Sie sind auf Seite 1von 4

CASO BANCOOP : Os cooperados so vitimas?

Para integrantes do MPSP, a resposta sim !

AS VITIMAS DA BANCOOP. Significado DA PALAVRA Vitima Fig. Pessoa que sofre por culpa sua ou de outrem / Pessoa que sofre acidente, desastre, desgraa ou calamidade P. ext. Qualquer coisa que sofre dano ou prejuzo: Assim so qualificadas pelo MPSP (Ministrio Publico de So Paulo) as pessoas que se filiaram a cooperativa em busca de sua unidade habitacional e no conseguiram e sofrem com a pssima gesto da entidade, que hoje esta com a SEDE penhorada, Carros penhorados, Bens Penhorados, maquinrio penhorado, e atolada em milhes de reais em dividas. Quem administrou a Bancoop desde 1996 foi o mesmo grupo de empresrios, e no voc, que deve ter sido impedido de entrar em assemblias da entidade. Desde 2004, aps a morte de dirigentes, a divida da entidade chegou a mais de 90 milhes de reais, sendo parte desta cifra captada sob emprstimos com clausula de sigilo e confidencialidade. Diante este cenrio desde 2007 o MPSP se preocupa com o caso, e qualificou cooperados da Bancoop como vitimas.

Veja Dr Marco A. Zanellato, disse em 2007 numa manifestao de 62 paginas a) Os cooperados de diversos empreendimentos, como o Edifcio Torres da Mooca, sem terem dado consentimento realizao dessa operao na Bolsa de Valores de So Paulo, suportaram o pagamento de vultosas importncias, sendo forte os indcios de desvio de eventuais receitas dos empreendimentos, de sorte a serem vtimas de um grande engodo...(pag 21)

a) Como afirmar, diante desse quadro, que no existe relevncia social a justificar a interveno do Ministrio Pblico? Seria muita falta de sensibilidade social e de comprometimento com a tutela de uma pletora de cooperados-consumidores que vem sendo vtimas de prticas abusivas.. (pag 55)

na integra acesse: http://bancoop.forumotion.com/t3329-dr-marco-antonio-zanellato-se-refere-a-vitimas-de-umengodo

DRA. DORA BUSSAB - Procuradora de Justia do MPSP, se manifesta em 2 instancia no SOLAR DE SANTANA PROCURADORA DO MPSP COMENTA CASO BANCOOP E nas paginas 7 e 8, diz que as pessoas so vitimas: a) ...havendo, assim, interesse social decorrente, tambm, da quantidade e baixa condio scio-econmica das vtimas envolvidas devendo-se lembrar aqui, que a ao civil pblica no prejudica nem impede aes individuais, servindo, apenas, para beneficiar as vtimas que podem, em querendo, vir a nela se habilitar, usufruindo de seus efeitos. Pg 7,8

VEJA NA INTEGRA:
http://bancoop.forumotion.com/t3328-procuradora-de-justica-do-mpsp-chama-cooperados-de-vitimas

========================================= PROMOTOR DE JUSTIA JOSE CARLOS BLAT O promotor de justia Dr. Jose Carlos Blat, na CPI BANCOOP qualifica cooperados Bancoop como vitimas. Na sua fala em mais de 2 horas, usou a expresso vitimas por 12 vezes esta no documento abaixo, nas paginas : 28,33,40(3x),47,56(3x),58,60,71

destaques para situaes aonde ele usa a PALAVRA VITIMA 1) Mas antes disso, queria fazer um rpido relato do cronograma da investigao criminal. Ela, na verdade, teve incio no ano de 2007, atravs de representao feita por vitimas do empreendimento Torres da Mooca... pg 28 2) Com relao a essa informao, obviamente que faz parte da fraude inerente ao estelionato praticado contra as vtimas, ns pedimos poca que fosse encaminhado Procuradoria Geral Eleitoral para que tomasse as providncias com relao a eventuais crimes eleitorais. pg 33 3) Obviamente que h regras tcnicas jurdicas para estabelecer, mas necessrio que na denncia ns esclareamos quais foram as vtimas, porque cada vtima, cada apartamento, cada unidade habitacional houve uma espcie de negociao de contrato, houve, obviamente, as suas peculiaridades, e portanto isso est representado em nossa denncia. pg 40 (a) 4) Esses dados no so sigilosos e constam, obviamente, nas Atas e nos documentos apresentados pelas testemunhas e vtimas. Pg 40(b) 5) Ns aqui no computamos os valores inerentes aos aportes financeiros, porque muitas das associaes, e aqui quero deixar registrado de pblico que todas as associaes adquirentes e vtimas da BANCOOP...pg 40(c)

6) Na medida em que a Cooperativa manipulou balanos, manipulou documentos, fez contratos de gaveta, todos eles documentados, todos eles registrados, depoimentos prestados, enfim, constatados, na verdade todos os cooperados, nessa acepo, mesmo aqueles que receberam seus imveis, so vtimas, porque de alguma forma eles pagaram um preo muito alto. Pg 56 7) Nessas circunstncias, ns podemos detectar, por nmeros objetivos, e a, obviamente, para cada empreendimento foi feito por amostragem, de acordo com as associaes dos adquirentes de todos esses condomnios, ns destacamos apenas, nessa nossa denncia, pelo menos 14 que tiveram as obras inacabadas. Desses que tiveram as obras inacabadas, ns podemos afirmar, com absoluta preciso, que so vtimas da BANCOOP, de no terem recebido seus imveis nessas obras inacabadas, 1132 cooperados pg 56 8) Ns partimos, obviamente, no das obras descontinuadas, porque ns no tivemos condies, e essas certamente devem representar mais outro tanto de vtimas, que pagaram e a obra, o terreno foi vendido, foi negociado etc. pg 56 9) Mas isso foi utilizado na nossa investigao criminal para apurao, poltico, mas da apurao do prejuzo das vtimas. Foi nesse sentido.pg 58 no do desvio

10) ...mas sempre no contexto de trazer informaes, porque durante a investigao eu percebi o sofrimento das vtimas, que no tinham como, no tinham alternativa de demonstrar, nas suas aes cveis, que estavam sendo vtimas de golpes extremamente violentos, fraudulentos. Pg 60 (2x) 11) quando se faz uma investigao criminal, as pessoas objeto da investigao normalmente so ouvidas por ltimo. Por qu? Porque necessria a coleta de informaes. E, hoje, nos termos do que dispe o art. 155 e art. 156 do Cdigo de Processo Penal, mesmo que ns tivemos ouvido 500 pessoas nesse inqurito, luz do Cdigo de Processo Penal, essas provas s sero validadas se essas pessoas forem novamente inquiridas sob o crivo do contraditrio. Ento, a nosso ver uma segurana jurdica para todos, tanto para acusao, quanto para defesa e quanto para as vtimas.

Fonte:
http://bancoop.forumotion.com/t3333-promotor-blat-na-cpi-bancoop-qualifica-pessoas-como-vitimas

========================= RELATORIOS MATEMATICOS SOBRE VITIMAS Segue os dois relatrios enviados ao Conselho Superior do MPSP, antes da votao do dia 30/08 que decidiu por ao de INTERVENO.

a) Relatrio 1: Relatrio GERAL Veja:


http://bancoop.forumotion.com/t3222-relatorio-1-enviado-ao-conselho-do-mpsp-vitimas-v12

b) Relatrio 2: Seccionais inacabadas Veja: http://bancoop.forumotion.com/t3293-relatorio-2-obras-inacabadas-da-bancoop-enviado-aompsp =================== RESUMO: No s as pessoas individuais mas a sociedade como um TODO sofre com condenadas pelo judicirio. Finalizamos este apanhado com as palavras da Dr. Dora Bussab: ...Alm do mais, o caso BANCOOP, pelo prejuzo generalizado que tem causado na sociedade, est a demandar da Justia uma resposta a altura, sendo inquestionvel o interesse social decorrente da necessidade de restabelecimento da ordem social e da credibilidade na Justia. praticas j

http://pt.scribd.com/doc/51071712/Dora-Bussab-solar-santana-bancoop

Frum das vitimas unio mxima com o MPSP.

Das könnte Ihnen auch gefallen