Sie sind auf Seite 1von 2

O que o aborto?

? Aborto a remoo ou expulso prematura de um embrio ou feto do tero, resultando na sua morte ou sendo por esta causada. Abortar significa interromper a gravidez pela morte do feto ou embrio, junto com os anexos ovulares. Pode ser espontneo ou provocado. O feto expulso com menos de 0,5 kg ou 20 semanas de gestao considerado abortado. Aborto provocado Aborto provocado a interrupo deliberada da gravidez; pela extrao do feto da cavidade uterina. Em funo do perodo gestacional em que realizado, emprega-se uma das O mtodo clssico de aborto o por curetagem uterina e o mtodo moderno por aspirao uterina (mtodo de Karman) s utilizvel sem anestesia para gestaes de menos de oito semanas de amenorria (seis semanas de gravidez). Depois desse prazo, at doze semanas de amenorria, a aspirao deve ser realizada sob anestesia e com um aspirador eltrico. Aborto no Brasil No Brasil, o aborto voluntrio ser permitido quando necessrio, para salvar a vida da gestante ou quando a gravidez for resultante de estupro. O aborto, fora esses casos, est sujeito a pena de deteno ou recluso.

Fetos sentem dor durante o aborto


O aborto pode causar dor em fetos ainda pouco desenvolvidos, acreditam pesquisadores do Hospital Chelsea, em Londres. Segundo a responsvel pela pesquisa, Vivette Glover, fetos podem ser capazes de sentir dor j a partir da dcima-stima semana de gestao. Por isso, diz ela, mdicos britnicos esto estudando a possibilidade de anestesiar o feto durante intervenes para interrupo da gravidez. Os receptores da dor surgem na pele na stima semana de gestao. O hipotlamo, parte do crebro receptora dos sinais do sistema nervoso e que liga ao crtex cerebral, forma-se quinta semana. Todavia, outras estruturas anatmicas envolvidas no processo de sensao da dor ainda no esto presentes nesta fase do desenvolvimento. As ligaes entre o tlamo e o crtex cerebral formam-se por volta da 23 semana. Mo de feto com 3 meses: Existem evidncias de que o sistema nervoso se desenvolve a partir de 20 semanas de gestao ou talvez at depois de 17 semanas. J que h a possibilidade de dor, ns deveramos dar ao feto o benefcio da dvida", diz ela, que conclui defendendo a utilizao de anestesia. Ela pondera, porm, que a dor dos fetos provavelmente menos intensa. A teoria ganhou apoio de entidades contrrias a realizao de abortos. " mais uma prova de que a vida humana comea no momento da concepo", diz Kevin Male, da organizao britnica Life.

Consequncias negativas do aborto Como consequncias negativas da legalizao do aborto na sociedade, apontam-se, entre outras: a banalizao de sua prtica, a disseminao da eugenia, a submisso a interesses mercadolgicos de grupos mdicos e empresas farmacolgicas, a diminuio da populao, o controle demogrfico internacional, a desvalorizao generalizada da vida, o aumento de casos de sndromes ps-aborto.

Das könnte Ihnen auch gefallen