Sie sind auf Seite 1von 2

PGDWeb Utilizao de Certificado Digital A3 (Token) no Mozilla Firefox 1) Instalao do driver do Token (na estao de trabalho) Os usurios devem

m baixar no endereo eletrnico do respectivo fornecedor, o driver especfico (de acordo com o sistema operacional) para o dispositivo que est sendo utilizado (Token ou Smart Card) e em seguida instal-lo no computador. Por exemplo, os usurios que possuem o ePass2000 (verde), da Pronova, podem acessar no endereo http://www.pronova.com.br, a pgina "Downloads", em seguida acessar a categoria "Tokens USB PKI" e em seguida acessar "ePass2000 (verde)". Na pgina seguinte, escolher o pacote que se adequa a sua situao, de acordo com o sistema operacional da estao de trabalho utilizada. O usurio deve seguir as instrues do fornecedor quanto a reiniciar ou no a estao de trabalho. 2) Instalao das cadeias de certificados (no Mozilla Firefox) Para que o certificado digital do usurio contido no Token ou Smart Card possa ser utilizado no navegador para acessar o PGDWeb, a cadeia de certificados que reconhece o certificado do usurio, deve estar instalada no navegador a ser utilizado. Na pgina no Instituto Nacional de Tecnologia da Informao - ITI (http://www.iti.gov.br), que o orgo responsvel pela Infra-Estrutura de Chaves Pblicas Brasileira - ICP-Brasil, h o Repositrio da ICP-Brasil, que possui o Certificado Raiz (e suas verses) e os Certificados de todas as Autoridades Certificadoras (AC) do Brasil. Para instalar a cadeia de certificados, os usurios devem seguir as instrues de acordo com seu navegador. No caso dos usurios do PGDWeb, que inicialmente utilizaro apenas o Mozilla Firefox, os passos so os seguintes: a. Acessar a pgina do ITI (http://www.iti.gov.br); b. Acessar a pgina do Repositrio da ICP-Brasil (banner na pgina principal do ITI); c. Seguir as instrues que constam da pgina no item "Atualizao no Mozilla Firefox"; d. Instalar o certificado da AC que gerou o certificado do usurio, disponvel na tabela "Certificados Digitais das AC da ICP-Brasil". Por exemplo, caso o certificado do usurio tenha sido gerado pela AC SERPRO, o usurio deve procurar nesta tabela o ceritificado desta AC e tambm instal-lo no Mozilla Firefox. Caso no seja possvel instalar apenas clicando no certificado na pgina, pode-se fazer pelo menu Editar (Mozilla Firefox no Linux) ou Ferramentas (Mozilla Firefox no Windows) e seguir os itens Preferncias (Mozilla Firefox no Linux) ou Opes (Mozilla Firefox no Windows) -> Avanado -> Criptografia -> Certificados -> Autoridades -> Importar.

3) Configurao do dispositivo de segurana (no Mozilla Firefox) No sistema operacional Linux, aps a execuo do item 1 acima, ainda necessrio configurar o driver do Token para ser utilizado pelo Mozilla Firefox. Esta configurao pode ser realizada a partir do menu Editar, seguindo os itens Preferncias -> Avanado -> Criptografia -> Dispositivos de Segurana. Na tela do Gerenciador de Dispositivos, verificar se h alguma referncia ao driver do dispositivo, caso contrrio, clicar em Carregar, informar um nome e selecionar o driver do dispositivo, que no caso do ePass2000 (verde) o /usr/lib/libepsng_p11.so. A sequncia de telas mostrada logo a seguir:

No sistema operacional Windows, caso seja necessrio configurar o driver do Token para ser utilizado pelo Mozilla Firefox, a configurao pode ser realizada a partir do menu Ferramentas, seguindo os itens Opes -> Avanado -> Criptografia -> Dispositivos de Segurana. Na tela do Gerenciador de Dispositivos, verificar se h alguma referncia ao driver do dispositivo, caso contrrio, clicar em Carregar, informar um nome e selecionar o driver do dispositivo, que no caso do ePass2000 (verde) o \windows\system32\ngp11v211.dll.

Das könnte Ihnen auch gefallen