Sie sind auf Seite 1von 23

Introduo

1. Contextualizao
Ao longo dos anos, a alimentao tem sido uma preocupao constante para o homem bem como, tem definido o futuro e o destino das civilizaes. O modo como as diversas culturas se tm vindo a desenvolver, acaba por estar relacionado com a forma como o indivduo se alimenta. A alimentao alm duma necessidade biolgica fundamental, um dos factores do ambiente que mais afecta a sade. O acto de comer, alm de satisfazer necessidades nutritivas e energticas ligadas ao bom funcionamento do organismo, tambm fonte de prazer, de socializao e de transmisso de cultura. No entanto, preciso saber comer, isto , saber escolher os alimentos correctos e em quantidades adequadas s necessidades dirias, ao longo das diferentes fases da vida. Como sabemos, nas sociedades ocidentais, muitas das doenas crnicas responsveis por doena e mortalidade prematura (obesidade, cancro, doenas crebro e cardiovasculares, osteoporose, entre outras) esto directamente relacionadas com a prtica alimentar. Por outro lado, embora a maioria da populao tenha acesso a bens alimentares bsicos, persistem ainda, no nosso pas, problemas de carncia alimentar, em particular em grupos socialmente excludos. Muitos dos nossos hbitos alimentares so condicionados desde os primeiros anos de vida. Por outro lado, uma alimentao saudvel durante a infncia essencial para permitir um normal desenvolvimento e crescimento e prevenir uma srie de problemas de sade ligados alimentao, como sejam a anemia, o atraso de crescimento, a malnutrio, a obesidade, ou a crie dentria. Se sabido que muitos dos nossos hbitos alimentares so condicionados desde os primeiros anos de vida, no podemos esquecer que uma alimentao saudvel durante a infncia essencial para um normal desenvolvimento e crescimento e para a preveno de problemas de sade ligados alimentao.

A infncia uma etapa em que tudo (ou quase tudo) possvel no que diz respeito aos hbitos ou condutas. Nesta etapa organiza-se a personalidade e estabelecem-se padres que sero a base do comportamento da criana na idade adulta. Por isso, necessrio que todos os que esto directa ou indirectamente
7

relacionados com o mundo infantil, concentrem os seus esforos para que a educao da criana seja a melhor possvel. Isso proporcionar-lhe- uma vida s em todos os sentidos. necessrio estar consciente de que a sade uma pea importante para o equilbrio das crianas. Dados de algumas investigaes sugerem que as crianas no esto dotadas de uma capacidade inata para escolher alimentos em funo do seu valor nutricional, pelo contrrio, os seus hbitos alimentares so aprendidos atravs da experincia, da observao e da educao. O papel da famlia na alimentao e na educao alimentar das crianas e jovens portanto inquestionvel. Mas, para alm da famlia, a escola e, em especial, o jardimde-infncia assumem uma particular importncia, na medida em que podem oferecer um contexto de aprendizagem formal sobre esta e outras matrias, complementando o papel familiar. Nas situaes de disfuncionamento familiar, ou carncia econmica grave, a escola , por vezes, a principal oportunidade para a aprendizagem de princpios e de comportamentos alimentares saudveis, bem como para o suprir de algumas carncias alimentares. Actualmente, sobretudo em meio urbano, as crianas de idade pr-escolar so, cada vez em maior nmero, acolhidas em jardins-de-infncia, locais em que recebem uma parte importante da sua alimentao diria e adquirem os primeiros conhecimentos sobre a importncia de uma alimentao saudvel. Todavia, muitos dos profissionais responsveis pela alimentao destas crianas no dispem dos conhecimentos necessrios para uma adequada seleco alimentar e para uma interveno educativa nesta rea.

2. Motivao
Encontramos a nossa motivao para este estudo no pressuposto de que uma alimentao saudvel nas crianas em idade escolar essencial para um desenvolvimento e crescimento saudvel e ir proporcionar uma preveno mais eficaz de problemas de sade ligados alimentao, entendendo que o educador/professor enquanto figura de referncia, tem um papel significativo na aquisio de hbitos alimentares saudveis, complementando assim o papel da famlia neste tipo de
8

aprendizagem. Sendo que outros factores no so passveis de ser controlados pelo educador/professor por se prenderem com o meio socioeconmico, familiar, resta-lhe fazer aquilo que melhor souber para reforar construtivamente a prtica de uma alimentao saudvel.

3. Relevncia
Muitos pais tm tendncia de dar aos seus filhos alimentos quase sempre demasiado ricos em gorduras e acares, escolhas essas muitas vezes relacionadas com diversos contextos socioeconmicos. Este aspecto est cada vez mais presente nas nossas escolas, o que se pode comprovar atravs da observao dos lanches consumidos pelas crianas. hoje aceite pela comunidade cientfica que prticas alimentares saudveis na infncia so promotoras de sade, interferindo potencialmente no desenvolvimento fsico, intelectual e emocional dos indivduos (CNAN, 1999). reconhecido tambm que, um dos factores de insucesso escolar pode advir de uma alimentao incorrecta e desequilibrada - uma criana aptica, distrada, triste e com baixo rendimento escolar, pode ser uma criana mal alimentada, tanto por carncia como por excesso. Por outro lado, hbitos alimentares pouco salutares instalados precocemente, tero, muito provavelmente, efeitos negativos na sade durante a vida adulta. Paralelamente, diversos estudos tm demonstrado que os padres de comportamento adquiridos na infncia no que se reporta sade e alimentao, so muitas vezes mantidos at vida adulta e ao longo desta. Assim, revela-se de extrema importncia conhecer os hbitos alimentares das crianas, e tornar mais objectiva a necessidade de promover uma Educao Alimentar, com vista Promoo da Sade que reforce os comportamentos saudveis e contrarie e combata os mais nocivos. Considera-se ainda pertinente verificar se a par de uma alimentao saudvel as crianas tambm desenvolvem a prtica de actividades fsicas.

4. Objectivos
9

Entendemos que os objectivos que tramos para este estudo so aqueles que melhor nos permitem alcanarmos aquilo a que nos propomos:

Avaliar os hbitos alimentares das crianas de uma turma do 1 Ciclo do ensino Bsico de uma escola do Concelho de Lisboa com idades compreendidas entre os 7 e os 8 anos que frequentam o 3 ano de escolaridade.

Determinmos ainda como objectivos especficos:

Conhecer os hbitos alimentares das crianas em casa.

Conhecer os hbitos alimentares das crianas na escola.


Conhecer os hbitos de prticas desportivas das crianas. Verificar se existem discrepncias entre os hbitos alimentares em casa e na escola.

CAPTULO I - ENQUADRAMENTO TERICO


10

De forma a melhor entendermos o conceito sobre o qual se desenvolve o nosso estudo e relacion-lo com o sucesso escolar, procurmos entend-lo, revendo literatura relativa ao mesmo, de carcter mais geral ou especfico.

1.1

A Alimentao Definio
Desde sempre que a alimentao faz parte desse equilbrio, estando a sade do

indivduo intimamente ligada forma como decorre essa alimentao (Anderson et al, 1988). A alimentao consiste em obter do ambiente uma srie de produtos, naturais ou transformados, que conhecemos pelo nome de alimentos, que contm substncias qumicas denominadas nutrimentos. A alimentao , assim, um processo de seleco de alimentos, fruto das preferncias, das disponibilidades e da aprendizagem de cada indivduo, processo esse que lhe permite escolher e distribuir as refeies ao longo do dia, de acordo com os seus hbitos e condies pessoais. Trata-se de um processo voluntrio, determinado por factores cognitivos, scio-econmicos, emocionais, psicolgicos, afectivos e culturais (Nunes e Breda, s/d). Segundo Breda e Nunes, (s/d) a nutrio, que se inicia no momento da ingesto dos alimentos, consiste no conjunto de processos mediante os quais o ser vivo, neste caso o Homem, utiliza, transforma e incorpora nas suas prprias estruturas uma srie de substncias que recebe do mundo exterior atravs da alimentao, com o objectivo de obter energia, construir e reparar as estruturas orgnicas e regular os processos de funcionamento do nosso organismo. O conhecimento cientfico da nutrio permite actualmente definir, de forma aceitvel, o nmero e a quantidade de substncias que so indispensveis ao homem para manter um estado nutritivo adequado. O processo nutritivo , em consequncia, involuntrio e depende da seleco alimentar. Este processo importante ao longo de toda a vida, particularmente em determinados perodos, como sejam a infncia e a adolescncia, a gravidez ou a terceira idade. A criana, por se encontrar em fase de crescimento, extremamente dependente de uma alimentao saudvel e, por isso, mais sensvel s carncias, desequilbrios ou desadequao alimentares.

1.2 Alimentao - Evoluo e Significado Psicossocial


11

At meados do sculo XX o universo alimentar dos indivduos (quanto variedade alimentar) era relativamente estvel ao longo das suas vidas. Considerando-se tal universo para as sociedades actuais (sculo XXI), percebe-se uma grande evoluo em relao s opes de alimentos oferecida em perodos diferentes das suas vidas (Lambert, Batalha, Spoesser, Silva & Luchese, 2005). A anlise das mudanas alimentares, recentemente verificadas nas dietas dos diversos pases do mundo, revela um aumento considervel do consumo de gorduras e acares. Mesmo nos pases e regies mais pobres o maior acesso a estes produtos, e por causa dos baixos preos praticados, tem levado ao crescimento exagerado do seu consumo. Assiste-se actualmente a um processo de globalizao das dietas: nos pases em desenvolvimento reproduzem-se modelos e hbitos alimentares ocidentais (Viana, 2002). Assim, a uma certa variedade na confeco dos alimentos, ainda relacionada com as tradies, sobrepe-se uma crescente uniformidade na percentagem relativa dos macronutrimentos e dos produtos mais frequentemente consumidos. Enquanto nos pases ricos e industrializados se procura convencer, por razes de sade, os cidados a consumirem mais cereais e fibras vegetais e menos gorduras, nos pases em desenvolvimento a melhoria do rendimento per capita traduz-se no aumento do consumo de gorduras e acares (Viana, 2002). Segundo a Food and Agriculture Organization (2003), cerca de 800 milhes de pesssoas, em todo o mundo, sofrem de problemas de subnutrio. No entanto, outros autores consideram a desnutrio como doenas nutricionais mais escassas, as actuais surgem pelo excesso alimentar e pelos errneos estilos de vida e alimentao adaptados, o que justifica de certa forma a elevada prevalncia da obesidade (Martins et al., 1993; Gigante et al., 1997; Mondini & Monteiro, 1998 cit. por Alvarenga, 2001). Se inicialmente a importncia do alimento era essencialmente para a subsistncia do Homem, com o avano do conhecimento cientfico o alimento comea a destacar-se pela necessidade de adquirir atravs dos alimentos todos os nutrientes necessrios, nas quantidades e propores correctas. O alimento passou assim, a actuar directamente na manuteno da sade (Alvarenga, 2001). Os hbitos alimentares envolvem um conjunto de prticas relacionadas, primeiro com as escolhas sobre o que se vai comer, e em que quantidades, como se prepara os alimentos, em que horrios e com que regularidade se realiza as refeies e com quem se vai compartilh-las. Estas escolhas no se fazem ao acaso, envolvem aspectos quer
12

objectivos como subjectivos, ambos construdos socialmente. Os aspectos objectivos esto relacionados com a disponibilidade, qualidade e quantidade dos alimentos. Os aspectos subjectivos incluem o paladar, o prazer, os valores, as questes simblicas, as emoes e as relaes sociais, isto porque as pessoas com quem nos relacionamos afectam as escolhas que fazemos (CNSAN, 2004). As escolhas alimentares tambm envolvem aspectos culturais, estas definem o que aceite como comestvel nas diferentes culturas. O que se come, quando se come e como se come, est directamente relacionado com os costumes e dependente de proibies e obrigaes de natureza religiosa. O acto de comer algo que tem uma importncia central no comportamento do Homem e tem mltiplos significados, quer pessoais como sociais. (Apfeldorfer, 1997b).

1.3 Alimentao e Sade


A quantidade de alimentos, que se deve ingerir, depende das necessidades energticas de cada indivduo e de um balano entre aquilo que se perde ou elimina por diversos mecanismos e aquilo que se ingere. Para uma alimentao saudvel h que escolher alimentos seguros, do ponto de vista da sua qualidade e higiene, e diversificados, por forma a satisfazer todas as necessidades de nutrimentos essenciais. A variedade na alimentao a principal forma de garantir a satisfao de todas as necessidades do organismo em nutrimentos e de evitar o excesso de ingesto de eventuais substncias com riscos para a sade, por vezes presentes em alguns alimentos. Por outro lado, h que garantir a manuteno da proporcionalidade entre os diferentes grupos de alimentos, tendo em considerao as necessidades nutricionais ao longo da vida. Neste sentido, o tipo de alimentos, os mtodos de preparao e as refeies devem ser adequados s condies e necessidades particulares de cada indivduo, tendo em considerao, entre outros factores, a sua idade, sexo, grau de actividade fsica e estado de sade. Se a alimentao da criana no for adequada quer em quantidade, quer em qualidade, o seu crescimento pode ser afectado, podendo surgir diversas situaes de doena ou de comprometimento global do desenvolvimento (Nunes e Breda, s/d).

13

Segundo Carmo (2006), uma alimentao equilibrada vital manuteno de um corpo saudvel. Os alimentos so compostos por diversos elementos, sendo especialmente ricos em alguns deles. Um comportamento alimentar saudvel consiste em consumir a maior variedade possvel, para fornecer ao organismo essas substncias essenciais. Comer bem no significa comer muito, significa comer de forma saudvel, o que significa que a seleco dos alimentos que figuram na alimentao diria deve ser feita a partir de uma grande variedade de alimentos. A representao padro de alimentao saudvel mais conhecida em Portugal a Roda dos Alimentos (Anexo 1) e esta tm como principal objectivo, educar o grande pblico e ajudar a seguir uma prtica nutricional saudvel. A nova Roda dos Alimentos (2006) composta por 7 grupos de alimentos de diferentes dimenses, os quais indicam a proporo de peso com que cada um deles deve estar presente na alimentao diria. Cada um dos grupos apresenta funes e caractersticas nutricionais especficas, pelo que todos eles devem estar presentes na alimentao diria, no devendo ser substitudos entre si mas podendo e devendo os alimentos que deles fazem parte ser regularmente substitudos uns pelos outros de modo a assegurar a necessria variedade. O nmero de pores recomendado depende das necessidades energticas individuais. As crianas de 1 a 3 anos devem guiar-se pelos limites inferiores e os homens activos e os rapazes adolescentes pelos limites superiores; a restante populao deve orientar-se pelos valores intermdios (FCNUP, 2006). Os hbitos alimentares diferentes dos padres normais podem levar, entre outras consequncias, aos extremos da variao do peso corpreo. Pode haver um consumo excessivo de alimentos, ou restrio alimentar, levando a desenvolver graves doenas que podem ser fatais (Alvarenga, 2001). A correcta nutrio do ser humano no depende deste ou daquele alimento em especial, mas do equilbrio entre todos, que apenas podemos conseguir com a ingesto de vrios produtos alimentares, naturais e completos (Saldanha, 1999). Quando faltam alimentos em quantidade e qualidade necessrias, o organismo no cresce nem se desenvolve completamente quer durante a vida intra-uterina, quer durante a infncia e adolescncia; no cria defesas para lutar contra agresses do ambiente; e no consegue manter um ritmo de actividade biolgica que o impea de envelhecer em poucos anos. (Peres, 1979: 27).

14

1.4 Alimentao na Infncia


A alimentao da criana deve permitir o crescimento e o desenvolvimento harmonioso do organismo. Para tal, a quantidade energtica deve ser respeitada e adaptada a cada caso. Todas as quantidades dos diferentes nutrientes, de vitaminas e de minerais devem ser correctas e adaptadas em funo da idade da criana. Para conseguir cobrir as diferentes necessidades nutricionais, deve propor-se criana uma alimentao variada e equilibrada (Belliot, 1986). Segundo Santos (2005), a natureza da alimentao disponvel durante as fases do ciclo da vida nas quais se processa o crescimento e a maturao biolgica assume grande importncia para a sade e bem-estar de crianas e adolescentes e para a dos adultos que eles viro a ser. Quando se examina o que se passa dentro de um agregado populacional, ou at dentro de uma nao, reconhece-se que a estatura mdia cresce com a melhoria da situao nutricional. Em termos prticos, o propsito da alimentao saudvel nestas idades (Peres, 1994): - Possibilitar o desenvolvimento mximo consentido pelas caractersticas genticas: cerebral, sseo, estatural, etc. - Incrementar a capacidade de resposta imune para reduzir a susceptibilidade a doenas infecciosas e outras. - Beneficiar a capacidade mental, favorecer a ateno e contribuir para aptides escolares e diferenciao profissional. - Impedir o arranque de doenas metablicas, degenerativas e outras, nomeadamente as mais directamente ligadas com o estado nutricional resultante de excessos: obesidade, diabetes tipo 2, dislipidemias, hiperuricemia, hipertenso, aterosclerose, calculose renal, carcinomas, obstipao, calculose biliar, alergias e doena dental. - Educar para uma alimentao saudvel ao longo da vida. Sabendo hoje que a natureza da alimentao disponvel durante as fases do ciclo da vida nas quais se processa o crescimento e a maturao biolgica assume grande importncia para a sade e bem-estar de crianas e adolescentes e para a dos adultos que eles viro a ser, a alimentao saudvel de crianas e adolescentes deve ter as seguintes caractersticas (Peres, 1994):

15

- Nos primeiros meses de vida, a alimentao saudvel do beb o aleitamento ao seio, que deve ser mantido at aos seis meses de vida e prolongado, caso a me tenha leite e ele o deseje, embora comece ento a ingerir outros alimentos. O aleitamento artificial dispe hoje de bons leites maternizados mas que no se aproximam da qualidade do materno. O leite materno fornece antignios e anticorpos que protegem ou criam imunidade para doenas infecciosas comuns em humanos. Aos dois anos, quando no tenha sido confrontada com novidades, ela preferir rejeitar tudo o que no conheceu antes. A criana com alimentao variada, equilibrada e completa, de tipo adulto, poder no pesar tanto como as alimentadas da maneira hoje corrente, mas crescer mais, ter melhores msculos, pele mais resistente e adoecer menos ou nunca. - Entre os dois e os seis anos, a criana vai aumentando apenas 2 a 2,5 Kg ao ano; como cresce 7 a 9 cm ao ano, vai para a escola esguia, sem o ar gordinho dos 2 anos. Os alimentos que do resistncia e sade, fazem crescer, constroem bom esqueleto e estimulam a ateno e vivacidade so leite e seus substitutos, hortalias e legumes, frutos e cereais grosseiros. - Dos seis aos dez anos, os cuidados alimentares so semelhantes mas a necessidade de comida aumenta. Entre nove e dez anos, em mdia, as crianas comem tanto como as mulheres com actividade moderada. Este o momento para passar a beber mais de meio litro de leite por dia. O crescimento linear menor do que no perodo anterior: 5 cm a 7 cm ao ano. O ganho de peso, custa de ossos, msculos e vsceras, maior: 2,5 a 3,5 quilos por ano. Nestas idades as raparigas avanam mais do que os rapazes. Alm disso, elas vo partir para a exploso pubertria cerca dos 10 anos; os rapazes, em mdia, s aos 12. - Entre dez e dezoito anos o desenvolvimento explosivo, enquanto a maturao fsica intelectual e afectiva se processa. Como a adolescncia tem forte correlao com condicionantes sociais e culturais, nos pases desenvolvidos, tem tendncia a prolongarse para alm do termo da maturao fsica. durante a infncia e a adolescncia que os bons exemplos de pais e de outros familiares, ligados a educao alimentar atenta, so fundamentais para criar hbitos correctos. Gostar de todos os alimentos naturais, criar o paladar para comer com pouco sal, preterir acar e alimentos doces sobretudo rebuados, chocolates, guloseimas e refrigerantes -, recusar comida gorda e excessivamente cozinhada, no tocar em bebidas
16

alcolicas, no dar preferncia a produtos industriais compostos e refinados, constituem objectivos nos quais os familiares e educadores/professores se devem empenhar.

1.5 A Educao Alimentar e para a Sade na Realidade Educativa Portuguesa


Na actualidade, existe evidncia de que a educao alimentar pode ter resultados bastante positivos, em especial quando desenvolvida em grupos etrios mais jovens, no sentido da modelao e da capacitao para escolhas alimentares saudveis. O desenvolvimento de projectos que alertem as crianas para os benefcios e a necessidade de adoptarem padres alimentares saudveis, essencial para que exista uma consciencializao da sua parte. A criana deve ser educada a comer pouco sal, gostar de todos os alimentos naturais e recusar comida com excesso de gordura, bebidas alcolicas, acar e doces (Coimbra & Amaral, s.d., p.48). Orientar os hbitos de alimentao correctos numa criana uma tarefa delicada que requer muita perseverana. Levar a criana a perceber que existe uma relao directa entre o seu bem-estar fsico e uma alimentao correcta, uma das temticas mais importantes no contexto da educao. H que ter em conta que a famlia tem uma funo nuclear importantssima nesta matria, porque no s determina o que a criana vai comer, como tambm a educa atravs dos seus comportamentos, uma vez que a criana na fase etria dos 6 aos 10 anos continua a aprender atravs da imitao dos exemplos das pessoas que lhe esto mais prximas. Neste sentido, os pais no podem abster-se do seu papel principal, mas devem assumir o domnio e apresentar aos filhos alimentos saudveis de forma, que estes adquiram o hbito de consumir produtos saudveis. (Bilhastre, 2008).

CAPTULO II METODOLOGIA
Neste captulo vamos apresentar a caracterizao fsica do meio e da instituio onde realizamos a recolha de dados. Iremos tambm apresentar a estratgia para essa recolha, bem como a seleco da amostra, sendo esta de convenincia.
17

2.1. Caracterizao do meio envolvente geral


2.1.1. Concelho

Capital de Portugal, Lisboa ocupa uma rea de 83 850 Km, o que representa 0,1% do territrio nacional. Possui uma densidade populacional de 6134 Hab./ Km, valor muito acima da mdia nacional. De acordo com os Censos 2001 do Instituto Nacional de Estatstica INE, o concelho tem uma populao residente de 564 657 habitantes (5,5% do total nacional). A populao tem decrescido desde 1980: menos 287 000 habitantes nos ltimos 25 anos. Mesmo assim, o concelho mais populoso do pas, 15 vezes acima do valor mdio do pas. A estrutura social do concelho de Lisboa constituda da seguinte maneira: - 38,7% da populao pertence classe alta e mdia alta; - 25,7% da populao pertence classe mdia; - 17% da populao pertence classe mdia baixa; - 18,6% da populao pertence classe baixa. A sua estrutura empresarial constituda por 27 485 empresas (8,8% do total do continente) e por 32 936 estabelecimentos de empresas do qual 3% pertence ao sector primrio, 27% pertence ao sector secundrio e 70% pertence ao sector tercirio. Ao nvel de empregabilidade o Concelho de Lisboa tem 376 622 pessoas ao servio nos estabelecimentos de empresas - sector primrio: 0,2%; sector secundrio: 11%; sector tercirio: 89% -, e 270 316 trabalhadores por conta de outrem. A nvel cultural o Concelho de Lisboa possui: 40 museus; 159 galerias de arte; 104 salas de cinema; em 2004, efectuaram-se 6 303 milhes de espectculos ao vivo e 687 publicaes peridicas. Os habitantes do Concelho de Lisboa tm ao seu dispor: 40 hospitais, 17 centros de sade, 290 farmcias e 7 246 mdicos residentes. 2.1.2. Freguesia e Bairro A Freguesia da Lapa foi constituda em 11 de Fevereiro de 1770, pelo Cardeal Arcebispo D. Francisco de Saldanha, a partir da igreja nova da Lapa, possivelmente a primeira edificao religiosa erguida depois de 1755, que foi sede paroquial da
18

freguesia at 1886, ano que passou para a Baslica da Estrela, mantendo o Orago de Nossa Senhora da Lapa. Contudo, aps o terramoto de 1755, o primeiro baro de Porto Covo, Jacinto Fernandes Bandeira, construiu a sua casa na Rua de S. Domingos, dando assim incio constituio da Freguesia da Lapa. Em 1763 construda nos terrenos hoje ocupados pelo Jardim da Estrela, uma praa de touros em madeira, de carcter temporrio. No princpio do sculo XVIII, ainda antes da Lapa fazer parte dos limites administrativos da cidade, trs vias importantes atravessavam o local, onde, em seu redor, se foram implantando o Convento de S. Bento da Sade (actual Palcio de So Bento, sede da Assembleia da Repblica), o Convento de Nossa Senhora da Estrela (onde a partir de 1837 se encontra instalado o Hospital Militar) e outros edifcios. A rea da freguesia de 75 hectares ocupada por uma populao de cerca de 15 000 habitantes. uma rea essencialmente residencial tendo tambm uma presena grande de comrcio e servios. A nvel cultural e recreativo, a Lapa tem tambm um dos mais belos jardins de Lisboa, o Jardim Guerra Junqueiro, mais conhecido por Jardim da Estrela, cuja construo data de 1842, sendo inaugurado em Abril de 1852. Foi neste jardim que esteve, numa jaula, o famoso leo da Estrela, tendo sido oferecido por Paiva Raposo, em 1871. aqui tambm que est construdo o mais antigo coreto de Lisboa. As boas condies fsicas e ambientais foram favorveis fixao da populao, factores que tornaram a rea muito apreciada pelos estratos sociais mais altos, tornandose num local de referncia para a nobreza e para a burguesia mais abastecida para residir. Esta Freguesia, apesar de ter sofrido algumas transformaes ao longo dos sculos, continua a ser o local eleito para a residncia dos descendentes da antiga nobreza e para a burguesia. Desde o incio do desenvolvimento habitacional da Freguesia da Lapa existe uma vivncia constante e harmoniosa entre a igreja, a nobreza e a burguesia, o que resultou num esprito mtuo de entreajuda entre a populao em geral. Na rea da Freguesia evidenciam-se vrias embaixadas, bem como, rgos do Estado, sendo disso exemplo, a Assembleia da Repblica, a presidncia do Concelho de Ministros, entre outros. Estes servios, ao contrrio do comrcio, encontram-se localizados ao longo de toda a Freguesia ocupando no s os antigos palacetes que
19

outrora pertenceram nobreza e burguesia mais abastada como tambm reas residenciais, tornando-se por isso discretos. A Freguesia da Lapa uma rea essencialmente residencial e verifica-se a existncia de um comrcio tradicional e diversificado. O comrcio localiza-se sobretudo na Calada da Estrela e na Avenida Infante Santo. Os indivduos que tm entre os 20 e os 30 anos de idade que se casam so obrigados, salvo raras excepes, a residir em outras freguesias pois no conseguem moradia na freguesia. Estes jovens mantm, no entanto, uma forte ligao com a sua anterior freguesia pois procuram que os seus filhos frequentem os estabelecimentos de ensino e os equipamentos sociais destinados s crianas. Estes indivduos recorrem ajuda dos pais para cuidar dos netos, indo-os buscar escola e/ou s creches, bem como, passeando-os nos espaos verdes da Freguesia. De acordo com os Censos 2001 do INE, a Freguesia da Lapa habitada por 8 670 habitantes, sendo na sua maioria do sexo feminino. Segundo a mesma fonte existiam na Freguesia 2 4 22 indivduos com idade igual ou superior a 65 anos de idade, sendo maioritariamente mulheres e 6 248 com idades inferiores a 65 anos de idade. Em ambos os casos a populao na sua maioria do sexo feminino. Tendo em conta os dados dos Censos 2001, pode-se considerar que a populao idosa na mesma data representava 28% da populao total da Freguesia. Outro aspecto importante a naturalidade dos seus habitantes. Os habitantes da Freguesia da Lapa, naturais de outros concelhos do pas que no o de Lisboa explicada pelo facto desta zona ter acolhido muitos trabalhadores que procuravam uma vida melhor nas casas de indivduos das classes mais altas. Outro indicador importante para caracterizar a populao desta freguesia, o principal meio de vida dos seus habitantes. Segundo os Censos 2001, neste ano, existiam nesta freguesia quatro meios de vida principais: o trabalho, a reforma, a cargo da famlia e os rendimentos de propriedade e/ou de empresa. De igual importncia para caracterizar a populao residente na Lapa o nvel de analfabetismo e o nvel de instruo. Assim de acordo com os Censos 2001, 91% da populao da Freguesia sabe ler e escrever, sendo por isso muito reduzida a percentagem de analfabetismo desta populao. A grande maioria tem uma licenciatura, seguindo-se o grau de bacharelato. de evidenciar que existe um nmero significativo de indivduos com mestrado e com doutoramento.
20

2.2. Caracterizao do meio envolvente especfico


2.2.1. Escola O estabelecimento de ensino no qual realizmos o nosso estudo insere-se numa rede de escolas espalhadas por todo o pas sendo uma Instituio Particular de
Solidariedade Social - IPSS, dedicada Educao e Cultura. A escola integra educao prprimria desde os 3 anos de idade e 1 ciclo do ensino bsico, do 1 ao 4 ano de escolaridade. Foi inaugurada em 1915 e conta, neste momento, com um corpo docente de 19 professores/educadores; um ajudante de auxiliar de educao e 12 funcionrios no docentes. O horrio da escola compreende-se entre as 8 horas e as 19 horas, apesar de o tempo lectivo de aulas ser para a pr-primria das 9 horas s 17 horas e para o 1 ciclo das 9 horas s 17 h 15 m. No que concerne pr-primria os alunos esto divididos em seis turmas, repartidos por seis salas diferentes: duas salas para os trs anos; duas salas para os quatro anos e duas salas para os cinco anos. Cada sala tem uma educadora atribuda. Relativamente ao 1 ciclo do ensino bsico os alunos dividem-se em oito turmas: duas turmas do 1 ano; duas turmas do 2 ano; duas turmas do 3 ano e duas turmas do 4 ano de escolaridade. As salas/turmas enumeradas totalizam 370 alunos. O espao escolar estende-se por um nico edifcio, de trs pisos com um enorme ptio sua volta onde se pode encontrar um parque infantil. neste espao que as crianas fazem os seus recreios ao ar livre. Tem tambm um gabinete reservado direco da escola e parte de secretariado; uma sala de professores; um ginsio para a prtica de educao fsica; uma sala de msica; uma sala de computadores; uma biblioteca/sala de estudo; um salo multiusos para a realizao de algumas das actividades extra-curriculares; uma cantina; sete casas de banho e um espao contnuo reservado s aulas de cermica.

2.3. Seleco da amostra


A amostra para este estudo foi seleccionada de uma forma aleatria, a partir da populao alvo do mesmo, a turma. 2.3.1.Caracterizao da amostra
A amostra foi seleccionada aleatoriamente para este estudo numa turma de 3ano em que as crianas tm idades compreendidas entre os 7 e os 8 anos de idade.

2.4. Instrumentos
21

De forma a apoiar o nosso estudo aplicamos um questionrio (anexo 2) aos alunos de uma turma de 3ano e solicitamos o preenchimento de uma grelha (anexo 3) em que os alunos registavam quais os alimentos que consumiram ao jantar durante uma semana. Foi solicitado ao pais autorizao atravs de um consentimento informado onde autorizavam os seus filhos a responder ao questionrio. Quer os Professores, quer a Directora, mostraram total disponibilidade para participar no estudo e revelaram um grande interesse no mesmo.

2.5. Procedimentos
Para iniciarmos o nosso estudo comemos por pedir autorizao ao director do estabelecimento de ensino em causa, assim como, aos docentes, que se prontificaram desde logo a colaborar.

CAPTULO III - Anlise de dados

3. Anlise dos resultados


Fazendo uma anlise individual dos alimentos ingeridos ao jantar por cada criana durante uma semana verificamos que apenas duas crianas se encontram nos padres do que deve ser uma alimentao saudvel, uma vez que apresentam um consumo de sopa dirio, bem como um consumo de legumes, carne e peixe de forma variada. Duas das crianas apenas apresentam registos na grelha durante o fim-desemana o que pode indicar que no consumiram qualquer alimento da tabela durante toda a semana ou que o seu registo apenas se verificou nestes dias. Uma das crianas apresenta um consumo de sopa em casa de apenas 1 vez na semana bem como de peixe e um consumo e legumes tambm bastante reduzido. As restantes crianas em anlise apresentam um consumo de sopa de duas vezes por semana em casa, assim como um baixo consumo de legumes e peixe. De acordo com a anlise da grelha aplicada aos alunos, onde se pretendeu conhecer os hbitos alimentares das crianas, sintetizaram-se os resultados na seguinte tabela que
22

traduz a mdia de refeies de cada alimento na semana no grupo de crianas em estudo.


Tipo de Alimento Sopa Carne Peixe Ovos Batatas (fritas) / Massas/Arroz Legumes Frutas Hambrgueres Po Sobremesas Mdia de consumo de cada alimento na semana 2,5 2,625 1,5 0,625 3,375 2,625 2,5 0,375 0,875 0,625

Verifica-se que cada aluno como em mdia 2,5 pores de sopa por semana, 2,625 pores de carne e apenas 1,5 pores de peixe e 0,625 pores de ovos. No que diz respeito s guarnies as crianas consomem na sua mdia global 3,375 pores de batatas (fritas), massas e arroz e 2,5 pores de legumes. No que diz respeito ao consumo de hambrgueres a mdia semanal de 0,375 de po 0,875 e 0,625 de sobremesas variadas. Relativamente ao questionrio aplicado verificou-se as seguintes respostas por parte dos alunos. Na primeira questo onde se questionou:Achas que uma boa alimentao te pode ajudar a aprender melhor? Porqu? 6 crianas consideram que sim e 1 que no e a maioria reconhece uma relao entre uma boa alimentao e uma melhor aprendizagem. No que diz respeito segunda questo Achas que comer bem o mesmo que comer muito? 6 crianas responderam que no e 1 refere que depende da situao. Na terceira questo que questiona Costumas comer enquanto vs televiso? 3 crianas referem que o costuma fazer contrariamente a 4 que diz no o fazer. Finalmente na ltima questo Costumas praticar exerccio fsico? a totalidade das crianas refere que pratica exerccio fsico.
23

3.1.Sntese Tendo em conta os resultados apresentados podemos verificar que a maioria das crianas analisadas apresenta um consumo baixo de sopa, peixe e legumes em casa, alimentos considerados essenciais para uma alimentao saudvel. Verifica-se ainda que todas elas praticam exerccio fsico e menos de metade come enquanto v TV. A maioria das crianas reconhece tambm uma boa relao entre a alimentao saudvel e uma melhor aprendizagem escolar. Em relao alimentao na escola e de acordo com a ementa semanal (anexo 4) podemos verificar que todos os dias as crianas comem sopa e o segundo prato sempre alternado com uma prato de carne e outro de peixe. sobremesa servida uma pea de fruta e num dos dias gelatina. Os lanches so diversificados sendo que dois dos dias servido leite simples ou achocolatado, dois outros dias iogurte e um dos dias sumo de laranja a acompanhar com po com queijo, manteiga, marmelada ou fiambre e bolo.

IV Captulo Reflexo final


Durante a realizao deste trabalho no sentimos grandes dificuldades na seleco da informao, para a elaborao da fundamentao terica pois conseguimos recolher bastante documentao escrita acerca do tema. Na reviso que fizemos da literatura relativa alimentao infantil conseguimos obter vrias definies sendo que seleccionamos aquelas que nos pareceram mais pertinentes. Extramos da muita consulta que efectumos aquilo que nos pareceu mais adequado para melhor categorizar o tema central do nosso trabalho, hbitos alimentares em crianas em idade escolar. Quanto informao que pesquisamos atravs de grelhas e questionrios preenchidos pelos alunos, o objectivo principal era analisar o tipo de alimentao que as crianas fazem em casa e comparar com a alimentao na Escola o qual tentamos analisar de acordo com os dados que obtivemos.

24

Como sabemos a obesidade infantil tornou-se na epidemia do Sculo XXI, alm disso, aliadas ao sedentarismo e uma alimentao pouco equilibrada, doenas como a diabetes, hipertenso arterial e m sade oral so tambm motivos de grande preocupao. Por esse motivo achamos que a Escola um local onde as crianas devem adquirir hbitos saudveis pois a alimentao tambm influencia o rendimento escolar e o crescimento. Enquanto futuros professores compreendemos que, existem factores sociais e culturais a influenciarem os hbitos de cada criana a escola exerce influncia
decisiva na formao dos hbitos e consumo alimentar das crianas.

Achamos que a escola deve continuar a promover e insistir numa alimentao equilibrada atravs de aulas sobre o tema, aces de sensibilizao, visitas a mercados e simulao de compras em supermercados, construo de ementas, etc. Mas este trabalho no pode ser limitado apenas Escola. Por isso, no podemos esquecer que a famlia das esferas de influncia que pode assumir mais protagonismo, no s devido sua proximidade como tambm pelo facto de ter o poder de condicionar as escolhas da criana. Assim, se a famlia tiver uma boa educao alimentar e a colocar em prtica a criana poder aprender pela prtica. Porque na criana os hbitos alimentares so aprendidos atravs da experincia, da observao e da educao (Nunes e Breda, 2001). Uma alimentao saudvel deve ser completa (comer alimentos de cada grupo da roda dos alimentos), equilibrada (comer as devidas pores de cada grupo) e variada (comer um pouco de tudo). Os gastos de energia ocorrem sobretudo ao longo do dia como tal, devem considerar-se as duas refeies mais importantes do dia, o pequenoalmoo e o almoo sem esquecer de fazer as refeies intermdias. A ltima refeio do dia, o jantar, deve ser feita duas horas antes de deitar.

25

Bibliografia

Alvarenga, S. (2001). Bulimia nervosa: avaliao do padro e comportamentos alimentares. Tese de Doutoramento apresentada Universidade de So Paulo, FCR/FEA/FSP. Consultado em 10 de Fevereiro de 2011 atravs de http://www.bvssp.fsp.usp.br/tecom/docs/2001/alv001.pdf

Anderson,L., Dibble, M., Turkki, P., Mitchell, H. e Rynbergen, H. (1988) Nutrio. Rio de Janeiro: editora Guanabara.

Apfeldorfer, G. (1997b). Como logo existo: excesso de peso e perturbaes do comportamento alimentar. Lisboa: Instituto Piaget.

Belliot, M. D., Cachia, H., Machinot, S. (1986) Dittique infantile. Paris: Masson.
26

Carmo I, Santos O, Camolas J, Vieira J, Carreira M, Medina L, Reis L, Galvo-Teles, (2006) Prevalncia da Obesidade em Portugal. Obesity Review; 7, pp. 233-237.

CNAN Conselho Nacional de Alimentao e Nutrio. (1999) Recomendaes para a educao alimentar da populao portuguesa. Ministrio da Educao.

Coimbra, M & Amaral, T. (s.d.). Alimentao: crescer saudvel. Porto: Porto Editora. Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional (CNSAN) (2004). Alimentao e promoo de modos de vida saudveis. Consultado em 13 de Janeiro de 2011 atravs de http://www.fomezero.gov.br/conferencia/Arquivos/Pdf13AlimentaaoePromocoes.pdf

Faculdade de Cincias da Nutrio da Universidade do Porto, (2006). A Nova Roda dos Alimentos. Consultado em 10 de Janeiro de 2011 atravs de http://sigarra.up.pt/fcnaup/notcias_geral.ver

Food Agriculture Organation (2003). Summary of food and agricultura statistics 2003. Consultado em 15 de Fevereiro de 2011 atravs de http:// www.fao.org

Lambert, J., Batalha, M., Sproesser, R., Silva, A. & Lucchese, T. (2005). As principais evolues dos comportamentos alimentares: o caso da Frana. Revista de Nutrio de Campinas, 18 (5), 577-591.

Nunes, E. & Breda, J. (2001) Manual para uma Alimentao Saudvel em Jardins de Infncia. Ministrio da Sade.

Peres, E. (1979) Alimentao e sade. Lisboa: Editorial Caminho. Peres, E. (1994) Saber comer para melhor viver. Lisboa: Editorial Caminho.

27

Viana, V. (2002). Psicologia, sade e nutrio: Contributo para o estudo do comportamento alimentar. Anlise Psicolgica, 4 (21), 611-624

28

29

Das könnte Ihnen auch gefallen