Sie sind auf Seite 1von 48

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA UNISUL CURSO DE CIENCIAS CONTABEIS

Anlise do Desempenho Empresarial II

Prof. Dr. Gabriel G. Bocchetti

2011
CONTABILIDADE COMO INSTRUMENTO GERENCIAL

USO DA INFORMAO CONTBIL

Para que a informao contbil seja usada no processo de administrao, necessrio que essa informao contbil seja desejvel e til para as pessoas responsveis pela administrao da entidade. Para os administradores que buscam a excelncia empresarial, uma informao, mesmo que til s desejvel se conseguida a um custo adequado e interessante para a entidade. A informao no pode custar mais do que ela pode valer para administrao da entidade

INFORMAO QUEM DETM A INFORMAO HOJE , DETM O SEGREDO DO SUCESSO E DO PODER. QUEM A POSSUI, EST EM VANTAGEM EM RELAO AQUELES QUE NO A TEM. EM CADA PERODO QUE PASSA DEVEMOS NOS APERFEIOAR E INOVAR PARA NO PERDER ESPAO E ASSIM CONSEGUIR ALCANAR SUCESSO E PODER. QUEM DETM A INFORMAO EST CAPACITADO PARA RESOLVER SITUAES NOVAS COM XITO E RAPIDEZ.

CONCEITOS DE INFORMAO A INFORMAO S RELEVANTE SE FOR CAPAZ DE INFLUENCIAR UMA AVALIAO OU DECISO A Contabilidade o processo de identificao econmico financeiro, mensurao e comunicao de informaes econmicas", a fim de permitir julgamentos e tomada de deciso pelos usurios dessa informao (ONU). Podemos definir a Contabilidade como um sistema de informao destinado a

3 captar e processar dados, transformando-os em informaes teis, visando a sua comunicao aos diversos usurios, para que eles possam, atravs dos seus modelos decisrios, tomar decises com segurana. INFORMAO X DECISO. Esto totalmente ligados. A informao regula qualquer sistema vinculando todos os componentes de uma organizao, oferecendo-os a mesma para a tomada de deciso. DADOS X INFORMAO

O que distingue dado de informao o conhecimento que propicia ao tomador da deciso. DADOS: So registros numricos, no conduzem a uma compreenso, no motiva. Isoladamente no provocam nenhuma reao. INFORMAO: Tem significado, tem forma, representa algo. o dado trabalhado que permite a tomada de decises. Representa para quem os recebe, uma comunicao que pode produzir reao ou efeito surpresa.

SISTEMA DE INFORMAO

CONCEITO Sistema de Informao um conjunto de recursos humanos, materiais, tecnolgicos e financeiros agregados segundo uma seqncia lgica para o processamento dos dados e traduo em informaes, para com seu produto, permitir s organizaes o cumprimento de seus objetivos principais.

FUNES CAPTURA: Compilao e registro; CLASSIFICAO: Identificar e agrupar por atributos (Nmero, data e nome); SISTEMATIZAO: Reduo do volume de dados, filtragem, condensao; ARMAZENAMENTO: Conservao e proteo da base de dados; RECUPERAO: Acesso base de dados; PROCESSAMENTO: Transformao do dado coletado em dado pronto para os usurios (sada de dados);

4 TRANSMISSO: Comunicao entre pontos distantes e distintos entre si; EXIBIO: Sada da informao de forma legvel e til. CARACTERSTICAS BSICAS DA INFORMAO

Para que as informaes sejam qualificadas e teis elas devem apresentar algumas caractersticas bsicas: CLAREZA: Deve atender o nvel de compreenso do usurio. CONFIABILIDADE: A informao deve ser correta, exata.sem margem de erro. DISPONIBILIDADE: Deve estar disposio no momento requerido. UTILIDADE: Toda sada deve satisfazer uma necessidade. ECONOMIA: O custo no deve superar o benefcio. COMPARABILIDADE: Ser comparvel, no tempo e quanto natureza dos elementos. FLEXIBILIDADE: Deve-se adaptar as necessidades correlatas. ARQUITETURA DE UM SISTEMA DE INFORMAO CONTBIL O processo de tomada de decises de natureza circular, e seu ciclo completo abrange as etapas de planejamento, execuo e controle.

PLANEJAMENTO Necessidade de deciso Definio de alternativas de ao Coleta e Anlise de informaes relevantes Avaliao de alternativas Tomada de deciso EXECUO Ao (Planos) CONTROLE Informaes sobre resultados Comparao Ao corretiva

A CONTABILIDADE COMO LINGUAGEM

O PROCESSO DE COMUNICAO

PARA QUE A COMUNICAO SE PROCESSE DE FORMA CORRETA PRECISO QUE SE UTILIZE A LINGUAGEM ADEQUADA AO ENTENDIMENTO DO DESTINATRIO DAS INFORMAES. Para cada rea existe uma linguagem que serve para a comunicao entre as pessoas envolvidas na mesma. A linguagem precisa ser compreensiva e sucinta para melhor compreenso dos diversos usurios. Evidenciaes so interpretaes dos nmeros, ou seja, uma linguagem. Para cada usurio existe um nvel de entendimento das informaes. Para ser bem compreendida e convincente, a contabilidade precisa ser muito clara e verdadeira. Para convencer que a contabilidade til precisamos envolver as pessoas, aprimorar idias, mas no deixar de seguir uma certa linha de raciocnio. A contabilidade tem a funo de coletar, resumir, analisar e relatar informaes acerca dos negcios das empresas num horizonte de presente/futuro.

INFORMAO NA CONTABILIDADE E POR MEIO DA COMUNICAO QUE OS INDIVDUOS E ORGANIZAES SE RELACIONAM UNS COM OU OUTROS, INFLUECIANDO-SE MUTUAMENTE. Contabilidade, dentro de uma estrutura organizacional bsica, a fonte que mais recebe, processa, demonstra, relata e gera informaes. O fornecimento de informaes teis uma preocupao constante da Contabilidade, resta saber se a diversidade e variedade de informaes geradas so suficientes para o gestor definir, executar e avaliar estratgia, que viabilize o sucesso empresarial no atual ambiente econmico. Percebe-se que os atuais processos de planejamento estratgicos esto estimulando

6 as organizaes na corrida rumo s informaes de base. A Contabilidade o instrumento que permite democratizar o entendimento das informaes contbeis, tornado-as mais acessveis sociedade, possibilitando a cada indivduo julgar a gesto e as responsabilidades dos administradores das entidades pblicas e privadas. A Contabilidade um meio formal de se reunir dados para ajudar e coordenar decises coletivas luz das metas ou objetivos de uma organizao; o maior sistema de informaes quantitativas de quase todas as organizaes.

A NOVA LINGUAGEM NA CONTABILIDADE

A CONTABILIDADE A LINGUAGEM DA EMPRESA. A contabilidade uma linguagem universal e a condio de confiabilidade necessria expanso dos negcios. A linguagem contbil deve ser aperfeioada atravs de relatrios adicionais, valores agregados, para assim dar mais abertura aos proprietrios de forma que se comuniquem e expressem suas dvidas, contribuindo para informaes mais precisas, e consequentemente uma melhor gesto dos processos. A Contabilidade, como fonte emissora das informaes, deve ter o cuidado de usar a linguagem adequada, para que o usurio possa decodific-la e utiliz-la adequadamente, de acordo coma realidade dos fatos. O aperfeioamento dessa nova linguagem contbil deve contribuir com a verdade dos nmeros, permitindo aos usurios da informao entender as causas e os efeitos a serem objeto de reflexo, compondo decises adequadas e compatveis com a realidade dos fatos. A DINMICA DA EMPRESA Uma das descobertas mais interessantes da Anlise de Balanos a de que, atravs dos dados das Demonstraes Financeiras, podem ser calculados, quantos dias, em mdia a empresa ter de esperar para receber suas vendas. Este o chamado ndice de Prazo Mdio de Recebimento de Vendas. Outros ndices podem que podem ser calculados so os de Prazo Mdio de Renovao de Estoques e Prazo Mdio de Pagamentos das Compras. A conjuno dos trs ndices leva a anlise dos ciclos operacional e de caixa, elementos fundamentais para a determinao de estratgias empresariais, geralmente vitais para a determinao do fracasso ou sucesso de uma empresa.

7 ANLISE DO CAPITAL DE GIRO CONCEITO

A Necessidade de Capital de Giro a chave para a administrao financeira de uma empresa.

Necessidade de Capital de Giro, no s um conceito fundamental para a anlise da empresa do ponto de vista financeiro, ou seja, anlise de caixa, mas tambm de estratgias de financiamento, crescimento e lucratividade. de grande utilidade no auxlio da determinao da sade financeira de uma empresa, fornecendo uma viso sistmica do impacto das diversas reas de decises na empresa e de suas interaes.

DETERMINAO DA NCG

O primeiro passo para encontrar o NCG padronizar as Demonstraes Contbeis, ou seja, separar o Ativo Circulante e Passivo Circulante em Operacional e Financeiro, os quais fogem das classificaes habituais. O Ativo Circulante Operacional - ACO o investimento que decorre automaticamente das atividades de compra/produo/estocagem/venda, enquanto o Passivo Circulante Operacional - PCO o financiamento, tambm automtico, que decorre dessas atividades. Ativo Circulante Operacional ACO = Corresponde aos investimentos que a empresa precisa fazer em clientes ( Duplicatas a Receber ), estoques, adiantamento a fornecedores, despesas do exerccio seguinte e as demais contas ligadas a produo.

Passivo Circulante Operacional PCO = Corresponde a fonte de recursos operacionais como, fornecedores, salrios e encargos a recolher, impostos a recolher, adiantamento de clientes outras contas ligadas as fontes operacionais.

8 A diferena entre esses investimentos (ACO) e financiamentos (PCO) quanto a empresa necessita de capital para financiar o giro, ou seja , a Necessidade de Capital de Giro = NCG. Logo: NCG = ACO - PCO As situaes bsicas que ocorrem numa empresa, com relao ao ACO/PCO podem ser assim resumidas: ACO > PCO a situao normal na maioria das empresas. H uma NCG para a qual a empresa deve encontrar fontes adequadas de financiamento. ACO = PCO Neste caso a NCG igual a zero e, portanto, a empresa no tem necessidade de financiamentos para o giro.

ACO < PCO A empresa tem mais financiamentos operacionais do que investimentos operacionais. Sobram recursos das atividades operacionais, os quais podero ser usados para aplicao no mercado financeiro ou para expanso da empresa.

A magnitude do investimento operacional em giro decorre do tipo de atividade de cada empresa. Cada atividade tem suas caractersticas prprias. O ciclo de operao de uma empresa agrcola que produz milho, seguramente, ser diferente de ciclo de outra empresa tambm agrcola que produz caf. O ciclo de produo de um navio diferente do ciclo de produo de uma caneta esferogrfica. As atividades de uma empresa comercial compreendem diversas fases, a saber: COMPRA ----- ESTOCAGEM ----- VENDAS

As compras podem ser a vista ou a prazo. As mercadorias adquiridas podem ser vendidas rapidamente ou podem demorar nos estoques. As vendas tambm podem ser a vista ou a prazo. Suponhamos um supermercado que trabalhe com as seguintes condies:

9 Prazo Mdio de renovao dos estoques 34 dias Prazo Mdio de recebimento das vendas a vista Prazo Mdio de pagamento das compras 51 dias
Compra Vende e Recebe PMRE = 34 dias PMPC = 51 dias
Ciclo Financeiro = -17 dias

Paga

O prazo mdio de rotao dos estoques compreende (em mdia) o tempo que a mercadoria permanece na empresa, aps ser adquirida. O prazo mdio de pagamento das compras compreende (em mdia) o perodo em que a empresa tem para pagar suas compras aps ter recebido a mercadoria. O prazo mdio de recebimento das vendas compreende (em mdia)o perodo de que a empresa precisa esperar para receber a venda que efetuou. Nesse exemplo as vendas so a vista. O ciclo financeiro o perodo em que a empresa leva para que o dinheiro volte ao caixa, isto , compreende o prazo mdio de rotao de estoque, mas o prazo mdio de recebimento das vendas, menos o prazo mdio de pagamento das compras. Para esse supermercado, observamos que sua atividade permite trabalhar, durante 17 dias, com dinheiro do fornecedor, isto , recebe antes de pagar. Portanto, em condies dessa natureza, o supermercado no precisar de recursos prprios para financiar sua atividade operacional, podendo inclusive ter CCL negativo e ainda ser financeiramente saudvel. Enquanto na empresa comercial a essncia de sua atividade reside na intermediao comercial, ou seja, compra e venda de mercadorias, numa empresa industrial ocorre a transformao da matria-prima em produtos destinados ao uso ou ao consumo, ou mesmo destinado a produo de outros bens.

Compra de matria prima Estocagem de matria prima Transformao de matria-prima, agregando * Mo-deObra direta * Componentes * Outros custos indiretos de fabricao Estocagem de produto acabado Venda do produto acabado

10 Nesse esquema relativo a uma empresa industrial, o ciclo da produo e estocagem comea na aquisio da matria-prima e termina na venda do produto acabado. O tempo envolvido depender do tipo de atividade da empresa e do grau de modernizao de seus processos e de sua administrao. Alm das etapas esquematicamente representadas, h as ocorrncias de pagamento das compras e de recebimento das vendas. Suponhamos uma empresa industrial que trabalhe com as seguintes condies: Prazo mdio de rotao dos estoques 523 dias Prazo Mdio de recebimento das vendas 128 dias Prazo mdio de pagamento das compras 93 dias

Compra PMRE = 523 dias

Vende

Recebe

PMRV = 128 dias Paga Ciclo financeiro = 558 dias

PMPC = 93 dias

Observamos que, aps a entrada das matrias-primas e componentes, a empresa os transforma em produtos acabados e posteriormente os vende. O prazo mdio de rotao dos estoques cerca de 523 dias, O fornecedor de matria-prima recebe, em mdia, 93 dias aps a entrega. Depois de efetuada a venda, os clientes levam aproximadamente 128 dias para pagar. Dessa forma, a empresa financia o perodo compreendido entre o momento em que paga ao fornecedor e aquele em que recebe do cliente, que no caso equivale a 558 dias. Uma empresa com ciclo financeiro dessa magnitude apresenta uma elevada Necessidade de Capital de Giro. Tanto nas empresas comerciais quanto nas industriais, as atividades bsicas podem ser sintetizadas em quatro grandes eventos, ou seja: Quando ocorre a compra Comerciais Quando ocorre a venda Eventos Quando ocorre o pagamento Financeiros Quando ocorre o recebimento

11 Em funo dos prazo de rotao dos estoques, recebimento das vendas e pagamento de compras possvel encontrar-mos os trs tipos bsicos de NCG. No primeiro tipo, em que ACO>PCO, a empresa apresenta NCG, como o caso da empresa industrial de nossa ilustrao acima. No segundo tipo em que ACO = PCO, a NCG nula, ou seja, no toma nem libera recursos. Esta tende a ser uma situao hipottica. No terceiro tipo, em que ACO<PCO, como no caso do supermercado que tambm utilizamos como ilustrao acima, no qual a NCG negativa, ocorre uma liberao de recursos, devido a empresa receber antes de pagar e ter o prazo de pagamento das compras maior que o prazo de renovao dos estoques. importante destacar que, apesar, de s termos citado contas a receber de cliente (duplicatas a receber), estoques e fornecedores h outras contas que integram a NCG. De qualquer modo, a tendncia de que esssas trs seja m o carro chefe da NCG.

Paralelo a esses conceitos, surge um outro denominado Tesouraria ( T ), que composto pelos itens de carter financeiro, como disponibilidades, aplicaes financeiras, emprstimos de curto prazo. Ativo Circulante Financeiro ACF = Caixa, Bancos e Aplicaes Financeiras. Passivo Circulante Financeiro PCF = Emprstimos, Financiamentos e Duplicatas Descontadas. Vejamos um exemplo prtico de como ficaria um balano estruturado para atender essa ferramenta de anlise.

12 Balano Patrimonial da Cia Brinquedos S.A


ATIVO Circulante Disponibilidades Duplicatas a Receber Estoques Outros Circulantes Realizvel a L. Prazo Ativo Permanente TOTAL PASSIVO Circulante Instituies de Crdito Fornecedores Salrios e Encargos Outros Circulante Exigvel a Longo Prazo Patrimnio Lquido TOTAL

1.095,00 135,00 773,00 169,00 18,00 1,00 198,00 1.294,00

683,00 471,00 98,00 30,00 84,00 1,00 610,00 1.294,00

ATIVO Circulante Operacional Duplicatas a Receber Estoques Outros Circulantes

960,00 773,00 169,00 18,00

PASSIVO Circulante Fornecedores Salrios e Encargos Outros Circulante

212,00 98,00 30,00 84,00

NCG ===> 748,00 Circulante Financeiro Disponibilidades 135,00 135,00 Circulante Financeiro Instituies de Crdito 471,00 471,00

Tesouraria ==> (336,00) Realizvel a L. Prazo Ativo Permanente TOTAL 1,00 198,00 1.294,00 Exigvel a Longo Prazo Patrimnio Lquido TOTAL 1,00 610,00 1.294,00

Com base nesse exemplo, observamos o seguinte: a) A Necessidade de Capital de Giro ( NCG) a diferena entre as contas circulantes operacionais do ativo e do passivo circulante, isto , as contas que decorrem do ciclo operacional da empresa. Note que o total do ativo circulante operacional(ACO) representa uma aplicao de R$ 960,00, enquanto o passivo circulante operacional (PCO), representa uma fonte de recursos de natureza operacional de R$ 212,00. Da, a Necessidade de Capital de Giro igual a R$ 748,00, que a diferena entre ACO e PCO. A Tesouraria (T) a diferena entre ativo circulante financeiro (ACF) e Passivo circulante financeiro (ACF), isto , as contas de naturezas financeiras. Verifique que o ACF totaliza R$ 135,00 enquanto PCF totaliza R$ 471,00. A diferena resultante de R$ 336,00, evidencia

b)

13 que a empresa tem dvidas de curto prazo, junto a Instituies Financeiras, superior aos recursos financeiros disponveis a curto prazo. FONTES DE FINANCIAMENTO Para financiar a necessidade de capital de giro, a empresa pode contar normalmente com trs tipos de financiamentos: Capital Circulante Prprio Emprstimos e Financiamentos Bancrios de Longo Prazo Emprstimos Bancrios de Curto Prazo e Duplicatas Descontadas Abaixo algumas figuras que objetivam permitir ao leitor visualizar a NCG e suas fontes de financiamentos
Localizao da Necessidade de Capital de Giro no Balano
Valor total do AC. Representa o investimento total em giro. Para efeito de anlise do capital de giro, devem ser expurgados eventuais AC no operacionais ( como em prestimos a coligadas e titulos a receber pela venda de Ativo Permanente

Estoques Duplicatas a Receber

Fornecedores

Financiamento automtico do giro com que a empresa pode contar. Esse vazio mostra os financiamentos que a empresa precisa obter

Outros AC

para financiar a corres pondente rea do AC. a NCG

O complemento do Balano, ressalta exatamente as fontes de cobertura da Necessidade de Capital de Giro.

Financiamento da Necessidade de Capital de Giro

Dupl Desc. Emprstimos Financ. a L. Prazo Ativo Permanente Patrimnio Lquido Fontes de FINANCIAMENTO DA NECESSIDADE DE CAPITAL DE GIRO

14 Na figura acima a NCG financiada por trs fontes: Duplicatas Descontadas e Emprstimos Bancrios a Curto Prazo Financiamentos Bancrios de Longo Prazo Parte do Patrimnio Lquido, ou seja CCP DIFERENTES ATIVIDADES DAS EMPRESAS E SAZONALIDADES

De maneira geral, a maioria das empresas mantm certo nvel de produo e venda relativamente distribudos durante os 12 meses do ano, podendo apresentar algumas variaes quantitativas de um ms para outro, sem que tais desuniformidades alterem significativamente sua estrutura financeira. Outras atividades, entretanto, apresentam caractersticas sazonais muito acentuadas, como o caso de uma indstria de brinquedos, cujas vendas se concentram em maior quantidade, no segundo semestre de cada ano, devido, em grande parte, s festas natalinas. Tal sazonalidade exerce tambm o efeito de uma necessidade adicional de giro para suportar os investimentos em estoques no primeiro momento e em contas a receber na fase consecutiva. Uma empresa aucareira tem sazonalidade na produo, pois a safra e o corte da canade-aucar concentram-se no perodo de maio a novembro, o que determina a poca de produo de acar e lcool. As chamadas indstrias de base, representada pelas empresas produtoras de equipamentos industriais, que muitas vezes produzem sob encomenda e sob especificaes tcnicas determinadas por seus clientes, possui caractersticas prprias determinadas por seu longo ciclo produtivo. Do ponto de vista financeiro, na maioria das vezes recebem pagamentos baseados nas etapas cumpridas, tomando como base o cronograma de execuo das encomendas. O segmento de supermercados, de forma geral, tem suas vendas quase que na totalidade a vista, operando com margem bruta de lucro aparentemente pequena, mas apresentando giro de estoques muito rpido, ao mesmo tempo que suas compras so efetuadas a prazo, junto aos seus fornecedores. Esses quatro segmentos citados, isto , as indstrias de brinquedos, canavieiras e de base, bem como os supermercados, ilustram com muita eficincia as diferenas decorrentes das atividades das empresas. Tais diferenas produzem caractersticas especficas de aplicao ( ou liberao) de recursos no giro dessas empresas. H muitas outras atividades que poderiam ser citadas.

15 DEMONSTRAO DO CAPITAL DE GIRO - DCG

A partir do momento que so feitas as reclassificaes nas contas do Ativo Circulante e Passivo Circulante, pode-se elaborar uma demonstrao que evidencie as fontes de financiamentos utilizadas pela empresa para suprir essa necessidade. Essa demonstrao no exigida perante a Lei das S/A, pois seu objetivo estritamente gerencial. Adiante apresentamos a DCG Demonstrao do Capital de Giro, que evidencia dados relevantes para a avaliao da Necessidade do Capital de Giro.
DETERMINAO DA NECESSIDADE DE CAPITAL DE GIRO ATIVO CIRCULANTE OPERACIONAL Duplicatas a receber Estoques Outros I - SOMA PASSIVO CIRCULANTE OPERACIONAL Fornecedores Outros II - SOMA III - NCG (I - II) FINANCIAMENTO DA NECESSIDADE DE CAPITAL DE GIRO Patrimnio Lquido (-) Realizvel a Longo Prazo (-) Ativo Permanente (=) Capital de Giro Prprio (+) Exigvel a Longo Prazo (=) Capital Circulante Lquido (+) Obrigaes Bancrias a Curto Prazo (=) Financiamento Total da NCG (=) Saldo em Tesouraria Aplicaes Financeiras Caixa e Bancos

16 Exemplo numrico:

Balano Patrimonial da empresa A ATIVO Circulante Disponibilidades Duplicatas a Receber Estoques Outros Realizvel a Longo Prazo Ativo Permanente ATIVO TOTAL PASSIVO Circulante Instituies Financeiras Desconto de Duplicatas Fornecedores Salrios e Encargos Impostos e Taxas Outros EXIGIVEL A LONGO PRAZO PATRIMONIO LQUIDO PASSIVO TOTAL 20X1 672.700 29.900 268.400 313.500 60.900 300 210.800 883.800 454.500 147.200 113.700 173.100 14.500 6.000 34.500 394.800 883.800 20X2 1.709.400 55.300 535.700 1.002.700 115.700 300 371.800 2.081.500 1.062.000 463.600 211.600 317.700 50.100 19.000 64.100 955.400 2.081.500 20X3 3.664.800 327.200 1.256.600 1.829.900 251.100 100 1.030.900 4.695.800 2.912.500 1.837.900 510.800 294.800 109.300 159.700 56.400 1.726.900 4.695.800

Reclassificao

ATIVO Ativo Circulante Operacional Duplicatas a Receber Estoques Outros Ativo Circulante Financeiro Disponibilidades Realizvel a Longo Prazo Ativo Permanente ATIVO TOTAL PASSIVO Passivo Circulante Operacional Fornecedores Salrios e Encargos Outros Passivo Circulante Financeiro Instituies Financeiras Desconto de Duplicatas EXIGIVEL A LONGO PRAZO PATRIMONIO LQUIDO PASSIVO TOTAL

20X1 268.400 313.500 60.900 29.900 300 210.800 883.800 193.600 173.100 14.500 6.000 147.200 113.700 34.500 394.800 883.800

20X2 535.700 1.002.700 115.700 55.300 300 371.800 2.081.500 386.800 317.700 50.100 19.000 463.600 211.600 64.100 955.400 2.081.500

20X3 1.256.600 1.829.900 251.100 327.200 100 1.030.900 4.695.800 563.800 294.800 109.300 159.700 1.837.900 510.800 56.400 1.726.900 4.695.800

17

DETERMINAO DA NECESSIDADE DE CAPITAL DE GIRO ATIVO CIRCULANTE OPERACIONAL AV Duplicatas a receber 268.400 Estoques 313.500 Outros 60.900 I - SOMA 642.800 PASSIVO CIRCULANTE OPERACIONAL Fornecedores 173.100 Outros 20.500 II - SOMA 193.600 III - NCG (I - II) 449.200 100 FINANCIAMENTO DA NECESSIDADE DE CAPITAL DE GIRO Patrimnio Lquido 394.800 (-) Realizvel a Longo Prazo (300) (-) Ativo Permanente (210.800) (=) Capital de Giro Prprio 183.700 41 (+) Exigvel a Longo Prazo 34.500 8 (=) Capital Circulante Lquido 218.200 49 (+) Obrigaes Bancrias a Curto Prazo 260.900 58 (=) Financiamento Total da NCG 479.100 107 (=) Saldo em Tesouraria Aplicaes Financeiras Caixa e Bancos (231.000)

AV 535.700 1.002.700 115.700 1.654.100 317.700 69.100 386.800 1.267.300 1.256.600 1.829.900 251.100 3.337.600 294.800 269.000 563.800 2.773.800 1.726.900 (100) (1.030.900) 695.900 56.400 752.300 2.348.700 3.101.000 (2.021.500)

AV

100

100

955.400 (300) (371.800) 583.300 46 64.100 5 647.400 51 675.200 53 1.322.600 104 (619.900)

25,1 2,03 27,1 84,7 112

29.900

55.300

327.200

11,8

Analise da DNCG exemplo acima.

R- Verifica-se que a empresa apresenta Necessidade de Capital de Giro nos trs perodos analisados e que essa necessidade aumentou expressivamente nos perodos analisados em funo dos aumentos nas contas de duplicatas a receber e estoques sem o aumento recproco das fontes operacionais. Para cubrir a NCG a empresa apresenta financiamento para o giro das seguintes fontes: Capital de Giro Prprio, Capital de terceiros a Longo Prazo (ELP) e Capital de Terceiros a Curto Prazo (EBCP). Nota-se que uma parcela muito expressiva de Emprstimos Bancrio a Curto Prazo. Isso deixa claro a dependncia financeira da empresa. E mais que ao longo dos trs exerccios sociais essa participao aumenta significativamente, levando a empresa ao chamada Efeito-Tesoura, ou buraco financeiro, que se for constante ao longo dos perodos mostra um desequilbrio econmico-financeiro Podemos verificar na empresa acima que foram investidos recursos no Ativo Permanente num montante muito grande, o que pode ter levado a essa captao de recurso do Curto Prazo. Normalmente o que recomendado que para aplicaes no Ativo Permanente sejam utilizadas fontes de longo Prazo, pois existe um tempo de carncia para inicio do pagamento da dvida no comprometendo a sade financeira da empresa no curto prazo.

18
Para diminuir a participao de recursos de terceiros a curto prazo, poderia haver tambm, uma integralizao de capital para aquisio de bens do ativo permanente Com relao ao Efeito Tesoura observa-se que a cada ano da srie aumentou substancialmente o distanciamento entre as variveis CCL e NCG. A permanncia dessa situao aponta a possibilidade de problemas financeiros.

O EFEITO TESOURA, O OVERTRADE E A INFLAO

O ambiente externo de uma empresa oferece oportunidades de negcios para obteno de bons resultados, mas oferece tambm ameaas, ou seja, os riscos. A inflao uma dessas ameaas, sendo necessrio um adequado planejamento para a maioria das empresas sobreviver em condies de elevadas variaes nos preos. Ao mesmo tempo, outras decises internas da empresa, tanto operacionais quanto estratgicas, ajudaro a definir o sucesso ou no do empreendimento. Dentre algumas das causas que afetam a sade financeira da empresa temos: O EFEITO TESOURA A tendncia das variveis NCG e do Capital Circulante Lquido, apontam para uma anlise prospectiva da situao econmico-financeira de uma empresa. Sempre que a NCG estiver num nvel mais elevado que o Capital Circulante Lquido, e essa aumentar em perodos subseqentes, temos uma clara tendncia ao desequilbrio econmico-financeiro. Uma empresa entra no efeito tesoura quando, ao longo de uma srie de exerccios sociais, a variao da NCG superior a variao do CCL, isto : NCG>CCL Efeito Tesoura A tendncia de crescimento da NCG em nveis superiores ao crescimento do CCL pode ser indicativo de Efeito Tesoura. importante destacar que o efeito tesoura s um alerta de tendncia para insolvncia. Principais razes que levam a empresa a entrar no efeito tesoura: Elevado ciclo financeiro. Decises de Imobilizaes, sem disporem de recursos prprios ou de fontes de

19 longo prazo para isto, ou seja imobilizaes com recursos de instituies financeiras de curto prazo. Empresas com investimentos operacionais bem administrado, porm dando prejuzo, podem reduzir o CCL a nveis insuficientes para financiar a NCG, obrigando a tomada de recursos de instituio financeiras de curto prazo. Qualquer outra combinao envolvendo uma ou mais das trs condies a seguir: Nveis elevados de Investimentos Nveis baixos de CCL Prejuzos Desse modo a medida que a abertura da tesoura cresce, a empresa tende a quebrar, situao pode ser antecipada com uma restrio na obteno de novos emprstimos bancrios, ou na renovao de emprstimos existentes.

Exemplo: Utilizando os dados da Empresa A, demonstrada logo acima encontramos o grfico mostrando o Efeito Tesoura. Efeito Tesoura
3.000.000 Reais 2.000.000 1.000.000 1 2 Anos 3 NCG CCL

A distncia entre a NCG e o CCL o saldo de tesouraria, que corresponde a diferena entre o passivo circulante financeiro e ativo circulante financeiro. O OVERTRADE A palavra overtrade significa o ato de fazer negcios superiores aos recursos financeiros. Do ponto de vista financeiro, overtrade indica que uma empresa vem efetuando grande volume de negcios, sem dispor de recursos adequados e suficientes para financiar suas necessidades de capital de giro.

20 As razes pelas quais uma empresa busca elevao de seus volumes de vendas podem ser vrias. Algumas vezes, o fato de a empresa dispor de certo nvel de ociosidade em sua capacidade instalada de produo pode lev-la a dinamizar suas venda, inicialmente que a diluio dos custos fixos por maior volume de produo far com que o custo unitrio de seu produto seja reduzido, e que, portanto, aumente o seu lucro. Entretanto, quando o aumento das vendas provoca maior volume de investimentos em duplicatas a receber, estoques e outros ativos operacionais, de modo que o crescimento dos passivos operacionais e a gerao adicional de recursos operacionais no sejam capazes de compensar os investimentos, dependendo da magnitude do crescimento da NCG frente ao crescimento do CCL, temos uma tendncia para o overtrade. A inflao, dependendo da estrutura da empresa em relao a seu ciclo financeiro, pode levar situao de overtrade. EXERCCIO 1- A Companhia Fritas Ltda, apresentou as Demonstraes Contbeis encerradas em 31/12/2000 e 31/12/2001 como segue abaixo. A partir desses dados encontre as fontes de financiamentos utilizadas pela empresa no exerccio de 2000 e 2001.
1999 2000 2001 1999 2000 2001

ATIVO Circulante Disponibilidades Contas a Receber Estoques 13.500 1.350 5.400 6.750 20.250 2.025 8.100 10.125 27.000 2.700 9.450 14.850

PASSIVO Circulante Diversos a Pagar Fornecedores Salrios 6.750 3.900 1.350 1.500 13.500 9.100 2.700 1.700 17.450 11.300 4.050 2.100

EXIGIVEL A LONGO PRAZO PERMANENTE Investimento Imobilizado (-) D. Acumulada 13.500 6.750 7.750 (1.000) 27.000 13.500 14.750 (1.250) 40.500 27.000 14.990 (1.490) PATRIMONIO LIQUIDO Capital Social Lucros Acumulado TOTAL DO ATIVO 27.000 47.250 67.500 TOTAL DO PASSIVO Financiamentos a Pagar

6.750 6.750

4.250 4.250

6.050 6.050

13.500 13.500 27.000

29.500 16.000 13.500 47.250

44.000 17.000 27.000 67.500

D.R.E.

21
2000 Vendas (-) CMV Lucro Bruto (-) Despesas Vendas Salarios Gerais Lucro Operacional (-) Imposto de Renda Lucro Liquido (5.400) (6.750) (14.850) 20.250 (6.750) 13.500 (8.100) (8.100) (24.300) 20.250 (6.750) 13.500 60.750 (13.500) 47.250 2001 81.000 (20.250) 60.750

* Compras CMV=Ei+C-Ef

02- Encontre qual foram as fontes de financiamento utilizadas pela empresa para suprir a Necessidade de Capital de Giro

ATIVO CIRCULANTE Disponibilidades Duplicatas a Receber Estoques Outras Contas Despesas antecipadas PERMANENTE TOTAL DO ATIVO PASSIVO CIRCULANTE Fornecedores Obrigaoes Fiscais Obrigaoes Trabalhistas Emprestimos Outras Contas PATRIMONIO LIQUIDO TOTAL DO PASSIVO

JAN 1.080 200 200 200 400 80 2.500 3.580 720 300 100 150 170 2.860 3.580

FEV MAR ABR 2.250 2.850 3.250 420 500 500 1.000 1.320 1.900 450 530 650 280 400 100 100 100 100 2.500 3.000 3.000 4.750 5.850 6.250 1.500 400 100 150 800 50 3.250 4.750 1.900 450 110 150 1.150 40 3.950 5.850 2.168 600 120 150 1.238 60 4.082 6.250

22

Demonstrao do Valor Adicionado


Embora a gerao de lucro continue sendo uma caracterstica fundamental continuidade das empresas, as relaes intersociais existentes com a globalizao de mercados exigem conhecimento adicional de como determinada entidade agrega valor economia do pas ou da regio onde est inserida, tornando o acesso a informao um diferencial competitivo. A Demonstrao do Valor Adicionado tem a funo de divulgar e identificar o valor da riqueza gerada pela entidade, e como essa riqueza foi distribuda entre os diversos setores que contriburam, direta ou indiretamente, para a sua gerao . O Valor Adicionado constitui-se da receita de venda deduzida dos custos dos recursos adquiridos de terceiros. , portanto, o quanto a entidade contribuiu para a formao do Produto Interno Bruto (PIB) do pas. Segundo Mrcia Martins . M de Luca, define Valor Adicionado como sendo: ... a remunerao dos esforos desenvolvidos para a criao da riqueza da empresa. Tais esforos so, em geral, os empregados que fornecem a mo-de-obra, os investidores que fornecem o capital, os financiadores que emprestam os recursos e o governo que fornece a lei e a ordem, infra-estrutura scio-econmica e os servios de apoio. Algumas empresas espontaneamente tm demonstrado interesse ou desenvolvido trabalhos no sentido de levar aos usurios uma informao de melhor qualidade, atravs do aperfeioamento dos seus relatrios ou de informaes mais completas, mas havia distores em relao a classificao de algumas contas nas suas estruturas, pois no existia uma padronizao definida da estrutura da DVA. A DVA est implicitamente contida no Balano Social, que provavelmente ser em futuro prximo obrigatrio, pois pea fundamental para informaes sociais, ambientais e econmicas sociais. A lei 11.638 traz este demonstrativo como obrigatrio para as empresas que so obrigadas a divulgar suas demonstraes contbeis.

23 DEMONSTRAO DO VALOR ADICIONADO DESCRIO 1 RECEITAS 1.1) Vendas de mercadorias, produtos e servios 1.2) Proviso p/ devedores duvidosos Reverso / (Constituio) 1.3) No operacionais 2 INSUMOS ADQUIRIDOS DE TERCEIROS (inclui ICMS e IPI) 2.1) Matrias-primas consumidas 2.2) Custo das mercadorias e servios vendidos 2.3) Materiais, energia, servio de terceiros e outros 2.4) Perda / Recuperao de valores ativos 3 VALOR ADICIONADO BRUTO (1-2) 4 RETENES 4.1) Depreciao, amortizao e exausto 5 VALOR ADICIONADO LQUIDO PRODUZIDO PELA ENTIDADE (3-4) 6 VALOR ADICIONADO RECEBIDO EM TRANSFERNCIA 6.1) Resultado de equivalncia patrimonial 6.2) Receitas financeiras 7 VALOR ADICIOADO TOTAL A DISTRIBUIR (5+6) 8 DISTRIBUIO DO VALOR ADICIONADO* 8.1) Pessoal e encargos 8.2) Impostos, taxas e contribuies 8.3) Juros e aluguis 8.4) Juros s/ capital prprio e dividendos 8.5) Lucros retidos / prejuzo do exerccio * O total do item 8 deve ser exatamente igual ao item 7. R$ Mil

Instrues para preenchimento Como as informaes extradas so da contabilidade, devero ter como base o Princpio Contbil do Regime de Competncia de exerccios. 1 RECEITAS (soma dos tens 1.1 a 1.3) 1.1) Vendas de mercadorias, produtos e servios Inclui os valores do ICMS e IPI incidentes sobre essas receitas, ou seja, corresponde receita bruta ou faturamento bruto.

24 1.2) Proviso p/ devedores duvidosos Reverso/Constituio Inclui os valores relativos constituio/baixa de proviso para devedores duvidosos. 1.3) No operacionais Inclui valores considerados fora das atividades principais da empresa, tais como: ganhos ou perdas na baixa de imobilizados, ganhos ou perdas na baixa de investimentos, etc. 2 INSUMOS ADQUIRIDOS DE TERCEIROS (soma dos tens 2.1 a 2.4) 2.1) Matrias-primas consumidas (includas no custo do produto vendido). 2.2) Custo das mercadorias e servios vendidos (no inclui gastos com pessoal prprio). 2.3) Materiais, energia, servio de terceiros e outros (inclui valores relativos s aquisies e pagamentos a terceiros). Nos valores dos custos dos produtos e mercadorias vendidas, materiais, servios, energia etc., consumidos devero ser considerados os impostos (ICMS e IPI) includos no momento das compras, recuperveis ou no. 2.4) Perda / Recuperao de valores ativos Inclui valores relativos a valor de mercado de estoques e investimentos etc. (se no perodo o valor lquido for positivo dever ser somado). 3 VALOR ADICIONADO BRUTO (diferena entre tens 1 e 2) 4 RETENES 4.1) Depreciao, amortizao e exausto Dever incluir a despesa contabilizada no perodo. 5 VALOR ADICIONADO LQUIDO PRODUZIDO PELA ENTIDADE (diferena entre os tens 3 e 4) 6 VALOR ADICIONADO RECEBIDO EM TRANSFERNCIA (soma dos tens

25 6.1 e 6.2). 6.1) Resultado de equivalncia patrimonial (inclui os valores recebidos como dividendos relativos a investimentos avaliados ao custo). O resultado da equivalncia poder representar receita ou despesa; se despesa, dever ser informado entre parnteses. 6.2) Receitas financeiras (incluir todas as receitas financeiras independentemente de sua origem). 7 VALOR ADICIOADO TOTAL A DISTRIBUIR (soma dos tens 5 e 6). 8 DISTRIBUIO DO VALOR ADICIONADO (soma dos tens 8.1 a 8.5) 8.1) Pessoal e encargos Nesse item devero ser includos os encargos com frias, 13 salrio, FGTS, alimentao, transporte etc., apropriados ao custo do produto ou resultado do perodo (no incluir encargos com o INSS veja tratamento a ser dado no item seguinte). 8.2) Impostos, taxas e contribuies Alm das contribuies devidas ao INSS, imposto de renda, contribuio social, todos os demais impostos, taxas e contribuies devero ser includos neste item. Os valores relativos ao ICMS e IPI devero ser considerados como os valores devidos ou j reconhecidos aos cofres pblicos, representando a diferena entre os impostos incidentes sobre as vendas e os valores considerados dentro do item 2 Insumos adquiridos de terceiros. 8.3) Juros e aluguis Devem ser consideradas as despesas financeiras e as de juros relativas a quaisquer tipos de emprstimos e financiamentos junto instituies financeiras, empresas do grupo ou outras e os aluguis (incluindo-se as despesas com leasing) pagos ou creditados a terceiros. 8.4) Juros s/ capital prprio e dividendos Inclui os valores pagos ou creditados aos acionistas. Os juros sobre o capital prprio

26 contabilizados como reserva devero constar do item lucros retidos. 8.5) Lucros retidos / prejuzo do exerccio Devem ser includos os lucros do perodo destinados s reservas de lucros e eventuais parcelas ainda sem destinao especfica. RESUMO DISTRIBUIO Impostos de qualquer natureza (ICMS, IPI, PIS/COFINS, IR/CSLL, INSS, IPTU, IPVA, etc) Salrios, Frias, FGTS Aluguis pagos, servios recebidos, juros pagos Lucro lquido, dividendos GERAO Receitas de vendas Receitas no- operacionais CMV Depreciaes gua, luz, telefone e outras despesas semelhantes Propaganda e publicidade Material de consumo/escritrio E as demais despesas que existem para a formao (gerao) do lucro da empresa.

ELABORAO E ANLISE DO FLUXO DE CAIXA

O Fluxo de Caixa considerado pelos administradores como um dos mais principais instrumentos de anlise, propiciando-lhes identificar o processo de circulao do dinheiro atravs do caixa.

FLUXO MOVIMENTO FLUXO DE CAIXA MOVIMENTO DE CAIXA


A expresso Fluxo de Caixa, envolve os pagamentos e recebimentos em geral. Analisar o Fluxo de Caixa consiste em examinar a origem e aplicao do dinheiro que transita pela empresa. O analista interno, ou seja, o administrador financeiro deve comparar o Fluxo de Caixa previsto com o realizado, objetivando identificar eventuais variaes e as causas de suas ocorrncias. A anlise do caixa auxiliar no entendimento da providncia e do uso do dinheiro na empresa e poder levar a medidas administrativas de correo de rota no

27 gerenciamento dos negcios da empresa. O analista externo empresa no tem acesso aos pormenores relativos ao caixa, mas pode elaborar um Fluxo retrospectivo, com razovel grau de detalhamento, partindo do Balano Patrimonial, da Demonstrao de Resultado do Exerccio e de algumas informaes adicionais. A publicao da Demonstrao do Fluxo de Caixa no obrigatria perante a Lei 6.404, no entanto a tendncia que o Fluxo de Caixa, venha a substituir a DOAR, melhorando a qualidade e a quantidade das informaes sobre as empresas.

OBJETIVOS DA DEMONSTRAO DO FLUXO DE CAIXA Avaliar alternativas de investimentos; Avaliar e controlar ao longo do tempo as decises importantes que so tomadas na empresa, com reflexos monetrios; Avaliar as situaes presente e futura do caixa na empresa, posicionando-a para que no chegue a situao de iliquidez; Certificar que os excessos momentneos de caixa esto sendo devidamente aplicados.

FORMAS DE APRESENTAO O Fluxo de Caixa retrospectivo pode ser apresentado de duas formas: Demonstrao de Entradas e Sadas de Caixa DESC ou Fluxo de Caixa pelo Mtodo Direto Demonstrao do Fluxo Lquido de Caixa DFLC ou Fluxo de Caixa pelo Mtodo Indireto. A Demonstrao de Entradas e Sadas de Caixa- DESC, visa mostrar o confronto entre as Entradas e Sadas de Caixa e conseqentemente se haver sobras ou faltas de caixa, permitindo administrao decidir com antecedncia se a empresa deve tomar recursos ou aplic-los. Esse modelo de Fluxo um instrumento de trabalho, pois possibilita que a empresa faa suas projees, seja para os prximos 30 dias, dia-a-dia, semanal ou como lhe for mais conveniente. Modelo da Demonstrao de Entradas e Sadas de Caixa DESC

28
DEMONSTRAO DE ENTRADAS E SAIDAS DE CAIXA - DESC ENTRADAS Vendas Aumento de Capital Aumento de Emprestimos Bancrios a Curto Prazo Aumento de Financiamentos de Longo Prazo Adiantamento de Clientes Receitas Financeiras SAIDAS Pagamento a Fornecedores Despesas Administrativas Despesas Financeiras Emprestimos Bancrios a Curto Prazo Emprestimos Bancrios a Longo Prazo Distribuio de Dividendos Aquisico de Imobilizado Investimentos AUMENTO/REDUO DE SALDO DE CAIXA (+) Saldo nicial de Caixa (=) Saldo Final de Caixa CMV = Ei + C+ Ef

A Demonstrao do Fluxo Lquido de Caixa DFLC, bem mais rica em informaes, pois mostra o efeito de cada varivel no caixa, como a Necessidade de Capital de Giro, expanso ou reduo das atividades, realizao de investimentos, aporte de capital ou distribuio de dividendos. Esse modelo de Fluxo um instrumento voltado para anlise, e as principais informaes dessa demonstrao referem-se capacidade financeira da empresa de: Autofinanciamento das operaes; Independncia do sistema bancrio no curto prazo; Gerar recursos para manter e expandir o nvel de investimentos; Amortizar dvidas bancrias de curto e longo prazo. Modelo da Demonstrao do Fluxo Lquido de Caixa- DFLC

29
DEMONSTRAO DO FLUXO LQUIDO DE CAIXA - DFLC RESULTADO DO EXERCCIO (+/-) Ajustes (receitas e despesas no-caixa) Depreciao do Exerccio GERAO BRUTA DE CAIXA Variao da NCG Variao dos Fornecedores Variao dos demais passivos operacionais Variao de Clientes Variao de Estoques GERAO OPERACIONAL DE CAIXA Variao de Emprstimos Bancrios de Curto Prazo GERAO CORRENTE DE CAIXA Variao de itens Permanentes de Caixa Aumento de Capital Dividendos Acrscimo de Imobilizado Variao de itens No Correntes Aumento de Financiamento de Longo Prazo GERAO LQUIDA DE CAIXA + Saldo Inicial de Caixa = Saldo Final de Caixa

ANLISE DA GESTO DE CAIXA As Entradas e Sadas de Caixa de uma empresa sempre batem, mesmo se a empresa for inadimplente ou mal administrada. Ai encontra-se o perigo do uso da Demonstrao de Entradas e Sadas de Caixa. Analisar a gesto de Caixa significa analisar os fatores que influenciam o movimento de caixa a curto e longo prazo. O instrumento adequado a DFLC, pois mostra se a empresa est gerando recursos para financiar suas atividades comerciais, se pode pagar dvidas bancrias e se sobram recursos para investimentos ou amortizaes de financiamentos de Longo Prazo, ou seja, mostra quase tudo que preciso saber em termos de anlise da gesto de caixa. DIFICULDADES NA AVALIAO DA DFLC H um nmero incontvel de situaes que caber ao analista analisar. Sugere-se que a analise da DFLC se faa item a item, ou seja, verifica-se sucessivamente a Gerao Bruta de Caixa, a Gerao Operacional de Caixa, a Gerao Corrente de Caixa e a Gerao Lquida de Caixa. No possvel determinar um modelo de avaliao da DFLC, assim como feito

30 para o BP e a DRE, porm alguns roteiros bsicos auxiliares podem ser montados, como mostrado a seguir: A idia bsica que deve ter sempre em mente o analista ao avaliar a DFLC o grau de independncia da empresa em relao a financiamentos externos e a capacidade de autofinanciamento. Toda vez que aumentar a dependncia ao sistema bancrio ou que a empresa no conseguir livrar-se de dependncia anterior, quando essa for elevada, a avaliao da empresa segundo a sua DFLC ser insatisfatria.

O QUE REVELAM OS PRINCIPAIS ITENS DA DFLC GERAO BRUTA DE CAIXA Revela: O caixa gerado pelas atividades comerciais Representa: Os recursos com os quais a empresa poder: Financiar as operaes de compra, produo e venda; Pagar dvidas bancrias a curto prazo; Realizar investimentos; Amortizar as dvidas de longo prazo. GERAO OPERACIONAL DE CAIXA Revela: O caixa gerado pelas operaes incluindo a variao da NCG Representa: Os recursos com os quais a empresa poder: Pagar dvidas bancrias de curto prazo; Realizar Investimentos; Amortizar dvidas de longo prazo. GERAO CORRENTE DE CAIXA Revela: O caixa gerado a curto prazo Representa: Os recursos com os quais a empresa poder: Realizar Investimentos; Amortizar dvidas de longo prazo. SALDO POSITIVO DA GERAO CORRENTE DE CAIXA MENOS VARIAO DOS ITENS PERMANENTES DE CAIXA MAIS VARIAO DOS ITENS NOCORRENTES Revela: O caixa gerado aps a realizao de investimentos.

31 Representa: Os recursos com os quais a empresa poder: Amortizar dvidas de longo prazo.

GERAO LQUIDA DE CAIXA Revela: O caixa final gerado aps a realizao de investimentos. Representa: O s recurso com os quais a empresa poder: Reforar sua posio de tesouraria.

INDICES PARA ANLISE

Capacidade de Financiamento da Necessidade de Capital de Giro


Frmula: Gerao Bruta de Caixa X 100 Variao da NCG Indica: Qual a capacidade da empresa em financiar o crescimento da atividade comercial.

Capacidade de Pagamento de Dvidas Bancrias a Curto Prazo


Formula: Gerao Operacional de Caixa X 100 Saldo Inicial de E.B.cp. Indica: Qual a capacidade da empresa em pagar emprstimos bancrios de curto prazo.

Capacidade de Investimentos
Frmula: Gerao Operacional de Caixa X 100 Variao dos itens Permanentes de Caixa

Indica: Qual a capacidade da empresa de efetuar investimentos com recursos prprios.

Capacidade de Amortizao de Financiamentos


Frmula: Gerao Operacional de Caixa Variao Permanente de Caixa X 100 Saldo Inicial de ELP

32 Indica: Qual a capacidade da empresa em amortizar financiamentos de longo prazo, com recursos prprios, sem prejuzos de investimentos em curso. EXEMPLO:
Cia. Exemplo Balano Patrimonial ATIVO CIRCULANTE Disponvel Dupl. Receber Estoques PERMANENTE Imobilizado (-) Depreciao TOTAL DO ATIVO PASSIVO CIRCULANTE Fornecedores Emprestimos Bancrios EXIGVEL A LONGO PRAZO Financiamentos PATRIMONIO LQUIDO Capital Lucros Acumulados TOTAL DO PASSIVO 2002 3.300 100 1.800 1.400 2.200 2.800 (600) 5.500 2003 3.435 220 2.030 1.185 1.945 3.145 (1.200) 5.380

1.500 1.100 400 500 500 3.500 2.000 1.500 5.500

1.770 1.400 370 660 660 2.950 2.150 800 5.380

Demonstrao do Resultado do Exerccio - DRE 2003 9.000 (6.700) 2.300 2.800 2.200 600 (500)

VENDAS LQUIDAS Custo da Mercadoria Vendida Lucro Bruto DESPESAS OPERACIONAIS Administrativos Depreciao do Exerccio PREJUZO OPERACIONAL

Demonstraes das Mutaes do Patrimonio Lquido para o exerccio de 2003 Capital Lucros Total Acumulados Saldo Inicial 2.000 1.500 3.500 Aumento de Capital 150 150 Prejuzo (500) (500) Dividendos Pagos (200) (200) Saldo Final 2.150 800 2.950

33
Demonstrao de Entradas e Saidas de Caixa - DESC Entradas Vendas Aumento de Capital Aumento de Financiamentos de Longo Prazo Sadas Pagamento de Fornecedores Despesas Administrativas Emprestimos Bancrios de C. Prazo Dividendos Aquisicao de Imobilizado Aumento de Saldo de Caixa + Saldo Inicial de Caixa = Saldo Final de Caixa 2003 9080 8770 150 160 8960 6185 2200 30 200 345 120 100 220

Vendas: 9.000+1.800-2.030=8.770 Compras: CMV = Ei + C Ef => 6.700=1.400 + C - l.l85 => 6.485 Compras pagas: 6.485 + 1.100 1.400 = 6.185

Demonstrao do Fluxo Lquido de Caixa - DFLC Resultado do Exerccio (+/-) Ajustes (receitas e despesas no-caixa) Depreciao do Exerccio Gerao Bruta de Caixa Variao da NCG Variao dos Fornecedores Variao dos demais passivos operacionais Variao de Clientes Variao de Estoques Gerao Operacional de Caixa Variao de Emprstimos Bancrios de Curto Prazo Gerao Corrente de Caixa Variao de itens Permanentes de Caixa Aumento de Capital Dividendos Acrscimo de Imobilizado Variao de itens No Correntes Aumento de Financiamento de Longo Prazo Gerao Lquida de Caixa + Saldo Inicial de Caixa = Saldo Final de Caixa

2003 (500) 600 100 300 (230) 215 385 (30) 355 150 (200) (345)

160 120 100 220

ANLISE:

34 A Cia Lquida sofreu prejuzo no exerccio de 2003, entretanto, computando as despesas no-caixa, acabou apresentando gerao bruta de caixa. Em funo de suas operaes produziu caixa de $ 385, suficiente para amortizar 97% dos investimentos lquidos realizados, (isto , os investimentos no cobertos pela entrada de recursos dos scios aportes de capital menos dividendos). A opo da empresa foi utilizar a gerao operacional de caixa para uma ligeira reduo das dvidas bancrias de curto prazo e mais acentuadamente para financiar as aquisies de imobilizado. Com isso no sobraram recursos para amortizar financiamentos de longo prazo. Pelo contrrio, houve incremento desses financiamentos, os quais, a rigor, foram desnecessrios, pois acabaram sobrando no caixa. EXERCCIOS 01 A partir dos demonstrativos abaixo elabore o Fluxo de Caixa pelos dois mtodos para o exerccio de 2002 e 2003. A partir dos dados encontrados d o diagnostico da empresa.

Empresa Modelo Balano Patrimonial ATIVO CIRCULANTE Disponvel Dupl. Receber Estoques PERMANENTE Investimentos Imobilizado TOTAL DO ATIVO PASSIVO CIRCULANTE Fornecedores Diversos a Pagar EXIGVEL A LONGO PRAZO Financiamentos PATRIMONIO LQUIDO Capital + Lucros TOTAL DO PASSIVO 2001 10.000 1.000 4.000 5.000 10.000 5.000 5.000 20.000 2002 15.000 1.500 6.000 7.500 20.000 10.000 10.000 35.000 2003 20.000 2.000 7.000 11.000 30.000 20.000 10.000 50.000

5.000 1.000 4.000 5.000 5.000 10.000 10.000 20.000

10.000 2.000 8.000 5.000 5.000 20.000 20.000 35.000

18.000 3.000 15.000 2.000 2.000 30.000 30.000 50.000

35
Demonstrao do Resultado do Exerccio - DRE 2002 45.000 (10.000) 35.000 (20.000) (4.000) (5.000) (11.000) 15.000 (5.000) 10.000 2003 60.000 (15.000) 45.000 (30.000) (6.000) (6.000) (18.000) 15.000 (5.000) 10.000

VENDAS LQUIDAS Custo da Mercadoria Vendida Lucro Bruto DESPESAS OPERACIONAIS Vendas Administrativas Financeiras LUCRO OPERACIONAL (-) Imposto de Renda LUCRO LQUIDO

02- Estruture a Demonstrao de Entradas e Sadas de Caixa e a Demonstrao de Fluxo Lquido de Caixa para o exerccio de 2002 e 2003. A partir dos resultados encontrados analise a situao financeira da empresa.
Cia. Exemplo Balano Patrimonial ATIVO CIRCULANTE Disponvel Dupl. Receber Estoques PERMANENTE Investimentos Imobilizado Mveis e Utensilios Veiculos Mquinas e Equipto (-) Depreciao Acumulada TOTAL DO ATIVO PASSIVO CIRCULANTE Fornecedores Salrios Imposto de Renda Diversos Emprestimos EXIGVEL A LONGO PRAZO Financiamentos PATRIMONIO LQUIDO Capital Social Lucros Acumulados TOTAL DO PASSIVO 2002 49.051 12.035 17.740 19.276 46.501 23.101 23.400 6.000 14.800 4.000 (1.400) 95.552 2003 56.150 12.680 19.030 24.440 59.320 35.820 23.500 6.000 16.000 4.000 (2.500) 115.470

33.171 12.701 1.500 6.500 8.470 4.000 16.581 16.581 45.800 22.900 22.900 95.552

43.570 13.990 1.600 4.000 14.980 9.000 13.200 13.200 58.700 22.900 35.800 115.470

36
Demonstrao do Resultado do Exerccio - DRE 2002 58.050 (12.900) 45.150 (25.800) (6.450) (5.160) (14.190) 19.350 (6.450) 12.900 2003 77.400 (19.350) 58.050 (38.700) (7.740) (7.740) (23.220) 19.350 (6.450) 12.900

VENDAS LQUIDAS Custo da Mercadoria Vendida Lucro Bruto DESPESAS OPERACIONAIS Vendas Administrativas Gerais LUCRO OPERACIONAL (-) Imposto de Renda LUCRO LQUIDO

RETORNO S/ INVESTIMENTO

Toda empresa utiliza recursos representados por capitais investidos. Toda empresa busca gerar lucros para remunerar esses capitais. Para medir a eficincia da empresa em gerar lucros, apura-se a chamada taxa de retorno sobre os investimentos da seguinte forma: TRI = > Lucro .

Investimento O conceito de rentabilidade apenas aparentemente simples, pois diversas dificuldades surgem ao se tomar lucro e investimento: LUCRO => Lucro bruto, Lucro Operacional, Lucro antes do imposto de renda, Lucro antes das Despesas financeiras, lucro Lquido? INVESTIMENTO => O ativo total, o ativo operacional, o patrimnio lquido, os capitais de terceiros, etc... ALAVANCAGEM FINANCEIRA Com a alavancagem financeira se procura identificar a influencia do passivo Financeiro no lucro da empresa. O efeito da estrutura de financiamentos nos lucros dos acionistas.

37 O que a empresa consegue aumentar de lucro lquido atravs da estrutura de financiamentos. A determinao da Alavancagem financeira se baseia em trs ndices:

Retorno sobre o Ativo

RSA = Lucro antes das Despesas financeiras Ativo Operacional Ativo Operacional = Ativo total ( RLP e Investimentos) Mostra quanto a empresa gera de lucro para cada R$1,00 investido, ou seja a rentabilidade do negcio. Custo da Dvida

CD = .

Despesas Financeiras . Passivo Gerador de Encargos Passivo Gerador de Encargos: Trata-se dos recursos oriundos de terceiros da

qual incide encargos pela sua utilizao . Mostra quanto a empresa paga de juros para cada R$ 1,00 tomado de instituies financeiras.

Retorno sobre Patrimnio Lquido

Rs/PL =

Lucro Lquido__ Patrimnio Lquido

Mostra quanto os acionistas ganham para cada R$ 1,00 investido. Se o custo da dvida for maior que o retorno s/ ativo, os acionistas esto bancando essa diferena.

38 Se o custo da dvida for menor que o retorno s/ investimento, os acionistas ganham essa diferena. A taxa de retorno sobre o Patrimnio Lquido ser maior que a taxa de retorno s/ Ativo. Exemplo: Se uma empresa tem um RsPL de 30% e uma taxa de RsA de 8%, conclui-se que o Custo da Dvida tem uma taxa baixa. O confronto entre as taxas de RsPL e RsA, chama-se de GAF => Grau de Alavancagem Financeira.

GAF = RsPL RsA Exemplo 1:


Balano em: Ativo Total Emp. Bancrio Patrimnio Lquido Passivo Total 19x1 1.000 400 600 1.000 Vendas Lquidas CMV Lucro Bruto Despesas Operacionais (pagas) exceto DF Lucro antes das Despesas Financeiras Despesas financeiras Lucro Lquido 300 (80) 220 2.000 (1.500) 500 (200) DRE 19x1

Ento: RsA => 300/1000 = 30% Cd => 80/400 = 20% RsPL = 220/600 = 36,66%

39 GAF => 36,66/30 => 1,22 Para cada R$ 100 investidos a empresa gera um lucro de R$ 30. Paga juros de R$ 20 para cada R$ 100 tomados junto a terceiros. Logo, em cada 100 tomado ganha R$ 10. Como a empresa tomou 400 tem um ganho de 40. Para os R$ 600 de Patrimnio Lquido a empresa ganha R$ 180 ( que o que a empresa gera de lucro) + R4 40 que o ganho pelo uso do capital de terceiros => R$ 220. Pode-se dizer ainda que para cada 30% de Rentabilidade do negcio a empresa consegue 36,66% para os acionistas, ou seja impulso de 1,22 vezes. Ou, cada 1% de rentabilidade gerada pelo negcio foi transformado em 1,22 graas a alavancagem favorvel. A capacidade que a empresa tem de administrar os recursos prprios/terceiros e com isso maximizar os recursos por ao a Administrao da Alavancagem Financeira. O GAF busca encontrar a melhor dosagem entre capital de terceiros e capital prprio e analisar o RsPL mediante variveis na estrutura de capitais.

Exemplo2:
RsA => 30% Cd => 50% RsPL = 20% GAF => 20/30 => 0,66

Para cada R$ 100 investidos a empresa gera um lucro de R$ 30. Paga juros de R$ 50 para cada R$ 100 tomados junto a terceiros. Logo, em cada 100 tomado tem uma perda financeira de R$ 20. Essa perda est sendo absorvida pelos acionistas. Ou seja trabalhar com recursos de terceiros no est sendo vantajoso para essa empresa pois tem um custo muito elevado, se comparado com a rentabilidade do negocio. Conseqentemente no tem uma alavancagem financeira, o ndice no chega a 1% Quando uma empresa deve recorrer a capital de terceiros? Quando a taxa RsA maior que o Custo da Divida, pois os acionistas so beneficiados com uma rentabilidade maior. O demonstrativo abaixo ilustra o enunciado:
Taxa de Retorno do Ativo Versus Custo da Dvida Endividamento traz benefcio? Sim No Diz-se que a Alavancagem : Favorvel Desfavorvel

Rs/A Rs/A Rs/A

> < =

CD CD CD

..........X ..........................X ........... NEUTRO

X X
NEUTRA

40

A empresa que utiliza recursos de terceiros tem nos seus custos financeiros os encargos dessa opo, que representa uma substituio aos encargos que teria com os proprietrios pela remunerao do capital de risco. A capacidade que a empresa tem de administrar os recursos prprios e ou/ os de terceiros, e com isso maximizar os lucros por ao, a administrao da alavancagem financeira.

Aprimoramentos na Anlise da Alavancagem Financeira.

Capital de Terceiros X Passivo com Encargos

Aprimorando os conceitos, pode-se dizer que com a Alavancagem Financeira se deseja identificar a influencia do Passivo Financeiro no Lucro da Empresa. Obrigaes com fornecedores As dvidas com fornecedores constituem na realidade um passivo com encargo. Esse encargo embutido nos preos de compra e possivelmente seria descontado para pagamento a vista. Entretanto, esse encargo jamais evidenciado nas demonstraes financeiras, o que torna impraticvel tratar esse tipo de obrigao como passivo com encargo na analise da alvancagem. Ao analista externo no parece haver outra soluo atualmente que no a de considerar fornecedores como passivo sem encargo. Como tratar o Imposto de Renda na Alavancagem As despesas financeiras so dedutveis do imposto sobre renda. Assim, se uma empresa quiser substituir passivo com encargos por patrimnio lquido, deve antes considerar que a remunerao daquele dedutvel do imposto de renda, enquanto a deste no o .

41 ALAVANCAGEM OPERACIONAL

Definida como a variao no lucro operacional decorrente de uma alterao no volume de produo/vendas da empresa. Isso se d em virtude dos custos fixos que tendem a permanecer idnticos mesmo que aumente a produo. Identifica qual produto tem uma variao maior. Logo esse o mais interessante para a empresa, trar mais lucratividade.

Lucro Operacional: O valor decorrente das vendas deduzidos os custos e despesas fixos ou variveis Lucro = MC x MS unitrio

Margem de contribuio

o valor resultante da venda de uma unidade, aps deduzidos os custos e despesas variveis. Esse valor ir contribuir para pagar os custos fixos da empresa e gerar lucro. A margem de contribuio pode ser encontrada atravs da seguinte frmula: MC = PV - CDV Onde: MC = Margem de Contribuio PV = Preo de Venda CDV = Custos e Despesas Variveis

Para encontrar a margem de contribuio total, basta multiplicar pela quantidade

42 produzida e/ou vendida. Margem de Segurana

o volume de vendas que supera as vendas calculadas no Ponto de Equilbrio. um indicador que aponta a quantidade que as vendas podem cair, antes de ter prejuzo. Para encontrar a Margem de Segurana pode-se utilizar as seguintes frmulas: MS em valor = Vendas atuais Vendas do Ponto de Equilbrio MS em unidades = Vendas Atuais em Unidades Vendas no P.E. em Unidades MS% = . MS Vendas Atuais Ponto de Equilbrio Contbil em Unidades (PEC un) Define o nmero de produtos que deve ser fabricado e vendido para que o resultado seja zero ( no haja lucro nem prejuzo). O ponto de equilbrio contbil em unidades obtido pela frmula: PECun = ________Custos Fixos__________ Margem de Contribuio Unitria $ Frmula para Alavancagem Operacional Para encontrar a alavancagem operacional utiliza-se a seguinte frmula: GAO = % acrscimo no lucro % acrscimo volume de vendas .

Exemplo: Se a produo atual de uma determinada empresa de 14 unid. e essa passa a produzir 17 unid., calcule o grau de alavancagem operacional sabendo que seu custo fixo totaliza $1.000/ms, as despesas e custos variveis so de $140/u e o preo de venda de $240/unid.

43 PEC = CF = 1.000 = 10 MC 100 MS = Vendas Atuais Vendas P. Equilbrio MS = 14 10 = 4 Lucro com 14 unidades: Lucro = MC x MS = 100 x 4 = 400 Lucro com 17 unidades: Lucro = MC x MS = 100 x 7 = 700 % Acrscimo Lucro 400 700 100% X

75%

% Acrscimo Volume

14 17

100% X

21,43%

GAO = % acrscimo lucro = 75 = 3,5% % acrscimo volume 21,43

Logo a cada 1% de aumento nas vendas tenho um aumento de 3,5 % no lucro. Comprovao: 14 unidades x 1% = 0,14 Aumento lucro inicial 0,14 x MC 400 14 100 X 0,14 x 100 = 14 (Lucro)

3,5 %

EXERCCIOS 01 Uma empresa que produz liquidificadores, tem a seguinte estrutura de custos e despesas.

44 - Custo Fixo - Custo Varivel - Despesa Varivel - Despesas Fixas - Preo de Venda 5.500/ms 12/unidade 4/unidade 1.300/ms 18/unidade

A empresa produz e vende 3.900 liquidificadores ao ms, qual o lucro? a) Calcule a Alavancagem Operacional quando a empresa passar de um volume de 3.900 liquidificadores para 4.200 unidades por ms e interprete seu resultado. b) E se a empresa passar a produzir 4.500 liquidificadores A empresa Bem de Vida vinha vendendo nos ltimos tempos, 35.000 pacotes de rao por ms, base de $30/pacote. Seus custos e despesas fixas tem sido aproximadamente de 500.000/ms, e os variveis so de $15/pacote. Suas dvidas so as seguintes: a) Um aumento de 2.200 unidades na margem de segurana trar que efeitos sobre o lucro? b) Qual a Alavancagem Operacional a partir da calculada? 2-

ELABORAO DO RELATRIO DE ANLISE

A estrutura de relatrio e o grau de profundidade na anlise e apresentao de cada item componente do relatrio so funo do objetivo do prprio relatrio e do volume de negcios e dos riscos relativos s decises s serem tomadas.

Regras para elaborao de um relatrio


Regra 1 Seja um analista e no um escritor, no sentido de que o analista pensa sobre os fatos relevantes para anlise do risco e retrata esses pontos relevantes em seu relatrio. Regra 2 Faa quadros que falem por si, escolhendo grficos e tabelas que facilitem a interpretao do leitor. Tabelas e grficos bem estruturados e no poludos, ou seja em demasia, falam melhor que longas frases.

45 Regra 3 Use palavras simples, dando preferncia s palavras curtas em relao as longas, ao concreto em relao ao abstrato, ao simples em relao ao circunlquio, ao familiar em relao ao forado e artificial. Regra 4 Omita palavras desnecessrias, evitando a idia de que um relatrio vale por peso, ou seja, quanto maior melhor. No entanto deve-se observar para quem se est elaborando esses relatrios pois cada administrador tem uma preferncia pela formatao dos relatrios. Regra 5 Apresente primeiro o sumrio e a concluso, no sentido de satisfazer expectativa dos leitores do relatrio que querem saber qual a recomendao tcnica do analista, ou seja, se recomenda ou no a operao. Regra 6 Siga uma estrutura planejada no sentido de desenvolver a analise e enquadrar seu contedo dentro de uma estrutura lgica de apresentao.

Estrutura bsica de um relatrio de anlise


Esmero na elaborao do relatrio importante que o relatrio tenha uma boa apresentao visual, com a devida caracterizao em sua capa. Deve haver um tamanho padro de papel. A redao deve ser simples e cuidadosa, evitando palavras que possibilitem dupla interpretao e usando o portugus correto. Os quadros e as tabelas devem conter as informaes efetivamente facilitadoras da interpretao do relatrio. O perfil da empresa e do grupo deve ser transmitido com objetividade, assim como as caractersticas do setor de atuao e correo do comportamento da empresa com o setor. A analise econmicofinanceira deve destacar os pontos relevantes e decisivos para a empresa e para o grupo. Metodologia A metodologia envolve identificar o objetivo do relatrio, obter documentao

46 da empresa e levantar dados da concorrncia e do segmento em sua totalidade. Identificar as pessoas a serem contatadas e entrevistadas. Fazer anlise da qualidade da documentao e da consistncia das informaes. Definir a quantidade de exerccios sociais a serem analisados e organizar as demonstraes contbeis e as demais informaes a serem analisadas. Identificar interesse de negcios com a empresa e com o grupo a ser analisado. Elaborar um cronograma para desenvolvimento e concluso do relatrio. Definir fontes de informaes tais como: Demonstraes Contbeis publicadas pela empresa anual e semestralmente em jornais; Relatrio Anual da empresa, contendo relatrios da diretoria, demonstraes contbeis e outras informaes relevantes geradas internamente; Informativo anual *IAN) entregue a Comisso de Valores Mobilirios (CVM), que se encontra a disposio para consulta na Bolsa de Valores do Estado de So Paulo ( Bovespa); Apresentaes Anuais na Associao dos Analistas e Profissionais de Investimentos do Mercado de Capitais; Consulta ao sites da empresa na busca de suas demonstraes contbeis e demais informaes relevantes; Visita empresa para colher dados e informaes para o relatrio; Consulta atravs da Internet; Relatrio de agencias de informaes; Revistas especializadas. Na parte de anlise financeira, gerar os indicadores e relatrios necessrios de anlises (demonstraes), calcular os ndices, fazer anlises horizontais e verticais e demais clculos necessrio. Essas ferramentas sero a base para realizar a anlise econmico-financeira da empresa. Estrutura do relatrio I II III IV Descrio, propsito, e concluso. Fontes de Informaes. Histrico da empresa e do grupo. Controle acionrio e administrao.

V VI VII VIII

47 Caractersticas da empresa: produto, tecnologia, fornecedores, clientes e outros. Negcios da empresa e caractersticas do setor. Analise Financeira Anexos

Analise Financeira A anlise descritiva e ilustrada com grficos ou tabelas, que fundamentem a anlise compreendendo os seguintes tpicos principais: Indicadores de Atividade e Retorno: Evoluo das vendas da empresa. Anlise da evoluo da margem bruta, do lucro operacional e lquido. Comentrios sobre os ndices de retorno, prazos mdios e ciclo financeiro.

Indicadores de estrutura e endividamento: Imobilizao do patrimnio Lquido. Participao de Capitais de Terceiros. Composio do Endividamento. Passivo Financeiro sobre o ativo total (ou sobre o patrimnio lquido). Nmero de Aes. Valor Patrimonial por ao. Indicadores de liquidez: Anlise do fluxo de caixa Liquidez geral, corrente e seca Analise de capital de giro usando a Demonstrao de fluxo de caixa. Analise do saldo de tesouraria, do impacto das decises estratgicas e operacionais na liquidez da empresa.

48 Concluso A concluso da empresa deve destacar seus principais pontos fortes e fracos, de modo a resumir o que h de mais importante em sua anlise. Comparao Esse item deve estabelecer de forma objetiva uma comparao entre a empresa e seus concorrentes, de modo que possibilite ao leitor do relatrio compreender quais os riscos e as potencialidades em face ao mercado. Anexos As planilhas e quadros com as demonstraes contbeis, indicadores e instrumentos de anlise devem ser agregados ao relatrio como anexos, para que a leitura seja facilitada e os usurios dos relatrios possam consult-los se tiverem interesse em detalhes. Outros documentos que apresentem certo volume que justifiquem ser anexados. Apresentao do relatrio para o comit

Normalmente o relatrio desenvolvido pelo analista e submetido apreciao de um comit de crdito ou de investimento para deciso. Sempre que possvel, prefervel que o analista apresente o relatrio ao comit. Esse procedimento otimiza o conhecimento do analista e permite que ele preste as informaes de que eventualmente os tomadores de deciso precisem.

Das könnte Ihnen auch gefallen