Sie sind auf Seite 1von 2

Poltica Indigenista, na Repblica do Brasil Por: Maykon Santos da Silva e.historiaoffline.com www.historiaoffline.

com
Desde o inicio de nossa republica a questo indgena ficou a merc das constituies e com pouco amparo das leis vigentes. Ou seja, por mais irnico que possa ser, compreende-se que o Estado o responsvel pelas naes indgenas, nas na prtica e na constituio isto pouco esclarecido, tanto que o atual estatuto indgena encontrasse desatualizado e contraditrio em muitos assuntos. J na constituio de 1891, a questo indgena nem sequer inserida, salvo o artigo 64 que transfere para os Estados as terras devolutas. Este artigo d legitimidade para os Estados fazerem recortes nas terras indgenas, mas no poderiam modificar os recortes anteriores inclusive os feito pelo Imperador. Durante o inicio da repblica houve um projeto para torna os ndios em naes livre e autnomas dentro de seus Estados, porm estes projetos no caem no agrado dos polticos. Alm do mais que uma medida como esta, iria ferir a autonomia dos Estados perante aos ndios. Com a responsabilidade passada aos Estados, alguns fundaram rgos indgenas a exemplo do Rio Grande do Sul, mas no quadro geral as polticas continuaram sendo usadas as mesmas do perodo Imperial e manuteno da catequese. No final do sculo XIX com a chegada dos imigrantes europeus principalmente nos Estados de Santa Catarina e Paran, desencadeou uma serie de conflitos de terras entre os imigrantes e ndios. Com os trabalhos, dos imigrantes e tambm das construes da Estrada de Ferro Noroeste que transpassava o Estado de So Paulo, foi marca de varias lutas armadas entre ndios e trabalhadores. Acontecimento este que d ao Brasil rtulo de ser oniso aos ndios e no defender os direitos destes povos. Por outro lado tinha pessoas como Hermann Von Ihering que defendia fortemente o extermnio dos ndios. Devido s presses exteriores o Brasil funda o primeiro rgo Federal voltado para defesa indgena o SPI (Servio de Proteo ao ndio), sobre comando do coronel Candido Mariano da Silva Rondon, essa pessoa era um simpatizante da causas indgenas.
O SPI foi produto do positivismo e do liberalismo, embora motivado pela emoo nacional. Em nenhum momento chegou a renovar as proposta do Apostolado Positivista para os ndios, nem os tratou como naes soberanas. Via o ndio como um ser digno de conviver na comunho nacional, embora inferior culturalmente. Era dever do Estado dar-lhe condies de evoluir lentamente a um estgio superior, para da se integrar a nao. Para tanto deveria demarcar suas terras, proteglas de invasores e usurpadores em potencial, defender os ndios da esperteza dos brasileiros, especialmente dos comerciantes e mascates que os exploravam, ensinarlhes tcnicas de cultivo e de administrao de seus bens, e socorr-los em suas doenas. Os ndios autnomos, chamados de arredios, seriam pacificados, caso fossem bravios, custa, se necessrio, do prprio sacrifcio dos servidores do rgo, que nunca deveriam usar da fora ou de armas. Os mais integrados j poderiam aprender ofcios mecnicos e ser educados formalmente. No seria necessrio o ensino religioso para tanto. (Mrcio Pereira Gomes, 1991)

At a revoluo de 30 o SPI, foi um rgo manteve suas praticas e ideologia fortes, mesmo com o abalo de 1912 aonde o ento ministro de Guerra requisitou a volta de todos os militares. Muitos desses oficiais abandonaram o exercito para continuar a trabalhar no SPI. Na dcada de 1940 consegue recuperar suas foras, voltando a ganhar prestgio. No ano de 1953 lutas pelo preconceito indgena e funda o Museu do ndio, at que em 1957 seu declnio evidente, tanto administrativa quanto ideolgica

As constituies posteriores so contnuas nas polticas indigenistas tanto a de 1937 e a de 1946 no trazem mudanas reais aos ndios, prevalecem s leis de 1934. Estas trs constituies podem ser vista com grande valor histrico para os ndios, pois foram as primeiras que tratou os ndios de forma digna com medidas e polticas de proteo para grande nao indgena, lembrando que isso fruto da SPI.
A questo indgena no , at ento, um osso de disputa entre ideologias, e sem entre interesses econmicos, de um lado, e interesses de reparao histrica, interesses morais, de outro. Nesse sentido, pode-se at alegar argumentos conservadores para defender os ndios, e, em muitos casos, argumentos progressistas so usados para diminuir o tamanho das terras indgenas. No computo geral da histria, a questo indgena transcende essa dicotomia, e s na sua integrao ao sentimento da nacionalidade brasileira que ela encontrar os seus argumentos mais fortes e duradouros. (Mrcio Pereira Gomes, 1991)

Com sua base j desestruturada o golpe de 1964 pe fim no SPI. O governo militar extingue o SPI, para isto foi elaborado um logo dossi, aonde apontam vrios crimes e irresponsabilidade administrativa contra os ndios, mas esse dossi nunca foi publicado. O fim do SPI tambm marcado pela perca de seus documentos em um incndio. Sem querer fazer apologia, entendo que o SPI foi muito importante em seu momento histrico, e que a situao indgena sofreu bastante, no tenho dvida que iriam sobre muito mais sem o SPI, e que lamentvel as perca de seus documentos, ainda mais no perodo ditatorial. Enfim os militares criam a FUNAI que a Fundao Nacional do ndio. A funo da FUNAI era acabar de uma vez os problemas indgenas, e consertar os estragos e afastar os mal intencionados que estavam presentes nos ltimos anos do SPI. As polticas indgenas do perodo militar no vo alm daquilo que possamos esperar desde momento da nossa historia, a Unio entende que todas as terras indgenas so propriedade do Estado. Em 1973 elaborado o Estatuto documento este que usado at os dias atuais, houve j projetos para mudanas e atualizao desde documento, mas nunca houve representante suficiente para a votao. Desta forma a FUNAI trabalha h quase 40 anos sobre o mesmo Estatuto, fazendo com que assim este rgo fica despreparado e incapaz de solucionar os problemas indgenas no Brasil.

Bibliografia: Os ndios e o Brasil, Mrcio Pereira Gomes. Ed. Vozes, 1991

Das könnte Ihnen auch gefallen