Sie sind auf Seite 1von 6

Noes de estratgia e gesto

Os aspectos fundamentais da teoria de Henry Fayol so: - A importncia da funo administrativa; - Os princpios de gesto e administrao; - A escolha de uma estrutura. Fayol baseou-se em duas ideias: - A necessidade de reforar os chefes de oficina e os contramestres com um estado-maior; - A negao do princpio da unidade de comando. Os princpios defendidos por Taylor foram muito atacados, porque eram aspectos essencialmente tcnicos e por menosprezar o aspecto humano. Tendo em conta que uma empresa constitudas por seres humanos, a convivncia entre eles deve ser levada em conta, porque afectam o bom ou mau funcionamento da empresa. Os dois notveis teorizantes gregos em assuntos empresrias so: - Plato defendeu a teoria da diviso do trabalho; Xenofonte estudou as condies de uma boa organizao, de uma boa gesto de empresa familiar e defendeu o trabalho em cadeia. As teorias de Taylor defendiam: - Racionalizao do trabalho; - O sistema de salrios estimulantes: - A organizao da empresa. As teorias de Ford defendiam: - A produo em massa atravs da especializao operaria, - Salrios elevados; -Ausncia de hierarquia e de organizao

As escolas so: - Escola clssica; - Escola das relaes humanas ou psicossociolgica; - Escola matemtica ou moderna. Elton Mayo: Relaes humanas Numa empresa de electricidade Os critrios usados para a classificao de uma empresa so: - Sociais; - Econmicos. Empresa: conjunto de actividades humanas, colectivas e organizadas, regidas por um centro regulador, com a funo de adaptar constantemente os meios disponveis aos objectivos pr-determinados, tendo em vista a produo de bens e a prestao de servios. Estratgia: conjunto de decises e aces da empresa que de uma forma consistente visam proporcionar aos clientes, mais valor que o oferecido pela concorrncia. Analise swot: o modo de actuao possvel de uma empresa no mercado face a concorrncia. Na evoluo histrica da empresa difcil reconstruir os seus primrdios, os registos sobre os mais remotos empreendimentos humanos so pouco vagos e imprecisos; Mas podemos dividir em perodos temporais: A pr-histria, o perodo da perda lascada ou paleoltico e o perodo da pedra polida ou neoltico. Podemos afirmar que as primeiras empresas surgiram a partir do momento em que o homem se fixou na terra. Os princpios reguladores fundamentalmente: das corporaes visavam

- Defender os interesses dos seus associados;

- Obrigar as vrias lojas a participar em associaes de socorro mtuo de assistncia social; - Regulamentar o trabalho nas oficinas de artes e ofcios; - Estabelecer os preos dos produtos confeccionados; - Proibir a publicidade para evitar que certos mestres se sobrepusessem aos seus confrades; - Obrigar o mestre a fixar o seu sinete ou marca nos produtos a fim de se defender a sua qualidade. A pequena empresa artesanal viu-se obrigada a agrupar-se em pequenas unidades econmicas porque no conseguia sobreviver ao lado de empresas capitalistas societrias que renem grandes capitais e tecnologia permitindo-lhe colocar no mercado produtos de melhor qualidade e a preos mais competitivos. Para fazer face a este desenvolvimento, as pequenas unidades econmicas agruparam-se, dando origem aos monoplios, que se podem formar quer por via vertical ou por via horizontal. Concentrao vertical quando as empresas que se dedicam a actividades complementares se agrupam de modo a abrangerem todo o ciclo produtivo de um bem comercial. Concentrao horizontal quando as empresas que se dedicam ao mesmo ramo de actividade se agrupam, mas continuam a produzir os mesmos produtos. Trust a concentrao de pequenas empresas complementares numa s, com o objectivo de conseguir o monoplio de um produto e consequentemente, o controlo e domnio do mercado. Holding a concentrao de empresas originando uma sociedade financeira que possuindo uma parte do capital das suas filiais, controla, coordena e orienta as suas actividades. Cartel o agrupamento de empresas do mesmo ramo de actividades que combinam entre si normas restritivas da sua liberdade (preos, condies de venda e compra, volume de produo, quota de mercado, entre outras) com o objectivo de no se tornarem concorrentes.

Constituem-se carteis para: Fixar os preos de compra e venda de um produto; Fixar a percentagem de produo de um produto para cada uma das empresas participantes; Atribuir zonas de mercado a cada uma das empresas participantes. Grupo a concentrao de empresas de diferentes sectores de actividade que embora mantendo a sua individualidade se sujeitam a um nico centro de decises. Multinacional a empresa que controla e dirige outras empresas (filiais) localizadas em diferentes pases. Os objectivos de uma multinacional so: Matria-prima e mo-de-obra a preos mais baixos; Custos de produo e de distribuio mais baixos; Regalias fiscais; Capitais a taxas de juro reduzidas. As caractersticas que as empresas multinacionais apresentam so: Grande flexibilidade de adaptao; Grande mobilidade geogrfica; Possibilidade de optimizao dos factores de produo; Rigor de gesto; Previso a longo prazo. Vantagens das multinacionais para os pases, onde esto instaladas as sua filiais: Favorecem a ocupao da populao activa; Trazem inovaes tecnolgicas, know-how, tcnicas de produtividade e de gesto; Incrementam os investimentos; Favorecem a integrao da economia. Inconvenientes: Procuram aproveitar o mercado desses pases, caso contrrio podem prejudicar as vendas de outras filiais ou da prpria empresa-me, fazendo exportaes; Recorrem a empresrios em vez de investirem; Limitam as actividades a operaes de montagem e embalagem em que a mo-de-obra mais barata; Possuem uma pequena percentagem de gestores nos lugares de maior deciso. Os elementos importantes na definio de uma empresa so: Meios humanos; Meios tcnicos; Meios financeiros. Os meios humanos e os tcnicos relacionam-se com o conceito geral da empresa no futuro e com as estratgias escolhidas. Os meios financeiros englobam aces detalhadas dentro de uma estratgia geral.

O meio ambiente das organizaes evolui para algo que torna a vida interna das organizaes um crescente desafio aos administradores e gestores. As preocupaes ambientais esto a condicionar as estratgias das empresas numa dupla vertente. Por um lado a que procurar acalmar os defensores militantes do ambiente, adaptando tecnologias limpas, por outro lado as empresas devem preencher as necessidades do consumidor cada vez mais preocupados com o ambiente. A empresa um sistema de relaes: Os meios podem existir e no entanto a empresa no funcionar. necessrio colocar os meios certos nos lugares certos, o que se consegue estabelecendo uma rede de relaes hierrquicas entre os vrios elementos componentes da empresa. A empresa por conseguinte um conjunto de centros hierarquizados e harmonizados. Na formao da empresa podemos distinguir as seguintes fases: Anteprojecto que a fase da incerteza, do confronto entre realizar ou no o investimento, isto decidir construir ou no a empresa; Projecto que a fase em que j se decidiu constituir a empresa, procede-se a definio circunstanciada dos meios humanos, tcnicos e financeiros para alcanar os objectivos. Uma empresa pequena, mdia ou grande: Podemos considerar para a anlise da estrutura empresarial quatro grandes escales: Escalo, 0-9 trabalhadores Escalo, 10-49 trabalhadores Escalo, 50-249 trabalhadores Escalo, 250-499 trabalhadores Aprovisionamento: uma das funes em que se pode dividir a actividade de uma empresa. Tem em vista o abastecimento atempado de todos os bens e servios necessrios ao seu eficaz funcionamento, em quantidade desejadas e sempre ao menor custo. As classes de bens e servios necessrios ao normal funcionamento da empresa so em regra:

- Mercadorias; - Matrias primas e subsidiarias: - Materiais diversos; - Material de expediente; - Artigos de higiene; - Imobilizao; - Assistncia tcnica; Stock: todo o bem que se encontra armazenado com vista a uma utilizao futura. Os stocks tm como objectivo: - Anular ou minimizar as variaes da procura, do consumo, dos prazos de entrega e da qualidade dos materiais recebidos. - Conseguir uma certa autonomia entre a produo, as vendas e as compras, no fazendo reflectir na produo e consequentemente nas vendas, as variaes sazonais. - Permitir a compra a custos mais favorveis e consequentemente, a produo de bens a custos inferiores. A gesto de stock tem como objectivos: - Estudar a localizao dos materiais e os equipamentos de arrumao; - Implementar e gerir um sistema administrativo; - Estudar as quantidades a manter em stock; A gesto de stock pode dividir-se em 3 funes: - Gesto material; - Gesto administrativa; - Gesto econmica; Lote econmico(Le): a quantidade a adquirir por encomenda, que minimiza o custo total de cada unidade armazenada.

Das könnte Ihnen auch gefallen