Sie sind auf Seite 1von 35

Srie sobre A Propriedade Intelectual para o Comrcio e a Indstria

Nmero:

A CRIAO DE UMA MARCA


Uma Introduo s Marcas de Fbrica ou de Comrcio para as Pequenas e Mdias Empresas

O RGANIZAO M UNDIAL DA P ROPRIEDADE I NTELECTUAL

h t t p : / / w w w . w i p o . i n t / s m e /

Esclarecimento: As informaes contidas neste guia no se destinam a ser utilizadas como alternativa a conselhos jurdicos profissionais. O principal objetivo deste guia o de fornecer informaes bsicas sobre o tema.

Direito Autoral OMPI (2003) Nenhuma parte desta publicao pode ser reproduzida ou transmitida por qualquer forma ou meio, eletrnico ou mecnico, exceo da previso legal, sem autorizao expressa do proprietrio dos Direitos Autorais.

P re f c i o

Este o primeiro de uma srie de guias sobre A Propriedade Intelectual para o Comrcio e a Indstria. Esta edio tratar das marcas de fbrica ou de comrcio, um elemento central na estratgia de vendas e de publicidade de qualquer empresa. Este guia visa explicar a funo das marcas no comrcio e na indstria. Sua linguagem objetiva e as explicaes so ilustradas com exemplos e imagens para fortalecer a compreenso do leitor. Convidamos as Pequenas e Mdias Empresas (PMEs) a utilizarem este guia no sentido de melhor integrarem as suas polticas de adoo de marcas nas suas estratgias comerciais globais. A OMPI agradece os comentrios e as opinies dos leitores que possam contribuir para o aperfeioamento do guia, para que assim ele possa melhor satisfazer s necessidades das PMEs em todo o mundo. Convidamos tambm as instituies nacionais e colaboradores locais interessados em cooperar com o desenvolvimento de adaptaes nacionais para este guia a entrarem em contato com a OMPI, para que enviemos um exemplar das diretrizes para a adaptao.

Kamil Idris, Diretor Geral, OMPI

ndice

1. Marcas de Indstria e de Comrcio

2. Protegendo as Marcas

3. Tipos de Marcas

15

4. Usando as Marcas

17

5. A observncia dos direitos sobre as marcas

21

h t t p : / / w w w . w i p o . i n t / s m e /
2

1. Marcas de Indstria e de Comrcio

Logotipo:

O que uma Marca?


A marca um sinal capaz de distinguir os produtos ou servios de uma empresa daqueles de outras empresas. Dessa forma, so consideradas marcas quaisquer palavras ou letras distintas, nmeros, desenhos, imagens, formas, cores, logomarcas, rtulos ou combinaes usadas para identificar os produtos ou servios de uma empresa. Alguns pases tambm reconhecem como marcas as campanhas publicitrias, que podem ser registradas como tal nos escritrios nacionais de marcas. Um nmero cada vez maior de pases tambm vem permitindo o registro de tipos menos comuns de marcas, como cores especficas, representaes tridimensionais (formatos ou embalagens de produtos), sinais auditivos (sons) ou olfativos (odores). No entanto, muitos pases estabeleceram limites quanto ao que pode ser registrado como marca, e geralmente s autorizam smbolos visualmente perceptveis ou que possam ser representados graficamente.
Reproduzido com a autorizao de Penguin Books Limited

Combinao de letras com logotipo:

1986 WWFWorld Wide Fund for Nature (Antigo World Wildlife Fund) WWF Proprietrio da Marca Registrada

Marca Tridimensional (formato do produto):

Exemplos
Palavra:
Toblerone uma marca registrada Kraft Foods Group 1986

Cortesia: Yahoo!
3

Para que servem as marcas?


A funo principal da marca facilitar ao consumidor a identificao de um produto (bem ou servio) de uma empresa especfica, para que ele possa diferenci-lo de outros produtos idnticos ou semelhantes da concorrncia. Consumidores satisfeitos com um determinado produto tendem a voltar a compr-lo ou a us-lo. Para que isso seja possvel, necessrio que eles sejam capazes de diferenciar produtos idnticos ou semelhantes. As marcas tm uma funo essencial nas estratgias comerciais e publicitrias das empresas por possibilitarem a distino das empresas e dos seus produtos da concorrncia, contribuindo desta maneira definio da imagem e da confiabilidade dos produtos de uma empresa no mercado. A confiana, que a base para o estabelecimento de uma clientela leal e para o fortalecimento da reputao de uma empresa, advm da sua imagem e da sua reputao no mercado. comum que os consumidores criem laos afetivos com relao a algumas marcas, j que eles esperam encontrar um conjunto de qualidades ou caractersticas nos produtos representados por estas marcas. As marcas tambm incentivam as empresas a investirem na manuteno ou no aprimoramento da qualidade dos seus produtos, garantindo assim a boa reputao da marca e dos produtos por elas representados e, conseqentemente, a confiabilidade da empresa.

O Valor das Marcas


Uma marca bem selecionada e desenvolvida um ativo de valor para a maioria das empresas. Para algumas delas pode at ser o ativo mais valioso. Os valores estimados de algumas das marcas mais famosas do mundo, como Coca-Cola ou IBM, chegam a ultrapassar 50 bilhes de dlares. Isto ocorre porque os consumidores associam o smbolo a uma reputao, imagem e conjunto de qualidades que eles valorizam, e esto dispostos a pagar mais por um produto que leve esta marca. Por isso, o simples fato de possuir uma marca com boa imagem e reputao no mercado j coloca a empresa em posio vantajosa com relao concorrncia.

h t t p : / / w w w . w i p o . i n t / s m e /

Cortesia: IBM Deutschland GmbH

Por que a sua empresa deveria proteger sua(s) marca(s)?


Apesar da maioria dos empresrios estar consciente da importncia do uso de marcas para diferenciar os seus produtos dos produtos da concorrncia, nem todos se do conta da importncia de obter esta proteo atravs do registro.

O registro, segundo a legislao sobre marcas aplicvel, d sua empresa o direito exclusivo de impedir que terceiros comercializem produtos idnticos ou semelhantes com uma marca igual ou to semelhante que possa causar confuso entre os consumidores. Sem o registro da marca, seu empenho na comercializao de um produto pode ter sido em vo, j que as empresas concorrentes podem usar a mesma marca ou uma marca parecida a ponto de causar confuso para produtos idnticos ou semelhantes. Caso um concorrente adote uma marca semelhante ou idntica, os consumidores podem se confundir e comprar os produtos deste concorrente pensando que ele pertence sua empresa. Isso no s reduziria os seus lucros como tambm poderia prejudicar a imagem e a reputao da sua empresa no mercado, especialmente se os produtos do concorrente forem de qualidade inferior. Devido ao valor das marcas e funo crucial que ela pode exercer para a definio do sucesso de um produto, imprescindvel certificar-se de que elas estejam registradas nos mercados de atuao da sua empresa. Alm disso, uma marca registrada pode ser licenciada a outras empresas, garantindo assim uma fonte suplementar de renda para o seu negcio, ou pode ainda ser a base de um contrato de franquia.

Se for o caso, uma marca registrada gozando de boa reputao junto aos consumidores pode tambm ser til para o levantamento de fundos junto s instituies de crdito, que esto cada vez mais conscientes da importncia das marcas para o sucesso comercial.

As Marcas:
possibilitam que os consumidores diferenciem produtos semelhantes; permitem que as empresas destaquem seus produtos; so importantes para a comercializao e a base para o estabelecimento da imagem e reputao de uma linha no mercado; so licenciadas e fornecem uma fonte direta de renda atravs dos royalties; so um elemento fundamental nos acordos de franquia; podem ser um ativo comercial de valor; incentivam os empresrios a investirem na manuteno ou no aprimoramento da qualidade dos seus produtos; podem ser teis para a obteno de financiamentos.

2 . P ro t e g e n d o a s M a rc a s

Como proteger sua(s) marca(s)?


A proteo s marcas pode ser obtida atravs de registro ou, em alguns pases, atravs do uso. Mesmo que as marcas possam ser protegidas pelo seu uso, aconselhamos que voc registre a marca mediante depsito do formulrio de solicitao de registro na administrao nacional de marcas (algumas administraes possibilitam a solicitao de registro on line). Uma marca registrada gozar de maior proteo no mercado, especialmente em caso de conflito com uma marca idntica ou semelhante a ponto de causar confuso. Os servio prestados pelos agentes da propriedade industrial costumam ser muito teis neste tipo de procedimento (e, no caso de alguns pases, compulsrios).
h t t p : / / w w w . w i p o . i n t / s m e /

como: Blackmark International Ltd. Ele normalmente termina por Ltda, Inc. ou abreviaes do gnero que denotem a situao jurdica da sua empresa. A marca, no entanto, o sinal que distingue o produto, ou os produtos, da sua empresa, e uma empresa pode ter vrias marcas. Por exemplo, a empresa Blackmark International Ltd pode vender um dos seus produtos como BLACKMARK e outro como REDMARK. As empresas podem usar uma marca especfica para identificar todos os seus produtos, uma linha de produtos, ou um nico produto. Algumas empresas tambm utilizam como marcas seus nomes comerciais, ou parte deles. Neste caso, elas tambm deveriam obter a proteo do nome comercial atravs do seu registro como marca.

Basta o registro do nome comercial da sua empresa?


Muitas pessoas acreditam que o nome comercial da empresa passa automaticamente a ser protegido como marca mediante o registro da empresa e do seu nome comercial no rgo de registro comercial. Este equvoco razoavelmente freqente. importante compreender a diferena entre nomes de comrcio e marcas. O nome comercial o nome completo da sua empresa e identifica o seu negcio,

Quem pode solicitar um registro de marca?


Em princpio, qualquer pessoa, fsica ou jurdica, que pretenda utilizar uma marca ou licenci-la a terceiros pode solicitar o seu registro.

O registro das marcas de uma empresa obrigatrio?


Apesar de no ser compulsrio, o registro altamente recomendvel, uma vez que ele confere direitos exclusivos ao titular para prevenir o uso no autorizado da marca.

Quais so as principais razes pelas quais um pedido de registro recusado?


Para selecionar uma marca, importante saber quais categorias de sinais normalmente no podem ser registradas. Solicitaes de registros de marcas costumam ser negadas por razes chamadas absolutas nos seguintes casos: Termos genricos. Por exemplo, se a sua empresa quiser registrar a marca CADEIRA para vender cadeiras, o pedido seria negado, uma vez que cadeira o termo genrico para o produto. Termos descritivos. So as palavras normalmente utilizadas no comrcio para descrever o produto em questo. Por exemplo, o pedido de registro da marca DOCE para a comercializao de chocolates provavelmente seria recusado, por ser descritivo. De fato, seria considerado desleal conferir exclusividade sobre o uso da palavra DOCE para a um nico fabricante de chocolates. Da mesma forma, termos qualitativos ou laudatrios tais como RPIDO, MELHOR, CLASSICO ou INOVADOR provavelmente suscitariam objees similares, a menos que faam parte de uma marca distinta. Nesses casos, a administrao nacional de marcas pode entender necessrio incluir uma observao esclarecendo que no foi conferida exclusividade para esta parte especfica da marca.

Marcas falaciosas. So marcas que possam enganar ou iludir os consumidores quanto natureza, qualidade ou origem geogrfica do produto. Por exemplo, uma marca de margarina em que aparea a palavra VACA seria provavelmente recusada por ser considerada falaciosa para os consumidores, que provavelmente associariam esta marca a laticnios (manteiga, no caso). Marcas consideradas contrrias ordem pblica ou moral. Em princpio, no se autoriza que sejam registradas como marcas palavras e imagens consideradas violadoras de normas de moral e de religio geralmente aceitas. Bandeiras, escudos de armas, carimbos oficiais e emblemas de Estados e de organizaes internacionais que tenham sido comunicados Secretaria Internacional da OMPI so geralmente excludos do registro. Solicitaes de registros de marcas so normalmente recusadas por razes chamadas relativas se a marca, objeto da solicitao, entrar em conflito com direitos sobre marcas pr-existentes. O fato de existirem duas marcas idnticas ou muito semelhantes para o mesmo tipo de produto pode causar confuso entre os consumidores. Como etapa normal do procedimento de registro, algumas administraes de marcas verificam se h conflito

com marcas existentes, inclusive com marcas notoriamente conhecidas, mas no registradas. Por outro lado, muitas outras administraes s fazem a verificao se houver oposio da parte de terceiros depois da publicao da marca. Em ambos os casos, o pedido s ser recusado ou cancelado, conforme o caso, se a marca for considerada idntica, ou semelhante a ponto de causar confuso, a uma marca existente de produtos idnticos ou semelhantes. Por isso, aconselhvel que se evite escolher marcas que possam ser consideradas to semelhantes a marcas j existentes que possam causar confuso.

Lista de Cinco Pontos para a Escolha da sua Marca


Verifique se a marca que voc escolheu est de acordo com todos os requerimentos legais de registro (veja razes para indeferimento de pedidos na pgina 7); Conduza uma busca na base de marcas para ter certeza que a marca no idntica ou semelhante s marcas j existentes a ponto de causar confuso (ver pgina 11); Certifique-se que a sua marca fcil de ler, escrever, soletrar e memorizar, e que ela adequada para todos os tipos de meios publicitrios; Verifique se a marca no tem conotaes indesejveis ou inadequadas no seu idioma ou nos idiomas dos mercados internacionais que voc possa vir a explorar; Confira se o nome de domnio correspondente (isto , o endereo de Internet) est disponvel para o registro (veja pgina 19 para maiores informaes sobre marcas e nomes de domnio).

O que deve ser levado em conta ao selecionar ou criar uma marca?


h t t p : / / w w w . w i p o . i n t / s m e /

A escolha ou criao de uma marca uma etapa importante na constituio da sua empresa, j que ela ser determinante na sua estratgia comercial. Mas ento, qual seria uma marca adequada para seu(s) produto(s)? Lgico que no h regras rgidas ou inalterveis, mas a lista de cinco pontos ao lado pode ser til.

Se voc optar por uma ou mais palavras para comporem sua marca voc tambm deveria levar em considerao alguns aspectos envolvidos na escolha de determinados tipos de palavras: Palavras inventadas ou fantasiosas. So palavras criadas sem qualquer significado intrnseco ou real. As palavras inventadas

apresentam a vantagem de serem fceis de proteger, j que so mais propensas a serem consideradas distintivas. No entanto, o aspecto negativo que elas podem ser de assimilao mais difcil para os consumidores, fazendo-se portanto necessrio um maior empenho publicitrio.

Um pequeno risco, porm, a possibilidade de alguns pases considerarem uma marca sugestiva muito descritiva do produto.

Exemplo:
Kodak uma marca registrada Eastman Kodak Company.

Exemplo: A marca QUENTE para comercializar aquecedores eltricos faz aluso ao calor que o produto irradia, mantendo sua casa aquecida. Porm, possvel que algumas administraes nacionais de registros de marcas a considerem descritiva demais e no se disponham a registr-la.
Qualquer que seja o tipo de marca escolhido, importante no tentar imitar marcas existentes. pouco provvel que seja concedido registro a uma marca da concorrncia ligeiramente modificada, ou a uma marca conhecida ou famosa levemente modificada quanto forma como se escreve.

Cortesia: Eastman Kodak Company

Marcas arbitrrias. Palavras cujo significado no tenha qualquer relao com os produtos que elas divulguem. Ao passo que estes tipos de marcas tambm sero fceis de se obter a proteo, elas tambm podem demandar um forte empenho publicitrio para que se estabelea uma relao entre a marca e o produto para os consumidores.

Exemplo: A marca ELEFANTE Para a comercializao de telefones mveis.


Marcas sugestivas. Trata-se de marcas que fazem aluso a um ou mais atributos do produto. O interessante das marcas sugestivas que elas agem como uma forma de publicidade.

Exemplo: EASY WEAR uma marca registrada de roupas para adolescentes. Seria insensato tentar vender os mesmos produtos, ou produtos semelhantes, utilizando a marca EEZYWARE, que seria provavelmente considerada semelhante a ponto de causar confuso com relao marca j existente. Nesse caso, pouco provvel que a marca EEZYWARE seja registrada.

Registrando uma Marca - Passo a Passo O Requerente


Como primeiro passo, necessrio que voc envie ou entregue o formulrio de pedido de registro de marca devidamente preenchido administrao nacional de marcas do seu interesse, que dever, por sua vez, incluir os dados completos para contato da sua empresa em seu banco de dados. necessrio tambm a apresentao de uma reproduo grfica da marca (um formato especfico pode ser exigido), assim como uma descrio dos produtos e servios e/ou classe(s) para os quais a sua empresa deseja obter o registro da marca, e o pagamento das taxas previstas. Cabe ressaltar que algumas administraes de marcas (por exemplo, a dos EUA e a do Canad) podem tambm exigir a apresentao de uma prova de uso da marca ou uma declarao de que a sua empresa tem a inteno de utiliz-la. A administrao de marcas em questo lhe fornecer informaes mais precisas sobre o procedimento do pedido de registro naquele pas.

administrativas previstas (isto , se a taxa foi paga e se o formulrio de pedido foi preenchido corretamente). exame quanto ao mrito: em alguns pases, a administrao de marcas tambm verifica se o pedido preenche todas as condies de fundo (por exemplo, se a marca pertence a uma categoria excluda do registro pela legislao marcria do pas em questo ou se conflita com uma marca anterior j registrada nas classes solicitadas). publicao e oposio: em muitos pases, a marca publicada em uma publicao especfica e a administrao de marcas concede um prazo para que terceiros apresentem oposio ao registro publicado. Em outros pases, a marca s publicada depois de ter sido registrada, gerando assim um prazo para a apresentao de solicitaes de cancelamento do registro tambm por parte de terceiros. registro: se for decidido que no h razes para recusar o pedido, efetua-se ento o registro da marca e emite-se um certificado de registro, que normalmente vlido por 10 anos. renovao: a marca pode ser renovada ad infinitum mediante o pagamento das taxas de renovao previstas. Porm, caso a marca no tenha sido usada durante um determinado perodo de tempo previsto na lei marcria aplicvel, o registro poder ser totalmente cancelado para alguns dos produtos e/ou servios correspondentes a esta marca.

h t t p : / / w w w . w i p o . i n t / s m e /
10

A Administrao de Marcas
Os passos a serem seguidos pela administrao de marcas para o registro de uma marca variam de um pas para outro mas, de modo geral, seguem um padro semelhante, a saber: exame quanto forma: a administrao de marcas examina o pedido e verifica se est de acordo com as exigncias e/ou formalidades

Quanto tempo leva para registrar uma marca?


O tempo necessrio para que uma marca seja registrada varia muito de um pas para outro, e normalmente vai de trs meses a cinco anos. Esta variao no prazo de registro se deve, entre outros fatores, ao fato da administrao nacional de marcas conduzir um exame quanto ao mrito ou no. Recomendamos, por isso, que voc solicite o registro da marca com bastante antecedncia, garantindo assim que a marca esteja registrada no momento em que voc comece a comercializar e divulgar os produtos relacionados mesma.

As empresas que preferirem contratar os servios de um agente de propriedade industrial credenciado para dar-lhes assistncia no processo de registro tambm incorrero em custos suplementares, mas economizaro uma quantidade razovel de tempo e esforos no acompanhamento destes processos.

Como descobrir se a sua marca pode entrar em conflito com marcas existentes? O que uma busca na base de marcas?
aconselhvel que voc conduza uma busca extensa na base de dados de marcas antes de depositar um pedido de registro de marcas. O propsito dessa busca que voc verifique se outra empresa j registrou uma marca similar ou idntica que voc pretende registrar para produtos e/ou servios idnticos ou semelhantes. Voc tanto pode fazer a busca na base de dados de marcas voc mesmo como pode contratar os servios de um agente de marcas. Qualquer um dos dois pode conduzir esta busca na administrao nacional de marcas (que pode ser gratuita ou mediante pagamento de uma taxa) ou em uma base de dados gerenciada por uma empresa do setor privado. De qualquer forma, lembre-se que esta busca ser unicamente preliminar, j que pode ser difcil definir se a marca que voc escolheu no semelhante a ponto de causar confuso a outras marcas j existentes e com registro em vigor. por isso que pode ser extremamente til a assistncia de um agente de marcas com experincia nesse tipo de
11

Quanto custa para criar, proteger e utilizar uma marca?


importante levar em conta e orar adequadamente os custos relacionados criao e ao registro de uma marca: Voc poder incorrer em despesas relacionadas criao da logomarca ou das palavras que sero utilizadas como marca(muitas empresas contratam os servios de terceiros com este fim). Voc tambm poder ter custos relacionados busca por anterioridade na base de marcas das administraes nacionais do seu interesse (ver abaixo). Custos relacionados ao processo de registro da marca, que varia de acordo com o nmero de pases e as categorias de produtos e/ou servios (ou classes, de acordo com a pgina 12). As administraes nacionais de marcas podero lhe fornecer maiores informaes sobre os custos envolvidos no registro de marcas no seu pas.

atividade habituado a agir junto administrao de marcas e conhecedor da legislao pertinente. Antes de procurar um agente, talvez seja interessante verificar se a sua administrao nacional de marcas (ou uma empresa com bases de dados comerciais) possui uma base de dados on linepara consulta gratuita que voc possa utilizar para conduzir uma busca prvia. Voc poder encontrar uma lista de bases de dados para consultas de marcas no stio

web da OMPI no endereo: http://ecommerce.wipo.int/databases/trademark /index.html As marcas so agrupadas em classes, de acordo com os produtos e/ou servios que elas se prestem a identificar (veja o sistema de classificao internacional no anexo II). Por isso, a familiarizao com as 45 diferentes classes de marcas pode ser um bom comeo para a sua busca.

Um Sistema Bem Classificado


Na maioria dos pases, ao preencher um formulrio de solicitao de registro de marcas, voc dever indicar os produtos e/ou servios para os quais voc deseja que a marca seja registrada e agrup-los segundo as classes s quais eles pertencem, de acordo com o sistema de classificao de marcas. Este sistema permite a armazenagem das marcas registradas em bases por ordem de tipos de produtos ou servios. Isto facilita a busca de informaes sobre as marcas nas bases de dados. imprescindvel que voc pea o registro da sua marca em todas as classes nas quais deseje utiliz-la. O sistema de classificao mais usado o Sistema de Classificao Internacional de Marcas (tambm conhecido como sistema de Nice para classificao de marcas nominativas, ou seja, constitudas unicamente por palavras), que contm 34 classes de produtos e 11 classes de servios. Para mais informaes sobre o sistema de classificao de Nice, consulte o Anexo II. Veja tambm: www.wipo.int/classifications/en/nice/about/.

12

h t t p : / / w w w . w i p o . i n t / s m e /

Exemplo: Como so classificados os produtos? Vejamos um exemplo. Se a sua companhia produzir garfos e facas, ento o seu pedido de registro deve ser feito na classe 8, correspondente a estes produtos. No entanto, se voc desejar comercializar outros utenslios de cozinha (tais como recipientes, panelas ou tachos) utilizando a mesma marca, voc tambm dever registrar a marca na classe 21, que corresponde a estes ltimos produtos. Em alguns pases necessrio um pedido separado para cada classe de produtos, enquanto que em outros pases possvel incluir vrias classes em um nico pedido.

preciso um agente de marcas para depositar um pedido de registro?


Como regra geral, a maioria dos pases no exige que voc contrate um agente de marcas para depositar um pedido; voc pode apresentar o pedido voc mesmo. No entanto, os servios de um agente de marcas, habituado a conduzir buscas em bases de dados de marcas e familiarizado com os detalhes processuais do registro de marcas, podem agilizar o procedimento, assegurar que a sua empresa esteja solicitando proteo na(s) classe(s) de marcas apropriada(s), e evitar que haja indeferimento do pedido por razes absolutas. Se voc pedir um registro de marca no exterior, pode ser exigida a contratao de um agente de marcas residente naquele pas. A administrao de marcas em questo poder fornecer aconselhamento sobre a necessidade, se houver, de ser representado por um agente, bem como uma lista de agentes de marcas oficialmente certificados naquele pas (ver o Anexo I).

Terceirizando a criao da marca


A composio de uma marca envolve um processo criativo. Na maior parte dos pases, o criador automaticamente titular do direito autoral sobre a sua obra artstica; este seria o caso do trabalho artstico sobre uma marca. Por isso, se a sua empresa optar pela terceirizao de servios para a criao da marca, conveniente esclarecer todas as questes relativas titularidade do direito autoral sobre a marca no contrato de prestao de servios e/ou certificar-se de que o direito autoral sobre a marca seja formalmente atribudo sua empresa.

O registro da marca no seu pas de residncia vale no exterior?


Os direitos provenientes do registro de uma marca so geralmente limitados ao territrio ao qual o registro foi atribudo; dessa forma, o registro vlido de uma marca no seu pas de origem lhe confere direitos sobre esta marca apenas no seu prprio pas, a menos que a sua marca seja considerada de conhecimento notrio. (Ver pgina 17 para mais informaes sobre as marcas notoriamente conhecidas).

Por quanto tempo sua marca registrada protegida?


Apesar da durao da proteo variar, as marcas registradas so protegidas durante 10 anos num grande nmero de pases. O registro pode ser renovado indefinidamente (geralmente por perodos consecutivos de 10 anos), desde que as taxas de renovao sejam pagas em tempo. importante deixar algum na sua empresa encarregado da renovao dos registros em todos os pases cujos mercados continuem a interessar para a sua empresa.

Voc deveria proteger sua marca no exterior?


Todas as razes pelas quais voc deveria registrar a sua marca no seu pas de origem se aplicam tambm necessidade de registr-la em mercados estrangeiros caso a sua empresa comercialize seus produtos e/ou servios no exterior. Por isso, altamente recomendvel registrar a sua marca no
13

exterior caso a sua empresa esteja envolvida com operaes de exportao ou tenha a inteno de faz-lo em um futuro prximo. A exportao de produtos com uma marca distinta permitir que os mesmos sejam reconhecidos nos mercados estrangeiros e que a sua empresa construa uma reputao e uma imagem internacional, o que poder resultar, no futuro, em maiores lucros.

a Administrao Regional Africana de Propriedade Industrial; a Administrao de Marcas do Benelux; a Instituto de Harmonizao do Mercado Interno da Unio Europia; a Organizao Africana da Propriedade Intelectual. via internacional: se o pas onde se localiza a sede da sua empresa for membro do sistema de Madri e se voc tiver registrado ou solicitado o registro da sua marca no seu pas, ou com efeito no seu territrio , voc pode utilizar o sistema de Madri (administrado pela OMPI) para registrar a sua marca nos mais de 70 pases que j aderiram a este sistema.

Como registrar sua marca no exterior?


Se voc tiver registrado a marca da sua empresa no pas em que a empresa est situada (pas de origem) e depois desejar exportar ou conceder uma licena de uso da marca em outros pases, recomendvel que voc registre a sua marca no exterior. Existem trs maneiras principais de faz-lo: via nacional: a sua empresa pode dirigir-se administrao de marcas de cada pas em que deseja obter proteo e ali apresentar o pedido correspondente no idioma apropriado e pagar as taxas prescritas. Como mencionado anteriormente, um determinado pas pode exigir que sejam utilizados, para esse efeito, os servios de um agente de marcas estabelecido localmente. via regional: se voc quiser obter proteo em pases que faam parte de um sistema regional de marcas, voc pode solicitar um registro, com efeito nos territrios de todos os pases membros, mediante a apresentao de um pedido junto administrao regional do seu interesse. As administraes regionais de marcas so:

As vantagens do uso do sistema de Madrid


As principais vantagens da utilizao do sistema de Madri so que o titular de uma marca pode solicitar o seu registro em todos ou alguns dos pases membros do sistema mediante a apresentao de: um nico pedido de registro internacional; em um nico idioma; sujeito a uma nica srie de taxas (em uma nica moeda) e de prazos. A partir da, o registro internacional pode ser mantido e renovado atravs de um procedimento nico. Mais informaes sobre o registro internacional de marcas podem ser obtidas junto administrao de marcas do seu pas ou no stio web: www.wipo.int/madrid/. (O Anexo III contm uma lista dos pases membros do sistema de Madrid).

14

h t t p : / / w w w . w i p o . i n t / s m e /

3 . Ti p o s d e m a rc a s

Marcas de produto Marcas de servio Marcas coletivas Marcas de certificao Marcas notoriamente conhecidas

Marcas utilizadas para distinguir certos produtos de uma determinada empresa Marcas utilizadas para distinguir certos servios de uma determinada empresa Marcas utilizadas para distinguir os produtos ou os servios dos membros de uma associao Marcas utilizadas para distinguir os produtos ou os servios que correspondem a uma srie de normas e que foram certificados por uma autoridade competente Marcas que so consideradas muito conhecidas no mercado e por isso gozam de uma proteo mais forte

O que so marcas de servio?


Uma marca de servio muito parecida com uma marca de produto. Ambas so sinais distintivos; as marcas de produto distinguem os produtos de uma empresa dos produtos das outras empresas, enquanto as marcas de servio exercem a mesma funo com relao aos servios. Pode se tratar de qualquer tipo de servio, tais como financeiros, bancrios, tursticos, publicitrios ou de restaurao, para dar alguns exemplos. As marcas de servio podem ser registradas, renovadas, canceladas, cedidas e licenciadas, sob as mesmas condies que as marcas de produto.

Exemplo:

Cortesia: National Westminster Bank Plc

O que so marcas coletivas?


Uma marca coletiva geralmente pertence a uma associao ou cooperativa cujos membros possam utilizar esta marca coletiva para comercializar os seus produtos. A associao

15

geralmente estabelece uma srie de critrios para o uso da marca coletiva (por exemplo, padres de qualidade) e autoriza cada empresa associada a utilizar a marca desde que respeite tais critrios. As marcas coletivas podem ser um meio eficaz para a comercializao conjunta dos produtos de um grupo de empresas para as quais seria mais difcil levar os consumidores a reconhecer as suas prprias marcas e/ou levar os principais distribuidores a aceitar a distribuio dos seus produtos.

pr-estabelecidos. Em muitos pases, a principal diferena entre uma marca coletiva e uma marca de certificao que a marca coletiva s pode ser utilizada por um determinado grupo de empresas, como os membros de uma associao, enquanto que a marca de certificao pode ser utilizada por qualquer empresa cujos produtos ou servios estejam de acordo com os padres impostos pelo titular da marca de certificao. Uma exigncia importante das marcas de certificao que a entidade que requer o registro da marca seja considerada competente para certificar os produtos em questo.

Exemplo: a marca coletiva Melinda utilizada pelos 5200 membros das cooperativas que produzem mas em Valle di Non e Valle di Sole (Itlia), que fundaram o consrcio Melinda em 1989.

h t t p : / / w w w . w i p o . i n t / s m e /

Cortesia: Consrcio Melinda

Exemplo: o smbolo Woolmark uma marca registrada (de certificao) da Woolmark Company. O smbolo Woolmark um selo de garantia de qualidade que denota que os produtos que o exibem so feitos exclusivamente com l nova e esto de acordo com as rgidas normas de qualidade estabelecidas pela Woolmark Company. Esta marca est registrada em mais de 140 pases e licenciada a produtores que respeitam esto altura destes padres de qualidade em 65 pases.

O que so marcas de certificao?


As marcas de certificao so concedidas para assinalar a conformidade dos produtos ou servios com padres definidos, mas no dependem de uma associao. Estas marcas podem ser utilizadas por qualquer pessoa cujos produtos respeitem estes padres
Cortesia: The Woolmark Company

16

O que so as marcas notrias?


As marcas notrias so as marcas consideradas muito conhecidas pela autoridade competente do pas em que se deseja obter a proteo de uma marca. As marcas notrias geralmente gozam de uma proteo mais forte. Por exemplo, as marcas notrias podem ser protegidas mesmo se no tiverem sido registradas (ou mesmo utilizadas) num determinado territrio. Alm disso, enquanto as marcas so protegidas contra marcas semelhantes a ponto de causar confuso apenas para produtos idnticos ou semelhantes, as marcas notrias so freqentemente protegidas contra marcas semelhantes a ponto de causar confuso mesmo no caso de produtos no relacionados, se forem caracterizadas determinadas condies. O objetivo principal desta maior proteo impedir o parasitismo de outras empresas sobre a reputao de uma marca notria e/ou o prejuzo marca notria ou empresa detentora dessa marca.

4. Usando as Marcas

Voc pode registrar uma marca sem a ter utilizado?


Apesar de voc poder se candidatar ao registro de uma marca antes de utiliz-la, alguns pases s reconhecem oficialmente este registro quando o titular apresentar uma prova de uso da mesma (por exemplo, os Estados Unidos da Amrica). Alm disso, na maioria dos casos, uma marca que no tenha sido utilizada durante um determinado perodo aps o seu registro (geralmente de 3 a 5 anos) pode ter o seu registro cancelado.

TM ou ?
O uso dos smbolos , TM, SM, ou equivalentes ao lado de uma marca no obrigatrio e geralmente no significa qualquer proteo jurdica suplementar. Contudo, pode ser uma forma conveniente de informar ao pblico que uma determinada insgnia uma marca, precavendo-se desta forma da ao de possveis infratores e falsificadores. O smbolo utilizado depois da marca ter sido registrada; TM indica que se trata de uma marca de fbrica ou de comrcio (trademark); SM s vezes utilizado para as marcas de servio.

Exemplo: Suponhamos que WONDERCOLA seja uma marca famosa para refrigerantes. Wondercola Inc. se beneficiaria assim de proteo automtica nos pases que reconheam uma proteo maior s marcas notrias e onde essa marca seja conhecida para refrigerantes. A proteo tambm estaria disponvel para produtos e servios que no sejam relacionados a refrigerantes. Ou seja, se outra empresa quiser comercializar outros produtos, sejam eles camisetas ou culos de sol, sob a marca WONDERCOLA, ela ter que obter a proteo da empresa detentora da marca notria Wondercola Inc., ou correr o risco de ser processada por violao e infrao dos direitos sobre marcas.

Como usar as marcas na publicidade?


Se a sua marca estiver registrada como uma insgnia com um determinado desenho ou fonte, assegure o uso da sua marca exatamente como

17

ela tiver sido registrada. Monitore com extrema vigilncia o uso da marca, pois ela fundamental para a imagem dos produtos da sua empresa. Tambm importante evitar que a marca seja utilizada como verbo ou substantivo, para que ela no se torne num termo genrico para os consumidores.

A sua empresa pode usar a mesma marca para produtos diferentes?


Marcas distintas podem ser utilizadas para as diferentes linhas de produtos de uma empresa. Cabe empresa decidir, de acordo com a sua estratgia de divulgao, se dever utilizar a mesma marca para todos os seus produtos, inclusive novos produtos que possam ser criados, ou se dever utilizar uma marca diferente para cada linha de produtos. A atribuio de uma marca j existente a novos produtos permite que os novos produtos beneficiem da imagem e reputao da marca. Porm, a utilizao de uma nova marca, mais especfica e melhor adaptada ao novo produto, pode ser vantajosa ao facilitar a empresa a direcionar o novo produto especificamente a um determinado grupo de consumidores (como crianas, adolescentes, etc.) ou ao criar uma imagem especfica para a nova linha de produtos. Muitas empresas tambm optam por utilizar uma nova marca em combinao com uma marca j existente (por exemplo, Ferrero e Nutella)

NUTELLA cortesia de Ferrero S.p.A.

Empresas diferentes adotam estratgias diferentes. Qualquer que seja a sua escolha, no se esquea de registrar a sua marca para todas as categorias de produtos e/ou servios em relao aos quais ela , ou ser, utilizada.

O que levar em conta ao usar marcas na internet?


O uso de marcas na Internet tem levantado uma srie de questes jurdicas controversas que no tm solues facilmente acordadas ou de aplicao uniforme. Uma questo delicada resulta da aplicao do princpio da territorialidade para a proteo das marcas (isto , as marcas s so protegidas no pas ou na regio onde elas tiverem sido registradas ou utilizadas), ao passo que o alcance da Internet mundial. Isto cria problemas quando se trata de resolver disputas entre pessoas ou empresas que sejam os titulares legtimos em pases diferentes de marcas idnticas ou semelhantes a ponto de criar confuso, para produtos ou servios idnticos ou semelhantes. A legislao aplicvel nesta rea ainda est em desenvolvimento, e o tratamento a estas questes pode variar de um pas para outro.

18

h t t p : / / w w w . w i p o . i n t / s m e /

Para descobrir se uma determinada marca j est protegida, voc pode contatar diretamente as administraes de marcas nacionais ou regionais, muitas das quais gerenciam bases de dados sobre as marcas, que podem ser consultadas pela Internet. Uma lista dessas bases de dados est disponvel no stio web da OMPI no endereo: http://ecommerce.wipo.int/databases/trademark/ index.html.

O que um nome de domnio e o que ele tem a ver com marcas?


Outra questo de relevncia o conflito entre as marcas e os nomes de domnio. Os nomes de domnio so endereos na Internet e so geralmente utilizados em buscas de stios web. Por exemplo, o nome de domnio wipo.int utilizado para localizar o stio web da OMPI no endereo http://www.wipo.int. Com o passar do tempo, os nomes de domnio passaram a constituir identificadores de empresas e, deste modo, entram freqentemente em conflito com as marcas. Por isso, importante escolher um nome de domnio que no seja a marca de outra empresa, especialmente uma marca notoriamente conhecida. Sobretudo porque muitas legislaes e tribunais nacionais consideram que o registro da marca de uma outra empresa ou pessoa como nome de domnio uma infrao marca, popularmente conhecida como ciberocupao ilegal (cybersquatting). Se isto ocorrer, portanto, a sua empresa poder ser obrigada no s a transferir ou a anular o nome de domnio, mas tambm a pagar uma indenizao ou uma multa elevada.

Por outro lado, se a marca da sua empresa estiver sendo utilizada como um nome de domnio ou for ciberocupada ilegalmente por outra pessoa ou por outra empresa, voc poder tomar medidas para pr fim a esta violao ou uso indevido dos direitos da sua empresa. Nesse caso, uma opo seria utilizar o muito procurado processo administrativo on line da OMPI para a resoluo de disputas relativas a nomes de domnio no endereo http://arbiter.wipo.int/domains/. Este stio web da OMPI inclui um modelo de queixa, assim como um ndice jurdico dos milhares de casos sobre nomes de domnio que j foram resolvidos graas ao processo da OMPI.

possvel licenciar suas marcas para outras empresas?


As marcas podem ser licenciadas para outras empresas. Em tais casos, o titular da marca conserva a sua propriedade e concorda simplesmente que a marca seja utilizada por uma ou mais empresas. Isto geralmente feito em troca do pagamento de

19

royalties e requer o consentimento do titular da marca, que geralmente especificado num contrato de concesso de licena . Segundo o tipo de contrato, o concessor da licena retm um tipo de controle sobre o licenciado para assegurar a manuteno da qualidade sobre os produtos que a marca representa.
Na prtica, as licenas de marcas so freqentemente parte de contratos de licenciamento mais amplos, como contratos de franquia ou acordos que incluam a concesso de licenas relativas a outros direitos de propriedade intelectual tais como patentes, know-how ou algum tipo de assistncia tcnica para a produo de um determinado produto.

O que as marcas tm a ver com contratos de franquia?


h t t p : / / w w w . w i p o . i n t / s m e /

Exemplo: Um restaurante que vende refeies base de frango e opera sob a marca NANDOS. O proprietrio da marca tem o seu prprio sistema de preparao e venda dos seus produtos, que so vendidos em grandes quantidades de maneira uniforme. O sistema inclui vrios elementos que contribuem para o sucesso dos restaurantes NANDOS, inclusive receitas e mtodos de preparao de refeies de qualidade invarivel, o desenho do uniforme dos funcionrios, a decorao dos restaurantes, o formato das embalagens, os sistemas de gesto e de contabilidade. A franquia NANDOS transmite os seus conhecimentos e a sua experincia aos seus franqueados e conserva o direito de superviso e fiscalizao dos franqueados locais. Um componente fundamental do contrato de franquia tambm a autorizao e a obrigao que os franqueados tm de utilizar a marca NANDOS.

A concesso de uma licena de marca uma parte essencial de um contrato de franquia. Em contratos de franquia, o direito de controle do titular da marca sobre o franqueado geralmente maior que no caso de contratos de concesso de licenas de marcas em geral. No caso da franquia, o franqueador autoriza outra pessoa (o franqueado) a utilizar os seus mtodos comerciais (de que fazem parte as marcas, os conhecimentos tcnicos, o servio aos clientes, os suportes informticos, a decorao das lojas, etc.) em determinadas condies e em troca de compensao financeira ou royalties.

Cortesia: Nandos Group Holdings Ltd

20

H alguma restrio venda ou ao licenciamento da sua marca a outra empresa?


possvel e cada vez mais freqente vender ou ceder uma marca dissociada da empresa que a possui. No caso de venda ou cesso de uma marca, pode ser exigido o depsito de uma cpia do contrato, ou de parte dele, junto administrao de marcas.

5 . A observncia dos direitos sobre as marcas

O que a sua empresa deve fazer se sua marca estiver sendo usada por terceiros sem sua autorizao?
O nus da fiscalizao do uso indevido da marca cabe principalmente ao seu titular. Cabe sua empresa, na posio de titular de uma marca, identificar quaisquer transgresses e decidir que medidas devem ser tomadas para fazer valer os seus direitos relativos marca. sempre vlido procurar aconselhamento profissional se voc suspeitar que terceiros estejam infringindo sua marca. Um advogado especializado em propriedade intelectual seria a pessoa indicada para inform-lo sobre as alternativas possveis para deflagrar uma ao por violao ou infrao e aconselh-lo sobre a maneira de fazer valer os seus direitos no seu pas e, provavelmente, tambm em pases vizinhos. No caso de violao dos seus direitos sobre uma marca, uma possibilidade comear por enviar uma carta (geralmente conhecida como convite a cessar ou desistir - cease and desist letter) ao suposto infrator para inform-lo sobre a possvel existncia de um conflito. A assistncia de um jurista ou agente de marcas para redigir uma tal carta recomendvel.

necessrio registrar qualquer mnima modificao sua marca?


Muitas marcas, inclusive algumas das mais famosas, tm sido ligeiramente modificadas ao longo dos anos a fim de modernizar a imagem da empresa ou para se adaptarem a novos meios publicitrios. As marcas podem ser modificadas ou adaptadas, mas uma empresa dever tomar a precauo de consultar a(s) administrao(es) de marcas envolvida(s) ou um agente de marcas capacitado para saber se uma determinada modificao implica na apresentao de um novo pedido de registro de marca e/ou no pagamento de novas taxas.

1900

1904

1909

1930

1948

1955

1961

1971

1995

1999

Shell

21

Se a empresa considerar que a violao intencional e conhecer a localizao da atividade ilcita, possvel agir de surpresa mediante a obteno, com a assistncia de um advogado especializado em marcas, de uma ordem de busca e apreenso (geralmente da parte de um tribunal competente ou da polcia) para que seja conduzida uma busca sem aviso prvio junto ao suposto infrator. O infrator pode ser forado pelas autoridades judicirias a informar a identidade das pessoas implicadas na produo e distribuio de produtos ou servios contrafeitos e os seus canais de distribuio. Como importante meio de dissuaso, as autoridades judiciais podem ordenar, a pedido do titular da marca, que os produtos em transgresso e os materiais utilizados para a fabricao desses produtos sejam destrudos ou retirados dos canais do comrcio, sem qualquer tipo de compensao financeira ao infrator. Para impedir a importao de produtos que violem direitos marcrios, muitos pases prevem medidas que podem ser tomadas, nas fronteiras internacionais, pelos titulares das marcas atravs das autoridades alfandegrias nacionais. Na posio de titular da marca violada, a sua empresa pode pedir assistncia s autoridades alfandegrias na fronteira, antes que os produtos em transgresso tenham sido distribudos no pas em questo. A assistncia alfandegria geralmente implica no pagamento de taxas prescritas. Para informaes a este respeito, entre em contato com as autoridades alfandegrias em questo.

Em alguns casos, uma maneira eficaz de resolver problemas relacionados com infraes recorrer arbitragem ou mediao. A arbitragem tem a vantagem de ser menos formal, mais rpida e mais econmica que um processo judicial, e uma sentena arbitral mais facilmente imposta internacionalmente. Uma vantagem da mediao que as partes conservam o controle do processo de resoluo do conflito. Deste modo, a mediao pode ajud-lo a manter boas relaes comerciais com uma outra empresa com a qual a sua empresa possa vir a desejar colaborar mais tarde. Para mais informaes sobre a arbitragem e a mediao, ver o stio web da OMPI, Arbitration and Mediation Center (Centro de Arbitragem e de Mediao) no seguinte endereo: http://arbiter.wipo.int/center/index.htm.

22

h t t p : / / w w w . w i p o . i n t / s m e /

E n d e re o s We b Pa ra M a i s I n fo r m a e s :
Sobre outras questes de propriedade intelectual num mbito empresarial: www.wipo.int/sme/ Sobre as marcas em geral: About IP (Sobre a PI) no stio web da OMPI: http://www.wipo.int/about-ip/en/ International Trademark Association (Associao Internacional de Marcas): www.inta.org Sobre os aspectos prticos relacionados com o registro de marcas, ver a lista dos stios web das administraes de marcas nacionais e regionais no Anexo I, ou: http://www.wipo.int/news/en/links/ipo_web.htm Sobre o Sistema de Madrid para o Registro Internacional de Marcas: http://www.wipo.int/madrid/en/index.html Para ver uma lista das bases de dados sobre as marcas on line mantidas por administraes de propriedade industrial em todo o mundo: http://ecommerce.wipo.int/databases/trademark/index.html Sobre a Classificao Internacional de Produtos e Servios para Registro de Marcas segundo o Acordo de Nice: http://www.wipo.int/classifications/en/index.html (under Nice Agreement)

Sobre a Classificao Internacional dos Elementos Figurativos de Marcas segundo o Acordo de Viena: http://www.wipo.int/classifications/en/index.html (under Vienna Agreement) Sobre o conflito entre marcas e nomes de domnio: http://ecommerce.wipo.int/domains/ www.icann.org Sobre processos alternativos de resoluo de conflitos sobre nomes de domnio: http://arbiter.wipo.int/domains/
23

A n ex o I

Endereos dos stios web das administraes nacionais e regionais de marcas


Alemanha Andorra Antilhas Holandesas Arglia Argentina Armnia Austrlia ustria Barbados Blgica Belize Benelux (Administrao de Marcas do Benelux - AMB) Bolvia Bsnia e Herzegovina Brasil Bulgria Canad Cazaquisto Chile China China (Hong Kong -SAR) China (Macao - SAR) Colmbia Costa Rica Crocia Cuba Dinamarca Eslovnia Espanha Estados Unidos da Amrica Estnia Europa (Instituto de Harmonizao do Mercado Interno - IHMI)
www.dpma.de www.ompa.ad www.bureau-intellectual-property.org www.inapi.org www.inpi.gov.ar/ www.armpatent.org www.ipaustralia.gov.au/ www.patent.bmwa.gv.at/ www.caipo.gov.bb www.european-patent-office.org/patlib/country/belgium www.belipo.bz www.bmb-bbm.org/ www.senapi.gov.bo www.bih.net.ba/-zsmp www.inpi.gov.br www.bpo.bg/ www.opic.gc.ca www.kazpatent.org www.dpi.cl www.saic.gov.cn www.info.gov.hk/ipd www.economia.gov.mo www.sic.gov.co www.registronacional.go.cr www.dziv.hr www.ocpi.cu www.dkpto.dk www.sipo.mzt.si www.oepm.es www.uspto.gov www.epa.ee www.oami.eu.int/

24

h t t p : / / w w w . w i p o . i n t / s m e /

Federao Russa Filipinas Finlndia Frana Gergia Grcia Holanda Hungria ndia Indonsia Irlanda Islndia Israel Itlia Japo Jordnia Litunia Luxemburgo Malsia Marrocos Mxico Mnaco Monglia Nepal Noruega Nova Zelndia Organizao Africana da Propriedade Intelectual (OAPI) Organizao Regional Africana da Propriedade Industrial (ORAPI) Panam Peru Polnia Portugal Qunia Quirguisto Reino Unido Repblica Checa

www.rupto.ru http://ipophil.gov.ph www.prh.fi www.inpi.fr www.sakpatenti.org.ge www.gge.gr www.bie.minez.nl www.hpo.hu www.tmrindia.com www.dgip.go.id www.patentsoffice.ie www.els.stjr.is www.justice.gov.il/ www.european-patent-office.org/it/ www.jpo.go.jp www.mit.gov.jo www.vpb.lt/ www.etat.lu/EC/ www.mipc.gov.my www.ompic.org.ma/ www.impi.gob.mx www.european-patent-office.org/patlib/country/monaco/ www.mongol.net/ipom www.ip.np.wipo.net www.patentstyret.no www.iponz.govt.nz www.oapi.wipo.net/ www.aripo.wipo.net/ www.mici.gob.pa/comintf.html www.indecopi.gob.pe/ www.uprp.pl/ www.inpi.pt/ www.kipo.ke.wipo.net www.kyrgyzpatent.kg www.patent.gov.uk www.upv.cz
25

Repblica da Coria Repblica da Macednia Repblica da Moldvia Repblica do Congo Repblica Dominicana Repblica Eslovaca Repblica Popular Democrtica do Laos Romnia Srvia e Montenegro Singapura Sucia Sua Tadjiquisto Tailndia Turquia Ucrnia Uruguai Uzbequisto Venezuela

www.kipo.go.kr www.ippo.gov.mk/ www.agepi.md www.anpi.cg.wipo.net www.seic.gov.do/onapi/ www.indprop.gov.sk www.stea.la.wipo.net www.osim.ro www.yupat.sv.gov.yu www.ipos.gov.sg www.prv.se www.ige.ch www.tjpat.org www.ipthailand.org www.turkpatent.gov.tr www.ukrpatent.org http://dnpi.gub.uy www.patent.uz www.sapi.gov.ve

26

h t t p : / / w w w . w i p o . i n t / s m e /

A n ex o I I

Classificao Internacional de Produtos e Servios para Registro de Marcas segundo o Acordo de Nice
P ro d u c t o s
1. Produtos qumicos destinados indstria, s cincias, fotografia, assim como agricultura, horticultura e silvicultura; resinas artificiais em estado bruto, matrias plsticas em estado bruto; adubo para as terras; composies extintoras; preparaes para a tmpera e soldadura dos metais; produtos qumicos destinados a conservar alimentos; matrias tanantes; adesivos (matrias colantes) destinados indstria. 2. Tintas, vernizes, lacas; preservativos contra a ferrugem e contra a deteriorao da madeira; matrias tinturais; mordentes; resinas naturais no estado bruto; metais em folhas e em p para pintores, decoradores, impressores e artistas. 3. Preparaes para branquear e outras substncias para a lavagem; preparaes para limpar, polir, desengordurar e raspar; sabes; perfumaria, leos essenciais, cosmticos, loes para os cabelos; dentifrcios. 4. leos e gorduras industriais; lubrificantes; produtos para absorver, regrar e ligar a poeira; combustveis (incluindo gasolinas para motores) e matrias de iluminao; velas e mechas para a iluminao. 5. Produtos farmacuticos e veterinrios; produtos higinicos para a medicina; substncias dietticas para uso medicinal, alimentos para bebs; emplastros, material para pensos; matrias para chumbar os dentes e para impresses dentrias, cera para dentistas; desinfectantes; produtos para a destruio de animais nocivos; fungicidas, herbicidas. 6. Metais comuns e as suas ligas; materiais de construo metlicos; construes metlicas transportveis; materiais metlicos para as vias frreas; cabos e fios metlicos no elctricos; serralheria e quinquilharia metlica; tubos metlicos; cofres-fortes; produtos metlicos no includos noutras classes; minerais. 7. Mquinas e mquinas-ferramentas; motores ( excepo dos motores para veculos terrestres); unies e correias de transmisso ( excepo das que so para veculos terrestres); implementos agrcolas sem serem os accionados manualmente; chocadeiras para os ovos. 8. Ferramentas e instrumentos manuais conduzidos manualmente; cutelaria, garfos e colheres; armas brancas; mquinas de barbear.
27

9. Aparelhos e instrumentos cientficos, nuticos, geodsicos, fotogrficos, cinematogrficos, pticos, de pesagem, de medida, de sinalizao, de controle (inspeco), de socorro (salvamento) e de ensino; aparelhos e instrumentos para a conduo, distribuio, transformao, acumulao, regulao ou o controlo da corrente elctrica; aparelhos para o registo, a transmisso, a reproduo do som ou das imagens; suportes de registo magntico, discos acsticos; distribuidores automticos e mecanismos para aparelhos de pr-pagamento; caixas registadoras, mquinas de calcular, equipamento para o tratamento da informao e computadores; extintores. 10. Aparelhos e instrumentos cirrgicos, mdicos, dentrios e veterinrios, membros, olhos e dentes artificiais; artigos ortopdicos; material de sutura. 11. Aparelhos de iluminao, de aquecimento, de produo de vapor, de cozedura, de refrigerao, de secagem, de ventilao, de distribuio de gua e instalaes sanitrias. 12. Veculos; aparelhos de locomoo por terra, por ar ou por gua. 13. Armas de fogo; munies e projcteis; explosivos; fogos de artifcio. 14. Metais preciosos e suas ligas e produtos nestas materias ou em plaqu no includos noutras classes; joalharia, bijuteria, pedras preciosas; relojoaria e instrumentos cronomtricos. 15. Instrumentos de msica. 16. Papel, carto e produtos nestas matrias, no includos noutras classes; produtos de impresso; artigos para encadernao; fotografias; papelaria; adesivos (matrias colantes) para papelaria ou para uso domstico; material para artistas; pincis; mquinas de escrever e artigos de escritrio (com excepo dos mveis); material de instruo ou de ensino (com excepo dos aparelhos); matrias plsticas para embalagens (no includas noutras classes); caracteres de imprensa; clichs (esteretipos). 17. Borracha, guta-percha, goma, amianto, mica e produtos nestas matrias no includos noutras classes; produtos em materiais plsticos semi-acabados; matrias para calafetar, obturar e isolar; tubos flexveis no metlicos. 18. Couro e imitaes de couro, produtos nestas matrias no includos noutras classes; peles de animais; malas e maletas de viagem; chapus de chuva, chapus de sol e bengalas; chicotes e selaria. 19. Materiais de construo no metlicos; tubos rgidos no metlicos para a construo; asfalto, pez e betume; construes transportveis no metlicas; monumentos no metlicos. 20. Mveis, vidros( espelhos), molduras; produtos no includos noutras classes em madeira, cortia, cana, junco, vime, chifre, osso, marfim, baleia, tartaruga, mbar, madreprola, espuma de mar, sucedneos de todas estas matrias, ou em matrias plsticas.

28

h t t p : / / w w w . w i p o . i n t / s m e /

21. Utenslios e recipientes para a casa ou para a cozinha (no em metal precioso, nem em plaqu), pentes e esponjas; escovas (com excepo dos pincis); material para a fabricao de escovas; material de limpeza; palha de ao; vidro em bruto ou semi-acabado (com excepo do vidro de construo); vidraria, porcelana e faiana no includa noutras classes. 22. Cordas, fios, redes, tendas, toldos, velas, sacos (no includos noutras classes); matrias para enchimento (com excepo da borracha ou das matrias plsticas); matrias txteis fibrosas em bruto. 23. Fios para uso txtil 24. Tecidos e produtos txteis no includos noutras classes; coberturas de cama e de mesa. 25. Vesturio, calado, chapelaria. 26. Rendas e bordados, fitas e laos; botes, colchetes e ilhs, alfinetes e agulhas; flores artificiais. 27. Tapetes, capachos, esteiras, linleos, e outros revestimentos de soalhos; tapearias murais, no em matrias txteis. 28. Jogos, brinquedos; artigos de ginstica e desporto no includos noutras classes; decoraes para rvores de natal. 29. Carne, peixe, aves e caa; extractos de carne; frutos e legumes em conserva, secos ou cozidos; geleias, doces, compotas; ovos, leite e lacticnios; leos e gorduras comestveis. 30. Caf, ch, cacau, acar, arroz, tapioca, sag, sucedneos de caf; farinhas e preparaes feitas de cereais, po, pastelaria e confeitaria, gelados comestveis; mel, xarope de melao; levedura, fermento em p; sal, mostarda; vinagre, molhos (condimentos); especiarias; gelo para refrescar. 31. Produtos agrcolas, hortcolas, florestais e gros, no compreendidos noutras classes; animais vivos; frutas e legumes frescos; sementes, plantas e flores naturais; alimentos para animais; malte. 32. Cervejas; guas minerais e gasosas e outras bebidas no alclicas; bebidas de frutas e sumos de frutas; xaropes e outras preparaes para bebidas. 33. Bebidas alcolicas (com excepo das cervejas). 34. Tabaco; artigos para fumadores; fsforos.

Servios
35. Publicidade; gesto dos negcios comerciais; administrao comercial; trabalhos de escritrio. 36. Seguros; negcios financeiros; negcios monetrios; negcios imobilirios.
29

37. 38. 39. 40. 41. 42.

Construo; reparao; servios de instalao. Telecomunicaes. Transporte; embalagem e entreposto de mercadorias; organizao de viagens. Tratamento de materiais. Educao; formao; divertimento; actividades desportivas e culturais. Servios cientficos e tecnolgicos assim como servios de pesquisa e concepo a ele referentes; servios de anlise e pesquisas industriais; concepo e desenvolvimento de computadores e de programas de computadores; servios jurdicos. 43. Servios de restaurao (alimentao); alojamento temporrio. 44. Servios mdicos; servios veterinrios; cuidados de higiene ou de beleza para seres humanos e animais; servios de agricultura, horticultura e silvicultura. 45. Servios pessoais e sociais prestados por terceiros destinados a satisfazer as necessidades dos indivduos; servios de segurana para a proteco dos bens e dos indivduos.

Em Outubro de 2003, o Acordo de Nice contava com 72 Estados membros, que adotaram e utilizam a Classificao de Nice para o registro de marcas.

30

h t t p : / / w w w . w i p o . i n t / s m e /

A n ex o I I I Membros da Unio de Madrid


(em janeiro de 2004) Antiga Repblica Iugoslava da Macednia (A&P) Albnia (A&P) Alemanha (A&P) Antgua e Barbuda (P) Arglia (A) Armnia (A&P) Austrlia (P) ustria (A&P) Azerbaijo (A) Blgica* (A&P) Bielo-Rssia (A&P1) Bsnia e Herzegovina (A) Bulgria (A&P) Buto (A&P) Cazaquisto (A) China (A&P) Chipre (A&P) Crocia (A&P) Cuba (A&P) Dinamarca (P) Egito (A) Eslovnia (A&P) Eslovquia (A&P) Espanha (A&P) Estados Unidos da Amrica (P) Estnia (P) Federao Russa (A&P) Finlndia (P) Frana (A&P) Gergia (P) Grcia (P) Holanda* Territrio na Europa (A&P) Antilhas Holandesas (P) Hungria (A&P) Ir (Repblica Islmica do) (A&P) Irlanda (P) Islndia (P) Itlia (A&P)Japo (P) Lesoto (A&P) Letnia (A&P) Libria (A) Liechtenstein (A&P) Litunia (P) Luxemburgo* (A&P) Marrocos (A&P) Moambique (A&P) Mnaco (A&P) Monglia (A&P) Noruega (P) Polnia (A&P) Portugal (A&P) Qunia (A&P) Quirguisto (A) Reino Unido (P) Repblica Checa (A&P) Repblica da Coria (P) Repblica da Moldvia (A&P) Repblica Eslovaca (A&P) Repblica Popular Democrtica da Coria (A&P) Romnia (A&P) So Marinos (A) Srvia e Montenegro (A&P) Serra Leoa (A&P) Singapura (P) Suazilndia (A&P) Sudo (A) Sucia (P) Sua (A&P) Tadjiquisto (A) Turcomenisto (P) Turquia (P) Ucrnia (A&P) Uzbequisto (A) Vietn(A) Zmbia (P) (74) (A) (P) indica um pas signatrio do Acordo (54) indica um pas signatrio do Protocolo (62)

* A proteo no pode ser solicitada separadamente para Blgica, Luxemburgo ou os Pases Baixos (Holanda), mas para o conjunto desses trs pases (Benelux) e mediante o pagamento de uma nica taxa complementar ou individual.
31

32

h t t p : / / w w w . w i p o . i n t / s m e /

Para mais informaes contate a

Organizao Mundial da Propriedade Intelectual:


Endereo:

34, chemin des Colombettes Caixa-postal 18 CH-1211 Genebra 20 Sua


Telefone:

41 22 338 91 11
Telefax:

41 22 733 54 28
Endereo eletrnico:

wipo.mail@wipo.int

ou a Secretaria de Coordenao da OMPI em Nova Iorque:


Endereo:

Ou a Diviso de Pequenas e Mdias Empresas (PMEs) da OMPI


Endereo:

2, United Nations Plaza Suite 2525 Nova Iorque, Nova Iorque 10017 Estados Unidos da Amrica
Telefone:

34, chemin des Colombettes Caixa-postal 18 CH-1211 Genebra 20 Suia


Telefax:

1 212 963 6813


Telefax:

+41 22 338 8760


Endereo eletrnico:

1 212 963 4801


Endereo eletrnico:

sme@wipo.int
Website:

wipo@un.org
Visite o website da OMPI:

http://www.wipo.int/sme

http://www.wipo.int
e faa a sua encomenda Livraria Eletrnica da OMPI:

http://www.wipo.int/ebookshop

Publicao da OMPI N 900(P)

ISBN 92-805-1302-7

Barbara Hintermann Genebra

Das könnte Ihnen auch gefallen