Sie sind auf Seite 1von 2

Sob a influncia da lingustica saussureana, Lvi-Strauss props uma abordagem da sociedade humana que tem por caracterstica fundamental

o postulado que o comportamento humano e as relaes sociais constituem uma linguagem (RODRIGUES, 1975, p. 09). como cada grupo se organiza: a Cultura consiste, no seu entender, na substituio do aleatrio pelo organizado, assegurando assim a existncia do grupo humano como grupo. (RODRIGUES, 1975, p. 10) Para ele, a organizao fundamenta-se num conjunto de normas que estipulam, instituem e convencionam valores e significaes que possibilitam a comunicao dos indivduos e grupos sobre um terreno comum. (RODRIGUES, 1975, p. 10) A cultura, distintivo das sociedades humanas, como um mapa que orienta o comportamento dos indivduos em sua vida social. (RODRIGUES, 1975, p. 11) O fato que, uma vez contituidos, os sistemas de representaes e sua lgica so introjetados pela educao nos indivduos, de forma a fixar as similitudes essenciais que a vida coletiva supe, garantindo, dessa maneira, para o sistema social, uma certa homogeneidade. (RODRIGUES, 1975, p. 11) se esta estruturao que ordena o mundo e as relaes sociais no est no mundo como realidade objetiva, mas figura como fenmeno psquico, consciente ou no, nas mentes dos indivduos, e se esta ordenao culturalmente varivel segundo as diferentes sociedades, que a introduzem nas mentes dos indivduos, ela s pode ser de natureza abstrata e conceptual. (RODRIGUES, 1975, p. 13) Pela natureza de seu esprito, o homem no pode lidar com o caos. Se medo maior o de defrontar-se com aquilo que no pode controlar, seja por meios tcnicos, seja por meios simblicos. (RODRIGUES, 1975, p. 14) Na realidade, quando nos comunicamos socialmente situamo-nos simultaneamente em diferentes planos, nem todos igualmente conscientes. Recebemos signos verbais e noverbais, tcteis, visveis e audveis: contatos corporais de diferentes tipos, posturas, aromas, aparncia fsica, expresses faciais, movimentos das diferentes partes do corpo, posio das mos direo do olhar, tom emocional, altura da voz, timbre enfim, um complexo de informaes que tendemos a considerar naturais, mas que esto altamente codificadas e que variam de sociedade para sociedade: uma linguagem, to coletiva como qualquer outra. (RODRIGUES, 1975, p. 99) Todas as experincias do homem so mensagens percebidas por intermdio dos sentidos e devem ser decodificadas de alguma forma. (RODRIGUES, 1975, p. 103) Dentre as capacidades fisiolgicas relativamente bem desenvolvidas em crianas de pequena idade est includa a de reao orgnica quilo que poderamos chamar de estmulos emocionais. O fato social que deixa este ponto relativamente claro o de que no treinamento e educao de criana, desde as mais tenras idades a punio e a recompensa contituiem importantes instrumentos: violncia ou prmios fiscos, sentimento de segurana ou de medo, afeto ou negao de afeto. E parece que tudo o que diz respeito ao corpo est, de uma ou de outra meneira, envolvido em emoes. (RODRIGUES, 1975, p. 121)

o corpo um complexo de simbolos; um sitema simbolico que porta a sua mensagem, mesmo que os seus receptores e emissores no estejam ou no sejam conscientes dela. (RODRIGUES, 1975, p. 130) o corpo pelo o que vimos at agora, mais social que individual, pois expressa metaforicamente os princpios estruturais da vida coletiva. (RODRIGUES, 1975, p. 159)

as categorias do pensamento, seus limitees e suas relaes no figuram necessariamente explcitos na conscincia dos indivduos, podendo ser incoscientes. Todavia , so possveis de serem apreendidos pela conscincia do cientista social. (RODRIGUES, 1975, p. 18) A sociedade um conjunto de relaes que simultneamente ultrapassam as conscincias individuais e so-lhes imanentes. Possui todas as caractersticas de uma autoridade que tem ascendncia sobre indivduos e que eles devem respeitar, pois dela provm todo o bem; da mesma forma, todo o mal est associado sua ausencia. (RODRIGUES, 1975, p.32) Freud e Durkheim Cada um sua maneira, ambos acreditavam se a educao um processo repressor atravs do qual se incutir nos indivduos um certo nmero de princpios que aberta ou disfaradamente so comuns a todos os membros de um a sociedade e que muito poucos individuos tem coragem de negar ou desafiar explicitamente. (RODRIGUES, 1975, p. 33) a Cultura dita normas em relao ao corpo; normas a que o individuo tender, custa de castigos e recompensas , a se conformar, at o ponto de esses padres de comportamento se lhe apresentarem como to naturais quanto o desenvolvimento dos seres vivos, a sucesso das estaes ou o movimento do nascer e do pr-do-sol. (RODRIGUES, 1975, p.45)

Das könnte Ihnen auch gefallen