Sie sind auf Seite 1von 2

MANEJO E LOGSTICA DA COLHEITA E PS-COLHEITA NA PRODUO INTEGRADA DE FRUTAS NO BRASIL Processo CNPq 480037/02-7

Morfologia
O nome certo para cada parte da banana
A banana um fruto simples, carnoso, do tipo baga alongada e trilocular.

Embalagem
Proteo, movimentao e exposio A embalagem instrumento de proteo, movimentao e exposio do produto. A Instruo a medida do palete padr?o brasileiro, m?? m por ?o 20 pseu comprimento e a sua largura devem ser subm?lti ilos de , isto , Devem ser de medidas paletiz?ve as. devem ser recicl?veis ou de incinerabilidade limp u, Se descart?veis. devem ser higienizadas a cada rso, Se retom?veis. As embalagens podem se e descart?veis ou retorn?veis. estabelece as sxigncias para as embalagens de frutas e hortalias fre cas, 2002de novembro de ?2 de , 00?INMETRO N? /ANVISA/Normativa Conjunta SARC (PBR). obedec Dendo regulamenta?o do Governo Federal, fevem ser rotuladas. Devem apresentar a identi .ica?o e a garantia do fabricante

BANASIL

Altura Base do pednculo Comprimento interno

pice Dimetro (calibre)

Comprimento externo

PROGRAMA BRASILEIRO PARA A MODERNIZAO DA HORTICULTURA


Almofada Dedo Quina Engao (rquis)

Pednculo

Ponta ou pice

um programa de adeso voluntria e de autoregulamentao setorial, que surgiu em 1997, como Programa Paulista para a Melhoria dos Padres Comerciais e de Embalagens de Hortigranjeiros, fruto da deciso da Cmara Setorial de Frutas e da Cmara Setorial de Hortalias, Cebola e Alho da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de So Paulo. Em 2000, atendendo demanda de outros estados brasileiros, tornou-se um programa de atuao nacional. A atual denominao se deve necessidade de uma ao mais profunda e abrangente de modernizao da cadeia de produo de frutas e hortalias frescas. O Centro de Qualidade em Horticultura da CEAGESP o responsvel pela operacionalizao do Programa, desde o seu incio.

Publicaes
Programa Brasileiro para a Modernizao da Horticultura - www.classificacao.org.br A Banana o 29 produto a ter a sua cartilha de classificao lanada. A banana Cavendish teve a sua primeira norma revista e atualizada. A norma atual engloba outros grupos varietais: Prata, Ma e Ouro. So 30.000 exemplares da cartilha de banana, num universo total de 502.000 cartilhas. J existem 33 produtos com normas de classificao aprovadas, que so responsveis por mais de 90% do volume de frutas e hortalias frescas comercializadas na CEAGESP. O 1 produto foi o tomate, que teve a sua 1 cartilha de classificao lanada em 1997. A adoo das normas de classificao de banana obrigatria para os produtores que aderiram Produo Integrada de Frutas - PIF. Produtos com normas oficiais do MAPA e com cartilha: Abacaxi, uva fina e uva rstica. Produtos com cartilha: Abacaxi, banana Cavendish, banana, caqui, goiaba, laranja, limo Tahiti, mamo, manga, maracuj azedo, melo, pssego e nectarina, tangerina, uva fina, uva rstica, alface, batata, berinjela, cebola, cenoura, couve-flor, mandioquinha-salsa, melo, morango, pepino, pimento, quiabo e tomate (2). Produtos com normas aprovadas, ainda sem cartilha impressa: Maracuj doce, figo, abobrinha, batata doce, chuchu, melancia, repolho e vagem. Produtos em fase de reunio nacional para aprovao da norma: alcachofra e anonceas. Produtos em fase de estudo para elaborao da norma: Abacate, abbora, agrio, beterraba, inhamecar, taro-inhame.

Lculo

Vasos condutores Epicarpo Pericarpo (casca)

Semente ou rudimento de semente Eixo central

Mesocarpo

Endocarpo (polpa)

A banana (Musa spp.) a fruta tropical de maior produo no mundo com a colheita de 71 milhes de toneladas em 2004. O nosso pas, com 6,6 milhes de toneladas em 2004, ocupa o segundo lugar mundial, perdendo apenas para a ndia com 16,8 milhes de toneladas (FAO, 2005). Tambm figura entre as trs frutas mais comercializadas no mercado internacional. O centro de origem da maior parte das variedades de banana a sia Tropical, com centros secundrios na frica e ilhas do oceano Pacfico. Filhas de duas espcies selvagens Musa acuminata e Musa balbisiana, as bananeiras se espalharam por todas as regies tropicais e subtropicais do globo. No Brasil esto totalmente incorporadas paisagem. Todas as unidades da nossa federao apresentam uma produo significativa de banana. Alm de grandes produtores somos grandes consumidores de banana, pois cada brasileiro come mais de 30 kg da fruta ao ano. Nada mais natural, a fruta alm de produzir bem em nosso meio, nutritiva, com razovel valor calrico, grande fornecedora do potssio e vrias vitaminas. A banana consumida madura in natura, em receitas salgadas, cozida, assada, frita na forma de chips, doces entre outras maneiras. A produo de banana no Brasil apresenta grandes contrastes entre regies e produtores, vamos do simples extrativismo at reas da mais alta tecnologia. A demanda por padres de qualidade e normas de classificao veio das regies mais tecnificadas. As normas de classificao so a base para a modernizao da comercializao e da transparncia nas relaes comerciais. A atividade classificatria excelente mapeadora dos problemas da produo e fornece pesquisa uma base nica para a avaliao dos seus resultados. O Programa Brasileiro para a Modernizao da Horticultura, numa iniciativa conjunta entre o CQH da CEAGESP, a EPAGRI e a CIDASC, em Itaja (SC), no dia 07 de maro de 2002, realizou uma reunio nacional de toda a cadeia produtiva de banana e aprovou as normas de adeso voluntria apresentadas nesta cartilha. Em 2003, os participantes da Produo Integrada de Banana incorporaram as normas de classificao aqui apresentadas aos procedimentos ps-colheita - PIB.

MONITORAMENTO E CONTROLE DE CLIMATIZAO ATRAVS DE UM PC (55-11)67540943

YES ns temos etileno 92%

CEAGESP PAV. AMG BOX 1,2,3 (11) 3643.7315 / 7316 /7317 www.magario.com.br e-mail: magario@uol.com.br
Certeza da Melhor Qualidade

SINDIPAR
Sindicato Rural de Paranapanema
S O PA U L O

Apoio
EPAMIG

Banana Musa spp.

Endocarpo (polpa)

Luiz Alberto Lichtemberg Pesquisador em Bananicultura EPAGRI

Maria Geralda Vilela Rodrigues Pesquisadora em Fruticultura EPAMIG/CTMM

Luiz Antonio C. Penteado Diretor Regional Agrcola de Registro CATI

Epagri

Epicarpo Pericarpo Mesocarpo(casca)

Para uso em referncia bibliogrfica:


PBMH & PIF - PROGRAMA BRASILEIRO PARA A MODERNIZAO DA HORTICULTURA & PRODUO INTEGRADA DE FRUTAS. Normas de Classificao de Banana. So Paulo: CEAGESP, 2006. (Documentos, 29).
Centro de Qualidade em Horticultura - CEAGESP Tel.: (11) 3643-3825/3643-3892 Tel./Fax: (11) 3643-3827 e-mail: cqh@ceagesp.gov.br Distribuio gratuita Tiragem: 30.000 Data de impresso: 05/2006

Suturas do mesocarpo

PROGRAMA DE ADESO VOLUNTRIA

NORMAS DE CLASSIFICAO

Yes, ns temos bananas! E agora classificadas!

Patrocnio

Classificao
Garantia de transparncia na comercializao

Grupo
Organizao dos cultivares

Subclasse
Garantia de homogeneidade de maturao

Categoria
Garantia de padro mnimo de qualidade

Porcentagem da rea na banana

Descolorao da casca Ver Glossrio

1%

3%

Classificao a separao do produto em lotes homogneos, obedecendo a padres mnimos de qualidade e homogeneidade. Os lotes de banana so caracterizados por seu grupo varietal, classe (tamanho), subclasse (estdio de maturao), modo de apresentao e categoria (qualidade).

Os cultivares comerciais de banana so hbridos de duas espcies: a Musa acuminata (genoma A) e a Musa balbisiana (genoma B). A nomenclatura do genoma estabelece os Grupos Varietais, que agrupam cultivares de caractersticas semelhantes.

Escala de Maturao de Von Loesecke

1. Totalmente verde

4. Mais amarelo do que verde

Rtulo
Garantia do responsvel

Qualidade a ausncia de defeitos. As categorias descrevem a qualidade de um lote de banana, atravs da diferena de tolerncia aos defeitos graves e leves em cada uma delas. O produtor deve eliminar os produtos com defeitos graves, antes do seu embalamento. Para cada categoria, de acordo com o grupo, h um dimetro (calibre) mnimo exigido por fruto. Na categoria Extra no permitida a mistura de classes.
Limite de frutos com defeitos graves e leves por categoria, em porcentagem dos frutos do lote

Amassado

Dano por Sol

Defeitos Variveis
A gravidade depende da intensidade
5% 10%

Os defeitos variveis podem ser graves, leves ou desconsiderados (ignorados) em funo de sua intensidade de ocorrncia.

O rtulo identifica o responsvel pelo produto e a sua origem. A rotulagem obrigatria e regulamentada pelo Governo Federal. O rtulo deve conter a descrio do produto de acordo com as regras estabelecidas pelas normas de classificao.

Ouro Cavendish Grupo genmico Grupo genmico AA: Ouro AAA: Nanica, Garantia Naine do Responsvel Nanico, Grand

2. Verde com traos amarelos

Dano Profundo
5. Amarelo com ponta verde
Leso por Tripes de Erupo Gravidade do defeito medida pelo nmero de pontuaes no fruto, na rea de maior intensidade de ocorrncia, em um crculo de rea conhecida
Grupo Crculo em cm 2,85 2,00 1,50 Grave Leve

Defeitos
3. Mais verde do que amarelo 6. Amarelo
Podrido e Ponta de charuto Outros defeitos graves Defeitos graves Defeitos leves

Categoria
Extra 0 0 0 5 5 I 1 5 5 10 10 II 2 10 10 50 50 III 3 20 20 100 100

Maturao Precoce Passado Abelha Arapu caro da Ferrugem

Banana Nanica
Produtor:
Sergio Penteado

Climatizador:

Sergio Penteado

Ma Grupo genmico AAB: Ma, Mysore, Thap Maeo

Endereo: Fazenda das Musceas Municpio:


Registro

Prata Grupo genmico AAB: Prata, Prata An (Enxerto), Pacovan e Branca

Cavendish e Prata Ma

Injria grave por frio Empedramento do fruto

Ouro

7. Amarelo com reas marrons


tolerada a presena de 5% de unidades de apresentao fora da Subclasse especificada no rtulo, desde que pertencentes s Subclasses imediatamente superior ou inferior.
Subclasse:
1 5 2 6 3 7 4

Total de defeitos

Estado: SP CEP: 11900-000


CPF: 305.809.612-15

IP: P-0454.101910-119

Grupo:
Cavendish Prata Ma Ouro

Calibre mnimo por categoria dimetro (em mm)

Imaturo
III 25 23 23 15

Os dimetros dos crculos de 2,85 cm, de 2 cm e de 1,5 cm so respectivamente 1,90 cm, 1,60 cm e 1,38 cm.

Grupo:
Cavendish Prata 6 18 9 22 2 5 6 Buqu 3 7 Penca Ma 12 26 4 15 Ouro

Grupo
Extra Cavendish Prata 32 34 32 25

Categoria
I 30 32 30 22 II 28 28 25 20

Classe
Garantia de homogeneidade de tamanho

Traa

Ver Glossrio

Ltex

Fuligem

Glossrio
Vocabulrio Amassado: A fruta apresenta variao na forma caracterstica da variedade, devido a impacto ou presso que atingiu a polpa, sem rompimento da casca. Ausncia de dedos: Falta de mais de um dedo na almofada. Dano por sol: Mancha descolorida na casca, causada por sol intenso, inicialmente de cor amarela plida, evoluindo para a cor escura. Dano Profundo: Leso que atinge a polpa, como corte e quebra do fruto. Descolorao da casca: A colorao da casca no obedece s cores verde e amarela, caractersticas de cada variedade. A descolorao pode ser causada por falta de clorofila, presena de antocianina e de serosidade atpica do cultivar. Desenvolvimento diferenciado: O fruto, apresentado em dedo, possui curvatura muito acentuada localizada no primeiro tero do seu comprimento (a partir do pednculo) e a relao da altura (menor distncia entre as extremidades do fruto) e o seu comprimento interno menor que 0,72. O fruto, em buqu ou penca, apresenta formato muito diferente dos outros frutos do mesmo buqu ou penca, prejudicando o embalamento. Empedramento do fruto: Endurecimento localizado de pores internas da polpa, perceptvel mesmo depois da maturao. Problema fisiolgico de ocorrncia predominante no Grupo Ma, e que, pode ou no, apresentar colorao castanho-escura.

Classe:

Subclasse:

Apresentao: Categoria:

Dedo

O agrupamento em classes garante a homogeneidade de tamanho entre frutos do mesmo lote. A classe da banana determinada pelo comprimento do fruto. CLASSE 6 9 12 15 18 22 26
COMPRIMENTO (cm) Maior que 6 at 9 Maior que 9 at 12 Maior que 12 at 15 Maior que 15 at 18 Maior que 18 at 22 Maior que 22 at 26 Maior que 26

Apresentao
Caracterizao da forma de apresentao

Ma Ouro

Defeitos Leves
Pouco prejudiciais ao produto

Defeitos leves no impedem o consumo do produto, mas depreciam o seu valor.


Categoria:

Tripes de Erupo

Tripes da Ferrugem

Defeitos Graves
Muito prejudiciais ao produto

Data da embalagem:
12/07/2002

Peso Lquido:
15 kg

Nmero Global de Item Comercial: 97898357410018

Nmero do lote:

Dedo (1 fruto)

Buqu (2 a 9 frutos)

Defeitos graves inviabilizam o consumo e depreciam muito a aparncia e o valor do produto.

Dano Mecnico Superficial Ausncia de Dedos Penca (10 ou mais frutos) Desenvolvimento Diferenciado
Gravidade do defeito medida pela % da rea ocupada no fruto
Defeitos Grave Leve

Modelo do cdigo EAN.UCC GS1 Brasil (opcional)

( 01) 97898357410018( 13) 020712( 3100) 000015( 10) L01

A mistura de classes na mesma embalagem permitida, desde que todas as classes sejam identificadas no rtulo. Na categoria Extra no permitida a mistura de classes. tolerada a presena de 10% de frutos fora da(s) classe(s) especificada(s) no rtulo, desde que pertencentes s classes imediatamente superior ou inferior.
Classe:
6 18 9 22 12 26 15

caro e tripes da ferrugem Dano mecnico superficial, abelha Arapu, mancha de fuligem e mancha de ltex

O cdigo de barras opcional mas fundamental para a captura dos dados nos processos automatizados.

Apresentao:

Dedo

Buqu

Penca

Ponta de Charuto

Podrido Geminado Restos Florais

Geminado: Quando dois ou mais dedos se apresentam unidos. Grupo genmico: O genoma das bananas caracterizado pelas letras A (espcie Musa acuminata) e B (espcie Musa balbusiana). As suas combinaes geram os diferentes grupos genmicos. Cada letra representa o nmero bsico de cromossomos. Imaturo: Fruto colhido antes de completar o desenvolvimento fisiolgico. Injria por frio: Alteraes na colorao da casca e nas caractersticas e metabolismo do fruto devido ao frio. Grave: Casca com manchas verde-escuras, maturao anormal e decomposio da polpa, causados por exposio severa ao frio. No considerado defeito: Escurecimento da casca, que se torna acinzentada e opaca. O fennemo se restringe casca e no atinge a polpa do fruto. Leso por abelha-Arapu: Leso, em geral concentrada na quina do fruto, causada pela abelha sem ferro Trigona spinipes Fabricius. Leso por traa do fruto: Galerias no fruto causadas por larvas do inseto Opogona sacchari. Leso por tripes de erupo: Pequenas pontuaes, speras ao tato, resultado das picadas de tripes da erupo (Frankliniella spp.). Pode ser grave ou leve. A sua gravidade depende do nmero de pontuaes na rea de maior intensidade de ocorrncia em um crculo de rea conhecida. A rea do crculo utilizada e o numero de pontuaes variam com o Grupo. Nos Grupos Cavendish e Prata 2,85 cm2, no Grupo Ma 2,0 cm2 e no Grupo Ouro 1,5 cm2. Grave: Nos Grupos Cavendish e Prata igual ou superior a 15 pontuaes, no Grupo Ma 10 pontuaes e no Grupo Ouro 9 pontuaes na rea mais afetada. Leve: Nos Grupos Cavendish e Prata igual ou superior a 5 pontuaes, no Grupo Ma 4 pontuaes e no Grupo Ouro 3 pontuaes na rea mais afetada. Leso por tripes e caro da ferrugem: Mancha de colorao vermelha ou prateada causada por tripes da ferrugem (Chaetanophothripes spp, Caliothrips bicinctos Bagnall, Tryphadothrips lineatus Hood) ou por caro da ferrugem (Tetranychus spp.). Pode ser grave ou leve. Grave: Ocupa 10% da rea do fruto ou mais. Leve: Ocupa de 5 at 10% da rea do fruto. No considerado defeito: Leso que ocupe rea menor que 5% da superfcie do fruto. Leso superficial: Dano superficial, mancha de ltex, mancha de fuligem, dano por abelha-Arapu. Os danos superficiais so causados por atritos, abrases, presses e arranhes e se restringem parte superficial da casa. Grave: Leso superficial que ocupe 3% ou mais da rea do fruto. Leve: Leso superficial que ocupe de 1 at 3% da rea do fruto. No considerado defeito: Leso superficial que ocupe menos que 1% da rea do fruto. Maturao precoce: Amarelecimento antecipado de alguns dedos da penca ou buqu. O amadurecimento anormal deve-se perda de folhas da planta, geralmente causado pelo Mal de Sigatoka. Passado: Fruto em senescncia, com colorao da polpa completamente amarela, sem firmeza e com casca escurecida. Podrido: Dano patolgico em qualquer grau de decomposio, desintegrao ou fermentao dos tecidos. Ponta de charuto: Necrose na ponta do fruto, com aspecto semelhante cinza de charuto, causada por dois fungos, associados ou no, Trachysphaera fructigena e Verticillium theobromae. Restos florais: Presena de restos secos da flor na extremidade final do fruto.

Das könnte Ihnen auch gefallen