Sie sind auf Seite 1von 4

EMBAP ESCOLA DE MSICA E BELAS ARTES DO PARAN DISCIPLINA DE PERSPECTIVA E SOMBRAS 2 ano BACHARELADO EM PINTURA E GRAVURA PROFESSORA PAULA

ULA RIGO SITE: http://www.tamanduadesign.com.br/ AULA 02 02.03.11 Projees A palavra projeo vem do latim - "projectione". Projeo o processo pelo qual se incidem raios sobre um objeto em um plano chamado plano de projeo. REPRESENTAO - PROJEES ORTOGONAIS Consiste na representao plana de um objeto nas trs direes ortogonais, resultando em seis projees, tambm chamadas de vistas. O nome de cada vista dado pela posio do observador. SISTEMA EUROPEU SISTEMA AMERICANO

Na prtica, suprimimos a VI, VLD e VP, representando apenas trs: VF, VLE, VS, isso porque as seis vistas principais so semelhantes duas a duas, e assim, dependendo da cotagem, podemos reduzir ainda a VS e/ou VLE, resultando apenas VF. O nmero de vistas a ser executadas depende do nmero de vistas que forem necessrias caracterizao de fabricao ou de montagem.

ESCOLHA DAS VISTAS A vista mais importante de um objeto deve ser utilizada como vista frontal (VF). Geralmente esta vista representa o objeto na posio de utilizao. Quando esta posio no caracterizada, representa-se na posio de fabricao ou de montagem. REBATIMENTO DOS PLANOS DE PROJEO Na figura ao lado vemos as projees de um objeto em perspectiva no 1 diedro.

CRITRIOS PARA ESCOLHA DA VISTA FRONTAL a) Maior nmero de detalhes voltados para o observador; b) Posio de uso, fabricao ou montagem; c) maior rea (desde que satisfaa o item "a"); d) Vista que proporcione uma VLE mais detalhada e com menor nmero de linhas invisveis.

Na prtica, porm as projees so representadas como na figura abaixo, onde os planos de projeo so rebatidos sobre um mesmo plano.

Quando desenhamos vistas sobre um mesmo plano, eliminamos o desenho dos planos, deixando apenas as linhas que separam os desenhos das vistas.

MTODOS DE PROJEO

Planos de projeo so dois planos perpendiculares entre si; um deles chama-se plano horizontal e o outro plano vertical. Os dois planos so ilimitados em todos os sentidos. Chama-se Linha de Terra - LT (ou xy) a interseo dos dois planos.

Os ngulos diedros so ngulos formados por duas faces planas. Portanto os dois planos de projeo formam quatro ngulos diedros retos I, II, III e IV. O 1 diedro formado pelos semi-planos Superior Vertical (S.V.) e Anterior Horizontal (A.H.), denotado pelo nmero romano I. O 2 diedro formado pelos semi-planos Superior Vertical (S.V.) e Posterior Horizontal (P.H.), denotado pelo nmero romano II. O 3 diedro formado pelos semi-planos Inferior Vertical (I.V.) e Posterior Horizontal (P.H.), denotado pelo nmero romano III. O 4 diedro formado pelos semi-planos Inferior Vertical (I.V.) e Anterior Horizontal (A.H.), denotado pelo nmero romano IV. PURA pura a representao duma figura do espao pelas suas projees no plano. Quando construmos um desenho no quadro negro observamos a pura verticalmente debaixo dos nossos olhos; assim supe-se, ento que o plano horizontal rotacionou. Pois o interessante da pura observar a figura no plano e a imaginar no espao. OBTENO DA PURA Para reduzir o estudo das figuras do espao a os problemas de geometria plana, girase o plano vertical em torno da linha de terra, confundindo- se SV com PH e IV com AH. Dar-se o nome de pura a esta nova representao. REPRESENTAO DE UM PONTO Para determinar a posio de um ponto A dado necessrio projet-lo sobre os dois planos de projeo. A projeo horizontal designa-se por a ou A1, e a projeo vertical por a' ou A2.

COORDENADAS

Afastamento ou ordenada. Afastamento de um ponto P a distncia deste ponto ao plano vertical de projeo. Assim, afastamento a coordenada do eixo Y.

Abscissa. Abscissa de um ponto A a distncia do ponto M (determinado pelo ponto A) ao ponto O, onde O o ponto de origem O(0,0,0). Assim, abscissa a coordenada do eixo X.

Linha de chamada o segmento que une as duas projees de um ponto e sempre perpendicular LT. Abscissa a posio da linha de chamada em relao LT.

Exerccios para a pasta De um a dois exerccios por folha, centralizados, na folha modelo EMBAP. Exerccio n1 - Seja o cubo representado no diedro abaixo. Supondo que o ponto A tenha abscissa nula e o cubo tenha a aresta medindo 3cm. Quais as coordenadas dos vrtices?

Vrtice A (0,0,0) Vrtice B (3,0,0) Vrtice C (3,3.0) Vrtice D (0,3,0) Vrtice E (0,0,3) Vrtice F (3,0,0) Vrtice G (3,3,3) Vrtice H (0,3,3)

Exerccio n2 - Quais seriam as coordenadas se o cubo do exerccio anterior fosse transladado 3cm para baixo ficando a aresta GH sobre a linha de terra?

Vrtice A (0,-3,-3) Vrtice B (3,-3,-3) Vrtice C (3,0,-3) Vrtice D (0,0,-3) Vrtice E (0,-3,0) Vrtice F (3,-3,0) Vrtice G (3,0,0) Vrtice H (0,0,0)

Exerccio n3 - Seja o cubo dado na figura abaixo cujos vrtices AB pertencem LT (Linha de Terra). Pergunta-se: a) que tipo de retas passam pelas arestas EF, EC, EG. b) que tipo de retas passam pelas diagonais ED, FG, GC. c) que tipo de retas passam pelas diagonais HC, GD, AF, BE.

EF - fronto horizontal EC - vertical EG - topo ED - frontal FG - horizontal GC - perfil HC - qualquer GD - qualquer AF - qualquer BE - qualquer

Exerccio n4 - Reproduza a pura do segmento A (-2,1,1) B(-1,4,5) construindo as vistas superior, frontal e a vista que falta. Escreva o nome da reta que passa pelo segmento AB e suas caractersticas. Construindo a pura 1- Marque as projees A1A2 do ponto A. 2- Marque as projees B1B2 do ponto B. 3- Ligue as projees A1B1 e A2B2 Encontrando a vista que falta 1- Trace linhas de chamada para o plano lateral. 2- Onde as linhas de chamada se cruzarem, teremos os pontos A e B e a projeo lateral do segmento AB.

Nome e Caractersticas - A reta que passa pelo segmento AB a reta qualquer. A reta qualquer oblqua aos planos de projeo PH e PV e na pura suas duas projees so oblquas LT.

Trabalho de pesquisa: Pesquisar sobre a perspectiva. Escolher um movimento artstico que utiliza a perspectiva e escrever sobre o movimento ou um artista especfico. Ilustrar o trabalho com imagens. Inserir referncias bibliogrficas. Entrega dentro das normas da ABNT para apresentao de trabalhos acadmicos (ver normas na biblioteca). Data de entrega: 15/04, apresentado durante a aula (tempo de apresentao: mximo 5 minutos). Trabalho individual ou em duplas.

Das könnte Ihnen auch gefallen