Sie sind auf Seite 1von 8

REPRESENTAES GRFICAS

Artur Maia Clenisson Calaa Rodrigo Bastos Samuel das Chagas Tain Ribeiro

REPRESENTAES GRFICAS - RESUMO 1 - Representao Grfica


1.1 - Representao de variveis discretas Para representar a distribuio de uma varivel discreta utiliza-se o Grfico de Barras

ou Histograma. Exemplo: nmero de crianas a cargo de uma famlia, nmero de acidentes de trabalho num determinado estabelecimento, nmero de vendas de um determinado aparelho, etc. Essas variveis so todas discretas, pois seus possveis valores so apenas nmeros inteiros no-negativos. 1.1.1 - Grfico de Barras O grfico de barras composto por duas linhas ou eixos, um vertical e outro horizontal. No eixo vertical so construdas as barras que representam a variao de um fenmeno ou de um processo de acordo com sua frequncia. Essa frequncia indicada pelo eixo horizontal.
Grfico de barras representando a distribuio das famlias segundo o nmero de filhos.

1.1.2-Histograma O histograma uma forma grfica de apresentar a distribuio de freqncias de uma varivel. O histograma um grfico de barras verticais construdo com os resultados da tabela de frequncias.

Com os dados acima podemos construir o grco de frequncias relativas e frequncias relativas acumuladas.

1.2 - Representao de variveis contnuas 1.2.1 - Histograma Representao de uma distribuio de frequncia, onde construimos elevando-se retngulos sobre os intervalos de classe, com as reas dos retngulos proporcionais s frequncias das classes. Os valores da varivel so apresentados na abcissa.

Tabela 1

Histograma construdo a partir da Tabela 1

1.2.2 - Polgono de frequncias O polgono de frequncia simples representado pelos pontos mdios das classes. Montamos o grfico do polgono pegando o ponto mdio do topo das colunas. No caso de frequncia acumulada, os segmentos perpendiculares so traados a partir dos limites superiores da classe.

Polgono de frequncia simples

Polgono de frequncia acumulada

1.3 - Representao de variveis qualitativas Quando se estuda uma varivel qualitativa, o maior interesse do pesquisador

conhecer o comportamento dessa varivel, analisando a frequncia de suas possveis realizaes. As vantagens da representao grfica das distribuies de frequncias ficam ainda mais evidentes quando h a necessidade de comparar vrios grupos com relao variveis que possuem muitas categorias. Considerando-se a varivel qualitativa a ser estudada, como por exemplo, grau de instruo, ser observada e estudada muito mais facilmente quando se dispem os ensinos: Fundamental, Mdio e Superior em uma coluna e coloca-se, ao lado de cada ensino, o nmero de vezes que aparece repetido.

1.3.1 - Composio de setores Os grficos de setores, mais conhecidos como grficos de pizza ou torta, so construdos dividindo-se um crculo (pizza) em setores (fatias), um para cada categoria, que sero proporcionais frequncia daquela categoria.

Grfico de setores para a varivel sexo.

1.3.2 - Grficos de barras Uma alternativa ao grfico de setores o grfico de barras (colunas). Ao invs de dividirmos um crculo, dividimos uma barra. Note que, em ambos os grficos, as frequncias relativas das categorias devem somar 100%. Alis, essa a ideia dos grficos: mostrar como se d a diviso (distribuio) do total de elementos (100%) em partes (fatias).

Grfico de barras para a varivel sexo.

2 - Moda(Mo)
Moda uma das principais medidas de posio. Ela representada pelo valor que ocorre com maior frequncia em uma distribuio. Para distribuies sem agrupamento de classes a moda identificada facilmente atravs da observao do elemento que apresenta maior frequncia. Para dados agrupados em classes temos vrias maneiras para calcular a moda. Como por exemplo: Moda Bruta(MoB) - definida como o ponto mdio da classe modal (classe que apresenta a maior frequncia em uma distribuio). Essa a maneira mais simples para se encontrar a moda e, em geral, nos d um valor aproximado dela. Frmula de Czuber - Identifica-se a classe modal e aplica-se a frmula:

= Limite inferior da classe modal. 1= Diferena entre a frequncia da classe modal e da classe anterior, 2= Diferena entre a frequncia da classe modal e da classe posterior h= Amplitude da classe.

3 - Curtose

A curtose reflete o grau de achatamento de uma distribuio, podendo ser tambm a representao do quanto uma curva ser achatada em relao a uma curva normal de referncia. Chamamos de Coeficiente de Curtose (C) a medida do grau de achatamento da curva, definida por:

Onde, Q3 = Terceiro quartil. Q1 = Primeiro quartil. P90 = Nono decil. P10 = Primeiro decil. H trs situaes de Curtose. So elas: A) Curva Leptocrtica (normal, C = 0,263)

B) Curva Mesocrtica (achatada, C > 0,263)

C) Curva Platicrtica (alongada, C < 0,263)

Das könnte Ihnen auch gefallen