Sie sind auf Seite 1von 6

A DIFERENA ENTRE O DISCPULO E O SEGUIDOR OCULTO Outro dia meu filho Ciro e eu conversvamos sobre Judas, Nicodemos, Jos

de Arimatia e outras figuras do Evangelho. Ele me disse: impressionante como as pessoas querem tudo, menos o que Jesus disse que queria de ns. Querem ser Mestres, Pastores, Levitas, Reverendos, etc... S no querem ser discpulos. Ento minha mente foi para uma quantidade enorme de cenas dos evangelhos nas quais Jesus estava cercado de admiradores e papagaios de piratas. O prximo passo foi pensar na diferena entre um verdadeiro discpulo e o admirador distante, ou mesmo o admirador prximo. De fato, como nos evangelhos, Jesus continua cheio de admiradores, porm com bem poucos discpulos. Nada estranho. Afinal, Ele mesmo disse que Seus seguidores seriam apenas um pequenino rebanho. Quero pensar hoje em apenas dois admiradores de Jesus que se posicionam em polos extremos da admirao. O primeiro Judas. O outro Nicodemos. Quem tem uma viso mnima da realidade humana sabe que uma pessoa como Jesus no passaria pela Terra sem muitos admiradores. Judas est nessa categoria. Eu simplesmente no consigo ver Judas seno como um admirador frustrado. Em minha opinio, sua traio foi uma cartada final para ver se no estava enganado. De fato, penso, ele queria forar Jesus a assumir seu messiado. Creio que o que passou pela cabea dele foi que se Jesus fosse pressionado at a morte, Ele faria o que um dos ladres que morreram ao Seu lado sugeriu com escrnio, ou seja: desceria da Cruz e salvaria a Si mesmo e ao povo. Assim, Judas vai de admirador a traidor... Ora, suas intenes no mudam o fato de que ele traiu Jesus, sendo, por isso, designado como o filho da perdio.

Eu j disse neste site est escrito aqui, em algum lugar o que eu penso acerca da expresso o filho da perdio e falei de como creio que ela designa um papel, no um destino eterno. Bem, o que penso.

A linha entre a admirao e a traio muito fina, e eu mesmo a conheo como fato-relacional em minha existncia cheia de admiradores que se tornaram um dia traidores da amizade. E a maioria deles com motivos muito nobres, mas que no invalidaram o gesto de entrega ou abandono... Judas no precisava de trinta moedas. Era muito pouco para tudo o que estava implicado. Penso que a traio foi sua estratgia desastrosa de forao de barra que voltou como um bumerangue sobre a cara dele. Ningum manipula Jesus nem o fora a nada. A minha vida ningum a tira de mim; pelo contrrio, eu espontaneamente a dou diz Ele a quem quer que pretenda us-lO para outros fins. Esta a verdade: aqueles que so admiradores, quando a presso e o perigo surgem, passam para o lado dos traidores. O admirador gosta de andar junto enquanto bom e agradvel. Mas quando o bicho pega, ele sempre pula fora. No caso de Judas, eu penso que se tratava de uma admirao que supunha ver um Messias que poderia ser posto a servio de uma causa: a sua prpria. E como Jesus no se utilizava de tudo o que tinha nas mos para realizar o sonho de Judas a libertao poltica de Israel , ele simplesmente jogou sua ltima cartadae perdeu. Jesus jamais seria sequestrado pelas boas ou ms intenes de qualquer admirador ou mesmo de qualquer discpulo.

Ao discpulo que tentou evitar a Cruz Ele disse: Arreda, Satans. Ora, o que poderia Ele dizer de um admirador que O estivesse tentando manipular seno a terrvel afirmao um de vs diabo? Diante de Jesus, todo admirador ficar frustrado. Jesus no muda Seu curso por causa de convenincia de nenhuma ordem. assim que uma boa inteno vira perdio. Nenhuma boa inteno seqestra a Verdade. O segundo caso o de Nicodemos. No h como negar que Nicodemos gostava muito de Jesus, e que o admirava de verdade. S no tinha era coragem de jogar tudo para o alto e segui-lO. Nicodemos at botou certas coisas em risco para falar em favor de Jesus. Mas uma vez que a inclinao da maioria se estabeleceu, ele silenciou, e conformou-se em fazer bem a Jesus morto. O que parecia era que Nicodemos pensava que por ele ser importante e estratgico em sua posio de Mestre e de membro do Sindrio judaico, Jesus faria alguma concesso especial a ele. Mas Jesus no reconhecia admirao que no viesse como surpresa da f. Oh, mulher! Grande a tua f disse Ele acerca da srio-fencia. Nunca vi f como esta! disse Ele acerca do centurio romano que cria sem reservas em Sua Palavra. Quanto ao mais, coisas como posies, conhecimentos, poderes, oportunidades, reputao, aparncia jamais o impressionaram. Afinal, Joo diz: Ele no se confiava a ningum, pois bem conhecia a natureza humana. Ora, essa no-impressionabilidade de Jesus era o que mais irritava a todos os que tentavam seduzi-lO de alguma forma. Um homem no impressionvel sempre corre grandes ricos!

Nicodemos queria uma concesso, um tratamento diferenciado, um discipulado invisvel na Terra e um lugar garantido no cu por ter sido um prestador de servios secretos no cho do mundo, escondido em baixo das tnicas das falsas importncias. Ora, Nicodemos era seguidor, ainda que ocultamente diz dele o evangelho de Joo. O interessante que essa uma observao tardia, feita por Joo muitos anos depois; e quem sabe tenha sido feita em honra de alguma outra coisa que no sabemos. O que sabemos que Nicodemos era mestre em Israel, mas no compreendia o Evangelho. Ele era capaz de dizer coisas boas e bonitas sobre Jesus; era capaz de dizer: Isto no justo. Nossa Lei no procede assim. No se pode julgar um homem sem antes ouvi-lo. Mas era s at a que ele ia... Quem sabe, semelhana de Judas, o prprio Nicodemos esperasse que Jesus impressionasse o Sindrio, e, assim, haveria de ser aceito. Ora, se isso acontecesse, o prprio Nicodemos seria o maior beneficiado. Mas Jesus no atendeu s expectativas dele assim como tambm frustrou as de Judas. Admiradores sempre tm agendas ocultas, mas nunca so capazes de dar a cara para bater... Para apanhar mesmo... E nem querem para si o vexame de sair correndo. O admirador premedita. O discpulo medita depois, ainda que, chorando amargamente. Admiradores se embevecem diante do objeto que os fascina, mas no se rendem fascinao como Verdade a ser seguida no importando as consequncias. Admiradores podem at saber muita coisa e podem ser capazes de grandes afirmaes s ocultas, noite, etc. , mas de fato se resguardam da Verdade, e temem pelo meiodia, quando se tem que tomar a deciso vista de todos. Assim, o admirador pode at recitar palavras de verdade, mas jamais ser mudado por ela pela Verdade.

O admirador quer ficar bem, mas no quer nascer de novo! Se a proposta de discipulado de Jesus fosse como a da igreja, ento certamente Nicodemos seria Deo de Seminrio. Mas no era assim com Jesus. Nicodemos poderia at ser Deo de Seminrio, mas jamais poderia ser discpulo de Jesus. Ser Mestre em Israel tarefa fcil, e bem cabe aos medocres; pois tal mediocridade acontece no esprito, no necessariamente no intelecto. Nicodemos, entre ns, serviria para tudo. Na igreja seu presbiterato estaria garantido. Ele s no serve para ser discpulo de Jesus... O discpulo pode at fugir da raia, pode at negar, pode at se esconder, pode at correr nu pra se safar... Mas o discpulo no tem mais para onde ir. A est a diferena. O admirador sempre tem para onde ir, e sempre se defende dizendo que tem muito a perder. O discpulo, todavia, quando corre, no o faz porque antes fez contas e concluiu pela vantagem da fuga. No! O discpulo foge apenas porque humano, porque se assusta, porque precisa aprender quem o Mestre... E muitas vezes isso s acontece na escurido da noite da fuga e do medo. O discpulo no tem mais para onde correr... Mesmo quando corre de medo... Visto que est no Caminho. Assim, o discpulo foge para dentro. O Admirador corre para fora. O discpulo se assusta. O admirador no se assusta, apenas trata de se precaver. Para o discpulo o Mestre tudo, mesmo quando ele se v como um Nada. J o admirador v no Mestre uma oportunidade, e nada alm disso. Se tal oportunidade puder ser aproveitada, timo. Mas se no for possvel, na melhor

das hipteses o admirador serve ao Mestre Morto; at carrega o seu cadver, mas jamais corre o RISCO de morrer junto... O sinal de perigo para o admirador acontece quando algum importante e com poder pergunta: Porventura s um deles? Nessa hora o admirador cala-se. O discpulo pode negar, praguejar, dizer no sou, mas jamais crer em si mesmo... Da o sair para chorar amargamente na escurido da noite das angstias. Assim, temos duas figuras ilustrativas do que seja um admirador, mas que no discpulo. Os Judas da igreja so aqueles que dela se aproveitam politicamente. Os Nicodemos da igreja so os que vem convenincia no servio prestado a ela, visto nela no se corre real perigo. Afinal, se "o bicho pegar", todo mundo confessa para dentro, dizendo: Jesus, no pensei que fosse chegar a tanto. E tal perigo justifica a prpria negao. Bem, no sei por que escrevi isto. Estava vendo uma luta livre e isto explodiu em mim como uma compulso. Apenas escrevi. Se for til a algum, que o seja ainda em tempo. Caio Copacabana Escrito em 2005

Das könnte Ihnen auch gefallen