU (Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano) para aumentar o gabarito da orla de Salvador. Com a justificativa de que Salvador ser sede da copa em 2014, Prefeitura faz ajustes no gabarito da orla, permitindo, mais uma vez, o aumento do nmero de pavimentos dos edifcios situados entre Ondina e Stella Maris. (fonte: Bahia Notcias - http://bit.ly/hGbWcm). Este artigo, retirado do site Bahia Notcias um exemplo claro do conceito de ideologia formulado por Karl Marx: sob o argumento de que a nossa cidade sediar a prxima copa do mundo, a Prefeitura aprovou uma mudana que afetar no s a orla, como toda a cidade justificando que a mudana seria benfica para Salvador e corrigiria o problema dos gabaritos. Entretanto esta alterao beneficiaria somente a prpria prefeitura e as grandes empreiteiras (os detentores do poder e foras dominao nesta situao), enquanto a populao sairia prejudicada, pois, tal alterao no nmero de pavimentos, diminui a ventilao, reduz o espao entre os edifcios e cria verdadeiras ilhas de calor ao longo da cidade, prejudicando a sade dos moradores. Apesar disto a verso exposta pela prefeitura e meios de comunicao de massa esconde esta parte da realidade e acentua apenas os possveis aspectos positivos das modificaes.

2. O objetivo da filosofia estudar e refletir sobre a problemtica relacionada existncia, ao conhecimento, a verdade, etc. Segundo o filsofo Demerval Saviani, para chegar a essa reflexo, o pensador deve traduzir os valores envolvidos nas coisas, nos acontecimentos do cotidiano e nas aes humanas, reflexo esta que deve possuir as seguintes caractersticas: radicalidade, rigor e contextualidade. O carter radical da reflexo filosfica est no fato de encontrar a origem, os fundamentos que possibilitaram o acontecimento do objeto em estudo. A reflexo filosfica, portanto, uma reflexo em profundidade. (Antonio Carlos Olivieri). J o rigor, diz respeito a pr em discusso desde as questes inerentes ao senso comum algumas generalizaes cientficas, seguindo o mtodo mais adequado de acordo com o fato estudado. E por fim, a contextualidade, consiste em considerar a problemtica como um todo fatos, fatores e valores que se relacionam entre si e no como fatos isolados, apenas. Qualquer indivduo pode levar essa teoria para a sua carreira/formao, pelo simples fato de que, para realizar atividades profissionais, ou at mesmo lidar com as pessoas ao seu redor, preciso ter um senso crtico em relao s possveis problemticas que possam acontecer. Problemticas, essas que exigem uma reflexo aprofundada sobre seus fatos, porque geralmente envolvem outros profissionais, ou mesmo toda empresa. Portanto, na hora de solucionar problemas ou tomar decises que possam afetar outros indivduos e/ou sua prpria carreira, mesmo que sem cheguem a concluses contraditrias ou diversas, preciso haver uma reflexo/estudo.

3. A reflexo filosfica permite que o indivduo se torne mais consciente e capaz de ter um melhor discernimento a cerca dos diversos mecanismos de coero que o cercam. Ao longo da histria da sociedade diversos foram os processos ideolgicos utilizados como recursos de dominao social. O capitalismo, o nazifacismo, o liberalismo, entre tantos movimentos marcantes apoiaram-se firmemente em mecanismo baseados na ideologia dominante da poca, e foi s a partir do momento em que as sociedades subjugadas ao seu domnio perceberam que o nico modo de se esquivar das condies impostas seria atravs um pensamento crtico, que o panorama da dominao passou por algumas transformaes. Em muitos casos a dominao social acentua-se pois, as pessoas alienam-se diante dos meios de comunicao de massa, e acreditam que os

interesses impostos pela classe dominante como interesses do coletivo, so, de fato, seus prprios interesses. Essa supresso da realidade concreta por parte dos meios de comunicao acessveis a todas as camadas da sociedade, tem grande carga de culpa na alienao que consome a populao de nosso pas, e a onde deveria entrar a reflexo filosfica: para questionar, conhecer e entender mais, tanto sobre si mesmo, quanto sobre o mundo, afinal, de direito do indivduo saber os porqus de tudo que acontece ao seu redor. A partir desse tipo de reflexo, cada indivduo capaz de decidir o que melhor para si mesmo, e aceitar ou no, a questo dos interesses coletivos proposto pelos poderosos classe que exerce dominao social. Mas, principalmente, atravs da reflexo filosfica, os indivduos avaliam a problemtica conhecendo sua origem e avaliando tudo em conjunto, e no mais como fato isolado, e isso que auxilia na forma como pensamos e nos comportamos diante das problemticas que nos so apresentadas.

Referncias bibliogrficas:

ANTONIO CARLOS OLIVELARI, Uma maneira de pensar o mundo. Disponvel em <http://bit.ly/eZNS3I>

SUA PESQUISA, Ideologia. Disponvel em <http://bit.ly/eYB4UI>

BRASIL ESCOLA, Conceitos da Ideologia. Disponvel em <http://bit.ly/hf1rqF>

DALVA APARECIDA GARCIA, A Reflexo Filosfica. Disponvel em <http://bit.ly/fJ1ibC>

Das könnte Ihnen auch gefallen