Sie sind auf Seite 1von 24

QUESTO 1

FORMAO GERAL

O escritor Machado de Assis (1839-1908), cujo centenrio de morte est sendo celebrado no presente ano, retratou na sua obra de fico as grandes transformaes polticas que aconteceram no Brasil nas ltimas dcadas do sculo XIX. O fragmento do romance Esa e Jac, a seguir transcrito, reflete o clima poltico-social vivido naquela poca.
Podia ter sido mais turbulento. Conspirao houve, decerto, mas uma barricada no faria mal. Seja como for, venceu-se a campanha. (...) Deodoro uma bela figura. (...) Enquanto a cabea de Paulo ia formulando essas idias, a de Pedro ia pensando o contrrio; chamava o movimento um crime. Um crime e um disparate, alm de ingratido; o imperador devia ter pegado os principais cabeas e mand-los executar.
ASSIS, Machado de. Esa e Jac. In : Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1979. v. 1, cap. LXVII (Fragmento).

Os personagens a seguir esto presentes no imaginrio brasileiro, como smbolos da Ptria. I II

III

Disponvel em: www.morcegolivre.vet.br

ERMAKOFF, George. Rio de Janeiro, 1840-1900: Uma crnica fotogrfica. Rio de Janeiro: G. Ermakoff Casa Editorial, 2006, p. 189.

ERMAKOFF, George. Rio de Janeiro, 1840-1900: Uma crnica fotogrfica. Rio de Janeiro: G. Ermakoff Casa Editorial, 2006, p. 38.

IV

LAGO, Pedro Corra do; BANDEIRA, Jlio. Debret e o Brasil: Obra completa 1816-1831. Rio de Janeiro: Capivara, 2007, p. 78.

LAGO, Pedro Corra do; BANDEIRA, Jlio. Debret e o Brasil: Obra completa 1816-1831. Rio de Janeiro: Capivara, 2007, p. 93.

Das imagens acima, as figuras referidas no fragmento do romance Esa e Jac so A I e III. B I e V. C II e III. 1
MATEMTICA

D II e IV.

E II e V.

QUESTO 2 Quando o homem no trata bem a natureza, a natureza no trata bem o homem.
Essa afirmativa reitera a necessria interao das diferentes espcies, representadas na imagem a seguir.

QUESTO 4
CIDADS DE SEGUNDA CLASSE? As melhores leis a favor das mulheres de cada pas-membro da Unio Europia esto sendo reunidas por especialistas. O objetivo compor uma legislao continental capaz de contemplar temas que vo da contracepo eqidade salarial, da prostituio aposentadoria. Contudo, uma legislao que assegure a incluso social das cidads deve contemplar outros temas, alm dos citados. So dois os temas mais especficos para essa legislao: A B C D E aborto e violncia domstica. cotas raciais e assdio moral. educao moral e trabalho. estupro e imigrao clandestina. liberdade de expresso e divrcio.

QUESTO 5
Disponvel em http://curiosidades.spaceblog.com.br. Acesso em 10 out. 2008.

Depreende-se dessa imagem a A atuao do homem na clonagem de animais pr-histricos. B excluso do homem na ameaa efetiva sobrevivncia do planeta. C ingerncia do homem na reproduo de espcies em cativeiro. D mutao das espcies pela ao predatria do homem. E responsabilidade do homem na manuteno da biodiversidade.

A foto a seguir, da americana Margaret Bourke-White (1904-71), apresenta desempregados na fila de alimentos durante a Grande Depresso, que se iniciou em 1929.

QUESTO 3
A exposio aos raios ultravioleta tipo B (UVB) causa queimaduras na pele, que podem ocasionar leses graves ao longo do tempo. Por essa razo, recomenda-se a utilizao de filtros solares, que deixam passar apenas certa frao desses raios, indicada pelo Fator de Proteo Solar (FPS). Por exemplo, um protetor com FPS igual a 10 deixa passar apenas 1/10 (ou seja, retm 90%) dos raios UVB. Um protetor que retenha 95% dos raios UVB possui um FPS igual a A B C D E 95. 90. 50. 20. 5. 2
MATEMTICA

STRICKLAND, Carol; BOSWELL, John. Arte Comentada: da prhistria ao ps-moderno. Rio de Janeiro: Ediouro [s.d.].

Alm da preocupao com a perfeita composio, a artista, nessa foto, revela A B C D E a capacidade de organizao do operariado. a esperana de um futuro melhor para negros. a possibilidade de ascenso social universal. as contradies da sociedade capitalista. o consumismo de determinadas classes sociais.

QUESTO 6
CENTROS URBANOS MEMBROS DO GRUPO ENERGIA-CIDADES

LE MONDE Diplomatique Brasil. Atlas do Meio Ambiente, 2008, p. 82.

No mapa, registra-se uma prtica exemplar para que as cidades se tornem sustentveis de fato, favorecendo as trocas horizontais, ou seja, associando e conectando territrios entre si, evitando desperdcios no uso de energia. Essa prtica exemplar apia-se, fundamentalmente, na A B C D E centralizao de decises polticas. atuao estratgica em rede. fragmentao de iniciativas institucionais. hierarquizao de autonomias locais. unificao regional de impostos.

QUESTO 7
Apesar do progresso verificado nos ltimos anos, o Brasil continua sendo um pas em que h uma grande desigualdade de renda entre os cidados. Uma forma de se constatar este fato por meio da Curva de Lorenz, que fornece, para cada valor de x entre 0 e 100, o percentual da renda total do Pas auferido pelos x% de brasileiros de menor renda. Por exemplo, na Curva de Lorenz para 2004, apresentada ao lado, constata-se que a renda total dos 60% de menor renda representou apenas 20% da renda total. De acordo com o mesmo grfico, o percentual da renda total correspondente aos 20% de maior renda foi, aproximadamente, igual a A B C D E 20%. 40%. 50%. 60%. 80%.

Disponvel em http://www.ipea.gov.br

3
MATEMTICA

QUESTO 8
O filsofo alemo Friedrich Nietzsche (1844-1900), talvez o pensador moderno mais incmodo e provocativo, influenciou vrias geraes e movimentos artsticos. O Expressionismo, que teve forte influncia desse filsofo, contribuiu para o pensamento contrrio ao racionalismo moderno e ao trabalho mecnico, atravs do embate entre a razo e a fantasia. As obras desse movimento deixam de priorizar o padro de beleza tradicional para enfocar a instabilidade da vida, marcada por angstia, dor, inadequao do artista diante da realidade. Das obras a seguir, a que reflete esse enfoque artstico

Homem idoso na poltrona Rembrandt van Rijn Louvre, Paris. Disponvel em: http://www.allposters.com

Figura e borboleta Milton Dacosta Disponvel em: http://www.unesp.br

O grito Edvard Munch Museu Munch, Oslo Disponvel em: http://members.cox.net

Menino mordido por um lagarto Michelangelo Merisi (Caravaggio) National Gallery, Londres Disponvel em: http://vr.theatre.ntu.edu.tw

Abaporu Tarsila do Amaral Disponvel em: http://tarsiladoamaral.com.br

4
MATEMTICA

QUESTO 9 DISCURSIVA DIREITOS HUMANOS EM QUESTO

O carter universalizante dos direitos do homem (...) no da ordem do saber terico, mas do operatrio ou prtico: eles so invocados para agir, desde o princpio, em qualquer situao dada.
Franois JULIEN, filsofo e socilogo.

Neste ano, em que so comemorados os 60 anos da Declarao Universal dos Direitos Humanos, novas perspectivas e concepes incorporam-se agenda pblica brasileira. Uma das novas perspectivas em foco a viso mais integrada dos direitos econmicos, sociais, civis, polticos e, mais recentemente, ambientais, ou seja, trata-se da integralidade ou indivisibilidade dos direitos humanos. Dentre as novas concepes de direitos, destacam-se: < a habitao como moradia digna e no apenas como necessidade de abrigo e proteo; < a segurana como bem-estar e no apenas como necessidade de vigilncia e punio; < o trabalho como ao para a vida e no apenas como necessidade de emprego e renda. Tendo em vista o exposto acima, selecione uma das concepes destacadas e esclarea por que ela representa um avano para o exerccio pleno da cidadania, na perspectiva da integralidade dos direitos humanos. Seu texto deve ter entre 8 e 10 linhas. (valor: 10,0 pontos)
LE MONDE Diplomatique Brasil. Ano 2, n. 7, fev. 2008, p. 31.

RASCUNHO QUESTO 9

1 2 3 4 5 6 7 8

9 10

5
MATEMTICA

QUESTO 10 DISCURSIVA
Alunos do nota 7,1 para ensino mdio
Apesar das vrias avaliaes que mostram que o ensino mdio est muito aqum do desejado, os alunos, ao analisarem a formao que receberam, tm outro diagnstico. No questionrio socioeconmico que responderam no Enem (Exame Nacional do Ensino Mdio) do ano passado, eles deram para seus colgios nota mdia 7,1. Essa boa avaliao varia pouco conforme o desempenho do aluno. Entre os que foram mal no exame, a mdia de 7,2; entre aqueles que foram bem, ela fica em 7,1.
GOIS, Antonio. Folha de S.Paulo, 11 jun. 2008 (Fragmento).

Entre os piores tambm em matemtica e leitura


O Brasil teve o quarto pior desempenho, entre 57 pases e territrios, no maior teste mundial de matemtica, o Programa Internacional de Avaliao de Alunos (Pisa) de 2006. Os estudantes brasileiros de escolas pblicas e particulares ficaram na 54.a posio, frente apenas de Tunsia, Qatar e Quirguisto. Na prova de leitura, que mede a compreenso de textos, o pas foi o oitavo pior, entre 56 naes. Os resultados completos do Pisa 2006, que avalia jovens de 15 anos, foram anunciados ontem pela Organizao para a Cooperao e o Desenvolvimento (OCDE), entidade que rene pases adeptos da economia de mercado, a maioria do mundo desenvolvido.
Revista Veja, 20 ago. 2008, p. 72-3. WEBER, Demtrio. Jornal O Globo, 5 dez. 2007, p. 14 (Fragmento).

Ensino fundamental atinge meta de 2009


O aumento das mdias dos alunos, especialmente em matemtica, e a diminuio da reprovao fizeram com que, de 2005 para 2007, o pas melhorasse os indicadores de qualidade da educao. O avano foi mais visvel no ensino fundamental. No ensino mdio, praticamente no houve melhoria. Numa escala de zero a dez, o ensino fundamental em seus anos iniciais (da primeira quarta srie) teve nota 4,2 em 2007. Em 2005, a nota fora 3,8. Nos anos finais (quinta a oitava), a alta foi de 3,5 para 3,8. No ensino mdio, de 3,4 para 3,5. Embora tenha comemorado o aumento da nota, ela ainda foi considerada pior do que regular pelo ministro da Educao, Fernando Haddad.
GOIS, Antonio; PINHO, Angela. Folha de S.Paulo, 12 jun. 2008 (Fragmento).

A partir da leitura dos fragmentos motivadores reproduzidos, redija um texto dissertativo (fundamentado em pelo menos dois argumentos), sobre o seguinte tema:

A contradio entre os resultados de avaliaes oficiais e a opinio emitida pelos professores, pais e alunos sobre a educao brasileira.
No desenvolvimento do tema proposto, utilize os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formao. Observaes Seu texto deve ser de cunho dissertativo-argumentativo (no
deve, portanto, ser escrito em forma de poema, de narrao etc.). Seu ponto de vista deve estar apoiado em pelo menos dois argumentos. O texto deve ter entre 8 e 10 linhas. O texto deve ser redigido na modalidade padro da lngua portuguesa. Seu texto no deve conter fragmentos dos textos motivadores.

(valor: 10,0 pontos)

RASCUNHO QUESTO 10
1 2 3 4 5 6 7 8

9 10 6
MATEMTICA

COMPONENTE ESPECFICO
QUESTO 11
Em um jogo de futebol, um jogador ir bater uma falta diretamente para o gol. A falta batida do ponto P, localizado a 12 metros da barreira. Suponha que a trajetria da bola seja uma parbola, com ponto de mximo em Q, exatamente acima da barreira, a 3 metros do cho, como ilustra a figura abaixo.
y
gol R 8 barreira
O

QUESTO 14
Assinale a opo que contm o sistema de inequaes que determina a regio triangular PQR desenhada abaixo.
y

2
Q 3 12 parbola posio da falta P

Sabendo-se que o gol est a 8 metros da barreira, a que altura est a bola ao atingir o gol? A B C D E A

P O

QUESTO 12
No plano cartesiano xOy, as equaes x2 + y2 + y = 0 e x2 ! y ! 1 = 0 representam uma circunferncia e uma parbola P, respectivamente. Nesse caso, A a reta de equao y = !1 tangente s curvas e P. B as curvas e P tm mais de um ponto em comum. C existe uma reta que passa pelo centro de e que no intercepta a parbola P. D o raio da circunferncia igual a 1. E a parbola P tem concavidade voltada para baixo.

E
RASCUNHO

QUESTO 13
H 10 postos de gasolina em uma cidade. Desses 10, exatamente dois vendem gasolina adulterada. Foram sorteados aleatoriamente dois desses 10 postos para serem fiscalizados. Qual a probabilidade de que os dois postos infratores sejam sorteados? A B C D E

7
MATEMTICA

QUESTO 15
Uma professora do ensino fundamental resolveu utilizar, em suas aulas, a construo de um avio de papel para explorar alguns conceitos e propriedades da geometria plana. Utilizando uma folha de papel retangular, os estudantes deveriam comear fazendo as dobras na folha ao longo dos segmentos de reta indicados na figura ao lado.
A P

R MS U T Q

QUESTO 18
No anel dos inteiros mdulo 12, R = Z /12Z , Z Z A B C no h divisores de zero. todo elemento no-nulo inversvel. o subconjunto dos elementos inversveis forma um subanel de R. a multiplicao no comutativa. h exatamente 4 elementos inversveis.

As seguintes condies, segundo instrues da professora, devem ser satisfeitas: < a reta determinada por M e U a mediatriz do segmento AB; < AC, BD e AB so segmentos congruentes; < PT e TQ so segmentos congruentes; < PD e BD so segmentos congruentes. A partir da anlise da figura, um estudante afirmou o seguinte: O tringulo PQD obtusngulo porque o tringulo PQT equiltero. Com relao ao que foi afirmado pelo estudante, assinale a opo correta. A As duas asseres so proposies verdadeiras, e a segunda uma justificativa correta da primeira. B As duas asseres so proposies verdadeiras, e a segunda no uma justificativa correta da primeira. C A primeira assero uma proposio verdadeira, e a segunda falsa. D A primeira assero uma proposio falsa, e a segunda verdadeira. E Ambas as asseres so proposies falsas.

D E

QUESTO 19
Considere g : 6 uma funo com derivada contnua e f a funo definida por todo x , . Nessas condies, avalie as afirmaes que se seguem. A funo f integrvel em todo intervalo [a, b], a, b 0 , a < b. II A funo f derivvel e sua derivada a funo g. III A funo diferena f ! g uma funo constante. correto o que se afirma em A B C D E I, apenas. II, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas. I, II e III. I para

QUESTO 16
A concentrao de certo frmaco no sangue, t horas aps sua administrao, dada pela frmula:

RASCUNHO

Em qual intervalo essa funo crescente? A B C D E t0 t > 10 t>1 0t<1

QUESTO 17
No plano complexo, a rea do tringulo de vrtices A B C D E

8
MATEMTICA

QUESTO 20
Para cada nmero real x, considere o conjunto Cx formado por todos os nmeros obtidos somando-se a x um nmero racional, isto , . Sob essas condies, conclui-se que A o nmero B pertence ao conjunto C1 . B o conjunto C4 1 C5 possui um nico elemento. C o nmero pertence ao conjunto . D os conjuntos C3 e C1/3 so iguais. E o nmero zero pertence ao conjunto .

QUESTO 23
Considere o sistema de equaes a seguir.

Analise as asseres seguintes relativas resoluo desse sistema de equaes lineares. O sistema no tem soluo porque o determinante da matriz dos coeficientes igual a zero. A respeito dessa afirmao, assinale a opo correta. A As duas asseres so proposies verdadeiras e a segunda uma justificativa correta da primeira. B As duas asseres so proposies verdadeiras, mas a segunda no uma justificativa correta da primeira. C A primeira assero uma proposio verdadeira, e a segunda falsa. D A primeira assero uma proposio falsa, e a segunda verdadeira. E Ambas as asseres so proposies falsas.
RASCUNHO

QUESTO 21
Para que valores de k e m o polinmio P(x) = x3 3x2 + kx + m mltiplo de Q(x) = x2 4? A k = !4 e m = 12 B k = !3 e m = !4 C k = !3 e m = !12 D k = !4 e m = !3 E k = !2 e m = 2

QUESTO 22
Uma transformao linear T: 2 6 2 faz uma reflexo em relao ao eixo horizontal, conforme mostrado na figura a seguir.
y

2 u 2 0 2 2 T (u ) 6 x

Essa transformao T A dada por T(x, y) = (!x, y). B tem autovetor (0, !1) com autovalor associado igual a 2. C tem autovetor (2, 0) com autovalor associado igual a 1. D tem autovalor de multiplicidade 2. E no inversvel. 9
MATEMTICA

QUESTO 24
Considere que Q1 = {r1, r2, r3, ...} seja uma enumerao de todos os nmeros racionais pertencentes ao intervalo [0, 1] e que, para cada nmero inteiro i $ 1, Ii denote o intervalo aberto , cujo comprimento li. Qual a soma da srie ?

QUESTO 26
Analisando a funo f(x, y) = x2(x ! 1) + y(2x ! y), definida no domnio D = {(x, y) 0 2; !1 # x # 1, !1 # y # 1}, um estudante de clculo diferencial escreveu o seguinte: A funo f tem um ponto de mnimo global em D porque o ponto (0, 0) um ponto crtico de f.

A B C D E

A respeito da afirmao feita pelo estudante, assinale a opo correta. A As duas asseres so proposies verdadeiras, e a segunda uma justificativa correta da primeira. B As duas asseres so proposies verdadeiras, mas a segunda no uma justificativa correta da primeira. C A primeira assero uma proposio verdadeira, e a segunda falsa. D A primeira assero uma proposio falsa, e a segunda verdadeira. E Ambas as asseres so proposies falsas.

QUESTO 25
O projeto de construo de uma pea de artesanato foi realizado utilizando-se um software geomtrico que permite interceptar um tetraedro regular com planos. A figura a seguir mostra o tetraedro RSTU e trs pontos M, N e P do plano de interseo.
R

QUESTO 27
Qual o resto da diviso de 2334 por 23? A B C D E 2 4 8 16 20

M U N S P T

RASCUNHO

Sabendo que M, N e P so pontos mdios de SR, SU e ST, respectivamente, e que o tetraedro RSTU tem volume igual a 1, avalie as seguintes afirmaes. O volume da pirmide SMNP igual 1 . 2 II A interseo do plano a com o tetraedro um paralelogramo. III As retas que contm as arestas MP e RU so reversas. I correto o que se afirma em A B C D E I, apenas. III, apenas. I e II, apenas. II e III, apenas. I, II e III.

10
MATEMTICA

QUESTO 28 DISCURSIVA
Os grficos abaixo mostram informaes a respeito da rea plantada e da produtividade das lavouras brasileiras de soja com relao s safras de 2000 a 2007.

2.700 2.400

2.800 2.500 2.300 2.200 2.500

2.800

2000

2001

2002

2003

2004

2005 2006

2007

2000 2001

2002

2003

2004

2005

2006

2007

A protena do campo. In: Veja, 23/7/2008, p. 79 e Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento (com adaptaes).

Com base nessas informaes, resolva o que se pede nos itens a seguir e transcreva suas respostas para o Caderno de Respostas, nos locais devidamente indicados. a) Considerando I = rea plantada (em milhes de ha), II = produtividade (em kg/ha) e III = produo total de soja (em milhes de toneladas), preencha a tabela abaixo. (valor: 5,0 pontos)

RASCUNHO QUESTO 28 ITEM a


ano 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 I II III

b) Faa o esboo do grfico de linhas que representa a quantidade de quilogramas de soja produzidos no Brasil, em milhes de toneladas, no perodo de 2000 a 2007. Nomeie as variveis nos eixos de coordenadas e d um ttulo adequado para seu grfico. (valor: 5,0 pontos)

RASCUNHO QUESTO 28 ITEM b


Ttulo:

11
MATEMTICA

QUESTO 29 DISCURSIVA
Considere a seqncia numrica definida por

, para n = 1, 2, 3, ... Usando o princpio de induo finita, mostre que an < a para todo n $ 1 e a $ 2. Para isso, resolva o que se pede nos itens a seguir e transcreva suas respostas para o Caderno de Respostas, nos locais devidamente indicados. (valor: 1,0 ponto)

a) Escreva a hiptese e a tese da propriedade a ser demonstrada. Hiptese: Tese:

RASCUNHO QUESTO 29 ITEM a

b) Prove que a(a ! 1) > 0 para a $ 2.

RASCUNHO QUESTO 29 ITEM b

(valor: 2,0 pontos)

c) Mostre que

, para todo a $ 2.

RASCUNHO QUESTO 29 ITEM c

(valor: 2,0 pontos)

d) Supondo que an < a, prove que an+1 <

RASCUNHO QUESTO 29 ITEM d

(valor: 2,0 pontos)

e) Mostre que an+1 < a.

RASCUNHO QUESTO 29 ITEM e

(valor: 2,0 pontos)

f) A partir dos passos anteriores, conclua a prova por induo.

RASCUNHO QUESTO 29 ITEM f

(valor: 1,0 ponto)

12
MATEMTICA

1 A seguir sero apresentadas questes de Mltipla Escolha e Discursivas especficas para as modalidades dos cursos de Matemtica, assim distribudas: Modalidade Licenciatura Bacharelado Nmero das questes Mltipla Escolha Discursiva 30 a 39 40 41 a 50 51

2 Deste conjunto, voc deve responder APENAS s questes referentes modalidade do curso na qual voc est inscrito, ou seja, voc dever responder somente s questes de Bacharelado ou somente s questes de Licenciatura. 3 Observe atentamente os nmeros das questes correspondentes modalidade do curso na qual voc est inscrito para preencher corretamente o Caderno de Respostas. As questes de 30 a 40, a seguir, so especficas para os estudantes de

LICENCIATURA

QUESTO 30
As potencialidades pedaggicas da histria no ensino de matemtica tm sido bastante discutidas. Entre as justificativas para o uso da histria no ensino de matemtica, inclui-se o fato de ela suscitar oportunidades para a investigao. Considerando essa justificativa, um professor props uma atividade a partir da informao histrica de que o famoso matemtico Pierre Fermat [1601-1665], que se interessava por nmeros primos, percebeu algumas relaes entre nmeros primos mpares e quadrados perfeitos. Para que os alunos tambm descobrissem essa relao, pediu que eles completassem a tabela a seguir, verificando quais nmeros primos mpares podem ser escritos como soma de dois quadrados perfeitos. Alm disso, solicitou que observassem alguma propriedade comum a esses nmeros.
3 no 5 1+4 sim 7 no 11 no 13 4+9 sim 17 1+16 sim 19 23 29

QUESTO 31
Na discusso relativa a funes exponenciais, um professor props a seguinte questo: Para que valores no-nulos de k e m a funo f(x) = mekx uma funo crescente? Como estratgia de trabalho para que os alunos respondam questo proposta, adequado e suficiente o professor sugerir que os alunos A considerem m = 1 e k = 1, utilizem uma planilha eletrnica para calcular valores da funo f em muitos pontos e comparem os valores obtidos. B considerem m = 1 e k = 1, m = !1 e k = 1, esbocem os grficos da funo f e, em seguida, comparem esses dois grficos. C formem pequenos grupos, sendo que cada grupo deve esboar o grfico de uma das funes , para m = 1, 2, 3, 4 ou 5, e comparem, em seguida, os grficos encontrados. D esbocem os grficos das funes y = ex e y = e!x e analisem o que acontece com esses grficos quando a varivel e a funo forem multiplicadas por constantes positivas ou negativas. E construam uma tabela com os valores de f para x nmero inteiro variando de !5 a 5, fixando m = 1 e k = 1 e, em seguida, comparem os valores encontrados.
RASCUNHO

A partir da atividade de investigao proposta pelo professor, analise as afirmaes seguintes. Todo nmero primo da forma 4n + 1 pode ser escrito como a soma de dois quadrados perfeitos. II Todo nmero primo da forma 4n + 3 pode ser escrito como a soma de dois quadrados perfeitos. III Todo nmero primo da forma 2n + 1 pode ser escrito como a soma de dois quadrados perfeitos. Est correto o que se afirma em A I, apenas. B II, apenas. C I e III, apenas. D II e III, apenas. E I, II e III. I

13
MATEMTICA

QUESTO 32
A Matemtica no ensino mdio tem papel formativo contribui para o desenvolvimento de processos de pensamento e para a aquisio de atitudes e carter instrumental pode ser aplicada s diversas reas do conhecimento , mas deve ser vista tambm como cincia, com suas caractersticas estruturais especficas.
OCNEM (com adaptaes).

QUESTO 34
Observe a seguinte atividade de construes geomtricas. Construir um tringulo ABC qualquer. Traar a bissetriz do ngulo BAC e, em seguida, a bissetriz do ngulo ABC . Marcar o ponto de encontro dessas duas bissetrizes. Traar a bissetriz do ngulo ACB . O que voc observa? Ser que, se voc recomear a construo a partir de outro tringulo, chegar mesma observao? O uso de um software de geometria dinmica na execuo dessa atividade e de outras similares A B C D E pode mostrar que o estudo das construes com rgua e compasso desnecessrio. dispensa a demonstrao dos resultados encontrados pelos alunos. prejudica o desenvolvimento do raciocnio lgico-dedutivo. dificulta o desenvolvimento do pensamento geomtrico. pode contribuir para a elaborao de conjecturas pelos alunos.

Ao planejar o estudo de funes no ensino mdio, o(a) professor(a) deve observar que A o objetivo do estudo de exponenciais encontrar os zeros dessas funes. B as funes logartmicas podem ser usadas para transformar soma em produto. C as funes trigonomtricas devem ser apresentadas aps o estudo das funes exponenciais. D a funo quadrtica exemplo tpico de comportamento de fenmenos de crescimento populacional. E o estudo de funes polinomiais deve contemplar propriedades de polinmios e de equaes algbricas.

QUESTO 33
A professora Clara props a seus alunos que encontrassem a soluo da seguinte equao do segundo grau: x2 !1 = (2x + 3)(x ! 1) Pedro e Joo resolveram o exerccio da seguinte maneira. Resoluo de Pedro: x2 ! 1 = (2x + 3)(x ! 1) x2 ! 1 = 2x2 + x ! 3 2 ! x = x2 Como 1 soluo dessa equao, ento S = {1} Resoluo de Joo: x2 ! 1 = (2x + 3)(x ! 1) (x ! 1)(x + 1) = (2x + 3)(x ! 1) x + 1 = 2x + 3 x = !2 Portanto, S = {!2} Pedro e Joo perguntaram professora por que encontraram solues diferentes. A professora observou que outros alunos haviam apresentado solues parecidas com as deles. Entre as estratgias apresentadas nas opes a seguir, escolha a mais adequada a ser adotada por Clara visando aprendizagem significativa por parte dos alunos. A Indicar individualmente, para cada aluno que apresentou uma resoluo incorreta, onde est o erro e como corrigi-lo, a partir da estratgia inicial escolhida pelo aluno. B Resolver individualmente o exerccio para cada aluno, usando a frmula da resoluo da equao do 2. grau, mostrando que esse o mtodo que fornece a resposta correta. C Pedir a Pedro e Joo que apresentem classe suas solues para discusso e estimular os alunos a tentarem compreender onde est a falha nas solues apresentadas e como devem fazer para corrigi-las. D Escrever a soluo do exerccio no quadro, usando a frmula da resoluo da equao do 2. grau, para que os alunos percebam que esse o mtodo que fornece a resposta correta. E Pedir que cada um deles comunique classe como resolveu o exerccio e, em seguida, explicar no quadro para a turma onde est a falha na resoluo de cada um e como eles devem fazer para corrigi-la. 14
MATEMTICA

RASCUNHO

QUESTO 35
Algumas civilizaes utilizavam diferentes mtodos para multiplicar dois nmeros inteiros positivos. Por volta de 1400 a.C., os egpcios utilizavam uma estratgia para multiplicar dois nmeros que consistia em dobrar e somar. Por exemplo, para calcular 47 33, o mtodo pode ser descrito do seguinte modo: escolha um dos fatores; por exemplo, 47; na 1. linha de uma tabela, escreva o nmero 1 na 1. coluna e o fator escolhido, na 2. coluna; em cada linha seguinte da tabela, escreva o dobro dos nmeros da linha anterior, at encontrar, na 1. coluna, o menor nmero cujo dobro seja maior ou igual ao outro fator, no caso, 33;
1 2 4 8 16 32 47 94 188 376 752 1.504

QUESTO 36
A figura abaixo mostra alguns segmentos construdos em um geoplano por um estudante, de acordo com a orientao dada pela professora.

selecione os nmeros da 1. coluna cuja soma seja igual a 33, conforme indicado na tabela, ou seja, 1 + 32 = 33; adicione os nmeros correspondentes da 2. coluna, ou seja, 47 + 1.504 = 1.551; tome como resultado da multiplicao o valor 1.551.

u
Acerca do uso do geoplano retangular nessa atividade, assinale a opo incorreta. A O geoplano auxilia na compreenso de que . B O geoplano auxilia na compreenso de que .

Com base nessas informaes, analise as asseres a seguir. Utilizando o mtodo egpcio, possvel multiplicar quaisquer dois nmeros inteiros positivos, porque todo nmero inteiro positivo pode ser escrito como uma soma de potncias de 2. A respeito dessa afirmao, assinale a opo correta. A As duas asseres so proposies verdadeiras, e a segunda uma justificativa correta da primeira. B As duas asseres so proposies verdadeiras, mas a segunda no uma justificativa correta da primeira. C A primeira assero uma proposio verdadeira, e a segunda falsa. D A primeira assero uma proposio falsa, e a segunda verdadeira. E Ambas as asseres so proposies falsas.
RASCUNHO

O geoplano auxilia na representao geomtrica de nmeros irracionais da forma .

D E

O geoplano auxilia na obteno da relao entre o comprimento de uma circunferncia e seu dimetro. O geoplano auxilia na simplificao de expresses com irracionais algbricos, como, por exemplo, .

15
MATEMTICA

QUESTO 37
Segundo os parmetros curriculares nacionais, todas as disciplinas escolares devem contribuir com a construo da cidadania. Refletindo sobre esse tema, avalie as asseres a seguir. Uma forma de o ensino da Matemtica contribuir com a formao do cidado o professor propor situaes-problema aos alunos, pedir que eles exponham suas solues aos colegas e expliquem a estratgia de resoluo utilizada, estimulando o debate entre eles, porque os alunos, ao expor seu trabalho para os colegas, ouvir e debater com eles as diferentes estratgias utilizadas, so estimulados a justificar suas prprias estratgias, o que contribui com o desenvolvimento da autonomia, estimula a habilidade de trabalhar em coletividade e a respeitar a opinio do outro, caractersticas fundamentais de um cidado crtico e consciente. A respeito dessa afirmao, assinale a opo correta. A As duas asseres so proposies verdadeiras, e a segunda uma justificativa correta da primeira. B As duas asseres so proposies verdadeiras, mas a segunda no uma justificativa correta da primeira. C A primeira assero uma proposio verdadeira, e a segunda falsa. D A primeira assero uma proposio falsa, e a segunda verdadeira. E Ambas as asseres so proposies falsas.

QUESTO 39
As questes I e II abaixo fizeram parte das provas de Matemtica do Sistema de Avaliao da Educao Bsica (SAEB), em 2003, para participantes que terminaram, respectivamente, a 8. srie do ensino fundamental e o 3. ano do ensino mdio. Na questo I, 56% dos participantes escolheram como correta a opo C, enquanto, na questo II, 61% dos participantes escolheram como correta a opo A.
O nmero 0,25 pode ser representado pela frao (A) 1 4 1 (B) 2 2 (C) 5 (D) 1 8

questo I

questo II

QUESTO 38
Entre os procedimentos envolvidos na modelagem de uma situao-problema, esto sua traduo para a linguagem matemtica e a resoluo do problema, utilizando-se conhecimentos matemticos. Nessa perspectiva, um professor props a seguinte situao-problema para seus alunos: Escolha o nome para uma empresa que possa ser lido da mesma forma de qualquer um dos lados de uma porta de vidro transparente. A soluo desse problema pressupe encontrar A letras do alfabeto que sejam simtricas em relao a um ponto. B letras do alfabeto que tenham simetria em relao a um eixo horizontal. C letras do alfabeto que tenham simetria em relao a um eixo vertical. D palavras que sejam simtricas em relao a um ponto. E palavras que sejam simtricas em relao a um eixo horizontal.
RASCUNHO

Analisando os dados apresentados, assinale a opo que no justifica o erro que os estudantes cometeram ao escolher as suas respostas. A Na questo I, a maioria dos respondentes considera que a representao do nmero decimal 0,ab na forma de frao B C D E .

Nas questes I e II, a maioria dos respondentes considera que as fraes e so equivalentes.

Na questo I, a maioria dos respondentes considera que 0,25 e so representaes de nmeros diferentes.

Na questo II, a maioria dos respondentes considera que e !0,4 so representaes de nmeros diferentes. Na questo II, a maioria dos respondentes considera que a representao decimal da frao a,b.

16
MATEMTICA

QUESTO 40 DISCURSIVA
No retngulo ABCD ao lado, o lado AB mede 7 cm e o lado AD mede 9 cm. Os pontos I, J, K e L foram marcados sobre os lados AB, BC, CD e DA, respectivamente, de modo que os segmentos AI, BJ, CK e DL so congruentes.

B x J

L x D C

Com base nessa situao, faa o que se pede nos itens a seguir e transcreva suas respostas para o Caderno de Respostas, nos locais devidamente indicados. a) Demonstre que o quadriltero IJKL um paralelogramo. (valor: 3,0 pontos)

RASCUNHO QUESTO 40 ITEM a

b) Escreva a funo que fornece a rea do paralelogramo IJKL em funo de x e determine, caso existam, seus pontos de mximo e de mnimo (valor: 4,0 pontos)

RASCUNHO QUESTO 40 ITEM b

c) Na resoluo desse problema, que conceitos matemticos podem ser explorados com alunos do ensino fundamental e do ensino mdio? (valor: 3,0 pontos)

RASCUNHO QUESTO 40 ITEM c

17
MATEMTICA

As questes de 41 a 51, a seguir, so especficas para os estudantes de

BACHARELADO
QUESTO 41 QUESTO 43
Considere o espao vetorial V = (2, < , >1) munido do seguinte produto interno: <u, v>1 = x1x2 ! y1x2 !x1y2 + 4y1y2, em que v = (x1, y1) e u = (x2, y2) so vetores de 2. Considere T : V 6 V o operador linear dado por . Com

relao ao produto interno < , >1 e ao operador T, assinale a opo correta. A Os vetores e1 = (1, 0) e e2 = (0, 1) so ortogonais em relao ao produto interno < , >1. B O operador T preserva o produto interno, isto , <T(u), T(v) >1 = < u, v >1. C T(x, y) = T(y, x), para todo (x, y) de 2. D O vetor u = (2, 0) pertence ao ncleo de T. E Existe um vetor v = (x, y) 0 2 tal que x2 + y2 = 1 e <v, v>1 = 0.
RASCUNHO

figura I

figura II

O cilindro e o catenide, representados nas figuras I e II, so superfcies regulares de rotao geradas, respectivamente, pelas curvas "1(t) = (1, 0, t) e "2(t) = (cosht, 0, t), com t 0 . Considerando essas informaes, conclui-se que A a curvatura gaussiana do catenide negativa. B as duas superfcies so localmente isomtricas. C as nicas geodsicas do cilindro so as retas. D a curvatura gaussiana do cilindro constante e positiva. E as curvas "1(t) e "2(t) so os paralelos das respectivas superfcies de rotao.

QUESTO 42
Um domnio de integridade um domnio principal quando todo ideal principal, isto , pode ser gerado por um nico elemento. Com base nesse conceito, avalie as seguintes afirmaes. I II O anel Z Z[x] de polinmios sobre Z na varivel x um Z domnio principal, em que Z o anel dos inteiros. Z Se K um corpo, K[x] o anel de polinmios sobre K na varivel x um domnio principal. III O anel dos inteiros gaussianos Z um domnio principal. Z[i] correto o que se afirma em A I, apenas. B II, apenas. C I e III, apenas. D II e III, apenas. E I, II e III. 18
MATEMTICA

QUESTO 44
Para cada nmero real k, a equao diferencial yO(x) + 2yN(x) + ky(x) = 0 possui uma nica soluo yk(x) que satisfaz s condies iniciais . Considere o limite desse limite. Para qualquer k 0 (0, 1), o valor de Lk zero porque a equao diferencial dada no-linear. A respeito dessa afirmao, assinale a opo correta. A As duas asseres so proposies verdadeiras, e a segunda uma justificativa correta da primeira. B As duas asseres so proposies verdadeiras, e a segunda no uma justificativa correta da primeira. C A primeira assero uma proposio verdadeira, e a segunda falsa. D A primeira assero uma proposio falsa, e a segunda verdadeira. E Ambas as asseres so proposies falsas. e analise as seguintes asseres a respeito

RASCUNHO

QUESTO 45
Considere uma funo f : que possui segunda derivada em todo ponto e que satisfaz seguinte propriedade: . Um estudante de clculo diferencial, ao deparar-se com essa situao, escreveu a afirmao seguinte. A segunda derivada f O(2) = 1 porque , qualquer que seja a funo g. Com relao ao afirmado pelo estudante, assinale a opo correta. A As duas asseres so proposies verdadeiras, e a segunda uma justificativa correta da primeira. B As duas asseres so proposies verdadeiras, mas a segunda no uma justificativa correta da primeira. C A primeira assero uma proposio verdadeira, e a segunda falsa. D A primeira assero uma proposio falsa, e a segunda verdadeira. E Ambas as asseres so proposies falsas. 19
MATEMTICA

QUESTO 46
Considere as integrais complexas

RASCUNHO

A soma I1 + I2 igual a A B C D E 4Bi. 2Bi. 0. !2Bi. !4Bi.

QUESTO 47
Considere o grupo G das razes 6-simas da unidade, isto , o grupo formado pelos nmeros complexos z, tais que z6 = 1. Com relao ao grupo G, assinale a opo correta. A O grupo G cclico. B G um grupo de ordem 3. C O nmero complexo um elemento primitivo de G. D Existe um subgrupo de G que no cclico. E Se z um elemento primitivo de G, ento z2 tambm um elemento primitivo de G.

QUESTO 48
No plano 2, considere que o conjunto Q consiste dos lados de um quadrado de lado unitrio. Nesse conjunto, pode-se definir uma mtrica d da seguinte maneira: dados dois pontos distintos, A, B 0 Q, d(A, B) definida como o comprimento euclidiano da menor poligonal contida em Q e com extremidades A e B, e d(A, B) = 0, se A = B, conforme ilustra a figura abaixo.

B
t d(A, B) = s + t

A
s

O espao mtrico Q, munido da mtrica d, A tem dimetro igual a . B possui um par de pontos tais que d(x, y) d(y, x). C um subespao mtrico do plano 2 munido da mtrica euclidiana. D coincide com uma bola aberta de centro em um dos vrtices de Q e de raio 3 na mtrica d. E igual unio de duas bolas abertas de centros em vrtices distintos de Q e de raio 1 na mtrica d. 20
MATEMTICA

QUESTO 49
Quando uma partcula desloca-se ao longo de uma curva C parametrizada por r(t) = (x(t), y(t), z(t)), t 0 [a, b], sob a ao de um campo de fora de C dado por
em 3, o trabalho realizado pelo campo ao longo

RASCUNHO

Se

= f(|r|)

, em que f : uma funo contnua e

|r| = , ento = grad(g(|r|)), em que g uma primitiva de f. Considerando essas informaes, conclui-se que o trabalho realizado pelo campo r(t) = (cos t, sen t, t), t 0 [0, 2B], A B C D E . . . . ao longo da hlice C dada por

QUESTO 50
Efetuando-se o produto das sries de Taylor, em torno da origem, das funes reais e , obtm-se, para |x| < 1, o

desenvolvimento em srie de potncias da seguinte funo:

O coeficiente de xn na srie de potncias de nN, a derivada de primeira ordem da funo n, igual a A B C D E . . . . .

21
MATEMTICA

QUESTO 51 DISCURSIVA
Considere uma funo derivvel f : 6 que satisfaz seguinte condio: Para qualquer nmero real k 0, a funo definida por no injetora. Com base nessa propriedade, faa o que se pede nos itens a seguir e transcreva suas respostas para o Caderno de Respostas, nos locais devidamente indicados. a) Mostre que, se para algum k 0, ento (valor: 3,0 pontos)

RASCUNHO QUESTO 51 ITEM a

b) Mostre que, para cada k 0 no-nulo, existem nmeros "k e $k tais que gk("k) = gk($k). Alm disso, justifique que, para todo k 0 no-nulo, existe um nmero 2k tal que (valor: 3,0 pontos)

RASCUNHO QUESTO 51 ITEM b

c) Mostre que a funo derivada de primeira ordem

no limitada. (valor: 4,0 pontos)

RASCUNHO QUESTO 51 ITEM c

22
MATEMTICA

QUESTIONRIO DE PERCEPO SOBRE A PROVA


As questes abaixo visam levantar sua opinio sobre a qualidade e a adequao da prova que voc acabou de realizar. Assinale as alternativas correspondentes sua opinio, nos espaos prprios do Caderno de Respostas. Agradecemos sua colaborao.

QUESTO 5
Os enunciados das questes da prova na parte de Componente Especfico estavam claros e objetivos? A Sim, todos. B Sim, a maioria. C Apenas cerca de metade. D Poucos. E No, nenhum.

QUESTO 1
Qual o grau de dificuldade desta prova na parte de Formao Geral? A Muito fcil. B Fcil. C Mdio. D Difcil. E Muito difcil.

QUESTO 6
As informaes/instrues fornecidas para a resoluo das questes foram suficientes para resolv-las? A Sim, at excessivas. B Sim, em todas elas. C Sim, na maioria delas. D Sim, somente em algumas. E No, em nenhuma delas.

QUESTO 2
Qual o grau de dificuldade desta prova na parte de Componente Especfico? A Muito fcil. B Fcil. C Mdio. D Difcil. E Muito difcil.

QUESTO 7
Voc se deparou com alguma dificuldade ao responder prova. Qual? A Desconhecimento do contedo. B Forma diferente de abordagem do contedo. C Espao insuficiente para responder s questes. D Falta de motivao para fazer a prova. E No tive qualquer tipo de dificuldade para responder prova.

QUESTO 3
Considerando a extenso da prova, em relao ao tempo total, voc considera que a prova foi A muito longa. B longa. C adequada. D curta. E muito curta.

QUESTO 8
Considerando apenas as questes objetivas da prova, voc percebeu que A no estudou ainda a maioria desses contedos. B estudou alguns desses contedos, mas no os aprendeu. C estudou a maioria desses contedos, mas no os aprendeu. D estudou e aprendeu muitos desses contedos. E estudou e aprendeu todos esses contedos.

QUESTO 4
Os enunciados das questes da prova na parte de Formao Geral estavam claros e objetivos? A Sim, todos. B Sim, a maioria. C Apenas cerca da metade. D Poucos. E No, nenhum. 23
MATEMTICA

QUESTO 9
Qual foi o tempo gasto por voc para concluir a prova? A Menos de uma hora. B Entre uma e duas horas. C Entre duas e trs horas. D Entre trs e quatro horas. E Quatro horas e no consegui terminar.

Das könnte Ihnen auch gefallen