Sie sind auf Seite 1von 28

1

Manual de Integrao do Funcionrio

Introduo
A partir de agora, voc faz parte da famlia TOLEDO, o que muito importante para todos ns. Sua integrao ser feita por meio de 4 manuais: este, o de Segurana e Sade do Trabalho, o do Plano de Sugestes e pelo de Qualidade Total Toledo, que contm a nossa cultura do comprometimento, alm de palestras ministradas pelo nosso Departamento de Recursos Humanos - DRH e orientaes de seu superior imediato e de colegas de trabalho. Este manual tem por objetivo mostrar-lhe nossa Poltica de Recursos Humanos e como o nosso Departamento de Recursos Humanos DRH est estruturado para aplic-la. Alm disso, voc vai encontrar informaes sobre remunerao e benefcios, normas de trabalho, suas responsabilidades, algumas dicas e canais de comunicao. Leia-o com ateno. Conhea seus direitos e deveres, utilize-o quando precisar. Desejamos-lhe sucesso e esperamos que - com empenho, fora de vontade, conhecimentos e habilidades somados ao apoio da TOLEDO - voc atinja seus objetivos profissionais e pessoais. Seja bem-vindo!

So Bernardo do Campo, junho de 2008

Diomar Jesus de Souza Gerente de Recursos Humanos

Dimas de Assis Gerente Geral

Nossa histria
A Toledo do Brasil foi fundada em 1956, quando iniciou a fabricao no Brasil das balanas da Toledo Scale Company e absorveu sua representao no Brasil, existente desde 1930. Hoje, a Toledo do Brasil possui uma fbrica em So Bernardo do Campo com rea coberta de 20.000 m, 21 filiais nas principais cidades do pas, para vendas e assistncia tcnica, e emprega em torno de 1300 funcionrios. A Toledo Scale Company foi fundada em 1901 em Toledo, Ohio, U.S.A.. De 1967 at fins de 1988, a Toledo Scale Company e a Toledo do Brasil pertenceram Reliance Electric Company, Cleveland, Ohio, subsidiria da EXXON nos ltimos anos. Em fins de 1988, em conseqncia da compra da Reliance por seus executivos, a Reliance vendeu a Toledo do Brasil para a famlia Haegler, representante da Toledo Scale no Brasil desde 1940, tornando-se assim uma empresa nacional. Esta venda foi acompanhada de amplos compromissos, mantendo a parceria que sempre existiu entre a Toledo do Brasil e a Toledo Scale, apenas passando a ser na forma de contratos formais de transferncias de tecnologia, de uso da marca e de distribuio recproca de produtos. Posteriormente, a Toledo Scale Company, maior fabricante mundial de balanas industriais, juntou-se com a Mettler, maior fabricante mundial de balanas de preciso, constituindo a Mettler-Toledo, lder mundial em pesagem. Amplos contratos de transferncia de tecnologia e de representao comercial, firmados entre a Toledo do Brasil e a Mettler-Toledo, asseguram a atualizao tecnolgica de nossos engenheiros e tcnicos, bem como dos produtos que so e viro a ser fabricados ou revendidos. A Toledo do Brasil a empresa lder na rea de pesagem no Pas. Mais informaes sobre a Toledo do Brasil podero ser obtidas consultando o nosso site www.toledobrasil.com.br.

Poltica de recursos humanos


A poltica de Recursos Humanos da Toledo tem por objetivo: Proporcionar um ambiente de trabalho harmonioso, onde os funcionrios sintam prazer em trabalhar e encontrem reconhecimento e segurana, de modo que possam se desenvolver profissional e pessoalmente. A Toledo oferece treinamento adequado, proporcionando, sempre que possvel, o aproveitamento interno no preenchimento das vagas existentes e oferecendo salrios, benefcios e distribuio de lucros compatveis com os resultados da empresa e as prticas de mercado de seu segmento industrial. A Toledo entende que esta a principal maneira de um profissional obter, com seu trabalho, satisfao pessoal e recompensa material, ao longo do tempo. A Poltica de Recursos Humanos da Toledo executada por meio de seu Departamento de Recursos Humanos DRH, o qual est estruturado em quatro setores.

Recrutamento, seleo e desenvolvimento de pessoal


Este setor visa preencher as oportunidades de trabalho existentes na empresa, por meio de recrutamento interno e/ou externo. O processo de seleo leva em considerao o aproveitamento interno - aproveitamento de funcionrios capacitados e/ou com potencial de crescimento. Qualquer funcionrio que se julgar habilitado a preencher uma vaga disponvel, desde que atenda s exigncias mnimas para aquele cargo, poder candidatar-se ao processo de seleo, concorrendo com outros funcionrios que tenham se candidatado e com eventuais candidatos externos, quando for o caso. Neste setor planejado, executado e controlado o Programa de Treinamento da Toledo, o qual ministrado, utilizando-se dos recursos da Universidade Corporativa Toledo e/ou externos. Para acompanhar o desenvolvimento profissional dos funcionrios, a Toledo mantm um Banco de Recursos Humanos onde esto cadastrados todos os funcionrios e suas qualificaes obtidas interna ou externamente.

Universidade Corporativa Toledo


A Universidade Corporativa Toledo composta de um conjunto de recursos fsicos (instalaes, equipamentos, softwares, pessoal, etc.) e organizacionais (programas de treinamento, cursos escritos, digitalizados, banco de dados dos treinandos, etc.). Os cursos dividem-se em duas categorias: presenciais e distncia. Os cursos presenciais so ministrados no auditrio ou salas de aula da Universidade Toledo, nas filiais Toledo, ou em locais externos. Os cursos distncia so ministrados, com tcnicas de e-learning, utilizando-se de computadores e de softwares especialmente desenvolvidos, cujo conjunto constitui a Escola Digital da Universidade Toledo. A Escola Digital funciona na Matriz e os cursos so ministrados, via Internet, no local de trabalho dos treinandos, sejam funcionrios da Toledo ou de nossos revendedores, representantes, oficinas tcnicas autorizadas (OTAS) ou agentes indicadores.

Administrao de cargos e salrios


Este setor administra a poltica e a estrutura de cargos e salrios dentro de modernas tcnicas administrativas. Sua atualizao feita periodicamente por pesquisas prprias ou conduzidas em parceria com outras empresas, procurando manter um equilbrio entre os salrios pagos, para os diferentes cargos de seu quadro de pessoal, e os salrios mdios de mercado, e aplicando o acordo/dissdio da categoria.

Administrao de pessoal e benefcios


Neste setor so administrados todos os registros e controles de cada funcionrio, benefcios e servios que a TOLEDO oferece e tambm aplica aqueles decorrentes de legislaes pertinentes.

Remunerao e benefcios Salrio


O pagamento do salrio creditado em conta bancria e realizado duas vezes por ms, da seguinte forma: No dia 20, o adiantamento quinzenal que compreende: 40% do salrio, e, mais comisses, nos casos dos funcionrios comissionados, deduzido o Imposto de Renda na Fonte, se houver. O saldo creditado no dia 5 do ms seguinte, com os demais descontos legais. Quando o dia 5 ou 20 no for dia til, o pagamento ser antecipado para o dia til anterior.

FGTS
A empresa deposita mensalmente um valor equivalente a 8% dos vencimentos mensais em uma conta vinculada na Caixa Econmica Federal. O saldo corrigido mensalmente e voc poder utiliz-lo conforme legislao especfica.

Adiantamento 13 Salrio
Por ocasio do gozo das frias, entre os meses de janeiro e novembro de cada ano, caso o empregado tenha solicitado, receber metade do salrio como adiantamento de 13o salrio.

Frias + 1/3
Aps 12 meses de servio, o funcionrio ter direito a frias que devero ser concedidas, a critrio da empresa, nos 12 meses subseqentes ao perodo aquisitivo.

Licena - Maternidade
A funcionria gestante ter direito a uma licena de 120 dias. Durante este perodo receber seu salrio integral, com os descontos devidos.

Salrio famlia
O Salrio Famlia concedido ao funcionrio com filhos de at 14 anos de idade ou invlidos, sendo as condies estabelecidas pelo INSS.

Vale transporte
O Vale Transporte concedido ao funcionrio que utiliza o sistema de transporte coletivo para deslocamento da residncia ao trabalho e vice-versa, no que exceder a 6% do salrio gasto com conduo.

PLR - Participao nos lucros/resultados


Uma Participao nos Lucros/Resultados concedida a todos os funcionrios, com pagamento em outubro e abril, desde que haja lucro e os indicadores eventualmente acordados sejam atingidos, de acordo com o Plano vigente em cada perodo.

Ausncias legais
2 dias corridos nos casos de falecimento do cnjuge, de familiares (pai, me, filhos, sogro, sogra, etc.) 5 dias corridos em virtude de casamento 5 dias corridos nos casos de nascimento de filho (ao pai) 1 dia por ano para doao de sangue, devidamente comprovada 2 dias para o fim de alistamento eleitoral No perodo de tempo em que tiver que cumprir as exigncias do servio militar

10

Assistncia mdico-hospitalar
A TOLEDO mantm convnios com entidades especializadas em assistncia mdica, com extensa rede de ambulatrios e hospitais em todo o pas. Em caso de estar em locais no abrangidos pelo convnio, voc ser reembolsado pelas despesas realizadas em clnicas ou consultrios, somente nos atendimentos de urgncia e emergncia e desde que compatveis com o padro de atendimento do convnio mdico da empresa.

Auxlio-alimentao
A TOLEDO paga mensalmente uma importncia equivalente ao valor de uma cesta composta de produtos de primeira necessidade, sob a forma de tquete alimentao. Esse benefcio tambm concedido a funcionrios em frias, licena maternidade e para os afastados por doena ou acidente de trabalho, salvo se o perodo de afastamento for superior a 180 dias.

11

Medicamentos
Os medicamentos receitados ao funcionrio pelo servio mdico da TOLEDO, ou pela rede conveniada, so fornecidos gratuitamente. Este benefcio no concedido aos dependentes de funcionrios.

Restaurante
Em So Paulo, a TOLEDO conta com restaurante prprio administrado por empresa especializada, que garante o fornecimento de refeies de qualidade a custo simblico. Aos funcionrios das filiais so fornecidos tiquetes restaurante no valor condizente com a refeio oferecida pelos nossos restaurantes.

12

Seguro de vida em grupo


A participao nesse plano facultativa. O custo desse benefcio dividido em partes iguais entre a TOLEDO e o funcionrio, que fica permanentemente coberto, dentro de um certo valor, nos casos de morte e invalidez parcial ou total, propiciando, desse modo, um pouco mais de segurana e tranqilidade sua famlia.

Plano de sugestes

Todo funcionrio pode participar do plano, dando suas sugestes. Caso sejam aprovadas pela comisso, o funcionrio receber uma importncia em dinheiro, conforme condies estabelecidas no Plano de Sugestes ou na Norma Administrativa 2113.

13

Cesta de natal
No final do ano voc receber uma Cesta de Natal.

Adiantamento de salrio (Emprstimo)


A concesso de adiantamento de salrio (emprstimo) somente ser feita em casos de emergncia comprovada e de acordo com a Norma Administrativa 2071.

14

Jornada de trabalho
A TOLEDO mantm, para algumas reas de trabalho, o sistema de horrio flexvel. Seu horrio de trabalho e intervalo para almoo esto vinculados ao local onde voc trabalha.

Normas de trabalho Registro


Ao ser admitido na TOLEDO, vrias informaes so registradas no seu pronturio. Qualquer alterao dessas informaes, como mudana de endereo, estado civil, nascimento de filhos e concluso de cursos, devero ser comunicadas ao Departamento de Recursos Humanos.

15

Registro de ponto
A TOLEDO adota duas modalidades para registrar a presena de seus funcionrios: carto de ponto eletrnico, marcado em relgio e carto de ponto, preenchido manualmente. Voc ser orientado sobre qual modalidade utilizar.

Faltas e atrasos
Faltas no justificadas pelo seu superior imediato, alm de trazerem prejuzos ao salrio, so descontadas do perodo de frias e 13o salrio, obedecidos os limites legais. Precisando faltar, procure avisar seu superior antecipadamente. No sendo possvel, avise-o to logo possa. As faltas motivadas por doena devem ser comprovadas por meio de Atestado Mdico.

16

Segurana, medicina e higiene do trabalho


Estes setores so os responsveis pelo planejamento, execuo e controle da Poltica de Segurana e Sade do Trabalho de nossa empresa, definida na Norma Administrativa 2121, e constante do Manual de Segurana e Sade do Trabalho.

Segurana do trabalho
Este setor tem seu foco na preservao da integridade fsica dos funcionrios, estudando o uso adequado de equipamentos de segurana para cada tipo de trabalho, prevenindo acidentes, atos ou condies inseguras capazes de coloc-los em risco. Assim, se sua funo exigir o uso de equipamentos, tais como culos, botas e luvas, use-os, porque a finalidade oferecer-lhe segurana. Este setor tambm coordena e treina a CIPA (Comisso Interna de Preveno de Acidentes) e a Brigada de Incndio (equipe responsvel pela preveno e combate a incndios).

17

Medicina e higiene do trabalho


O servio de Medicina e Higiene do Trabalho da TOLEDO avalia at que ponto as condies ambientais podem prejudicar sua sade; detecta possveis atividades insalubres causadoras de doenas profissionais e age para preveni-las; aconselha sua correo e submete a exames clnicos peridicos os funcionrios envolvidos; promove campanhas preventivas sobre doenas, postura, etc., mediante palestras e publicaes especficas, como tambm coordena as seguintes atividades:

Ginstica laboral
Ministrada diariamente com a orientao de um profissional de educao fsica, para os funcionrios da matriz, visando uma melhor qualidade de vida e evitar possveis problemas de sade.

18

Comit de ergonomia
Este comit tem por objetivo avaliar e proporcionar melhorias nos postos de trabalho, onde so realizados movimentos repetitivos, com o objetivo de adapt-los aos funcionrios, evitando a ocorrncia de DORT - Distrbios steo Musculares Relacionados ao Trabalho.

Suas responsabilidades
Como cidados de uma comunidade, temos nossos deveres. Como funcionrios de uma empresa tambm. Normas de conduta, quando observadas individualmente, beneficiam a todos. Portanto, este item servir mais como um lembrete para voc.

Normas
Respeite as normas da empresa. Assim, estar contribuindo para o bem-estar geral, com os conseqentes reflexos positivos para voc, como indivduo.

19

Sigilo
Os assuntos e informaes pertinentes ao seu trabalho e Toledo no devem ser divulgados a pessoas ou entidades estranhas. Cuide para que os papis e arquivos eletrnicos de seu trabalho fiquem bem guardados e no sejam retirados do local, sem a permisso de seu superior imediato.

Preservao do material e equipamentos


Cuide bem de tudo o que a empresa lhe confiar, como mquinas, ferramentas, computadores, mveis, armrios, telefones e materiais. Acione a rea responsvel sempre que notar algum defeito nos equipamentos, instrumentos ou instalaes. Lembre-se que de sua responsabilidade guardar seus equipamentos, instrumentos e ferramentas de trabalho, bem como deslig-los e cobri-los, quando for o caso, antes de sair de seu local de trabalho. Quando em viagem a trabalho, de sua responsabilidade a guarda das ferramentas e instrumentos em seu poder. No permitida a sada de funcionrios da Toledo com qualquer tipo de equipamento ou material sem autorizao prvia.

20

Desperdcio de material
O uso indevido e desnecessrio de material implica em aumento de custos. Isto no bom nem para voc nem para a empresa. Portanto procure utilizar adequadamente e racionalmente todos os materiais, ferramentas, impressos e suprimentos. Evite o desperdcio.

Atendimento ao cliente
de sua responsabilidade, ao ser acionado por um cliente, atend-lo bem, ainda que seja no encaminhamento para um outro setor responsvel.

21

Uso adequado dos recursos da empresa


Os recursos da empresa esto dimensionados para atender suas necessidades operacionais, agilizar sistemas de informao, integrar colaboradores, reduzir custos e melhorar a eficincia dos processos. Portanto, utilize-os de forma, racional, moderada e com bom senso.

Telefone
As linhas telefnicas devem estar sempre disposio dos clientes e da empresa, pois grande parte dos servios processada por telefone. Assim, utilize-as para casos pessoais com moderao e bom senso. Para o bom uso do telefone, siga as instrues: Atenda ao primeiro toque, com gentileza e presteza; Fale o nome da empresa e o seu, seguidos de saudao; No confie na memria, tenha sempre mo papel e caneta; No deixe esperando quem o chamou. Se necessrio, anote o nome e o telefone para posterior retorno; Fale somente o necessrio, seja claro, breve e objetivo; Faa ou transfira voc mesmo suas ligaes; Encerre a conversa cordialmente; Planeje sempre o que voc vai tratar, antes de fazer uma ligao telefnica; Sempre que possvel, evite ligar para celulares porque a tarifa maior.

Tecnologia da informao
No permitido arquivar nos servidores nenhum material particular. Nas estaes de trabalho permitido arquivar material particular que contribua para a formao profissional dos funcionrios. Os servios de e-mail e de Internet devem ser usados com bom senso para no sobrecarregar os servidores e o link. Portanto, no devem ser enviados e-mails e nem baixados arquivos particulares cujo contedo seja: jogos, vdeos, msicas, imagens e fotos, nem enviar e-mails particulares para muitos destinatrios, e tambm no acessar sites de bate-papo, jogos, cenas obscenas e semelhantes.
22

Documentao
Para seu prprio benefcio, comunique ao Departamento de Recursos Humanos, qualquer alterao de dados pessoais e profissionais, como mudana de endereo, estado civil, nascimento de filhos, cursos realizados, etc., esteja atento atualizao de sua Carteira de Trabalho, pois ela reflete sua vida profissional e pode ser til a qualquer momento.

Fumantes
Se voc fumante, lembre-se que existem na empresa locais prprios e sinalizados para as pessoas fumarem.

23

Apresentao pessoal
A imagem do funcionrio reflete a imagem da empresa e vice-versa. fundamental que voc a preserve, usando roupas adequadas ao seu ambiente de trabalho, cuidando de sua aparncia e higiene pessoal.

Comrcio
No permitido a venda de roupas, doces, jias, cosmticos, ou qualquer outro produto ou servio e tambm promover emprstimo de dinheiro dentro da empresa.

24

Conservao do ambiente
J que voc preserva sua prpria aparncia, nada mais natural do que preservar o seu local de trabalho, mantendo limpo e no jogando papis e cinzas no cho.

Conserve suas plantas


Todos temos de nos sentir responsveis pelo ambiente no qual vivemos ou trabalhamos.

25

Canais de comunicao
Como vimos, a TOLEDO pretende atingir seus objetivos mantendo boas relaes de trabalho por meio de compreenso, cooperao, harmonia e respeito em todos os nveis, sempre considerando os direitos e os deveres de cada parte, conforme consta do Manual da Cultura do Comprometimento. A TOLEDO assegura a cada funcionrio o direito de solicitar ou sugerir solues para problemas ou mal entendidos, a fim de melhorar as condies de trabalho e as relaes sociais na empresa. Os canais apropriados que a TOLEDO coloca sua disposio, para isso, so: seu superior imediato, sua gerncia, o departamento de recursos humanos, a gerncia geral e a diretoria, alm do Plano de Sugestes.

26

Palavras finais
Acreditamos em voc! Voc foi admitido por reunir condies e caractersticas adequadas s nossas necessidades. Estamos certos de que voc no ter dificuldades em adaptar-se sua nova vida profissional. O Departamento de Recursos Humanos est sua disposio para ajud-lo no que for preciso e prestar-lhe esclarecimentos sobre eventuais dvidas. Sua misso como funcionrio da TOLEDO comea agora. Seu esforo, somado ao de todos, contribuir para tornar maior o sucesso do nosso empreendimento e o seu em particular. Seu sucesso profissional depende muito de voc, ou seja, de seus conhecimentos, atitudes, eficincia, interesse, disposio e, por fim, de sua capacidade de assumir maiores responsabilidades. Seja bem-vindo e boa sorte!

Este manual foi concebido pelo Departamento de Recursos Humanos e executado pelo Departamento de Comunicao com o Mercado da Toledo do Brasil.
27

Toledo do Brasil Industria de Balanas Ltda


Rua Manoel Cremonesi, 01 So Bernardo do Campo - SP - CEP 09851-900 Tel.: (11) 4356-9000 - Fax: 4356-7766 www.toledobrasil.com.br

28

Das könnte Ihnen auch gefallen