Sie sind auf Seite 1von 15

O que significa o termo Home Care?

O termo Home Care de origem inglesa. A palavra "Home" significa "lar", e a palavra "Care" traduz-se por "cuidados". Portanto, a expresso Home Care designa literalmente: cuidados no lar. No Brasil, o termo Home Care foi adotado e muitas vezes, erroneamente utilizado como sinnimo de inmeros servios oferecidos por uma empresa de Home Care,tais como: internamento domiciliar de sade, atendimento domiciliar de sade, assistncia domiciliar de sade, "case" e outros usos que podem causar confuso entre os usurios desta modalidade, por no terem certeza de qual terminologia que realmente descreve os servios que esto usufruindo ou contratando. Home Care uma denominao para a empresa que oferece todos os servios acima citados e muitos outros. Outro erro comum e que nos leva a ouvir crticas que o Home Care no funciona por ser sinnimo de assistencialismo, ou que um determinado paciente no est qualificado para os servios de Home Care, quando na verdade, o que se quer realmente dizer, que a fonte pagadora no d cobertura para um servio ou produto especfico oferecido pela empresa de Home Care, por no ter este tipo de benefcio previsto em contrato com o usurio.

Histria do Home Care


Introduo Por mais de um sculo, o Home Care tem sido considerado uma prtica muito natural nos EUA, sinnimo de famlia e associado noo de conforto, compaixo e segurana. Muitas famlias tm aceitado a grande responsabilidade de cuidar dos entes queridos que se encontrem enfermos, nos ambientes de suas residncias. Com isto, os familiares e amigos procuraram cada vez mais os servios de Home Care, para obterem o apoio necessrio. No Brasil, por quase trs dcadas, os servios de Home Care tm sido praticado, e cada vez mais, tem sido melhor compreendido pela sociedade, mesmo tendo enfrentado muitas das barreiras inerentes da falta de compreenso, e conhecimento especfico deste formidvel instrumento de entrega de servios em sade. O Home Care no Brasil encontra-se em sua terceira dcada de existncia, e continua em sua luta para ser reconhecido pelo que este realmente , e no pelo que mentes criativas querem que este seja: o home care no PSF, no odontologia em casa, no enfermagem em casa, no um servio de cuidador de idosos, no servio de remoo ou urgncia e emergncia, no fisioterapia em casa, no um distribuidor de produtos mdicos, enfim, home care, tem sua personalidade prpria, caracterizado por fatores inequivocamente, inerentes do sua estrutura operacional, seus rgidos e abrangentes protocolos de cuidados, estabelecidos e evoludos para sustentar uma modalidade de entrega de servios de sade como nenhuma outra. No Brasil, o home care foi catalisado por profissionais de sade que se tornaram pioneiros nesta rea: Mdicos, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Fonoaudilogos, Farmacuticos, Nutricionistas, Assistentes Sociais, e que se dispuseram a introduzir um atendimento inovador e revolucionrio na rea de sade, contando com boa inteno, porm, muitas vezes, com pouco aprofundamento na complexidade que o Home Care significa. Incio: Os cuidado de sade domicilirio teve seu incio nos EUA, em um momento da histria em que o enfermo tinha como seu ambiente de tratamento, o lar. Era onde os profissionais de enfermagem procuravam prestar os cuidados necessrios, muitas vezes, sob condies precrias de trabalho, devido ao nvel de pobreza da poca. Foi um momento dominado por doenas infecto-contagiosas e por altas taxas de mortalidade, mas em uma poca de grandes avanos na rea da cincia, da medicina e da sade pblica. Embora as origens do hospital possam ser traadas muito antes dessa poca, a doena sempre foi tambm um infortnio para a maioria dos lares. Com a chegada da Enfermeira Treinada, facilitou o cotidiano dos familiares que possuam

papel de cuidadores informais. Nessa poca, o Home Care j possua um papel importante na educao das novas e futuras mes que passaram a contar com a ajuda das Enfermeiras Visitantes para ensin-las a gerenciar suas novas situaes. 1986 - Fundada no Brasil, a Geriatrics Home Care no Rio de Janeiro. A primeira agncia de Home Care no Brasil, comeou atuando com exclusividade para o Plano de Sade Amil, dirigida pelo Dr. Ricardo Rodrigues. 1990 - Aprovada a Lei nmero 8.080 de 19 de setembro,que dispe sobre as condies para promoo, proteo e recuperao da sade, a organizao e o funcionamento de servios correspondentes e d outras providencias, regulamentando a assistncia domiciliar no Sistema nico de Sade do Brasil. 1992- Uma das pioneiras no mercado de Home Care do Brasil, a Dal Ben nasceu em 1992, no Estado de So Paulo a partir de um sonho da Dra. Luiza Watanabe Dal Ben, presidente da instituio. 1994 ADS Home Care fundada em So Paulo. 1994 - Empresa de Home Care Sade Lar foi fundada, na Grande Porto Alegre. 1994 - Home Doctor foi fundada em So Paulo.

Desenvolvimento do Home Care no Brasil desenvolvimento, na rea privada, do atendimento domiciliar no Brasil, ocorreu, inicialmente, sem o suporte de um padro de licenciamento que orientasse o crescimento da modalidade Home Care, de uma forma uniforme e eficaz. A prpria definio deste tipo de servio sofreu vrias interpretaes e a natureza bsica do mesmo foi, muitas vezes, mal representada. Por muito tempo haviam poucos profissionais com experincia nesta rea no Brasil, e os estrangeiros sofriam com a falta de compreenso da cultura e da realidade socio-econmica brasileira. Porm, a realidade vem se transformando, em 26 de janeiro de 2006, a ANVISA lanou a RDC 11 que fornece as primeiras diretivas para a prtica da modalidade no Brasil. Hoje em dia, j existem muitos talentos nacionais e associaes que esto se empenhando no desenvolvimento de uma modalidade que promete se impor no futuro no sistema de sade.
Fatores que justificam a adoo do Sistema de Home Care: O envelhecimento da Populao. Pesquisas comprovam um aumento da populao idosa, e conseqentemente um aumento no nmero de doenas relacionadas com senilidade. O aumento da Necessidade de Cuidados Mdicos em Doenas Crnicas. O aumento da incidncia de doenas crnicas e a incapacitao funcional no podem ser ignoradas, pois os custos de gerenciamento dessas condies prometem ter um aumento significativo. O Aumento do Custo de Tecnologias Diagnsticas e de Tratamento. Para o Plano de Sade, o Home Care oferece um servio extra e promove um aumento na qualidade de vida de seus usurios, alm de benefcios decorrentes da reduo nos seus custos com hospitalizao.O Home Care inerente de um controle maior da utilizao de recursos em reas como centro mdico, teraputico e diagnstico. Terapias hospitalares de alto custo geralmente podem ser realizadas em uma frao de custo reduzido em Home Care. O Aumento do Interesse pelo auto-cuidado. O grande interesse do cidado pelo gerenciamento de sua prpria sade e pela sade dos seus amigos e familiares, oferece uma oportunidade singular para essa modalidade, por

exemplo, a chance da transferncia programada e responsvel de certas tarefas (que tradicionalmente estavam a cargo do mdico, enfermeiro e do hospital) para o paciente, amigo ou familiar. Estas pessoas passam a ter um novo papel no sistema Home Care: o do Cuidador Informal. O Cuidador Informal e/ou o paciente, podem ser treinados no gerenciamento dirio de sinais e sintomas relacionados com a alternncia das condies de sade, troca de curativos em leses simples e de baixo risco, administrao e monitoramento de dietas especializadas, administrao de certos medicamentos e outros procedimentos seguros. Como resultado, o cliente/paciente ter uma vida mais saudvel, sem a ameaa de repetidas hospitalizaes e mais controle dos resultados de seu tratamento, alm da satisfao de estar em seu lar. Os Recursos Financeiros Insuficientes Destinados Sade Pelo Governo. Muitos pases destinam boa parte de suas verbas para o financiamento e tratamento de enfermidades, ao invs de investi-las em preveno ou manuteno da sade. O sistema de Home Care nos d a oportunidade de intervir beneficamente, na preveno e tratamento precoces de vrias patologias e suas seqelas, por intermdio da metodologia de ensino e programas de preveno para clientes e cuidadores. O aumento do custo vinculado prestao de servios de sade para pessoas que so ou no asseguradas. O inevitvel aumento geral do custo da medicina no pas. Dificuldades das instituies hospitalares. Para o Hospital que encontra dificuldades em relao aos pacientes de permanncia prolongada e de alto custo, o Home Care oferece uma alternativa de tratamento que mantm ou melhora os padres de atendimento, reduzindo significativamente o seu custo de internao, bem como, possibilita maior rotatividade de leitos, dando chance a pacientes mais necessitados de hospitalizao. Convm frisar que o Home Care no uma alternativa ao internamento hospitalar, quando o paciente tem uma indicao clnica que necessite dos recursos fsicos e profissionais de um hospital, pois nesses casos, o melhor ambiente para ele sem dvida, o hospital. Necessidade de Gerenciamento de Custo e Risco Pelos Planos de Sade. A busca, j evidente, da eficincia e da metodologia de gerenciamento do custo no competitivo mercado hospitalar e de Planos de Sade no Brasil, tem incentivado as fontes pagadoras a monitorarem todos os parmetros e meios empregados no fornecimento de servios aos seus usurios. A desconsiderao do Home Care como ferramenta importante no gerenciamento de custos, aumento da qualidade e da fidelidade dos usurios, mostrar num futuro prximo, ser um erro srio de planejamento.

Participao do Mdico no Home Care


A participao do Mdico no desenvolvimento do Home Care no Brasil A participao da classe mdica brasileira ,nesta fase de crescimento do Home Care, tem sido significativa, porm existem algumas excees que por intermdio da falta de melhor conhecimento da modalidade do origem a certas barreiras:

por no saberem que existe esta modalidade de prestao de servios em sade; Receio de perder o paciente para o sistema Home Care; Receio de perder honorrios relacionados com as visitas feitas ao consultrio; Receio de perder honorrios relacionados com suas visitas ao hospital; Muitos mdicos possuem interesse econmico nos hospitais em que trabalham, e a idia da perda de permanncia do paciente, quando transferido para os servios extra-hospitalares, pode causar problemas oramentrios; Receio de que seus clientes no recebam tratamento e avaliao adequados em domiclio; A idia de que o Home Care s para doentes idosos e/ou crnicos.

Embora todas as excees sejam significativas, elas devem ser reexaminadas, tendo em vista o rpido crescimento , a importncia da modalidade Home Care e os recentes avanos neste campo. Explanao:

O receio da perda do paciente, quando o mesmo incorporado ao sistema Home Care originado pela falta de conhecimento dos procedimentos nesta rea: o mdico jamais perde o controle de seu paciente, pois somente ele pode prescrever os servios de Home Care e subseqentes tratamentos; a no ser que, por sua prpria autorizao e a do paciente ou cuidador, outros mdicos, incluindo o prprio mdico da empresa Home Care, possam tambm prescrever tratamentos para esse paciente. Em outras palavras, o mdico mantm total controle sobre o tratamento de seu paciente e ainda dispe do benefcio de manter um colega mdico na retaguarda. O mdico da empresa de Home Care atua somente como um apoio ou elo entre o paciente e o mdico titular, quando isto necessrio. O mdico titular no perde seus honorrios relacionados com as visitas ao seu consultrio, pois muitas vezes, o paciente transportado para o local da consulta, ou o mdico titular vai at o paciente. O mdico titular no perde seus honorrios hospitalares, pois a agncia de Home Care prev o pagamento destes honorrios em regime extra-hospitalar. Para o mdico titular que tambm proprietrio do hospital onde o internamento ocorre, cabe a anlise dos benefcios relacionados com a liberao de leitos para casos mais complexos e o benefcio de estar distanciando seu paciente do risco de adquirir uma infeco hospitalar. O receio com relao qualidade do atendimento tem o seu fundamento, pois quando o mdico titular transfere o seu paciente para os cuidados de uma falsa empresa de Home Care, que no possui a experincia e os recursos necessrios para cuidar de seu paciente, ele est colocando a vida do mesmo em risco. Porm, quando o mdico titular procura conhecer a empresa de Home Care antes de transferir seu paciente, ele no tem nada a temer. Conceitos equivocados sobre cuidados mdicos extra-hospitalares tm mantido muitos pacientes internados em hospitais, os quais poderiam estar se beneficiando do sistema Home Care. A idia de que o Home Care somente para pacientes crnicos ou idosos nasceu das primeiras interpretaes sobre essa modalidade no Brasil. Tais preconceitos se materializaram numa portaria do Ministrio da Sade, que previa a utilizao do Home Care pelo SUS, parametrizando erroneamente a utilizao do sistema Home Care. Quem conhece o Home Care sabe que, da mesma forma como o hospital no tem parmetros de idade, grau ou cronicidade de enfermidade, mas sim regras claras de qualificao que visam apenas a segurana do paciente, tambm o Home Care pode ser para todos, contanto que haja indicao

Papel do Tcnico de Enfermagem em Home Care Tarefas do Tcnico de Enfermagem:


Visitar os pacientes em seus domiclios a fins de realizar procediemtnos clnicos especificados no plano de tratamento, e dentro do escopo de sua prtica de acordo com o COREN; Participa de treinamento de Tcnicos de Enfermagem cumprindo com um protocolo de educao continuada; Realiza exames fsicos em seus pacientes de acordo com o escopo de sua prtica, e segundo o COREN; Executar o plano de tratamento especfico de acordo com o direcionamento do Enfermeiro; Cumpre com o papel de educador junto aos pacientes, e familiares de acordo com o plano de tratamento especfico e superviso direta ou indireta do Enfermeiro;

Pode participar de reunies multidisciplinares para contribuir com informaes relacionadas aos paciente sob seus cuidados diretos; Pode dirigir o seu veculo ou o veculo da empresa para atender aos seus pacientes; Mantm contato com todo o Enfermeiro envolvido no plano de tratamento de seu paciente; Trabalha turnos de 6, 12 e ou 24 horas conforme a demanda da escala elaborada pelo Enfermeiro; Age como agente de Controle de Infeco mantendo higienizado, o ambiente, e os equipamentos mdicos sendo utilizados pelo paciente em domiclio; Realiza visitas ou turnos conforme instrudo pelo Enfermeiro; Seguindo um estrito protocolo, realiza o gerenciamento de Resduos Slidos de Sade em Home Care, sendo gerados no ambiente de cuidados; Realizar anotaes clnicas acuradas; Segue a risco o plano de tratamento; Outras tarefas conforme necessrio, e dentro do escopo da prtica de enfermagem. Informaes gerais: Deve e ter condies e habilidade para aplicar o Processo de Enfermagem conforme orientao do Enfermeiro; Saber equilibrar as demandas administrativas com as demandas clnicas; Possuir excelentes habilidades de gerenciamento de tempo; Deve ter a habilidade fsica para erguer, empurrar ou puxar objetos, e ou seres humanos at 25 quilogramas de resistncia; Habilidade e capacidade fsica para permanecer-se me p por longos perodos, agachar-se, e curvar-se; Possuir boa comunicao verbal e oral; Ter um timo conhecimento clnico e prtico; Ter uma tima habilidade de inter-relacionamento; Ter uma tima habilidade de resoluo de problemas; Deve manter a confidencialidade de tudo que v e ouve na residncia do paciente; Ter iniciativa; Ser positivo; Ser honesto, discreto e tico; Outras. Observaes: O Tcnico de Enfermagem em home care exerce um papel fundamental na recuperao do paciente. Diferentemente de um ambiente hospitalar, em home care, o Tcnico de Enfermagem expende longas horas na residncia do paciente, juntamente com sua famlia, e desenvolve seu trabalho sem o benefcio da superviso direta contnua de um Enfermeiro. Portanto, seu trabalho deve ser norteado por um plano de tratamento objetivo, claro e bem elaborado, para evitar conseqncias adversas. Sua conduta deve ser profissional, tica e sistemtica.

O Tcnico de Enfermagem deve evitar a armadilha de vir a assumir que se tornou um membro da famlia. O profissional deve executar o plano de tratamento e auxiliar a equipe multidisciplinar a tingir suas metas clnicas, sempre preservando a imagem de sua equipe e empresa. O Tcnico de Enfermagem no deve envolver-se com assuntos de natureza particular da famlia, mesmo que seja convidado a faz-lo, lembrando que a familiaridade, leva o profissional a perder o controle sobre a razo principal que o levou at aquele ambiente de cuidados; cuidar. No incomum neste setor, nos deparamos com profissionais que optam por envolver-se com os pacientes e familiares a ponto de antagonizar sua empresa e equipe em favor de um falso senso de intimidade e integrao famlia do paciente. Este comportamento prejudica o andamento do plano de tratamento e danifica em muito o relacionamento delicado entre a empresa, a fonte pagadora, o paciente, a famlia e o prprio profissional, que, consequentemente, perde seu emprego. Manter-se neutro, no trocar informaes confidenciais entre vrios nveis de relacionamento, e acima de tudo, ser leal fonte de seu salrio (a empresa de home care) fundamental ao sucesso do Tcnico de Enfermagem em home care

Quem so os Cuidadores Formais e Informais


O que um Cuidador? Existem dois tipos de cuidadores: o Formal e o Informal. O Cuidador Formal Prov cuidados de sade ou servios sociais para outros, em funo de sua profisso, e usa as habilidades, a competncia e a introspeco originadas em treinamentos especficos. O grau de instruo e treinamento para se obter certificados em vrias profisses muito variado. Pessoas que ocupam posies administrativas ou acadmicas, e que tm sido treinadas na profisso de cuidar de outras pessoas, so tambm denominadas cuidadores formais, porque suas atividades tm um impacto significativo sobre a sade dos pacientes. Geralmente, os cuidadores formais recebem compensao financeira pelos seus servios, mas, algumas vezes no a recebem quando na condio de voluntrios de organizaes, grupos ou particulares. Os cuidadores formais atendem s necessidades de cuidados de sade pela proviso efetiva de servios, competncia e aconselhamento, (bem) como apoio social. O Cuidador Informal (leigo ou familiar) Prov cuidados e assistncia para outros, mas sem remunerao. Geralmente, este servio prestado em um contexto de relacionamento j em andamento. uma expresso de amor e carinho por um membro da famlia, amigo ou simplesmente por um outro ser humano em necessidade. Cuidadores, no sistema informal, auxiliam a pessoa que parte ou totalmente dependente de auxlio em seu cotidiano, como: para se vestir, se alimentar, se higienizar, dependa de transporte, administrao de medicamento, preparao de alimentos e gerenciamento de finanas. Caractersticas do cuidador informal: Levantamentos e pesquisas efetuados em vrios pases permitem reconhecer a importncia dos cuidadores. Nos Estados Unidos, por exemplo, mais de dois milhes e duzentos mil membros de famlias e amigos provm cuidados e tratamentos para mais de um milho e trezentos mil enfermos ou debilitados. Cerca de dois teros dos cuidadores so mulheres. Aproximadamente, trs quartos desses doentes recebem cuidados ou tratamentos por intermdio de membros da famlia e vivem com as prprias famlias. Embora a atividade empregatcia dos cuidadores tenha provado no reduzir o cuidado dedicado ao paciente, existe um certo impacto na qualidade desse cuidado e/ou tratamento. Esse impacto relativo ao nmero de horas disponveis para esta atividade. Pesquisas indicam que, em mdia, o cuidador trabalha de 4 a 8 horas/dia. Para muitos, a atividade de prover cuidados estende-se de um at quatro anos, mas com o aumento da expectativa de vida nos Estados Unidos e no Brasil, pode-se esperar um aumento no nmero de anos dedicados a esta atividade.

Impacto das atividades sobre o Cuidado informal: O envolvimento prolongado na atividade de prover cuidados parece ter um efeito negativo sobre a sade fsica e emocional do cuidador, embora, geralmente, ele assuma este papel com grande satisfao e carinho. Diferentemente da experincia do cuidador parente de uma criana, que normalmente resulta na reabilitao, os cuidadores de pessoas debilitadas ou enfermas encaram uma situao estressante, em funo da deteriorao gradual do doente, sua eventual transferncia para um tratamento institucional ou, lamentavelmente, a sua morte. Estudos mostram problemas de sobrecarga do cuidador, altos ndices de depresso, sintomas de estresse, uso de psicotrpicos, reduo no nvel de imunidade e aumento da susceptibilidade a enfermidades. Homens e mulheres parecem ser afetados similarmente, embora as mulheres paream desenvolver mais estresse. Estes efeitos negativos parecem persistir em alguns cuidadores, at mesmo aps a internao ou a morte do paciente

O que no Home Care Um profissional de sade autnomo 1. Um profissional de sade autnomo que atende por conta prpria em domiclio, no uma empresa de home care. Portanto, se voc um Auxiliar de Enfermagem, Tcnico de Enfermagem, Enfermeiro, Mdico, Dentista, Psiclogo, Fisioterapeuta, Fonoaudilogo, ou qualquer outro profissional na rea de sade e atende seu paciente em casa, sem ter vinculo contratual com uma legtima empresa de home care, voc no pratica a modalidade de home care; voc atende em casa. 2. Uma empresa que oferece apenas os servios de enfermagem ou qualquer outra profisso na rea de sade a domiclio, no uma empresa de home care, pois, para ser uma empresa de home care, uma empresa deve adimplir s resolues aplicveis, e inevitavelmente, ter que ter a estrutura exigida, e uma equipe multidisciplinar que pratique de acordo com os protocolos operacionais de uma empresa de home care de forma a atender seus pacientes/clientes. Portanto, se voc proprietria de uma empresa a qual no possui estas caractersticas de acordo com as RDCs aplicveis; voc no possui uma empresa de home care. 3. Uma cooperativa de enfermagem, medicina, fisioterapia ou qualquer outra profisso, no uma empresa de home care, a no ser que siga a ANVISA RDC 11 de 26 de janeiro de 2006, concomitantemente com as RDCs do COREN, CREFITO, CFF, CRM. Portanto, se voc faz parte de uma Cooperativa Profissional ou de servio, voc no uma empresa de home care, embora, possa, dentro de seus protocolos, enviarem profissionais, equipamentos e servios ao domiclio. 4. Um setor especfico dentro de um plano de sade, que terceiriza os servios de atendimento domicilirio sade no pratica o home care. Portanto, se voc representa um plano de sade que, de seu escritrio, contrata autnomos para prestar servios, que aluga equipamentos e envia ao paciente, que compra medicamentos, dieta, e materiais mdicos e os envia aos pacientes, seu setor no pratica o home care, e no pode ser considerado home care, a no ser que estja dentro de todas as normas que regem o home care no Brasil; ANVISA RDC 11 de 26 de janeiro de 2006, concomitantemente com as RDCs do COREN, CREFITO, CFF, CRM! 5. Uma empresa de remoo. Se sua empresa tem alvar e licena sanitria para efetuar remoes e atendimentos emergenciais de pacientes em seus domiclios, no uma empresa de home care. Embora, uma empresa de home care possa incorporar os servios de remoo prprios. Portanto, instalar um tratamento em domiclio, sem os protocolos especficos utilizados em home care, no constitui uma empresa do setor. 6. Um consultrio veterinrio que atende em casa no home care. 7. Um atendente de enfermagem que atende em casa no home care. 8. Um cuidador de idosos no pratica home care. 9. Uma empresa que vende ou aluga equipamentos mdicos para o setor de home care, no uma empresa no setor de home care, pois, no possui uma equipe multidisciplinar de atendimento em sade no domiclio.

10. Uma empresa de RH que fornece mo de obra na rea de sade, no uma empresa de home care. 11. PSF no home care, embora atenda em domiclio, e utiliza-se de muitos protocolos que se assemelham ao home care. Concluindo, para uma empresa qualificar para ser denominada como uma empresa de home care, ela dever seguir a risca todas as determinaes das resolues especficas j existentes. No se pode estruturar uma empresa de home care que trabalhe somente com enfermagem, ou somente com fisioterapia, etc.! Embora, as empresas prestadoras de servios uni disciplinares ( somente enfermagem, fisioterapia, etc.) no deixem de ser empresas importantes no ramo da sade, e uma tendncia em desenvolvimento. A distino deve ser feita, pois, existem diferenas fundamentais no protocolo e filosofia de atendimento. ORGANIZAES SOCIAIS Eurico de Andrade Azevedo* (Texto retirado do site

http://www.pge.sp.gov.br/centrodeestudos/revistaspge/revista5/5rev6.htm)

1. A organizao social uma qualificao, um ttulo, que a Administrao outorga a uma entidade privada, sem fins lucrativos, para que ela possa receber determinados benefcios do Poder Pblico (dotaes oramentrias, isenes fiscais etc.), para a realizao de seus fins, que devem ser necessariamente de interesse da comunidade. 2. A locuo organizao social, a nosso ver, muito genrica, pois ambas as palavras tm um significado muito abrangente. De qualquer forma, foi a denominao que o legislador resolveu outorgar quelas entidades, em substituio ao desmoralizado ttulo de utilidade pblica, concedido a entidades assistenciais que de beneficentes s tinham o rtulo, por servirem a interesses particulares. Conforme exps o Professor Paulo Modesto (ento Assessor Especial do Ministrio de Administrao e Reforma do Estado), no XII Congresso de Direito Administrativo, em agosto de 1998, na impossibilidade poltica de revogar a Lei n. 91, de 1935, que regulava a aprovao do benefcio "de utilidade pblica", o Governo resolveu aprovar outra lei, criando a nova qualificao. 3. Nos termos da Lei federal n. 9.637, de 18.5.1998, o Poder Executivo poder qualificar como organizaes sociais pessoas jurdicas de direito privado, sem fins lucrativos, cujas atividades sociais sejam dirigidas ao ensino, pesquisa cientfica, ao desenvolvimento tecnolgico, proteo e preservao do meio ambiente, cultura e sade, atendidos os requisitos previstos nesse mesmo diploma. O objetivo declarado pelos autores da reforma administrativa1, com a criao da figura das organizaes sociais, foi encontrar um instrumento que permitisse a transferncia para as mesmas de certas atividades que vm sendo exercidas pelo Poder Pblico e que melhor o seriam pelo setor privado, sem necessidade de concesso ou permisso. Trata-se de uma nova forma de parceria, com a valorizao do chamado terceiro setor, ou seja, servios de interesse pblico, mas que no necessitam sejam prestados pelos rgos e

entidades governamentais. Sem dvida, h outra inteno subjacente, que a de exercer um maior controle sobre aquelas entidades privadas que recebem verbas oramentrias para a consecuo de suas finalidades assistenciais, mas que necessitam enquadrar-se numa programao de metas e obteno de resultados. 4. Essas pessoas jurdicas de direito privado so aquelas previstas no Cdigo Civil, sociedades civis, religiosas, cientficas, literrias e at mesmo as fundaes (art. 16, I). Podem j existir ou serem criadas para o fim especfico de receberem o ttulo de organizao social e prestarem os servios desejados pelo Poder Pblico. O que importa que se ajustem aos requisitos da lei. 5. Quais so os requisitos bsicos? a) no podem ter finalidade lucrativa e todo e qualquer legado ou doao recebida deve ser incorporado ao seu patrimnio; de igual modo, os excedentes financeiros decorrentes de suas atividades; b) finalidade social em qualquer das reas previstas na lei: ensino, sade, cultura, cincia, tecnologia e meio ambiente; c) possuir rgos diretivos colegiados, com a participao de representantes do Poder Pblico e da comunidade; d) publicidade de seus atos; e) submisso ao controle do Tribunal de Contas dos recursos oficiais recebidos (o que j existe); f) celebrao de um contrato de gesto com o Poder Pblico, para a formao da parceria e a fixao das metas a serem atingidas e o controle dos resultados. 6. Submetendo-se a essas exigncias e obtendo a qualificao de organizao social, a entidade poder contar com os recursos oramentrios e os bens pblicos (mveis e imveis) necessrios ao cumprimento do contrato de gesto. Os bens ser-lhe-o transferidos mediante permisso de uso e os recursos sero liberados de acordo com o cronograma de desembolso estabelecido no contrato de gesto. Mais ainda: facultado ao Poder Executivo a cesso especial de servidor organizao social, com nus para o rgo de origem. 7. Como se v, se o Poder Pblico cumprir efetivamente as obrigaes assumidas no contrato de gesto, pode ser de grande interesse para as entidades privadas que j venham prestando servios de interesse da comunidade obterem sua qualificao como organizao social, ainda que com certa perda de autonomia. 8. Nesse ponto, convm alertar que o Conselho de Administrao da entidade dever exercer papel fundamental na sua administrao. Em sua composio, os representantes da comunidade e do Poder Pblico devem constituir maioria absoluta, controlando os atos da diretoria executiva, cujos membros sero pelo Conselho designados e dispensados.

De certa forma, o Poder Pblico se assenhoreia do controle da entidade privada com a colaborao da comunidade para que ela possa vir a exercer as atividades sociais desejadas, utilizando-se de recursos oficiais. Alis, segundo o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, publicao do Ministrio de Administrao e Reforma do Estado, um dos objetivos desse novo tipo de parceria precisamente reforar o controle social direto desses servios, atravs dos seus conselhos de administrao. 9. A qualificao da entidade privada como organizao social ato administrativo discricionrio do Poder Pblico. No mbito federal, o exame da convenincia e oportunidade da medida cabe ao Ministro ou titular do rgo supervisor ou regulador da rea de atividade correspondente ao objeto social da entidade pretendente, assim como ao Ministro da Administrao. Essa discricionariedade criticada por alguns doutrinadores,2 por entenderem tratar-se de uma brecha perigosa no princpio da legalidade, dando azo a decises subjetivas dos governantes. No obstante, como esclarece Hely Lopes Meirelles, poder discricionrio no se confunde com poder arbitrrio: "A faculdade discricionria distingue-se da vinculada pela maior liberdade de ao que conferida ao administrador. Se para a prtica de um ato vinculado a autoridade est adstrita lei em todos os seus elementos formadores, para praticar um ato discricionrio livre, no mbito em que a lei lhe confere essa faculdade."3 Ora, a lei confere ao Executivo a liberdade de examinar a convenincia e a oportunidade de qualificar como organizao social a entidade pleiteante, precisamente para verificar se de interesse pblico transferir ao setor privado o servio que vem sendo realizado pela prpria Administrao, ou, ento, estimular o servio j prestado pela entidade privada com recursos pblicos. indispensvel que a Administrao possa aferir as vantagens e desvantagens que possam advir para a comunidade dessa transferncia. A Administrao h de justificar devidamente o seu ato: o porqu da outorga (ou no) do ttulo jurdico de organizao social entidade que o pleitea. Todo e qualquer ato administrativo deve ser motivado, principalmente aqueles resultantes do poder discricionrio, pois so precisamente estes que precisam estar embasados na clara demonstrao do interesse pblico que os fundamenta. Celso Antnio Bandeira de Mello diz bem que, tratando-se de ato administrativo discricionrio, "o ato no motivado est irremissivelmente maculado de vcio e deve ser fulminado por invlido."4 10. O Poder Executivo tambm poder desqualificar a entidade privada, retirando-lhe o ttulo de organizao social, mas essa providncia h de estar baseada no descumprimento das disposies contidas no contrato de gesto e devidamente apuradas em processo administrativo, assegurado o direito de defesa dos dirigentes da organizao. 11. O contrato de gesto, portanto, o instrumento jurdico bsico dessa nova forma de parceria entre o setor pblico e o privado. Embora a lei denomine esse instrumento de contrato, na verdade,

trata-se de um acordo operacional entre a Administrao e a entidade privada acordo de direito pblico que mais se aproxima de um convnio, em que as partes fixam os respectivos direitos e obrigaes para a realizao de objetivos de interesse comum. Mas como os convnios tambm ficaram desmoralizados (porque ningum cumpria a sua parte e no havia sanes), resolveu-se procurar instrumento mais eficaz. 12. Nos termos da lei federal, o contrato de gesto discriminar as atribuies, responsabilidades e obrigaes do Poder Pblico e da organizao social, mas sobretudo dever especificar o programa de trabalho proposto, a fixao das metas a serem atingidas e os respectivos prazos de execuo, bem como os critrios objetivos de avaliao de desempenho, mediante indicadores de qualidade e produtividade. Alm disso, o contrato deve prever os limites e critrios para despesa com remunerao e vantagens a serem percebidas pelos dirigentes e empregados da organizao social, alm de outras clusulas julgadas convenientes pelo Poder Pblico. 13. A eficcia do contrato de gesto est precisamente na possibilidade do exerccio do controle de desempenho. Havendo indicadores objetivos de qualidade e produtividade, metas a serem alcanadas e prazos de execuo, o Poder Pblico pode perfeitamente acompanhar os trabalhos da entidade privada e verificar a atuao de seus dirigentes, para tomar as providncias cabveis, que podem ir desde a substituio dos diretores (deve-se lembrar que os representantes do Poder Pblico e da comunidade constituem maioria absoluta no Conselho de Administrao) at a cassao do ttulo de organizao social. 14. E os Estados e Municpios perante a Lei federal n. 9.637/98? Na verdade, os Estados e Municpios, se quiserem se utilizar dessa nova forma de parceria na sua administrao, devero aprovar suas prprias leis. Deve-se lembrar que a matria diz respeito forma de prestao de servios de competncia da respectiva entidade estatal. Por conseguinte, somente a entidade estatal competente pode legislar sobre o tema. A Lei n. 9.637/98 no uma lei nacional, cujas normas gerais seriam aplicveis aos Estados e Municpios, tanto assim que ela no faz meno ao assunto, como ocorre, por exemplo, com a Lei Geral de Licitaes e Contratos (Lei n. 8.666/93, art. 1, pargrafo nico). 15. A Lei federal n. 9.637/98 pode servir como modelo para os Estados e Municpios, com as adaptaes indispensveis s suas peculiaridades, em especial no que diz respeito aos servios que entendam convenientes que sejam prestados pelo setor privado. Em alguns lugares sero atividades voltadas cultura (proteo ao patrimnio histrico, museus etc.), em outros preservao do meio ambiente (parques florestais, jardins pblicos), em outros ao ensino e pesquisa (institutos de pesquisa) ou sade (ambulatrios, creches, asilos) etc. A vantagem de se acolher o modelo federal a possibilidade de se obter para as organizaes sociais do Estado ou Municpio os mesmos benefcios concedido s organizaes sociais da Unio (repasse de verbas federais, sesso de bens etc.), desde que a legislao local no contrarie os preceitos da lei federal (art. 15).

16. Note-se que no obrigatrio o modelo federal. apenas conveniente. Segundo consta, muitos Estados e Municpios j aprovaram suas leis, ainda com base na Medida Provisria n. 1.648/97 (da qual resultou a Lei n. 9.637/98), alguns com pleno xito, como Porto Alegre. _________ * Procurador da Justia aposentado e scio do Escritrio Andrade Azevedo e Alencar Consultoria Jurdica. 1. Plano diretor da reforma do aparelho do Estado. Braslia: Ministrio da Administrao e Reforma do Estado - MARE, 1995. 2. Perptua Valado Casali Bahia e Paulo Moreno Carvalho (Organizaes sociais, qualificao como ato vinculado do poder pblico. Tese apresentada ao XXIV Congresso Nacional de Procuradores do Estado de So Paulo, 30.8 a 3.9 de 1998, Campos do Jordo, SP, publicada pelo Centro de Estudos da Procuradoria do Estado de So Paulo, p. 458-477) afirmam que, preenchendo a pessoa jurdica de direito privado os requisitos exigidos pela lei, no pode o Poder Executivo recusar a qualificao, j que se trata de aferir condies formais de habilitao, no existindo espao para a inteleco discricionria do administrador, cujo ato deve simplesmente alcanar a finalidade legal. Os autores examinam o problema tambm frente Lei baiana n. 7.027/97, regulamentada pelos Decretos ns. 7.007 e 7.008 do mesmo ano, perante os quais, havendo mais de uma organizao social que se habilite prestao do servio desejado pelo Estado, faz-se mister a instaurao de processo seletivo. Neste caso, justifica-se a preocupao dos autores, uma vez que a citada qualificao assemelhar-se-ia fase de habilitao no procedimento licitatrio.

ONG
Organizao No Governamental
Saiba o que ONG, definio, links relacionados, terceiro setor, trabalho voluntrio

Definio ONG um acrnimo usado para as organizaes no governamentais (sem

fins lucrativos), que atuam no terceiro setor da sociedade civil. Estas organizaes, de finalidade pblica, atuam em diversas reas, tais como: meio ambiente, combate pobreza, assistncia social, sade, educao, reciclagem, desenvolvimento sustentvel, entre outras. As ONGs possuem funes importantes na sociedade, pois seus servios chegam em locais e situaes em que o Estado pouco presente. Muitas vezes as ONGs trabalham em parceria com o Estado. As ONGs obtm recursos atravs de financiamento dos governos, empresas privadas, venda de produtos e da populao em geral (atravs de doaes). Grande parte da mo-de-obra que atua nas ONGs formada por voluntrios. A ABONG a Associao brasileira de organizaes no governamentais. Exemplo de ONGs: - WWF (Worldwide Fund for Nature) organizao que atual no mundo todo, destinada proteo do meio ambiente. - Fundao SOS Mata Atlntica - ONG brasileira cuja principal funo atuar em defesa da fauna e flora da Mata Atlntica. - Greenpeace - misso de preservao da natureza e conservao da biodiversidade. ONG mundial que tambm atua no Brasil termo ONG Organizao No Governamental, se refere de modo genrico a toda organizao NO pertencente ou vinculada a nenhuma instncia de governo, em qualquer nvel. Foi utilizado pela primeira pelo Conselho Econmico e Social (ECOSOC) das Naes Unidas em 1950. No Brasil, comeou a ser utilizada na metade da dcada de 80, referindo-se exclusivamente s organizaes que realizavam projetos junto aos movimentos populares, por exemplo, na rea da promoo social.

Podemos considerar sinnimos os seguintes termos OSC &ndash Organizaes da Sociedade Civil , Terceiro Setor (do ingls Third Sector) ou Setor sem fins Lucrativos ( Nonprofit Sector). Podemos dizer que as ONGs so grupos sociais organizados que: 1. 2. possuem uma funo social e poltica em sua comunidade ou sociedade; possuem uma estrutura formal e legal;

3. esto relacionadas e ligadas sociedade ou comunidade atravs de atos de solidariedade; 4. 5. no perseguem lucros financeiros (sem fins lucrativos); possuem considervel autonomia.

Atividades de uma Ong? Pelo exposto anteriormente, uma ONG pode atuar em vrios campos, de vrias formas, com objetivos diferenciados, com misses institucionais muito variadas. No existe um tipo de ONG que seja mais abrangente no campo social ou poltico do que outras. Todas, das pequenas e locais at as grandes e internacionais, desempenham um papel scio-poltico importante. Tentar adjetivar ONGs, por suas aes especficas, como do tipo de esquerda ou de direita, de combate ou assessoria, tcnicas ou de militncia uma maneira equivocada de conceituar o papel poltico de uma ONG. Seria desviar a ateno da opinio pblica sobre as funes de uma ONG, para rtulos que dividem, no somam. Isto porque se ela existe, atuante e presente, em um campo de ao social especfico, lgico supor que ela atende interesses de um grupo scio-cultural, dentro de uma faixa do espectro poltico existente. A repousa sua legitimidade. Em contrapartida, as redes de solidariedade e de interesses imediatos podem no ser as mesmas para todas as ONGs, isto determina a diversidade do campo de ao poltica de cada uma delas. Para o caso especfico deste manual, em resumo, podemos considerar que as "ONGs so instituies privadas, com fins pblicos", como sinteticamente expe o antroplogo Rubem Cesar Fernandes. Em outras palavras, ONG so "grupos de presso que buscam por um lado influenciar e democratizar polticas pblicas governamentais para que essas supram da maneira mais extensa possvel s necessidades da sociedade e de condies de vida iguais e justas no mundo todo e, por outro, movimentar a sociedade em que esto inseridas, utilizando-se de suas relaes de solidariedade, na busca dessa democratizao e influncia poltica". Como proceder para a fundao

A Constituio Federal de 1988 aboliu o controle de qualquer aparato estatal s Organizaes da Sociedade Civil, assegurando-se que "as entidades associativas, quando expressamente autorizadas, tm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extra judicialmente". Pela Carta Magna, estas entidades associativas podem inclusive impetrar mandatos de segurana ou propor aes judiciais. O Programa Comunidade Solidria est iniciando uma srie de consultas e debates para definir uma nova legislao, um novo marco legal para o Terceiro Setor, visando consolidar mecanismos mais eficientes e menos burocrticos. A criao de uma ONG ou OSC passa anteriormente pelo interesse de um grupo especfico, com objetivos e identidades comuns, definirem se querem ou no se tornar uma entidade legalizada ou preferem um grupo informal. Definido o interesse deste grupo em fundar uma ONG sem fins lucrativos, com estatuto e registro no cartrio, vinculada ao movimento social, ambientalista ou social, alguns procedimentos precisam ser seguidos. Lembramos que este manual aborda de modo simplificado estes passos. Para evitar problemas recomendvel o acompanhamento de um profissional competente, no caso um Advogado

Das könnte Ihnen auch gefallen