Sie sind auf Seite 1von 2

Geografia/ 3 Ano Professora: Clssia Freitas Os domnios morfoclimticos I Domnio Amaznico regio norte do Brasil, com terras baixas

as e grande processo de sedimentao; clima e floresta equatorial; II Domnio dos Cerrados regio central do Brasil, como diz o nome, vegetao tipo cerrado e inmeros chapades; III Domnio dos Mares de Morros regio leste (litoral brasileiro), onde se encontra a floresta Atlntica que possui clima diversificado; IV Domnio das Caatingas regio nordestina do Brasil (polgono das secas), de formaes cristalinas, rea depressiva intermontanhas e de clima semi-rido; V Domnio das Araucrias regio sul brasileira, rea do habitat do pinheiro brasileiro (araucria), regio de planalto e de clima subtropical; VI Domnio das Pradarias regio do sudeste gacho, local de coxilhas subtropicais.

I Domnio Morfoclimtico Amaznico Situao Geogrfica Situado ao norte brasileiro, o domnio Amaznico a maior regio morfoclimtica do Brasil, com uma rea de aproximadamente 5 milhes km equivalente a 60% do territrio nacional abrangendo os Estados: Amazonas, Amap, Acre, Par, Maranho, Rondnia, Roraima, Tocantins e Mato Grosso. Encontram-se como principais cidades desta regio: Manaus, Belm, Rio Branco, Macap e Santarm.

II Domnio Morfoclimtico dos Cerrados Situao Geogrfica Formado pela prpria vegetao de cerrado, nesta rea encontram-se as formaes de chapadas ou chapades como a Chapada dos Guimares e dos Veadeiros, a fauna e flora ali situada, so de grande exuberncia, tanto para pontos tursticos, como cientficos. Vale destacar que da regio do cerrado que esto trs nascentes das principais bacias hidrogrficas brasileiras: a Amaznica, a So-Franciscana e a Paranica. Localizado na regio central do Brasil, o Domnio Morfoclimtico do Cerrado detm uma rea de 45 milhes de hectares, sendo o segundo maior domnio por extenso territorial. Incluindo neste espao os Estados: do Mato Grosso, do Mato Grosso do Sul, do Tocantins (parte sul), de Gois, da Bahia (parte oeste), do Maranho (parte sudoeste) e de Minas Gerais (parte noroeste). Encontrado ao longo de sua rea cidades importantes como: Braslia, Cuiab, Campo Grande, Goinia, Palmas e Montes Claros. III Domnio Morfoclimtico de Mares de Morros Situao Geogrfica

Este domnio estende-se do sul do Brasil at o Estado da Paraba (no nordeste), obtendo uma rea total de aproximadamente 1.000.000 km. Situado mais exatamente no litoral dos Estados do: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paran, de So Paulo, Rio de Janeiro, Esprito Santo, da Bahia, Sergipe, de Alagoas, de Pernambuco, da Paraba; e no interior dos Estados, como: So Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Esprito Santo. Incluindo em sua extenso territorial cidades importantes, como: So Paulo, Rio de Janeiro, Vitria, Salvador, Recife, Porto Alegre e Florianpolis. IV Domnio Morfoclimtico das Caatingas Situao Geogrfica Situado no nordeste brasileiro, o domnio morfoclimtico das caatingas abrange em seu territrio a regio dos polgonos das secas. Com uma extenso de aproximadamente 850.000 km, este domnio inclui o Estado do Cear e partes dos Estados da Bahia, de Sergipe, de Alagoas, de Pernambuco, da Paraba, do Rio Grande do Norte e do Piau. Tendo como principais cidades: Crato, Petrolina, Juazeiro e Juazeiro do Norte. V Domnio Morfoclimtico das Araucrias Situao Geogrfica Encontrado desde o sul paulista at o norte gacho, o domnio das araucrias ocupa uma rea de 400.000 km, abrangendo em seu territrio cidades importantes, como: Curitiba, Ponta Grossa, Lages, Caxias do Sul, Passo Fundo, Chapec e Cascavel. VI Domnio Morfoclimtico das Pradarias Situao Geogrfica Situado ao extremo sul brasileiro, mais exatamente a sudeste gacho, o domnio morfoclimtico das pradarias compreende uma extenso, segundo AbSaber, de 80.000 km e de 45.000 km de acordo com Fontes & Ker UFV. Tendo como cidades importantes em sua abrangncia: Uruguaiana, Bag, Alegrete, Itaqui e Rosrio do Sul.

Das könnte Ihnen auch gefallen