Sie sind auf Seite 1von 29

A preparao do co de desporto

Desde h alguns milhares de anos que o co se tornou o companheiro do homem: inicialmente, para ajud-lo nas suas tarefas dirias, e progressivamente, para contribuir para o seu prazer, antes de comear, no sculo XIX, a dividir totalmente o seu lazer. Gradualmente, o homem tem-se envolvido, dia aps dia, na vida do co, com a finalidade de o selecionar, educar, treinar e alimentar da melhor forma possvel para que haja boas condies de vida para ambos. Foi assim que, de simples caador, guarda ou animal de carga instintivo, o co se tornou companheiro do homem, co de field-trial,de pulka, de ring, de pastoreio ou de tren. Por ser o que , o homem criou regras e competies para que o lazer se tornasse desporto e o companheiro, um atleta. Nasceram os desportos caninos. Quatro elementos condicionam o desempenho do desporto canino: a seleo gentica, a relao psicolgica homem-co, o treino (baseado no conhecimento das suas caractersticas fisiolgicas no esforo) e a nutrio, sendo que cada um desses elementos deve ser necessariamente considerado.

Fisiologia do esforo fsico


Tanto no co como no homem, o trabalho intenso e a competio esto na origem de um stress ao mesmo tempo orgnico e psicolgico. Assim sendo, o conhecimento geral das modificaes fisiolgicas induzidas pelo esforo fsico permite ao dono um melhor entendimento do co. Por este facto, a sua preparao para uma competio ser melhor, prevenindo as eventuais afeces patolgicas que possam surgir.

Adaptaes cardiovasculares respiratrias

As adaptaes cardiovasculares e respiratrias ao esforo tm a finalidade de, por um lado, garantir o fornecimento de oxignio e de nutrientes necessrios para a atividade muscular e, por outro lado, permitir a eliminao dos resduos, particularmente do gs carbnico e do calor, produzidos pelo metabolismo muscular. Estas adaptaes so indispensveis, no s para o bom desenvolvimento de uma prova desportiva, mas tambm para manter o esforo para alm dos instantes iniciais. Assim sendo, devem distinguir-se dois tipos de resposta do organismo: - uma resposta imediata adaptada s necessidades instantneas do organismo, ou seja, concomitante ao esforo; - uma resposta de longo termo, que antecipa as necessidades do organismo e corresponde s adaptaes induzidas pelo organismo. Durante o exerccio fsico O papel essencial das alteraes da funo circulatria durante o trabalho o de aumentar o fluxo sanguneo e, consequentemente, o fornecimento de oxignio para os tecidos cujo metabolismo aumenta, principalmente os msculos. O organismo

realiza esta funo aumentando o ritmo cardaco e redistribuindo a massa sangunea at locais em atividade, em detrimento dos locais em descanso. Estas modificaes so complementadas por um aumento da capacidade do sangue em transportar o oxignio, graas contrao do bao, que envia um grande nmero de glbulos vermelhos at ao sangue aumentando, assim, o hematcrito e a quantidade de hemoglobina. O ritmo cardaco pode elevar-se consideravelmente e atingir dez vezes o seu nvel de descanso; a freqncia dos batimentos cardacos aumenta de maneira muito sensvel: em funo da intensidade do esforo, pode chegar a 300 batimentos por minuto no galgo de corrida e 200 no co de tren. Ocorre uma intensa vasodilatao nos msculos que trabalham, permitindo um aumento do fluxo interno. Por fim, o fluxo ventilatrio evolui em vrias fases durante o esforo: - durante os trs a quatro primeiros segundos, a ventilao aumenta brutalmente; - aps alguns instantes ocorre uma segunda fase de aumento, mais lento; - a seguir, alcana-se um patamar que se mantm at ao final do esforo; - em fase de recuperao, ocorre uma lenta diminuio da freqncia respiratria, que diminui de mais de 200 movimentos por minuto para aproximadamente 30. Sob o efeito do treino Aps um treino dirio de 4 a 5 semanas, o organismo do co apresentar alteraes significativas no seu sistema cardiovascular e respiratrio. Assim, as modificaes cardacas e hemodinmicas, causadas por um exerccio fsico repetido, tendem a minimizar a energia necessria para o trabalho cardaco, bem como a desenvolver as capacidades de bombeamento do corao. Nos ces treinados, o ritmo cardaco em repouso inferior ao dos ces sedentrios e a arritmia respiratria mais acentuada. O volume plasmtico aumenta, o retorno do sangue venoso melhora e, consequentemente, o fluxo cardaco global aumenta. Por vezes, um treino intenso conduz a uma hipertrofia cardaca. No Greyhound, por exemplo, seis meses de treino dirio intenso levam a um aumento de 50% da espessura da parede do corao e de 30% do volume da cavidade do ventrculo esquerdo. Da mesma forma, o treino ir conduzir a um aumento do nmero e da densidade dos vasos sanguneos capilares do msculo. Por fim, ao contrrio do que se acredita, um exerccio fsico regular no co com boa sade gera pouca ou nenhuma alterao no aparelho respiratrio; verifica-se, apenas, que a capacidade global do organismo para consumir oxignio (fala-se em "V02max", consumo mximo de oxignio) aumenta de maneira considervel com um treino de resistncia. Essas modificaes s podero ocorrer de modo ideal nos indivduos que apresentem um bom estado de sade geral. Qualquer alterao ou insuficincia dessas funes ir diminuir as possibilidades de adaptao s condies do esforo, e, consequentemente, o desempenho desportivo ou de trabalho.

Consequncias do stress biolgico de esforo

Nos ces de desporto, o stress gerado pelo meio ambiente ou pelo esforo fsico produz modificaes comportamentais (latidos, distrbios da motivao, etc.), modificaes neurovegetativas (salivao, taquicardia, midrase, etc.), distrbios digestivos (vmitos, diarrias, lceras gstricas) e anemia (fala-se at de anemia do desportista). Portanto, um grande nmero dessas manifestaes, relatadas pelos utilizadores de ces no meio das competies desportivas, podem ser atribudas a este tipo de processo fisiopatolgico. No raramente, o excesso de treino uma causa preponderante destas modificaes, mas, tambm, no se deve ignorar o fato de que um co sabe distinguir bastante bem o treino do contexto de uma competio ou de uma interveno real no plano psicolgico. De maneira geral, as situaes causadoras de stress costumam gerar angstia nos animais, que exteriorizam comportamentos caractersticos da sua espcie. No co, os comportamentos de angstia ou de grande temor exprimem-se por reaes bem conhecidas de eliminao (mices, defecaes repetidas), de vocalizao (latidos, uivos) e outros comportamentos cuja repetio pode gerar verdadeiras estereotipias: morder objetos, a jaula ou cavar o cho. Por estas razes, reaes comportamentais, neurovegetativas, digestivas e outras podem, sem objeo, ser consideradas como decorrentes do stress. Do conjunto das reaes, parece bastante evidente que, no contexto de provas fsicas frequentemente muito desgastantes sob o aspecto metablico, os distrbios digestivos estejam entre os mais prejudiciais para a condio fsica, principalmente quando aliados a perdas de gua e eletrlitos ou insuficincia de gua para beber ou de consumo de alimentos. Um plano de treino correto e inteligente, um ambiente psicolgico calmo e normal, mas, principalmente, uma alimentao adaptada sero as chaves da preveno dos problemas associados ao stress de esforo ou de excesso de treino no co.

Alteraes metablicas
Ao mesmo tempo em que o trabalho muscular influi de modo muito direto sobre a natureza e amplitude da necessidade energtica, tambm se repercute, grandemente, sobre o equilbrio global do organismo.

Fontes de energia A energia qumica utilizada na contrao muscular provm, unicamente, de ligaes qumicas de "fosfato" ricas em energia, presentes numa molcula fundamental, a adenosina trifosfato, ou ATP. Durante o esforo, as concentraes de ATP da clula sero diminudas e devero ser reconstitudas de maneira instantnea, enquanto o animal estiver a correr ou a realizar o seu trabalho. Essa reconstituio faz-se de acordo com trs processos cujos respectivos papis e intensidades dependero do tipo de esforo exigido do co: - Anaerobiose no-lctica : durante um esforo muito breve e muito intenso (alguns segundos), o ATP reconstitudo a partir das reservas do msculo em fosfocreatina, sem haver necessidade de oxignio (anaerobiose) e sem produo de cido lctico (alctica). - Anaerobiose lctica : neste caso, que envolve os esforos intensos com menos de dois minutos de durao (galgos de corrida, agility, ataque lanado), a energia reconstituda a partir do glicognio armazenado no msculo e da glicose sangunea, sempre sem consumo de oxignio, porm, desta vez, com a produo e a acumulao de um resduo metablico, o cido lctico. De maneira muito esquematizada, quase sempre a acumulao deste ltimo que leva, por exemplo, ao aparecimento da fadiga muscular e de cibras. - Aerobiose : trata-se de um processo metablico que supre a necessidade energtica do co assim que o esforo se torna resistncia (intensidade menor, porm durao de alguns minutos at algumas horas). Num primeiro momento, a glicose sangunea oxidada, graas ao oxignio levado at ao msculo pelos glbulos vermelhos, mas, diferentemente do homem, os lpidos iro constituir muito rapidamente a principal fonte de energia do co. Sem entrar em grandes detalhes sobre aquilo que acabaria por se tornar um tratado de medicina desportiva canina, o treino e a nutrio sero novamente condicionados pelo conhecimento destes dados metablicos especficos.

Para descobrir as qualidades do seu co de caa: o gundog working test (gwt) Nascidos em Inglaterra, os "Working Tests" destinam-se aos Spaniels e Retrievers e permitem avaliar o co e o seu dono em concursos. As classificaes baseiam-se numa tabela de pontos que evidencia a eficcia de recobro, o estilo do co que recobra (em funo das diferentes raas) e a conduta do dono. Estas provas no do direito a prmios oficiais, como as outorgadas nos field-trials. Foram institudos trs nveis: a classe Puppy (para os ces nascidos aps 01 de Janeiro do ano anterior ao ano em curso), a classe Novato (para os ces nascidos antes de 01 de Janeiro do ano anterior ao ano em curso e que nunca participaram num field-trial inglesa) e a classe Open (para os ces que j participaram num field-trial inglesa). Dominique Lebrun, - Juiz Socit centrale canine

Seleo gentica do co de desporto


Ao contrrio das outras grandes espcies de animais domsticos, o co ainda no foi afetado pela revoluo dos mtodos e tcnicas de melhoramento gentico. Deve-se, essencialmente, ao fato, da posio socioeconmica do co ser, fundamentalmente, oposta dos animais chamados "de produo" nas nossas sociedades desenvolvidas. Essa constatao que tem determinado a principal orientao gentica da espcie canina, que se caracteriza por uma diversidade morfolgica, procurada e orientada em primeiro lugar por critrios estticos. No obstante, e paralelamente, a seleo tem envolvido, tambm, determinadas aptides fsicas ou comportamentais, conduzindo conhecida divergncia gentica

"beleza/trabalho", que conduziu aos diversos ces de trabalho a partir dos quais surgiram os ces de desporto.

importncia trabalho

dos

resultados

no

Atualmente, como desde sempre, os critrios primrios de escolha dos reprodutores caninos com vocao desportiva so os seus resultados no trabalho. Para o geneticista, o objetivo realizar a melhor comparao possvel entre os candidatos com potenciais genticos transmissveis (valores genticos aditivos) sob o ponto de vista dos seus desempenhos (fentipo): tal abordagem s pode ser concebida no contexto de provas desportivas sujeitas a um regulamento preciso. Assim sendo, no estado atual da situao, sem querermos subestimar o valor e a experincia de alguns criadores, ainda no possvel efetuar uma classificao dos ces de uma raa com base no seu valor gentico. Consequentemente, a escolha dos melhores reprodutores de desporto caninos continua a ser aproximativa e, quase sempre, muito emprica. Assim, h ainda um longo caminho a percorrer para implementar boas ferramentas de seleo gentica no caso do co de desporto, de trabalho e de utilidade. Num esquema de seleo direta (busca da melhoria de um objetivo de trabalho), o primeiro problema que se apresenta para o desempenho desportivo reside na freqente dificuldade em se medir este ltimo com a preciso (ou objetividade), a exatido e a fidelidade (garantia de repetio) exigidas. A corrida cronometrada do galgo de corrida representa a situao ideal mais favorvel, embora durante a corrida possam ser considerados vrios parmetros de seleo: - o melhor tempo realizado nas diferentes corridas de uma competio, - o tempo mdio calculado nessas corridas. No caso do concurso em ring, a escolha do parmetro torna-se mais ampla: - classificao conforme escala dos juzes ou outra, - classificao, - ganhos que refletem o nvel da competio e do desempenho (sistema utilizado para o cavalo de desporto). Podem ser aplicados critrios de seleo indireta (que influem sobre o desempenho), como, por exemplo, testes de desempenho realizados em condies standardizadas; o comprimento de perna do galgo de corrida, desde que positivamente correlacionado com a sua velocidade, ou, at mesmo, o ngulo dos segmentos sseos durante a prova desportiva. De fato, tal como estudada por Jean-Franois Courreau, especialista em gentica do co de desporto na ENVA, a orientao atual dirige-se para um sistema de ndice de seleo gentica, obtido a partir de vrios desempenhos prprios do co, submetidos a um sofisticado tratamento matemtico. J foram obtidos os primeiros resultados para o Whippet de corrida e para o Pastor Belga Malinois em concurso em

Ring. No futuro, iro permitir adaptar os mtodos da gentica moderna ao co de desporto.

Tamanho : para todos os gostos


O tamanho dos ces varia muito em funo de modas e a relao entre qualidade e tamanho est longe de ser evidente. Em Frana, prevalece a teoria do respeito ao standard. A natureza muito variada e existem apaixonados incondicionais por ces de pequeno tamanho, ou o contrrio, por razes que frequentemente nada tm a ver com sua utilizao prtica. verdade que a idia dos caadores, que constitui a base da criao das raas que conhecemos hoje, era, antes, bem mais utilitria. As diferenas de tamanho estavam relacionadas com um trabalho especfico e essa noo tcnica continua atual, principalmente entre os caadores especialistas. H sempre modas mais ou menos durveis e, alis, interessantes. Quando um determinado co est na moda, em funo por exemplo de seu xito nos field-trials, ele efetuar um grande nmero de acasalamentos e deixar a sua marca na raa. Se ele gerar ces de pequeno tamanho e estiver bastante na moda, dentro de poucos anos ver-se-, forosamente, uma diminuio global da altura mdia da raa. Na verdade, provvel que os seus prprios descendentes tambm faam muitos acasalamentos, se seguirem a mesma via e se reproduzirem tanto quanto ele. A seguir, talvez haja uma mudana na moda e os ces crescero. No raramente, observam-se grandes efeitos de pndulo na evoluo da morfologia das raas. Diferenas segundo as raas Correr pelas silvas ou por um pinhal impenetrvel em busca de coelhos ou galinholas nada tem em comum com o apanhar de uma raposa ou de um cabritomonts ferido e traz-los de volta. Por esta razo, os ingleses criaram o Cocker e os alemes, o Drahthaar (Braco Alemo de plo duro). verdade que todos os ces so polivalentes, porm na medida das suas possibilidades. A seleo inicial, que culminou com os diferentes ces que conhecemos, levava em considerao situaes de caa que no eram, necessariamente, as que conhecemos hoje. Assim, algumas raas criadas com uma determinada finalidade servem agora para outra e, tecnicamente falando, o critrio de tamanho, outrora importante, pode muito bem deixar de o ser. ento que o respeito pelo standard permite conservar a morfologia tpica de uma raa, quando a sua utilizao no campo deixa de estar relacionada, obrigatoriamente, com o respeito pelo tamanho inicial. Inversamente, o respeito intangvel e estrito por um determinado tamanho, sob o pretexto de que nada deve ser mudado da morfologia inicial de uma raa, pode ser a causa de uma falta de adaptao que acaba por provocar a extino da referida raa. "Trabalho" e "beleza" Quando os cinfilos no conseguem encontrar um ponto de entendimento sobre o ponto anterior, acaba-se por ter, nas raas de caa, dois tipos diferenciados: os ces chamados "de beleza" e os ces "de trabalho", cuja morfologia e tamanho se

tornam ento muito diferentes. sintomtico observar que o tamanho dos segundos, e tambm o seu peso, costumam ser inferiores aos dos primeiros, o que tende a mostrar que as qualidades fsicas de caa no exigiam forosamente centmetros e quilogramas suplementares. No caso de raas oficialmente diferenciadas, entre trabalho e beleza, assim como nos pases anglo-saxnicos, pode-se dizer ento, sem excesso, que os pequenos costumam ser os melhores no campo. Em Frana, onde existe apenas um clube responsvel por cada raa, prevalece a teoria do "belo e bom", onde est claro o respeito pelo standard da raa e, nesse contexto, a manuteno ou, melhor, a melhoria das qualidades de caa. Assim, alguns ces fora do standard, devido a um tamanho pequeno ou grande demais, no podero reproduzir-se oficialmente, mesmo que a sua inteligncia e as suas qualidades de caa sejam grandes. Ser isso um bem ou um mal para a raa em questo? Ningum sabe, mas no por um co no corresponder aos tamanhos admitidos pelo clube da sua raa que ele caar mal. Sem sair dos standards, existem pequenos e grandes numa mesma raa e essa diferena pode ser um acaso ou o resultado de um efeito de seleo em direo a uma atividade especializada. Uma questo de especializao Dentro de uma mesma raa, observam-se regularmente diferenas de tamanho entre ces de origens diferentes, de acordo com a seleo prpria de cada criador e no contexto do respeito pelo standard. Os campees de trabalho so mais geis do que os campees de beleza. No uma questo de moda, mas sim de especializao. Mais precisamente ainda, h tambm pequenos e grandes numa mesma ninhada. Ter isso alguma influncia sobre a eficcia de uns e outros? Talvez, novamente, dependendo do especialista, pois h atividades que se adaptam melhor a um tamanho inferior ou superior. Caso contrrio, a relao entre as qualidades e o tamanho est longe de ser evidente: por exemplo, os meus dois melhores Setters para galinholas so um macho pequeno e uma fmea grande, enquanto que os meus dois ces de parar so um macho grande e uma fmea com o tamanho mnimo, ou seja, exatamente 53 cm. As duas equipas foram escolhidas na mesma ninhada com oito semanas de idade. Sendo impossvel fazer prognsticos sobre o futuro de cachorros com dois meses de idade, a primeira equipa foi escolhida pela cor da pelagem (limo claro por razes de visibilidade nos bosques), enquanto a segunda, blue belton, foi pelo seu visual apelativo, semelhante ao da me. Um apaixonado por Setters, que veio recentemente escolher um cachorro macho, preferiu o mais pequeno. Ao proceder assim, sempre tivera bons ces. Talvez estivesse com sorte ou ainda tirasse proveito de uma seleo natural que faz com que o menor de uma ninhada que se impe entre os mais fortes seja necessariamente inteligente e esperto? No tentemos fazer mudar de opinio aquele que acredita que o tamanho do co influi sobre sua eficcia: no est mal comear a vida sob os bons augrios de um juzo favorvel.

O treino do co de desporto
Sempre que se fala de desporto canino e de determinados desempenhos que levam os ces a se comportarem como verdadeiros atletas, somos levados a falar do treino do co de desporto . Parece evidente que um desportista humano deva passar por um treino fsico especfico relacionado atividade

praticada e ao seu nvel. Se quisermos que o co tenha um bom desempenho, a situao exatamente a mesma para o animal de boa sade e feliz.

Os grandes princpios do treino


Treino significa "preparao fsica, tcnico-tctica, intelectual e psicolgica do atleta atravs de exerccios fsicos". Aplicando-se essa definio ao co, descreverse- uma sequncia de exerccios fsicos solicitados pelo dono num ambiente que conserve um aspecto ldico para manter a motivao do co. Noes de carga de trabalho fundamental a noo de carga de trabalho. Essa carga deve ter uma durao e intensidade suficientes para poder qualificar uma atividade fsica como sendo um treino. Essa carga deve aumentar medida que o desempenho desejado melhora, sem por isso tornar-se extenuante ou penosa para o animal, que perderia ento toda e qualquer motivao. Caractersticas da carga de trabalho A carga de trabalho deve ser aplicada de forma gradual, principalmente para o co principiante (para um animal j bastante treinado pode-se, s vezes, acelerar algumas etapas), e de modo contnuo (s a regularidade permitir a eficcia das vrias sesses de treino). Deve variar com o tempo, pois, impossvel manter um co na mesma condio fsica o ano todo. Portanto, dever ser feita uma distino entre perodos de preparao, de competio e de treino. A carga de trabalho tambm deve variar quanto ao seu contedo. Para uma mesma atividade, sero solicitados vrios fatores fsicos ao co, como potncia, velocidade, resistncia e coordenao. Estes fatores requerem vrias adaptaes do organismo do co, com um perodo de recuperao diferente para cada adaptao. Se um fator solicitar o organismo durante a recuperao de um fator diferente, o primeiro no interferir na recuperao do segundo; ao contrrio, ir potencializ-lo e esse sistema de cargas alternadas permite ganhos em termos de tempo e desempenho. Por exemplo, durante a recuperao de uma corrida, pode-se exigir do co um exerccio muito diferente, tal como um exerccio de alongamento muscular. A sucesso das cargas de trabalho deve seguir uma ordem precisa, dentro de uma mesma sesso; de maneira geral, os exerccios de fora explosiva, velocidade e coordenao, so realizados no incio do treino, seguidos pelos exerccios cuja eficcia tem por base uma recuperao incompleta e, por ltimo, pelos exerccios de resistncia pura.

Os mtodos de treino
Treino da fora muscular Durante esforos muito intensos e muito curtos seguidos por perodos breves de recuperao, possvel aumentar o trabalho e a fora muscular sem aumentar o consumo de oxignio ou acionar um processo de catabolismo anaerbio (fermentao lctica). o princpio de todos os exerccios de fora pura, sendo o melhor exemplo o "weight pulling" (competio de trao de cargas numa distncia curta). Treino da potncia anaerbia A potncia anaerbia permite um trabalho muscular intenso na ausncia de oxignio, sendo esse o caso numa corrida rpida (Galgos, ataque em ring). Na prtica, para desenvolver essa potncia, alternam-se os exerccios intensos muito curtos (velocidade de 10 segundos a um minuto) e os perodos de recuperao (2 a 4 minutos). Este tipo de treino muito extenuante para o animal, fsica e psicologicamente. S deve ser considerado pouco antes do perodo de competio. Treino da potncia aerbia A potncia aerbia envolve os esforos longos que requerem uma melhoria do transporte e da utilizao do oxignio. o tipo de esforo solicitado aos ces corredores e aos ces de trens. Para isso, preconiza-se a corrida contnua de longa durao a velocidade moderada, ou a sucesso de pequenas corridas a velocidade um pouco mais rpida (3 a 5 min.), seguidas por perodos de exerccio leve (caminhada ou trote leve). A diviso dos diferentes tipos de treino dever ser feita em funo do tipo de atividade praticada, sendo a experincia e a audio do co os melhores indicadores da eficcia do treino.

O treino e a competio
O aquecimento Todo atleta faz aquecimento antes de uma competio, de maneira a acionar uma intensa atividade do seu sistema enzimtico e de oxigenao (que entraro em ao para lhe fornecer a energia de que precisa) e diminuir os tempos de reao da contrao muscular. Para o co, o aquecimento pode consistir numa srie de alongamentos-flexes musculares, seguida de uma brincadeira que tem a vantagem de estimular tanto a motivao do co como, ao mesmo tempo, os seus msculos. Bem conduzido, este

aquecimento melhora a coordenao neuromuscular do co, evita distenses e contraes, e garante um timo estado fisiolgico e psicolgico, no incio da competio. O arrefecimento Aps a competio, o arrefecimento um ponto que no deve ser ignorado. Entre outros, garante o xito das prximas competies. Uma sequncia de exerccios muito leves conserva uma circulao a nvel muscular suficiente para a eliminao dos resduos acumulados durante o esforo (cido lctico, toxinas...). Uma leve massagem tambm aumenta a eliminao das toxinas e acalma o animal. O co sofre uma fadiga muscular e articular bem menor, conservando uma melhor forma e moral para as futuras provas. Destreinar No final da temporada de competio, a interrupo total e brutal do treino fortemente desaconselhada. O animal que interromper o treino ir perder muito rapidamente o benefcio adquirido e ficar mentalmente desestabilizado. Convm diminuir progressivamente as cargas de trabalho, orientando-se a atividade fsica para uma atividade cada vez mais ldica. Recuperao e excesso de treino Aps um perodo de esforo intenso, como o caso de uma competio, natural que o co passe por um perodo de fadiga fisiolgica. Se esse co for corretamente alimentado e treinado, o seu organismo ir recuperar-se desta fadiga e at a sob recompensar, isto , durante um curto perodo aps a sua completa recuperao, estar em melhor forma do que antes da competio. Esse o momento ideal para exigir dele um novo esforo intenso. Se, ao contrrio, esse perodo de tempo no for respeitado e um novo esforo for solicitado durante o perodo de recuperao, o organismo ir exceder os seus limites, no conseguir recuperar-se normalmente e ir desenvolver uma sndrome de excesso de treino: perda de apetite e de peso, sensibilidade exagerada e grande fadiga. A garantia de uma temporada de competio equilibrada depende muito do respeito dos tempos de recuperao do co e do conhecimento do seu "relgio biolgico". Treinar bem o co garantir-lhe uma sade, desempenhos e uma moral "de ao" ao longo do ano. respeitar o seu trabalho e trabalhar para que ele perdure o maior tempo possvel, dentro do respeito das capacidades do animal, tanto no plano fsico como psquico. Para isso, a experincia e os conselhos dos especialistas, assim como a ateno e o respeito pelo co, so parmetros que caracterizam um bom treinador. Obs.:

Influncia da relao homem-co sobre o trabalho do co Esquematicamente, so trs os modos de relacionamento num grupo restrito: "autoritrio", "democrtico" e "laissez-faire". Em situao de trabalho, o co executa uma tarefa a pedido do seu dono. Encontra-se em situao de dominado enquanto o homem tem o estatuto de dominante (estrutura social de tipo alfa-mega). Nesse quadro, deve-se proibir o modo relacional "laissez-faire", pois ele no permite a execuo da tarefa. A escolha do modo relacional entre o homem e o co deve, portanto, operar-se entre uma atitude "autoritria" ou "democrtica". Durante a expedio "Licancabur-Ces dos cumes" que ocorreu no Chile, em Abril de 1996, e cujo objectivo, entre outros, era o estudo do comportamento dos ces de escombros em alta altitude, foi-nos possvel comparar a influncia dos modos relacionais sobre o comportamento dos ces em situao extrema. A atitude "autoritria" consiste em deixar um grau mnimo de liberdade para os ces. A busca das vtimas totalmente guiada pelo dono, que induz a tcnica de explorao. O co est em constante contacto visual com seu dono e a marcao da vtima s ocorre aps este t-la incentivado. Dentro da dade, cada indivduo cumpre uma tarefa complementar. O co pode ser considerado como o "nariz" do dono, sendo este ltimo aquele quem decide sempre. No caso do modo "democrtico", a zona de busca era percorrida em separado pelo co e o dono. A marcao de uma vtima resulta de um processo de confrontao entre o co e o homem. O trabalho de busca efectua-se numa relao de sinergia entre os parceiros. Quanto ao trabalho em si, ambas as relaes revelam uma eficcia comparvel. Em ambos os casos, as vtimas so descobertas. Em situaes extremas, ao contrrio, quando os ces experimentam um grande sofrimento fisiolgico, o modo "democrtico" parece mostrar a sua superioridade. Os ces das dades "democrticas" suportam mais um trabalho prolongado e em condies penosas. Incentivados pelo seu dono, parecem aceitar e suportar um sofrimento maior. Os ces das dades "autoritrias" negam-se a seguir o dono quando aparece um sofrimento que pode comprometer o seu prognstico vital. Essa rebelio pode conduzir ao aparecimento de comportamentos agressivos para com o dono. A relao entre o homem e o co determinante para a execuo de uma tarefa em situao extrema. A aceitao da dor pelo co parece bastante mais forte quando a relao dentro da dade se apoia em trocas mtuas. Portanto, num quadro de trabalho entre homem e co, parece interessante orientar a relao para um modo "democrtico" e incentivar um processo de deciso colectivo entre os parceiros. Jean-Marc Poupard, Pesquisador do Laboratrio de bio-sociologia animal e humana. - Universidade de Paris V Sorbonne - Ren Descartes. Esquemas da sequncia de busca de uma vtima em funo dos modos relacionais Dades "democrticas" 1. Reconhecimento visual da zona de busca. O co dirige-se imediatamente at uma zona restrita onde esto as vtimas. 2. Exploraes da zona e da rea circundante. O co percorre a zona. Fareja (colecta de informaes olfactivas) o local onde esto as vtimas. A explorao estende-se regio ao redor. Os deslocamentos so mais rpidos. O dono pode chamar o co de volta sempre que este se afastar do local. Durante essa fase de

explorao, o co e o seu condutor trabalham de maneira mais ou menos independente. Os ces e os treinadores esto relativamente afastados uns dos outros. 3. Descoberta da vtima. O co volta aos lugares previamente explorados e reconhecidos como sendo um lugar provvel de soterramento de uma vtima. Fareja com maisinsistncia. O co espera que o seu treinador se aproxime e estabelece um contacto visual com ele. O co efectua a marcao logo que o dono oincentiva a faz-lo. Tudo acontece como se existisse uma confrontao entre as dedues do co e as do seu treinador. Dades "autoritrias" 1. O co levado at a zona de busca. O co segue o seu treinador na zona de busca. 2. Explorao da zona e da rea circundante. O co caminha junto ao treinador. O co olha periodicamente para o treinador. Durante esse perodo, co e treinador trabalham juntos. O co est constantemente sob a autoridade do seu treinador. 3. Descoberta da vtima. Durante a explorao, o co imobiliza-se num provvel lugar de soterramento de uma vtima. Fareja. Contacto visual com o treinador. O co efectua a marcao logo que o treinador o incentiva a faz-lo.Tudo ocorre como se o co esperasse pela autorizao do treinador para marcar a vtima.

Alimentao do co de desporto
Esquematicamente, so trs as categorias de factores que tm impacto sobre as necessidades nutricionais do co de desporto : - o gasto energtico induzido a ser considerado, quantitativamente muito varivel, porm qualitativamente fundamental; - o stress, na medida em que, ao ser induzido pelo treino e pela competio, o responsvel pela necessidade de adaptaes nutricionais; - a desidratao, que pode, numa medida que no deve ser desprezada, ser prevenida pela nutrio. Para isso, um alimento adaptado ao co de desporto dever: - fornecer uma fonte de energia de ptima qualidade, nas quantidades apropriadas; - minimizar, tanto quanto possvel, o volume e o peso do bolo intestinal; - ajudar a manter um correcto estado de hidratao do animal; - ter um possvel efeito tampo sobre a acidificao metablica causada pela corrida; - contribuir para optimizar os resultados de um treino bem conduzido; colmatar as perdas fisiolgicos causadas pelo stress. Portanto, alimentar um galgo de corrida como se fosse um co de caa, ou um co de busca como se alimenta um co de tren torna-se uma aberrao para quem espera do seu co o melhor desempenho possvel e uma boa

preveno Obs.:

dos

problemas

mdicos

ou

traumatolgicos.

A adaptao s gorduras alimentares. o bom e o mau Em 1970, uma equipa de ces de tren de competio foi-me enviada para consulta no hospital para pequenos animais da Universidade da Pensilvnia. Estes ces cansavam-se precocemente, aps poucos quilmetros de corrida, e os melhores especialistas Mdicos da Universidade no encontraram nada de anormal. Sendo, naquela poca, especialista em... gado leiteiro, fui at ao local de criao destes ces para uma visita pormenorizada. Vi ces a consumirem os seus prprios excrementos, constatei que a alimentao era rica demais em amido e colectei amostras de sangue e de urina. De qualquer maneira, o simples facto de alterar, "para ver", a alimentao desses ces, fornecendo-lhes frangos inteiros, fez desaparecer o problema e, algumas semanas depois, os ces que tinham consumido esses frangos gordos corriam mais depressa e durante mais tempo do que os outros. Assim, nascera o conceito da adaptao do teor de gorduras no co, a seguir desenvolvido cientificamente por mim mesmo para o co de tren e, posteriormente, pelos professores Arleigh Reynolds, nos Estados Unidos, e Dominique Grandjean, em Frana. Pessoalmente, o co de tren serviu-me de modelo para os estudos que conduzo h vrios anos sobre o cavalo de desporto no Instituto Tecnolgico da Virgnia: um cavalo adaptado e que consome gorduras, tal como o co, porm numa proporo menor de lipdios na sua alimentao, poupando glicognio quando corre, tornando-se mais resistente, mas tambm mais calmo e, paradoxalmente, mais leve (na verdade, h uma menor quantidade de alimentos no digeridos no seu aparelho digestivo). A adaptao do animal ao consumo de gorduras faz desaparecer uma afeco muscular clssica no desportista, chamada rabdomiolise de esforo (destruio das fibras musculares relacionada com a acumulao de cido lctico). No entanto, outros problemas musculares (o lado negativo) podem surgir, uma vez que estas gorduras alimentares geram um maior desgaste das proteces antioxidantes do organismo. Nos anos 80, observara que os teores sanguneos em vitaminas E e C (antioxidantes) no co de tren diminuam acentuadamente durante o esforo. Os trabalhos de investigao das equipas j citadas concentram-se agora neste problema, com a finalidade de determinar os nveis de suplementos nutricionais antioxidantes eficazes. Professor David S. Kronfeld - Mdico Veterinrio, doutor em Cincias, Diplomado pelas Faculdades Americanas de Nutrio e de Medicina Interna Instituto politcnico da Virgnia, Blacksburg, Estados Unidos

Especificidades nutricionais
Em primeiro lugar, a quantidade de energia a ser fornecida a um co sofre a influncia da intensidade e durao do esforo. De uma maneira global, o objectivo de cada treinador deve ser, antes de tudo, manter o peso ideal do co, pesando-o, se possvel, semanalmente e adaptando as quantidades de alimentos distribudas diariamente, de modo a manter um peso ideal estvel. No entanto, actualmente um certo nmero de dados cientficos permitem precisar a abordagem em determinados casos hipotticos: assim, para um galgo de corrida, sabe-se que a participao numa corrida provoca um aumento de apenas 5% da necessidade energtica em relao necessidade de manuteno do co, enquanto

que, em condies extremas (como o caso do Iditarod no Alasca, 150 km por dia a umatemperatura de 50 C), um co de tren de 20 kg poder consumir at 12.000 kcal por dia (sete vezes a sua necessidade de manuteno!). De forma mais geral, e de maneira esquemtica, uma hora de trabalho leva a um aumento de, aproximadamente, 10% da necessidade energtica demanuteno, o que pode levar a um acrscimo da alimentao diria de 40 a 50% para um "dia" de trabalho ou de desporto . As variaes da temperatura ambiente tambm devero ser levadas em conta: para combater o frio ou o calor em torno da sua "zona de neutralidade trmica" (em torno de 20 C), o co precisa de mais energia. A qualidade da energia fornecida ao co durante o esforo assume uma importncia fundamental e, assim, conduziu a uma definio dos critrios de uma energia optimizada para o co de desporto. Alm da prpria natureza dos nutrientes valorizados, podemos reter duas consideraes de qualidade: - a energia deve estar rpida e facilmente disponvel nos locais prprios da sua utilizao (a clula muscular); - o equilbrio dos componentes energticos deve ser tal de modo a que a combusto se realize com um mnimo de resduos, um mximo de eficcia e sem risco de bloqueio metablico. Assim, quanto mais longo o esforo, mais rico em gorduras dever ser o alimento, passando de um teor de 16 a 20 % para um co que pratica esforos curtos, para 35 % para um co submetido a um esforo de resistncia (sendo 20 a 25 % um teor ptimo para um esforo intermdio). Para tornar a energia facilmente disponvel e rapidamente utilizvel pelo organismo em situaes de esforo, , tambm, indispensvel utilizar alimentos completos secos especializados e hiperdigerveis (aqueles que os fabricantes qualificam de "premium" ou "superpremium"), resultando num reduzido volume alimentar e fecal. Este facto pode ser avaliado de maneira simples, comparando-se o volume fecal ao volume ingerido, sendo que o ptimo valor no co de desporto situa-se a 45-50 gr de matrias fecais para 100 gr de matria seca ingerida. Como o esforo constitui uma fonte de stress para o organismo, este tem necessidades nutricionais especficas, que podem ser esquematizadas da seguinte forma: - aumento da necessidade em protenas, as quais devero representar de 32 a 40 % da matria seca do alimento, dependendo da intensidade do esforo; - aumento da necessidade em vitaminas do complexo B (em particular B1, B6 e B12), mas tambm em nutrientes antioxidantes (vitamina E, selnio) e em cidos gordos da srie mega 3 (oriundos do peixe e que podem melhorar a fluidez dos glbulos vermelhos, as trocas de oxignio e diminuir os fenmenos inflamatrios gerados pelo esforo); - suplementos nutricionais teis no presentes no alimento completo utilizado: Lcarnitina (essencial para a boa utilizao celular dos cidos gordos e para a recuperao), cido ascrbico ou vitamina C (que normalmente no um nutriente essencial no co), probiticos (bactrias lcticas que melhoram a digesto dos alimentos).

Alimentao prtica
Em termos prticos, a alimentao do co de desporto deve: ser ser correctamente nutricionalmente concentrada e distribuda e consumida equilibrada, hiperdigervel, pelo co.

ser

O dono deve, portanto, considerar os alimentos para ces de desporto como sendo uma srie de adaptaes especficas em torno dos trs critrios a seguir: cobertura da necessidade de manuteno, - aumento da densidade do alimento em energia e em nutrientes essenciais, associado a uma reduo da quantidade de matrias fecais, - enriquecimento do alimento para corresponder necessidade energtica do esforo (gorduras) e ao stress (protenas, vitaminas). Obviamente que, em tal contexto, apenas os alimentos industriais completos secos podero ser considerados (sendo que a alimentao caseira torna-se anedtica e o alimento hmido enlatado, excludo), os quais podero receber suplementos adaptados s especificidades de cada prtica desportiva. Para isso, uma vez escolhido o alimento correcto, deve-se implementar um plano anual de alimentao, o qual dever adaptar-se, rigorosamente, evoluo do treino: - perodo de descanso anual: alimento de manuteno de qualidade excepcional, - perodo de treino: passagem progressiva para um alimento de trabalho (perodo de uma semana em cada transio), ou adio crescente de um suplemento alimentar de trabalho alimentao de manuteno - perodo de competio: acrescido ao trabalho, o stress pode requerer adaptaes nutricionais suplementares. Quantitativamente, alimento dirio dever ser adaptado evoluo do peso corporal do animal; - perodo de destreino: retoma progressiva ao alimento de manuteno. Relativamente s quantidades dirias a administrar, um co de desporto ou de utilidade no dever trabalhar em jejum, uma antiga crena sem fundamento, prejudicial ao desempenho e bem-estar; dever receber, pela manh, um quarto da quantidade diria de alimento com bastante gua, pelo menos quatro horas antes de trabalhar, e o restante noite, num horrio fixo. Finalmente, o fornecimento de gua a um co de desporto dever ser permanente, principalmente imediatamente aps o esforo, para prevenir os problemas de desidratao.

Elementos canina

de

medicina

desportiva

O desenvolvimento incessante dos desportos caninos, mas principalmente do nmero e do nvel das competies, levou ao aparecimento de uma verdadeira medicina desportiva dedicada ao co, com a finalidade de enfrentar os problemas levantados por uma patologia desportiva muito especfica. A integridade do aparelho locomotor , evidentemente, essencial em todo e qualquer co de desporto ou de trabalho, onde o claudicar (coxear) sinnimo de dor e mau desempenho.

Este pode ser causado, primeiramente, por uma leso nas almofadinhas e/ou espaos interdigitais, pelo facto de ser esse o nico lugar anatmico atravs do qual o co transpira. A preveno dessas afeces, bem conhecidas pelos caadores e pelos mushers, passa por um endurecimento das almofadinhas atravs de um spray endurecedor e a aplicao de graxa (mistura de lanolina e alcatro de pinho da Noruega) ou, melhor ainda, de uma pomada feita de cidos gordos hiperoxigenados nos espaos interdigitais (com grandes propriedades anti-inflamatrias). Nalguns casos (co de tren), tambm muito recomendada a utilizao de botas protectoras. Subindo ao longo dos membros, seria possvel mencionar as dezenas de afeces traumticas sseas, articulares, tendinosas e ligamentares prprias de determinadas actividades desportivas. Assim como o homem, o co de desporto e de trabalho est sujeito a problemas to clssicos como entorses ou luxaes, e at mesmo fracturas. Da mesma forma, no co, o msculo poder, em situaes de esforo, sofrer incidentes que vo desde a simples contratura ao rompimento, passando por distenses, ou ainda afeces inflamatrias, tais como tendinites ou miosites. Utilizam-se mtodos de diagnstico sofisticados, tais como a ecografia ou termografia (deteco atravs de uma cmara trmica das zonas de calor ou frio no animal) que permitem a implementao dos tratamentos mais adaptados; a fase de reeducao pode tirar proveito dos benefcios dos mtodos chamados "fisioteraputicos". Neste campo da traumatologia desportiva do co, importante considerar a preveno, que passa obrigatoriamente: - por um treino fsico bem elaborado, regular, que leve o co ao mximo do seu potencial desportivo em perodo de competio; - pela aquisio de uma gestualidade reflexa que corresponda ao esforo solicitado. O co deve ser acostumado a evoluir em determinado ambiente, de maneira a que o posicionamento das suas patas seja ptimo; - por um aquecimento antes de qualquer treino ou competio, e uma descontraco muscular durante o perodo de volta calma aps o esforo; - por uma ingesto permanente de gua que evitar toda e qualquer desidratao prejudicial ao msculo, mesmo que seja mnima; - por uma alimentao perfeitamente adaptada, qualitativamente ao tipo de esforo fornecido, e quantitativamente manuteno do peso ideal do co.

Obs.: A medicina desportiva canina Os desportos caninos esto em constante desenvolvimento; alguns, alis, ganham, pouco a pouco, o estatuto de desporto olmpico (sempre que homens e ces partilham o mesmo esforo, nada mais lgico para a pulka e o tren), outros tornamse um extraordinrio meio de educao, atravs da brincadeira, da criana e do seu co (as competies de agility comprovam esse facto), enquanto, enfim, os mais belos valores ancestrais da me Natureza voltam at ns graas aos ces de pastoreio. Assim sendo, as populaes de desportistas caninos aumentam, juntamente com a notoriedade de cada uma das actividades e com o profissionalismo no sentido nobre da palavra - que delas decorre. Para corresponder a essa evoluo que, em 1985, foi organizada na Escola Nacional Veterinria de Alfort (ENVA) a primeira jornada de estudos dedicada, em escala internacional, "medicina desportiva canina" e, com o passar dos anos, aquilo que no era seno um conceito, deu origem, em 1996, Unidade de Medicina de Reproduo e do Desporto (UMES), uma unidade clnica e de investigao da ENVA que dedica as suas actividades ao servio dos profissionais do co. Na sua faceta de Medicina Desportiva, essa unidade inovadora para uma escola de Medicina Veterinria (s existem unidades equivalentes em duas universidades americanas, Auburn e Universidade da Flrida) dispe de uma consulta trs vezes por semana, uma estrutura de fisioterapia-reeducao funcional e um laboratrio de investigao (Laboratrio de fisiopatologia dos lpidos e radicais livres) que estudam as consequncias biolgicas e celulares do stress de esforo no co. A Unidade de Medicina da Reproduo e do Desporto tambm uma estrutura de campo, pois os seus Mdicos Veterinrios esto oficialmente presentes em muitos locais de competies desportivas caninas, mesmo no plano internacional. De disciplina emergente ainda h alguns anos, a medicina desportiva canina est a adquirir progressivamente o seu estatuto de especialidade reconhecida, em resposta a uma procura real, vinda dos criadores, e envolvendo tanto a preparao do co como as afeces patolgicas especficas, ou ainda os problemas da luta contra o doping. Expedio cientfica "licancabur-ces de cumes 1996" Objectivo: conhecer as consequncias biolgicas e nutricionais do trabalho a grande altitude no co de busca de pessoas soterradas. Realizada em Abril de 1996 no Norte do Chile, no cume do vulco Licancabur, que culmina a 5.980 metros, a expedio "Ces dos Cumes" tinha como objectivo estudar os efeitos biolgicos do trabalho a grande altitude (carncia em oxignio e menor presso baromtrica) no co de busca de pessoas soterradas. Com efeito, este frequentemente utilizado para salvar vidas humanas durante terramotos ou deslizamentos de terra em altitude (Cordilheira dos Andes, sia), ou por ocasio de avalanches nas montanhas. Para isso, os socorristas humanos e caninos no dispem de nenhuma possibilidade de adaptao progressiva altitude, pois esses casos requerem uma interveno marcada pela urgncia. Para os preparar melhor para o famoso "mal das montanhas" e exercer o seu papel nessas difceis condies com perfeio, homens e ces do Corpo de Bombeiros de Paris e dos Carabineiros do Chile participaram nessa manobra "natural", resgatando vtimas soterradas em runas incas, situadas ao longo dos poos do vulco Licancabur, sem aclimatao prvia. Os resultados cientficos dessa expedio estabeleceram claramente a importncia de uma preparao nutricional optimizada, baseada no consumo pelos ces de um alimento completo seco hiper-energtico e

hiperprotdico suplementado com vitaminas antioxidantes (vitaminas E e C) e com cidos gordos essenciais da srie mega 3 (leos de peixe). Aproveitando a ocasio, foi realizado um estudo comparativo semelhante no homem e novas expedies desse tipo sero organizadas no futuro, em colaborao com a Unidade de Medicina de Reproduo e do Desporto da Escola Nacional Veterinria de Alfort e o Centro de Investigao da sociedade Royal Canin. Doutor Fathi Driss - Centro Hospitalar Universitrio Paris-Ouest O co de tren dispe de sua prpria estrutura veterinria internacional A Associao Internacional de Medicina Veterinria do Co de Tren (International Sled Dog Veterinary Medical Association) uma organizao veterinria profissional que rene mais de 400 membros distribudos pelos cinco continentes e vindos de pases to diversos como a Nova Zelndia, a Groenlndia, o Japo ou a frica do Sul. Fundada em 1991, a ISDVMA tem como objectivos promover activamente e incentivar aces que visem o bem-estar e a boa sade do co de tren e desenvolver investigaes cientficas que permitam entender melhor esse co excepcional. A ISDVMA organiza um simpsio anual e reunies no mundo inteiro, com a finalidade de apresentar aos Mdicos Veterinrios as mais recentes descobertas cientficas nessa rea e, tambm, publica regularmente uma revista e obras que propiciam trocas e intercmbios permanentes. Edita tambm uma base de dados, que actualizada a cada ano, reunindo todas as publicaes cientficas ou tcnicas dedicadas ao co de tren. Enfim, a ISDVMA proporciona a formao dos mushers para o conhecimento dos seus ces e fornece, para as federaes e organizaes internacionais, veterinrios especialistas para acompanhar as mais de 4.500 corridas de ces de tren organizadas anualmente em todo o mundo. A ISDVMA oferece bolsas de estudos e investigao para vrios estudantes veterinrios apaixonados por este assunto. Professor Jrme A. Vanek - University of Minnesota Saint-Paul, Minnesota, Estados Unidos

Fisioterapia e reeducao funcional


A fisioterapia uma disciplina mdica que procura restabelecer a funcionalidade normal de um elemento anatmico, recorrendo a diferentes tratamentos no invasivos, tais como, por exemplo, tratamentos trmicos (essencialmente ultra-sons), a mobilizao passiva de um membro, a estimulao neuromuscular ou um simples exerccio de reeducao. A utilizao dos mtodos cientficos de fisioterapia para melhorar os processos de recuperao no atleta canino, ou num co que tenha sofrido uma interveno cirrgica ssea ou muscular, foi recm introduzida na Medicina Veterinria e est relacionada com a criao da Unidade de Medicina de Reproduo e do Desporto da Escola Nacional de Veterinria de Alfort. Assim sendo, a utilizao desses mtodos para melhorar os processos de recuperao do atleta canino est a dar os seus primeiros passos.

Os aspectos benficos da fisioterapia

O objectivo da fisioterapia o retorno a uma funo normal do elemento anatmico (ou do animal) afectado. Muito frequentemente, com efeito, o tratamento cirrgico de uma distenso muscular, tendinoso ou ligamentoso, ou a estabilizao de uma fractura, no constituem seno a fase inicial da reabilitao do animal. No sendo esta devida e regularmente acompanhada, o resultado afectar invariavelmente as capacidades fsicas do co e levar a um desempenho atltico menor. Assim, os aspectos benficos da fisioterapia para o paciente canino incluem os seguintes elementos: 1. 2. 3. 4. 5. 6. Aumento dos fluxos sanguneos e linfticos Regresso precoce dos processos inflamatrios Aumento da produo de tecidos de substituio Preveno das leses periarticulares Retorno ao funcionamento normal da articulao afectada Preveno dos fenmenos de atrofia muscular

Um dos aspectos positivos no desprezveis dos mtodos de fisioterapia que eles envolvem o dono do animal na boa conduo do tratamento, pois o dono torna-se parcialmente responsvel pela boa recuperao do co. Tratamentos trmicos O calor o mtodo de utilizao mais antigo e costuma revelar-se eficaz. Estes efeitos benficos so os seguintes: - diminuio da resposta inflamatria (calor, dor, inchao, espasmos musculares), aumento do nvel de metabolismo dos tecidos aquecidos, - os tecidos fibrosos cicatriciais tornam-se mais facilmente extensveis, aumento do fluxo sanguneo, - diminuio da sensao de dor. Os tratamentos trmicos podem ser superficiais (bolsas trmicas, lmpadas de calor, hidroterapia), por exemplo, no caso de um ferimento nos dedos, ou basear-se na "disperso de calor relativa", obtida, por exemplo, com ultra-sons ou microondas. Tratamentos trmicos tambm podem ser aplicados em ferimentos profundos, utilizando-se aparelhos de ultra-sons, muito difundidos entre os cinesioterapeutas. Mobilizao passiva e massagens A mobilizao passiva um movimento imposto pelo terapeuta com a finalidade de recuperar uma amplitude articular ou uma perda de flexibilidade e elasticidade das partes moles. Constitui uma importante modalidade ps-traumtica de preveno das aderncias tecidulares e de manuteno de uma dinmica normal da articulao. Aumenta a drenagem do sangue e da linfa e previne as leses musculares e os bloqueios articulares. Este tratamento deve iniciar-se no mesmo dia da interveno cirrgica e prosseguir durante duas a trs semanas. A massagem, por sua vez, pode ser til, quando no h nenhuma leso muscular, para diminuir a sensao de dor e melhorar a circulao do sangue. Natao

A natao pode permitir movimentos de extenso articulares e o funcionamento dos msculos, sem que para isso os rgos fiquem sobrecarregados em termos de peso. Permite tambm movimentos articulares de grande amplitude e pode ser implementada muito rapidamente aps uma interveno cirrgica. Electroestimulao Pequenos aparelhos autnomos de electroestimulao neuromuscular podem, atravs da pele, fazer com que os principais grupos de msculos se contraiam ritmicamente. Permitem evitar os processos de atrofia muscular, associados ao repouso forado ou a uma prolongada imobilizao parcial. Laser de baixa energia Nas afeces musculo-tendinosas tambm so utilizados lasers suaves e a aplicao de campos electromagnticos, ao que parece, com bons resultados. Um programa de fisioterapia bem conduzido um elemento essencial para a boa recuperao do co. Utilizando-se os mtodos citados, torna-se possvel implementar, juntamente com o dono do co, um plano de reeducao funcional de vrias semanas, em todos os aspectos semelhante ao que feito para o homem. Obs.: O laser habitualmente utilizado no co de desporto Diferentes tipos de laser podem ser utilizados no co de desporto com a finalidade de ajudar na cura de problemas musculares ou de tendinites. A sua eficcia, lgico, depende das suas caractersticas tcnicas e, geralmente, so utilizados lasers "suaves" em acupunctura do co, lasers "mdios" nas afeces dos msculos ou articulaes e lasers "duros" em cirurgias, estando estas denominaes ligadas intensidade e potncia do raio laser. Os efeitos teraputicos dos lasers permitem combater a inflamao, o edema e diminuir a intensidade da dor (efeito antlgico), e aceleram o processo de cicatrizao no caso de leso ou ruptura. Por ser um tratamento no-invasivo promissor para o co de desporto, o laser faz parte do equipamento do Mdico Veterinrio especializado, embora o seu custo continue bastante alto. Doutor Petra Horvatic-Peer - Mdico Veterinrio, Universidade de Viena.

Exemplos de fisioterapia
Semanas 1 e 2 : Imobilizao com gesso. Mobilizao passiva da anca e do joelho. Estimulao do msculo quadrceps. Semanas 3

protocolos

de

Caso nmero 1: Greyhound que sofreu uma cirurgia ortopdica reparadora de uma fractura do tarso.

Imobilizao Mobilizao

passiva

da

com anca

do

gesso. joelho.

Semana 5 : Remoo do gesso. Controlo radiolgico da fractura. Mobilizao passiva da anca, do joelho e da articulao tibio-tarsiana. Estimulao dos msculos gastrocnmio e tibial cranial. Natao diria (alguns minutos). Imobilizao em jaula, com breves caminhadas com trela curta, para as necessidades fisiolgicas. Semana 6 Caminhadas breves com Natao Mobilizao passiva das articulaes tarsianas. Semana Breves Natao Caminhada 7 corridas lenta em trela : curta. diria. : liberdade. diria. prolongada.

Semanas 8 e 9 : Aumento progressivo da durao e intensidade da caminhada, do trote e da corrida. Semana Retoma 10 do : treino.

Caso nmero 2: Greyhound que sofreu uma fractura fechada do fmur tratada por reduo cirrgica e colocao de uma placa. Semana 1 : Mobilizao passiva do jarrete e do anca. Massagens na perna. Aplicao de compressas geladas sobre a rea cicatricial para prevenir qualquer fenmeno inflamatrio ou edematoso. Electroestimulao dos msculos da coxa (especialmente o quadrceps). Semana Remoo Mobilizao Massagens. Se necessrio, Electroestimulao. Semana Diatermia Mobilizao Electroestimulao. Natao (um Caminhada 2 das aplicao de 3 compressas : estruturas. passiva. geladas. : muscular. passiva. vezes trela por semana). curta.

minuto com

trs

Semana Diatermia Mobilizao Natao (1 Caminhada Semanas Caminhada Natao. Semanas Conduo Caminhadas

2 5

4: muscular. passiva. minutos cinco com e com e fisioterapia declives,

vezes 6

por

semana). trela. : trela. : dono. escadas.

7 da com trela,

8 pelo rampas ou

Em todos os casos de utilizao de mtodos de recuperao por fisioterapia, muito importante efectuar um acompanhamento documentado e semanal dos progressos do animal. Num plano que compreende vrias semanas, a passagem para a etapa seguinte s deve ocorrer quando os objectivos da semana anterior tiverem sido alcanados. A conduo da parte final do tratamento pelo dono s ser possvel quando os apoios do animal tiverem voltado ao normal.

Combater o doping
Face ao constante desenvolvimento das diferentes actividades de desporto canino e considerando-se a amplitude e a importncia de algumas manifestaes, o respeito pelo animal, bem como pela tica desportiva, passa pela necessria implementao de controlos antidoping no co de desporto. As corridas de galgos (Estados Unidos, Austrlia, Europa) e as de pulka e ces de tren (Estados Unidos, Europa) aparecem como os precursores, por disporem, h anos, de regulamentos internacionais e de controlos regulares durante as competies. O doping no a preparao fisiolgica do atleta; esta essencial e deve ter a superviso do Mdico Veterinrio. Portanto, deve ser considerado como doping a utilizao de substncias e meios destinados a aumentar, artificialmente, o rendimento numa competio, prejudicando a tica desportiva e a integridade fsica ou psquica do co. Embora extremamente raros, existem casos de doping no co de desporto : - doping para vencer, quando o que est em jogo importante; - doping para perder, quando existe alguma aposta em dinheiro (caso do galgo de corrida); - doping para fazer perder, sendo o objectivo administrar ou fazer consumir ao(s) co(ces) concorrente(s) uma substncia dopante proibida, indo nesse caso mais alm do que uma simples fraude! As regulamentaes existentes recorrem a listas de produtos proibidos, tais como, por exemplo, a utilizada para o co de tren pela IFSS (International Federation for Sled Dog Sport). Assim, neste ltimo caso, esto proibidas:

Substncias estimulantes

Substncias anti-inflamatrias, do

sedativos esterides substncias substncias injeces

analgsicas no-esterides antiprostaglandinas sistema nervoso central antitssicos e anestsicos diurticos anabolizantes miorelaxantes anticolinrgicas anti-histamnicas de sangue esterides ou

Durante os controlos antidoping, as amostras colectadas podero ser a saliva, o sangue ou a urina do co, sem perigo nenhum para o animal e respeitando regras muito restritas (amostras contraditrias so codificadas para garantir o anonimato, seladas antes de serem levadas, com total segurana, at ao laboratrio de anlises). Exceptuando todos estes aspectos regulamentares e de controlo, importante que cada dono se convena do perigo que o doping representa para o co: anabolizantes, estimulantes, tranquilizantes, anti-inflamatrios, diurticos ou beta-bloqueadores so medicamentos que, quando utilizados para esse fim, provocam efeitos colaterais prejudiciais. Portanto, mesmo que se refira a uma nfima minoria de indivduos inconscientes, o combate ao doping uma necessidade dissuasiva, que dever ser cada vez mais o objecto de uma educao sria e preventiva no mundo do desporto canino.

Das könnte Ihnen auch gefallen