Sie sind auf Seite 1von 11

75,%81$/5(*,21$/(/(,725$/'2&($5

&RQFXUVR3~EOLFRSDUD
/0

4;

# ! $,/ /, #   #%,'   0 0

2-74

+7pFQLFR-XGLFLiULRUHD$GPLQLVWUDWLYD



3RUWXJXrV 0DWHPiWLFD 1Ro}HVGH0LFURLQIRUPiWLFD &RQKHFLPHQWRV(VSHFtILFRV

,16758d(6
 9HULILTXH VH HVWH FDGHUQR GH SURYD FRQWpP XP WRWDO GH  TXHVW}HV QXPHUDGDV GH  D  &DVR FRQWUiULR UHFODPH DR ILVFDO GD VDOD XP RXWUR FDGHUQR 1mR VHUmR DFHLWDV UHFODPDo}HV SRVWHULRUHV    3DUD FDGD TXHVWmR H[LVWH DSHQDV 80$ UHVSRVWD FHUWD 9RFr GHYH OHU FXLGDGRVDPHQWH FDGD XPD GDV TXHVW}HV H HVFROKHU D UHVSRVWD FHUWD (VVD UHVSRVWD GHYH VHU PDUFDGD QD )2/+$ '( 5(63267$6 TXH YRFr UHFHEHX

92& '(9(    SURFXUDU QD )2/+$ '( 5(63267$6 R Q~PHUR GD TXHVWmR TXH YRFr HVWi UHVSRQGHQGR YHULILFDU QR FDGHUQR GH SURYD TXDO D OHWUD $%&'( GD UHVSRVWD TXH YRFr HVFROKHX PDUFDU HVVD OHWUD QD

)2/+$ '( 5(63267$6 ID]HQGR XP WUDoR EHP IRUWH QR TXDGULQKR TXH DSDUHFH

DEDL[R GHVVD OHWUD

$7(1d2
       0DUTXH DV UHVSRVWDV SULPHLUR D OiSLV H GHSRLV FXEUD FRP FDQHWD HVIHURJUiILFD GH WLQWD SUHWD 0DUTXH DSHQDV XPD OHWUD SDUD FDGD TXHVWmR PDLV GH XPD OHWUD DVVLQDODGD LPSOLFDUi DQXODomR GHVVD TXHVWmR 5HVSRQGD D WRGDV DV TXHVW}HV 1mR VHUi SHUPLWLGD TXDOTXHU HVSpFLH GH FRQVXOWD QHP R XVR GH PiTXLQD FDOFXODGRUD 9RFr WHUi  KRUDV H  PLQXWRV SDUD UHVSRQGHU D WRGDV DV TXHVW}HV H SUHHQFKHU D )ROKD GH 5HVSRVWDV 'HYROYD HVWH FDGHUQR GH SURYD DR DSOLFDGRU MXQWDPHQWH FRP VXD )ROKD GH 5HVSRVWDV 3URLELGD D GLYXOJDomR RX LPSUHVVmR SDUFLDO RX WRWDO GD SUHVHQWH SURYD 'LUHLWRV 5HVHUYDGRV

)81'$d2 &$5/26 &+$*$6 1RYHPEUR

18/08/03 - 16:34

envolvidos. Uma poltica que favorea as exportaes e a PORTUGUS Ateno: As questes de nmeros 1 a 10 baseiam-se no texto apresentado abaixo. substituio de importaes, por exemplo, ir contrariar outros interesses que so hoje satisfeitos. Uma poltica de redistribuio de renda necessariamente tirar de alguns para favorecer os mais carentes. O mercado no deixa de ser uma criatura assaz estranha, pois ela apresentada como se fosse portadora de vontade. Ouvimos freqentemente que o mercado "quer" isto ou aquilo, que ele tem tal ou qual expectativa, como se tratssemos com um ente volitivo, dotado de desejos, paixes e esperanas. Como uma criana mimada, se a sua vontade contrariada, o seu mau humor imediatamente se manifesta, expressando-se na queda das bolsas, no aumento da cotao do dlar e do dito risco Brasil. No se trata, evidentemente, de negar que o mercado tenha regras que devem ser obedecidas, sob pena de uma disfuno total do corpo social e econmico. Seguir regras faz parte de qualquer comportamento, sem que da se infira necessariamente que obedecer a um conjunto de regras torna esse conjunto um ser dotado de vontade. Se sigo regras de trnsito, da no se segue que essas regras "queiram" tal ou qual coisa, seno no sentido derivado de que seres volitivos impuseram a si mesmos esse conjunto de regras. (...) No domnio econmico observamos dois tipos de processos, de essncia identificados, sobretudo diferente, que tendem a ser na vida poltica e, mais (D) (C) critica as polticas governamentais que se curvam s expectativas de um mercado, especialmente o externo, em prejuzo de sua populao. defende a importncia de existir um mercado que imponha sua prpria vontade a todas as naes do globo, na expectativa de vida melhor para elas. recusa-se a admitir o fato de que existem normas, no campo social e econmico, que precisam ser acatadas e respeitadas por todos. (B)) questiona o hbito de pessoas ligadas ao mundo financeiro de personalizar o chamado "mercado", atribuindo-lhe vontade prpria. (A) concorda com o fato de que o chamado "mercado" deve ditar as regras de funcionamento poltico, social e econmico de um pas. 1. O autor do texto
(Denis Lerrer Rosenfeld, O Estado de S. Paulo, agosto de 2002)

A especulao que temos observado no mercado financeiro obedece precisamente a esse jogo de interesses contrariados ou favorecidos, em que simples rumores de subida ou de descida de determinados candidatos nas pesquisas de opinio produzem lucros para alguns e prejuzos para outros. Em alguns casos, os rumores relativos a essas pesquisas nem se confirmam, porm lucros e perdas no cessam de ser produzidos. E o que pior: os prejuzos dizem respeito a todo o Pas.

especificamente, eleitoral. Se um determinado governo, seguindo certas polticas, no segue regras econmicas bsicas, ele certamente produzir um descalabro completo das contas pblicas e uma desorganizao total das relaes socioeconmicas. As experincias socialistas e comunistas do sculo XX so plenas de ensinamento nesse sentido, pois, ao serem conduzidas contra o mercado, produziram regimes totalitrios com milhes de mortos. A supresso das liberdades democrticas foi a sua primeira manifestao mais visvel. No se pode, contudo, dizer que o mercado no comporte um leque muito variado de polticas, algumas muito distantes entre si. (...) Quem quer determinadas polticas, e no outras, so os agentes econmicos, sociais e polticos que, dependendo das orientaes seguidas, no no se "querem" a sua (C) simplesmente um sinnimo que se aplica ao conjunto de regras socioeconmicas estabelecidas pelos governos de certos pases. (B) deve assumir, realmente, vontade prpria, pois reage de forma positiva ou negativa s especulaes. (E)

_________________________________________________________

2.

De acordo com o texto, o vocbulo mercado, de largo uso nas reas poltica e econmica, (A) transforma-se num artifcio, para unir e concretizar certas polticas praticadas pelo governo.

implementao.

Como

assumem

diretamente,

apresentam os seus interesses sob uma forma impessoal, como se uma entidade coletiva e mirabolante no quisesse certas aes. Toda poltica favorece determinados interesses e contraria outros, sem que se possa dizer que exista uma poltica de custo zero que beneficiaria todos os agentes 2 (E) precisa ser entendido como uma via de mo dupla, com regras semelhantes s de trnsito, que devem ser seguidas por qualquer governo. TRE-CE-P2 (D)) traduz, de forma impessoal, interesses de agentes financeiros, muitas vezes opostos entre si.

18/08/03 - 16:34

3.

Considere as seguintes afirmaes a respeito do texto:

6.

... que o mercado "quer" isto ou aquilo... ... que essas regras "queiram" tal ou qual coisa... ... no "querem" a sua implementao.

I. conclui-se corretamente que, apesar das opinies


do autor, o "mercado" tem mesmo uma vontade prpria e a impe s vrias naes.

O uso das aspas nas frases acima, retiradas do texto,

II. obedecer rigidamente s regras do mercado


significa fortalecer os governos, mesmo os totalitrios, que impedem a liberdade democrtica, instaurando a perseguio poltica. (A) mostra que esto sendo usadas formas de gria que identificam o mercado financeiro.

III. qualquer ao poltica, mesmo abrangente, ter


seus aspectos positivos ou negativos, dependendo dos interesses satisfeitos ou contrariados no mundo dos negcios. Est correto SOMENTE o que se afirma em (A)

(B)

indica a ausncia do termo adequado ao sentido geral do texto.

(C)) busca chamar a ateno do leitor, para um sentido especial no emprego dos verbos.

_________________________________________________________ _________________________________________________________

I (B) II (C)) III (D) I e II (E) II e III

(D)

assinala uma interrupo consciente na seqncia lgica das idias.

(E)

introduz uma hesitao quanto ao emprego correto do sentido das formas verbais.

4.

... seno no sentido derivado de que seres volitivos impuseram a si mesmos esse conjunto de regras. (final do 2o pargrafo) O segmento grifado acima est reescrito, sem prejuzo do sentido original, em

7.

Uma poltica que favorea as exportaes... (5o pargrafo)

O uso da forma verbal grifada acima introduz na frase a noo de

(A) (A) a vontade de cada um se manifesta num conjunto de regras impostas por si mesmas. esse conjunto de regras passa a ter vontade imposta por si mesma. esse conjunto de regras se impe por si mesmo s pessoas. as pessoas recebem, por vontade prpria, um conjunto de regras impostas.

fato concreto.

(B)) hiptese. (C) (D) continuidade. repetio. necessidade.

(B)

(C)

(E) 8.

_________________________________________________________

(D)

Uma poltica de distribuio de renda necessariamente tirar de alguns... (final do 5o pargrafo)

(E)) pessoas decidem impor a si mesmas esse conjunto de regras.


_________________________________________________________

O mesmo tipo de complemento exigido pelo verbo grifado acima est na frase:

5.

Os segmentos grifados nas frases que seguem esto substitudos pelos pronomes adequados e colocados de modo INCORRETO na alternativa: (A)) que ele tem tal ou qual expectativa = que ele tem-na. (B) que o mercado tenha regras = que o mercado as tenha. seguir regras faz parte = segui-las faz parte. obedecer a um conjunto de regras = obedecer-lhes. se sigo regras de trnsito = se as sigo.

(A)

o seu mau-humor imediatamente se manifesta...

(B)

torna esse conjunto um ser dotado de vontade.

(C)

no segue regras econmicas bsicas.

(C) (D) (E)

(D)

produziram regimes totalitrios com milhes de mortos.

(E)) a especulao obedece precisamente a esse jogo de interesses. 3

TRE-CE-P2

18/08/03 - 16:34

9.

... os rumores relativos a essas pesquisas nem se confirmam... (final do texto)

12.

Ambas as formas verbais grifadas esto corretas na frase: (A) Agentes econmicos receiavam a instabilidade do mercado e se ateram a poucas transaes comerciais, naquele dia.

A forma verbal correta, de sentido idntico ao da grifada acima,

(A)) so confirmados.

(B)) Advieram alguns prejuzos para certos candidatos, enquanto outros se beneficiaram com os acordos entre vrios partidos polticos. (C) Alguns candidatos indisporam-se contra as normas do debate, considerando que dispunham de pouco tempo para falar. O Tribunal Regional Eleitoral interviu na discusso entre os partidos e manteve a deciso de impugnar a candidatura solicitada dias antes. Os coordenadores preveram o surgimento de alguns problemas e proporam-se a corrigir os rumos da campanha, para melhorar seu resultado.

(B)

foi confirmado.

(C)

tinham confirmado. (D)

(D)

est sendo confirmado.

(E) 10.

confirmou-se.

_________________________________________________________

(E)

As palavras acentuadas pela mesma razo que justifica os acentos na expresso domnio econmico, so

_________________________________________________________

13. (A) histria notvel.

A concordncia est feita em desrespeito norma culta na frase: (A) Algumas propostas divulgadas pelos candidatos parecem incompatveis com a realidade nacional, faltando-lhes at mesmo fundamentos que convenam os eleitores. Comentrios feitos por candidatos produzem resultados muitas vezes nefastos, com graves ameaas ao regime democrtico no Pas. Todas as vezes em que houve especulaes, as exigncias do mercado se manifestaram concretamente na queda das bolsas e no aumento da cotao do dlar. Quando se divulgam certos fatos da vida particular dos candidatos, h uma reao, favorvel ou no, dos eleitores, o que transparece nas pesquisas.

(B)

trnsito difcil.

(C)

prejuzo pblico. (B)

(D)) experincia poltica.

(E) 11.

herosmo extraordinrio.

(C)

_________________________________________________________

H palavras escritas de modo INCORRETO na frase:

(A)

A manipulao irresponsvel de dados fornecidos pelas pesquisas de opinio pode resultar em conseqncias desastrosas at mesmo economia do Pas.

(D)

(B)

Muitos partidos lutam contra a escassez de recursos para realizar uma campanha mais competitiva pela televiso. 14.

(E)) imprescindvel propostas claras dos candidatos aos principais cargos eletivos do Pas, para que todos possam escolher conscientemente aquele que mais se aproximem de seus ideais.
_________________________________________________________

(C)) Os gastos numa campanha poltica so vultuosos e exigem macissos investimentos, para atingir o maior nmero possvel de eleitores.

Chegar ao desrespeito ...... propriedade privada, na cidade e no campo, e ...... um eventual no-cumprimento de contratos, pode levar ...... ruptura das instituies democrticas vigentes no Pas. As lacunas da preenchidas por (A) (B) a a a frase acima esto corretamente

(D)

A extenso e a variedade geogrfica de nosso territrio impem estratgias e planejamento eficiente para que todos os brasileiros possam votar tranqilamente.

a a a TRE-CE-P2

(E)

O crescimento de algum candidato ou a queda de outro so fatos previsveis durante uma campanha eleitoral, sempre sujeita s variaes de humor dos eleitores.

(C)

(D)) (E) a

18/08/03 - 16:37

18. MATEMTICA 15. Uma Repartio Pblica recebeu 143 microcomputadores e 104 impressoras para distribuir a algumas de suas sees. Esses aparelhos sero divididos em lotes, todos com igual quantidade de aparelhos. Se cada lote deve ter um nico tipo de aparelho, o menor nmero de lotes formados dever ser (A) (B) 8 11

Dois tcnicos judicirios foram incumbidos de catalogar alguns documentos, que dividiram entre si em partes inversamente proporcionais aos seus respectivos tempos de servio no cartrio da seo onde trabalham. Se o que trabalha h 12 anos dever catalogar 36 documentos e o outro trabalha h 9 anos, ento o total de documentos que ambos devero catalogar (A) 76

(B)) 84 (C) (D) (E) 88 94 96

(C)) 19 (D) (E) 16. 20 21

_________________________________________________________

19.
_________________________________________________________

Do total X de funcionrios de uma Repartio Pblica que fazem a conduo de veculos automotivos, sabe-se que 1 2 efetuam o transporte de materiais e equipamentos e 5 3 do nmero restante, o transporte de pessoas. Se os demais 12 funcionrios esto temporariamente afastados de suas funes, ento X igual a (A) (B) (C) (D) 90 75 60 50

Uma impressora tem capacidade para imprimir 14 pginas por minuto em preto e 10 pginas por minuto em cores. Quanto tempo outra impressora levaria para imprimir um texto com 210 pginas em preto e 26 em cores, se sua capacidade de operao igual a 80% da capacidade da primeira? (A) (B) (C) 16 minutos e 45 segundos. 20 minutos. 21 minutos e 25 segundos.

(D)) 22 minutos. (E) 20. 24 minutos e 30 segundos.

_________________________________________________________

Suponha que, em uma eleio, apenas dois candidatos concorressem ao cargo de governador. Se um deles obtivesse 48% do total de votos e o outro, 75% do nmero de votos recebidos pelo primeiro, ento, do total de votos apurados nessa eleio, os votos no recebidos pelos candidatos corresponderiam a (A)) 16%

(E)) 45
_________________________________________________________

(B) (C) (D) (E) 21.

18% 20% 24% 26%

17.

Ao fazer a manuteno dos 63 microcomputadores de certa empresa, um funcionrio observou que a razo entre o nmero de aparelhos que necessitavam de reparos e o nmero dos que no apresentavam defeitos era, nessa 2 . Nessas condies, verdade que o nmero de 7 aparelhos com defeitos era ordem, (A) (B) 3 7

_________________________________________________________

Do total de inscritos em um certo concurso pblico, 62,5% eram do sexo feminino. Se foram aprovados 42 homens e este nmero corresponde a 8% dos candidatos do sexo masculino, ento o total de pessoas que se inscreveram nesse concurso (A) (B) 1 700 1 680 1 600 1 540

(C)) 14 (D) (E) 17 21

(C) (D)

(E)) 1 400 5

TRE-CE-M2

18/08/03 - 16:37

22.

Um capital de R$ 2 500,00 foi aplicado a juro simples e, ao final de 1 ano e 3 meses, o montante produzido era R$ 3 400,00. A taxa mensal dessa aplicao foi de (A) 2,5%

25.

Alguns tcnicos judicirios de certo Cartrio Eleitoral combinaram dividir igualmente entre si um total de 84 processos a serem arquivados. Entretanto, no dia em que o servio deveria ser executado, dois deles faltaram ao trabalho e, assim, coube a cada um dos presentes arquivar 7 processos a mais que o previsto. Quantos processos cada tcnico arquivou? (A) (B) 14 18

(B)) 2,4%

(C)

2,2% (C)) 21

(D)

1,8%

(D) (E)

24 28

(E) Ateno:

1,5% Considere o seguinte enunciado para responder s questes de nmeros 23 e 24.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

26.

Uma empresa de prestao de servios usa a expresso p(x) = x2 + 80 x + 5, em que 0 < x < 80, para calcular o preo, em reais, a ser cobrado pela manuteno de x aparelhos em um mesmo local. Nessas condies, a quantia mxima cobrada por essa empresa (A) (B) (C) R$ R$ 815,00 905,00

Em uma livraria foi montado um servio de utilizao de microcomputadores. O usurio paga uma taxa fixa de R$ 1,50, acrescida de R$ 2,50 por hora. Frao de hora cobrada como hora inteira.

R$ 1 215,00

(D)) R$ 1 605,00 (E) 27. R$ 1 825,00

_________________________________________________________

23.

A quantia a ser desembolsada por uma pessoa que utilize certo dia esse servio, das 12h50min s 16h15min, (A)) R$ 11,50

O tampo de uma mesa tem a forma de um quadrado, cujo lado mede 120 cm. Se ele deve ser revestido por um material que custa R$ 18,50 o metro quadrado, a quantia mnima a ser desembolsada para se executar esse servio (A)) R$ 26,64

(B)

R$ 11,00 (B) R$ 25,86 R$ 24,48 R$ 22,20 R$ 20,16 dia, Jairo comentou com seu colega Luiz:

(C)

R$ 10,00

(C) (D)

(D)

R$ 9,50 28.

(E) Certo

_________________________________________________________

(E) 24.

R$ 9,00

_________________________________________________________

Um usurio que dispe apenas de R$ 20,00, pode utilizar esse servio por, no mximo, (A) 10 horas.

4 do dia, enquanto 9 7 voc trabalhou apenas o equivalente a do dia." 20 "Hoje eu trabalhei o equivalente a Com base nessa informao, quanto tempo Jairo trabalhou

(B)

9 horas.

a mais que Luiz? (A) 1 hora e 50 minutos.

(C)

8 horas.

(B)) 2 horas e 16 minutos. (C) (D) 2 horas e 48 minutos. 3 horas e 14 minutos. 3 horas e 36 minutos. TRE-CE-M2

(D))

7 horas.

(E) 6

6 horas.

(E)

18/08/03 - 16:43

NOES DE MICROINFORMTICA 29. A velocidade dos processadores dos microcomputadores atuais normalmente medida em (A) (C) (D) (E) Hertz ou Hz. Quilobyte ou Kb. Megabyte ou Mb. Gigabyte ou Gb.

35. A frmula =B11+B12, contida na clula B10, quando movida para a clula A10 ser regravada pelo Excel como (A) =A10+A11

(B)) =A11+A12 (C) (D) (E) =B10+B11 =B11+B12 =C10+C11

(B)) Gigahertz ou GHz.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

36. No endereo http:/www.empresa.com.br, o conjunto de regras e padres que permite aos computadores trocar informaes pela Internet indicado por (A)) http. (B) www. empresa. com. br.

30. No sistema operacional Windows, o conceito de arquivo NO representado por (A) (B) (C) (D) um programa adicionado na pasta de programas. um documento de trabalho gravado na forma de texto. um banco de dados no disco rgido. uma planilha eletrnica contendo frmulas de clculo.

(C) (D) (E)

_________________________________________________________

(E)) um atalho exibido na rea de trabalho.


_________________________________________________________

37. O recurso no Internet Explorer para garantir que est sendo usada a verso mais recente da pgina Web atual clicar no boto (A) (B) Avanar ou Forward. Voltar ou Back.

31. Ao colocar o ponteiro do mouse no menu Iniciar, sobre um item que contm uma seta para a direita, o Windows exibe (A)) os itens de um menu secundrio. (B) (C) (D) (E) uma caixa de texto para digitar comandos. o nome completo do item. a janela de abertura do objeto associado ao item. o nome do autor e a data de criao do item.

(C)) Atualizar ou Refresh. (D) (E) Pgina inicial ou Home. Pesquisar ou Search.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

38. A pgina Web inicial, aquela que se v cada vez que se inicia o browser, definida no Internet Explorer (A) (B) clicando-se o boto Pgina inicial (Home) da barra de Ferramentas. clicando-se o Ferramentas. boto Favoritos da barra de

32. A melhor forma para trabalhar, ao mesmo tempo, duas partes de um documento Word (A) (B) (C) exibindo-se o documento no modo de estrutura de tpicos. aplicando-se menos zoom no documento. criando-se duas janelas para o mesmo documento.

(C) (D)

acessando-se o item Selecionar do menu Editar. acessando-se o item Tela Inteira do menu Exibir.

(D)) criando-se uma barra de diviso na janela do documento. (E) utilizando-se a barra de rolagem vertical da janela.

(E)) acessando-se o item Opes da Internet do menu Ferramentas.


_________________________________________________________

_________________________________________________________

39. Para adicionar uma conta de correio no Outlook Express NO necessrio o (A) (B) (D) (E) tipo do servidor de mensagens. nome da conta de correio. nome do servidor de mensagens recebidas. nome do servidor de mensagens enviadas.

33. O mtodo de digitar texto no Word em que os caracteres no ponto de insero so substitudos denominado (A) (B) (C) (D) inserir. editar. localizar e substituir. copiar e colar.

(C)) nome do servidor de notcias.

_________________________________________________________

(E)) sobrescrever.
_________________________________________________________

34. Uma clula de planilha Excel pode ocupar vrias colunas e/ou linhas utilizando-se o tipo de formatao (A) (B) (C) (E) Formatar planilha. Formatar linha. Formatar coluna. Ocultar linhas de grade da clula.

40. Classificar em pastas diferentes as mensagens de correio recebidas, realar em cores determinadas mensagens, responder ou encaminhar mensagens automaticamente, entre outras operaes, podem ser definidas no Outlook Express em (A)) Regras para mensagens. (B) (C) (D) (E) Sincronizar mensagens. Ir para pasta. Configurar pastas. Configurar mensagens. 7

(D)) Mesclar clulas.

TRE-CE-H06

18/08/03 - 16:43

45. Considere a seguinte afirmao: CONHECIMENTOS ESPECFICOS 41. Uma das possveis impessoalidade (A) aplicaes do princpio da O servio noturno, prestado em horrio compreendido entre 22 horas de um dia e 6 horas do dia seguinte, ter o valor-hora acrescido de 50%, computando-se cada hora como 52 minutos e 30 segundos. Nos termos da Lei no 8.112/90, essa afirmao est (A) (B) (C) incorreta quanto ao incio do perodo sujeito ao adicional noturno. correta quanto ao trmino do perodo sujeito ao adicional noturno. correta quanto ao percentual de acrscimo relativo ao adicional noturno.

considerar que o servidor age em nome da Administrao, de modo que a Administrao se responsabiliza pelos atos do servidor, e este no possui responsabilidade.

(B)) proibir que constem, na publicidade das obras e servios pblicos, nomes, smbolos ou imagens que caracterizem promoo pessoal de autoridades. (C) impedir que servidores pblicos se identifiquem pessoalmente como autores dos atos administrativos que praticam. impedir que determinadas pessoas recebam tratamento favorecido em concursos pblicos, em razo de deficincia fsica. considerar inconstitucionais os critrios de ttulos em concursos para provimento de cargos pblicos.

(D)

(D)) correta quanto ao cmputo das horas em perodo sujeito ao adicional noturno. (E) incorreta ao estabelecer que o servidor pblico federal tenha direito ao adicional noturno.

(E)

_________________________________________________________

_________________________________________________________

42. A organizao da Administrao Pblica federal distingue a Administrao direta da indireta. So exemplos de integrantes da Administrao direta e da indireta, respectivamente, (A) a Presidncia da Repblica e um Ministrio.

(B)) um Ministrio e uma empresa pblica. (C) (D) uma autarquia e uma sociedade de economia mista. uma autarquia e uma empresa concessionria de servio pblico. privada

46. Trs servidores pblicos federais Joo, Pedro e Antnio sujeitos Lei no 8.112/90, cometem, isoladamente, infraes que, ao mesmo tempo, configuram ilcitos penais e administrativos, sendo apurados em distintos processos penais e administrativos. Suponha que os processos penais se encerrem antes, com os seguintes resultados: Joo absolvido por falta de provas; Pedro absolvido por negativa da existncia do fato; e Antnio absolvido por negativa de sua autoria. Nessa situao, nos processos administrativos ainda em andamento, (A) (B) Joo, Pedro e Antnio ainda assim podero vir a ser condenados. Joo e Pedro ainda assim podero vir a ser condenados, mas Antnio ter necessariamente de ser absolvido. Antnio e Pedro ainda assim podero vir a ser condenados, mas Joo ter necessariamente de ser absolvido.

(E)

uma fundao pblica e uma fundao privada. da

_________________________________________________________

(C)

43. exemplo de exerccio do poder hierrquico Administrao a (A) (B) aplicao de uma multa de trnsito. aplicao de uma sano contratual Administrao em um contrato Administrativo.

(D)) Joo ainda assim poder vir a ser condenado, mas Pedro e Antnio tero necessariamente de ser absolvidos. pela (E) Joo, Pedro e Antnio tero necessariamente de ser absolvidos.

_________________________________________________________

(C)) revogao de um ato administrativo pela autoridade superior ao agente administrativo que o praticou. (D) anulao de um ato administrativo pelo Poder Judicirio. anulao de um ato administrativo pelo prprio agente que o praticou.

47. Suponha que um empregado de uma empresa privada, concessionria de servio pblico, ao prestar o servio cause intencionalmente dano a um particular. Nesse caso, quem responde por esses danos, indenizando o particular lesado, (A)) a concessionria, que tem responsabilidade objetiva e que poder, depois, cobrar o prejuzo ao empregado que causou o dano. (B) a concessionria, que tem responsabilidade subjetiva e que poder, depois, cobrar o prejuzo ao empregado que causou o dano. a concessionria, que tem responsabilidade objetiva, no podendo, no entanto, cobrar depois o prejuzo ao empregado que causou o dano. a concessionria, que tem responsabilidade subjetiva, no podendo, no entanto, cobrar depois o prejuzo ao empregado que causou o dano. exclusivamente o intencionalmente. empregado, que agiu

(E)

_________________________________________________________

44. Considere que Joo, com 69 anos de idade e 35 anos de contribuio previdncia, pede sua aposentadoria voluntariamente. Passado um ano e meio, Joo tem conhecimento de que o cargo que ocupava ainda est vago e pretende voltar atividade. Aplicando-se as regras da Lei no 8.112/90, a pretenso de Joo (A) (B) (C) (D) (E)) 8 possvel mediante reverso da aposentadoria. possvel mediante readaptao. possvel mediante reintegrao. possvel mediante reconduo. no possvel.

(C)

(D)

(E)

TRE-CE-H06

18/08/03 - 16:43

48. A Unio Federal pretende realizar a contratao de uma obra no valor de R$ 10.000,00. Para essa contratao, nos termos da Lei no 8.666/93, a licitao (A) (B) (C) (D) inexigvel. ter de ocorrer na modalidade convite. ter de ocorrer na modalidade tomada de preos. ter de ocorrer na modalidade concorrncia.

52. Embora alistados como eleitores, so quaisquer cargos os (A) maiores de setenta anos.

inelegveis para

(B)) analfabetos. (C) (D) (E) brasileiros naturalizados. maiores de dezoito anos e menores de vinte e um anos. militares.

_________________________________________________________ _________________________________________________________

(E)) poder ocorrer na modalidade convite, ou tomada de preos, ou concorrncia.

49. Quando todos os licitantes forem inabilitados em uma licitao, (A)) a Administrao poder conceder prazo a todos os licitantes para que apresentem nova documentao. (B) a Administrao poder afastar algumas exigncias do edital que no tenham sido atendidas, habilitando os licitantes. essa licitao dever ser revogada Administrao, considerando-se deserta. essa licitao dever ser anulada Administrao, considerando-se deserta. essa licitao dever ser revogada Administrao, considerando-se fracassada. pela pela

53. Ser brasileiro nato condio necessria para se ocupar o cargo de (A) (B) (C)) (D) (E) Ministro da Justia. Presidente do Banco Central. Ministro do Supremo Tribunal Federal. Advogado Geral da Unio. Procurador Geral da Repblica. regularmente

_________________________________________________________

(C) (D) (E)

54. Os estatutos dos partidos polticos constitudos devem ser registrados (A)) no Tribunal Superior Eleitoral.

pela

(B) (C)

em qualquer dos Tribunais Regionais Eleitorais. no Tribunal Regional Eleitoral do Estado em que tiver sido levado ao Registro Civil o ato de sua fundao. em qualquer dos Tribunais de Justia dos Estados. no cartrio da Zona Eleitoral designada pelo Tribunal Superior Eleitoral.

_________________________________________________________

50. Para a Administrao celebrar contrato, tendo por objeto o remanescente de uma obra, em conseqncia da resciso de contrato anterior, (A) poder contratar mediante dispensa de licitao, escolhendo a seu critrio empresa que preencha os requisitos da anterior licitao, observando as mesmas condies do contrato rescindido.

(D) (E)

_________________________________________________________

(B)) poder contratar mediante dispensa de licitao, respeitando a ordem de classificao da anterior licitao e observando as mesmas condies do contrato rescindido. (C) ter de realizar nova licitao, considerando o valor total do contrato para definir a modalidade de licitao. ter de realizar nova licitao, considerando o valor do remanescente para definir a modalidade de licitao. ter de contratar diretamente, por inexigibilidade de licitao.

55. Para assegurar a independncia dos membros do Poder Judicirio, a Constituio Federal a eles atribui garantias e impe vedaes. Dentre estas ltimas est a que probe aos Juzes (A) (B) (C) (D) criar associaes de classe para defesa de seus interesses. participar de homenagens oficiais a ocupantes de cargos dos demais Poderes. receber custas ou participao em processos, ressalvados os casos permitidos por lei. permanecer por mais de cinco anos na mesma circunscrio.

(D)

(E)

_________________________________________________________

51. A Constituio Federal assegura a liberdade de trabalho, (A) determinando que, em igualdade de condies, seja dada prioridade ao brasileiro nato sobre o naturalizado no preenchimento de vagas no mercado de trabalho. vedando, porm, a menores de dezesseis anos o exerccio de qualquer profisso, salvo na condio de aprendiz, a partir dos doze anos. condicionando, porm, autorizao prvia o exerccio das atividades econmicas pelos estrangeiros residentes no pas. reservando, de preferncia, s mulheres o exerccio de determinadas profisses.

(E)) candidatar-se a cargos poltico-eletivos de outros Poderes. 56. O servidor pblico civil constitucionalmente o direito (A) (B) (C) tem assegurado

_________________________________________________________

(B)

de livre manifestao, mas no o direito livre associao sindical nem o direito de greve. livre associao sindical, mas no o direito de greve. livre associao sindical e o direito de greve, este desde que autorizado previamente pelo Poder Judicirio.

(C)

(D)

(D)) livre associao sindical e o direito de greve, este nos termos e nos limites definidos em lei especfica. (E) de greve, nos termos e nos limites definidos em lei especfica, mas no o direito livre associao sindical. 9

(E)) admitindo que certas profisses s possam ser exercidas por quem preencha qualificaes profissionais previstas em lei. TRE-CE-H06

18/08/03 - 16:43

57. Os proventos da aposentadoria dos servidores pblicos, abrangidos pelo regime de previdncia de carter contributivo, (A) nunca podero ser integrais, no aposentadoria compulsria aos 70 anos. caso de

60. Nos termos da Constituio Federal, o ingresso no servio pblico (A) depende de aprovao prvia em concurso pblico, que ser sempre de provas e ttulos, para permitir a avaliao dos conhecimentos e da qualificao dos candidatos. poder se dar por livre nomeao, para cargos efetivos que dispensem qualificao especial.

(B)

sero sempre integrais, no caso de aposentadoria por invalidez. sero proporcionais ao tempo de contribuio, independentemente do cumprimento de outros requisitos, no caso de aposentadoria voluntria aos 60 anos, sendo mulher a servidora.

(B)

(C)

(C)) far-se-, nos casos de contratao por tempo determinado, para atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico, nos termos a serem definidos por lei. (D) prescinde de concurso pblico no caso de provimento de cargos em comisso, devendo as nomeaes ser ratificadas pelo Poder Legislativo. depende de aprovao em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, para o provimento de cargos pblicos, dispensada essa exigncia para o provimento de empregos pblicos.

(D)) sero integrais, desde que cumprido tempo mnimo de 10 anos de efetivo exerccio no servio pblico e de 5 anos no cargo efetivo em que se der a aposentadoria, no caso de aposentadoria voluntria do servidor homem, com 60 anos de idade e 35 anos de contribuio. (E) sero integrais, independentemente do tempo de contribuio, no caso de aposentadoria voluntria do servidor homem, com 60 anos de idade, se tiver exercido atividades insalubres por no mnimo 5 anos antes da aposentadoria.

(E)

_________________________________________________________

61. Deferido o pedido de alistamento, o ttulo de eleitor dever ser entregue (A) (B) ao prprio eleitor, pelo Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do respectivo Estado, em sesso solene. ao prprio eleitor, retendo-se o documento que instruiu o pedido de alistamento para ser arquivado juntamente com o recibo obrigatrio. a delegado de partido poltico a que estiver filiado o eleitor, devidamente credenciado junto Justia Eleitoral. ao prprio eleitor ou a representante seu, mediante recibo, que ser encaminhado para registros e final arquivamento junto ao Tribunal Superior Eleitoral.

_________________________________________________________

58. Atenta a polticas de insero social, a Constituio Federal expressamente prev reserva, por lei, de percentual dos cargos e empregos pblicos para pessoas (A)) portadoras de deficincia.

(C)

(D)

(B)

de raa negra.

(E)) pelo funcionrio da Justia Eleitoral, mediante recibo, a quem o eleitor autorizar por escrito.
_________________________________________________________

(C)

com mais de 40 anos de idade.

62. Do despacho proferido em processo de alistamento caber recurso (A) de ofcio, ao Tribunal Regional Eleitoral competente. interposto por qualquer eleitor, em se tratando de deciso de deferimento do pedido de inscrio eleitoral.

(D)

do sexo feminino.

(B)

(E)

que tenham cursado a escola pblica.

_________________________________________________________

(C)) do alistando, quando a deciso indeferir a expedio do ttulo de eleitor. (D) interposto por partido poltico, na hiptese de indeferimento de pedido de inscrio eleitoral ou de transferncia, apresentado por filiado. interposto por preparador ou funcionrio da Junta Eleitoral, se identificado erro material na deciso exarada pelo Juiz.

59. O ordenamento constitucional brasileiro liberdade de religio, mas NO permite (A)

garante

(E) a prestao de assistncia religiosa nas entidades pblicas de internao coletiva. a celebrao de cultos religiosos em locais pblicos, salvo se obtida autorizao da autoridade administrativa competente.

_________________________________________________________

(B)

63. Da folha individual de votao e do ttulo de eleitor dever constar a indicao (A) (B) (C) da seo em que o eleitor originariamente se inscreveu e da seo para a qual pediu transferncia. do domiclio residencial do eleitor. da vinculao permanente do eleitor seo eleitoral na qual se inscreveu.

(C)) alegao de convico religiosa como escusa para o no cumprimento de obrigao legal a todos imposta e de prestao alternativa. (D) (E) o ensino religioso em escolas pblicas. em nenhuma hiptese a destinao de recursos pblicos a escolas mantidas por igrejas.

(D)) da seo em que o eleitor tiver sido inscrito, a qual no poder ser localizada em distrito judicirio ou administrativo diferente do da respectiva residncia. (E) do distrito judicirio do domiclio comercial do eleitor. TRE-CE-H06

10

18/08/03 - 16:43

64. Constitui causa de cancelamento da inscrio eleitoral (A)) a duplicidade de inscries. (B) (C) deixar de votar em duas eleies consecutivas. a solicitao de segunda via do ttulo, sem apresentar prova concreta de extravio do originariamente expedido. o deferimento do pedido de inscrio, por fora de despacho proferido aps esgotado o prazo legal. protocolar o pedido de alistamento cento e vinte e dois dias antes da data da eleio.

68. No sistema eletrnico de votao, o voto ser computado para (A) a legenda partidria do candidato ao Senado Federal, quando o eleitor sufragar candidato a Presidente e a Senador de coligaes distintas. a coligao que registrou o candidato a Presidente, quando a indicao do eleitor recair sobre candidato a Presidente de uma coligao e candidatos a deputado estadual e federal de partido no coligado. o candidato a Senador registrado pelo partido ou coligao que registrou, tambm, o candidato a Governador sufragado pelo eleitor. a legenda partidria, se for atribudo ao candidato a suplente de Senador.

(D) (E)

(B)

_________________________________________________________

(C)

65. A organizao de cada seo eleitoral deve observar, dentre outras condies, (A) o mnimo de trinta eleitores para fins de composio. (D)

(B)) a instalao de uma s Mesa Receptora, cujos membros so nomeados pelo Juiz Eleitoral. (C) (D) (E) a indicao da respectiva Mesa Receptora pelo Tribunal Regional Eleitoral do respectivo Estado. o mximo de quinhentos eleitores nas capitais dos Estados. a garantia de exclusividade da seo destinada aos cegos.

(E)) a legenda do partido, quando o eleitor indicar apenas o nmero deste ao votar para determinado cargo e somente para a eleio a este cargo ser considerado.
_________________________________________________________

_________________________________________________________

69. No dia marcado para as eleies, o processo de votao tem incio (A) no momento em que o Presidente da Mesa Receptora promover a verificao da presena de seus membros e dos fiscais de partido.

66. A nomeao dos membros das Mesas Receptoras, de competncia do (A) Tribunal Superior Eleitoral, pode vir a ser objeto de reclamao por parte de partido poltico, no prazo de dois dias contados da publicao do ato. Presidente da Junta Eleitoral, realiza-se em audincia pblica, trinta dias antes da eleio. Presidente do Tribunal Regional do respectivo Estado, deve, preferencialmente, recair sobre eleitores da prpria seo.

(B)) quando o Presidente da Mesa Receptora declarar iniciados os trabalhos. (C) (D) s 7 horas, com a instalao da Mesa Receptora. s 7 horas, quando os candidatos presentes forem admitidos a votar. s 8 horas, quando o Presidente da Mesa Receptora depositar o seu voto na urna.

(B) (C)

(D)) Juiz Eleitoral, deve ocorrer em audincia pblica, anunciada pelo menos com cinco dias de antecedncia. (E) Juiz Eleitoral, deve ser comunicada aos Presidentes das Mesas Receptoras no mnimo noventa dias antes da eleio.

(E)

_________________________________________________________

_________________________________________________________

70. Na hiptese de a Junta Eleitoral deixar de receber impugnao apresentada por delegado de partido ou coligao (A) (B) ser, de imediato, declarada a sua extino. lavrar-se- ata prpria, assinada pelos fiscais e delegados de partidos polticos presentes.

67. Todas as fases do processo de votao e de apurao podero ser fiscalizadas por partidos e coligaes, compreendendo (A)) a garantia do conhecimento antecipado dos programas de computador a serem utilizados. (B) o direito de impugnar, oralmente, os programas de computador, no prazo de 10 dias do seu conhecimento. o recebimento, pelos partidos e coligaes, de cpias dos dados do processamento parcial, a cada hora. a fiscalizao de cada seo eleitoral por dois delegados e trs fiscais credenciados por cada um dos partidos que tenham registrado candidatos s eleies majoritrias. a contratao de empresas especializadas em pesquisas e testes pr-eleitorais para acompanharem, independentemente de credenciamento, os trabalhos de apurao.

(C)

(C)) caber ao Tribunal Regional Eleitoral decidir sobre o recebimento, em quarenta e oito horas contadas a partir da entrada da impugnao recusada no seu protocolo. (D) o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral dever pronunciar-se sobre o recebimento, se nas quarenta e oito horas seguintes a impugnao recusada em primeira instncia vier a ser protocolada junto a essa Corte, acompanhada de declarao subscrita por duas testemunhas. cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral, no prazo de quarenta e oito horas contadas a partir da deciso denegatria. 11

(D)

(E)

(E)

TRE-CE-H06

Das könnte Ihnen auch gefallen