Sie sind auf Seite 1von 2

Immanuel Kant maior representante do Iluminismo vem trazer um questionamento pela confluncia das idias do Empirismo (Bacon, Locke)

e pelo Racionalismo (Descartes). Para ele, o homem deveria agir racionalmente sem a influncia dos dogmas religiosos, no desprezando a experincia sensvel. Assim, seu pensamento era voltado ao agir moral sem desprezar a razo, na qual encontra seu amparo, considerando a preservao dos interesses comuns todos, pois a conduta do homem no est voltada ao seu prprio benefcio e portanto, a dignidade humana mantida. O homem, segundo a teoria kantiana, deve agir sem esperar por compensaes, bem como sua ao visaria o respeito ao outro. Pode-se observar que o pensamento kantiano ligado a subjetividade. Para Kant, as realidades metafsicas no existem segundo Aranha; pois acredita que s percebemos as coisas que acontecem ao nvel intelectual, onde os fenmenos so construdos e sentidos pelo indivduo, ou seja, pelo seu prprio saber, pelas coisas cognoscveis. Este pensamento est registrado em seu livro Crtica da Razo Pura, que questiona que o conhecimento pode advir da razo sem a influncia da experincia. Para tanto, afirma Kant, segundo Aranha, que o conhecimento constitudo da matria (a coisa em si) e forma (ns mesmos). O pensamento kantiano vem colocar a questo da emancipao do homem, em questo de conhecimento. Para o filsofo seria alcanar a maioridade e no ser mais dominado pelo seu opressor. A pedagogia kantiana consiste em disciplinar o homem, a fim de que ele aprenda as normas de convivncia social e utilize-as racionalmente, de modo que tais preceitos sejam ou tornem-se condutas universais. Para ele, o homem no sair de sua condio primeira, de selvagem, ignorncia e de agir com seu instinto animal, se no for submetido a educao. Para Kant, a educao abarca a disciplina e a cultura. A disciplina que rege sobre a animalidade do carter humano, moldando-o; e a cultura, concede instruo e diversos conhecimentos que possibilitam a criao da habilidade. Ainda para ela, no basta apenas o disciplinamento, mas o fundamental ensinar o indivduo a pensar, no se utilizando de uma educao mecnica, porm que possa fornecer condies de abertura a cincia (conhecimento). Compreende-se que na filosofia katiana, a moralidade, a liberdade e a autonomia so fatores importantes para construo da ao racional no ser humano.

Em sua obra Sobre a Pedagogia (pg. 24) Kant coloca que a moralidade e sua formao esto ligadas a liberdade. A moral ir formar no indivduo, seu modo de pensar amparado sobre o aprendizado das mximas na qual ele se acostumar agir se ensinado. Desta forma, observa-se que preciso a obedincia para a constituio da moralidade, sendo fundamental para que a criana aprenda, desde a idade escolar, a preparao ao respeito s leis, mesmo que haja discordncia com elas, para desempenhar uma ao correta como cidado. A moralidade consiste na formao do carter do indivduo, no domnio das paixes, nos deveres para consigo e para com os outros, de modo que devero ser (agir) costumeiramente. Immanuel Kant acreditava ser por meio da moralidade que o indivduo obtm a liberdade para agir, visando alcanar o bem de todos, sem que o interesse coletivo seja ferido. Sendo assim, o ser aprende a distinguir a ao que preserva a integridade (dignidade) perante e para os demais, diante de suas condutas universais. Portanto, o se entende que a pessoa teve constitudo sua autonomia para decidir, por meio da liberdade do pensamento racional, que assegurado pela moralidade. Essa conduta geral para Immanuel Kant, os imperativos categricos, ou seja, o dever pelo dever, sem esperar as compensaes.

Das könnte Ihnen auch gefallen