Sie sind auf Seite 1von 3

Universidade Anhanguera Uniderp Centro de Educao a Distncia

ROTEIRO DE ATIVIDADES GABARITO

Data da aula: Curso: Semestre: Mdulo:

14/10/2010 Perodo Letivo: Turno: 2010/2

Tecnologia em Gesto de Servios de Sade 4. Estratgias de Gesto e Sistemas de Qualidade

Unidade Didtica: Gesto Estratgica Professor EAD: Tema da aula: Tema 1 Estratgia: conceitos bsicos. Contedo abordado O estudo da estratgia tem merecido grande destaque na literatura de negcios. comum que se trate de marketing estratgico, estratgia financeira, gesto estratgica de pessoas, viso estratgica e assim por diante. Ento, qual o significado de estratgia? Nesta teleaula vamos conceituar estratgia e conhecer os principais termos ligados ao assunto. Vamos ver tambm que a estratgia pode surgir de um processo intencional, como resultado de um esforo coordenado, ou de um processo emergente, que surge como resultado da combinao casual de agentes e fatores e converge para um padro estratgico. Veremos tambm que os papis desempenhados pelos estrategistas, sejam tecnocratas, visionrios ou empreendedores, exercem forte influncia sobre o processo de formulao estratgica e os resultados obtidos. Finalmente, vamos conhecer as principais etapas de um processo formal de planejamento estratgico. Objetivos especficos de aprendizagem para o tema abordado Compreender as bases do processo de formulao estratgica. Identificar o papel e as funes do estrategista. Metodologias de ensino Teleaulas (horrio de transmisso ao vivo e atividades presenciais), interao via web e atividades a distncia (autoestudo). Fernando Conter Cardoso

Atividades presenciais relacionadas Teleaula Esta atividade consiste na preparao e apresentao de um seminrio, com base nos seguintes textos (todos disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem): 1. 2. 3.
A ARTICULAO ENTRE ESTRATGIA E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETNCIAS GERENCIAIS. ESTRATGIAS EMERGENTES OU DELIBERADAS: UM ESTUDO DE CASO COM OS VENCEDORES DO PRMIO TOP DE MARKETING DA ADVB. MOBILIZANDO ESTRATGIAS EMERGENTES.

Para tanto, a turma dever ser dividida em grupos, de tal forma que cada grupo se encarregue de um dos textos indicados.

Universidade Anhanguera Uniderp Centro de Educao a Distncia

O ideal que cada grupo no tenha mais que cinco componentes. Caso sua turma tenha muitos alunos, e seja necessrio formar um nmero maior de grupos, pode-se tambm utilizar o texto LIDERANA ESTRATGICA E CRIAO DE VALOR, que em princpio foi recomendado para atividade a distncia. No momento presencial desta teleaula, os acadmicos devero formar os grupos, escolher os textos que cada grupo vai trabalhar e realizarem uma primeira leitura, que servir de orientao para a organizao da apresentao. As apresentaes sero realizadas no momento presencial da teleaula. Junto com o material disponibilizado aos alunos coloquei algumas orientaes, a saber: Preparao da apresentao - preciso que todos tenham conhecimento integral do texto e da parte que cabe a cada um na apresentao, de tal modo que a passagem do basto seja suave; aquele que encerra sua fala deve j deixar encaminhada a fala do prximo. Se possvel, o grupo deve preparar material de apoio, tais como cartazes e transparncias, ou apresentao no datashow, se houver disponibilidade no polo. O que deve ficar claro na apresentao? A idia central do autor; qual o propsito do texto? O que o autor se prope a discutir? Quais as referncias tericas utilizadas? Quais os principais conceitos utilizados pelo autor? Como o autor conduziu o trabalho? Houve uma pesquisa de campo? Quais os resultados apresentados pelo autor (concluses do texto)?

Atividades distncia Atividade a distncia 1.1 Foi solicitada aos acadmicos a leitura do texto LIDERANA ESTRATGICA E CRIAO DE VALOR (disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem) e a preparao de um resumo que destaque os seguintes pontos: Liderana gerencial: caractersticas. Liderana visionria: caractersticas. Liderana estratgica: caractersticas. Como esses trs tipos de liderana podem ser combinados para aumentar o valor da empresa.

Por se tratar de uma atividade de leitura e interpretao, no h um gabarito especfico. Entretanto, como forma de estimular os acadmicos, o tutor presencial pode pedir que um ou dois alunos, durante os momentos presenciais das prximas teleaulas, apresentem para a classe as suas anotaes sobre o texto indicado. Atividade a distncia 1.2 Nesta atividade, foi solicitada aos alunos a leitura dos textos que no foram usados por seu grupo para a elaborao do seminrio. Ento, cada aluno dever ler os trs textos, embora participe da apresentao de apenas um. Esta leitura importante para que todos possam estar familiarizados com os temas abordados, de modo a facilitar a interao com os grupos que vo apresentar esses textos. Atividade a distncia 1.3 (atividade avaliativa) Esta uma atividade avaliativa, a ser corrigida pelo tutor presencial; portanto, seu gabarito s pode ser divulgado aps o encerramento do prazo estabelecido no cronograma. Como padro de resposta, espera-se que os acadmicos tenha sido capazes de identificar: Que o empresrio tem um perfil mais visionrio, pois tem faro para os negcios, sua marca 2

Universidade Anhanguera Uniderp Centro de Educao a Distncia

registrada, foi capaz de vender um negcio antes mesmo de abrir", arriscou diversos negcios como pastelarias, lanchonetes e pizzarias, e abriu uma lanchonete sem decidir a especialidade da casa - os cardpios de seus empreendimentos, at hoje, so um apanhado das experincias anteriores. Que seu processo estratgico emergente, visto que conheceu Paulo Abud, um cozinheiro aposentado que por muitos anos trabalhou na 25 de maro e foi ele quem o apresentou s especialidades rabes; desse encontro nasceu o primeiro Habib's.

Atividades avaliativas Como parte das atividades avaliativas deste mdulo, os acadmicos devem resolver individualmente a ATIVIDADE A DISTNCIA 1.3, apresentada no roteiro da teleaula. A resoluo dever ser postada pelo aluno no ambiente virtual de aprendizagem, observando-se as datas estabelecidas no cronograma das teleaulas. A correo desta atividade fica a cargo do tutor presencial, com o devido registro da nota no ambiente virtual de aprendizagem. Bibliografia Bsica MARKS, Alan, et al. Educao sem fronteiras: tecnologia em gesto de servios de sade. Campo Grande: Ed. Uniderp, 2008. (LIVRO PRINCIPAL). BETHLEM, Agrcola de Souza. Estratgia empresarial: conceitos, processo e administrao estratgica. 5. ed., So Paulo: Atlas, 2004. HITT, Michael A., IRELAND, R. Duane, HOSKISSON, Robert E. Administrao Estratgica. 2.ed., So Paulo: Pioneira, 2007. Bibliografia Complementar MARIOTTO, Fbio Luiz. O conceito de competitividade na empresa: uma anlise crtica. Revista de administrao de empresas. So Paulo, v. 31, n. 2, p. 37-52, Abr./Jun. 1991. Disponvel em: http://www16.fgv.br/rae/rae/index.cfm?FuseAction=Artigo&ID=802&Secao=ARTIGOS&Volume=31 &Numero=2&Ano=1991. Acesso em 9 jul 2010. ROWE, W. Glenn. Liderana estratgica e criao de valor. Revista de administrao de empresas. So Paulo, v. 42, n. 1, p. 7-19, Jan./Mar. 2002. Disponvel em: http://www16.fgv.br/rae/rae/index.cfm?FuseAction=Artigo&ID=1325&Secao=F%C3%93RUM&Volu me=42&Numero=1&Ano=2002. Acesso em 9 jul 2010. VASCONCELOS FILHO, Paulo de. Afinal, o que planejamento estratgico? Revista de administrao de empresas. So Paulo, v. 18, n. 2, p. 7-14, Abr./Jun. 1978. Disponvel em: http://www16.fgv.br/rae/rae/index.cfm?FuseAction=Artigo&ID=2960&Secao=ARTIGOS&Volume=1 8&Numero=2&Ano=1978 . Acesso em 9 jul 2010. RAE Revista de Administrao de Empresas. Disponvel em: http://www16.fgv.br/rae/rae/index.cfm. Acesso em: 9 jul.2010 RAUSP Revista da Administrao da Universidade de So Paulo/USP. Disponvel em: http://www.rausp.usp.br/. Acesso em 09 jul. 2010. Cronograma de aulas Conforme informado no ambiente virtual de aprendizagem. Data da Prova do Bimestre: 02/12/2010 Data da Prova Substitutiva: 14/12/2010 Data da Prova de Exame: 22/12/2010 Data de entrega do Laboratrio de Prticas Integradas: 22/11/2010 Prazo mximo: 02/12/2010 Data de entrega das questes do Mdulo: 22/12/2010 Prazo mximo: 02/12/2010

Das könnte Ihnen auch gefallen