Sie sind auf Seite 1von 18

FONTES DE ENERGIA O que so?

Tipos: hidrulica, fssil, solar, nuclear, elica, biomassa, geotrmica, gravitacional INTRODUO Em nosso planeta encontramos diversos tipos de fontes de energia. Elas podem ser renovveis ou esgotveis. Por exemplo, a energia solar e a elica (obtida atravs dos ventos) fazem parte das fontes de energia inesgotveis. Por outro lado, os combustveis fsseis (derivados do petrleo e do carvo mineral) possuem uma quantidade limitada em nosso planeta, podendo acabar caso no haja um consumo racional. PRINCIPAIS FONTES DE ENERGIA ENERGIA HIDRULICA ou ENERGIA HDRICA a mais utilizada no Brasil em funo da grande quantidade de rios em nosso pas. A gua possui um potencial energtico e quando represada ele aumenta. Numa usina hidreltrica existem turbinas que, na queda d`gua, fazem funcionar um gerador eltrico, produzindo energia. Embora a implantao de uma usina provoque impactos ambientais, na fase de construo da represa, esta uma fonte considerada limpa . O QUE ? a energia proveniente do movimento das guas. Ela produzida por meio do aproveitamento do potencial hidrulico existente num rio, utilizando desnveis naturais, como quedas de gua, ou artificiais, produzidos pelo desvio do curso original do rio. ORIGEM Normalmente constroem-se diques que represam o curso da gua, acumulando-a num reservatrio a que se chama barragem. Esse tipo de usina hidrulica denominado Usina com Reservatrio de Acumulao. Em outros casos, existem diques que no param o curso natural da gua, mas a obrigam a passar pela turbina de forma a produzir eletricidade, denominando-se Usinas a Fio de gua. Quando se abrem as comportas da barragem, a gua presa passa pelas lminas da turbina fazendo-a girar. A partir do movimento de rotao da turbina o processo repete-se, ou seja, o gerador ligado turbina transforma a energia mecnica em eletricidade. A energia eltrica gerada levada atravs de cabos ou barras condutoras dos terminais do gerador at o transformador elevador, onde tem sua tenso (voltagem) elevada para adequada conduo, atravs de linhas de transmisso, at os centros de consumo. Desta forma, atravs de transformadores abaixadores, a energia tem sua tenso levada a nveis adequados para o consumo.

No Brasil, devido a sua enorme quantidade de rios, a maior parte da energia eltrica disponvel proveniente de grandes usinas hidreltricas. A energia primria de uma hidreltrica a energia potencial gravitacional da gua contida numa represa elevada. Antes de se tornar energia eltrica, a energia primria deve ser convertida em energia cintica de rotao. O dispositivo que realiza essa transformao a turbina. Ela consiste basicamente em uma roda dotada de ps, que posta em rpida rotao ao receber a massa de gua. O ltimo elemento dessa cadeia de transformaes o gerador, que converte o movimento rotatrio da turbina em energia eltrica.

USINA HIDRELTRICA DE ITAIPU Um rio no percorrido pela mesma quantidade de gua durante o ano inteiro. Em uma estao chuvosa, claro, a quantidade de gua aumenta. Para aproveitar ao mximo as possibilidades de fornecimento de energia de um rio, deve-se regularizar-se a sua vazo, a fim de que a usina possa funcionar continuamente com toda a potncia instalada. A vazo de gua regularizada pela construo de lagos artificiais. Uma represa, construda de material muito resistente - pedra, terra, freqentemente cimento armado - , fecha o vale pelo qual corre o rio. As guas param e formam o lago artificial. Dele pode-se tirar gua quando o rio est baixo ou mesmo seco, obtendo-se assim uma vazo constante. A construo de represas quase sempre constitui uma grande empreitada da engenharia civil. Os paredes, de tamanho gigante, devem resistir s extraordinrias foras exercidas pelas guas que ela deve conter. s vezes, tm que suportar ainda a presso das paredes rochosas da montanha em que se apoiam. Para diminuir o efeito das dilataes e contraes devidas s mudanas de temperatura, a construo feita em diversos blocos, separados por juntas de dilatao. Quando a represa est concluda, em sua massa so colocados termmetros capazes de transmitir a medida da temperatura a distncia; eles registram as diferenas de temperatura que se possam verificar entre um ponto e outro do paredo e indicam se h perigo de ocorrerem tenses que provoquem fendas.

A POTNCIA A energia que pode ser fornecida por unidade de tempo chama-se potncia, e medida em watt (W). Como as potncias fornecidas pelas usinas hidreltricas so muito grandes, sempre expressas em milhares de watts, utiliza-se para sua medida um mltiplo dessa unidade, o quilowatt (kW), que equivale a 1.000 W. A potncia de uma fonte de energia eltrica pode ser calculada multiplicando-se a tenso em volts que ela capaz de fornecer pela corrente em ampres que distribui. Dessa maneira, uma fonte capaz de distribuir 1.000 A com uma tenso de 10.000 V possui uma potncia de 10 milhes de watts, ou 10.000 kW. Uma linha de transmisso, portanto, capaz de transportar a mesma potncia de duas maneiras: com voltagem elevada e corrente de baixa intensidade, ou com voltagem baixa e alta corrente. Quando a energia eltrica atravessa um condutor, transforma-se parcialmente em calor. Essa perda tanto maior quanto mais elevada for a intensidade da corrente transportada e maior for a resistncia do fio condutor. Assim, seria conveniente efetuar a transmisso da energia eltrica por meio de fios muito

grossos, que apresentam menos resistncia. Porm, no se pode aumentar excessivamente o dimetro do condutor, pois isso traria graves problemas de construo e transporte, alm de encarecer muito a instalao. Assim, prefere-se usar altos valores de tenso, que vo de 150.000 at 400.000 V. A energia eltrica produzida nas centrais no dotada de tenso to alta. Nos geradores, originalmente, essa energia tem uma tenso de cerca de 10.000 V. Valores mais altos so inadequadas, porque os geradores deveriam ser construdos com dimenses enormes. Alm disso, os geradores possuem partes em movimento e no possvel aumentar arbitrariamente suas dimenses. A energia eltrica , pois, produzida a uma tenso relativamente baixa, que em seguida elevada, para fins de transporte. Ao chegar s vizinhanas dos locais de utilizao, a tenso rebaixada. Essas elevaes e abaixamentos so feitos por meio de transformadores. O GERADOR O gerador um dispositivo que funciona com base nas leis da induo eletromagntica. Em sua forma mais simples, consiste numa espira em forma de retngulo. Ela fica imersa num campo magntico e gira em torno de um eixo perpendicular s linhas desse campo. Quando fazemos a espira girar com movimento regular, o fluxo magntico que atravessa sua superfcie varia continuamente. Surge assim, na espira, uma corrente induzida peridica. A cada meia volta da espira o sentido da corrente se inverte, por isso ela recebe o nome de corrente alternada. ENERGIA FSSIL formada a milhes de anos a partir do acmulo de materiais orgnicos no subsolo. A gerao de energia a partir destas fontes costuma provocar poluio, e esta, contribui com o aumento do efeito estufa e aquecimento global. Isto ocorre principalmente nos casos dos derivados de petrleo (diesel e gasolina) e do carvo mineral. J no caso do gs natural, o nvel de poluentes bem menor. COMBUSTVEIS FSSEIS: PETRLEO, CARVO E GS NATURAL A ORIGEM DOS COMBUSTVEIS FSSEIS Existem trs grandes tipos de combustveis fsseis: o carvo, o petrleo e o gs natural. Os trs foram formados h milhes de anos atrs na poca dos dinossauros, da o nome de combustvel fssil. Os combustveis fsseis so resultado de um processo de decomposio das plantas e dos animais. As plantas armazenam a energia recebida do sol transformando-a no seu prprio alimento. A este processo chama-se fotossntese. Por sua vez, os animais comem as plantas para adquirirem energia. Finalmente, as pessoas comem os animais e as plantas para obter a energia necessria para trabalhar. Quando as plantas, dinossauros e outras criaturas morreram, a terra decomps os seus corpos enterrados, camada por camada, debaixo da terra. So necessrios dois milhes de anos para que estas camadas de matria orgnica se transformem em pedra preta e dura a que chamamos o carvo, num lquido negro: o petrleo, ou ainda no gs natural.

Os combustveis fsseis podem ser encontrados debaixo da terra em muitos locais do nosso planeta. Portugal no um desses locais (no um pas rico em combustveis fsseis). Cada um dos combustveis fsseis extrado de diferente maneira. O carvo retira-se de minas profundas atravs da escavao. As companhias petrolferas extraem o petrleo escavando poos muito fundos. O petrleo ento bombeado e trazido para a superfcie terrestre (tal como o furo de gua existente em algumas das casas campestres). Normalmente so transportados em tanques e barcos prprios at chegar maioria dos pases do mundo ( o que acontece em Portugal, pois quase todo o petrleo exportado). O petrleo tem de ser transformado ou refinado noutros produtos antes de ser usado. REFINARIAS O petrleo armazenado em grandes tanques antes de ser distribudo pelo mundo. Existem muitos produtos que derivam do petrleo, como por exemplo, os fertilizantes para as quintas, as roupas que vestes, a pasta de dentes, as garrafas e canetas de plstico, etc. Quase todos os plsticos tm origem no petrleo.

Nas refinarias o petrleo bruto separado em vrios produtos pelo aquecimento deste espesso combustvel. Estes produtos so: a gasolina, o gasleo, o combustvel dos avies, os leos, etc. O GS NATURAL O gs natural mais leve que o ar, sendo constitudo majoritariamente por metano. O metano um composto qumico simples constitudo por tomos de carbono e hidrognio. A sua frmula qumica o CH4. Este gs altamente inflamvel e encontra-se em reservatrios subterrneos perto do petrleo. Desta forma bombeado e transportado de forma semelhante do petrleo. O gs natural no tem odor nem pode ser visto, por isso, antes de ser canalizado por tubos at aos tanques de armazenamento, mistura-se um qumico que lhe confere um forte odor parecido com ovos podres. Assim, facilmente identificada uma fuga de gs.

O gs armazenado nos tais tanques distribudo atravs de tubos at s nossas casas, fbricas e centrais eltricas servindo de combustvel para produzir eletricidade.

PRESERVAO DOS COMBUSTVEIS FSSEIS Os combustveis fsseis demoram dois milhes de anos para se formarem. Atualmente os humanos gastam desmesuradamente recursos que se formaram mais de 65 milhes de anos no tempo dos dinossauros. Uma vez esgotados no possvel fabric-los e temos que esperar muito tempo para voltarem a existir. Assim, melhor preserv-los e poup-los antes que esgotem. Eles no se renovam nem se fabricam.

REVISO DA MATRIA DADA 1- Os combustveis fsseis esto em formao desde o tempo dos dinossauros, quando as plantas e animais morreram. A sua matria orgnica decomps-se gradualmente ao longo dos anos at se transformar em carvo, petrleo e gs natural. 2- Os combustveis fsseis encontram-se normalmente no subsolo e so extrados de minas ( o caso do carvo) ou como o petrleo e gs natural retirados atravs de uma bomba de presso dos poos petrolferos. 3- O petrleo transportado por tubos largos ou em grandes distncias por navios petrolferos para locais onde vai ser transformado noutros produtos. 4- Muitos produtos como o plstico e fertilizantes derivam do petrleo. 5- O gs natural pode ser encontrado perto do petrleo. 6- Este gs transportado por uma srie de tubos at chegar s nossas casas, escolas e empresas. 7- Os combustveis fsseis no so renovveis nem podem ser fabricados, o melhor a sua preservao. ENERGIA SOLAR ainda pouco explorada no mundo, em funo do custo elevado de implantao, uma fonte limpa, ou seja, no gera poluio nem impactos ambientais. A radiao solar captada e transformada para gerar calor ou eletricidade. DEFINIO Energia solar aquela proveniente do Sol (energia trmica e luminosa). Esta energia captada por painis solares, formados por clulas fotovolticas, e transformada em energia eltrica ou mecnica. A energia solar tambm utilizada, principalmente em residncias, para o aquecimento da gua. A energia solar considerada uma fonte de energia limpa e renovvel, pois no polui o meio ambiente e no acaba. A energia solar ainda pouco utilizada no mundo, pois o custo de fabricao e instalao dos painis solares ainda muito elevado. Outro problema a dificuldade de armazenamento da energia solar. Os pases que mais produzem energia solar so Japo, Estados Unidos e Alemanha. ENERGIA SOLAR O sol sempre foi uma fonte de energia. Por exemplo, quando pomos as roupas a secar ao sol usamos o seu calor. As plantas usam a luz do sol para produzir comida e os animais alimentam-se delas. Por fim, tal como aprendemosanteriormente, a decomposio de animais e plantas durante milhes de anos d origem ao carvo, petrleo e gs natural. Por isso, os combustveis fsseis que actualmente dispomos comearam por ser luz solar milhes de anos atrs.

AQUECIMENTO SOLAR DA GUA O sol tambm pode ser usado para aquecer gua nas nossas casas e empresas. O sistema de aquecimento da gua atravs do sol comeou-se a utilizar na Califrnia por volta de 1890. Nesta altura provou-se que este sistema era mais benfico que o carvo ou a madeira queimada. O gs artificial feito a partir do carvo tambm era um bom combustvel para aquecimento mas era muito caro e a

Atualmente as vendas das placas solares tm vindo a aumentar. Os sistemas solares aquecem as casas, as empresas e at piscinas.

electricidade ainda era mais cara. Por estas razes, naquela poca muitos eram os lares que usavam o sistema solar para aquecer a gua. Em 1897, 30% das casas de Pasadena, cidade perto de Los Angeles, estavam equipadas com placas solares. medida que se fizeram progressos e melhorias os sistemas solares comearam a ser usados no Arizona, Florida e em muitos outros lugares dos Estados Unidos. Por volta de 1920, foram descobertos depsitos subterrneos de gs natural e petrleo. medida que o seu preo se tornou acessvel, os sistemas solares foram substitudos por combustveis fsseis.

A placa solar situa-se nos telhados das casas e prdios expostas ao sol. Este sistema aquece a gua existente nos canos debaixo da placa solar (tal como se v na figura).

O SOL COMO PRODUTOR ELTRICO A energia solar tambm pode ser usada para produzir eletricidade.

Alguns sistemas solares, como o que est na figura, usam um refletor alto e cncavo como uma parablica para focar a luz do sol nos tubos; estes aquecem tanto que a gua ferve. O vapor pode ser usado para girar uma turbina e produzir eletricidade.

O problema do sistema solar eltrico que apenas funciona durante o dia, enquanto o sol aquece. Por isso, com o tempo nublado ou noite no se gera energia eltrica. Alguns sistemas so duplos, ou seja, durante o dia a gua aquecida pelo sol e noite usa-se gs natural para a ferver; deste modo, continuase a produzir eletricidade. Outro sistema solar de produo eltrica o que se v na figura.

A luz do sol refletida em 1800 helistatos - instrumento que conserva numa direo constante um raio solar introduzido numa cmara escura. A luz refletida para o centro da cmara aquece um fludo que pode ser usado para ferver a gua girando a turbina e o gerador.

Este sistema experimental chama-se Solar II e est a ser reconstitudo no deserto da Califrnia com novas tecnologias. Se este sistema resultar ser capaz de abastecer 10000 casas. CLULAS SOLARES Tambm podemos transformar a luz do sol diretamente em eletricidade usando clulas solares. As clulas solares tambm se chamam clulas fotovoltaicas e podem ser encontradas em pequenas aplicaes como mquinas de calcular ou at em naves espaciais. Este sistema foi desenvolvido na dcada de 50 nos EUA na construo dos satlites espaciais.

Quando a pequena clula solar fica exposta ao sol, os electres (crculos vermelhos) libertam-se do seu ncleo deslocando-se. Eles movem-se para a superfcie da placa solar (a azul escuro). As duas extremidades da clula solar esto ligadas por um fio condutor eltrico; assim, o movimento dos electres gera uma corrente eltrica. A energia eltrica da clula solar pode ento ser usada diretamente nas mquinas de calcular.

A energia solar tambm pode ser armazenada em baterias para alimentar os candeeiros da estrada noite. J existem algumas experincias com carros que usam as clulas solares para converter diretamente a luz do sol em eletricidade para fazer funcionar o carro. REVISO DA MATRIA DADA 1. A luz do sol sempre foi uma fonte de energia para as plantas, animais e pessoas. 2. O calor do sol pode ser usado para aquecer gua contida em tubagem prpria nos nossos telhados. 3. A luz e calor solares tambm podem ser concentrada e focada em sistemas eltricos solares que aquecem gua ou outro fludo para produzir vapor. Este gira a turbina e produz eletricidade. 4. Quando a luz do sol atinge as clulas solares cria-se diretamente energia eltrica.

ENERGIA DE BIOMASSA a energia gerada a partir da decomposio, em curto prazo, de materiais orgnicos (esterco, restos de alimentos, resduos agrcolas). O gs metano produzido usado para gerar energia.

O QUE BIOMASSA
A biomassa (massa biolgica) a quantidade de matria orgnica produzida numa determinada rea de um terreno. Este termo tem sito muito utilizado nos ltimos anos, em funo das preocupaes relacionadas s fontes de energia. A biomassa capaz de gerar gases que so transformados, em usinas especficas, em energia.

Esta energia resultado da decomposio de materiais orgnicos como, por exemplo, esterco, madeira, resduos agrcolas, restos de alimentos entre outros. VANTAGENS COMO FONTE ENERGTICA A biomassa pode ser uma boa opo energtica, pois renovvel e gera baixas quantidades de poluentes. Numa usina de lcool, por exemplo, os resduos de cana-de-acar(bagao) podem ser utilizados para produzir biomassa e energia. A gerao de energia atravs da biomassa pode contribuir para a diminuio do efeito estufa e do aquecimento global.

BIOENERGIA O mercado da bioenergia est crescendo rpido em todo o mundo. Bioenergia a energia gerada a partir de material vegetal (biomassa). Podemos pensar ento em:

biomass arborcola sobra de madeira da indstria (serragem por exemplo) vegetais e frutas resduos agrcolas, como o bagao da cana certos tipos de esgotos industriais e residenciais

Lixo de natureza biolgica A Biomassa pode ser transformada em energia atravs de combusto, gaseificao, fermentao, ou produo de substncias lquidas. Energia durvel e renovvel A energia advinda da biomassa considerada durvel a partir do momento que em que pode-se atravs do manejo correto garantir seu ciclo, por exemplo garantindo o reflorestamento ou replantio. E renovvel no sentido de que toda a energia obtida da biomassa veio de processos biolgicos que aproveitaram a energia solar, essa energia se no aproveitada pelos humanos acaba retornando ao ambiente atravs da digesto e da putrefao das plantas. A Importncia da bioenergia Garantir a disponibilidade de energia nos prximos sculos A bioenergia pode contribuir para a reduo do CO2 na atmosfera e consequentemente a reduo do efeito estufa. O lixo que inevitvel, pode se tornar til;

Do ponto de vista econmico, a bioenergia se revela mais interessante do que outra fontes renovveis de energia; A bioenergia pode se tornar prtica muito rapidamente por poder gerar combustveis tanto slidos quanto lquidos, e por poder usar parte da tecnologia criada para os combustveis fsseis; Reduo da importao de energia j que a biomassa geralmente local. Tcnicas de converso Dependendo da tcnica de converso, a bionergia pode ser transformada nos seguintes produtos: eletricidade, calor e combustveis. As tcnicas so as seguintes:

Combusto Gaseificao Fermentao

Produo de substncias lquidas O emprego da biomassa e do lixo para gerar energia est passando por vrias modificaes. Atualmente est focada principalmente no aproveitamento de sobras de produo e lixo, na tentativa de recuperar o mximo de energia possvel. Pensa-se que num futuro prximo a usinas de carvo comearo a operar tambm com biomassa, para que gradualmente possa ir substituindo o carvo como produto principal. E mais para frente com o avano das tecnologias usinas de biomassa com alto rendimento e gerao de energia e gs, deixaro de ser um sonho. Combusto Combusto da biomassa libera calor que pode gerar eletricidade. Ento podemos ter: Coproduo de eletricidade atravs de combusto de biomassa em usinas de carvo; Combusto de restos de madeira para gerao simultnea de eletricidade e calor, ambos aproveitveis nas indstrias de madeira; Combusto a tcnica mais desenvolvida, a biomassa j co-consumida em muitas usinas de carvo no EUA, onde as usinas de calor tambm esto partindo para a biomassa.

Gaseificao

Gaseificao a converso de biomassa em combustvel gasoso. Os principais produtos so hidrognio e monxido de carbono. So usados tanto na gerao de energia quanto na indstria qumica. A maioria das tcnicas ainda est em estgio de desenvolvimento. Fermentao Fermentao a desintegrao da biomassa p uma bactria anaerbica para formar uma mistura de metano e dixido de carbono. Esse biogs usado para a gerao de eletricidade A fermentao muito til em indstrias, elas aplicam esse processo no seu lixo e esgoto para purific-lo. Pode se conseguir que esse gs atinja a qualidade do gs natural, podendo ento ser usado numa infinidade de outras coisas. Produo de substncias lquidas H muitas maneiras de produzir substncias lquidas a partir de matria vegetal. Converso Biolgica

Aucares de cana e de beterraba so convertidos em etanol pela ao de bactrias Extrao pressionando sementes, pode se obter produtos com muita energia, como o biodiesel

Converso trmica O material vegetal decomposto na ausncia de oxignio e com temperatura elevada. Dependendo das condies do processo, uma mistura de combustveis lquidos e gasosos so produzidos.

ENERGIA ELICA gerada a partir do vento. Grandes hlices so instaladas em reas abertas, sendo que, os movimentos delas geram energia eltrica. uma fonte limpa e inesgotvel, porm, ainda pouco utilizada. A ENERGIA ELICA

A energia cintica do vento tambm uma fonte de energia e pode ser transformada em energia mecnica e eltrica. Um barco vela usa a energia dos ventos para se deslocar na gua. Esta uma forma de produzir fora atravs do vento.

Durante muitos anos, os agricultores serviram-se da energia elica para bombear gua dos furos usando moinhos de vento. O vento tambm usado para girar a m dos moinhos

transformando o milho em farinha. Atualmente o vento usado para produzir electricidade.

O vento forte pode rodar as lminas de uma turbina adaptada para o vento (em vez do vapor ou da gua o vento que faz girar a turbina). A ventoinha da turbina est ligada a um eixo central que contm em cima um fuso rotativo. Este eixo chega at uma caixa de transmisso onde a velocidade de rotao aumentada. O gerador ligado ao transmissor produz energia eltrica.

A turbina tem um sistema de abrandamento para o caso do vento se tornar muito forte, impedindo assim a rotao demasiado rpida da ventoinha. Um dos problemas deste sistema de produo eltrica que o vento no sopra com intensidade todo o ano, ele mais intenso no vero quando o ar se movimenta do interior quente para o litoral mais fresco. Outro entrave o facto do vento ter que atingir uma velocidade superior a 20 km/hora para girar a turbina suficientemente rpida. Cada turbina produz entre 50 a 300 kilowatts de energia eltrica. Com 1000 watts podemos acender 10 lmpadas de 100 watts; assim, 300 kilowatts acendem 3000 lmpadas de 100 watts cada. Cerca de 30% da eletricidade produzida a partir do vento criada na Califrnia. A Dinamarca e Alemanha tambm so grandes exploradores da energia elica. Mas uma vez produzida a eletricidade necessrio conduzi-la at s casas, escolas e fbricas. O sistema de transmisso eltrica explicado no prximo captulo.

Reviso da matria dada


1. A energia elica pode ser transformada. 2. Durante muitos anos o vento era usado para deslocar os barcos vela ou nos moinhos de vento para bombear a gua dos poos. 3. As turbinas de vento so usadas atualmente para produzir energia eltrica. 4. O vento gira as lminas largas da turbina que acionam os geradores produzindo eletricidade.

ENERGIA NUCLEAR o urnio um elemento qumico que possui muita energia. Quando o ncleo desintegrado, uma enorme quantidade de energia liberada. As usinas nucleares aproveitam esta energia para gerar eletricidade. Embora no produza poluentes, a quantidade de lixo nuclear um ponto negativo.Os acidentes em usinas nucleares, embora raros, representam um grande perigo.

INTRODUO Este trabalho vai falar sobre a energia nuclear, as conseqncias do uso dessa energia, propriedades dessa energia que altamente perigosa e deve ser trabalhada com muito cuidado. Ir tambm abordar assuntos sobre grandes catstrofes atmicas e etc.

O QUE ENERGIA NUCLEAR Energia nuclear, energia liberada durante a fisso ou fuso dos ncleos atmicos. As quantidades de energia que podem ser obtidas mediante processos nucleares superam em muitas as que se pode obter mediante processos qumicos, que s utilizam as regies externas do tomo. Alguns istopos de certos elementos apresentam a capacidade de atravs de reaes nucleares, emitirem energia durante o processo. Baseia-se no princpio que nas reaes nucleares ocorre uma transformao de massa em energia. A reao nuclear a modificao da composio do ncleo atmico de um elemento podendo transformar-se em outros elementos. Esse processo ocorre espontaneamente em alguns elementos; em outros se deve provocar a reao mediante tcnicas de bombardeamento de nutrons ou outras. Existem duas formas de aproveitar a energia nuclear para convert-la em calor: A fisso nuclear, onde o ncleo atmico se subdivide em duas ou mais fuso nuclear, na qual ao menos dois ncleos atmicos se unem para produzir um novo ncleo. A principal vantagem da energia nuclear obtida por fisso a no utilizao de combustveis fsseis, no lanando na atmosfera gases txicos, e no sendo responsvel pelo aumento do efeito estufa.

UTILIZAO DA ENERGIA NUCLEAR Servem na utilizao de bombas nucleares, pode substituir fontes de energia e tambm substituir alguns combustveis. A utilizao da energia nuclear vem crescendo a cada dia. A energia nuclear uma das alternativas menos poluentes, permite adquirir muita energia em um espao pequeno e instalaes de usinas perto dos centros consumidores, reduzindo o custo de distribuio de energia. A energia nuclear torna-se mais uma opo para atender com eficcia demanda energtica no mundo moderno. A fisso nuclear do urnio a principal aplicao civil da energia nuclear. usada em centenas de centrais nucleares em todo o mundo, principalmente em pases como a Frana, Japo, Estados Unidos, Alemanha, Sucia, Espanha, China, Rssia, Coria do Norte, Paquisto ndia, entre outros. PASES E LOCAIS QUE UTILIZAM ENERGIA NUCLEAR Pases europeus so os que mais utilizam energia nuclear. Levando-se em considerao a produo total de energia eltrica no mundo, a participao da energia nuclear saltou de 0,1% para 17% em 30 anos, fazendo-a aproximar-se da porcentagem produzida pelas hidreltricas. De acordo com a Agncia Internacional de Energia Atmica (AIEA) no final de 1998 havia 434 usinas nucleares em 32 pases e 36 unidades sendo construdas em 15 pases. A deciso de construir usinas depende em grande parte dos custos de produo da energia nuclear. A fisso nuclear a principal aplicao civil da energia nuclear. usada em centenas de centrais nucleares em todo o mundo, principalmente em pases como a Frana, Japo, Estados Unidos, Alemanha, Sucia, Espanha, China, Rssia, Coria do Norte, Paquisto ndia, entre outros. COMO FUNCIONA UMA USINA NUCLEAR O funcionamento de uma usina nuclear bastante parecido ao de uma usina trmica. A diferena que ao invs de ns termos calor gerado pela queima de um combustvel fssil, como o carvo, o leo ou gs, nas

usinas nucleares o calor gerado pelas transformaes que se passam nos tomos de urnio nas cpsulas de combustvel. O calor gerado no ncleo do reator aquece a gua do circuito primrio. Esta gua circula pelos tubos de um equipamento chamado Gerador de Vapor. A gua de um outro circuito em contato com os tubos do Gerador de Vapor se vaporiza a alta presso, fazendo gerar um conjunto de turbinas que tem junto a seu gerador eltrico. O movimento do gerador eltrico produz a energia, entregue ao sistema para distribuio.

ELEMENTOS MAIS USADOS COMO FONTE DE ENERGIA -Trio As novas geraes de centrais nucleares utilizam o trio como fonte de combustvel adicional para a produo de energia ou decompe os resduos nucleares em um novo ciclo denominado fisso assistida. Os defensores da utilizao da energia nuclear como fonte energtica consideram que estes processos so, atualmente, as nicas alternativas viveis para suprir a crescente demanda mundial por energia ante a futura escassez dos combustveis fsseis. -Urnio A principal finalidade comercial do urnio a gerao de energia eltrica. Quando transformado em metal, o urnio torna-se mais pesado que o chumbo, pouco menos duro que o ao e se incendeia com muita facilidade. -Actnio O Actnio um metal prateado, altamente radioativo, com radioatividade 150 vezes maior do que o urnio. Usado em geradores termoeltricos.

CONSEQNCIAS DA ENERGIA NUCLEAR A tecnologia nuclear perigosa, j causou acidentes graves como o de Three Mile Island (EUA) e Chernobil (Ucrnia), com milhares de mortes e enfermidades decorrentes desses acidentes, alm da perda de grandes reas. A utilizao desse tipo de tecnologia continua apresentando graves riscos para toda a humanidade. Reatores nucleares e instalaes complementares geram grandes quantidades de lixo nuclear que precisam ficar sob vigilncia por milhares de anos. No se conhecem tcnicas seguras de armazenamento do lixo nuclear gerado. O horror nuclear em Hiroshima e Nagasaki marcou a primeira e nica vez em que armas atmicas foram usadas deliberadamente contra seres humanos. Mais de 100 mil pessoas morreram nos ataques de 6 a 9 de Agosto de 1945 e outros milhares morreriam nos anos seguintes sofrendo de complicaes causadas pela radiao. DESASTRES NUCLEARES -Chernobyl No dia 26 de abril de 1986, um experimento mal conduzido, aliado a problemas estruturais da usina e outros fatores, causou a exploso do quarto reator de Chernobyl. Cerca de 31 pessoas morreram na exploso e durante o combate ao incndio. Outras centenas faleceram depois, por causa da exposio aguda radioatividade, num grau 400 vezes maior que o da bomba de Hiroshima. -Bomba Nuclear

Uma bomba atmica uma arma explosiva cuja energia deriva de uma reao nuclear e tem um poder destrutivo imenso uma nica bomba capaz de destruir uma cidade inteira. Bombas atmicas s foram usadas duas vezes em guerra, pelos Estados Unidos contra o Japo nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, durante a Segunda Guerra Mundial. No entanto, elas j foram usadas centenas de vezes em testes nucleares por vrios pases. -Usina Nuclear (E.UA) A usina nuclear de Three Mile Island, na Pensilvnia, corre o risco de derretimento, o mais grave tipo de acidente nuclear. A ameaa provm de uma bolha de vapor existente dentro do reator, que pode aumentar de tamanho medida que as presses internas forem relaxadas, deixando o ncleo sem a gua vital para seu resfriamento. Nuvens de partculas radioativas j escaparam do reator para a atmosfera, mas os tcnicos em radioatividade afirmam que o risco de contaminao ainda pequeno.

Energia nuclear no Brasil A procura da tecnologia nuclear no Brasil comeou na dcada de 50, com Almirante lvaro Alberto, que entre outros feitos criou o Conselho Nacional de Pesquisa, em 1951, e que importou duas ultracentrifugadoras da Alemanha para o enriquecimento do urnio, em 1953. A deciso da implementao de uma usina nuclear no Brasil aconteceu em 1969. E que em nenhum momento se pensou numa fonte para substituir a energia hidrulica, da mesma maneira que tambm aps alguns anos, ficou bem claro que os objetivos no eram simplesmente o domnio de uma nova tecnologia. O Brasil estava vivendo dentro de um regime de governo militar e o acesso ao conhecimento tecnolgico no campo nuclear permitiria desenvolver no s submarinos nucleares mas tambm armas atmicas. Em 1974,, as obras civis da Usina Nuclear de Angra 1 estavam em pleno andamento quando o Governo Federal decidiu ampliar o projeto, autorizando a empresa Furnas a construir a segunda usina. Mais tarde, em 1975, com a justificativa de que o Brasil j mostrava falta de energia eltrica para meados dos anos 90 e incio do sculo 21, uma vez que o potencial hidroeltrico j se apresentava quase que totalmente instalado, foi assinado na cidade alem de Bonn o Acordo de Cooperao Nuclear, pelo qual o Brasil compraria oito usinas nucleares e possuiria toda a tecnologia necessria ao seu desenvolvimento nesse setor. Desta maneira o Brasil dava um passo definitivo para o ingresso no clube de potncias atmicas e estava assim decidido o futuro energtico do Brasil, dando incio Era Nuclear Brasileira. Concluso Conclumos que a energia nuclear pode ser usada para o bem da humanidade (produzindo energia, etc), porm pode causar vrias guerras e catstrofes com o seu mau uso. Tambm sabemos que o tomo tem suas propriedades variadas e produz energia que hoje em dia usada nas usinas nucleares. Bibliografia + www.cnen.gov.br/cnen_99/educar/energia.htm#porque + www.comciencia.br/reportagens/nuclear/nuclear02.htm + www.projectpioneer.com/mars/how/energiapt.htm

+ www.educacional.com.br/noticiacomentada/060426not01.as + www.energiatomica.hpg.ig.com.br/tmi.html + www.greenpeace.org.br/energia/?conteudo_id=627&sub_campanha=0&img=15 + www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=chernobyl&btnG=Pesquisar&meta=lr%3Dlang_pt + http://oglobo.globo.com/especiais/bomba_atomica/default.htm + http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_nuclear + http:// pt.wikipedia.org/wiki/Bomba_at%C3%B4mica ENERGIA GEOTRMICA nas camadas profundas da crosta terrestre existe um alto nvel de calor. Em algumas regies, a temperatura pode superar 5.000C. As usinas podem utilizar este calor para acionar turbinas eltricas e gerar energia. Ainda pouco utilizada.

DEFINIO Energia geotrmica, tambm conhecida como geotermal, aquela gerada atravs do calor proveniente do interior da Terra. Esse calor transformado, na usina geotrmica, em eletricidade. A energia geotrmica considerada uma fonte renovvel e limpa, pois gera baixos ndices de poluio no meio ambiente. Podem ser obtida atravs das rochas secas quentes, rochas midas quentes e vapor quente. Este tipo de energia deve ser aproveitado atravs de medidas cuidadosas com relao ao meio ambiente, pois pode provocar instabilidade geolgica caso seja feita de forma inadequada. Outra providncia o tratamento de gua proveniente das camadas subterrneas, pois pode conter grande quantidade de minrios que prejudicam a sade. A ENERGIA GEOTRMICA A energia geotrmica existe desde que o nosso planeta foi criado. Geo significa terra e trmica significa calor, por isso, geotrmica a energia calorfica que vem da terra.

Alguma vez partiste ao meio um ovo cozido sem lhe tirar a casca? O ovo como a terra por dentro. A gema amarela semelhante ao centro da terra, a parte branca corresponde ao manto da terra e a pequena casca protetora assemelhase crosta terrestre.

Abaixo da crosta terrestre, ou seja, a camada superior do manto constituda por uma rocha lquida, o magma (encontra-se a altas temperaturas). A crosta terrestre flutua nesse magma. Por vezes, o magma quebra a crosta terrestre chegando superfcie, a este fenmeno natural chama-se vulco e o magma passa a designar-se lava. Em cada 100 metros de profundidade a temperatura aumenta 3 Celsius. A gua contida nos reservatrios subterrneos pode aquecer ou mesmo ferver quando constata a rocha quente. A gua pode mesmo atingir 148 Celsius. Existem locais, as furnas, onde a gua quente sobe at superfcie terrestre em pequenos lagos. A gua utilizada para aquecer prdios, casas ou piscinas no

Inverno, e at para produzir eletricidade. Em Portugal existem furnas nos Aores. Em alguns locais do planeta, existe tanto vapor e gua quente que possvel produzir energia elctrica. Abrem-se buracos fundos no cho at chegar aos reservatrios de gua e vapor, estes so drenados at superfcie por meio de tubos e canos apropriados. Atravs destes tubos a o vapor conduzido at central eltrica geotrmica. Tal como numa central eltrica normal, o vapor faz girar as lminas da turbina como uma ventoinha. A energia mecnica da turbina transformada em energia eltrica atravs do gerador. A diferena destas centrais elctricas que no necessrio queimar um combustvel para produzir eletricidade. Aps passar pela turbina o vapor conduzido para um tanque onde vai ser arrefecido. O fumo branco que se v na figura o vapor a transformar-se novamente em gua no processo de arrefecimento. A gua de novo canalizada para o reservatrio onde ser naturalmente aquecida pelas rochas quentes. Na Califrnia existem 14 locais onde se pode produzir eletricidade a partir da energia geotrmica. Alguns deles ainda no so explorados porque os reservatrios subterrneos de gua so pequenos e esto muito isolados ou a temperatura da gua no suficientemente quente. A energia eltrica gerada por este sistema na Califrnia suficiente para abastecer 2 milhes de casas. REVISO DA MATRIA DADA 1. O interior da terra constitudo por um ncleo de material fundido, um manto lquido e uma crosta terrestre, assemelhando-se a um ovo cozido. 2. A camada exterior do manto constituda por magma. 3. Em algumas zonas, a gua em contacto com as rochas quentes aquece tanto que pode transformar-se em vapor. 4. Esta gua quente ou vapor usada para aquecer casas, piscinas ou produzir eletricidade. ENERGIA GRAVITACIONAL gerada a partir do movimento das guas ocenicas nas mars. Possui um custo elevado de implantao e, por isso, pouco utilizada. Especialistas em energia afirmam que, no futuro, esta, ser uma das principais fontes de energia do planeta.

Energia Gravitacional - a energia potencial mais familiar, porque muito vista no dia-a-dia, aparecendo em muitos tipos de movimentos em que convertida em energia cintica, como por exemplo: na queda de objetos, no sistema solar, no balanar do pndulo, no arremesso de dardos, ao pular, e muitos outros exemplos em que envolve a gravidade. O seu potencial tem como causa, como o nome sugere, a fora da gravidade, que por definio, est relacionada com a massa dos corpos e sua distncia. Conhecendo a eletricidade Atualmente h muitas formas de se utilizar a eletricidade, pois o homem j tem bastante conhecimento a seu respeito. H muitos termos utilizados quando se fala sobre conexo com a eletricidade. Contudo, os mais importantes, so os chamados positivo e negativo. Na eletricidade os opostos realmente se atraem, uma vez que tudo aquilo que possui carga negativa atrai tudo o que possui a carga positiva; entretanto, sabe-se que quando existem duas cargas carregadas de igual modo, elas se repelem.

Os eltrons buscam constantemente passar de um ponto negativo para outro positivo. No caso de alguns materiais, como, por exemplo, o cobre e outros metais, possvel que os eltrons circulem facilmente entre as cargas negativas e positivas. Estes metais so conhecidos como condutores. O movimento dos eltrons ao longo de um condutor chamado de corrente eltrica. A corrente contnua ocorre quando a um fluxo constante de eltrons pelo condutor. Enquanto que a corrente alternada tem um fluxo de mdia zero, embora este valor nulo no ocorra todo tempo. Neste ltimo caso, o fluxo de eltrons muda de direo continuamente. H certos materiais, como a borracha, a porcelana e vrios tipos de plsticos, que impedem a passagem dos eltrons, estes tipos de materiais so chamadas isolantes.

ENERGIA ELTRICA
A Energia Eltrica pode ser definida como a capacidade de trabalho de uma corrente eltrica. Como toda Energia, a energia eltrica a propriedade de um sistema eltrico que permite a realizao de trabalho. Ela obtida atravs de vrias formas. O que chamamos de eletricidade pode ser entendido como Energia Eltrica se, no fenmeno descrito a eletricidade realiza trabalho por meio de cargas eltricas. A Energia Eltrica pode ser um subproduto de outras formas de Energia, como a mecnica e a qumica. Atravs de turbinas e geradores podemos transformar estas formas de energia em eletricidade. O Dnamo um exemplo de gerador de eletricidade, um aparelho que transforma energia mecnica em energia eltrica. Sabemos hoje que a variao de campo magntico gera corrente eltrica. No dnamo o im gira com a bobina ao seu redor. Este movimento gera a variao do campo magntico do im, surgindo ento, uma corrente eltrica no conjunto de espiras da bobina. Esta corrente eltrica pode ser utilizada para acender o farol do bicicleta,por exemplo, ou qualquer equipamento instalado no circuito eltrico de seu carro.

A Energia Eltrica tambm pode ser transformada por meio de equipamentos em outras formas de energia, como por exemplo, energia trmica por Efeito Joule. Que definido como sendo o fenmeno onde um condutor percorrido por corrente eltrica transformando Energia Eltrica em Energia Trmica (calor). Fenmeno estudado por James Prescott Joule(1818-1889). A Energia Eltrica pode ser gerada atravs de fontes renovveis como a fora das guas, dos ventos . Fontes que so subproduto da Energia Solar, j que os ventos so formados pelas correntes de conveco e a energia potencial acumulada nas quedas dguas tambm proveniente do Sol. Uma das maneiras de se gerar Energia Eltrica acontece nas hidreltricas, onde a energia potencial da gua utilizada para movimentar turbinas (energia mecnica) que esto ligadas a geradores. Nestes geradores a energia mecnica transformada em Energia Eltrica em um processo prximo ao do dnamo. Isto obedecendo ao princpio de conservao de energia, ou seja, parte da energia utilizada para girar as turbinas transformada em energia eltrica atravs da induo magntica. Outra maneira observada em uma termeltrica, onde a queima de combustveis produz vapor que utilizado para movimentar as turbinas ligadas a geradores. As vrias formas de energia podem ser transformadas em eltrica e, com estas transformaes podemos utilizar esta energia de diversas formas distintas como por exemplo, a luz (lmpada), o calor (chuveiro, aquecedores), o som (rdio).

Das könnte Ihnen auch gefallen