Sie sind auf Seite 1von 2

LIPPMANN, Walter. O mundo exterior e as imagens em nossas mentes. In: __________. Opinio pblica. Petrpolis: Vozes. 2008, p. 21-42.

Por: Jaymerson Lima H uma ilha no oceano onde em 1914 alguns ingleses, franceses e alemes viveram. Nenhum cabo telegrfico alcana a ilha, e o barco a vapor ingls dos correios vem somente uma vez a cada sessenta dias. Em setembro ele ainda no havia chegado, e os habitantes da ilha ainda estavam falando sobre o ltimo jornal, que noticiava sobre o iminente julgamento de Madame Caillaux por seus disparos contra Gaston Calmette. Foi, portanto, com ansiedade maior do que a usual que a colnia inteira se reuniu na doca em um dia, em meados de setembro, para ouvir do capito o resultado do veredicto. Eles souberam que h mais de seis semanas aqueles que dentre eles eram ingleses e os que eram franceses estiveram lutando em defesa da santidade dos tratados contra aqueles que dentre eles eram alemes. Por seis estranhas semanas eles haviam agido como amigos, quando de fato eram inimigos. Olhando para trs podemos ver o quo indiretamente conhecemos o ambiente no qual, todavia, vivemos. Podemos observar que as notcias sobre ele nos chegam ora rapidamente, ora lentamente; mas o que acreditamos ser uma imagem verdadeira, ns a tratamos como se ela fosse o prprio ambiente. Grandes homens, mesmo durante o perodo de suas vidas, so usualmente conhecidos pelo pblico somente atravs de uma personalidade fictcia. Eis a parcela de verdade no velho ditado de que nenhum homem um heri para seu criado. H nele somente uma parcela de verdade, posto que o criado, e o secretrio particular, frequentemente esto imersos na fico. Personagens monrquicos so, evidentemente, personagens fabricados. Se eles acreditam em suas imagens pblicas, ou se meramente permitem que o camareiro as gerenciem, h pelo menos dois seres distintos, o ser pblico e o rgio, o privado e o humano. O bigrafo oficial reproduz a vida pblica, e as memrias reveladoras o outro. O tipo de retrato mais interessante aquele que surge espontaneamente na mente das pessoas. Em uma vida pblica mais normal, imagens simblicas no governam menos os comportamentos, mas cada smbolo muito menos inclusivo porque h muitos deles competindo. Os smbolos da opinio pblica, em tempos de razovel segurana, esto sujeitos a crtica, comparao e debate. Eles vm e vo, coalescem e so esquecidos, nunca organizando perfeitamente a emoo do grupo todo. H, portanto, somente uma atividade humana em que populaes inteiras efetivam a sagrada unio. Ela se d nas fases intermedirias de uma guerra quando o medo, o esprito de luta e o dio garantiram completo domnio do esprito, tanto para derrotar qualquer outro instinto ou para alist-lo, e antes que o cansao seja sentido. O simbolismo da opinio pblica geralmente implica no equilbrio de interesses. Fico e smbolo: - 1 preocupao: esquecer seu valor para a ordem social (no estudo da opinio pblica) - so uma parte importante do maquinrio da comunicao humana - idias dizem respeito a eventos que esto fora da vista e do alcance.

O nico sentimento que algum pode ter acerca de um evento que ele no vivenciou o sentimento provocado por sua imagem mental daquele evento. por isto que, at sabermos o que os outros pensam que sabem, no poderemos verdadeiramente entender seus atos. Fico: a representao do ambiente que em menor ou maior medida feita pelo prprio ser humano. O analista da opinio pblica precisa comear reconhecendo a relao triangular entre a cena da ao, a imagem humana daquela cena e a resposta humana quela imagem atuando sobre a cena da ao. como uma pea teatral sugerida aos atores com base em suas prprias experincias, em que a trama transacionada na vida real dos atores, e no meramente com base nas partes da cena. A cinematografia enfatiza com freqncia com grande habilidade este duplo drama do motivo interior e o comportamento exterior. O mundo que temos que considerar est politicamente fora de nosso alcance, fora de nossa viso e compreenso. Tem que ser explorado, relatado e imaginado. O homem no um Deus aristotlico contemplando a existncia numa olhadela. uma criatura da evoluo que pode abarcar somente uma poro suficiente da realidade que administra para sua sobrevivncia, e agarra o que na escala do tempo so alguns momentos de discernimento e felicidade. E ainda assim esta mesma criatura inventou formas de ver o que nenhum olho num poderia ver, de ouvir o que ouvido algum poderia ouvir, de considerar massas imensas assim como infinitesimais, de contar e separar mais itens que ele pode individualmente recordar. Est aprendendo a ver com sua mente vastas pores do mundo que ele no podia nunca ver, tocar, cheirar, ouvir ou recordar. Gradualmente ele cria para si prprio uma imagem credvel em sua cabea do mundo que est alm de seu alcance. Aqueles aspectos do mundo exterior que tm a ver com o comportamento de outros seres humanos, na medida em que o comportamento cruza com o nosso, que dependente do nosso, ou que nos interessante, podemos chamar rudemente de opinio pblica. As imagens na cabea destes seres humanos, a imagem de si prprios, dos outros, de suas necessidades, propsitos e relacionamentos, so suas opinies pblicas. Aquelas imagens que so feitas por grupos de pessoas , ou por indivduos agindo em nome dos grupos, Opinio Pblica com letras maisculas. Os jornais so considerados pelos democratas uma panacia para seus prprios defeitos, enquanto a anlise da natureza das notcias e da base econmica do jornalismo parece mostrar que os jornais necessria e inevitavelmente refletem, e, portanto, em grande ou menor medida, intensificam a defeituosa organizao da opinio pblica. Minha concluso que, para serem adequadas, as opinies pblicas precisam ser organizadas para a imprensa e no pela imprensa, como o caso de hoje.

Das könnte Ihnen auch gefallen