Sie sind auf Seite 1von 2

Especificao do Projeto de Disciplina: Princpios e Tcnicas da Anlise Estatstica Experimental

Roteiro para elaborao do projeto Abaixo esto os passos de um roteiro para elaborao do projeto da disciplina. preciso considerar, ainda, que esse projeto de pesquisa deve ser adaptado a cada campo do conhecimento. Passo 1 - Justificativa De incio, explicitam-se os motivos que justificam a pesquisa, determinando-se e delimitando-se o problema, o qual deve estar formulado de maneira clara e precisa.
Passo 2 - Fundamentao terica Descreve-se o relacionamento do problema com a teoria que ser utilizada na pesquisa. Passo 3 - Objetivo da pesquisa Os objetivos devem ser retirados diretamente dos problemas levantados no Passo 2. Define-se o que se pretende alcanar com a realizao do trabalho. Passo 4 - Especificao da amostra Deve-se determinar a rea de execuo da pesquisa, a populao a ser investigada, o tipo de amostra e a determinao do seu tamanho, bem como o tipo de amostragem a ser utilizado. Define-se as variveis envolvidas. Passo 5 Anlise exploratria Fazer um estudo descritivo dos dados (grficos e medidas). Verificar normalidade dos dados e potenciais pontos aberrantes. Passo 6 Metodologia (Formulao das hipteses) Estabelecem-se as hipteses a serem formuladas, as quais devem ser claras e precisa. Define-se o problema estatisticamente, decidindo-se que informao estatstica realmente necessria e qual mtodo que ser aplicado. Passo 7 - Anlise dos resultados Passa-se ao tratamento dos dados por intermdio dos testes estatsticos, os quais dependem das hipteses a serem testadas. Nesse tpico, exigido que sejam aplicados testes de hipteses paramtricos e/ou no paramtricos. Testes de duas amostras so exigidos quando comparando abordagens.

Observaes importantes: O conjunto de dados dever ser obtido por meio de um procedimento de coleta, ou seja, conjuntos de dados de repositrios no sero vlidos para o projeto. Cenrios de simulao so vlidos desde que tenham sido implementados. Quanto ao uso de dados pertencentes a terceiros, uma autorizao para uso e divulgao dos mesmos deve ser solicitada.

A escolha da metodologia a ser aplicada no se limita ao que foi ministrado no curso. O aluno pode fazer uso de alguma tcnica que no foi apresentada, por exemplo, ANOVA. Os passos de 1 a 7 so obrigatrios. O projeto deve ser desenvolvido usando parcialmente ou totalmente a linguagem R.

Forma de avaliao do projeto Uma apresentao de 15 minutos durante os dias 30/06, 01/7 e 03/07. A ordem da apresentao ser definida previamente pela professora. Um relatrio em formato de artigo com no mximo 6 pginas. Esse deve ser entregue no dia da apresentao. O projeto corresponde a 50% da nota geral.

Consideraes finais Equipe com no mximo trs componentes. Uma proposta do projeto deve ser submetida at o dia 13/06 para ser avaliada com a professora, Roberta ou Marco.

Das könnte Ihnen auch gefallen