Sie sind auf Seite 1von 11

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.

BR
DEMOCRACIA DELIBERATIVA: UMA PERSPECTIVA DE ACESSO E PARTICIPAO CVICA

Felipe Guimares de Oliveira 1 1 RESUMO O presente artigo visa expor de forma sucinta e teleolgica, o quadro da democracia deliberativa sob a viso do acesso e da participao cvica, pautada no discurso deliberativo e da teoria da ao comunicativa proferida por Jrgen Habermas, a viso de Joshua Cohen e a contribuio de Ronald Dworkin que ser realizada a partir do enfoque de parmetros tericos, que evidenciaro a importncia de um novo comportamento da sociedade enquanto sujeito passivo de direitos, e principalmente, a idia de empatia social atrelada ao sentimento de solidariedade emancipatria, presente na transio paradigmtica do direito defendida por Boaventura de Sousa Santos. 2 INTRODUO A evoluo histrica pautada na mudana dos paradigmas epistemolgicos e sociais trouxe consigo grandes virtudes revolucionrias marcadas pelo

comportamento social. O Estado democrtico de direito, aps a perspectiva do Estado liberal se mostrou como soluo pertinente para os conflitos advindos de uma sociedade indolente, aptica e conformista que por via de conseqncia, acabou se refletindo diretamente na participao cvica do indivduo. Propositalmente, diante de novos desafios impostos pelo sistema capitalista, pelo novo modelo de Estado, percebe-se como fato indiscutvel a necessidade de um novo comportamento da sociedade, de uma nova psicologia social, que torne o indivduo participante deste indito quadro de reinveno do direito, onde estes assumiro a responsabilidade do discurso para fazer parte do processo poltico.

Graduando em Direito pelo Centro Universitrio do Par, sob orientao do Prof. Msc. Dennis Verbicaro Soares.

Disponvel em: http://www.conteudojuridico.com.br/?artigos&ver=2.29843

De acordo com Boaventura Santos (2007), vive-se a transio paradigmtica do direito, onde se busca a solidariedade 2 pautada no discurso permanente e, sobretudo, fortalecido pela empatia social para o combate das liberdades negativas, presentes no Estado liberal, onde o indivduo vivia sob a gide de um processo alienatrio e distante de atribuies participativas. Focalizando tais prerrogativas se faz importante a procedimentalizao de tal participao cvica, entretanto, esta s poder ser concretizada se trouxer em sua essncia, o conceito de acesso. 3 OBJETIVOS Evidenciar a necessidade de um novo comportamento cvico pela sociedade no cenrio poltico, atravs da democracia deliberativa, sendo este o melhor modelo para o exerccio da liberdade positiva, presente na emancipao proposta por Boaventura Santos. Demonstrar que as teorias deliberacionistas aliadas a viso de Dworkin, so as que melhor possibilitam o alcance de toda sociedade ao real acesso justia, tendo como consequncia imediata e peremptria, a participao cvica. 4 METODOLOGIA O enfoque metodolgico deste artigo concretizou-se pela leitura de bibliografias referentes ao assunto abordado, tendo como planejamento, comparar estas obras com a realidade do plano poltico, no que acena para o comportamento cvico da sociedade, e tambm, em relao participao e o devido acesso justia. A metodologia pauta-se basicamente na anlise crtica das leituras convenientes ao assunto, comparando teoria e realidade. 5 DESENVOLVIMENTO No Estado democrtico de direito presente no cenrio brasileiro, a construo de uma sociedade justa livre e igualitria, garantida pela Carta Magna em seu art. 1 e incisos, que suscita:
A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Democrtico de Direito e tem como fundamentos: I a soberania; II - a cidadania; III a dignidade da pessoa humana; IV os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

Solidariedade Emancipatria, originada do conceito de conhecimento-emancipao presente na transio paradigmtica.

Disponvel em: http://www.conteudojuridico.com.br/?artigos&ver=2.29843

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR
V - o pluralismo jurdico;

Tais acepes abarcadas pela Constituio do Brasil, no entanto, so desprezadas pela sociedade, mas pertencem ao ordenamento jurdico. O prprio reconhecimento da importncia do pluralismo jurdico uma certeza de incentivo a participao cvica.
Os direitos do homem, fundamentados na autonomia moral dos indivduos, s podem adquirir uma figura positiva atravs da autonomia poltica dos cidados. O princpio do direito parece realizar uma mediao entre o princpio da moral e o da democracia. (HABERMAS, 1997. p.127-128)

No h como falar de acesso sem participao cvica, os dois conceitos coexistem e so necessrios. necessria a participao cvica sempre aliado ao vis deliberativo, fiscalizando as autoridades competentes do processo poltico.
O acesso justia pode, portanto, ser encarado como o requisito fundamental, o mais bsico dos direitos humanos, de um sistema jurdico moderno e igualitrio que pretenda garantir, e no apenas proclamar os direitos de todos. (CAPELLETTI; GARTH, 2002, p.19)

5.1 TRANSIO PARADIGMTICA DO DIREITO Em anterioridade s aes revolucionrias de ordem burguesa e cientfica, os fatos sociais e naturais, tinham como base de resposta o clamor teocntrico. A partir de ento, com o advento do Estado Moderno, o foco meramente teocntrico de viso de mundo, transpassa para um foco racional. Esse modelo racional de conhecimento criar uma expectativa de bem estar dentro do grupo social. Esta mudana pelo optar de um conhecimento racional surge no momento em que a sociedade se depara com duas modalidades referenciais rumo a este conhecimento, e estas duas espcies paradigmticas sero abordadas como: conhecimento-regulao e conhecimento-emancipao. 5.1.1 CONHECIMENTO-REGULAO O conhecimento-regulao uma trajetria entre um estado de ignorncia que designo por caos e um estado de saber que designo por ordem. (SANTOS, 2007).

Disponvel em: http://www.conteudojuridico.com.br/?artigos&ver=2.29843


Esquema 1

O caos indicado no esquema est correlacionado a uma ausncia de normatividade no mbito da sociedade, ou seja, se o Estado no interferir normatizando as relaes intersubjetivas, este tipo societrio viver em situao de permanente conflito, em um atenuante estado de caos. Para se perquirir essa realidade ser buscada a ordem, que seria o ordenamento exclusivo do Estado como nico capaz de solucionar os conflitos intersubjetivos que se evidenciavam dentro do grupo social. Para a sociedade evoluir, ela necessita sair da ignorncia que seria a ausncia de normatividade estatal. Esta a ignorncia por excelncia, que ser corrigida atravs da ordem. Como conseqncia direta da busca pela ordem, em que o ponto de saber se destacava pela normatividade estatal como a nica forma de resolver os conflitos intersubjetivos, durante a gide do conhecimento-regulao, o Estado era o ser supremo, inatingvel pelo indivduo, aonde este, tornava-se alienado aos interesses e ideais do poder estatal cabendo-lhe respeitar o poder coercitivo advindo de um sistema representativo, sustentado pela liberdade negativa advinda da sociedade. 5.1.2 CONHECIMENTO-EMANCIPAO O conhecimento-emancipao uma trajetria entre um estado de ignorncia que designo por colonialismo e um estado de saber que designo por solidariedade (SANTOS, 2007).

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

Esquema 2

No conhecimento-emancipao a ignorncia estar no colonialismo. Neste quadro emancipatrio, o colonialismo representaria tudo que para a regulao era virtuoso, ou seja, a interveno estatal no conflito intersubjetivo. No h como admitir que o Estado assuma a vontade coletiva, menospreze o minoria e consequentemente a marginalize, apontando o interesse majoritrio como o que melhor adqua-se a realidade social, e continue ignorando as desigualdades fticas, sociais, polticas e culturais, causadoras de conflitos intersubjetivos. O Disponvel em: http://www.conteudojuridico.com.br/?artigos&ver=2.29843

Estado liberal omisso, abstencionista, e neste conceito de emancipao ser ajustado, em razo da luta permanente do indivduo pela participao poltica. Neste conhecimento, o Estado passa por descrdito, e tambm de enfraquecimento de autoridade. O Estado de bem-estar social se transforma em democrtico de direito, o evolui para metaindividualista, ou seja, a perspectiva de grupo aliada a empatia social, em que o indivduo se v como parte de um grupo coeso e defende os interesses desse grupo de maneira pr-ativa. O agir modifica uma sociedade indolente, aptica, conformista em uma sociedade participativa, caracterizada por uma liberdade positiva. Diante disso, forma-se o conceito de solidariedade, ponto mximo de saber no conhecimento-emancipao.
A opo epistemolgica mais adequada fase de transio paradigmtica em que nos encontramos consiste na revalorizao e reinveno de uma das tradies marginalizadas da sociedade ocidental: o conhecimentoemancipao. (SANTOS, 2007. p. 81)

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

Em tratamento relativo ao acesso e a participao cvica, percebe-se a reinveno do direito, com parmetros procedimentalizadores que possibilitam de fato a deliberao e a devida discusso sobre o processo poltico. A emancipao a maior prova a respeito de acesso e participao, pois alm de propiciar o encontro da sociedade com o processo poltico acrescenta o sentimento da empatia social.
V-se, portanto, dentro da transio paradigmtica da modernidade, o anseio de uma democracia participativa, que resgate valores como a solidariedade, participao cvica, igualdade social e emancipao ideolgica. (SOARES. 2007. p.87)

5.1.3 OS MAPAS SOCIAS DE SUBORDINAO Os mapas sociais de subordinao definidos por Boaventura Santos, se dividem em dois modelos especficos: o cultural, analisando o ocidente e o oriente. E o outro modelo seria o econmico, visto a partir de duas perspectivas: norte e sul. Culturalmente pode-se afirmar que o ocidente teve maior adaptao ao que promulgou o capitalismo ascendente da poca, e que por via de conseqncia predominou o oriente sob o perodo regulatrio. Percebe-se que o direito foi estruturado para atender o mercado, e claramente, a cultura ocidental foi normatizada como a que melhor condizia com os anseios de progresso e desenvolvimento, ocasionando a marginalizao do ocidente. Economicamente esta subordinao ir ser alternada para outro foco de anlise: norte e sul. No norte encontram-se pases de cultura hegemnica, com alto Disponvel em: http://www.conteudojuridico.com.br/?artigos&ver=2.29843

potencial econmico, derivados claramente do sistema capitalista, que ser o fator determinante para a dominao do sul, sendo estes subjugados pelo

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

desenvolvimento tardio e que denotam situao de subdesenvolvimento humano.


O problema fundamental do espao-tempo mundial a crescente e presumivelmente irreversvel polarizao entre Norte e o Sul, entre pases centrais e pases perifricos no sistema mundial. Este problema comporta uma grande pluralidade de vetores. (SANTOS, 1999. p. 247)

No h como abordar acesso justia, no h como preterir uma participao cvica com vis deliberativo, em comunidades que continuam tendo seus interesses desrespeitados e submissos a uma potncia econmica ou cultural superior. 5.2 DEMOCRACIA DOS DELIBERACIONISTAS 5.2.1 JRGEN HABERMAS Cabe em primeira anlise, aprofundar o estudo do principal inspirador do discurso deliberativo, estudo focalizado em Jrgen Habermas. A

procedimentalizao e disponibilidade das atribuies dos crticos-deliberativos, e sob este foco de Habermas, primeiramente h de estar pautado em uma das mais importantes teorias habermasianas, a ao comunicativa.
Agir comunicativo, finalmente, refere-se ao entendimento discursivo entre sujeitos capazes de falar e de agir. Cientificamente, empregado no assim chamado interacionismo simblico. (REESE-SCHFER, 2008. p.46-47)

O agir comunicativo caracterizado pela interao de ao menos dois sujeitos capazes de linguagem e ao (com meios verbais e extraverbais) estabelecem uma relao interpessoal. (HABERMAS apud ENCARNAO, 1999, p.71). Um dos propsitos de Habermas ao traar a teoria da ao comunicativa, foi estabelecer parmetros de discusso sobre a ao e linguagem tendo como consequncia direta deste processo deliberativo, o sentimento de empatia social como reflexo da deliberao e tambm a participao cvica por excelncia. O discurso ideal aquele no qual todos os concernidos podem participar, e que funciona por meio de regras especficas, as regras do discurso. (PINZANNI, 2009, p. 125) Essa teoria prope a isonomia de tratamento, e uma isonomia na instrumentalizao nas ferramentas polticas de participao social. Democracia deliberativa nasceu nesta teoria, e essa idia de um debate permanente nada mais do que deliberao poltica instrumentalizada atravs de todos os elementos do Disponvel em: http://www.conteudojuridico.com.br/?artigos&ver=2.29843

grupo. Esse debate ser compreendido a partir de um aspecto preliminar, deliberativo, obrigando o indivduo a participar, atuar nas polticas pblicas definidoras de metas e princpios para as relaes jurdicas.
A mediao consiste numa teoria poltica da democracia deliberativa e da sociedade civil, pois no so as instituies rgidas, constitucionalmente, mapeadas do Estado, mas a soberania da deliberao pblica que pode prover uma abertura suficiente. (REESE-SCHFER, 2008, p. 84)

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

5.2.2 JOSHUA COHEN Nesta concepo deliberativa a democracia, ser uma estrutura de condies sociais e institucionais que facilitar a discusso livremente entre os cidados, propiciando condies favorveis de participao. A concepo de justificao que fornece o ncleo ideal de democracia deliberativa pode ser apreendida atravs de um procedimento ideal de deliberao poltica. A fora da viso deliberativa e a sua concepo de decises coletivas pode ser enunciado segundo a idia de comunidade poltica. As condies que precisam ser satisfeitas pelos arranjos sociais e polticos no interior da configurao do Estado Moderno institucionalizam a justificao deliberativa. A democracia deliberativa precisa assegurar as liberdades dos modernos, logo se liga a concepo deliberativa s concepes do bem comum e da igualdade poltica. O ponto central de Joshua Cohen (1997) leva em conta principalmente o fator igualdade.
O remdio jurdico aplicao da justia (norma legal) com equidade, por ser essencialmente justo, mas no o justo segundo a norma legal, mas como um corretivo da justia (norma legal). (ARISTTELES, 1999. p. 109).

A concepo deliberativa de democracia apreende o papel do no democrtico como um termo de crtica aplicado aos resultados, bem como aos processos. Ela fornece razes comuns para os aspectos expressos nos pontos de vista pelo povo e para o povo do ideal de democracia. Entretanto, esta incorporao de exigncias substantivas importantes na concepo de democracia problemtica em si mesma.
A efetividade perfeita, no contexto de um dado direito substantivo, poderia ser expressa como a completa igualdade de armas a garantia de que a conduo final depende apenas dos mritos jurdicos relativos das partes antagnicas, sem relao com diferenas que sejam estranhas ao Direito e que, no entanto, afetam a afirmao e reivindicao dos direitos. (CAPELLETTI; GARTH, 2002. p.25)

5.3 A VISO DE RONALD DWORKIN: HERMENUTICA CONSTITUCIONAL, RELATIVIZAO DA REGRA DA MAIORIA E TRUNFOS POLTICOS Disponvel em: http://www.conteudojuridico.com.br/?artigos&ver=2.29843

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR
Dworkin (2007) ao alavancar a hermenutica constitucional, perquire definir o papel do judicirio na proteo poltica do cidado. como se o direito tivesse uma influncia direta de bases mnimas de garantias fundamentais e de valores estratgicos. Neste momento surge a idia do embasamento da deciso do juz.
verdade que princpios no podem ser ontologizados 3 em fatos morais; no entanto, eles tm graas sua fora de justificao deontolgica, um valor posicional na lgica da argumentao, o qual explica porque as fontes de fundamentao disponveis no discurso jurdico so suficientes para ir alm de justificativas internas e fundamentar as prprias premissas. (DWORKIN apud HABERMAS,1997. p.262)

Este instituto definido por Dworkin (2007) pode ser encontrado atualmente no ordenamento jurdico brasileiro, quando se tratar do princpio da persuaso racional ou do livre convencimento motivado, ou seja, o juz necessitar dar uma deciso fundamentada para a prpria compreenso dessa sua escolha.
Julgando por equidade, o juz age como um rbitro. Na linguagem comum, de fato, se pensa no rbitro como um bonus vir 4, que escolhido pelas partes, para resolver uma controvrsia, dirimindo os interesses em conflito, segundo seus prprios critrios de justia. (BOBBIO, 1999. p.172)

O juiz apreciar livremente a prova, atendendo aos fatos e circunstncias constantes dos autos, ainda que no alegados pelas partes; mas dever indicar, na sentena, os motivos que Ihe formaram o convencimento. (CPC, 1973.) A hermenutica constitucional ao definir este novo conceito na deciso judicial, torna-a igualitria, mantm o sentimento de segurana jurdica, ocasionando o incentivo participao cvica, e como consequncia, o devido acesso justia.
O direito como integridade pede que os juzes admitam, na medida do possvel, que o direito estruturado por um conjunto coerente de princpios sobre a justia, a equidade e o devido processo legal adjetivo, e pede-lhes que os apliquem nos novos casos que se lhes apresentem, de tal modo que a situao de cada pessoa seja justa e equitativa, segundo as mesmas normas. (DWORKIN, 2007. p.291)

Nota-se com esta relativizao a reduo das discrepncias sociais presentes nos mapas sociais de subordinao. Dworkin (1995) conclui esse entendimento colocando como fator de limitao da regra da maioria, os trunfos polticos que seriam uma espcie de proteo poltica do indivduo.
3 4

Ontologizar tomar processos ou movimentos de um ser como seres com existncia prpria. Bonus Vir: Espcie de homem bom; perito em dizer.

Disponvel em: http://www.conteudojuridico.com.br/?artigos&ver=2.29843

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

Direitos so melhores entendidos como trunfos (trumps) sobre alguma justificao de fundo de decises positivas, ao invs de estabelecer uma finalidade para a comunidade poltica como um todo. (DWORKIN, 1995. p.152)

Seria como se Dworkin (1995) criasse uma base mnima, onde se constituiria o conceito de cidado poltico. So direitos inalienveis a todo e qualquer cidado, e quando se protege estes trunfos polticos, acaba-se por proteger o bem correspondente a toda a coletividade, a todo o grupo.
Devemos dizer que a justia enquanto equidade a hiptese de que os princpios que seriam escolhidos na posio original seriam idnticos queles que combinem com nossos julgamentos considerados e assim esses princpios descreveriam nosso senso de justia. (RAWLS, 1999. p.48)

6 RESULTADOS A idia de uma democracia deliberativa no pode apenas ficar em plano abstrato, ela deve necessariamente tornar-se uma realidade. No h como entregar ao poder estatal toda a responsabilidade do processo poltico e abster-se dele. Os ideais de acesso justia propem necessariamente uma participao cvica para o combate das liberdades negativas e indevidas posies adotadas pelo Estado. Percebe-se a necessidade do uso de alguns fundamentos suscitados por Dworkin (2007) na democracia deliberativa. A hermenutica constitucional, a relativizao da regra da maioria e os trunfos polticos, so de extrema importncia no que acena para o acesso justia e a participao do indivduo no cenrio poltico, onde este deliberando acerca dos interesses do grupo, tem o bem geral de toda a coletividade. A transio paradigmtica do direito enftica ao estabelecer por meio da emancipao a mudana do comportamento social diante do processo poltico, dependendo da participao o avano ao acesso efetivo na seara poltica. Boaventura Santos (2007) incisivo ao defender uma emancipao solidria em que os mapas sociais de subordinao passem por uma nova organizao social, cultural e econmica a fim de apaziguar as divergncias entre as comunidades distintas. Pinzani (2009) expe claramente o posicionamento de Habermas quando fala da teoria da ao comunicativa e evidencia uma tipologia acerca do comportamento Disponvel em: http://www.conteudojuridico.com.br/?artigos&ver=2.29843

do

individuo

enquanto

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR
ser de direitos e obrigaes.

Outra

contribuio

excepcionalmente convidativa a esse exerccio de deliberao o sentimento de empatia social, e Cohen (1997) expe que evidente a necessidade do sentimento de igualdade e equidade no processo poltico como marcos de soluo das diferenas na deliberao. Dessume-se, notoriamente que a democracia deliberativa uma perspectiva de acesso e participao cvica necessria para o avano da emancipao proposta por Boaventura Santos (2007). A necessidade de tornar efetiva esta espcie de democracia muito importante para a reduo das diferenas sociais, da marginalizao dos economicamente desfavorecidos, tornando os institutos jurdicos igualitrios na definio do acesso justia. Logo, fulcral neste processo, a alterao do comportamento da sociedade, que no amadureceu sua capacidade cvica de ao. 7 CONSIDERAES FINAIS A transio paradigmtica vivenciada atualmente, e dela que se urge sair. Boaventura Santos (2007) diz que a sociedade precisa de utopia para abandonar tal fase transitria. A realidade do comportamento cvico depende da mudana da sociedade, adotando esta, uma postura proativa diante do processo poltico. 8 FONTES CONSULTADAS ARISTTELES. tica a Nicmaco. 3. ed. Braslia: UnB, 1999. CAPELLETTI, Mauro; GARTH, Bryant. Acesso justia. 2.ed. So Paulo: Sergio Antnio Frabris, 2002. COHEN, Joshua. Deliberation and Democratic Legitimacy. Deliberative Democracy: Essays on Reason and Politics. Cambridge: MIT Press, 1997. DWORKIN, Ronald. O Imprio do Direito. 2.ed. So Paulo: Martins Fontes, 2007. ________________. Rights as trumps: theories of rights. Oxford: Oxford University Press: 1995.p.152 ENCARNAO, Joo Bosco da. Filosofia do Direito em Habermas: a hermenutica. 3.ed. So Paulo: Stiliano, 1999. HABERMAS, Jrgen. Direito e democracia: entre facticidade e validade. Volume I. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997. Disponvel em: http://www.conteudojuridico.com.br/?artigos&ver=2.29843

___________________________________________________________.Volume II. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2002. PINZANI, Alessandro. Introduo Habermas. Porto Alegre: Artmed, 2009. RAWLS, John. Uma teoria da justia. 2.ed. So Paulo: Martins Fontes, 2002. REESE-SCHFER, Walter. Compreender Habermas. 1.ed.Petrpolis: Vozes, 2008. SANTOS, Boaventura de Sousa. A crtica da razo indolente: contra o desperdcio da experincia. 6.ed. So Paulo: Cortez, 2007. __________________________. Pela mo de Alice: o social e o poltico na psmodernidade. 7.ed. So Paulo: Cortez, 1999. SOARES, Dennis Verbicaro. A liberdade humana sob a perspectiva anarquista uma diretriz para a sociedade ps-moderna? Revista da Procuradoria do Estado do Par. Par, p.81, Jul./Dez. 2007.

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR

Disponvel em: http://www.conteudojuridico.com.br/?artigos&ver=2.29843

Das könnte Ihnen auch gefallen