Sie sind auf Seite 1von 1

PAAA 2

Luccas Franklin Martins

Paulo Cartaxo A vida acadmica s est comeando e no est sendo fcil. Sem contar anda que h mais do que trs anos e meio de estudos para alcanar meus objetivos.

Lara Huttembergue Alm de ganhar conhecimento, a melhor parte so as experiencias e o crescimento individual. As exigncias so muitas,mas sempre vale a pena.

Vida Universitria: como ex-alunos do ensino mdio encaram essa realidade


O preparo to intenso para o vestibular deixa o aluno despreparado para encarar a realidade de uma vida acadmica, na qual o estudo continuo. O ideial que na universidade ele no s aprenda, mas adquira o conhecimento necessrio para que se torne um profissional competente. Alunos da PUC-Campinas relatam as suas dificuldades para guardar conhecimento, j que foram to acostumados a decoreba para aprovao do vestibular. De fato, as exigncias da vida acadmica contribuem para o crescimento do aluno, uma vez que ele se v obrigado a corresponder ao seletivo mercado de trabalho. Estudar pra passar fcil. O problema que sem estudo individual, dificilmente se aprende o que de fato importante para a profisso, diz Luccas Franklin, 22. O jornalismo, alm disso, requer muita mo na massa, ou, nas palavras de Marcel Cheida, professor do OPINIO curso, LBC, o levantar a bunda da Paulo Cartaxo, 18, aluno do pri- cadeira, que o torna muito atpico em meiro ano de jornalismo, afirma: relao aos outros cursos universitAinda no me dei conta de que estou rios, que no dependem de entrevistas, na Universidade e parece que alguns matrias, e trabalho de campo. alunos tambm no, pois vejo atitudes que no correspondem ideia que eu REALIDADE tinha de ensino superior. O estudante chega universidade Acredito que o estudo individual com diversos vcios do Ensino Mdio, na universidade importante para que como depender do professor para o voc desenvolva sua opinio sobre o estudo, esperando que tudo chegue a assunto, e no se influencie apenas ele e acreditando que assistir as aulas pelo que o professor diz, afirma Js- o suficiente para sua formao. sica Fontoura, 18. Os estudos na vida acadmica no Para Lara Huttembergue, 19, tam- devem se fundamentar apenas nas aubm estudante do primeiro ano de Jor- las expositivas, importante buscar nalismo, a vida acadmica a oportu- livros e trabalhos acadmicos para nidade para o amadurecimento pessoal complementar o que se viu em aula. e profissional. A pro-atividade s conquistada se o estudante tiver maturidade suficiente para pesquisar sozinho os temas relacionados s disciplinas do seu curso. Assumida a posio de pesquisador, o estudante deve planejar o seu estudo dirio. No existe um modelo especfico, uma vez que cada indivduo deve conhecer o modo e o ritmo que se enquadre melhor sua maneira de estudar. EXPERINCIA Longe de eu ser o aluno mais esforado, mas acredito que, por j ter feito metade de outra faculdade - largada, por falta de interesse - e TER trabalho em algumas empresas, consigo ter uma viso diferente e mais amadurecida das aulas. No julgo, como a grande maioria do alunos, que algumas aulas sejam inteis, j que tal ensino talvez seja s utilizado depois de iniciada a vida profissional, relata o aluno do segundo semestre de jornalismo Renan Lopes, 23. O preparo para o vestibular no tem mais valor aps a aprovao numa faculdade. O Ensino Mdio deve preparar melhor o estudante para a vida adulta, cheia de surpresas e novas experincias.
Jssica Fontoura e Renan Lopes

Da esquerda para a direita: Renan Lopes, Lara Huttembergue, Franklin, Jssica Fontoura e Paulo Cartaxo

Jssica Fontoura Apesar dos preos altos dos livros acadmicos, acredito que construir uma biblioteca pessoal importante no apenas para a vida universitria, mas tambm para a profissional

Franklin Martins Se realmente o valor de um jornalista se d pela quantidade de processos que ele tem nas costas, estou no lugar certo. Eu e minha cmera

Renan Lopes difcil comear do zero, ainda mais com a presso da famlia que queria tanto uma carreira para mim. Mas prefiro ganhar menos e ser feliz do que ter dinheiro e infeliz.

Das könnte Ihnen auch gefallen