Sie sind auf Seite 1von 4

A cultura organizacional formada por seus valores ticos e morais, princpios, crenas, polticas internas e externas, sistemas, e clima

a organizacional. So regras que todos os membros dessa organizao devem seguir e adotar como diretrizes e premissas para guiar seu trabalho. Cultura pode ser definida como um modelo de suposies bsicas que os grupos inventam, descobrem ou desenvolvem com a experincia para enfrentar seus problemas. Preceitos A cultura organizacional envolve artefatos (padres de comportamento), valores compartilhados (crenas) e pressupostos (valores, verdades). Tambm pode conter componentes visveis, que so sempre orientados pelos aspectos organizacionais, ou componentes ocultos, que so sempre orientados pela emoo e situaes afetivas.

Preceitos (implcitos ou explcitos)

Normas, regulamentos, costumes, tradies, smbolos, estilos de gerncia, tipos de liderana, polticas administrativas, estrutura hierrquica, padres de desempenho.

Tecnologia (instrumentos e processos utilizados)

Mquinas, equipamentos, layout, distribuio e mtodos de trabalhos.

Carter (Manifestao dos indivduos)

Participao, criatividade, grupos informais, medo tenso, apatia, agressividade, comodismo. Essa mesma cultura pode aparecer nas organizaes de duas formas distintas. Como um subsistema que se liga estrutura, estratgia, sistemas polticos e tcnicos, ou ainda como uma superestrutura que determina todos os demais componentes. Alguns dos componentes da cultura so de origem histrica, do ambiente e territrio em que ela se situa, de crenas e pressupostos (mitos, ideologias, etc.), de regras, nomes e regulamentos, do processo de comunicao (linguagem), de ritos, rituais e cerimnias, de heris e tabus, ou ainda de produtos e servios com que est envolvida. Existem diversas funes que a cultura pode exercer dentro de uma organizao: ela define os limites, a coerncia nos atos dos empregados; d aos funcionrios uma sensao de identidade, de pertencer a algo grande, amplo e srio, trazendo motivao e ainda fazendo-os se comprometer com interesses coletivos; reduz a ambigidade, determinando exatamente como os trabalhos devem ser executados. Algumas vezes ela funciona at mesmo como um vnculo entre os funcionrios e a empresa, ajudando a permanecerem unidos atravs de normas do que se deve fazer e dizer. Mas sua principal funo distinguir uma organizao de outra. A cultura organizacional, assim como a gesto das organizaes, modifica-se com o tempo, j que tambm sofre influncia do ambiente externo e de mudanas na sociedade. Entretanto, a cultura de uma instituio tambm pode influenciar essa mesma sociedade.

Em sua formao existem os princpios bsicos da administrao, sua filosofia e valores que indicam a direo para guiar procedimentos, para ditar como as coisas devem acontecer. Outra forte influncia na formao da cultura de uma empresa seu capital humano, seu pessoal. Cada indivduo tem uma forma de pensar, princpios e crenas diferentes. A juno dessas pessoas dentro de uma mesma organizao leva a uma condensao de todos esses pensamentos diferentes, formando uma s cultura para todos se guiarem. A cultura dominante tem uma viso macro da organizao e trata apenas dos valores centrais. Alm desta cultura principal, existem tambm as subculturas, que podem estar ou no relacionadas entre si, ou que podem at concorrer umas com as outras. Elas podem ser geogrficas, departamentais ou situacionais. Os valores centrais da cultura dominante esto presentes nessas subculturas, porm so includos valores adicionais e particulares de alguns grupos, equipes ou departamentos. A contracultura tambm existe nas organizaes, e nada mais do que um movimento reacionrio, por parte de um grupo pequeno, ou at mesmo grande, que quer reagir contra os valores tradicionais, que est insatisfeito, e vive em busca de mudanas e inovaes na cultura atual. Na formao da cultura h tambm uma forte influncia dos fundadores da instituio, que estabeleceram diretrizes culturais, e que so vistos com muito respeito, ou at adorados, por grande parte dos colaboradores. Vantagens e desvantagens Alm de tudo isso, a cultura tambm ajuda na resoluo de problemas internos, diminui conflitos e diferenas, faz o controle da gesto, e desenvolve uma imagem positiva da organizao na mente de quem a conhece. A nica desvantagem que a formao de uma cultura organizacional pode vir a trazer se ela puder de alguma forma, impedir que a empresa progrida, colocando obstculos a mudanas, a diversidade, a fuses ou aquisies. Cultura familiar Utilizando uma metfora da palavra famlia, diz-se da cultura familiar aquela que mantida com relaes prprias e pessoais, sendo tambm hierrquica, onde a autoridade do pai de uma famlia muito maior que a de um filho. uma cultura voltada ao poder, um tipo de poder exercido com maior intimidade, no entanto benigno, sendo o pai o lder, aquele que sabe mais e o que dita o que seus subordinados devem fazer. O lder desse tipo de cultura cria o padro, define o tom, serve de modelo para a postura apropriada e espera que seus subordinados estejam sintonizados. Os membros dessa cultura podem sentir-se pressionados moral e socialmente, pelo receio de perda da afeio e do lugar na famlia. O contexto costuma ser complexo, muitas vezes sendo difcil algum de fora se sentir pertencente cultura ou saber se comportar adequadamente diante de conversas internas existentes, histrias familiares, tradies e costumes.

As relaes tendem a ser difusas. O lder influncia todas as situaes, independente de ter conhecimento do problema ou no. A felicidade e bem-estar geral de todos os empregados so considerados atribuies da empresa familiar, que se preocupa com o fato de todos terem salrios suficientes para que vivam bem. O poder poltico no sentido de ser exercido por autoridades, no significando que quem est no poder seja o mais qualificado e capaz de fazer o trabalho. Essa autoridade no pode ser desafiada, e o mais importante fazer com que a alta hierarquia note, compreenda e aja a uma determinada situao. Uma vantagem nessa cultura o fato de que como as pessoas j possuem uma relao familiar, tendem a manter uma boa relao de trabalho assim proporcionado uma melhor qualidade no servio empregado. As famlias tendem a ser forte onde o universalismo fraco. Os membros da famlia apreciam suas relaes, sendo mais motivados pelo louvor e apreciao do que pelo dinheiro. O modelo familiar d baixa prioridade eficincia, porm d alta prioridade eficcia. Pode-se citar como caractersticas comuns das empresas familiares a falta de planejamento financeiro e controle de custos, a resistncia modernizao do Marketing ou implementao de novas tecnologias. O comando e o sistema de deciso costumam ser nico e centralizado, permitindo reaes rpidas em situao de emergncia. Existe um alto grau de lealdade e dedicao da parte dos funcionrios, sendo esta geralmente recompensada, visto que em uma empresa familiar existe uma preocupao maior com o indivduo em comparao s empresas de maior porte. Cultura empresarial A cultura empresarial associada muitas vezes a prticas e comportamentos intrnsecos empresa que determinam a forma e as prioridades com que as coisas so efectuadas dentro da mesma. H tambm quem a associe mensagem referida no texto da sua misso, enquanto responsabilidade econmico-social como projecto da empresa. Uma adequada cultura empresarial ajuda a construir uma identidade prpria e pode revelar-se como chave no sucesso das organizaes. Segundo Tamara Moyss a Cultura o principal ativo da empresa. A cultura de uma empresa vincadamente marcada pelo tipo de indstria onde se insere, em que se adoptam determinadas prticas inerentes que esto intimamente ligadas a essa indstria especfica. Veja-se por exemplo o que acontece com as empresas de tecnologia de informao que de uma forma geral sofrem as influncias da cultura gerada por Silicon Valley. Para as empresas, absolutamente fundamental entenderem a cultura vigente no ambiente externo onde se enquadram, ou pretendem vir a enquadrar, pois aquilo que funciona numa cultura no funciona garantidamente noutra.

As dificuldades que muitas empresas encontram quando se instalam noutros pases ou regies e adquirem ou se fundem com outras empresas advm, muitas das vezes, destas diferenas culturais que impedem o seu bom funcionamento e a esperada maior produtividade. Neste aspecto os europeus levam uma clara vantagem face a outros povos dada a enorme riqueza e diversidade cultural que a encontramos.

Das könnte Ihnen auch gefallen