Sie sind auf Seite 1von 24

PLANEJAMENTO DA CAPACIDADE

Prof. Umarac da Nbrega Borges

O QUE CAPACIDADE? a quantidade mxima de produtos e servios que podem ser produzidos numa unidade produtiva, num dado intervalo de tempo.
(Moreira, 2008)

Exemplos: mveis/dia, clientes/dia, pares/semana. Verifica-se, portanto, que a capacidade funo de duas variveis: Volume ou quantidade: expresso em unidade referente ao produto (mveis, clientes, pares, peas, litros, kg, toneladas, caixas etc.). Tempo: dia, hora, ms, quinzena.

O QUE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA CAPACIDADE? a tarefa de determinar a capacidade efetiva da operao produtiva, de forma que ela possa responder demanda.
(Slack et al., 2009)

Objetivos do Planejamento e Controle da Capacidade: Custos; Receitas; Capital de giro; Qualidade dos bens ou servios; Velocidade de resposta demanda; Confiabilidade do fornecimento; Flexibilidade.
3

CAPACIDADE DE PROJETO

O sistema considerado ideal, como se no existissem perdas.

Para a medio desta capacidade no so consideradas atividades, tais como setups, manutenes programadas, transporte entre os setores e limitaes relacionadas ao fluxo produtivo.

CAPACIDADE EFETIVA

So levadas em considerao as necessidades ou as perdas do sistema.

Nesta anlise, consideram-se as necessidades do processo (perdas programadas), entretanto sem considerar questes relativas ao fluxo fabril e o tamanho dos lotes.

CAPACIDADE DE PROJETO = CAPACIDADE EFETIVA + PERDAS

UTILIZAO a proporo entre o volume de produo realmente conseguido e sua capacidade de projeto. So levadas em considerao as perdas no planejadas do processo. Nesta anlise, consideram-se as necessidades de processo (perdas no-programadas), incluindo as questes relativas ao fluxo fabril e o tamanho dos lotes. UTILIZAO = VOLUME DE PRODUO REAL CAPACIDADE DE PROJETO

EFICINCIA a proporo entre a sada real conseguido e sua capacidade efetiva. So levadas em considerao as perdas no planejadas do processo. Nesta anlise, consideram-se as necessidades de processo (perdas no-programadas), incluindo as questes relativas ao fluxo fabril e o tamanho dos lotes.

EFICINCIA =

VOLUME DE PRODUO REAL CAPACIDADE EFETIVA

MEDINDO A CAPACIDADE E A UTILIZAO

Exemplo 1: Suponha que o fabricante de papel fotogrfico tenha uma linha de cobertura cuja capacidade de projeto seja 200 m2/min e a linha opera 24h/dia, 7 dias/semana (24 x 7 = 168 horas). Mudanas de produtos (setups): 20 h; Manuteno preventiva regular: 16 h; Nenhum trabalho programado: 8 h; Amostragens de qualidade: 8 h; Tempos de troca de turnos: 7 h; Paradas para manuteno corretiva: 18 h; Investigao de falhas de qualidade: 20 h; Falta de estoque de material de cobertura: 8 h; Faltas do pessoal: 6 h; Espera pelos rolos de papel: 6 h.

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

Perdas planejadas = 59h

Perdas no-planejadas = 58h

MEDINDO A CAPACIDADE E A UTILIZAO

CAPACIDADE DE PROJETO = 200 x 60 x 168 = 2,016 milhes m2/semana (100% = capacidade ideal = capacidade de projeto)

CAPACIDADE EFETIVA = 200 x 60 x 109 = 1,308 milhes m2/semana (65% da capacidade de projeto).

UTILIZAO = 200 x 60 x 51 = 0,612 milhes m2/semana (30,4% da capacidade de projeto).

EXERCCIO Uma empresa de calados funciona 24 horas por dia, todos os dias do ms, incluindo domingos e feriados. Analisando a operao de costurar cabedal, obtiveram-se os seguintes tempos: Mudanas de produtos (setups): 58h; Manuteno preventiva regular: 19h; Amostragens de qualidade: 6h; Tempos de troca de turnos: 43h; Paradas para manuteno corretiva: 14h; Investigao de falhas de qualidade: 25h; Falta de estoque de material de cobertura: 12h. Calcule a capacidade de projeto, a capacidade efetiva e a utilizao da operao (mensal) sabendo que a capacidade de projeto do sistema de 1.500 pares/hora.

10

EFICCIA GERAL DE EQUIPAMENTO (OEE)

um mtodo capaz de julgar a eficcia dos itens individuais de equipamento de operaes produtivas. baseada em trs aspectos de desempenho: Velocidade, ou taxa de atravessamento do equipamento (seu tempo de ciclo); Qualidade do produto ou do servio que produz; Tempo que est disponvel para operar.

11

EXEMPLO DE APLICAO DA OEE

Se uma mquina opera a 80 ciclos por minuto, mas possui uma velocidade projetada de 100 ciclos por minuto, sua taxa de desempenho de 80%.

Da mesma forma, se produz 90 peas boas de um total de 100 fabricadas, possui uma taxa de qualidade de 90%.

Se planejamos fazer o equipamento rodar por 8 horas, mas ele para 2 horas (quebrado), sua disponibilidade de 75%.

Eficcia geral de equipamento = 0,8 x 0,9 x 0,75 = 54%.

12

A CAPACIDADE DEPENDE DO MIX Exemplo: uma empresa moveleira produz objetos de decorao e mveis sob encomenda e funciona de segunda a sbado com jornadas dirias de 8 horas (480 minutos). O mix de produtos dessa empresa composto por 4 tipos de objetos de decorao. O tempo de produo de cada um desses objetos : Objeto Olho Garrafa Peixe Bandeja Tempo de produo 2 horas 3 horas e 20 minutos 1 hora e 10 minutos 20 minutos

13

A CAPACIDADE DEPENDE DO MIX

Objeto Apenas olho Apenas garrafa Apenas peixe Apenas bandeja Olho, peixe e bandeja Garrafa e bandeja Peixe e garrafa

Volume de produo 4 2 6 24 2 olhos, 3 peixes e 1 bandeja 2 garrafas e 4 bandejas 1 garrafa e 4 peixes

14

MEDINDO A CAPACIDADE Existem dois parmetros que so utilizados para realizar a medida da capacidade de uma unidade produtiva: Por meio da produo; Por meio dos insumos. Uso de Medidas de Produo Tipo de Negcio Siderurgia Refinaria de Petrleo Montadora de automveis Cia. Eltrica Fazenda (agricultura) Medida de Capacidade Toneladas de ao/ms Litros de gasolina/dia N de Carros/ms Megawatts/hora Toneladas de Gros/ano

15

MEDINDO A CAPACIDADE Existem dois parmetros que so utilizados para realizar a medida da capacidade de uma unidade produtiva: Por meio da produo; Por meio dos insumos. Uso de Medidas de Recursos Medida de Capacidade Nmero de Assentos/vo Nmero de refeies/dia Nmero de Assentos Nmero de quartos (hspedes) Nmero de leitos Nmero de vagas

Tipo de Negcio Cia. Area Restaurante Teatro (ou cinema) Hotel Hospital Escola

16

MEDINDO A CAPACIDADE

Atravs dos exemplos, pode-se perceber qual o motivo que leva utilizao desses dois tipos de medidas de capacidade (produtos e insumos)?

Quando a variao de produtos e/ou processos grande, torna-se mais conveniente medir a capacidade a partir dos insumos.

17

FATORES QUE INFLUENCIAM NA CAPACIDADE Moreira (2008), coloca como alguns dos fatores mais importantes influentes na capacidade: Instalaes; Composio dos Produtos ou Servios; O projeto do processo; Fatores humanos; Fatores operacionais; Fatores externos.

H ainda, a influncia das tcnicas utilizadas pelo PCP.

18

POLTICAS ALTERNATIVAS DE CAPACIDADE Para efeito das polticas de gesto da capacidade utilizada a Capacidade Agregada, que vem a ser a capacidade considerada a mdio e longo prazo. Neste caso, as decises de capacidade so amplas e gerais, no se preocupando com os detalhes dos produtos e servios individuais oferecidos. H trs opes disponveis para lidar com as variaes da demanda: Poltica de capacidade constante; Poltica de acompanhamento da demanda; Gesto de demanda.

19

POLTICA DE CAPACIDADE CONSTANTE Nesta poltica, a capacidade de processamento fica constante, no se consideram as flutuaes da previso da demanda. Os principais objetivos so: Padres de emprego estveis; Alta utilizao do processo; Alta produtividade; Baixos custos unitrios de produo.

Efeitos indesejveis: Estoques considerveis, desperdcio de mo-deobra e incerteza de atendimento em pocas de alta demanda.

20

POLTICA DE ACOMPANHAMENTO DA DEMANDA Este tipo de poltica tenta ajustar a capacidade bem prxima dos nveis variveis da demanda prevista. Pouco adequada a manufatura de produtos-padro no perecveis, bem como a empresas com operaes intensivas em capital. Aes de acompanhamento: Horas extras e tempo ocioso; Variar o tamanho da fora de trabalho; Usar pessoal em tempo parcial; Subcontratao.

21

GERENCIAMENTO DA DEMANDA Tem por objetivo transferir a demanda de perodos de pico para perodos tranquilos. Poltica de preos. Campanhas publicitrias e promoes. Produtos e servios alternativos.

22

EXERCCIO
Voc foi solicitado a elaborar um plano de capacidade para um gargalo crtico em uma fbrica de sandlias. Sua medida de capacidade o nmero de mquinas. Trs produtos so fabricados (sandlias masculinas, femininas e infantis). Os tempos-padro (processamento e preparao), os tamanhos do lote e as previses de demanda so fornecidos na tabela a seguir. A empresa opera 2 turnos de 8 horas, 5 dias/semana, 50 semanas/ano. A experincia indica que uma reserva de capacidade de 5% suficiente.
Tempos-padro Produtos Sandlia masculina Sandlia feminina Sandlia infantil Processamento (h/par) 0,05 0,10 0,02 Preparao (h/lote) 0,5 2,2 3,8 Tamanho do lote (pares/lote) 240 180 360 Previso da demanda (pares/ano) 80.000 60.000 120.000

a) Quantas mquinas so necessrias? b) Se a operao possui atualmente duas mquinas, qual a falta de capacidade?

23

REFERNCIA BIBLIOGRFICA
KRAJEWSKI, Lee J.; RITSMAN, Larry P.; MALHOTRA, Manoj K. Administrao de produo e operaes. 8 ed. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. Captulo 7. RITSMAN, Larry P.; KRAJEWSKI, Lee J. Administrao da produo e operaes. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004. Captulo 6. SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administrao da Produo. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2009. Captulo 11. MOREIRA, Daniel Augusto. Administrao da produo e operaes. 2. ed. rev. e ampl. So Paulo: Cengage Learning, 2008. Captulo 6.

ATENO!!! Essas transparncias no so suficientes para estudar para a prova. Procure tambm o material indicado na bibliografia.
24

Das könnte Ihnen auch gefallen