Sie sind auf Seite 1von 19

TTULOS DE CRDITOS

1.INTRODUO

Os ttulos de crditos abrange uma enorme variedades de documentos, que vo desde as letra de cmbio, os cheques at as duplicadas de crditos.Assim sendo foi criadas vrias leis e regras para poder torna validos e aceitos os ttulos de crditos por todo.

So documentos que representa determinadas obrigaes e que sero somente aceito se preencher determinados requisitos das leis.Vamos to apresentar neste trabalho como os ttulos de crditos funcionam, quais os requisitos que devem ser preenchidos,como so classificados, os seus princpios e suas caractersticas .

2.CONCEITO

S tem validade quando preencher os requisitos da lei, o Novo Cdigo civil diz que um documento ao exerccio do direito bsico e autnomo nele contido. So documentos aceitos por todos como formalidades legais especficas e representa uma obrigao.

Os ttulos de crditos sempre tm no mnimo dois envolvidos, o devedor ou o sacador e o credor. Mas podem ainda haver um terceiro o sacado, o intermedirio encarregado de pagar ao credor o valor constante no ttulo.

o direito cambirio ou cambial que regulariza os ttulos de crditos, sendo o ramo de direito que est vinculado a determinado negcio ou e excees pessoais que um dos envolvidos possa ter contra o outro.

Os ttulos de crditos so um direito ao credor de receber e um dever ao sacador de pagar, podendo ser transferindo a outro credor, por simplesmente uma assinatura de um possuidor em favor de outro, ou seja, um endosso.

3.CARACTERTICAS DOS TTULOS DE CRDITOS

So trs caractersticas dos ttulos de crditos: negociabilidade, executividade e cartularidade.

Negociabilidade: O crdito tem facilidade de circulao. Quer dizer que no

quem emite o ttulo o beneficirio do recebimento, mas quem est em posse do documento no momento do pagamento.

Executividade: Os crditos tm uma maior eficincia em sua cobrana. So

ttulos executivos extrajudiciais conforme art. 585. S a sua apresentao em juzo para se dar inicia ao processo de cobrana, sem que se prove sua ao de conhecimento.

Cartularidade: S em posse do documento original pode ser feita a execuo.

A defesa do devedor poder s ser feita com base nos defeitos e formas dos ttulos ou a falta de requisitos necessrios ao exerccio da ao.

4.PRINCPIOS DOS TTULOS DE CRDITOS

So os seguintes princpios:

Cartularidade ou incorporao: a materializao ou a incorporao do direito de crdito no ttulo. O documento que deu direito a um crdito e a uma obrigao torna-se um documento extracartular. Quer dizer que quem possui o documento tem direito legitimo de exigir o cumprimento crdito nele incorporado, no dependendo que motivo pelo qual o ttulo foi transferido sendo legtimo ou no.

Literalidade: um documento escrito e s valer aquilo que nele tiver expressamente escrito. Porque o teor de seu contedo que regulariza a sua existncia. somente o que nele est escrito o que se leva em considerao e sua existncia depende somente do seu contedo. No pode ser cobrado nada alm da quantia que est escrita no ttulo, e consequentemente no poder ser pago menos do que est escrito.

Autonomia: O que circula efetivamente no o ttulo e sim o que ele representa, assim sendo, que o possuir exerce o direito sobre ele. As obrigaes entre si so independentes, no podendo influenciar na validade e eficcia das demais obrigaes,

quem possuir o ttulo exercer o direito sobre ttulo. Cada relao que deriva do ttulo do ttulo autnoma em relao s demais, no importando quantas vezes ele circulou.

Abstrao: a separao da causa ao ttulo por ela originada. Pode se dizer que toda a emisso de ttulo a basicamente, uma compra e venda um contrato de mtuo, de aluguel, etc. Quando a relao no for expressa no ttulo este se torna abstrato em relao ao negcio original. Sua circulao no tem ligao com a causa que originou.

Legalidade ou tipicidade: Os ttulos de crditos so definidos por lei, so s aceito se preenchidos os requisitos legais necessrios. somente e o contedo do ttulo que importa. O credor no pode cobrar alm do que est escrito o devedor no poder pagar menos do que est escrito.

Inoponibilidade das excees pessoais: Esse um princpio secundrio, mas importante, o devedor no pode alegar qualquer defesa contra as relaes anteriores nem que contenha algum vicio.

5.INSTITUTOS DOS TTULOS DE CRDITOS

So alguns deles:

Aceite: Em alguns ttulos de crditos o devedor deve assinar para poder

comprovar a sua dvida. Existem alguns ttulos que no e valido sem assinatura, por exemplo, os cheques e as promissrias, j as letras de cmbio aceito sem assinatura, as duplicatas tambm pode ser aceita sem a assinatura, mas desde que se apresente a nota fiscal e o comprovante de recebimento ou de prestao de servio;

Aval: ter uma garantia de pagamento de ttulo de crdito, ou seja, uma

terceira pessoa fica responsvel. O aval uma obrigao pessoal em relao ou ttulo, e uma garantia objetiva. O avalista no alegar defesa contra a cobrana, s no caso de alegar que no sua assinatura que consta no ttulo;

Endosso: assinatura do responsvel pelos os crditos e direitos no verso

do ttulo, ou seja, quem fica de propriedade do ttulo tendo os crditos e os direitos sobre ele. Existem vrios tipos de endosso vamos ver alguns; Endosso Translativo: aquele de transmite a titularidade do crdito a outra pessoa; Endosso Mandatrio: aquele que se transfere somente a cobrana,

mas quem fica com os poderes sobre o ttulo e o cedente; Endosso em Branco: quando o endossante no menciona o nome do endossatrio; Endosso em Preto: quando o endossante especifica o nome do endossatrio usando a expresso pague-se a fulano de tal ; Endosso em Cauo: quando dado algo como garantia do pagamento;

Endosso Parcial: quando se transfere parte do ttulo, mas esse proibido no Brasil; Endosso Pstumo: o endosso dado aps o vencimento.

6.CLASSIFICAO DOS TITULOS DE CREDITOS

Os ttulos de modelo livre no precisam observar um padro especifico estabelecida em lei como no caso da letra de cambio. J os ttulos de modelo vinculado a lei que define um padro que deve ser observado para que o Ttulo seja considerado valido, por exemplo, o cheque. Quanto ao prazo dos ttulos vista, devem ser pagos assim que apresentados ao devedor e possuem vencimento indeterminado. Nos ttulos a prazo possuem data de vencimento previamente estabelecida para que o valor seja quitado. Quando na circulao dos ttulos de credito, existem trs maneiras para emitidos, que so: Normativos: Emitidos em nome de um benificirio determinado cuja

transferncia se d mediante registro no livro prprio do devedor; ordem: So emitidos em favor de uma pessoa determinada, mais pode ser

transferido atravs do endosso; No ordem: So emitidos em benefcio de uma pessoa determinada sendo

vedado o endosso. o benificirio; A estrutura dos ttulos classificada da seguinte forma: Ordem de pagamento: Esto presentes as figuras do emitente, do sacado e

Promessa de pagamento: Presente apenas o devedor e o credor.

Quanto a natureza existem os seguintes ttulos: Ttulo casual que so aqueles cuja obrigao que lhes deu causa consta

expressamente no titulo, exemplo as duplicatas e as aes; Os ttulos abstrados ou os chamados abstratos no mencionam a relao

que lhes deu origem, pois dela se abstraem e por isso circula melhor, exemplo o cheque e anota promissria. Quanto ao emitente possui: Os ttulos pblicos so emitidos por pessoa jurdica de direito publico,

exemplo os ttulos da divida publica federal estadual ou municipal; Os ttulos privados so lanados por particulares, pessoa fsica ou jurdica,

civil ou empresria, ex: a letra de cmbio.

7.TIPOS ESPECIES DE TTULOS DE CRDITOS

7.1.LETRA DE CMBIO

um dos ttulos de crditos mais importante e base de todos os outros, desde a Antiguidade e Idade Mdia onde foi mais utilizada como meio de valores para negcio de vrios Estados e comunidades, se cria mediante o saque, emitido em favor de algum, sendo transfervel por endosso e se completa pelo aceite e se garante pelo aval.

O art.1 do anexo I do decreto n.057.663/66, traz os elementos que deve conter a letra de cmbio. O art.2 dispe que no ser considerada letra de cmbio o escrito que no trouxer os seguintes requisitos:

Denominao Letra de Cmbio; Mandato de pagar quantia determinada; Nome da pessoa que deve pagar; Nome da pessoa a quem deve ser paga; Assinatura de prprio pinho do sacador.

Outros requisitos que podem ser trocados por outro igualmente efetivo

seguem a relao:

Data e lugar da emisso; Lugar do pagamento; poca do vencimento;

Existe o aceite que a declarao pela qual o sacado compromete-se a realizar o pagamento da soma indicada na letra de cmbio, dentro do prazo especificado, facultativo porque nada obriga o sacado a assumir a obrigao cambial e a recusa do aceite autoriza o tomador a cobrar o titulo imediatamente, deve ser puro e simples.

Apresentao e o pagamento devem ser feitos pelo portador do titulo ao devedor principal para que este efetue o pagamento da quantia constante ao cambial na data de vencimento. Na data do vencimento do ttulo, o portador dever apresentar a crtula no lugar nela consignado como sendo o lugar de pagamento. Quando a Letra de Cmbio avista deve ser paga ma data da apresentao, o tomador a apresenta para aceite e o pagamento deve ser imediato.

7.1.1PROTESTO um documento extrajudicial lavrado por um tabelionato de protestos quando o aceite no pago pelo aceitante ao portador da mesma. Conforme o Art. 29 do Decreto 2044 de 3l de Dezembro de 1908 o instrumento de protesto deve conter a data, transcrio literal da letra e das declaraes nela inseridas pela ordem respectiva, a certido da intimao ao sacado ou ao aceitante ou aos outros sacados nomeados na letra para aceitar ou pagar, a resposta dada ou a declarao da falta da resposta,a certido de no haver sido encontrada ou de ser desconhecida a pessoa indicada para aceitar ou para pagar. Nesta hiptese o oficial afixara a intimao nos lugares de estilo e, se possvel, a publicar pela imprensa. A indicao dos intervenientes voluntrios e das firmas por eles honradas, a aquiescncia do portador ao aceite por honra, a assinatura como sinal publico do oficial do protesto. O instrumento de protesto depois de registrado no livro de protesto dever ser entregue ao portador do aceite ou aquele que houver efetuado o pagamento. O cancelamento de protesto acontece a partir que o aceite protestado apresentado ao Tabelionato de ttulos protestados. Sendo que se o devedor est em posse com o documento presume-se que o mesmo j foi pago ao devedor. O tabelionato arquiva uma copia do documento.

7.1.2AO CAMBIAL uma ao executiva que objetiva a cobrana de titulo cambirio como, por exemplo, o cheque e a nota promissria. O objetivo da ao cambiria o recebimento da importncia da letra que constitui o credito nela incorporada e os juros e despesas de protesto. A ao cambial poder ser feita contra um ou todos os que se obrigam no titulo, independente da ordem de endossos. As formas de ao cambial so a de ao direta e ao indireta. Na ao direta estabelecido contra o devedor principal o sacado e aos seus avalistas, sendo nesta hiptese o protesto do titulo facultativo, pois independe deste para iniciar o exerccio de seu direito de ao. necessrio que seja visvel a verificao do no pagamento, bem como a sua no efetuao na data prevista. Na ao indireta ou ao regressiva movida pelo portador atual contra os obrigados anteriores, como no caso do endossante que paga ao endossatrio. Ela hoje se consubstancia na ao de regresso, havendo obrigatoriedade da existncia de protesto, sob pena de perda do seu direito de regresso. No satisfeito o credor na totalidade da divida pelo devedor principal e pelo avalista, ser permitido iniciar ao de regresso contra os obrigados regressivos.

7,1.3RESSAQUE

o ato de sacar uma nova letra de cambio, pela qual o portador se reembolsa sobre o sacador ou endossado de outra letra protestada adicionando ao valor primitivo as despesas ocorridas. Com o ressaque evita-se a ao cambial.

7.1.4 PRESCRIO

a perda do direito de propor ao judicial em conseqncia do no uso dela, durante um determinado espao de tempo previsto em lei. A prescrio da letra de cmbio a perda da execuo judicial pelo seu no exerccio dentro do prazo de trs anos. Ainda podendo variar o tempo de prescrio para um prazo de um ano para aes contra sacador, endossantes e seus avalistas. E seis meses no caso das aes dos endossantes uns contra os outros e contra o sacador, na ao regressiva.

7.2NOTA PROMISSORIA um titulo cambirio, nada mais do que uma promessa de pagamento. Nela encontram-se duas partes o devedor e o credor. Como nos demais ttulos de credito a nota promissria pode ser transferida a terceiros por endosso, nela possvel a garantia do aval. Se no houver pagamento da nota promissria o credor poder protestar ou efetuar cobrana judicial, a qual ocorre por meio da ao cambial. Para uma promissria ter validade ela deve conter: A denominao Nota Promissria; A promessa de pagar determinada quantia; O vencimento; A indicao do lugar do pagamento, em sua falta ser considerada o domicilio do emitente; O nome da pessoa a quem, ou a ordem de quem deve ser paga a promissria; A indicao da data e local onde a promissria passada; A assinatura de quem passa a nota promissria (subscritor);

Assinatura de duas testemunhas, identidade, CPF e endereo das mesmas; No poder haver rasuras, pois perder o valor da nota promissria. 7.2.1CHEQUE O cheque j existe h muito tempo, alguns dizem que os romanos inventaram o cheque, por volta de 352(antes de Cristo), outros dizem ser a Holanda. Acredita-se que meados de 1762 os primeiros cheques impressos por LAWARENCE CHILDS na Inglaterra, ele foi o primeiro banqueiro no sentido moderno. Com a Lei de 14 de Junho de 1865, a Frana foi o primeiro pas que legislou o cheque, j no Brasil, a primeira referncia ao cheque foi em 1945, quando se fundou o Banco Comercial da Bahia. Tambm conhecido como ttulo de crdito, o cheque uma ordem de pagamento vista, sacado contra fundos disponveis em banco, passadas a favor do prprio emitente ou de terceiros, um documento com dupla funo, instrumento de saque na apresentao a banco e meio de pagamento nas relaes comerciais e interpessoais. Podemos dizer que uma das vantagens do cheque a substituio da moeda e possibilita o pagamento distncia. Possui alguns requisitos essenciais determinados na Lei uniforme, das quais:

Denominao cheque, expressa no idioma em que foi redigido o ttulo; Ordem de pagar a quantia determinada; Nome do Banco que deve pagar ( sacado); Indicao do lugar em que deve ser pago; Lugar e data de emisso; A assinatura do(os) titular(es) da conta ou seu mandatrio com poderes

especiais.

Os elementos padronizados pelo Banco Central do Brasil so: possuir cdigos da compensao, do banco sacado, da unidade, nmero da conta, nmero do cheque e campo para o valor da cifra, situados na parte superior do cheque, personalizao com CIC ou CNPJ, abaixo do campo da assinatura, banda de magnetizao, contendo da parte superior do modelo padronizado cheque. Os analfabetos s podero emitir cheques mediante poderes concedidos por um instrumento de poder pblico. Os cheques podero ser emitidos com a clusula no a ordem. Quando o favorecido e o emitente forem a mesma pessoa permitido utilizar a expresso ao emitente no espao reservado para a nomeao do beneficirio, nesse caso exige se o endosso do favorecido no verso do cheque. Endosso consiste na transferncia dos direitos resultantes de um ttulo nominativo ordem, mediante assinatura no verso. O endosso pode ser em branco quando o beneficirio apenas ape sua assinatura no verso do cheque, no mencionando um novo beneficirio, em preto quando o beneficirio endossa, mencionando o novo favorecido, nesse caso o cheque no se transfere a um portador, e sim , ao novo beneficirio indicado. Para maior segurana do portador e do sacado foi criado o cheque cruzado, que poder ser feito por qualquer um dos interessados, o cheque cruzado aquele que possui duas linhas paralelas no anverso, podendo ser em branco ou em preto, o cheque cruzado no pode ser pago direto na boca do caixa. 7.2.1.1 AVAL O cheque tambm pode ser garantido por aval, quem no pode ser avalista o sacado, sendo que o aval deve ser lanado no anverso, ou tambm no verso do cheque com a clusula "por aval" ou outra equivalente, tendo em seguida a assinatura do avalista, podendo o aval ser em branco ou em preto, em preto aquele que indica o avalizado, e o em branco aquele que no o indica e, nesse caso, considerar-se- avalizado o emitente do cheque. Visado pelo Banco do Brasil, o cheque representa uma garantia para o portador de que o cheque possua fundos.

7.2.1,2PRAZO DE APRESENTAO Para se evitar que o beneficiado permanecesse com o ttulo por um perodo indeterminado de tempo, foram estabelecidos, conta da data de emisso do cheque, os seguintes prazos:

30 dias para cheque emitido na mesma praa da agncia sacada; 60 dias para cheque emitido em outra praa que no seja da agncia

sacada. O banco tem a obrigao de pagar o cheque, havendo proviso de fundos, mesmo aps o prazo legal de apresentao, pois o cheque pagvel at o prazo de sua prescrio, a prescrio consiste na perda do direito do beneficirio de descontar o cheque junto ao banco. A lei estipulou o prazo de 06 meses, a partir do trmino do prazo de apresentao do cheque, para que o portador movesse ao contra o emitente, no caso de no concretizao do pagamento.

7.3DUPLICATA

A duplicata um ttulo de crdito que o fornecedor da mercadoria ou o prestador de servio emite para efeito de cobrana (veja modelo no anexo n. 1).

Dicionrio Jurdico, 1:371), a definem como o ttulo de crdito Humberto Piragibe Magalhes e Christvo Piragibe Tostes Malta (constitudo por um saque vinculado a um crdito decorrente de contrato de compra e venda mercantil ou de prestao de servios igualado aos ttulos cambirios por determinao legal. ttulo casual, formal, circulvel por meio de endosso e negocivel. Geralmente ttulo de crdito assinado pelo comprador em que h promessa de pagamento da quantia correspondente fatura de mercadorias vendidas a prazo.

Para ser emitida a duplicata precisa-se emitir antes uma fatura que discrimina as mercadorias vendidas, discriminadas por natureza, quantidade e preo ou relao de servios prestados, relacionados por qualidade, natureza e preo. A duplicata padronizada pelo conselho monetrio nacional, resoluo n 102 e como o vendedor saca deve conter: A denominao duplicata; A data de emisso; O nmero de ordem; O nmero da fatura da qual foi extrada; A data do vencimento ou a declarao de condio de pagamento a vista; O nome e o domiclio do vendedor e do comprador; A importncia a pagar; A clusula ordem; A declarao do reconhecimento de sua exatido e da obrigao de pag-la.a ser assinada pelo comprador, como aceite cambial (o comprador deve ser identificado com nome, domiclio e documento: RG, CPF etc.); A assinatura do emitente (seguindo a indicao de seu nome e domiclio). Para emitir duplicatas o empresrio deve ter e escriturar o Livro Registro de Duplicatas no seu prprio estabelecimento. A duplicata deve ser apresentada ao devedor dentro de 30 dias contados da data de sua emisso, e ele dever devolv-la dentro de 10 dias, com a sua assinatura de aceite ou declarao escrita esclarecendo por que no a aceita.A duplicata um ttulo de aceite

obrigatrio, o que significa que no pode ser recusada.Somente nos casos previstos no art. 8 da lei das duplicatas 5.474 de 18/07/1968: Avaria ou no-recebimento das mercadorias, quando no expedidas ou no entregues por conta e risco do vendedor; Defeitos e diferenas na qualidade ou quantidade das mercadorias, devidamente comprovados; Divergncia nos prazos ou nos preos ajustados. A duplicata pode ser protestada em caso de falta de aceite, falta de pagamento, devoluo e para assegurar direito regressivo contra endossantes ou avalistas no prazo de 30 dias aps seu vencimento.

7.3.1TRIPLICATA: A Triplicata uma cpia de outra duplicata que tenha sido perdida ou extraviada, possui os mesmos requisitos e formalidades da duplicata que veio substituir. Ela pode ser emitida tambm quando o comprador retm a duplicata original.

7.3.2PRESCRIO A validade de execuo prescreve: Em trs anos, contados da data do vencimento do ttulo, contra o devedor e seus respectivos avalistas. Em um ano, contando da data do protesto, contra os endossantes e respectivos avalistas.

Em um ano contando da data em que haja sido efetuado o pagamento do ttulo, de qualquer dos coobrigados, uns contra os outros.

8.ANEXOS

8.1 MODELO DE DUPLICATA:

8.2 MODELO DE CHEQUE

9.CONCLUSO

Este trabalho nos ajudou a endente que os

os ttulos crditos representam os

diretos e deveres que s aceitos quando se preenchidos requisitos da lei.As caractersticas so bem diversas podem dizer se um documento representa ou no um ttulo de crdito.Os princpios so fundamentais para a criao de um ttulos .Os seus institutos faz nos ver como importante o seus desenvolvimentos e como os ttulos podero ser aceito ou no na lei.E quanto a classificao,que so vrios documentos que podem representa-los.E tambm nos mostrou os tipos espcies de ttulos de crditos como as Letras de Cmbio, as notas promissria, os Cheques e as Duplicatas.

Hoje as empresas em especiais no consegue mas sobreviver se no tiver pelo menos um ttulo de crditos a sua disposio, eles so instrumentos importantes la elaborao de contratos de compra e venda.

10.REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS:

http://www.bcb.gov.br/?HISTCHEQUE http://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%ADtulo_de_cr%C3%A9dito

http://www.fortesadvogados.com.br/artigos.view.php?id=315

Das könnte Ihnen auch gefallen