Sie sind auf Seite 1von 4

O PODER DE POLCIA E O ABUSO DE PODER RESUMO O propsito dessa pesquisa foi questionar quais os limites do poder de polcia, conferido

a funcionrios pblicos municipais, encarregados de fiscalizar o exerccio de direitos individuais, e seu eventual abuso, para, em alguns casos, corromperem-se com a esperana de lucro fcil com base na intimidao. PALAVRAS-CHAVE: Direito, Direito Municipal, Poder de Polcia, Abuso de Poder. INTRODUO: O poder de polcia, que encontra respaldo no interesse pelo bem-estar da populao (funo social), trata-se, em sua acepo inicial, de um mecanismo de frenagem, de que dispe a Administrao Pblica, para conter os abusos do direito individual. Hely Lopes Meirelles aprofunda-se no tema e tece uma denominao mais completa, ensinando que o poder de polcia : a faculdade de que dispe a Administrao Pblica para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefcio da coletividade ou do prprio Estado. A denominao poder de polcia sofreu muitas crticas, vez que tericos acreditam que a palavra Polcia soa agressiva e intimidativa, de modo que tal poder poderia ser conceituado como o complexo de medidas do Estado que delineia a esfera juridicamente tutelada da liberdade e da propriedade dos cidados, como ensina Celso Antnio Bandeira de Mello. H, no entanto, que se ressaltar que liberdade e propriedade diferem de direito de liberdade e direito de propriedade. Por fim, Caio Tcito explica que: o poder de polcia , em suma, o conjunto de atribuies concedidas Administrao para disciplinar e restringir, em favor do interesse pblico adequado, direitos e liberdades individuais. Este poder pode ser analisado em sentido amplo, como nos conceitos acima mencionados, e sentido estrito. Enquanto aquele abrange tanto atos do Legislativo quanto do Executivo, este relaciona-se apenas com as intervenes do Poder Executivo. Jean Rivero definiu o poder de polcia em sentido estrito como o conjunto de interveno da Administrao que tende a impor livre ao dos particulares a disciplina exigida pela vida em sociedade. Diz-se que o poder de polcia um poder negativo pois com ele pretende-se evitar um dano. Enquanto o poder positivo almeja-se a obteno de resultados positivos, com o negativo tenta-se evitar um mal oriundo da ao dos particulares, o j referido abuso dos direitos individuais.

Denota-se, por essas circunstncias, que o poder de polcia, ao menos teoricamente, tem uma funo primordialmente preventiva e fiscalizadora tambm o repressiva na restrio, limitao e condicionamento da atividade dos administrados, colocando a eles, coercitivamente, um dever de absteno, procurando conformar o seu comportamento ao interesse social fundamental. O poder de polcia tem traos caractersticos: provir privativamente de autoridade pblica, ser imposta coercitivamente pela administrao e abranger genericamente as atividades e propriedades. Ele se subdivide em polcia administrativa, que essencialmente preventivo, e judiciria, repressivo. Diferem, basicamente, no fato de a polcia administrativa se dispor unicamente a impedir ou paralisar atividades antisociais. J a judiciria se preordena responsabilizao dos violadores da ordem jurdica. Embora se caracterize pela imposio de abstenes aos particulares, o poder de polcia no um poder irrestrito. Ele tem limitaes a fim de garantir o bem comum da populao porm sem violar princpios constitucionais de direitos humanos. A questo que trazemos discusso diz respeito a essa limitao do poder. O poder de polcia est sujeito a limites jurdicos: direitos do cidado, prerrogativas individuais e liberdades pblicas asseguradas na Constituio e nas leis. Ele jamais pode pr em perigo a liberdade, a propriedade. Sua utilizao no deve ser excessiva ou desnecessria, de modo a no figurar abuso de poder. A coexistncia da liberdade individual com o poder de polcia repousa na harmonia entre a necessidade de respeitar essa liberdade e a de assegurar a ordem social. Enfim, ensina Jos Cretella Jnior que o "poder de polcia, ao manifestar-se, de modo concreto, pela ao policial no pode ferir as liberdades pblicas, ou seja: as faculdades de autodeterminao, individuais ou coletivas, declaradas, reconhecidas e garantidas pelo Estado, mediante as quais os respectivos titulares escolhem modos de agir, dentro de limites traados pelo poder pblico". Essa limitao existe at mesmo para evitar que se invada o direito assegurado constitucionalmente da funo social da propriedade. A Constituio Federal, em seu art. 5, inc. XXIII, assevera que a propriedade deve ater-se sua funo social, ou seja, se dela espera-se que haja produo, deve esta existir; se dela espera-se que sirva moradia, deve esta existir. Esse dispositivo fica consonante com a previso de desapropriao por interesse social, quando se impe o condicionamento ou distribuio da propriedade visando seu til aproveitamento, beneficiando, com isso, categorias sociais que meream o devido amparo do Estado. Hely entende que a expresso interveno na propriedade privada refere-se ao todo "ato do Poder Pblico que compulsoriamente retira ou restringe direitos dominiais privados ou sujeita o uso de bens particulares a uma destinao de interesse pblico." Expe, como meios especficos de interveno na propriedade a desapropriao, a servido administrativa, a requisio, a ocupao temporria e a limitao administrativa.

Assim, as limitaes liberdade e propriedade em que atua, por exemplo, o poder de polcia, no se expressam em sacrifcios de direitos, h, no entanto, a decadncia de um direito individual, sempre do administrado, em razo de um interesse social. Em defesa dos interesses pblicos, obriga-se a Administrao Pblica a intervir na propriedade privada, atravs da restrio, limitao, condicionamento ou retirada de direitos dominiais privados ou a sujeio do uso de bens particulares a um interesse pblico. Essa interveno exige ser precedida de lei federal que expresse o fundamento na necessidade ou utilidade pblica, ou interesse social e a autorize. A norma autorizativa de competncia da Unio, j a prtica da interveno pode ser dos Estados-Membros ou do Municpio, nos limites de sua competncia. importante salientar que, em pases como o nosso, altamente concentrador de renda, arriscado conferir a determinados funcionrios poder, teoricamente, limitado, porm, que na prtica poder ser ilimitado. Assim, pode um funcionrio mal treinado e mal remunerado seduzir-se pelo poder que lhe oferecido para intimidar e extorquir a populao, obtendo, desta forma, proveitos em causa prpria. Desta forma, podem ocorrer tais ilicitudes, propiciando a corrupo e o desmando administrativo daqueles que saem s ruas para evitar os abusos dos direitos individuais. Um exemplo local podem ser os agentes de trnsito que, em virtude do concurso realizado, devem receber adicional de produtividade sobre as multas e notificaes efetuadas. , por certo, presumvel a inocncia de todos at prova em contrrio, porm inegvel que estejam sujeitos corromperem-se, principalmente face situaes que os fragilizem, como por exemplo dificuldades financeiras. Ante a isso, acima exposto, nossa concluso enseja questionamentos quanto formao, preparo e remunerao dos funcionrios possuidores do poder de polcia. CONCLUSO guisa de concluso, notamos que o poder de polcia no s til, como essencial composio de um municpio com suas bases fundadas no Estado Democrtico de Direito. Devem, no entanto, ter seus agentes treinamento suficiente, tanto tcnico quanto psicolgico, para agirem com tranqilidade frente a quaisquer situaes, eis que so pessoas que tratam com a populao e ela podem punir quando julgarem necessrio. Cremos, desta forma, que h que se ter um poder de polcia do prprio poder de polcia, ou seja, deve haver fiscalizao rgida para punir com veemncia aqueles que se valem do poder para obterem proveito pessoal. Ainda nesta senda, acreditamos que estas pessoas, muitas vezes de pouca cultura, devem ser suficientemente remuneradas, a fim de evitar a corrupo referida alhures. Ou seja, pessoas incumbidas de fiscalizar no podem sentir "raiva" ou "inveja" dos que devem ser examinados, pois podero punir como uma chamada "vlvula de escape", um mecanismo de revide.

, sem dvida, tudo parte de um contexto estrutural criado ao longo da histria do Brasil, que, para mudar, necessitamos em primeiro plano, exemplo daqueles que tm o poder e muitas vezes se corrompem por no saber lidar com ele, os deputados e senadores. O abuso de poder, de igual forma, encontra-se presente no cotidiano nacional. Mandos e desmandos de polticos servem de exemplo queles que tm que se submeter s suas decises. Assim, infelizmente conclumos que este histrico de corrupo, abuso de poder, prepotncia parte da vida poltica de nosso pas e no conseguiremos exigir dos menos qualificados tratamento diverso do que recebemos dos governantes. Resta esperar que o bom carter de cada um desses funcionrios pblicos faa-os ver que o poder de polcia almeja um fim bem maior do que o benefcio prprio. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS MEIRELLES, Hely Lopes. 1993. Direito Administrativo Brasileiro. 18 a. ed. So Paulo: Malheiros Editores Ltda. MELLO, Celso Antnio Bandeira de. 1998. Curso de Direito Administrativo. 10 a. ed. So Paulo: Malheiros Editores Ltda. CRETELLA Jr., Jos. 1997. Curso de Direito Administrativo. 15 a. ed. Rio de Janeiro: Forense. WENDT, Emerson. 2000. Ensaio Sobre o Poder de Polcia da Administrao Pblica Frente Interveno na Propriedade Urbana. http://www.advogado.adv.br/artigos/2000/emersonwendt/intervpropriedadeurbana.htm# _ftnref2 ANDERSON, Holmes. 2000. Dicionrio de http://www.dji.com.br/administrativo/poder_de_policia.htm#djipequeno Direito.

Das könnte Ihnen auch gefallen